Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Estou em Caxias e o clima aqui é como se estivesse em dezembro. Impressionante.

 

Pois é, Brunão. Aqui em Lages, o dia está muito seco e quente. Faz 23ºC agora, mas às noites e madrugadas vem o frio. A mínima aqui de 9ºC. Mas observo que aí na serra gaúcha, as mínimas não caem tanto...

 

Não caem nas estações em topo. No Castelinho fez 6C hoje. Frio de baixada não é clima frio. Estamos vivendo um verão sem precedentes em pleno inverno aqui no RS.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Creio que cheguei ao meu ponto.

 

A AAO positiva ou negativa não altera a temperatura no sul do Brasil em julho (sempre bom deixar onde e quando para evitar confusões interpretativas.)

 

Julho 2012 foi frio com predominância de AAO positiva.

 

A AAO vai determinar qual das duas dinâmicas será preponderante,

 

Suponho que haja duas dinâmicas distintas, porém com médias semelhantes seja para cima ou para baixo

 

a- Julhos ( mesmo abaixo da média, uns 0,5ºC, sem ciclone =xoxo).

 

b- Julhos (mesmo acima da média, uns 0,5ºC, com ciclone = eletrizante para a maioria).

 

Aqui cabe algumas hipóteses,

 

a- Tem a AAO caráter multidecadal?

 

b- Fazer novo upload da AAO e manipular e torturar a timeserie até ela confessar: _ Mudei de uma fase negativa para uma fase positiva.

 

c- Suponho que a AAO tenha uma trend positiva pós 2000.

 

Abraços:

 

PS: Procura-se jovem nerd com uns 15 anos de idade que gosta de matemática e clima com espírito sádico para torturar essas séries.

 

PSS: Fica claro que AAO positiva está correlacionada com um aumento da SLP no espaço e tempo onde a maioria torce por um ciclone extratropical. Acho que não necessário explicar que isto se torna mais difícil;

 

Como consequência, os amantes do frio do Paraná (incluso) para cima colocam a boca no trombone e os do RS e SC apesar do frio até muito frio, porém sem emoção e o pior a ansiedade. :heart: :heart: :friends:

 

CORRELAOAAOSLPJULHO.png

 

 

 

 

CORRELAOAAOSLPJULHO.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Quanto aos oceanos; Eu creio piamente que os oceanos são os drivers do clima terrestre nos últimos 10.000 anos (exceto atividades vulcânicas intensas).

 

 

Tá aí um dos principais fatores que considero nessas mudanças que vem ocorrendo de 2000 pra cá. Falta atividade vulcânica na região da linha do Equador.

 

Realmente o século XX e o século XXI não ocorreram erupções vulcânicas equatoriais intensas. ( Pinatubo e El Chicón).

 

Foi o que "segurou" a temperatura global nos anos 80 e 90. Veja o super El Niño em 83, após a erupção do El Chicón, Santa Helena e outros, a temperatura global não disparou, pelo contrário, houve uma queda da temperatura global entre 83 e 85.

Após a erupção do Pinatubo em 91, houve também uma queda da temperatura Global.

 

Sds.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Céu aberto e muito calor em Ribeirão Preto.Agora faz 35,5 graus e venta pouco :heat: .As máximas foram bastante altas nesses últimos dias:sexta:34,2;sábado:36,2;domingo:36,3.Hoje o dia foi muito seco e a umidade chegou a 12%.Não sei quando voltará a chover novamente :help: ...Aqui não chove há uns 40 dias.Boa tarde.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao ver o GFS e o Europeu após umas 40 horas sem olhá-los qual a minha surpresa ao verificar que a MP que viria logo depois do feriado SUMIU. Não maritimizou ou qualquer outra coisa...SUMIU mesmo!! E setembro parece que vai na mesma balada de agosto.... Iremos rumo a novas anomalias monstruosas? Possível!!! 2012 é o realmente o MÁXIMO!!! Alguém poderia prever isso? O pior dos anos pós 2000 11 anos depois...Justamente depois de um ano (2011) que insinuou que as coisas poderiam estar voltando a ser como eram...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Estou em Caxias e o clima aqui é como se estivesse em dezembro. Impressionante.

e pelo GFS e o Europeu, após um alívio nas próximas horas o clima voltará a ficar assim por algum tempo (300 horas, he he he)!!

