Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Registro (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temp. às 16:00h (25/09/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 7,6ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 8,3 ºC;

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 11,9ºC;

SE BRO(Bom Retiro -877m-encosta de morro- PLANALTO): 12,8ºC;

SE OCA (Otacílio Costa-883m-topo- PLANALTO): 13,0ºC;

SE CNS (Campos Novos- 942m- topo- MEIO OESTE): 13,3ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 14,3ºC;

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):14,6ºC

SE SLO (São Lourenço do Oeste-923m-topo- OESTE): 15,0ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE): 15,3ºC;

 

 

Maior temperatura das SE's as 16:00h, SE XXE(Xanxerê-826m-topo- OESTE): 19,2ºC;

Link to comment
Share on other sites

Serra Geral - 16:00HS:

 

São José dos Ausentes (Agrometeorologica): 04,4

Vacaria (Campus Universitario): 04,6

Bom Jesus (Agrometeorologica): 04,8

São José dos Ausentes (Inmet): 05,0

Vacaria (Inmet): 05,0

Campestre da Serra (Agro): 06,3

Ipê (Agro): 06,4

Canela (Inmet): 06,6

Esmeralda (Agro): 06,6

Muitos Capões (Agro): 07,1

Link to comment
Share on other sites

Bruno, agora isso tá dando pra perceber bem evidente, hehehe. POA está fria, mas realmente não chega nem aos

pés de outros eventos neste ano.

 

 

Renan, quando estiveste aqui pegaste o sol com 50 graus de inclinação em relação ao zênite. Agora a inclinação está em apenas 29 graus. Isso dá uma baita diferença para a manutenção de boas máximas. Fora a noite mais curta...

Link to comment
Share on other sites

A atmosfera está com temperatura muito abaixo de zero em altos níveis na região, além da umidade não estar

muito alta. Ou seja, condição excelente para que qualquer nuvem de desenvolvimento vertical provoque algum

tipo de precipitação de inverno. Se estas nuvens subirem a serra vai ser a FESTA.

Link to comment
Share on other sites

Shima, vais fazer um "nowcast"??

 

To achando interessante o quadro e vejo pelo satélite que PARECE que chegará alguma umidade na serra.

 

Olha, meu amigo, estou entre o trabalho e as condições do tempo, mas acho que subo sim. Mas penso em ir ao MT, por ser mais perto e a estrada boa. Será lá pela madrugadinha. E você sobe a serra? Pelo incentivando Caio, você já deveria estar na estrada. :mosking: :hi: Muitas núvens carregadas passeiam pela Capital da Serra Catarinense. O vento não cessa e está gelado, já.

Link to comment
Share on other sites

Impressionate essas temperaturas nas serras do sul. Muito bom acompanhar esse frio em pleno final de setembro!

 

O que eu acho que tá ocorrendo é uma antecipação no sul e demora aqui no sudeste. Pelos modelos, já era pra estar chovendo em sp desde o começo da tarde e até agora nada... o vento ainda não mudou de direção tb.

 

Essas temperaturas mais baixas que o previsto pelo modelos no sul não seriam um indicativo de represamento do frio... típico do padrão 2012? Ou é viagem minha...

Link to comment
Share on other sites

Serra Geral - 17:00HS:

 

São José dos Ausentes (Aut-Inmet): 02,7

São José dos Ausentes (Agrometeorologica): 03,6

Bom Jesus (Agrometeorologica): 04,9

Vacaria (Campus Universitario): 05,8

São Francisco da Paula (WD): 05,9

Gramado (RBS): 06,3

Vacaria (Inmet): 06,5

Esmeralda (Agro): 06,6 - 16:00HS

Ipê (Agro): 06,6 - 15:00HS

Lagoa Vermelha: 07,0

Campestre da Serra (Agro): 07,1

Gramado (Alphaville): 07,4

Canela (Inmet): 07,4

Canela (Pq do Caracol): 07,9

Caxias do Sul (RBS): 08,1

Muitos Capões (Agro): 08,1

Farroupilha (WD): 08,9

 

Segredo de estado Shima...estas estações estão em teste ainda...e devo ter mais algumas outras novidades em breve. Na hora oportuna divulgo...!!

