Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Referência região de São Joaquim.

 

23/09/2012 GFS 18Z

 

UTC, T850, T800, T750, T700, T650, PREC

 

+ 60.     -2.7           -5.2           -7.3          -10.7          -14.6           0.00
+ 63.     -2.7           -3.6           -5.9           -8.8          -12.8           0.03

Por esse dado daria algo como -4° com advecção no Morro da Igreja. Sem contar o ventinho básico. Militares, se preparem para congelar!!!

 

O GFS manteve ou aumentou em 1°/2° as temperaturas, dependendo da cidade. São Joaquim de -2° a 9°, mas seca quando zera a temperatura. Caxias de 0° a 7° e POA de 5° a 16°.

 

Hoje tive máxima de 22,8° e 39%. Apenas cirrus. Agora faz 16,1° com 71% e venta de ESE a 12,2 km/h.

 

Abraços polares!

Link to comment
Share on other sites

Por esse dado daria algo como -4° com advecção no Morro da Igreja. Sem contar o ventinho básico. Militares, se preparem para congelar!!!

 

Marcos, por experiência de observação em grandes eventos de advecção de ar frio o Morro da Igreja registra mais frio do que o projetado para 800mb pelo GFS. Vide 04/08/2010 quando o modelo mostrava na rodada da 00Z daquele histórico dia uma temperatura por volta de -1,2oC neste nível e o Morro da Igreja registrou -5/-6oC na ocasião.

Link to comment
Share on other sites

PREVISÃO DO TEMPO OLHANDO O BAZ

 

1/5 MENSAGENS NO TÓPICO DO MÊS; TEMPO BOM, MARASMO

 

5/10; COMEÇA A TER ALGUMA PREOCUPAÇÃO, MAS AINDA É UM MARASMO.

 

10/15 CENÁRIO EXPLOSIVO PARA O FRIO OU CALOR.

 

:rofl: :rofl:

 

Depois de um Novembro(agosto) no meio do inverno, se ninguém reclamasse aí sim algo deveria estar errado...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Por esse dado daria algo como -4° com advecção no Morro da Igreja. Sem contar o ventinho básico. Militares, se preparem para congelar!!!

 

Marcos, por experiência de observação em grandes eventos de advecção de ar frio o Morro da Igreja registra mais frio do que o projetado para 800mb pelo GFS. Vide 04/08/2010 quando o modelo mostrava na rodada da 00Z daquele histórico dia uma temperatura por volta de -1,2oC neste nível e o Morro da Igreja registrou -5/-6oC na ocasião.

Então vai dar morte, hehehe!! Se esse padrão se mantiver, poderia chegar a -9°/-10° no pico!! :shok:

 

Nevar tá fácil, o difícil vai ser negativar na Chácara das Pedras! :mosking: :good2:

Ora!! :punish: Isso porque o sr. não viu a baixada que tem no início da minha rua!!! :mosking: Sério, o local dá uns 2° a menos que a minha casa. Nos picos de frio zera por lá, mesmo alguma negativa.

 

Agora 15,8° e 74%. O vento está segurando a queda. Sopra de ESE a 16,1 km/h.

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Saudações Abaixo de Zero!

 

Só para dizer que estou a postos para partir rumo ao MI na noite de terça (após as 23h). Madrugada lá e retorno a Floripa ao amanhecer (preciso estar aqui as 08h00).

 

Material fotográfico e de filmagem já preparado! Acabei de carregar a terceira bateria!!! :good:

 

Aguardemos!!!

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Saudações Abaixo de Zero!

 

Só para dizer que estou a postos para partir rumo ao MI na noite de terça (após as 23h). Madrugada lá e retorno a Floripa ao amanhecer (preciso estar aqui as 08h00).

 

Material fotográfico e de filmagem já preparado! Acabei de carregar a terceira bateria!!! :good:

 

Aguardemos!!!

 

Mioto.

 

Somos dois, então. :good2:

 

Sairei de Lages, se tudo sair como combinado, por volta da 0h:

 

-MI: 135km

-MT: 55km

 

De SJosé até o MI: 185km. Até o MT 195km.

 

Planeje aí. Leve muitas meias e calçado, pois com neve, molha bem. :mail: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Saudações Abaixo de Zero!

 

Só para dizer que estou a postos para partir rumo ao MI na noite de terça (após as 23h). Madrugada lá e retorno a Floripa ao amanhecer (preciso estar aqui as 08h00).

 

Material fotográfico e de filmagem já preparado! Acabei de carregar a terceira bateria!!! :good:

 

Aguardemos!!!

 

Mioto.