 

Essa coisa de não ver uma luz no fim do túmel é SINISTRA!!!!! Vínhamos falando do calor e tal mas com os modelos mostrando uma MP continental entrando depois do feriado, com saídas dando a té neve. Depois começou a maritimizar o frio, mas ele ficava ali, mostrando que estávamos em setembro após um feriado quente! Agora ele SUMIU!!! Simplesmente SUMIU!! Estou indignado com o clima nestes dias! Estamos em Novembro!!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Céu aberto e muito calor em Ribeirão Preto.Agora faz 35,5 graus e venta pouco :heat: .As máximas foram bastante altas nesses últimos dias:sexta:34,2;sábado:36,2;domingo:36,3.Hoje o dia foi muito seco e a umidade chegou a 12%.Não sei quando voltará a chover novamente :help: ...Aqui não chove há uns 40 dias.Boa tarde.

 

Brincadeira, 35.5º C...

 

Pelo CIIAGRO Ribeirão Preto registrou 28,11º C às 18:40 hs.

 

Em Jundiaí, também pelo CIIAGRO temos 24,2º C no mesmo horário.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vínhamos falando do calor e tal mas com os modelos mostrando uma MP continental entrando depois do feriado, com saídas dando a té neve. Depois começou a maritimizar o frio, mas ele ficava ali, mostrando que estávamos em setembro após um feriado quente! Agora ele SUMIU!!! Simplesmente SUMIU!!

 

Já estou preparando piscina para o feriadão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dois meses seguidos com mega anomalia positiva e eu vou começar a construir um bunker para o dia 21/12/2012

 

Vai nevar em Porto Alegre neste dia :laugh:

 

Teremos um refresco por aqui nos dias 4 e 5. Depois volta a esquentar, mas nada de absurdo. Essa é a grande vantagem de estar

mais ou menos alto (entre 700m/800m na maior parte da cidade) e próximo do mar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

No próximo comentário vou tentar lançar alguma luz que o bloqueio poderia ser """"previsto"""""

 

Aumento dos bloqueios estava previsto. Megabloqueio não. Eu amo os profetas do acontecido. :heart: :heart: :heart: :heart: :heart: :heart:

 

Neste ponto tens razão.

 

Ok! um pouco de setembro de 2012.

 

Veja eu tenho que chegar a "previsão" estatística do bloqueio, pois se eu utilizar um método dinâmico estarei violando os propósitos dos meus pontos por esta razão passou pela minha cabeça a criação prematura do tópico "outubro/2012".

 

Resumindo por enquanto setembro,

 

Temperatura média em setembro ao longo da faixa leste do sul brasileiro é função (até o momento)

 

- da temperatura do Atlântico Sul ao largo da costa sum brasileira.

 

- da AAO como pode ser observado no mapa abaixo (apresenta correlação positiva) logo: AAO positiva representa anomalia positiva de temperatura.

 

- Niño 3.4 mostra como efeito aquecimento no Atlântico Sul (não exatamente na área de correlação com temperatura média da faixa leste do sul brasileiro)

 

- A correlação Niño 3.4 (agosto) não mostra variação significativa da distribuição da SSTa em setembro (lag 1 mes).

 

- Os mapas da distribuição da SSTa se mostram condizentes com a observação da não alteração na área de influência e na área de interesse.

 

Portanto, dentro deste parâmetros.

