Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Agosto 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Tenho esperanças de que será o mais frio do ano no Sudeste neste 2012 ! Até porque, superar Junho e Julho

não será muito difícil, hehehe.

 

E lembrem-se: Agosto é o mês da neve ! Nos últimos 2 anos, por exemplo, foi este mês que nos reservou as melhores

surpresas e MPs.

 

Tomara :good2: :good2:

Link to comment
Share on other sites

PHP, Curitiba tem tanta cerração quanto POA. Não dá para ligar a cidade a este fenômeno.

 

Bruno, tem cidades com mais cerração no Paaná, mas se não me engano, só no verão Curitiba tem o dobro de dias com cerração do que Poa. Tem um pico de 1.400 mts a apenas 30 km de Curitiba, o pico Anhangava. É da altura do Monte Negro, ponto mais alto do RS. Eu já subi lá! A Serra do Mar está colada em Curitiba.

Tem chuvisco direto junto da MM de Curitiba, as vezes em pleno verão chuvisca de madrugada com MM, não é só nuvem baixa não, vem cerração e as vezes neblina da Serra.

 

Olha os dados do Inmet(61-90)

 

Insolação Total (horas e décimos)

 

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

 

Curitiba 159,8 135,0 142,0 137,2 152,2 129,7 147,6 148,3 122,1 137,2 152,2 150,9

 

Ano 1714,2 .

 

Porto Alegre 239,0 208,1 200,7 180,3 166,1 136,0 148,6 151,1 151,2 201,9 216,6 245,2

 

Ano 2244,6

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

No caso dos climas ideais, se fosse para morar no Brasil escolheria Caxias do Sul. É óbvio que estou levando em consideração que a cidade tenha que ter algumas infra-estruturas também.

 

No mundo, fico com Denver sem pensar.

 

Entre as capitais brasileiras, fico com Curitiba, pois POA é muito quente no verão. Não fosse por isso, ficaria com POA.

 

Brasília é a Capital com o maior conforto térmico. Praticamente não se sente frio e nem muito calor.

 

As regiões com os frios mais interessantes no Brasil são em primeiro lugar as serras de SC/RS, depois o sul do RS (Bagé, Livramento, Pinheiro Machado), depois Mantiqueira.

Link to comment
Share on other sites

Puxando o assunto do tópico anterior sobre o Quiriri: perfeitas colocações, Rodrigo. As mínimas na região dos topos não devem ser lá grandes coisas, esse ano então deve ter sido uma lástima. Agora as máximas eu boto uma fé tremenda de que seja a segunda região com as máximas mais comportadas de toda SC, perdendo apenas para o incansável Morro da Igreja e seus topos adjacentes. Há, entretanto, uma baixada a mais de 1200 metros na base dos morros mais altos do Quiriri, onde se tem a fazenda da Ciser. Ali sim seria um ponto interessante de monitoramento para mínimas e máximas também, pois a cerração deve imperar na região, que fica com a face sul e leste escancarada para o mar também.

 

Rodrigo, vamos tecendo comentários a respeito. Qualquer coisa façamos um tópico sobre esta região leste do Planalto Norte de SC com fotos e tudo mais e convidamos a todos do fórum para confabular a respeito. :good2:

 

E aqui o tempo está cansando já. Temperatura com pouca variação nestes últimos dias. Nublado com chuviscos sempre. TOMARA que abra um pouco de sol por aqui hoje. TOMARA.

Link to comment
Share on other sites

PHP, Curitiba tem tanta cerração quanto POA. Não dá para ligar a cidade a este fenômeno.

 

Bruno, tem cidades com mais cerração no Paaná, mas se não me engano, só no verão Curitiba tem o dobro de dias com cerração do que Poa. Tem um pico de 1.400 mts a apenas 30 km de Curitiba, o pico Anhangava. É da altura do Monte Negro, ponto mais alto do RS. Eu já subi lá! A Serra do Mar está colada em Curitiba.

Tem chuvisco direto junto da MM de Curitiba, as vezes em pleno verão chuvisca de madrugada com MM, não é só nuvem baixa não, vem cerração e as vezes neblina da Serra.

 

Olha os dados do Inmet(61-90)

 

Insolação Total (horas e décimos)

 

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

 

Curitiba 159,8 135,0 142,0 137,2 152,2 129,7 147,6 148,3 122,1 137,2 152,2 150,9

 

Ano 1714,2 .

 

Porto Alegre 239,0 208,1 200,7 180,3 166,1 136,0 148,6 151,1 151,2 201,9 216,6 245,2

 

Ano 2244,6

 

Sds.

Que tal este pico.Qual o ponto culminante do município de Curitiba?

Link to comment
Share on other sites

O que vocês acham do clima aqui dos Campos Gerais? Eu acho beem agradável! Raramente no verão chega aos 30C, chove com certa regularidade, tem frio no inverno... O que vocês acham?

Realmente, é dos mais agradáveis Lucas.

Considerando inverno e verão, é o melhor do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Achei uma dissertação feita sobre a temperatura de Pelotas. Onde, há uma conclusão que teria aumentado em até 1,2°C.

achei interessante. Mas, estou lendo ela completa para tirar a minha conclusão.

