Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Internacional - Julho 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

E sua opinião, qual é? Provavelmente isso vai influenciar na temperatura global?

Porque mesmo com baixa atividade solar, continuamos nos mesmos patamares de 1998?

 

Sds.

 

É o que eu me pergunto também. E vejam que nos EUA o último inverno foi conhecido

como "o inverno que não aconteceu"...e em Chicago a anomalia POSITIVA em fevereiro

foi APENAS de 9,8ºC, e em Nova Iorque, de DISCRETOS 5ºC.

É verdade que fevereiro foi glacial na Europa, mas dezembro e janeiro por lá foram

tão nulos em termos de frio quanto nos EUA!

Eu também gostaria de saber o porquê de mesmo com a baixa atividade solar, o

mundo PARECER continuar se aquecendo!

Link to comment
Share on other sites

E sua opinião, qual é? Provavelmente isso vai influenciar na temperatura global?

Porque mesmo com baixa atividade solar, continuamos nos mesmos patamares de 1998?

 

Sds.

 

É o que eu me pergunto também. E vejam que nos EUA o último inverno foi conhecido

como "o inverno que não aconteceu"...e em Chicago a anomalia POSITIVA em fevereiro

foi APENAS de 9,8ºC, e em Nova Iorque, de DISCRETOS 5ºC.

É verdade que fevereiro foi glacial na Europa, mas dezembro e janeiro por lá foram

tão nulos em termos de frio quanto nos EUA!

Eu também gostaria de saber o porquê de mesmo com a baixa atividade solar, o

mundo PARECER continuar se aquecendo!

Até onde eu sei é bem como o Ronaldo mencionou logo acima "EFEITO CHALEIRA", demora um pouco para resfriar, em média de 6 a 8 anos. Em 2008 não tinha atividade solar (sem manchas), ficou por dois anos assim, algo raro de acontecer no pequeno espaço da existência da humanidade. Sendo assim, somando tudo isso começaremos a ter resposta (do resfriamento) daqui a dois anos mais ou menos. Esperar pra ver! Lembrando que o Sol era para estar bombando. Tirando alguns flares, ele esta muito fraco, pode vir muito frio por ai...

Link to comment
Share on other sites

Este mês de Julho vai com quase 3ºC de anomalia negativa e com algumas mínimas bem baixas para esta altura do ano. Destaque para o valor de 5,1ºC no dia 1.

 

Gostei muito do clima de Bragança - região mais fria de Portugal:

 

250px-LocalBraganca.svg.png

 

Dei uma passeada por lá pelo Google Earth. As altitudes variam entre 600 e 700m.

Link to comment
Share on other sites

Sim, a maior parte da cidade tem uma altitude próxima dos 700m, mas com uma colina com uns 830m já mais na periferia.

 

------------------------------------------------------

 

O dia de hoje já foi bem mais quente que os anteriores. Extremos de hoje na estação do IM: 12,8ºC / 32,6ºC

Link to comment
Share on other sites

[quote name="Luciano

ÉAté onde eu sei é bem como o Ronaldo mencionou logo acima "EFEITO CHALEIRA"' date=' demora um pouco para resfriar, em média de 6 a 8 anos. Em 2008 não tinha atividade solar (sem manchas), ficou por dois anos assim, algo raro de acontecer no pequeno espaço da existência da humanidade. Sendo assim, somando tudo isso começaremos a ter resposta (do resfriamento) daqui a dois anos mais ou menos. Esperar pra ver! Lembrando que o Sol era para estar bombando. Tirando alguns flares, ele esta muito fraco, pode vir muito frio por ai...[/quote]

 

 

Tomara! Será ótimo voltarmos aos bons tempos!

Link to comment
Share on other sites

ÉAté onde eu sei é bem como o Ronaldo mencionou logo acima "EFEITO CHALEIRA", demora um pouco para resfriar, em média de 6 a 8 anos. Em 2008 não tinha atividade solar (sem manchas), ficou por dois anos assim, algo raro de acontecer no pequeno espaço da existência da humanidade. Sendo assim, somando tudo isso começaremos a ter resposta (do resfriamento) daqui a dois anos mais ou menos. Esperar pra ver! Lembrando que o Sol era para estar bombando. Tirando alguns flares, ele esta muito fraco, pode vir muito frio por ai...

 

 

Tomara! Será ótimo voltarmos aos bons tempos!

 

Bom se não esfriou nos últimos 160 anos certamente não será nos próximos 6 ou 8, Né.