 

 

Parabéns pelo seu arrojo, Mioto! Depois quero ver as fotos e os vídeos!!

Link to comment
Share on other sites

Gerson, estou no Salgado Filho agora. Essa paisagem eu vejo sempre que pego voos para Ctba e SP na janela da direita e na da esquerda quando vou para Floripa. Pro Rio não dá. Sempre abano para o Ronaldo quando passo para SJ, mas nunca sou retribuído… dentro de uma hora e meia vou ver essa paisagem, espero que o Ronaldo seja mais educado dessa vez!

Link to comment
Share on other sites

^^ Ate' hoje eu nao entendo pq caras como tu, que tem essa oportunidade todo o tempo, nao tirma milhares de fotos da nossa bela geografia?? :clapping:

Eu faco essa rota 1 ou 2x por ano quando vou ao Brasil e estou sempre grudado na janelinha .... :laugh:

 

 

PS: O Ronaldo deve ser miope....hahahaha

 

 

PS: Nao seria interessante, na ocasiao de uma previsao de neve "CERTA", alguem conseguir um helicoptero/teco-teco para tirar algumas fotos?

Acho que ainda nao temos NENHUMA imagem aerea da neve no BRASIL.... :cray:

 

.

Link to comment
Share on other sites

Gerson, estou no Salgado Filho agora. Essa paisagem eu vejo sempre que pego voos para Ctba e SP na janela da direita e na da esquerda quando vou para Floripa. Pro Rio não dá. Sempre abano para o Ronaldo quando passo para SJ, mas nunca sou retribuído… dentro de uma hora e meia vou ver essa paisagem, espero que o Ronaldo seja mais educado dessa vez!

 

 

É QUE PASSAS NA HORA DA MINHA SONECA!!

 

MAS A BIA E A DAR ABANANM O RABO!

Link to comment
Share on other sites

^^ Ate' hoje eu nao entendo pq caras como tu, que tem essa oportunidade todo o tempo, nao tirma milhares de fotos da nossa bela geografia?? :clapping:

Eu faco essa rota 1 ou 2x por ano quando vou ao Brasil e estou sempre grudado na janelinha .... :laugh:

 

 

PS: O Ronaldo deve ser miope....hahahaha

 

 

PS: Nao seria interessante, na ocasiao de uma previsao de neve "CERTA", alguem conseguir um helicoptero/teco-teco para tirar algumas fotos?

Acho que ainda nao temos NENHUMA imagem aerea da neve no BRASIL.... :cray:

 

.

 

 

SÓ EM CASOS DE GRANDE NEVE, POIS DERRETE RÁPIDO.

Link to comment
Share on other sites

Maior precipitação de neve é dada para o sul do Planalto da neve, como mostra o meteograma abaixo:

OBS: Agora no http://www.wxbrasil.net mais de 190 meteogramas atualizados a cada rodada para várias cidades do Brasil!

 

 

São Chico, para o meu caso seria melhor ainda (mais perto). Espero encontrá-los lá! :good:

Link to comment
Share on other sites

^^ Ate' hoje eu nao entendo pq caras como tu, que tem essa oportunidade todo o tempo, nao tirma milhares de fotos da nossa bela geografia?? :clapping:

Eu faco essa rota 1 ou 2x por ano quando vou ao Brasil e estou sempre grudado na janelinha .... :laugh:

 

 

PS: O Ronaldo deve ser miope....hahahaha

 

 

PS: Nao seria interessante, na ocasiao de uma previsao de neve "CERTA", alguem conseguir um helicoptero/teco-teco para tirar algumas fotos?

Acho que ainda nao temos NENHUMA imagem aerea da neve no BRASIL.... :cray:

 

.

 

 

SÓ EM CASOS DE GRANDE NEVE, POIS DERRETE RÁPIDO.

 

 

Mas a de 2010 merecia! Ficou com grandes extensões brancas por quase 5 dias! Um zoom na foto do satélite ficaria show!!

Link to comment
Share on other sites

Modelos GFS,CMC e ETA(o menos piorado) na rodada 00z pioraram neve... mas tem uma janela entre 9/12 horas dependendo da região. Diminuiu precipitação e um pouco as temperaturas (nada de 1C). Das várias cidades com neve no meteograma anterior, 00z continua apontando Lages, Ausentes e principalmente São Chico de Paula.

Link to comment
Share on other sites

É com muito prazer que registrarei as temperaturas mais baixas de 2012 na minha Davis. Quem diria

que ainda daria tempo deu fazer isso neste ano... penso que, se o tempo colaborar, vou registrar

nas manhãs de quinta e sexta algo como 5/6 graus. Seria fantástico!

