Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Setembro 2012


Rafael D
 Share

Recommended Posts

Mínimas de Hoje:

 

CDJ - Vila Inglesa: 0,1ºC

Monte Verde: 3,9ºC

Monte Alegre do Sul: 6,5ºC

Urupema: 6,9ºC

Vila Madalena: 11,0ºC

 

Mais um dia de boas mínimas na nossa serra querida!

 

Fiquei curioso com a diferença grande das mínimas entre MV e VI.

 

Aqui em casa tive mínima de 08,9ºC. Amanhã deve ser o último dia com mínima de

1 dígito desta intensa onda de frio!

 

 

A estação em Monte Verde não fica em baixada, como a da Vila Inglesa. Quase sempre perde nas mínimas por uma diferença razoável. Na próxima vez que eu for pra Monte Verde vou tentar descobrir onde fica a estação e tirar uma foto do local.

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão usando um dado micro, um corte vertical e bidimensional na atmosfera em determinado ponto para determinar as condições em toda uma região.

Para finalizar, eu já peguei nevisco de stratocumulus na fronteira da Bolívia, Argentina e Chile, sobre o Trópico, entre 2200m e 3000m sobre o nível do mar. Acima dessa cota, sol forte e temp acima de zero. Mas eu posso também estar confundindo com geadão aquilo branco caindo no capo do meu carro, eu era um turista de SP.

 

 

João,

 

Acrescento que os guardas que trabalham no Parque Nacional de Itatiaia sabem muito bem a diferença entre neve e geada. Ninguém no Brasil está mais acostumado com o fenômeno da geada que esses guardas! Tenho certeza que eles conseguem diferenciar neve, um evento raro, de geada, um evento que eles devem ter umas 100x por ano! Conversei com alguns moradores da região, como a Sra Olympia, da Pousada dos Lobos, que fica em uma baixada absurda a 1.850m de altitude, e ela me contou algumas histórias de eventos de neve. Ela também sabe a diferença entre geada e neve e olha que ela é Mineira ou Carioca!

 

E se neva com uma certa frequência no Vulcão Haleakala no Havaí, a 3000m de altitude e em latitude mais baixa que o topo da Mantiqueira, não vejo motivos para o evento ser tão mais raro aqui no Sudeste, com 200m a menos de altitude e 2º a mais de latitude. A diferença é que lá existe uma estrada asfaltada que leva ao topo milhões de turistas todos os ano, já o topo da Mantiqueira tem uma visitação bem menos efervescente... Agora é torcer para asfaltarem a estrada do Parque aumentando a visitação e os registros de eventos como o da semana passada!

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão usando um dado micro, um corte vertical e bidimensional na atmosfera em determinado ponto para determinar as condições em toda uma região.

Para finalizar, eu já peguei nevisco de stratocumulus na fronteira da Bolívia, Argentina e Chile, sobre o Trópico, entre 2200m e 3000m sobre o nível do mar. Acima dessa cota, sol forte e temp acima de zero. Mas eu posso também estar confundindo com geadão aquilo branco caindo no capo do meu carro, eu era um turista de SP.

 

Cara, a sondagem é a única referência que temos e, além disso, frentes frias não costumam ter grande variabilidade na sua estrutura, o que torna muito confiável o cenário projetado para lá. Frentes são uniformes. Quando sobrevoamos uma frente fria ela é lisa por cima, o que é muito diferente de formações convectivas onde os cúmulos são muito diferentes um dos outros.

 

O seu pangaré! É óbvio que não falo de turistas como vc, um profundo conhecedor de neve, mas sim da turistada "pacote CVC" que cada vez mais toma conta da serra do RS. Nesses pacotes invariavelmente turistas de SP e RJ são a grandíssima maioria, seja aqui, em praias do nordeste ou no topo do Empire State Building! E vc pode achar que não, mas afirmo sem medo de errar que 80% da população do RS é familiarizada com geada, ao passo que 80% da população de RJ e SP não a compreende.

 

Não precisa ficar magoadinho :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estas sondagens em SP e RJ realmente não dizem com exatidão o perfil atmosférico sobre a serra da Mantiqueira,

mas podem ter certeza que já dão uma boa ideia geral da situação lá em cima. Usamos as sondagens de POA e Floripa para

analisarmos as chances de neve em SJ e região, então por que não poderíamos fazer o mesmo para a Mantiqueira?

 

O perfil de 1999 era MUITO mais favorável do que o de Quarta e Quinta passadas. FATO!