 

QUENTE....deixando claro que para setembro que considero na média +/- 0,5ºC. No trimestre JJA em 63 anos apenas dois foram exatamente na média, portanto é uma raridade um mes fechar na média exatamente entende (by Pelé)

 

CORRELAOAAOSETGISSTEM.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

AMANHÃ PODEREMOS TER MÍNIMAS NEGATIVAS NO TOPO DA SERRA, POSSIVELMENTE EM AUSENTES/BOM JESUS TAMBÉM, BAIXADAS, DEPOIS CALORÃO DE QUINTA A SÁBADO. SEGUNDA QUINZENA MAIS CHUVA E FRIO, NA MÉDIA, UM POUCO ACIMA OU UM POUCO ABAIXO, MAS BEM DISTINDO A PRIMEIRA DA SEGUNDA.

 

AQUI AGORA ESTÁ 9,5, CHEGOU A 2,0°C EM URUPEMA

 

CURIOSIDADE;

 

 

Veja que legal: a serra do rio do rastro é a terceira colocada em um "ranking de las 14 carretera mas asombrosas del mundo"

 

http://listas.20minutos.es/lista/ranking-de-las-14-carreteras-mas-asombrosas-del-mundo-338069/

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bomba:

 

 

Ex-cético, Muller admite que homem causa aquecimento global

 

Enviado por luisnassif, seg, 03/09/2012 - 07:32

Por Edsonmarcon

Ex-Cético admite: os humanos causam o aquecimento global.

 

RICHARD A. MULLER escreveu no New york Times:

 

¨(...) our data argues strongly that the temperature rise of the past 250 years cannot be attributed to solar changes¨ [nossos dados argumentam fortemente que o aumento da temperatura dos últimos 250 anos não pode ser atribuída a alterações solares]

 

¨How definite is the attribution to humans? The carbon dioxide curve gives a better match than anything else we’ve tried. Its magnitude is consistent with the calculated greenhouse effect — extra warming from trapped heat radiation.¨ [ Quão definido é a atribuição aos seres humanos? A curva de dióxido de carbono dá um melhor ajuste do que qualquer outra coisa que tentei. Sua magnitude é consistente com o efeito estufa calculado - o aquecimento extra devido ao aprisionamento da radiação de calor. ] Muller, físico da universidade da califórnia, criou em 2011 o BEST: Berkeley Earth Surface Temperature, financiado por um magnata do carvão, Charles koch, e eles queriam refutar o aquecimento global antropogênico. Mas depois de reunir 1,6 bilhão de dados de temperatura desde 1753 em 44 mil localidades, ele concluiu que estava errado, e que a terra se aqueceu 1,5 grau Celsius nos ultimos 250 anos, sendo queaqueceu 0,9 graus somente a partir de 1960. E o sol não tem culpa disso

 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ex-cetico-muller-admite-que-homem-causa-aquecimento-global

 

Não sei o que o pessoal do BAZ acha, mas torço pro Muller estar equivocado.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ontem aproveitei a piscina com o forte calor que fez. Nada fora do comum pra época, a mais quente do ano. O que tem me preocupado é a ausência de frio nos últimos anos, indicando que algo mudou, pois conforme o Bruno falou algumas páginas atrás, só tem chegado frio raso, o que tem dificultado a penetração do frio em virtude da altitude do planalto central.

E isso é devido à falta de ciclones bem posicionados, que levam a neve pro Sul e frio pra nós. Tô com medo que o nosso inverno, que já é uma b...., tem se tornado pior ainda. Sorte de alguns afortunados da Mantiqueira e das serras gaúcha e catarinense, que não dependem tanto de MP.

Abraços desanimados

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Sobre profecias,

Ao terceiro dia do nono mes daqueles tempos interessantes,

O Sol torna-se-á vermelho e a Lua azul.

Vos digo:

A ira dos termômetros cairá sobre as terras do reino do sul.

Muitos desejarão o ar condicionado e não o encontrarão.

E por 40 dias e 40 noites.

Até o equinócio da primavera.

 

Será o inverno astronômico mais quente desde a criação.