Interessante que a estudiosa avaliou a temperatura de alguns meses e pegou, não julho, mas agosto para verificar o mês representativo do inverno. Acho que aí resulta um equívoco para isso. Mas, o período analisado pe bem amplo, vai desde 1918 até 2007. ela pegou fev-maio-ago-nov.

http://ebookbrowse.com/dissertacao-milena-joao-pdf-d145445974

Link to comment
Share on other sites

Achei uma dissertação feita sobre a temperatura de Pelotas. Onde, há uma conclusão que teria aumentado em até 1,2°C.

achei interessante. Mas, estou lendo ela completa para tirar a minha conclusão.

Interessante que a estudiosa avaliou a temperatura de alguns meses e pegou, não julho, mas agosto para verificar o mês representativo do inverno. Acho que aí resulta um equívoco para isso. Mas, o período analisado pe bem amplo, vai desde 1918 até 2007. ela pegou fev-maio-ago-nov.

http://ebookbrowse.com/dissertacao-milena-joao-pdf-d145445974

 

o caminho melhor para baixar este trabalho é

 

http://www.ufpel.tche.br/meteorologia/pos-graduacao/dissertacoes/dissertacoes_completas/dissertacao_milena_joao.pdf

Link to comment
Share on other sites

No caso dos climas ideais, se fosse para morar no Brasil escolheria Caxias do Sul. É óbvio que estou levando em consideração que a cidade tenha que ter algumas infra-estruturas também.

 

No mundo, fico com Denver sem pensar.

 

Entre as capitais brasileiras, fico com Curitiba, pois POA é muito quente no verão. Não fosse por isso, ficaria com POA.

 

Brasília é a Capital com o maior conforto térmico. Praticamente não se sente frio e nem muito calor.

 

As regiões com os frios mais interessantes no Brasil são em primeiro lugar as serras de SC/RS, depois o sul do RS (Bagé, Livramento, Pinheiro Machado), depois Mantiqueira.

 

Caco, concordo com tudo. 1º lugar para Caxias do Sul. Se for capital, seria Curitiba também. POA seria super legal, mas o verão de lá e de me dar um "pequeno" pavor.

 

Sobre Brasília, eu também concordo em relação ao conforto térmico. O clima local dispensa o uso de ar condicionado. Mas, além de ter um clima extremamente monótono, imprevisível e sem frio (o que detesto) temos lá o tema da secura do ar.

 

Digo por experiência própria. Além de ter morado na "sauna a céu aberto" de Belém eu também já morei em Brasília.E olha, o ar extremamente seco do inverno local é muito, mas muito desagradável. Tudo fica ressecado ao ponto ótimo de combustão. Surgem problemas respiratórios. As pessoas espalham bacias de água pela casa. Compram "nebulisadores" (que não dão conta do recado). Até a madeira de móveis comprados em outras regiões RACHA por causa da secura do ar. Nenhuma vegetação sobrevive ao inverno, tudo fica seco, amarelado. A poeirado domina a atmosfera. E o Cerrado fica todo amarelado e ressecado, com cara de Caatinga nas piores secas. Não tenho saudades de Brasília. Nem do clima e nem de nada.

Link to comment
Share on other sites

Tenho esperanças de que será o mais frio do ano no Sudeste neste 2012 ! Até porque, superar Junho e Julho

não será muito difícil, hehehe.

 

E lembrem-se: Agosto é o mês da neve ! Nos últimos 2 anos, por exemplo, foi este mês que nos reservou as melhores

surpresas e MPs.

 

Renan, falando em climas locais, pelo último levantamento do Carlos Dias, Juiz de Fora e Jundiaí empataram na parcial do inverno climático : 17º C!

 

Não foi uma beleza???? :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

O que vocês acham do clima aqui dos Campos Gerais? Eu acho beem agradável! Raramente no verão chega aos 30C, chove com certa regularidade, tem frio no inverno... O que vocês acham?

Realmente, é dos mais agradáveis Lucas.

Considerando inverno e verão, é o melhor do Brasil.

 

É verdade. E imagino que deva ser mais ensolarado e menos afetado pela famosa MM de Curitiba...

Link to comment
Share on other sites

Algo que não acreditei quando estive em Brasília, na estação de seca: ao arrancar uma flor do galho, em poucos minutos, ela fica completamente desidratada. Parece aquelas flores ressecadas que conhecemos. É um péssimo clima. Fosse com a temperatura que tem e um pouco mais de umidade, seria o clima ideal.

Link to comment
Share on other sites

Tenho esperanças de que será o mais frio do ano no Sudeste neste 2012 ! Até porque, superar Junho e Julho

não será muito difícil, hehehe.

 

E lembrem-se: Agosto é o mês da neve ! Nos últimos 2 anos, por exemplo, foi este mês que nos reservou as melhores

surpresas e MPs.

 

Renan, falando em climas locais, pelo último levantamento do Carlos Dias, Juiz de Fora e Jundiaí empataram na parcial do inverno climático : 17º C!

 

Não foi uma beleza???? :cray: :cray: :cray:

 

Afff, Melo, nem me fale !

 

Estamos com aproximadamente +1ºC de anomalia no inverno climático. Como aqui as variações mensais são pequenas, esta anomalia

positiva é bem significativa. Destaque para Junho, que teve neste ano a MÍNIMA ABSOLUTA MAIS ALTA DA HISTÓRIA.

 

A Mantiqueira não registrou negativas em Junho, fato inédito desde que acompanho as temperaturas por lá.