Link to comment
Share on other sites

"Se no meio do caminho entre esses duas pequenas vilas (SP E RJ) nevou ou não nevou é secundário. Essa discussão é inadmissível. Se o evento ocorreu praticamente no quintal do Inpe/Cptec. (e dentro de um parque nacional. E não sabem vir a público e AFIRMAR NEVOU OU NÃO NEVOU. Como eu vou dar credibilidade ao fato que temos 5 árvores a mais ou a menos na Amazônia". (MAFILI, Fernando)

Link to comment
Share on other sites

Tanto é verdade, Renan, que quando trazemos sondagens com inversão aqui ao BAZ não neva nem com banda de música nas serras daqui. Aliás, chega a chover com temperatura negativa.

 

Pois é! E sobre a sondagem que o Caio mostrou de 1999, eu tenho QUASE CERTEZA de que também nevou nos picos acima de 2000m da serra dos órgãos, notadamente

o Pico da Caledônia com seus 2255m. É realmente uma pena que o acesso a estes pontos altos do Sudeste seja tão ruim.

Link to comment
Share on other sites

Usamos as sondagens de POA e Floripa para analisarmos as chances de neve em SJ e região, então por que não poderíamos fazer o mesmo para a Mantiqueira?

 

Mas também tem a estação do Morro da Igreja, para comparar com sondagens de POA e FLN(ou Santa Maria, Uruguaiana, Resistência e Foz).

 

Para esse evento, os modelos colocaram o frio em altura até "fronteira sul da mantiqueira", por isso que mesmo campo de marte e galeão não são tão claros na minha opinião. O fato é aquilo que eu já comentei, com erros de modelo era possível, agora acumulação...

Link to comment
Share on other sites

Alexandre, a partir de quando a imagem do "japonês" pode ser replicada nas redes sociais?

 

?????

 

Desculpa, como o jornal não foi às bancas (suponho).

 

Alguma restrição a divulgação da imagem/texto

 

Achei muito bonita a cobertura da Metsul.

 

Editando: até uns 2 meses atrás era consenso que o Mioto fosse japonês.

Link to comment
Share on other sites

Só uma pergunta: vocês acham normal que a temperatura máxima aqui em casa seja, em média, de 2 a 3

graus acima do verificado na estação do INMET-Juiz de Fora? A diferença de altitude entre meu bairro e

o topão alto do INMET é de 230 metros.

 

No BAZ sempre se comenta sobre o poder de frio das baixadas, mas no caso daqui, pela diferença grande de altitude,

o INMET acaba sendo mais frio que a cidade. Ontem a máxima foi de 24ºC na minha Davis e 19,6ºC no INMET:

Diferença de 04,4ºC!. Ou eu estou comprovando que a estação do INMET é mesmo totalmente fora da realidade

juizforana, ou minha Davis está mal-posicionada. Mas não creio muito na segunda opção.

Link to comment
Share on other sites

Eu não comentei nada pra não ser chato(já tenho essa fama), mas no glossário de hidrometeoros do instituto de meteorologia de Portugal, consta "sincelo", o instituto camões, considera sincelo, no dicionário está sincelo..

 

Em Portugal, "puto" é menino. Vamos começar a chamar meninos de putos aqui ?

Em que glossário de Meteorologia no Brasil aparece a palavra sincelo ?

 

Vamos ser honestos, o Brasil não fala Português. Fala Brasileiro. Vá ver a SIC ou a RTP na TV a cabo e veja se falamos a mesma língua.

 

São variações dialetais de uma mesma língua, uma língua em comum tem uma estrutura em comum e léxico compartilhado, a dificuldade do brasileiro com o português é muito mais falta de costume a característica portuguesa de não pronunciar algumas vogais nas palavras, eu como vivo em um estado em que há muitos imigrantes do mundo inteiro, estou mais habituado e não vejo essa diferença toda... Língua e dialeto são coisas diferentes... A língua é uma coisa viva, não é feita por pessoas que decidem o que é certo e o que é errado, é feita por momento e situação, é como eu disse, as pessoas dão os sentidos, se eu quiser chamar de carochinha e der esse sentido a essa palavra, ela vai significar isso.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O termo sincelo ou sincelos tem como definição em Portugal:

“Depósito de gelo, constituído por grãos mais ou menos separados por bolhas de ar, às vezes com ramificações cristalinas.

Os sincelos são produzidos pelo congelamento rápido de gotículas mais ou menos pequenas de água em sobrefusão e chegam, por vezes a formar camadas espessas.

