Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Corrigindo..

Prefiro esta peça no quebra cabeça a qualquer zero qualquer coisa para cima e para baixo.

Estamos combinados, Mafili?

 

OK, Concordo. É uma peça no quebra cabeça, fato.

 

Caio é normal que para os meses em questão aproximadamente 70% dos resultados fiquem ou 0,8ºC para cima ou 0,8ºC para baixo da média (o desvio padrão desses meses é aproximadamente 0,8ºÇ).

Sobrando assim aproximadamente 15% dos meses para cima e 15% para baixo. Como a curva não é normal os resultados são um cadinho diferentes na prática.

 

Agora, vamos começar outra....ehehehehe.

 

Nenhum dos anos citados individualmente obteve a tríplice coroa. (constar no top five simultaneamente em JJA).

 

Vou ver o top five JJA (espero que uma alma caridosa faça isso por mim, desde 1950,)Inmet/giss

 

Abraços de boa

 

PS: Fui escrever o comentário no intuito de amainar para não ficarmos repetindo e pronto e lá vem PDO e atividade solar.

 

Sendo assim por qual misteriosa razão 1955 nem consta entre os agostos mais "frios" e nem nos "junhos" mais frios.

 

Será que a combinação da atividade solar e pdo só funciona......enfim.

 

Tempos Interessantes

Link to comment
Share on other sites

Bom, eu ficaria com Vacas Gordas, mas como o Coutinho deve estar com algo bem encaminhado pela região, o negócio é no Rio do Rastro Eco Resort. Acredito que os problemas serão mínimos para a instalação, né, Caio?? Quando você for instalar, me avisa que se der na telha eu vou junto.

 

Único problema que deu quando instalei na VG foi referente ao IP (estático x dinâmico) da internet local. Mas isso qualquer técnico em informática pode corrigir sem maiores dificuldades, e foi isso que fizeram (com uma grande demora) lá na vinícola.

Link to comment
Share on other sites

OK, Concordo. É uma peça no quebra cabeça, fato.

 

Ok, de boa.

 

Opa, já vejo que evoluímos,

 

 

Caio é normal que para os meses em questão aproximadamente 70% dos resultados fiquem ou 0,8ºC para cima ou 0,8ºC para baixo da média (o desvio padrão desses meses é aproximadamente 0,8ºÇ).

 

Vou pesquisar mais profundamente os dados mensais. Leva tempo.

 

Nenhum dos anos citados individualmente obteve a tríplice coroa. (constar no top five simultaneamente em JJA).

 

Vou ver o top five JJA (espero que uma alma caridosa faça isso por mim, desde 1950,)Inmet/giss

 

Abraços de boa

 

Aí é querer demais em nossas pouca latitude e com uma Amazonia pressionando pelo cerrado central. Mas quem sabe um dia...

 

 

Sendo assim por qual misteriosa razão 1955 nem consta entre os agostos mais "frios" e nem nos "junhos" mais frios.

 

Será que a combinação da atividade solar e pdo só funciona......enfim.

 

Tempos Interessantes

 

1995 pode ser a exceção, sempre há exceções. A teoria pode se dar pela atmosfera ainda estar respondendo ao El Nino vindouro que deu suspiros até abril em Nino 3.4. Será? Pois já dizia vovô D'Aleo: "global temperatures lag ENSO by about 7 months".

 

Mas na natureza não há regras nem estatutos.

Link to comment
Share on other sites

Baita onda de frio com linha de 5oC chegando ao extremo norte da Australia em 144/168h, com direito a ciclonão na costa leste/New South Wales.

 

E por aqui???

 

Gente, estou vendo as projeções e desanimando. O time favorável da MJO deu uma atrasada, a melhor janela para o enfraquecimento do jato se abre pelo dia 10/15

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

 

Bruno, vejo que depois do calor dos primeiros dias de agosto, os próximos 7 dias serão amenos. Com uma massa de ar frio marítima avançando no sábado/domingo e outra continental na segunda metade da semana. Ambas de fraca intensidade e nada interessantes. Mas pelo menos afastarão o calorzinho que por ora nos afeta.

 

Para a seqüência deve esquentar quando esse anticiclone continental previsto ganhar o Atlântico no outro final de semana. Enquanto isso os modelos de longo prazo insistem em MP's bloqueadas a altura do Prata. Natural pelo ar seco ganhando força por esta época do ano, onde os modelos começam a ficar ainda mais variáveis e indecisos pelas incursões de ar frio em nossas latitudes. Veremos se a AAO e MJO ajudarão, por enquanto o mês não vem prometendo e as bombas do CFS viraram pó.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura mínima na estação Ciram/Villaggio Grando

 

12,4 graus Celsius

 

Temperatura mínima na Vantage Vue Villaggio Grando

 

6,9 graus Celsius

 

_________________________

 

A estação tinha saído fora do ar ontem a noite. Apenas hoje pela manhã ela voltou. Entretanto, no weatherlink.com/user/villaggio1 a mínima está lá registrada.