 

Segue a chance de neve. Não confiem muito na 06Z.

 

Mioto e Shima, muita sorte na empreitada de vocês! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Acalmem-se. Na minha opinião continua tudo no mesmo padrão, alguma coisinha para cima mas que nem faz muita diferença. Nem estou me baseando pelos mapas de precipitação, o cavado é que vai comandar a festa. O frio na atmosfera segue mais forte que 2010.

 

Para a região de São Joaquim o negócio continua impressionante, principalmente se compararmos com um evento paradigma como foi 2010 - última neve forte por dias consecutivos, máxima negativa, mínima absoluta da estação do Morro da Igreja, e tudo mais que dispensa comentários.

 

Observem que o evento que se aproxima é projetado pelo mesmo modelo como mais forte em frio em TODAS as camadas, nas camadas mais altas o evento pode ainda ser incomparavelmente mais frio. Os traços de precipitação são mais constantes e a janela de neve é maior. Na região do Morro da Igreja, caso permaneça nublado, não dá para descartar uma máxima negativa na quarta, o que para fins de setembro seria algo mais do que histórico.

 

Pelo que tanto Europeu e GFS projetam em 500mb, mais do que pelo campo de precipitação e por conta do fator orográfico na entrada do grosso do frio, neste momento não falar em chance de neve é desconsiderar completamente a projeção de ambos os modelos mais importantes a disposição.

 

Observem que em 2010, em uma rodada apenas há 12 horas do mundo desabar em neve em várias cidades e principalmente nas cotas acima dos 1400m, estes bazianos e mesmo os profissionais não tinham a menor noção do evento que estava por vir em termos de acumulação. Neste momento as projeções são semelhantes, com uma dinâmica diferente, mas que pode igualmente surpreender como em 2010.

 

Atualizando:

 

24/09/2012 GFS 00Z

 

UTC, T850, T800, T750, T700, T650, PREC

 

+ 45.      5.6            2.3           -0.6           -1.5           -4.0           0.14
+ 48.      2.5           -1.1           -3.9           -5.1           -6.8           0.05
+ 51.     -0.4           -4.1           -6.3           -7.2           -9.7           0.00
+ 54.     -2.1           -4.0           -6.0           -9.1          -12.5           0.03
+ 57.     -2.2           -2.6           -5.3           -8.3          -12.1           0.03
+ 60.     -0.9           -3.2           -4.7           -7.8          -11.2           0.03
+ 63.      1.6           -2.3           -5.3           -6.8           -9.1           0.05
+ 66.      3.3           -0.9           -4.5           -5.8           -6.5           0.05
+ 69.      2.8           -0.8           -2.8           -3.3           -3.7           0.05
+ 72.      2.2           -0.7           -1.0           -2.0           -2.3           0.03
+ 75.      2.4           -0.1           -0.3           -1.2           -2.2           0.06

 

04/08/2010 GFS 00Z

 

+  0.     -0.6           -0.9           -2.3           -3.2           -4.3           0.00
+  3.     -0.7           -0.6           -2.1           -3.3           -3.9           0.08
+  6.     -0.9           -1.1           -2.9           -3.3           -4.2           0.00
+  9.     -0.6           -1.4           -2.9           -3.1           -3.9           0.00
+ 12.      0.2           -0.8           -2.1           -2.7           -3.8           0.02
+ 15.      2.3           -1.2           -2.9           -3.6           -4.2           0.00
+ 18.      1.9           -1.2           -3.8           -6.1           -7.0           0.03
+ 21.      1.3           -0.6           -3.1           -5.5           -6.4           0.00
+ 24.      1.5           -0.5           -3.2           -6.1           -6.9           0.02
+ 27.      2.0           -0.2           -3.0           -5.7           -7.8           0.00
+ 30.      2.2           -0.2           -2.8           -5.3           -8.6           0.00

Link to comment
Share on other sites

Interessante a projeção de neve para a região (1400/1500m) planalto sul catarinense, podemos ter uma ocorrência significativa pelo posicionamento da baixa. Não descarto neve em outros pontos 1000/1100m e chuva congelada 700/900m.

Em Lages tempo nublado vento ONO de fraco a moderado, temperatura de 12.7ºC. (dados: Área industrial/Lages- 1034 m).

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa comparação é por demais empolgante! Onde fica a minha ansiedade pelo dia

de amanhã e quarta? :laugh:

 

Dá para perceber que o modelo subestimou a força do cavado em 2010. A precipitação foi bem mais intensa

do que o mostrado.