Junto ao solo, os sincelos depositam-se em objetos, principalmente dos lados opostos ao vento e, na maioria dos casos, sobre pontas e arestas, devido à congelação de gotículas de nevoeiro em sobrefusão ou de gotículas de nuvens em sobrefusão.”

 

O termo inglês mais próximo será rime

Rime A white or milky and opaque granular deposit of ice formed by the rapid freezing of super-cooled water drops as they impinge upon an exposed object. It is denser and harder than hoarfrost, but lighter, softer, and less transparent than glaze.

 

Hoarfrost A deposit of interlocking ice crystals (hoar crystals) formed by direct sublimation on objects, usually those of small diameter freely exposed to the air, such as tree branches, plant stems and leaf edges, wires, poles, etc., which surface is sufficiently cooled, mostly by nocturnal radiation, to cause the direct sublimation of the water vapor contained in the ambient air.

 

Na formação dos sincelos não há sublimação, apenas ocorre o congelamento das pequenas gotas de nevoeiro que se encontram em sobrefusão. De salientar que a formação de sincelo costuma ser acompanhada pela precipitação de neve, mesmo que em pequenas quantidades.

Link to comment
Share on other sites

Esses dias eu saí daqui pra Cotia com o GPS medindo a altitude e saiu esse gráfico, eu não sei exatamente onde colocar, então vou por aqui mesmo:

 

R2YSc.png

 

O centro de Cotia a 790 metros e eu aqui a 894 metros, ali onde começa o gráfico. O ponto de 951 metros é perto da divisa municipal.

 

Esse aqui é mais especificamente do lugar onde eu moro, o ponto a 894 metros é minha casa e o ponto com a altitude meio apagada é 926 metros, o morro a E/SE daqui:

 

mweGc.jpg

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Diego. Acontece que o pessoal aqui sempre comenta sobre como as baixadas são mais frias que os topos em

noites de céu claro e sem vento. O que muitas vezes se esquece é que à tarde a situação se inverte, os topos são muito

mais frescos que as baixadas, principalmente em dias de vento!

 

Quando a diferença é pequena (+-100m de desnível) as baixadas levam vantagem nas médias, mas de 200m pra cima

os topos é que comandam!

 

A propósito, sua estação na vinícola está fora do ar :sad:

Link to comment
Share on other sites

Essa imagem de satélie mostra que a mp jogava umidade do oceano contra o Brasil. Foi o caso de agora, só que, pelo visto, numa mp mais intensa!

 

Só uma pergunta: vocês acham normal que a temperatura máxima aqui em casa seja, em média, de 2 a 3

graus acima do verificado na estação do INMET-Juiz de Fora? A diferença de altitude entre meu bairro e

o topão alto do INMET é de 230 metros.

 

No BAZ sempre se comenta sobre o poder de frio das baixadas, mas no caso daqui, pela diferença grande de altitude,

o INMET acaba sendo mais frio que a cidade. Ontem a máxima foi de 24ºC na minha Davis e 19,6ºC no INMET:

Diferença de 04,4ºC!. Ou eu estou comprovando que a estação do INMET é mesmo totalmente fora da realidade

juizforana, ou minha Davis está mal-posicionada. Mas não creio muito na segunda opção.

É uma diferença bem possível. Não apenas a altitude determina esses fatores como também o vento e obstáculos próximos. Vi que a tua estação está numa encosta. Se a radiação incide com mais intensidade nessa porção da encosta na maior parte do ano, isso acentua o aquecimento. Já o vento influencia diretamente nas máximas, "roubando" calor da superfície em que está em atrito. Soma-se isso ao efeito de um vale e essa diferença me parece bem plausível.

 

Aqui inventou de chover 1 mm no início da noite. A máxima foi de 20,4°. Agora faz 17,1° com 83% e venta de ENE a 7,1 km/h.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Show de bola, Mioto.

 

E VONTADE DE PASSAR FRIO!!!

 

BELA FOTO.

 

BRUNO, AS PERDAS FORAM MUITO MAIS DEVIDAS AO CALOR DE AGOSTO, EM UM ANO NORMAL ESTA ONDA DE FRIO NÃO FARIA CÓCEGAS NA FRUTICULTURA DAQUI, O ESTRAGO É O EQUIVALENTE A UMA DE FRIO ASSIM EM FINS DE OUTUBRO.