 

A atividade solar continua a mesma......1640 W/m~^2.

 

Algumas variáveis carecem de maios atenção (vento solar, feedback das nuvens, GRC... isso é a hipótese de Svensmark e/ou variação nas emissões de UV).

 

ou podemos pensar na Íris de Lindzen.

 

 

 

 

 

 

 

Felizmente o planeta continua aquecendo.

Link to comment
Share on other sites

 

Bom se não esfriou nos últimos 160 anos certamente não será nos próximos 6 ou 8, Né.

 

 

Discordo, pois ao longo do século XX houve períodos de resfriamento (ex: 1950 a 1977),

e de aquecimento (ex: 1978 em diante), ao menos como oscilações dentro de uma tendência,

talvez, mais ampla, e de de aquecimento, como você diz.

Não é linear, ou seja, ainda que haja um aumento de 0,13ºC na temperatura média da Terra

a cada década, isso representa uma MÉDIA, ou seja, pode ser que em uma década tenha se

aquecido 0,26ºC e na outra 0º, na outra -0,1º, na seguinte 0,14ºC e assim por diante, de acordo

com os os ciclos mais curtos de atividade solar e outras variáveis naturais ou antropogênicas,

muitas das quais talvez até ainda desconhecidas ou de visualização obscuras por parte da

comunidade científica...enfim, não dá para ser tão simplista.

Link to comment
Share on other sites

 

Bom se não esfriou nos últimos 160 anos certamente não será nos próximos 6 ou 8, Né.

 

 

Discordo, pois ao longo do século XX houve períodos de resfriamento (ex: 1950 a 1977),

e de aquecimento (ex: 1978 em diante), ao menos como oscilações dentro de uma tendência,

talvez, mais ampla, e de de aquecimento, como você diz.

Não é linear, ou seja, ainda que haja um aumento de 0,13ºC na temperatura média da Terra

a cada década, isso representa uma MÉDIA, ou seja, pode ser que em uma década tenha se

aquecido 0,26ºC e na outra 0º, na outra -0,1º, na seguinte 0,14ºC e assim por diante, de acordo

com os os ciclos mais curtos de atividade solar e outras variáveis naturais ou antropogênicas,

muitas das quais talvez até ainda desconhecidas ou de visualização obscuras por parte da

comunidade científica...enfim, não dá para ser tão simplista.

 

Concordo. houve períodos de resfriamento, fato. Mas o que interessa é a média. Não há evidência atual de nenhum resfriamento no máximo uma estabilidade pós 2000/2002. Nesse contexto não vejo nenhum resfriamento nos próximos 8 anos. Tomara que eu esteja errado.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo. houve períodos de resfriamento, fato. Mas o que interessa é a média. Não há evidência atual de nenhum resfriamento no máximo uma estabilidade pós 2000/2002. Nesse contexto não vejo nenhum resfriamento nos próximos 8 anos. Tomara que eu esteja errado.

 

Abraços

 

No que se refere às evidências, concordo que, com base no comportamento climático dos últimos 12 anos,

não vejo nada que venha a indicar estar havendo um esfriamento em curso, ao contrário!

Mas tomara que esfrie.

Abraços igualmente.

Link to comment
Share on other sites

 

Bom se não esfriou nos últimos 160 anos certamente não será nos próximos 6 ou 8, Né.

 

 

Discordo, pois ao longo do século XX houve períodos de resfriamento (ex: 1950 a 1977),

e de aquecimento (ex: 1978 em diante), ao menos como oscilações dentro de uma tendência,

talvez, mais ampla, e de de aquecimento, como você diz.

Não é linear, ou seja, ainda que haja um aumento de 0,13ºC na temperatura média da Terra

a cada década, isso representa uma MÉDIA, ou seja, pode ser que em uma década tenha se

aquecido 0,26ºC e na outra 0º, na outra -0,1º, na seguinte 0,14ºC e assim por diante, de acordo

com os os ciclos mais curtos de atividade solar e outras variáveis naturais ou antropogênicas,

muitas das quais talvez até ainda desconhecidas ou de visualização obscuras por parte da

comunidade científica...enfim, não dá para ser tão simplista.

 

Concordo. houve períodos de resfriamento, fato. Mas o que interessa é a média. Não há evidência atual de nenhum resfriamento no máximo uma estabilidade pós 2000/2002. Nesse contexto não vejo nenhum resfriamento nos próximos 8 anos. Tomara que eu esteja errado.