Link to comment
Share on other sites

Renan, os turistas vão levar uma lembrança de que não faz frio aqui kkkk

 

com relação estudo feito por

Milena Machado João, que postei aqui, ela fez as seguintes conclusões referentes às temperaturas de 1918 a 2007, tomando por base meses de fev-maio-ago-nov.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

Dissertação apresentada ao Programa de

Pós-Graduação da Faculdade de

Meteorologia da UNIVERSIDADE FEDERAL

DE PELOTAS, como requisito parcial à

obtenção do titulo de Mestre em Ciências

(M.S.).

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Barbosa Diniz

Co- Orientador: Prof. Dr. João Baptista da Silva

PELOTAS

Rio Grande do Sul - Brasil

Fevereiro de 2009

 

5 CONCLUSÕES

A partir das análises feitas neste trabalho, de acordo com os objetivos

propostos, podemos concluir que a temperatura mínima média mensal, durante os

noventa anos de observação, mostra claramente uma tendência linearmente

crescente, em todos os meses analisados, porém nas análises feitas em períodos de

30 anos, fica evidenciado que nos últimos 30 anos a tendência da temperatura

mínima média mensal aponta para valores neutros ou negativos, sendo que os

valores negativos são mais expressivos e abrangentes nos meses de fevereiro e

maio.

Em relação ao comportamento da temperatura máxima média mensal, ao

contrário da temperatura mínima, verifica-se tendências predominantemente

negativas ao longo dos 90 anos, exceto no mês de agosto, onde ocorre tendências

positivas no norte e sul do Estado. Para os últimos 30 anos de observação verificase

predomínio de tendência linear crescente nos meses de agosto e novembro e

predomínio de tendência decrescente nos meses de fevereiro e maio.

As tendências apresentadas no período total (90 anos) não foram

constatadas nos períodos divididos da série (30 anos), o que demonstra a

necessidade de avaliações, considerando períodos mais curtos de tempo, a fim de

captar padrões encobertos por análises de séries de dados mais longas.

A análise harmônica, das temperaturas máximas e mínimas médias

mensais, dos últimos 85 anos, para as estações escolhidas de Iraí, Santana do

Livramento e Pelotas, permite afirmar que o primeiro harmônico é o mais importante,

104

na explicação da variação total dos dados, com máximo (verão) e mínimo (inverno)

bem definidos. Freqüências maiores do que as do primeiro harmônico pouco

contribuem para a variação das temperaturas. Embora a alta representatividade da

onda anual, optou-se por manter duas ondas nos modelos, de modo a atender a

recomendação de alguns autores.

Os modelos propostos pela análise harmônica podem ser considerados

como adequados para representar a variação entre os dados mensais de

temperaturas mínimas e máximas e, também, como um previsor confiável do

comportamento médio destas variáveis.

 

Tirem suas conclusões, tanto os aquecementistas e os resfriamentistas.

O que acho importante nesse estudo, é que a variação ao longo de 90 anos foi muito pequena. Houve influência, com certeza, dos ENSOS, situação solar, etc. Mas, a variação não pode ser levada em conta para determinar um aquecimento ou resfriamento. Eu diria que nesse período estamos quase que neutros. É um período pequeno, considrando a história climática, mas é muito abrangente. Para mim é uma demosntração muito importante e, o que é melhor, sem "achismos", totalmente científica.

Sei que o pessoal não é muito afeito a coisas técnicas e científicas, somente alguns aqui valorizam isso. Mas, é uma contribuição importante.

Link to comment
Share on other sites

Não tenho a menor ideia sobre a incidência de cerração/neblina/nevoeiro em Porto Alegre, mas acho razoável comparar com a incidência deste fenômeno em Florianópolis devido altitude, proximidade com a água e com a Serra, etc. E, por experiência, o número de dias com cerração em Curitiba é MUITO maior que Florianópolis, o que me leva a crer que também o seja com relação a Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Renan, os turistas vão levar uma lembrança de que não faz frio aqui kkkk

 

com relação estudo feito por

Milena Machado João, que postei aqui, ela fez as seguintes conclusões referentes às temperaturas de 1918 a 2007, tomando por base meses de fev-maio-ago-nov.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

Dissertação apresentada ao Programa de

Pós-Graduação da Faculdade de

Meteorologia da UNIVERSIDADE FEDERAL

DE PELOTAS, como requisito parcial à

obtenção do titulo de Mestre em Ciências

(M.S.).

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Barbosa Diniz

Co- Orientador: Prof. Dr. João Baptista da Silva

PELOTAS

Rio Grande do Sul - Brasil

Fevereiro de 2009

 

5 CONCLUSÕES

A partir das análises feitas neste trabalho, de acordo com os objetivos

propostos, podemos concluir que a temperatura mínima média mensal, durante os

noventa anos de observação, mostra claramente uma tendência linearmente

crescente, em todos os meses analisados, porém nas análises feitas em períodos de

30 anos, fica evidenciado que nos últimos 30 anos a tendência da temperatura

mínima média mensal aponta para valores neutros ou negativos, sendo que os

valores negativos são mais expressivos e abrangentes nos meses de fevereiro e

maio.

