Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Sudeste do Brasil - SP/MG/RJ/ES - Monitoramento 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 289
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Pessoal, estive 3 vezes em Riacho Grande nos últimos meses, e gostei muito do visual no borda da Serra. Tenho foto bem melhores que essas na minha máquina, mas essas do celular já quebram um galho por enquanto:

 

Dá pra ver a Santos do Carlos Dias lá de cima, da encosta da Serra:

 

 

021.jpg

Chegada no local, com a antiga estação Paranapiacaba.

 

022.jpg

Do lado de fora da estação, junto as escadarias que levam a beira do penhasco.

 

023.jpg

Contrafortes da Serra do Mar, com a terra do Neymar lá embaixo!!! :good2:

 

024.jpg

 

025.jpg

 

026.jpg

Vista para o Litoral.

 

027.jpg

 

029.jpg

 

As fotos são do meu celular, então não a qualidade não ficou das melhores! Semana que vem posto as fotos da minha máquina!

Ahh, apesar de ter um mané de camiseta ali, fazia 13C no momento!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Julho em Juiz de Fora (INMET, 930m):

 

Média das Máximas: 22,9ºC

 

Média das Mínimas: 13,5ºC

 

Média Compensada: 17,0ºC (+00,9ºC)

 

Mínima absoluta: 09,0ºC dia 10

 

Máxima Absoluta: 27,6ºC dia 27

 

 

- Início do mês dentro da média, metade fria e final muito quente, determinando um mês com anomalia positiva das temperaturas;

 

- Mais uma vez não tivemos entradas fortes de MPs. A mínima absoluta de 9 graus é a prova disso;

 

- Foi o primeiro mês com uma verdadeira estiagem, com precipitação de apenas 5mm.

Link to comment
Share on other sites

Legal Renan! Achei que apenas o aero daí ficasse no alto, não sabia que o inmet também. O problema é que estação no topo costuma marcar mínimas ruins. Passo isso com o aero de udi e onde eu moro em sp. A mínima ai na sua casa ficou em quanto?

 

Média boa em julho! Máximas e mínimas comportadas, sem grandes extremos.

Em julho tivemos dinâmicas diferentes no triângulo e aí na zona da mata. Pra nós foi tanto junho quanto julho choveram bem, sendo que julho teve a maior acumulação desde 2007.

 

 

Silvio, massa! Sempre quis fazer isso haha. Sempre passo nessa região indo pro litoral e nunca parei. A vista é sensacional mesmo, isso quando o tempo deixa. É o lugar com a maior nebulosidade do país. Fora que é fria também.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Camilo, infelizmente a maior parte das estações do INMET fica em topos. Em Soledade está num topinho baixo, já em

Juiz de Fora fica num topinho alto, hehehe.

 

Eu não estou mais registrando temperaturas aqui em casa...por enquanto ! Entretanto, estes 9 graus se deram com céu claro.

Creio que aqui em casa deve ter ficado nos 7,XºC neste dia.

 

Julho ficou acima da média, mas esperava que fosse ser ainda mais quente. Se Agosto e Setembro conseguirem ser frios, ainda

teremos uma chance de diminuir um pouco o fiasco deste inverno.

Link to comment
Share on other sites

Coletty, já fui muitas vezes no lugar das fotos mas nunca mais fui depois que foi colocado o portão. Antigamente descíamos a pé e voltávamos de ônibus e excursões.

 

Desci uma vez de bicicleta também, e também logo no começo da descida da serra logo após passar a casa de pedras tinha muitas pessoas deitadas em 1986, me lembro deste dia, era um amontoado de pessoas deitadas na via e os carros parados do outro lado, todos olhando para cima a espera do Halley, todo mundo viu mas ao mesmo tempo creio que ninguém viu.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, 4 geadas seguidas em Campos do Jordão nos últimos dias. Agosto vai se mostrando um bom mês nessa primeira quinzena. Por enquanto, a previsão é que o tempo estável siga firme, ou seja, teremos geadas sequenciais na mantiqueira nos próximos dias, para quem quiser curtir o final do inverno. Abs!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, 4 geadas seguidas em Campos do Jordão nos últimos dias. Agosto vai se mostrando um bom mês nessa primeira quinzena. Por enquanto, a previsão é que o tempo estável siga firme, ou seja, teremos geadas sequenciais na mantiqueira nos próximos dias, para quem quiser curtir o final do inverno. Abs!

 

Nada mal 4 geadas seguidas. Ano passado lembra qual foi o máximo de geadas seguidas observadas em algum período de maior frio?

Link to comment
Share on other sites

Luba teve um julho que eu contei 19 geadas no mes, acho que foi julho 10. Ano passado foram acho que 10 geadas seguidas em junho, preciso conferir os dados. abs

 

10 geadas seguidas na mesma latitude do Rio de Janeiro... altitude é tudo!!! :good2:

:cray:

Quando estive em Campos a temperatura não baixou dos 7ºC, e agora que saí é festival de geadas! :cray: :cray: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Viram a intensidade do ASAS que é projetado pelo GFS?

 

Um poderoso centro de alta pressão com 1040mb, ou mais, para os próximos dias ! Vai

fazer frio principalmente no leste do Sudeste. Muito embora não seja um frio forte.