 

Se mantivermos a ideia de que o modelo, mais uma vez, está subestimando a quantidade de precipitação,

então teríamos uma neve de proporções ainda maiores que em 2010, visto que a atmosfera estará bem mais

congelada desta vez.

 

O evento que se aproxima é muito significativo. IMPOSSÍVEL prevermos com exatidão a quantidade de neve

que teremos, mas o certo é que ELA VEM.

 

O mapa sinótico é perfeito: sem obstáculos para o anticiclone adentrar o cone-sul, rumando rapidamente para

o norte, impulsionado por um grande ciclone no Atlântico. MP mais forte e democrática do ano na primavera!

Link to comment
Share on other sites

Acalmem-se. Na minha opinião continua tudo no mesmo padrão, alguma coisinha para cima mas que nem faz muita diferença. Nem estou me baseando pelos mapas de precipitação, o cavado é que vai comandar a festa. O frio na atmosfera segue mais forte que 2010.

 

Para a região de São Joaquim o negócio continua impressionante, principalmente se compararmos com um evento paradigma como foi 2010 - última neve forte por dias consecutivos, máxima negativa, mínima absoluta da estação do Morro da Igreja, e tudo mais que dispensa comentários.

 

Observem que o evento que se aproxima é projetado pelo mesmo modelo como mais forte em frio em TODAS as camadas, nas camadas mais altas o evento pode ainda ser incomparavelmente mais frio. Os traços de precipitação são mais constantes e a janela de neve é maior. Na região do Morro da Igreja, caso permaneça nublado, não dá para descartar uma máxima negativa na quarta, o que para fins de setembro seria algo mais do que histórico.

 

Pelo que tanto Europeu e GFS projetam em 500mb, mais do que pelo campo de precipitação e por conta do fator orográfico na entrada do grosso do frio, neste momento não falar em chance de neve é desconsiderar completamente a projeção de ambos os modelos mais importantes a disposição.

 

Observem que em 2010, em uma rodada apenas há 12 horas do mundo desabar em neve em várias cidades e principalmente nas cotas acima dos 1400m, estes bazianos e mesmo os profissionais não tinham a menor noção do evento que estava por vir em termos de acumulação. Neste momento as projeções são semelhantes, com uma dinâmica diferente, mas que pode igualmente surpreender como em 2010.

 

Que bom ler a sua analise Caio, eu já estava achando que os modelos estavam tirando uma possibilidade maior de neve, com essa analise ficou tudo mais claro, pois não tinha visto dessa forma.

O negocio agora é colocar a filmadora para carregar e preparar a maquina fotográfica.

Por falar nisso, eu participei do concurso fotográfico da UNICRED com uma foto da neve de 2010, que foi selecionada entre as 24 que vão compor o calendário 2013 da empresa, quem quiser conferir as fotos selecionadas segue link abaixo.

 

LINK: http://www.unicred.com.br/concursofotografico/concurso.htm

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa comparação é por demais empolgante! Onde fica a minha ansiedade pelo dia

de amanhã e quarta? :laugh:

 

Dá para perceber que o modelo subestimou a força do cavado em 2010. A precipitação foi bem mais intensa

do que o mostrado.

 

Se mantivermos a ideia de que o modelo, mais uma vez, está subestimando a quantidade de precipitação,

então teríamos uma neve de proporções ainda maiores que em 2010, visto que a atmosfera estará bem mais

congelada desta vez.

 

O evento que se aproxima é muito significativo. IMPOSSÍVEL prevermos com exatidão a quantidade de neve

que teremos, mas o certo é que ELA VEM.

 

O mapa sinótico é perfeito: sem obstáculos para o anticiclone adentrar o cone-sul, rumando rapidamente para

o norte, impulsionado por um grande ciclone no Atlântico. MP mais forte e democrática do ano na primavera!

 

É impossível não lembrar dos eventos tardios de frio dos anos 80 e 90! Renan, você vai mudar a mensagem do seu avatar?? :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Galera,

 

Estou de férias em Curitiba e estou pensando seriamente em descer para SC (se a previsão confirmar mesmo). Tem alguém afim de pegar carona? (dividir os custos hehe).

 

Saudações

 

Eu bem que queria, mas tenho prova quarta e quinta =/

Vou ter que me contentar com o friozinho que vai fazer aqui sem NEVE nenhuma :cray:

Link to comment
Share on other sites

Olha Sílvio, pelo visto sim! :laugh:

 

O cenário proposto é incrível para fins de Setembro. Incrível como este mês tem reservado grandes

eventos nos últimos anos: 2002, 2006, 2008 e agora 2012.

 

Por que uma MP destas não ocorre no core do inverno? Fosse em Julho e estaríamos falando de um

evento estilo 1994.