 

Saudações, não-tão-rigorosas

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bomba:

 

 

Ex-cético, Muller admite que homem causa aquecimento global

 

Enviado por luisnassif, seg, 03/09/2012 - 07:32

Por Edsonmarcon

Ex-Cético admite: os humanos causam o aquecimento global.

 

RICHARD A. MULLER escreveu no New york Times:

 

¨(...) our data argues strongly that the temperature rise of the past 250 years cannot be attributed to solar changes¨ [nossos dados argumentam fortemente que o aumento da temperatura dos últimos 250 anos não pode ser atribuída a alterações solares]

 

¨How definite is the attribution to humans? The carbon dioxide curve gives a better match than anything else we’ve tried. Its magnitude is consistent with the calculated greenhouse effect — extra warming from trapped heat radiation.¨ [ Quão definido é a atribuição aos seres humanos? A curva de dióxido de carbono dá um melhor ajuste do que qualquer outra coisa que tentei. Sua magnitude é consistente com o efeito estufa calculado - o aquecimento extra devido ao aprisionamento da radiação de calor. ] Muller, físico da universidade da califórnia, criou em 2011 o BEST: Berkeley Earth Surface Temperature, financiado por um magnata do carvão, Charles koch, e eles queriam refutar o aquecimento global antropogênico. Mas depois de reunir 1,6 bilhão de dados de temperatura desde 1753 em 44 mil localidades, ele concluiu que estava errado, e que a terra se aqueceu 1,5 grau Celsius nos ultimos 250 anos, sendo queaqueceu 0,9 graus somente a partir de 1960. E o sol não tem culpa disso

 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ex-cetico-muller-admite-que-homem-causa-aquecimento-global

 

Não sei o que o pessoal do BAZ acha, mas torço pro Muller estar equivocado.

 

Eu já tinha lido essa notícia e fiquei muito preocupado com ela, pois se trata do posicionamento de alguém que já foi

um cético. Acho incrível como o seu post, até agora, foi solenemente ignorado aqui no fórum...claro que eu também torço para

que ele esteja totalmente equivocado...se bem que se o aquecimento for causado pelo homem, ele pode ser ao menos parcialmente

reversível (já que nesse caso as medidas humanas poderão também incluir em seu arrefecimento...), ao passo que, se for um

aquecimento natural, como aquele que ocorreu entre os séculos X e XIII, não se poderá fazer NADA contra ele...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Melo, eu nunca duvidei do aquecimento global. Estamos, sim, mais quente que 40 anos atrás. O meu ponto é: pela teoria dos ciclos (se é que há uma teoria...) devíamos estar no auge e entrando numa fase declinante. Eu apostava nisso, mas esse 2012 tem tudo para ser o mais quente disparado nos EUA e aqui no conesul. Preciso de mais tempo para digerir e concluir qualquer coisa, mas o fato é que as possibilidade de me tornar um alarmista aumentaram no passado recente.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eu acredito muito em aquecimento, nao sei se global, ao menos regional, causado pelo homem, via urbanização e desmatamento. Vejam que Campinas - SP já é uma chapa conurbada de concreto.. dizem que influencia apenas o clima micro, mas para minha pequena vida micro uma chapa de 150km de extensão vira um efeito macro.... e quem vivia em Curitiba há 50 anos, agora vive em SP... e estes agora vivem em BH, que vivem não sei mais onde... acabou moçada, o negócio é nos mudarmos para os Andes, ou para uma latitude temperada. Nós sempre estivemos nas bordas do frio, potencializado pela altitude. Ainda temos o fator potencializador, o que ameniza, mas o frio não chega mais, ou cada vez menos.

 

 

Estive em Piedade nesse final de semana. Que lugar gostoso, mínimas de 10C.

 

Abs

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Para com isso, Mafili...

Realmente, Ricardo faltou o mapa.

 

As águas cessarão

No reino do centro-oeste

O verão chegou naquelas paragens.

E grande mídia estardalhaço fará

 

RODADADOSSONHOS2-1.png

 

E o Mafili nesse "modo Nostradamus" continua a me deixar de cabelo em pé.