 

 

E São Paulo, esses 1040 não devem deixar as madrugadas mais frias??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Viram a intensidade do ASAS que é projetado pelo GFS?

 

Um poderoso centro de alta pressão com 1040mb, ou mais, para os próximos dias ! Vai

fazer frio principalmente no leste do Sudeste. Muito embora não seja um frio forte.

 

 

E São Paulo, esses 1040 não devem deixar as madrugadas mais frias??

 

Sds.

 

Se chegar a uns 12ºC em SP durante as madrugadas já me dou por feliz!

Link to comment
Share on other sites

Geada nas áreas acima dos 1500m hoje na Mantiqueira. Já na serra fluminense e zona da mata mineira,

a temperatura caiu menos do que o esperado. A MM deu as caras e tivemos um amanhecer normal de

Agosto. Mínima de 13ºC hoje cedo em Juiz de Fora, e agora nublou geral, com chance até de chuva !

Link to comment
Share on other sites

Geada nas áreas acima dos 1500m hoje na Mantiqueira. Já na serra fluminense e zona da mata mineira,

a temperatura caiu menos do que o esperado. A MM deu as caras e tivemos um amanhecer normal de

Agosto. Mínima de 13ºC hoje cedo em Juiz de Fora, e agora nublou geral, com chance até de chuva !

 

Renan, relatórios do Setor cafeeiro, dão conta de que o inverno 2012 foi o mais chuvoso em 4 décadas na região, pegando a zona mata mineira, e principalmente o sul de Minas! :shok:

 

Pergunto pra ti: choveu tanto assim nesse inverno no sul de Minas?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sílvio, a chuva acima da média não se restringiu ao sul de Minas. Veja como todo o centro-sul do estado, além do triângulo

mineiro, também registraram uma estiagem bem fraca este ano. Bom para a agricultura, e melhor ainda porque não houve geadas

significativas nas plantações. O preço do café vai baixar:

 

scaled.php?server=12&filename=chuvainverno2012.png&res=landing

Link to comment
Share on other sites

Sílvio, a chuva acima da média não se restringiu ao sul de Minas. Veja como todo o centro-sul do estado, além do triângulo

mineiro, também registraram uma estiagem bem fraca este ano. Bom para a agricultura, e melhor ainda porque não houve geadas

significativas nas plantações. O preço do café vai baixar:

 

 

Valeu Renan, o mapa está bem esclarecedor!!!

 

A chuva não foi exatamente benéfica para os cafezais, já que nesta época historicamente se concentra a colheita, mas a quase ausência de frio danoso garantiu mais uma ótima colheita para o sul de Minas!!!

A dinâmica pós 2000 vem sendo uma bênção para o café... :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Valeu Renan, o mapa está bem esclarecedor!!!

 

A chuva não foi exatamente benéfica para os cafezais, já que nesta época historicamente se concentra a colheita, mas a quase ausência de frio danoso garantiu mais uma ótima colheita para o sul de Minas!!!

A dinâmica pós 2000 vem sendo uma bênção para o café... :mosking:

 

Sds.

 

Verdade! Se o preço do café já está alto sem as geadas, imagina se estivéssemos na década de 90. :mosking:

É impressionante como o pasto quase não secou este ano. Bom para a pecuária. Já fazia algum tempo que não

tínhamos uma estiagem tão fraca. Neste ano não tivemos nenhum período com mais de 20 dias sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Agosto terminou da seguinte forma em Juiz de Fora:

 

Média Máxima: 22,4C

 

Média Mínima: 13,3C

 

Média Compensada: 16,7C (anomalia de -00,4C)

 

Máxima Absoluta: 26,3C

 

Mínima Absoluta: 10,5C

 

 

- Mês dominado pela ASAS, responsável por trazer um dos meses de Agosto mais estáveis, termicamente falando, que já vi. Não houve

frio intenso, mas também não houve calor. Mês xoxo, porém terminou abaixo da média, algo que não acontecia há 8 anos. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Agosto terminou da seguinte forma em Juiz de Fora:

 

Média Máxima: 22,4C

 

Média Mínima: 13,3C

 

Média Compensada: 16,7C (anomalia de -00,4C)

 

Máxima Absoluta: 26,3C

 

Mínima Absoluta: 10,5C

 

 

- Mês dominado pela ASAS, responsável por trazer um dos meses de Agosto mais estáveis, termicamente falando, que já vi. Não houve

frio intenso, mas também não houve calor. Mês xoxo, porém terminou abaixo da média, algo que não acontecia há 8 anos. :clapping:

 

Esse mesmo ASAS está permitindo algumas mínimas negativas na Serra Catarinense, além do elevado número de geadas por lá, nesse

tórrido 2012...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Chuva moderada aqui na roça (finalmente), depois de uma manhã e tarde em branco neste aspecto. Bom que voltei pra casa de moto sem precisar colocar capa e sem passar por maiores transtornos.

 

Temperatura em leve declínio: 17,2ºC. Vamos ver se amanhã o inverno dá as caras aqui em SP, porque esse ano foi complicado para quem vive na metrópole. Mesmo por aqui não registrei geada digna de nota feito ano passado, só "café pequeno". Só não reclamo porque adorei a estiagem prolongada e o frio vampiro sempre presente nestas bandas, que compensaram o terror que foi junho e parte de julho. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.