Em relação ao comportamento da temperatura máxima média mensal, ao

contrário da temperatura mínima, verifica-se tendências predominantemente

negativas ao longo dos 90 anos, exceto no mês de agosto, onde ocorre tendências

positivas no norte e sul do Estado. Para os últimos 30 anos de observação verificase

predomínio de tendência linear crescente nos meses de agosto e novembro e

predomínio de tendência decrescente nos meses de fevereiro e maio.

As tendências apresentadas no período total (90 anos) não foram

constatadas nos períodos divididos da série (30 anos), o que demonstra a

necessidade de avaliações, considerando períodos mais curtos de tempo, a fim de

captar padrões encobertos por análises de séries de dados mais longas.

A análise harmônica, das temperaturas máximas e mínimas médias

mensais, dos últimos 85 anos, para as estações escolhidas de Iraí, Santana do

Livramento e Pelotas, permite afirmar que o primeiro harmônico é o mais importante,

104

na explicação da variação total dos dados, com máximo (verão) e mínimo (inverno)

bem definidos. Freqüências maiores do que as do primeiro harmônico pouco

contribuem para a variação das temperaturas. Embora a alta representatividade da

onda anual, optou-se por manter duas ondas nos modelos, de modo a atender a

recomendação de alguns autores.

Os modelos propostos pela análise harmônica podem ser considerados

como adequados para representar a variação entre os dados mensais de

temperaturas mínimas e máximas e, também, como um previsor confiável do

comportamento médio destas variáveis.

 

Tirem suas conclusões, tanto os aquecementistas e os resfriamentistas.

O que acho importante nesse estudo, é que a variação ao longo de 90 anos foi muito pequena. Houve influência, com certeza, dos ENSOS, situação solar, etc. Mas, a variação não pode ser levada em conta para determinar um aquecimento ou resfriamento. Eu diria que nesse período estamos quase que neutros. É um período pequeno, considrando a história climática, mas é muito abrangente. Para mim é uma demosntração muito importante e, o que é melhor, sem "achismos", totalmente científica.

Sei que o pessoal não é muito afeito a coisas técnicas e científicas, somente alguns aqui valorizam isso. Mas, é uma contribuição importante.

 

Amigo,

Onde consigo um link para ler este trabalho?

Obrigado desde já.

Link to comment
Share on other sites

Renan, os turistas vão levar uma lembrança de que não faz frio aqui kkkk

 

com relação estudo feito por

Milena Machado João, que postei aqui, ela fez as seguintes conclusões referentes às temperaturas de 1918 a 2007, tomando por base meses de fev-maio-ago-nov.

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DAS TEMPERATURAS MÁXIMA E

MÍNIMA MÉDIAS MENSAIS PARA O ESTADO DO

RIO GRANDE DO SUL

Dissertação apresentada ao Programa de

Pós-Graduação da Faculdade de

Meteorologia da UNIVERSIDADE FEDERAL

DE PELOTAS, como requisito parcial à

obtenção do titulo de Mestre em Ciências

(M.S.).

Orientador: Prof. Dr. Gilberto Barbosa Diniz

Co- Orientador: Prof. Dr. João Baptista da Silva

PELOTAS

Rio Grande do Sul - Brasil

Fevereiro de 2009

 

5 CONCLUSÕES

A partir das análises feitas neste trabalho, de acordo com os objetivos

propostos, podemos concluir que a temperatura mínima média mensal, durante os

noventa anos de observação, mostra claramente uma tendência linearmente

crescente, em todos os meses analisados, porém nas análises feitas em períodos de

30 anos, fica evidenciado que nos últimos 30 anos a tendência da temperatura

mínima média mensal aponta para valores neutros ou negativos, sendo que os

valores negativos são mais expressivos e abrangentes nos meses de fevereiro e

maio.

Em relação ao comportamento da temperatura máxima média mensal, ao

contrário da temperatura mínima, verifica-se tendências predominantemente

negativas ao longo dos 90 anos, exceto no mês de agosto, onde ocorre tendências

positivas no norte e sul do Estado. Para os últimos 30 anos de observação verificase

predomínio de tendência linear crescente nos meses de agosto e novembro e

predomínio de tendência decrescente nos meses de fevereiro e maio.

As tendências apresentadas no período total (90 anos) não foram

constatadas nos períodos divididos da série (30 anos), o que demonstra a

necessidade de avaliações, considerando períodos mais curtos de tempo, a fim de

captar padrões encobertos por análises de séries de dados mais longas.

A análise harmônica, das temperaturas máximas e mínimas médias

mensais, dos últimos 85 anos, para as estações escolhidas de Iraí, Santana do

Livramento e Pelotas, permite afirmar que o primeiro harmônico é o mais importante,

104

na explicação da variação total dos dados, com máximo (verão) e mínimo (inverno)

bem definidos. Freqüências maiores do que as do primeiro harmônico pouco

contribuem para a variação das temperaturas. Embora a alta representatividade da

onda anual, optou-se por manter duas ondas nos modelos, de modo a atender a

recomendação de alguns autores.

Os modelos propostos pela análise harmônica podem ser considerados

como adequados para representar a variação entre os dados mensais de

temperaturas mínimas e máximas e, também, como um previsor confiável do

comportamento médio destas variáveis.

 

Tirem suas conclusões, tanto os aquecementistas e os resfriamentistas.