Link to comment
Share on other sites

Serra do Botucaraí, pode ter algum gelito hoje à noite pelotão das estrato-cúmulos avança desde o sul do RS...

 

Alooo, PH. Avisa o pessoal da Raia da Pedra, Comin e Cia Ltda. Espia só, das 17h:

 

S11219782_201209252000.jpg

 

 

Ass. Auditor André Shimutz :mosking:

 

Estamos de olho e angariando a ala otimista.. :mosking: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

As nuvens estão aumentando no sul gaúcho e "sobem" em direção à serra nordeste. Tá chegando a hora!

 

Impressionate essas temperaturas nas serras do sul. Muito bom acompanhar esse frio em pleno final de setembro!

 

O que eu acho que tá ocorrendo é uma antecipação no sul e demora aqui no sudeste. Pelos modelos, já era pra estar chovendo em sp desde o começo da tarde e até agora nada... o vento ainda não mudou de direção tb.

 

Essas temperaturas mais baixas que o previsto pelo modelos no sul não seriam um indicativo de represamento do frio... típico do padrão 2012? Ou é viagem minha...

 

Calma, cumpadi, o frio vem e forte :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Registro (PLANALTO, MEIO OESTE e OESTE CATARINENSE), às 10 menores temp. às 18::00h (25/09/2012):

 

SE BJS (Bom Jardim-1367m- encosta de morro -PLANALTO): 4,4ºC;

SE SJM (São Joaquim-1424m-topo- PLANALTO): 4,9 ºC;

SE LAI (Lages-1034m-topo- PLANALTO): 7,6ºC;

SE CNS (Campos Novos- 942m- topo- MEIO OESTE): 9,3ºC;

SE PSA(Ponte Serrada -1034m-encosta de morro- MEIO OESTE): 10,3ºC;

SE CCO (Chapecó-629m- topo baixo -OESTE): 11,2ºC;

SE SLO (São Lourenço do Oeste-923m-topo- OESTE): 12,0ºC;

SE BRO(Bom Retiro -877m-encosta de morro- PLANALTO): 12,1ºC;

SE VBA (Vargem Bonita-916m- baixada- MEIO OESTE): 12,3ºC;

SE SMO (São Miguel do Oeste-584m-encosta de morro-OESTE):12,6ºC

 

 

Maior temperatura das SE's as 18:00h, SE VDA (Videira-746m-encosta de morro-MEIO OESTE): 16,4 ºC

Link to comment
Share on other sites

As nuvens estão aumentando no sul gaúcho e "sobem" em direção à serra nordeste. Tá chegando a hora!

 

Impressionate essas temperaturas nas serras do sul. Muito bom acompanhar esse frio em pleno final de setembro!

 

O que eu acho que tá ocorrendo é uma antecipação no sul e demora aqui no sudeste. Pelos modelos, já era pra estar chovendo em sp desde o começo da tarde e até agora nada... o vento ainda não mudou de direção tb.

 

Essas temperaturas mais baixas que o previsto pelo modelos no sul não seriam um indicativo de represamento do frio... típico do padrão 2012? Ou é viagem minha...

 

Calma, cumpadi, o frio vem e forte :laugh:

 

 

renan, é o resultado do trauma que esse ano provocou! hahaha

Link to comment
Share on other sites

metsul:"FRIO | Cidades com registro de chuva congelada: Rio Grande, Cerrito, Pelotas, Pedro Osório, Morro Redondo, Canguçu, Gramado e Canela."

 

Se for verdade vou começar a me arrumar!!!![/quote

 

Pode se arrumar, minha família confirmou chuva congelada em Canguçu por longo período!

 

Canguçu até tá, mas Gramado e Canela que me deixou com aquela pergunta: "Já?"