Link to comment
Share on other sites

URUSSANGA/EPAGRI. JULHO 2012

 

- Temp média= 14,1 C...0,6 abaixo da normal

- Med máxima= 20,9 C...1,7 abaixo da normal

- Med mínima= 9,6 C...0,5 acima da normal

- Precipitação= 106,1 mm...bateu na mosca

- Umidade relativa= 86%...4% mais umido

 

Numa visão simplista, dá para dizer que há relação bem evidente entre os dados, certo Coutinho? UR mais elevada pode indicar maior nebulosidade/nevoeiros, que impedem maior resfriamento porém seguram as máximas.

Link to comment
Share on other sites

Caio, essa primeira quinzena tá pintando acima da média e sem grandes emoções. Até pode ser que pinte algo bombástico na última quinzena, pois a história já mostrou ser bem possível isso, mas confesso que estas ondas tardias me parecem já meio fora do contexto. Eu valorizo muito o "reloginho climático".

 

Estarei em Bariloche daqui 7 dias(12 a 18/agosto) e nem para lá esta mostrando algo empolgante.

 

Agora em Canela esta quente, 18 graus C.

Link to comment
Share on other sites

URUSSANGA/EPAGRI. JULHO 2012

 

- Temp média= 14,1 C...0,6 abaixo da normal

- Med máxima= 20,9 C...1,7 abaixo da normal

- Med mínima= 9,6 C...0,5 acima da normal

- Precipitação= 106,1 mm...bateu na mosca

- Umidade relativa= 86%...4% mais umido

 

Numa visão simplista, dá para dizer que há relação bem evidente entre os dados, certo Coutinho? UR mais elevada pode indicar maior nebulosidade/nevoeiros, que impedem maior resfriamento porém seguram as máximas.

 

 

NESTE CASO NÃO DIRÁ, A UMIDADE % MÉDIA NÃO DIZ NADA, O IDEAL SERIA A MÉDIA DAS 15, POIS A MÉDIA DO DIA É QUASE CONSTANTE, ENTRE 75/85% NA NOSSA REGIÃO, A DAS 15 HORAS É QUE DARIA UMA MELHOR NOÇÃO.

 

DIA 31 DE AGOSTO EU E O RODOLFO ESTAREMOS NO GLOBO REPORTER.

Link to comment
Share on other sites

Temperatura mínima na estação Ciram/Villaggio Grando

 

12,4 graus Celsius

 

Temperatura mínima na Vantage Vue Villaggio Grando

 

6,9 graus Celsius 11,3 NA EPAGRI

 

_________________________

 

A estação tinha saído fora do ar ontem a noite. Apenas hoje pela manhã ela voltou. Entretanto, no weatherlink.com/user/villaggio1 a mínima está lá registrada.

Link to comment
Share on other sites

No Acre segue uma onda de calor que domina a cidade a mais de 10 dias. Máxima de 35 graus hoje no aeroporto. Minima de 18 graus. Tempo bem seco, estamos a 27 dias sem chover aqui em boa parte de Rio branco, eu ainda não me lembro de ter passado mais de 30 dias sem ver chuva aqui.... se concretizar isso será um fato inédito, após uma das mais rigorosas estações chuvosas no começo do ano, com mais de 1000 mm em apenas 2 meses, em julho tivemos apenas 68mm de chuva que caiu num único dia. O pior é ver a previsão para os próximos dias que só indicam sol, sol e mais sol e nada mais.

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tenho acompanhado aí pela previsão do jn. Pra hj previa 18/34. Em compensação eu acho as mínimas de Rio Branco muito boas! Pra uma cidade nessa com quase nada de altitude, aí esfria legal de noite. É só comparar com Pvelho, e as outras capitais da mesma latitude, mas que tem mínimas "amazonais" já.

Link to comment
Share on other sites

A combinação perfeita para invernos rigorosos (frio muito contínuo ou forte) e/ou marcado por ondas de frio extremo que fazem história (por mínimas ou grandes nevadas), EM REGRA, costumam ter o cenário mais adequado nestas condições.

 

a) LA NIÑA

b) PDO negativa

c) Niño- 1+2 negativa

d) Período de mínima atividade solar

 

Há DEZ, DEZ nos eu falo isso nesse site. DEZ ANOS !!!!!