O que acho importante nesse estudo, é que a variação ao longo de 90 anos foi muito pequena. Houve influência, com certeza, dos ENSOS, situação solar, etc. Mas, a variação não pode ser levada em conta para determinar um aquecimento ou resfriamento. Eu diria que nesse período estamos quase que neutros. É um período pequeno, considrando a história climática, mas é muito abrangente. Para mim é uma demosntração muito importante e, o que é melhor, sem "achismos", totalmente científica.

Sei que o pessoal não é muito afeito a coisas técnicas e científicas, somente alguns aqui valorizam isso. Mas, é uma contribuição importante.

 

Eu acredito que o que mais influencia aquecimentos ou resfriamentos globais é a atividade solar e a vulcanica terrestre...

Estou muito enganado? que outros fenomenos internos ou externos poderiam influenciar? muitos fenomenos terrestres estão diretamente relacionados à atividade solar... talvez até mesmo o que desengatilha fenomenos sismicos seja consequencia de fenomenos solares!

Link to comment
Share on other sites

Não tenho a menor ideia sobre a incidência de cerração/neblina/nevoeiro em Porto Alegre, mas acho razoável comparar com a incidência deste fenômeno em Florianópolis devido altitude, proximidade com a água e com a Serra, etc. E, por experiência, o número de dias com cerração em Curitiba é MUITO maior que Florianópolis, o que me leva a crer que também o seja com relação a Porto Alegre.

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/49/Geografia_da_Grande_Porto_Alegre_favorece_incid%C3%AAncia_de_nevoeiro

 

Além dessa matéria, já li um estudo dizendo que Porto Alegre possui, em média, um dia de nevoeiro a cada 9 dias.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa e João, Grandes links lentamente vamos reconstruindo o passado.

Gambo, dê uma confirida no modelo senoidal essa história vai longe.

==================================================================================================

Frost: Atividade solar, manchas solares nada interessante no clima, "teoria baricêntrica" apresenta melhores resultados que teoria. A esperança é a hipótese da influência dos GRC,

 

Atividade vulcânica, sim. Maior forçante do clima da Terra.

 

Atividade solar influenciando terremotos. Ficção científica.

 

==========================================================================================================================

No Tempo Agora disseram que agosto terá temperaturas acima da média em todo sul por conta do El niño, será mesmo? :cray:

Mal aproveitei o inverno e ele está quase se despedindo.

 

Olha Ismar25, no sul.

 

Vejamos as correlações de POA com outros índices para Agosto

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

 

Sensato voltar a pensar na NAO correlacionada com AO e observar se há simetria com a AAO.

 

1948/2011

SOI Aug -0.182 fraca

NINO12 Aug 0.130 fraca

NINO3 Aug 0.105 fraca

NINO4 Aug 0.087 fraca

NINO3.4 Aug 0.109 fraca

NAO Aug 0.261 média

 

Agora para o SUDESTE: Sempre cautela com ENSO onde e quando.

 

Para São Paulo, Agosto vai ser quente por com do Atlântico quente. eventos tardios sempre acontecem...

 

Agora Juiz de Fora (Renan dados de 1941 a 1998 e com algumas lacunas

 

NINO12 Aug 0 -0.069 nula...opa...anticorrelacionada

NINO3 Aug 0 -0.025 nula...opa...anticorrelacionada

NINO4 Aug 0 0.279 epa,.....correlação média

NINO3.4 Aug 0 0.139 fraca

 

Forte indicação que para Juiz de Fora em agosto acontece o mesmo de São Paulo em julho. Niño 4 é um driver.

 

E BEORIZONTE...

 

Essa sim de bem com ENSO....Niño 3.4

 

Perceba, fazer generalizações sobre El Niño é meio caminho para o erro.

 

NINO12 Aug 0.149

NINO3 Aug 0.271

NINO4 Aug 0.273

NINO3.4 Aug 0.312

Link to comment
Share on other sites

Gamboa e João, Grandes links lentamente vamos reconstruindo o passado.

Gambo, dê uma confirida no modelo senoidal essa história vai longe.

==================================================================================================

Frost: Atividade solar, manchas solares nada interessante no clima, "teoria baricêntrica" apresenta melhores resultados que teoria. A esperança é a hipótese da influência dos GRC,

 

Atividade vulcânica, sim. Maior forçante do clima da Terra.

 

Atividade solar influenciando terremotos. Ficção científica.

 

==========================================================================================================================

No Tempo Agora disseram que agosto terá temperaturas acima da média em todo sul por conta do El niño, será mesmo? :cray:

Mal aproveitei o inverno e ele está quase se despedindo.

 

Olha Ismar25, no sul.

 

Amigos,

Como será que posso conseguir as temperaturas do outono/inverno de 1941 em Porto Alegre? Tenho curiosidade neste ano. Foi o ano da "grande enchente de 1941", que Porto Alegre inundada. As histórias desta famosa enchente são contadas pelos meus avós até hoje.

Por favor, se souberem como consigo estas temperaturas, me ajudem. Sempre quis ter. Foi um ano de forte EL NIÑO. Abraços!

 

Vejamos as correlações de POA com outros índices para Agosto

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

 

Sensato voltar a pensar na NAO correlacionada com AO e observar se há simetria com a AAO.

 

1948/2011

SOI Aug -0.182 fraca

NINO12 Aug 0.130 fraca

NINO3 Aug 0.105 fraca

NINO4 Aug 0.087 fraca

NINO3.4 Aug 0.109 fraca

NAO Aug 0.261 média

 

Agora para o SUDESTE: Sempre cautela com ENSO onde e quando.

