Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Clovis e Renan, valeu pelos esclarecimentos. Eu tinha perguntado de manhã cedo, se o tal cavado estava atrelado à frente fria. Como não recebi resposta fui tirando minhas conclusões e olhando para o tempo. O que vejo é um chão que rapidamente secou e uma neblina que tomou conta de tudo. Consequentemente concluí que a atmosfera estava seca. Então teremos ainda umidade por vir? Aguardarei com a câmera a postos!

Link to comment
Share on other sites

Na Grande Florianópolis venta, chove e a sensação de frio, na rua, é digna de inverno.

 

Mioto.

 

Concordo, fui na rua as 14hs de bermuda e manga curta; bem agradável.

 

 

12z do GFS tem um belo cenário, só falta umidade... muitos lugares do RS e SC com janela entre 9 e 15 horas. Nordeste RS atenção por volta das 18hs de hoje. No fim da próxima madrugada teríamos condições de precipitação invernal do meio-oeste SC até o sul de SC (Araranguá negativa em altitude, com 6C a 3C em 2m). Volta a aparecer neve em gráfico e meteograma (destaque para São Chico de Paula, mas é 00,3 apenas).

Link to comment
Share on other sites

Na Grande Florianópolis venta, chove e a sensação de frio, na rua, é digna de inverno. Na estação do INMET (São José), a temperatura caiu 4°C em duas horas (20-16). As rajadas já atingiram 17 m/s.

 

Mioto.

 

Vai subir mesmo pro MI hoje à noite?

 

Aqui andamos em torno de 7 graus...

 

A diferença de temperatura entre a serra e POA está abissal hoje!

Link to comment
Share on other sites

14:00HS - (Corrigido)

 

Gramado: 03,8

São Francisco de Paula (WUD): 03,9

Caxias do Sul: 04,6

São José dos Ausentes (Aut-Inmet): 05,3

Campestre da Serra (Agro): 05,8

Vacaria (Campo Universitário): 06,0

São José dos Ausentes (Agrometeorologica): 06,2

Muitos Capoes (Agro): 08,0

Esmeralda (Agro): 08,9

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A diferença de temperatura entre a serra e POA está abissal hoje!

 

Renan, dá pra ver pela precipitação por radar, que tem rastros de chuva lá no sul do estado em volta de Pelotas e Rio Grande. A grande pergunta é: como se dará a chegada daquelas nuvens por aqui. POA pelo que vi, ouvindo a Gaúcha, já tem sol em meio a nuvens e a tendência de secar é grande. Essa umidade do sul terá de atravessar tudo isso e chegar fortalecida aqui no topo da serra. A diferença de temperatura entre a região metropolitana e a serra mostra que ainda temos umidade por aqui que segura a descida da temperatura. Juntando todos esses fatores... não sei o que nos aguarda. Aliás, qual era o cenário em 2010 antes do evento da neve? Era similar?

Link to comment
Share on other sites

Renan, foi o que falei. O sol já tá alto nessa época do ano. Se abrisse o tempo (como está agora em POA. Lá a UR já tá em 39%) a temperatura inevitavelmente subiria. Na serra, além de ser mais alto, o tempo tá fechado.

 

Por essa razão havia dito que Porto Alegre não teria nada significativo nesse evento. As regiões altas não são tão afetadas pelo aumento do dia, pois conseguem ter grandes quedas de temperatura com o pôr-do-sol.

Link to comment
Share on other sites

Na Grande Florianópolis venta, chove e a sensação de frio, na rua, é digna de inverno. Na estação do INMET (São José), a temperatura caiu 4°C em duas horas (20-16). As rajadas já atingiram 17 m/s.

 

Mioto.

 

Vai subir mesmo pro MI hoje à noite?

 

 

Renan, está tudo pronto para. Roupas, lanternas, câmeras, bebidas e até comida! Se houver alguma chance mais palpável de neve, subo com certeza. Se o lance for "apenas" o frio e a sensação térmica, pode ser que faça um bate-volta só para sentir, na ocorrência que pode ser a última do ano, o potencial do MI.

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Valdir, o cenário em 2010 era diferente. A frente ficou semi-estacionária e gerou uma instabilidade mais

forte do que essa de agora. Mas fique ligado, pois eu acho que pelo menos uma paraguaia cai aí em BJ hoje.

 

Caio, que bom que chegou à serra! Agora poderá fazer o seu "nowcast" que tanto esperamos. :good:

 

Bruno, agora isso tá dando pra perceber bem evidente, hehehe. POA está fria, mas realmente não chega nem aos

pés de outros eventos neste ano.

 

Mioto, boa sorte na empreitada! No mínimo uma paraguaia vc pega hoje à noite por lá.

 

 

Abraços quádruplos! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Serra Geral - 15:00HS:

 

São José dos Ausentes (Inmet): 03,9 - vento 20,5km/h

Vacaria (Campus Universitario): 04,8 - vento 0,00km/h

São José dos Ausentes (Agro): 04,9 - vento 16,1km/h

Campestre da Serra (Agro): 05,4 - Vento 19,3 km/h

Vacaria (Inmet): 05,7 - Vento 08,3 km/h

Canela (Inmet): 05,9 - Vento 07,9 km/h

Ipê (Agro): 06,6 - Vento 11,3 km/h

Esmeralda (Agro): 07,4 - Vento 20,9 km/h

Muitos Capões (Agro): 07,0 - vento 12,9 km/h

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.