Link to comment
Share on other sites

A combinação perfeita para invernos rigorosos (frio muito contínuo ou forte) e/ou marcado por ondas de frio extremo que fazem história (por mínimas ou grandes nevadas), EM REGRA, costumam ter o cenário mais adequado nestas condições.

 

a) LA NIÑA

b) PDO negativa

c) Niño- 1+2 negativa

d) Período de mínima atividade solar

 

Há DEZ, DEZ nos eu falo isso nesse site. DEZ ANOS !!!!!

Se não me engano foi isso que tivemos em 2007.

Link to comment
Share on other sites

A combinação perfeita para invernos rigorosos (frio muito contínuo ou forte) e/ou marcado por ondas de frio extremo que fazem história (por mínimas ou grandes nevadas), EM REGRA, costumam ter o cenário mais adequado nestas condições.

a) LA NIÑA

Há DEZ, DEZ nos eu falo isso nesse site. DEZ ANOS !!!!!

 

Alexandre, Talvez você possa me ajudar. Eu preciso das temperaturas médias (Inmet) de jun/jul/ago anos 1950, 52 e 1994 para a cidade de Porto Alegre.

 

A minha definição de inverno é simples: É a média das temperaturas de JJA. Outros critérios existem e devem ser utilizados, pois alguns apresentam importância para atividade humana.

 

Dessa forma a inverno mais quente foi 2005 e o inverno mais frio foi em 1996. (exceto se 1950, 52 ou 1994 forem campeões)

 

Eu utilizei ONI em JJA o que é razoável.

 

Portanto,

 

2005.....NEUTRO....."vindo de La Niña"....o mais quente desde 1950....

1996.....NEUTRO....."vindo de La Niña"....o mais frio desde 1950.

 

Bruno, 2007 também foi neutro...."vindo de El Niño"

Como pode ser observado na figura abaixo,

===============================================================

Alexandre, outro favor: Por gentileza indique algumas latitudes e longitudes na Argentina e Uruguay para eu "cercar" RS e SC.

 

é para ajustar o padrão sul numa grade de 0,5º.

=====================================================================

Quanto a Niño 1+2:

A expressão "vinda de ..." do Caio. Faz eu lembrar outra que cito " a volatilidade de Niño 1+2"

 

Então, sabemos que Niño 1+2 possui uma frequência muito maior que qualquer outra região ENSO e SOI.

 

a- Talvez eu não consiga obter uma boa correlação devido a alta frequência da região.

 

Nesse caso,

 

1- vou tentar utilizar alguns filtros para eliminar os ruídos.

2- utilizar lags

 

Nesses casos vou ter que admitir que a atmosfera responde quase instantaneamente a Niño 1+2 (isso é sempre problemático).

 

b- Talvez não tenha correlação. Ou talvez esteja passando despercebida com outra teleconexão.

 

==============================================

PDO e Atividade solar, vamos ver em outra ocasião.

 

Abraços

 

ensocondies1996.png

Link to comment
Share on other sites

Estarei em Bariloche daqui 7 dias(12 a 18/agosto) e nem para lá esta mostrando algo empolgante.

Agora em Canela esta quente, 18 graus C.

 

Legal, Mauro.

 

Talvez, Essa semana o hemisfério vai estar coberto de branco,

 

Exceto.....

 

Na Austrália não causa grandes comoções o "barato" lá é monitorar para a chuva em Queensland.

 

E na Nova Zelândia ´será dizer que foi o aquecimento global.

 

NOQUINTALALHEIO.png

Link to comment
Share on other sites

Jordan, tenho acompanhado aí pela previsão do jn. Pra hj previa 18/34. Em compensação eu acho as mínimas de Rio Branco muito boas! Pra uma cidade nessa com quase nada de altitude, aí esfria legal de noite. É só comparar com Pvelho, e as outras capitais da mesma latitude, mas que tem mínimas "amazonais" já.

 

Camilo, você está por fora. Aqui em Porto Velho as mínimas não tem sido tão ruins. Em média, estou variando entre 21 a 23ºC ( minha casa e aeroporto), o que considero bom, fora o INMET, onde nos últimos dias está batendo os 16ºC.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre está com alta anomalia de +4,4C até agora em agosto. A média está em 19,8C.

 

Sairam de 13,1oC de média para 19,8oC. Foram de um julho frio diretamente para novembro?

 

Hj já voltamos para julho! Agora temos tempo encoberto e as estações urbanas da cidade apresentam temperaturas de cerca de 12C :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Os fatos:

 

 

Jato polar fortalecido e bem definido nos últimos dias, concentrando ar frio no pólo sul. Porém se observa alguma desorganização recentemente fazendo com que algum ar frio escape forçando o jato a ondular um pouco.