 

Mas esse mapa é de que? É de projeção de médias ou médias máximas?

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao terceiro dia do nono mes daqueles tempos interessantes,

O Sol torna-se-á vermelho e a Lua azul.

Vos digo:

A ira dos termômetros cairá sobre as terras do reino do sul.

Muitos desejarão o ar condicionado e não o encontrarão.

E por 40 dias e 40 noites.

Até o equinócio da primavera...

 

...As águas cessarão

No reino do centro-oeste

O verão chegou naquelas paragens.

E grande mídia estardalhaço fará

 

Impagável! :rofl:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Melo, eu nunca duvidei do aquecimento global. Estamos, sim, mais quente que 40 anos atrás. O meu ponto é: pela teoria dos ciclos (se é que há uma teoria...) devíamos estar no auge e entrando numa fase declinante. Eu apostava nisso, mas esse 2012 tem tudo para ser o mais quente disparado nos EUA e aqui no conesul. Preciso de mais tempo para digerir e concluir qualquer coisa, mas o fato é que as possibilidade de me tornar um alarmista aumentaram no passado recente.

 

Bruno, Michel, João, Mafili:

 

Eu também persisto na opção pelo ceticismo, mesmo porquê isso é condição fundamental para o método científico.

 

Mas também acho alarmantes algumas coisas que estão a ocorrer, como o sumiço dos ciclones nesse inverno. E com o risco de isso vir a ser um padrão.

 

E fico na "torcida" para que isso seja o ápice do processo de aquecimento. O problema é que esse, digamos, "turning point" pode ter um tempo cronológico que desaponte a escala temporal humana. Ninguém disse que estudar clima é fácil, o próprio Mafili demonstra isso todo dia. Mas não precisava ser tão complicado assim.

 

Abraços temerosos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

eu não seria tão favorável à tese de que o GW causou todo esse processo.

Será que estaríamos falando a mesma coisa se estivéssemos na Austrália e Africa do Sul?

Acho que temos que ter os pés no chão.

Certamente, comparado ao passado recente - sim! 100 anos fazem parte de um passado recente - não podemos concluir por teses catastroficas.

de tudo o que li e tenho de informações, realmente, 2012 não vai deixar saudades.

Estudos devem ser aprofundados. Dados como o aquecimento do Atlantico Sul devem ser levados em conta. Refiro-me ao aquecimento no lado do conesul.

o que surpreendeu foi o grande veranico de agosto e a grande anomalia positiva.

Mas, há normalidade de ocorrência de um inverno quente e outros dois frios, e até muito frios. O que nos preocupa é a grande permanência do calor, o grande bloqueio, previsto, mas todo o aquecimento que constatamos.

Se o aquecimento é causado pelo homem ou não, é outra história. Que houve e estamos ainda sob a influência do aquecimento global e sua ressaca, estamos.

de 800 a 1300 houve um forte aquecimento. Migrações enormes de populações da América do Norte, pré-descobrimento, causaram a extinção de diversas civilizações, constatado em livros. Posteriormente, houve uma pequena era do gelo, assim chamada, que vai até 1800 ou 1900. Depois, temos o período atual.

Devemos aprofundar o estudo. Pois, os acontecimentos anteriores, ocorreram sem a participação do homem. Foi um ciclo normal de aquecimento e resfriamento da terra.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Confesso que me apavora o clima de euforia que toma conta da agricultura do Sul do Brasil com noticiário de El Niño e preços de commodities nas alturas. Tão vendendo o verão como a oitava maravilha do mundo no clima para a agricultura e estou com muitos receios.

 

Teus receios procedem, porém acho que devem ser estendidos para o Brasil como um todo.

 

Alguns detalhes para começar a discussão primavera/verão.

 

O comportamento da SOI é horrível para um sistema de análise mes a mes por outro lado apresenta resultados bons quando analisados sazonalmente,

 

Neste contexto a SOI fechou o bimestre junho/agosto na fase 5 (consistentemente próximo de zero).