 

A MAÇÃ ESTARIA EM QUASE DORMÊNCIA OU COM POUQUÍSSIMA BROTAÇÃO, AS UVAS, SALVO UMA OU OUTRA VARIEDADE IDEM, MIRTILO, PERA, SÓ AS DE CAROÇO É QUE SOFRERIAM MAIS, MAS POR PURA BIRRA DE NÃO INVESTIREM EM VARIEDADES, CAROÇO, COM MAIS DE 800/900 HORAS DE FRIO DE EXIGÊNCIA.

 

DANOS DESTE TIPO EM SETEMBRO, SÓ QUANDO AGOSTO É MUITO FORA DA CASINHA, O QUE É RARO POR AQUI.

 

AQUI EM CASA DE 1/2 TONELADAS DE FRUTAS, DEVO COLHER ALGUNS KG E OLHE LÁ, HOJE OLHEI AS FRUTAS, QUASE TUDO QUEIMADO, UM DÓ! AGORA IMAGINE QUEM DEPENDE DISTO!!!

 

POR BAIXO, ENTRE 20/40% DA SAFRA DO MUNICÍPIO, MAÇÃ, SE FOI!, MAIS GRAVE ACIMA DOS 1300, AINDA NÃO FALEI COM O ADEMAR, MAS NAS COTAS DE 1400 PARA CIMA FOI FEIO, TEMPERATURA ENTRE -3/-4 COM VENTO ENTRE 30/60 KM POR QUASE 10 HORAS SEGUIDAS.

 

AQUI EM CASA QUEIMOU FOLHAS DE ACERS, GINKO, ESTREMOSA, PERDÍ A "FLOR DA CHINA" (ÁRVORE), TORROU OS CAQUIZEIROS, TORROU AMOREIRAS, DEU UMA "TOSTADA" NOS PLÁTAMOS E LIRIODENDRO.

 

SÓ TEREMOS UMA NOÇÃO EXTA DOS DANOS EM 15/25 DIAS. PEGOU BEM A REGIÃO DE FRAIBURGO TAMBÉM.

Link to comment
Share on other sites

Uaiii vi todo o vídeo da neve em Itamonte, MG e achei incrível. Mas entendo como perfeitamente possivel e aceitável que caia neve na serra da mantiqueira, já que está numa altitude e latitude considerável, levando em conta que em algumas regiões do Peru e Bolivia, por ex, já caiu neve com latitudes bem menores e altitude pouco acima dos 2000 metros. Eu vi em algum noticiario semana passada divulgando que fez -9ºC no Parque nacional do Itatiaia esses dias. Com uma temperatura dessas....

Link to comment
Share on other sites

Valeu pelas explicações, Boldrini!

 

Também acho bem possível estas diferenças pelos fatores citados, só queria ver se o pessoal

concordava comigo. Aquela estação do INMET está com certeza numa das partes mais ventosas

da cidade, isso já explica muita coisa.

 

Estou vendo o céu e vejo que NUBLOU GERAL! Uma pena...a temperatura era de 12,7ºC às 22h,

a mínima de 1 dígito era certeza, mas agora já era...chegamos na meia noite e subiu para 14,3ºC

¬¬

Link to comment
Share on other sites

Uaiii vi todo o vídeo da neve em Itamonte, MG e achei incrível. Mas entendo como perfeitamente possivel e aceitável que caia neve na serra da mantiqueira, já que está numa altitude e latitude considerável, levando em conta que em algumas regiões do Peru e Bolivia, por ex, já caiu neve com latitudes bem menores e altitude pouco acima dos 2000 metros. Eu vi em algum noticiario semana passada divulgando que fez -9ºC no Parque nacional do Itatiaia esses dias. Com uma temperatura dessas....

 

Eu não afirmo que não cai neve na Mantiqueira. O que falo é que é raro o fenômeno por lá (quando comparado ao Planalto da Neve) e que nesse último evento de frio muito provavelmente não nevou, além de suspeitar que aqueles que informaram ter visto neve muito possivelmente desconhecem o evento.

Link to comment
Share on other sites

possivelmente a regiao filmada mostra neve abaixo de 2000 metros de altitude! talvez alguem que conheça a regiao possa precisar melhor o local!

 

 

tenho a impressão que a região do vídeo é mais ou menos na altura do Posto Marcão, a por volta de 2.400m de altitude.