 

Abraços

Desde finais da década de 40 e até 1976, houve decréscimo da radiação solar e há evidências de que o mundo estava esfriando.

Esse ciclo solar na qual estamos passando (ciclo 24)é muito mais fraco que o anterior (ciclo 23) e o posterior (ciclo 25) tem tudo para se tornar menor ainda que o atual.

Entre 1645 e 1715 (minimo de maunder) houve um esfriamento que a maioria aqui já ouviu falar e que coincidiu com uma diminuição da atividade solar, como você já tá careca de saber a chamada Pequena Idade do Gelo.

Sendo assim e me baseando em matérias que li (Livingston e Penn), vídeos , pesquisadores meteorologistas e na pele mesmo, parece que estamos indo mesmo para isso, infelizmente! Eu adoro o frio, mas para a agricultura seria ruim, sabemos disso.

Tomará que eu esteja repletamente errado, torço pelo frio, mas vamos aguardar, essa é a sua opinião e essa é a minha, fui!

Link to comment
Share on other sites

AFRICA DO SUL:

 

Wintry weather wreaks havoc across country

 

Cape Town - Snow and heavy rain has wreaked havoc across the country, with many cars still stuck in the snow and two people freezing to death.

 

Eyewitness News reported that the bodies of a man and a woman were found on different roads in Mthatha in the Eastern Cape.

 

Three people had also drowned in Port Elizabeth after heavy rainfall caused flooding in the area, SABC radio reported.

 

Meanwhile, Die Burger reported that over 100 motorists were rescued from various mountain passes and highways.

 

Beeld stated that several South Africans in Lesotho were still waiting to be brought back home after finding shelter at a conference centre after their vehicles became stuck in the snow.

 

Officials managed to rescue 41 people from cars on the Butha Buthe pass in Lesotho and brought them back home to SA on Sunday.

 

Several people were treated on the scene for exposure, dehydration and other conditions.

 

“The weather was terrible and one car after another drove into each other or slid from the road,” said Ronel Uys, 38, from Centurion on Sunday.

 

“None of us had luggage with us because most we came on Saturday for the day from the Free State just to come skiing or to look at the snow.”

The Sunday Argus reported that Cape Town was basically cut off from the rest of the country as snow, floods and rock falls blocked all major roads to and from the city.

 

http://www.news24.com/SouthAfrica/News/Wintry-weather-wreaks-havoc-across-country-20120716

Link to comment
Share on other sites

Desde finais da década de 40 e até 1976, houve decréscimo da radiação solar e há evidências de que o mundo estava esfriando.

Esse ciclo solar na qual estamos passando (ciclo 24)é muito mais fraco que o anterior (ciclo 23) e o posterior (ciclo 25) tem tudo para se tornar menor ainda que o atual.

Entre 1645 e 1715 (minimo de maunder) houve um esfriamento que a maioria aqui já ouviu falar e que coincidiu com uma diminuição da atividade solar, como você já tá careca de saber a chamada Pequena Idade do Gelo.

Sendo assim e me baseando em matérias que li (Livingston e Penn), vídeos , pesquisadores meteorologistas e na pele mesmo, parece que estamos indo mesmo para isso, infelizmente! Eu adoro o frio, mas para a agricultura seria ruim, sabemos disso.

Tomará que eu esteja repletamente errado, torço pelo frio, mas vamos aguardar, essa é a sua opinião e essa é a minha, fui!

 

Bom, só falta combinar com o Sol.

 

acho que a chave está no vento solar e GRC.

 

Na proxi de sunspot acho muito improvável.

 

O gráfico abaixo tento mostrar que ciclo 24,23 e 22 estão completamente dissociados da temperatura global medida por satélites.

 

Vermelho; média mensal de ssn (sunspot number)

verde: anomalia da temperatura global.

 

 

ATIVIDADEDOLAR.png

Link to comment
Share on other sites

 

Concordo. houve períodos de resfriamento, fato. Mas o que interessa é a média. Não há evidência atual de nenhum resfriamento no máximo uma estabilidade pós 2000/2002. Nesse contexto não vejo nenhum resfriamento nos próximos 8 anos. Tomara que eu esteja errado.

 

Abraços

 

Entre 1645 e 1715 (minimo de maunder) ....Sendo assim e me baseando em matérias que li (Livingston e Penn)..

Tomará que eu esteja repletamente errado, torço pelo frio, mas vamos aguardar, essa é a sua opinião e essa é a minha, fui!