 

Primeiro passo:

 

Anos em que a SOI fechou nesta fase em jun/ago,

 

1881, 1884, 1885, 1887, 1889, 1890, 1891, 1894, 1895, 1897, 1898, 1899, 1903, 1907, 1912, 1913, 1922, 1926, 1927, 1929, 1930, 1931, 1932, 1933, 1935, 1939, 1948, 1949, 1952, 1959, 1961, 1963, 1968, 1969, 1978, 1980, 1984, 1990, 1992, 1995, 1999, 2001, 2003, 2004, 2009, 2012.

 

Selecionando os anos pós 90 (os "antigos deixo para apreciação do Gamboa)

 

1990, 1992, 1995, 1999, 2001, 2003, 2004, 2009, 2012.

 

O motivo da preocupação: SOJA

 

A razão maior pelo Brasil afora as secas de 2004/05 . Se este anos foi com El NiÑO.

 

Achei este trabalho maravilhoso e fantástico que desmistifica a lenda urbana que o flagelo da seca no RS é causada por LA NIÑA.

Como ninguém vai ler, fica o link

FANTÁSTICO

 

Um trecho que já recortei e fiz um quadrinho,

 

Cabe salientar, conforme mostrado na Tabela 1, que os maiores danos ocasionados aos

municípios pelas secas se deram, principalmente, nas estações de verão e outono. É

interessante destacar também que durante o período de estudo houve três ocorrências do

fenômeno El Niño (2004-2005; 2006-2007; 2009-2010) e apenas uma ocorrência do

fenômeno La Niña (2007-2008), conforme apresentado na tabela 1. Ao se relacionarem-se

esses fenômenos com os anos em que as secas foram mais severas, observa-se que a maioria

destas aconteceu em anos El Niño (intensidade fraca) e também em anos neutros (sem a

presença do fenômeno). Apenas em 2008 as secas no Rio Grande do Sul foram influenciadas

pela presença da La Niña (2007/2008, de intensidade forte).

 

 

Vejam Palmer Drought Index (out/dez/2004)

189692073224683732.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Bomba:

 

 

Ex-cético, Muller admite que homem causa aquecimento global

 

Enviado por luisnassif, seg, 03/09/2012 - 07:32

Por Edsonmarcon

Ex-Cético admite: os humanos causam o aquecimento global.

 

RICHARD A. MULLER escreveu no New york Times:

 

¨(...) our data argues strongly that the temperature rise of the past 250 years cannot be attributed to solar changes¨ [nossos dados argumentam fortemente que o aumento da temperatura dos últimos 250 anos não pode ser atribuída a alterações solares]

 

¨How definite is the attribution to humans? The carbon dioxide curve gives a better match than anything else we’ve tried. Its magnitude is consistent with the calculated greenhouse effect — extra warming from trapped heat radiation.¨ [ Quão definido é a atribuição aos seres humanos? A curva de dióxido de carbono dá um melhor ajuste do que qualquer outra coisa que tentei. Sua magnitude é consistente com o efeito estufa calculado - o aquecimento extra devido ao aprisionamento da radiação de calor. ] Muller, físico da universidade da califórnia, criou em 2011 o BEST: Berkeley Earth Surface Temperature, financiado por um magnata do carvão, Charles koch, e eles queriam refutar o aquecimento global antropogênico. Mas depois de reunir 1,6 bilhão de dados de temperatura desde 1753 em 44 mil localidades, ele concluiu que estava errado, e que a terra se aqueceu 1,5 grau Celsius nos ultimos 250 anos, sendo queaqueceu 0,9 graus somente a partir de 1960. E o sol não tem culpa disso

 

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ex-cetico-muller-admite-que-homem-causa-aquecimento-global

 

Não sei o que o pessoal do BAZ acha, mas torço pro Muller estar equivocado.