Link to comment
Share on other sites

Valeu Caio, boa interpretação. Concordo com suas palavras: "mesmo padrão". Isso realmente vem sendo mantido rodada após rodada, mesmo com diferenças. Destaco também que por pouco poderemos ter um evento de neve marcante, e que devido a dinâmica do clima, ainda não podemos descartar.

Link to comment
Share on other sites

Epagri/Ciran:

 

A primavera começa com frio intenso em SC!

 

24/09/2012 09:00h

 

A passagem de uma frente fria na terça-feira, dia 25, aliada à chegada de uma forte massa de ar frio e seco, de origem Polar, favorece a ocorrência de NEVE e/ou chuva congelada nas áreas mais altas da Serra catarinense e, principalmente, na Serra gaúcha. O período mais propício seria a noite de terça, madrugada e manhã da próxima quarta-feira, dia 26.

 

O deslocamento da intensa massa Polar traz uma condição de ventania constante (rajadas de vento acima de 70km/h) a SC, favorecendo também a ocorrência de geada negra (sem a tradicional formação do gelo), mas que “queima“ as plantas trazendo grandes prejuízos à agricultura do Estado, especialmente no Oeste e Meio Oeste.

 

Outra situação bastante adversa em função do frio intenso, seria a atenção especial para moradores de rua. Há também a condição de formação de gelo na pista na Serra, especialmente na rodovia do Rio do rastro e do Corvo Branco.

 

Atenção ao mar: o vento sul será constante e forte ao longo dos próximos dias com mar agitado a muito agitado, com picos de ondas entre 2.5 a 3.0 m, oferecendo perigo a quaisquer atividades no mar, mesmo junto à costa.

 

Marcelo Martins - Meteorologista

 

Fonte: Epagri/Ciram

Link to comment
Share on other sites

Pois é, resolvi tirar 3 dias de descanso absoluto, sem computador! E agora vejo tanta notícia boa.

Tomara que se confirme. Fico a pensar um evento desses em julho, no meio do mês. Se agora, com toda a incidência solar já forte, a previsão é esta, imaginem no meio da menor incidência solar???!

Se tiver alguma chance aqui por perto...sou capaz de uma louca subida até a região!

Link to comment
Share on other sites

Primeiro parágrafo do Ciram parece que foi feito baseado no BAZ... ahahahahaa... ("(...)favorece a ocorrência de NEVE e/ou chuva congelada nas áreas mais altas da Serra catarinense e, principalmente, na Serra gaúcha. O período mais propício seria a noite de terça, madrugada e manhã da próxima quarta-feira, dia 26.").

Link to comment
Share on other sites

Eu vou assinar embaixo do post do Caio: O padrão está mantido, e o que menos importa agora é o que os modelos colocam ou não de neve. Com a manutanção do cavado, a chance de neve é fato. Se o cavado for o que o ECWMF coloca hoje e o GFS colocou até a pouco, podemos nos surpeeender com um evento bem legal! Nossa neve é assim mesmo! Não há certezas antes da hora! Como bem colocou o Caio, em 2010 NINGUÉM jamais poderia imaginar o que ocorreu! E o modelo mostrava muito menos frio e só um pouco mais de umidade o mesmo tempo antes do início do evento!

Link to comment
Share on other sites

Sinceridade?

eu não acredito nessa neve.

acho pouco provável.

Mas, não impossível!

 

se em períodos de melhor possibilidade, tendo todas as condições propócias, com previsão e tudo, NÃO CAI NEVE.

como poderemos, agora, acertar?

 

Vamos torcer que caia.

 

Mas, chuto que não cai!

 

posso me queimar!

 

gostaria de me queimar.

 

Mas, não cai!

Link to comment
Share on other sites

Sinceridade?

eu não acredito nessa neve.

acho pouco provável.

Mas, não impossível!

 

se em períodos de melhor possibilidade, tendo todas as condições propócias, com previsão e tudo, NÃO CAI NEVE.

como poderemos, agora, acertar?

 

Vamos torcer que caia.

 

Mas, chuto que não cai!

 

posso me queimar!

 

gostaria de me queimar.

 

Mas, não cai!

 

Minha razão também pensa assim, passei dois meses de greve (julho e agosto) e necas de neve, agora que acabou os melhores meses de frio do ano, fica difícil acreditar que possa ocorrer.

 

Mas não tem como não mexer com a gente uma notícia dessa possibilidade!

 

Nessas horas sou todo :heart: !

 

Vamos ver as próximas rodadas e as imagens de satélite para cantar pneu rumo a montanha! :girlwitch:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.