 

Para São Paulo, Agosto vai ser quente por com do Atlântico quente. eventos tardios sempre acontecem...

 

Agora Juiz de Fora (Renan dados de 1941 a 1998 e com algumas lacunas

 

NINO12 Aug 0 -0.069 nula...opa...anticorrelacionada

NINO3 Aug 0 -0.025 nula...opa...anticorrelacionada

NINO4 Aug 0 0.279 epa,.....correlação média

NINO3.4 Aug 0 0.139 fraca

 

Forte indicação que para Juiz de Fora em agosto acontece o mesmo de São Paulo em julho. Niño 4 é um driver.

 

E BEORIZONTE...

 

Essa sim de bem com ENSO....Niño 3.4

 

Perceba, fazer generalizações sobre El Niño é meio caminho para o erro.

 

NINO12 Aug 0.149

NINO3 Aug 0.271

NINO4 Aug 0.273

NINO3.4 Aug 0.312

Link to comment
Share on other sites

Gamboa e João, Grandes links lentamente vamos reconstruindo o passado.

Gambo, dê uma confirida no modelo senoidal essa história vai longe.

==================================================================================================

Frost: Atividade solar, manchas solares nada interessante no clima, "teoria baricêntrica" apresenta melhores resultados que teoria. A esperança é a hipótese da influência dos GRC,

 

Atividade vulcânica, sim. Maior forçante do clima da Terra.

 

Atividade solar influenciando terremotos. Ficção científica.

 

==========================================================================================================================

No Tempo Agora disseram que agosto terá temperaturas acima da média em todo sul por conta do El niño, será mesmo? :cray:

Mal aproveitei o inverno e ele está quase se despedindo.

 

Olha Ismar25, no sul.

 

Vejamos as correlações de POA com outros índices para Agosto

 

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver.

Porto Alegre CORRELAÇÕES COM NIÑO 1+2, NIÑO3, NIÑO 3,4; NIÑO 4 E SOI

 

Sensato voltar a pensar na NAO correlacionada com AO e observar se há simetria com a AAO.

 

1948/2011

SOI Aug -0.182 fraca

NINO12 Aug 0.130 fraca

NINO3 Aug 0.105 fraca

NINO4 Aug 0.087 fraca

NINO3.4 Aug 0.109 fraca

NAO Aug 0.261 média

 

Agora para o SUDESTE: Sempre cautela com ENSO onde e quando.

 

Para São Paulo, Agosto vai ser quente por com do Atlântico quente. eventos tardios sempre acontecem...

 

Agora Juiz de Fora (Renan dados de 1941 a 1998 e com algumas lacunas

 

NINO12 Aug 0 -0.069 nula...opa...anticorrelacionada

NINO3 Aug 0 -0.025 nula...opa...anticorrelacionada

NINO4 Aug 0 0.279 epa,.....correlação média

NINO3.4 Aug 0 0.139 fraca

 

Forte indicação que para Juiz de Fora em agosto acontece o mesmo de São Paulo em julho. Niño 4 é um driver.

 

E BEORIZONTE...

 

Essa sim de bem com ENSO....Niño 3.4

 

Perceba, fazer generalizações sobre El Niño é meio caminho para o erro.

 

NINO12 Aug 0.149

NINO3 Aug 0.271

NINO4 Aug 0.273

NINO3.4 Aug 0.312

 

Amigos,

Como será que posso conseguir as temperaturas do outono/inverno de 1941 em Porto Alegre? Tenho curiosidade neste ano. Foi o ano da "grande enchente de 1941", que Porto Alegre inundada. As histórias desta famosa enchente são contadas pelos meus avós até hoje.

Por favor, se souberem como consigo estas temperaturas, me ajudem. Sempre quis ter. Foi um ano de forte EL NIÑO. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver

 

Vou buscar para POA, pois fiz um estudo semelhante. Mas para São Joaquim nada de chute, blá, blá, blá.

 

Você que é matemático. Qual a porcentagem de Threshold de La Nina em 1+2 nos meses mais frios de JJA para São Joaquim? Para junho e julho é 100%, para agosto 80%, certo?

 

Portanto, nada de bla, bla, bla de correlação e anticorrelação. Os números dos 5 JJA mais frios estão aí:

 

Junhos mais frios

 

63; 5,8 Neutro 0.3 / -0.88 / -1.105 / -9.6 - Neutralidade indo para Nino moderado (sem informação mas MUITO provável Nina em 1+2 pela MEI mensal)

56; 7,4 Nina -0.6 / -1.70 / -1.507 / 12.3 - Nina plena vindo da Nina recorde *Nina em 1+2

96; 7,4 Neutro -0.1 / 1.10 / 0.012 / 13.9 - Neutralidade vinda de Nina (cool neutral) *Nina em 1+2

74; 7,5 Nina -0.8 / -0.31 / -0.655 / 2.6 - Nina plena vindo de 2a Nina + forte *Nina em 1+2

88; 7,8 Nina -1.2 / 0.74 / -0.703 / -3.9 - Nina moderada indo para Nina forte *Nina em 1+2

 

Julhos mais frios

 

90; 6,4 Neutro 0.3 / 0.27 / 0.650 / 5.5 - Neutralidade (warm neutral) *Nina em 1+2