 

Melo, realmente não sei o que esperar. Eu continuo não acreditando que o aquecimento global tenha sua causa em decorrência das atitudes diretas do homem (tipo poluição em demasia pelas atividades industriais, carros, etc) mas sim em decorrência de outras atitudes, como desmatamentos, para ficar em algum exemplo em larga escala. Estes sim podem diminuir a quantidade de umidade, por exemplo, na atmosfera já que não há evapotranspiração pois não há mais árvores (para piorar a pecuária traz os gados e, com eles, os gás metano).

 

O que me pergunto é: será que o aquecimento provocado em grandes cidades no mundo afora (em micro escala) não poderá influenciar em macro escala?

 

Qual o peso de um aquecimento muito evidente (ocasionado pelo homem - efeito da urbanização) em uma região que serve de caminho para correntes e jatos atmosféricos determinantes em diversas áreas do planeta??

 

Sei lá, acho que devemos começar a ponderar pequenas mudanças climáticas como um fator, não o principal, para as mudanças climáticas. Sei lá se estou viajando, mas juro que não comi nada estragado tampouco bebi ou fumei alguma coisa de diferente :)

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Melo, o problema é que se esse auge durar meio século, "nóis sifú"! :mosking:

 

Bruno e todos que estão na discussão.

 

O planeta está aquecendo desde o fim da pequena idade do gelo.

 

A hipótese do aquecimento ser atribuído as gases de "efeito estufa" faz sentido mas seu efeito prático tende a ser muito menor que o estipulado por alguns modelos.

 

O CO2 encontra-se dissolvido nos oceanos.

 

Quando os oceanos aquecem liberam C02 para atmosfera.

 

Imagina uma garrafa de refrigerante gaseificado deixe-a aberta e esquentando o CO2 vai para atmosfera.

 

Os dados de núcleos de gelo mostram que primeiro há o aquecimento e depois a liberação de CO2.

 

O CO2 na atmosfera como é solúvel em água acaba depois de algum tempo voltando aos oceanos (este tema também é cheio de controvérsias. qual o tempo de residência do CO2 na atmosfera?)

 

A relação entre carbono 12 e carbono 13 poderia ser um indicador que as emissões antropogênicas estão a contribuir para o aumento significativo da concentração de CO2 na atmosfera.

 

Apesar de todo o dinheiro gasto não existe nenhuma prova que o CO2 tem contribuído para o "esfeito estufa" e muito menos nenhuma prova que as emissões humanas é que estão a aumentar a concentração de CO2.

 

Portanto: sem provas é meu dever ser CÉTICO

 

====================================================================

 

O projeto BEST apresenta reconhecidos erros de ajuste principalmente nas correções da ilha de calor urbano.

 

Veja a estação abaixo é uma estação oficial. Suponha que ela exista desde 1920. Como se compara os dados atuais com os de 1920,

 

A maneira mais fácil de "aquecer" o planeta é tornar o passado mais frio principalmente o período pré satélite.

 

brunoestao.png

 

=============================================================================

 

Assim o projeto BEST conseguiu a proeza de se tornar a série mais aquecimentista de todas,

 

Veja abaixo em vermelho BEST em Azul Hadley Center que é aquecimentista por excelência

 

Semttulo.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

http://www.facebook.com/climaterraronaldo.coutinho PRIMAVERA EM CASA!

 

CO2 NÃO É GÁS ESTUFA!!!

 

LINDOS PESSEGUEIROS.

 

Ronaldo o inverno acabou climaticamente?

 

Como você avalia os possíveis eventos tardios?

 

editando: Gostei da Glicinia

 

http://www.jardineiro.net/plantas/glicinia-wisteria-sp.html

564310_418634284861455_220770796_n.jpg

Edited by Guest
  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Virada no tempo muito interessante no Pico do Couto(RJ). O dia começou com

vento norte, umidade baixa e temperatura alta, chegando a bater 19,1C ao meio dia.