 

z500_sh_30d_anim.gif

 

 

Jato polar fortalecido como mostrado pelo forte padrão positivo da AAO. Em queda, porém sem perspectivas de entrar no terreno negativo pelos próximos dias pelo membros do ensemble.

 

aao.sprd2.gif

 

 

Jato polar fortalecido que fez o ar frio concentrar-se no pólo, aumentando drasticamente a cobertura de gelo na Antártica, agora muito acima da média. A maior anomalia positiva desde 2011.

 

seaice.anomaly.antarctic.png

 

seaice.recent.antarctic.png

 

 

Frio concentrado exemplificado pelas anomalias negativas em junho, julho e até agora em agosto na estação mais fria do mundo, em Vostok:

 

Normal:

 

CapturadeTela2012-08-05s093723.png

 

Junho:

 

CapturadeTela2012-08-05s094028.png

 

Julho:

 

CapturadeTela2012-08-05s093757.png

 

Agosto:

 

CapturadeTela2012-08-05s093830.png

 

 

A esse fator some o padrão da MJO que tem fortalecido o jato subtropical desde meados de julho e mais ainda agora no início de agosto. E além disso o jato mais enfraquecido sobre o pacífico equatorial permitiu a evolução das anomalias positivas sobre a região de ENSO.

 

CapturadeTela2012-08-05s094756.png

 

 

Jato subtropical que deve se fortalecer ainda mais e deslocando-se em direção ao extremo sul, formando um cinturão anti-ar frio sobre o cone sul:

 

CapturadeTela2012-08-05s095228.png

Link to comment
Share on other sites

Caio, esperamos então que o polo esteja acumulando para que nos próximos anos o ciclo seja invertido.

Bruno,

A sensação de frio é bem considerável hoje em Porto Alegre. Mais do que eu pensava que seria. Amanhã teremos uma manhã bem gelada por aqui.

Acredito numa forte onda de frio bem no final de agosto e outra em setembro ainda. O mês de setembro já surpreendeu muitas vezes. Esta semana agora deve esquentar muito na quarta-feira, mas esfriaria na quinta, mantendo um pouco de frio na segunda metade da semana também.

Não será tão ruim agosto assim... Acredito num frio fraco a médio algumas vezes e um forte no final do mês.

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Relação dos foragidos em JJA de 2012,

 

Neve, foi vista a última vez por breve momento no MI

 

Ciclones extratropicais. Sumiu mesmo.

 

CCM (complexo convectivo). Por natureza é sorrateiro.

 

VCAN: Sempre deixa o ambiente alegre com seu jeitão sou ciclone ou não.

 

Ressaca: Os modelos de onda nem sei onde anda.

 

Nem todos são característicos do inverno.

 

Inverno "estranho" para ES/SC.

 

Frio apareceu por essas bandas e muito.

 

Tempos Interessantes

Link to comment
Share on other sites

Tá bem mais frio que o previsto agora em Porto Alegre.

 

Faz 11,3C na RBS e 11,8C no INMET.

 

O que tenho percebido nesse ano são eventos onde o frio entra forte em superfície e moderado em altitude. O exemplo é que Gramado e POA tem a mesma temperatura agora.

Ainda tem advecção de ar frio. Minha mínima foi às 9:47 com 11,7°. A queda se acentuou a partir das 6 h. Agora está 13,5° com 85%. A máxima foi de 16,1° à meia-noite. Venta de SSE a 6,4 km/h.

 

Pra ter uma idéia está 12,5° no Anselmi (encosta, pega ar frio "na cara"), 15,7° na Vicentina e 17,8° em São Marcos. Ainda vai cair bem nesses locais.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

URUSSANGA/EPAGRI. JULHO 2012

 

- Temp média= 14,1 C...0,6 abaixo da normal

- Med máxima= 20,9 C...1,7 abaixo da normal

- Med mínima= 9,6 C...0,5 acima da normal

- Precipitação= 106,1 mm...bateu na mosca

- Umidade relativa= 86%...4% mais umido

Alta a média máxima de julho na cidade: fica em 22,6°!! Ao menos a mínima compensa. O único problema das cidades junto às serras de SC são as máximas altas, especialmente com o vento oeste e o aquecimento adiabático.

 

Qual é a média máxima de Araranguá em julho? Deve ser uns 2° mais baixa que Urussanga.

 

DIA 31 DE AGOSTO EU E O RODOLFO ESTAREMOS NO GLOBO REPORTER.

Qual é o assunto do dia?

 

Abraços famosos!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.