96; 6,5 Neutro 0.0 / 0.77 / -0.218 / 6.8 - Neutralidade vindo de Nina *Nina em 1+2

00; 6,7 Neutro -0.3 / -0.66 / -0.214 / -3.7 - Neutralidade vinda de Nina e indo p Nina *Nina em 1+2

62; 6,7 Neutro -0.3 / -1.46 / -0.719 / -0.4 - Neutralidade indo p Nina (cool neutral) *Nina em 1+2

55; 7,0 Nina -1.0 / -2.35 / -1.928 / 19.2 - Nina moderado indo p Nina recorde *Nina em 1+2

 

Agostos mais frios

 

84; 7,8 Neutro -0.2 / -0.03 / -0.181 / 2.7 - Neutralidade (cool-neutral) indo p Nina *Nina em 1+2

56; 8,3 Nina -0.8 / -1.16 / -1.139 / 11.0 - Nina plena *Nina em 1+2

92; 8,5 Neutro 0.2 / 1.44 / 0.536 / 1.4 - Neutralidade vinda de Nino forte *Nina em 1+2

03; 8,7 Neutro 0.5 / 0.88 / 0.240 / -1.8 - Neutralidade (warm-neutral) vinda de Nino *Nina em 1+2

87; 9,2 Nino 1.6 / 2.83 / 1.954 / -14.0 - Nino forte

Link to comment
Share on other sites

Pelo amor de Deus, moderem nos "quotes".

 

Não precisa usar o recurso sempre e, quando usar, selecione apenas parte curta e fundamental do ponto a ser comentado. Tem que ter bom senso. Não precisa dar quote para questionar algo óbvio relacionado à mensagem anterior. O quote serve, em essência, para a contraposição de argumento.

Link to comment
Share on other sites

Atribuir anomalias positivas de temperaturas para agosto em POA utilizando os índices das regiões de niños e SOI de forma direta é chute e blá, blá, blá, nada a ver

 

Vou buscar para POA, pois fiz um estudo semelhante. Mas para São Joaquim nada de chute, blá, blá, blá.

 

Você que é matemático.

 

Sou engenheiro. Estou falando de POA, SÃO PAULO, JUIZ DE FORA E BEORIZONTI.

 

EU reli minha mensagem e acho que está clara ( pegar o índice do mes para fazer previsão do mes = forma direta) é chute,

 

Mas é possível eu montar uma correlação cruzada.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

com relação estudo Tirem suas conclusões, tanto os aquecementistas e os resfriamentistas.

.

 

Eu como simples leigo, vou pelo bom senso: - dá para se tirar alguma conclusão sobre

o comportamento climático GLOBAL apenas com base em um estudo isolado feito

exclusivamente para o Estado do Rio Grande do Sul? Se for assim, poder-se-ia dizer não haver

aquecimento com base nesse estudo, mas também exatamente o contrário se esse estudo

tivesse sido feito no Paraná...

Link to comment
Share on other sites

Muito intrigante a baixa fria fechada em altos níveis que os modelos projetam cruzar a região entre o Uruguai e o RS em 168h. Vai ser um evento interessante de acompanhar.

 

Perfeito, Caio ! Também fiquei muito intrigado ao ver esta projeção do ECMWF para a baixa fria. Veja como o frio em altura é bem forte:

 

scaled.php?server=696&filename=baixafria.gif&res=landing

Link to comment
Share on other sites

Não tenho a menor ideia sobre a incidência de cerração/neblina/nevoeiro em Porto Alegre, mas acho razoável comparar com a incidência deste fenômeno em Florianópolis devido altitude, proximidade com a água e com a Serra, etc. E, por experiência, o número de dias com cerração em Curitiba é MUITO maior que Florianópolis, o que me leva a crer que também o seja com relação a Porto Alegre.

 

http://www.metsul.com/blog2012/Home/home/49/Geografia_da_Grande_Porto_Alegre_favorece_incid%C3%AAncia_de_nevoeiro

 

Além dessa matéria, já li um estudo dizendo que Porto Alegre possui, em média, um dia de nevoeiro a cada 9 dias.

Imagino que Floripa tenha menos nevoeiro do que Curitiba e POA em função do menor resfriamento noturno (apesar de ser mais úmida) e do vento mais constante. Fosse uma cidade com águas mais frias e o nevoeiro seria mais comum no verão, por exemplo.

 

Hoje foi um dia quente por aqui. Julho se salvou de ter as médias um pouco estragadas devido ao forte aquecimento. Tive variação de 15,3° a 26,2°. O mais incrível foi a umidade não ter baixado dos 64%. Estive num local hoje onde todo o chão e as paredes estavam molhadas, inclusive com marcas dos sapatos das pessoas que circulavam pelo local.

 

Agora faz 22,9° com 75%. Venta de ESE a 5,0 km/h. O p.o. atingiu desgradáveis 19,1°!!!

 

Abraços úmidos!

Link to comment
Share on other sites

No caso dos climas ideais, se fosse para morar no Brasil escolheria Caxias do Sul. É óbvio que estou levando em consideração que a cidade tenha que ter algumas infra-estruturas também.

 

Pensando na infra-estrutura, também ficaria com Caxias do Sul.

 

 

No mundo, fico com Denver sem pensar.