 

Porém, às 14h o vento virou para sudoeste, começou a soprar mais forte e a umidade

aumentou muito em decorrência dos ventos úmidos do litoral.

 

No momento faz apenas 10,5ºC lá no alto.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Virada no tempo muito interessante no Pico do Couto(RJ). O dia começou com

vento norte, umidade baixa e temperatura alta, chegando a bater 19,1C ao meio dia.

 

Porém, às 14h o vento virou para sudoeste, começou a soprar mais forte e a umidade

aumentou muito em decorrência dos ventos úmidos do litoral.

 

No momento faz apenas 10,5ºC lá no alto.

 

Se olhar pelo satélite dá pra ver a alta no oceano empurrando ventos do quadrante sul em direção ao litoral de SP e fluminense.

 

Renan, esses dias você comentou sobre Rancharia, certo?

 

Eu já mostrei essa estação aqui mas mostrarei novamente:

 

http://www.weatherlink.com/user/vcampanelli3/index.php?view=summary&headers=1

 

Olha a amplitude monstro! E fica perto de São José do Hell Preto!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

http://www.facebook.com/climaterraronaldo.coutinho PRIMAVERA EM CASA!

 

CO2 NÃO É GÁS ESTUFA!!!

 

LINDOS PESSEGUEIROS.

 

Ronaldo o inverno acabou climaticamente? COMO ESTAÇÃO SIM.

 

Como você avalia os possíveis eventos tardios? SIM, CREIO QUE TEREMOS INVERNO DENTRO DA PRIMAVERA, LOGO, LOGO.

 

editando: Gostei da Glicinia

 

http://www.jardineiro.net/plantas/glicinia-wisteria-sp.html

564310_418634284861455_220770796_n.jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Interessante, Mafili. Porém, ao mesmo tempo, é frustrante não conhecer todas as causas e os motivadores do nosso clima. Os teus "tempos interessantes" são, também, angustiantes. Todo desafio pela busca do conhecimento é deveras interessante, porém, pelo tamanho do nosso desafio, estamos muito distantes de chegar a conclusões definitivas. Um fato concreto para mim, entretanto, é o aquecimento provocado por estações como esta que acabaste de ilustrar. Acho que todos sabemos as causas e consequências inerentes a elas. Agora, todo o resto, ciclos solares, emissões de CO2, condições oceânicas, etc, estamos engatinhando no estudo dos seus produtos (opinião minha).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Ao terceiro dia do nono mes daqueles tempos interessantes,

O Sol torna-se-á vermelho e a Lua azul.

Vos digo:

A ira dos termômetros cairá sobre as terras do reino do sul.

Muitos desejarão o ar condicionado e não o encontrarão.

E por 40 dias e 40 noites.

Até o equinócio da primavera...

 

...As águas cessarão

No reino do centro-oeste

O verão chegou naquelas paragens.

E grande mídia estardalhaço fará

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Interessante.

 

Curitiba, 13ºC às 13h. SJ, queda livre e, em Ausentes, não se pode nem sair de casa diante dos -5ºC de sensação pela tarde.

 

Em Lages, quá, quá, quá... Um calor dos inferno. Solzão, vento seco. máxima de 24ºC. E agora faz 17ºC e SJ, 7ºC.

 

Já sei. É a FF no litoral, fazendo efeito no leste...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Interessante.

 

Curitiba, 13ºC às 13h. SJ, queda livre e, em Ausentes, não se pode nem sair de casa diante dos -5ºC de sensação pela tarde.

 

Em Lages, quá, quá, quá... Um calor dos inferno. Solzão, vento seco. máxima de 24ºC. E agora faz 17ºC e SJ, 7ºC.

 

Já sei. É a FF no litoral, fazendo efeito no leste...

 

Shima, em São Paulo no final da tarde tínhamos 17C com vento e tempo nublado! Foi uma grande virada, até as 3/4 da tarde, era solzão e céu limpo!!!

Previsão amanhã de 13C de mínima.

 

SDs.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.