 

Mas existe um momento do video em que ele filma morros mais baixos com neve e isso ainda era 11:30 da manha! (repare que o horario da camera mostra ~9:15-9:30 mas ela estava desrregulada, em um momento do video ele fala que eram 11 e "alguma coisa" mais ou menos 2 horas a mais do que o horario da camera)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Começa a ficar preocupante a previsão de chuvas para o RS e parte de SC nesse semana. A MetSul passou a dar tempo continuamente fechado com muita chuva de 2ª a 4ª-feira para cá; o ETA dá chuva MUITO forte para o NO do RS na 3ª e para POA na 4ª, além de bastante chuva na 2ª e de colocar mais instabilidade sobre o Estado no outro sábado (teríamos apenas parte de 5ª e 6ª-feira de tempo bom). Se esse padrão se mantiver, teremos sucessivas baixas pressões se formando no Chaco e N da Argentina atravessando o continente entre os paralelos 30° e 35° S. Preparemos os guarda-chuvas!

 

Agora faz 16,7° com 85%. Vento ENE a 9,3 km/h. Nublado.

Link to comment
Share on other sites

Nossa gente, nem sabia que existiam filmagens de neve no sudeste... mas teve uma materia no jornal nacional em 1988! vocês sabia? (video amador na sequencia)

Foi postado a uns 20 minutos no youtube :shok:

 

Imagem de satélite tomada 2 horas depois da gravação deste vídeo.

 

2qd8j0x.jpg

 

Essa imagem para mim lembra o caso da neve de agora, ma com o cavado mais ao norte jogando a umidade diretamente pro sudeste. Pelo que se foi comentado já por aqui, 88 foi inverno dos bons!

Link to comment
Share on other sites

É verdade, Diego. Acontece que o pessoal aqui sempre comenta sobre como as baixadas são mais frias que os topos em

noites de céu claro e sem vento. O que muitas vezes se esquece é que à tarde a situação se inverte, os topos são muito

mais frescos que as baixadas, principalmente em dias de vento!

 

Quando a diferença é pequena (+-100m de desnível) as baixadas levam vantagem nas médias, mas de 200m pra cima

os topos é que comandam!

 

A propósito, sua estação na vinícola está fora do ar :sad:

 

Verdade, Renan. Tem dias que minha estação na VG registra diferenças nas mínimas na ordem de 5 a 7 graus para o topo! E isso que nem está no final da baixadinha (o terreno lá é levemente ondulado, não há baixadões cuiudos)...

 

Ela está fora do ar pq a internet lá deve ter caído. Entretanto, essa maravilha de WeatherlinkIP está registrando tudinho. Quando eu baixar os relatórios não perderei nenhum dado dela! :good2:

Link to comment
Share on other sites

 

Imagem de satélite tomada 2 horas depois da gravação deste vídeo.

 

2qd8j0x.jpg

 

Atmosfera deste evento no Galeão:

 

14/07/1988 00Z

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1026.0     42   14.6    8.6     67   6.88    270      8  285.6  305.0  286.8
1000.0    255   13.0    8.0     72   6.77    260      8  286.1  305.3  287.3
 994.1    304   12.7    7.8     72   6.74    250      8  286.3  305.4  287.5
 958.4    609   10.7    6.8     77   6.51    230      8  287.3  305.9  288.4
 923.9    914    8.7    5.8     82   6.29    200      8  288.3  306.3  289.4
 885.0   1271    6.4    4.6     88   6.04    185     10  289.5  306.9  290.5
 850.0   1602    4.6   -0.1     72   4.49    170     12  290.9  304.2  291.7
 830.0   1796    3.6   -2.4     65   3.88    170     13  291.9  303.4  292.6
 810.0   1994    1.8   -1.4     79   4.28    170     13  292.0  304.7  292.8
 796.1   2133    1.1   -2.7     76   3.96    170     14  292.7  304.5  293.4
 780.0   2298    0.2   -4.2     72   3.61    170     14  293.5  304.3  294.1
 766.5   2438    0.7   -6.0     61   3.20    170     14  295.5  305.3  296.1
 765.0   2454    0.8   -6.2     59   3.16    170     14  295.7  305.4  296.3
 730.0   2830   -1.7   -5.6     75   3.47    181     14  297.0  307.6  297.6
 700.0   3163   -3.9   -8.9     68   2.80    190     14  298.1  306.8  298.6
 655.0   3680   -6.7  -13.7     57   2.04    204     18  300.7  307.2  301.1
 625.0   4042   -9.1  -13.1     73   2.24    214     21  302.0  309.2  302.4

 