 

O trabalho de Livingston e Penn. Propõe que através de análises espectroscópicas (complicadas) que as manchas solares poderiam desaparecer por um período prolongado a partir de 2015.

 

E a única citação no trabalho sobre o mínimo de Maunder é: Perceba que não é a conclusão do trabalho é uma citação de referência.

Finalmente a ocorrência prolongados períodos sem mancha solares são importantes para estudos climáticos, desde que o Mínimo de Maunder mostrou ser correspondente com a redução da média da temperatura global da Terra. (4)

 

Referência (4) = P. Foukal, J. Lean, Science 247, 504 (1990).

 

É claro que o trabalho incendiou a comunidade cética "ciclista" com a possibilidade de um resfriamento global.

 

E os dados mostram realmente uma redução do número de manchas solares a partir de 1980.

 

Porém, nenhuma evidência nesse período de resfriamento global.

 

Luciano, desculpe se de alguma forma posso ter sido chato além da conta. Grande contribuição a tua.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Desde finais da década de 40 e até 1976, houve decréscimo da radiação solar e há evidências de que o mundo estava esfriando.

Esse ciclo solar na qual estamos passando (ciclo 24)é muito mais fraco que o anterior (ciclo 23) e o posterior (ciclo 25) tem tudo para se tornar menor ainda que o atual.

Entre 1645 e 1715 (minimo de maunder) houve um esfriamento que a maioria aqui já ouviu falar e que coincidiu com uma diminuição da atividade solar, como você já tá careca de saber a chamada Pequena Idade do Gelo.

Sendo assim e me baseando em matérias que li (Livingston e Penn), vídeos , pesquisadores meteorologistas e na pele mesmo, parece que estamos indo mesmo para isso, infelizmente! Eu adoro o frio, mas para a agricultura seria ruim, sabemos disso.

Tomará que eu esteja repletamente errado, torço pelo frio, mas vamos aguardar, essa é a sua opinião e essa é a minha, fui!

 

Bom, só falta combinar com o Sol.

 

acho que a chave está no vento solar e GRC.

 

Na proxi de sunspot acho muito improvável.

 

O gráfico abaixo tento mostrar que ciclo 24,23 e 22 estão completamente dissociados da temperatura global medida por satélites.

 

Vermelho; média mensal de ssn (sunspot number)

verde: anomalia da temperatura global.

 

 

ATIVIDADEDOLAR.png

Perai, esqueceu de colocar os gráficos dos anos 40 até final dos 70! Assim está parecendo que só quer colocar o que lhe convém (não entenda como provocação).

Mafali, não sou cientista, nem pesquisador, nem meteorologista, apenas sou daqueles que procuro observar a natureza, dados, estatísticas, etc e as pessoas citadas acima para que no final das contas eu tenha o bom censo de levar a verdade como forma de crescimento intelectual. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra, no final das contas a verdade que vence é a que convence. Luiz Carlos Baldicero Molion (PhD em meteorologia) disse que teremos nos próximos 20/24 anos um resfriamento global, graças a diminuição da atividade solar, já seus dados na qual você defende dizem ao contrário, que o planeta não está arrefecendo. Para o bem da agricultura torço para que você esteja com certo e Molion esteja errado. Só precisamos combinar isso com ele.

Link to comment
Share on other sites

Perai, esqueceu de colocar os gráficos dos anos 40 até final dos 70! Assim está parecendo que só quer colocar o que lhe convém (não entenda como provocação).

Mafili, não sou cientista, nem pesquisador, nem meteorologista, apenas sou daqueles que procuro observar a natureza, dados, estatísticas, etc e as pessoas citadas acima para que no final das contas eu tenha o bom censo de levar a verdade como forma de crescimento intelectual. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra, no final das contas a verdade que vence é a que convence. Luiz Carlos Baldicero Molion (PhD em meteorologia) disse que teremos nos próximos 20/24 anos um resfriamento global, graças a diminuição da atividade solar, já seus dados na qual você defende dizem ao contrário, que o planeta não está arrefecendo. Para o bem da agricultura torço para que você esteja com certo e Molion esteja errado. Só precisamos combinar isso com ele.

 

Não foi por conveniência. A explicação é simples no gráfico anterior eu utilizei as temperaturas globais da UAH satélites por eu achar mais confiáveis. Como essas medidas tiveram início nos fins de 1979 não era possível geral o gráfico no período em questão.

 

EU não vejo (pode até existir) correlação entre a atividade solar expressa na próxy de mancha solar com a temperatura global ao menos após a segunda metade do século XX.