Link to comment
Share on other sites

A impressão que passa, é que o "giro" da nebulosidade acontece bem em cima da região de Canela, Gramado, São Chico. Infelizmente não acredito em paraguaia nem aqui para Bom Jesus, acho que estamos "fora do giro" da umidade. Mas sigo atento com a câmera pronta... Por ironia do destino, minha querida cidade natal Canguçu, tem "dado de relho em Bom Jesus", desde que aqui cheguei, falando em termos de paraguaias e similares.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente o tempo mudou aqui em Porto Velho! Saímos do calorão momentaneamente para uma tarde agradável e chuvosa. Ainda pela manhã o céu começou a fechar e, creio que lá pelas 10:00 começou a chover com intensidade fraca até forte até mais ou menos às 12 e pouco. Ainda segue chovendo fraco e o céu está bem fechado com vento fraco e fresco soprando. Tá uma delícia! Faz 22ºC na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Eu estou indo para a aula agora. Termino 22h30 e volto pra casa. Olho o BAZ, twitter (Climaterra e MetSul) e, dependendo de como for, parto para o MI. Chego lá por volta das 02h00, fico até 04h00, 04h30 e volto, pois dou aula de novo às 08h00.

 

Se qualquer um aqui puder dar uma opinião sobre a empreitada (mais tarde), será bem-vindo. Se houver chance da paraguaia eu vou. Se a probabilidade for aquela só pra fins estatísticos, deixo para a próxima...

 

De todo modo, equipamentos preparados e tomando café desde as 08h00, pois a madrugada pode prometer...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Verdade, BrunoC....Tá vindo muito rapidamente mesmo, sendo que acima de SC tem um baita de um sistema atuando e que gerou granizo e muita chuva no norte de Joinville. Aqui no sul de Joinville nada aconteceu.

 

Interessante que deu granizo em Fpolis também, mas em decorrência de outro sistema que não o que está na altura do PR...

 

Foi o mesmo sistema sim, Diego. Os ventos em altitude transportavam umidade e ar quente de norte até aí também, por isso deu granizada pra todo lado. Aqui no Paraná os casos mais sérios ocorreram em Palotina, oeste, com granizo grande e vento acima de 100 km/h. Em Graciosa, perto de Paranavaí, noroeste, suspeito que tenha ocorrido um tornado. Aqui próximo, cerca de 20 km, em São Tomé, granizo grande também quebrando tudo por volta das 05h00. Acordei nessa hora e o barulho de trovoadas era intenso para aquele lado.

 

No mais, choveu 25 mm no dia de hoje, chuva bem vinda novamente. Máxima de 24,6C a meia noite e ainda faz 19,9C. Porém o vento virou para SW e logo o grosso do ar frio vai começar a chegar. O céu vai limpar em breve.

Link to comment
Share on other sites

Aliás amigos, estou sinceramente com pena dos produtores aqui da região. O cenário que está se armando para essa madrugada, pode ser catastrófico para a agricultura da região. Ar completamente parado e céu limpando... provavelmente teremos um geadão amanhã daqueles... Estou torcendo para neve e nebulosidade mais por causa deles para tentar impedir a geada, mas está difícil... :negative:

Link to comment
Share on other sites

Infelizmemente soh poderia sair d Jlle proximo a meia noite..acho quenao rola dai.. :/

 

Olha, mas no meio da madrugada que acho que tem mais chance, com o ar frio dominando bem... Vamos seguir sondando. Numa dessas... O tempo em Lages está bem carregado. As chuvas do NE do RS vão vir pra cá. Valdir, há garoa aí? como está o tempo? Engraçado, há farta nebulosidade mais pra borda da serra.

Link to comment
Share on other sites

PESSOAL DA SERRA DO RS ISSO AQUI É MUITÍSSIMO ANIMADOR!!!!!!! PRA QUEM FALAVA EM TALVEZ 0.5MM PODEMOS TER SURPRESAS A PARTIR DE AGORA!!!!

 

 

 

 

 

 

ATUALIZOU CANGUÇU COM 6,4 MM DE CHUVA NA ÚLTIMA HORA. ISSO É CHUVA "PARA CARALEO" NUM CONTEXTO DE NUVENS DE RABEIRA DE FRENTE. AI, AI, AI. E O AR FRIO MAIS FORTE VAI ENTRAR AGORA A NOITE NA SERRA. AI, AI, AI, DE NOVO

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.