14/07/1988 12Z

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1027.0     42   14.4   11.0     80   8.08    260      8  285.4  308.0  286.8
1000.0    268   13.6    8.9     73   7.20    270      8  286.8  307.1  288.0
 950.0    698   11.4    6.4     71   6.38    229      9  288.8  307.1  289.9
 850.0   1613    4.2    1.9     85   5.19    140     10  290.5  305.7  291.4
 790.0   2204    0.0   -3.9     75   3.64    148     12  292.2  303.1  292.8
 750.0   2619   -0.9  -13.9     37   1.75    153     14  295.6  301.1  295.9
 700.0   3166   -4.7   -8.5     75   2.89    160     16  297.2  306.2  297.8
 650.0   3748   -5.9  -32.9     10   0.37    178     21  302.2  303.6  302.3
 590.0   4509   -3.9  -30.9     10   0.50    201     28  313.1  314.9  313.1
 560.0   4920   -4.9  -31.9     10   0.47    213     31  316.6  318.3  316.7
 510.0   5648  -10.1  -36.1     10   0.35    235     38  318.9  320.2  318.9

 

 

Em Porto Alegre o frio foi muito intenso e o pico na atmosfera chegou três dias antes do RJ. Observem como o dado de -13oC em 700hpa sobre POA na semana passada fica ainda mais histórico diante de uma mega erupção polar que trouxe neve para a Mantiqueira em julho de 1988.

 

11/07/1988 00Z

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1032.0      3    5.0   -2.0     61   3.21    195      6  275.7  284.7  276.2
1000.0    279    3.4   -2.6     65   3.17    190     10  276.6  285.5  277.1
 996.9    304    3.2   -2.6     65   3.17    185     10  276.6  285.6  277.2
 960.0    609    1.5   -3.3     71   3.14    185     12  277.8  286.7  278.4
 935.0    822    0.2   -3.7     75   3.12    188     11  278.6  287.5  279.2
 924.4    914    0.7  -14.8     30   1.32    190     11  280.1  284.1  280.3
 915.0    996    1.2  -24.8     12   0.56    189     11  281.4  283.2  281.5
 850.0   1586   -2.1  -24.1     17   0.65    185     14  283.9  286.0  284.0
 793.2   2133   -4.7  -31.1     11   0.36    190     14  286.8  288.0  286.9
 785.0   2215   -5.1  -32.1     10   0.33    195     15  287.2  288.4  287.3
 770.0   2367   -4.7  -31.7     10   0.35    205     16  289.3  290.5  289.3
 763.0   2438   -5.1  -32.0     10   0.35    210     16  289.6  290.8  289.7
 700.0   3112   -8.7  -34.7     10   0.29    230     19  292.8  293.8  292.9
 601.7   4267  -14.3  -39.1     10   0.22    230     23  299.2  300.0  299.3

 

12/07/1988 00Z

 

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1034.0      3    9.0    1.0     57   4.00    170      8  279.5  290.7  280.1
1000.0    276    6.6   -0.4     61   3.73    165     10  279.8  290.3  280.4
 996.5    304    6.3   -0.6     61   3.70    165     10  279.8  290.3  280.4
 959.4    609    3.7   -2.2     66   3.42    175     10  280.1  289.9  280.7
 923.7    914    1.0   -3.8     71   3.15    185     10  280.4  289.4  281.0
 850.0   1582   -4.9   -7.3     83   2.61    185     10  281.0  288.6  281.4
 810.0   1959   -7.9   -9.2     90   2.36    171     18  281.7  288.6  282.1
 792.2   2133   -5.6  -18.7     35   1.11    165     21  285.9  289.4  286.1
 782.0   2235   -4.3  -24.3     19   0.69    162     22  288.4  290.6  288.5
 772.0   2336   -4.9  -16.9     38   1.33    158     24  288.8  293.0  289.1
 762.0   2438   -5.3  -18.4     35   1.19    155     25  289.5  293.2  289.7
 700.0   3102   -7.9  -27.9     18   0.55    160     23  293.7  295.6  293.8
 670.0   3442   -9.1  -35.1     10   0.29    173     26  296.1  297.1  296.1
 648.0   3700  -11.3  -37.3     10   0.24    183     28  296.4  297.3  296.4

 

Reanálise dos mapas de pressão:

 

1988_1.png

 

1988_2.png

 

1988_3.png

 

1988_4.png

 

1988_5.png

 

1988_6.png

 

1988_7.png

 

1988_8.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.