 

Considerando o verão de lá? No mundo, acho que a mais agradável é San Francisco. Alguém uma vez disse: "o inverno mais frio que já passei, foi um verão em San Francisco."

 

Aqui em São Paulo, o calor está voltando aos poucos também. A máxima já alcançou os 25°C, e agora está custando baixar de 20°C.

Link to comment
Share on other sites

Imagino que Floripa tenha menos nevoeiro do que Curitiba e POA em função do menor resfriamento noturno (apesar de ser mais úmida) e do vento mais constante. Fosse uma cidade com águas mais frias e o nevoeiro seria mais comum no verão, por exemplo.

 

Hoje foi um dia quente por aqui. Julho se salvou de ter as médias um pouco estragadas devido ao forte aquecimento. Tive variação de 15,3° a 26,2°. O mais incrível foi a umidade não ter baixado dos 64%. Estive num local hoje onde todo o chão e as paredes estavam molhadas, inclusive com marcas dos sapatos das pessoas que circulavam pelo local.

 

Agora faz 22,9° com 75%. Venta de ESE a 5,0 km/h. O p.o. atingiu desgradáveis 19,1°!!!

 

Abraços úmidos!

 

 

EM FPOLIS A ÉPOCA MAIS COMUM DE NEVOEIRO, MAIORIA DE ADVECÇÃO, É ENTRE JULHO A SETEMBRO, QUANDO O MAR ESTÁ MAIS FRIO E AS BAÍAS TAMBÉM. MAS NADA COMPARÁVEL AS ÁREAS DE SERRA E VALES DA GRANDE FPOLIS.

Link to comment
Share on other sites

Que eu saoba, o aeroporto do Brasil fechado por mais dias por nevoeiro é o de SJ Pinhais. Pelos dados, fica mais dias fechado do que o Salgado Filho.

 

Nebulosidade (0 – 10)

Período 1961 - 1990

RIO GRANDE DO SUL

 

 

83919

 

Jan. Fev. Mar. Abr. Mai. Jun. Jul. Ago. Set. Out. Nov. Dez.

 

Bom Jesus 6,6 6,6 6,4 5,9 5,9 6,0 5,6 5,9 6,2 6,1 6,1 6,2

Ano - 6,1

 

Porto Alegre 5,3 5,1 5,5 5,1 5,5 5,8 5,7 5,8 6,0 5,6 5,4 5,0

Ano - 5,5

 

Curitiba 7,3 7,3 7,3 6,7 6,1 5,7 6,0 7,6 7,3 7,7 7,4 7,7

Ano - 7,0

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo

 

Porto Alegre:

 

T. média/ONI Nino3.4 do mês estando ele no meio do trimestre/PDO mensal/MEI/SOI/situação do ENSO no ano/Nino 1+2

 

Junhos mais frios

 

1964 11,76 Nina -0,8, -0.32, -1.4, 7.4 Nina indo para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

1990 11,90 Neutro 0,2, 0.44, 0.065, 1.0 Neutralidade plena - Cool Neutral para La Nina (julho) em Nino 1+2

1996 11,99 Neutro -0,1, 1.10, -0.218, 13.9 Nina para Neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1988 12,02 Nina -1.3, -0.02, -1.185, -3.9 Nino para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1971 12,45 Nina -0,8, -1.55, -1.237, 2.6 Nina moderada todo o ano - La Nina em Nino 1+2

 

Julhos mais frios

 

1955 10,91 Nina -1,0, -2.35, -2.039, 19.2 Nina moderada para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1996 11,00 Neutro 0,0, 0.77, -0.402, 13.9 Nina para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1953 11,24 Neutro 0,4 0.74, 0.248, -2.3 Neutralidade plena - Neutralidade em Nino 1+2

2000 11,53 Neutro -0,4, -0.66, -0.141, -3.7 Nina forte para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

1964 11,63 Nina -0,9 -0.51, -1.5, 7.4 Neutralidade para Nina moderada - La Nina em Nino 1+2

 

Agostos mais frios

 

2010 13,20 Nina -1,0, -1.27, -2.017, 18.8 Nino forte para Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1966 13,34 Neutro 0,0, -0.35, -0.095, 4.0 Nino moderado para neutralidade - La Nina em Nino 1+2

1984 13,59 Neutro -0,2, -0.03, -0.086, 2.7 Neutralidade para Nina moderada - Neutralidade

1973 13,84 Nina -1,2, MEI -1.369, El Nino para La Nina forte - La Nina em Nino 1+2

1962 13,88 Neutro -0,3, -0.48, -0.542, 4.6 Neutralidade para Nina fraca -La Nina em Nino 1+2

 

*Corrigido Agosto trocado 1973 ao invés de 1968 que estava errado, mas o valor mensal é o mesmo disponibilizado no site: http://clima.icea.gov.br/clima/index.php .

 

Portanto, La Nina moderada em agosto daquele ano com Nino 1+2 em patamar de La Nina forte:

 

CapturadeTela2012-08-03s133057.png

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, como curiosidade, trago aqui a vocês o resumo de parte do mês de julho na estação online Dona Francisca (não a Joinville Serrana), dos dias 7 até o 31.

 

Esqueçam os dados de precipitação.

 

Julhodia7a31DonaFrancisca.jpg

 

Aposto que a Joinville Serrana deverá apresentar valores de mínima consideravelmente menores que estes.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.