 

SE o grande Molion vê isso. Amém?

 

o gráfico da temperatura global (NASA/GISSTEMP ) x SSN (sunspot number) está abaixo.

 

Também não vejo grandes novidades . TEM TODOS OS SABORES....temperatura em queda com máximo solar e vice-versa e demais variações sobre o mesmo tema.

 

Destaco que poucas pessoas pensam como eu e uns gatos pingados nessa questão.

 

A INFLUÊNCIA SOLAR ESTÁ SENDO ESTUDADA NO CERN: EM UM EXPERIMENTO CHAMADO "CLOUD EXPERIMENT".

 

Mas ai é outra história...

 

Abraços

 

SOLAR1940.png

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta tua análise, Mafili. Acho que temos que levar em conta. Quanto ao fato de ser uma opinião isolada, cientificamente, nada tem a dizer.Pois, Newton esteve muitas vezes isolado em suas posições, e estava certo.

No entanto, postei uma entrevista do Professor - PROFESSOR JOSÉ CARLOS PARENTE DE OLIVEIRA *, lá em mudanças climáticas. Friso o que ele respondeu em uma das perguntas:

 

Qual a razão? Há um viés político por trás disso?

 

Penso que a atividade cientifica não está desvinculada da política. São as nações e sua sociedade que definem o ramo da ciência a ser financiado por elas. Entendo que a atitude do IPCC é para favorecer cientistas, pesquisadores que defendem a tese hipotética de que o homem é culpado pelo pequeno aquecimento do planeta, que cessou em 1998 e que foi menor do que o anunciado. Os satélites que medem o clima da terra desde 1978 indicam que, de 1998 para cá, estamos vivendo um período de diminuição da temperatura. Só para que se tenha uma ideia de que esse dado de redução da temperatura é levado a sério, o grupo de pesquisas da Nasa que lida com lançamento de satélites está programando para 2021-2022 o envio de uma nave que deixará o sistema solar. Ora, a atividade solar é muito importante e é um impedimento para que uma nave como essa saia do sistema solar. Por que eles programam esse lançamento para 2021-2022? Resposta: porque será o ano em que o sol terá a menor atividade. E a atividade solar é muito bem relacionada com a temperatura da terra, via efeito indireto de formação de nuvens baixas. Essa correlação de nuvens baixas, atividade solar e temperatura da terra está muito bem documentada na literatura científica.

Link to comment
Share on other sites

pode ser que a atividade solar, manchas solares, principalmente, não influenciem de forma consistente. Mas as radiações solares estão muito relacionadas à formação de nuvens(estou errado???). Logo, há uma relação. O que não impede se conteste com dados científicos. Afinal, o próprio Resfriamento Global já era anunciado nos anos 70. Agora, o AG é que ganhou força, não levo em conta os financiamentos de cientistas que o afirmam, levemos em conta que seja algo "científico". Ora, a contestação comprovada faz caírem por terra tudo o que é falso. É que nem as crenças do apocalipse que estão ganhando enorme dimensão hoje: pessoas convertendo-se ás religiões diversas. isto já aconteceu no passado. Mas, o que não tem sustentação científica, cai por terra. O que é fantasia, o tempo se encarrega de apagar...ficarão meia dúzia de gatos pingados que não terão fundamento para suas teses. Claro, forçando um pouco a barra: religião e ciência sempre se bicaram... :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Interessante esta tua análise, Mafili. Acho que temos que levar em conta. Quanto ao fato de ser uma opinião isolada.... - PROFESSOR JOSÉ CARLOS PARENTE DE OLIVEIRA *, Os satélites que medem o clima da terra desde 1978 indicam que, de 1998 para cá, estamos vivendo um período de diminuição da temperatura. Só para que se tenha uma ideia de que esse dado de redução da temperatura é levado a sério, o grupo de pesquisas da Nasa que lida com lançamento de satélites está programando para 2021-2022 o envio de uma nave que deixará o sistema solar. Ora, a atividade solar é muito importante e é um impedimento para que uma nave como essa saia do sistema solar. Por que eles programam esse lançamento para 2021-2022? Resposta: porque será o ano em que o sol terá a menor atividade. E a atividade solar é muito bem relacionada com a temperatura da terra, via efeito indireto de formação de nuvens baixas. Essa correlação de nuvens baixas, atividade solar e temperatura da terra está muito bem documentada na literatura científica.

 

Nossa Gamboa, As tuas respostas acima necessitam de alguns esclarecimentos tentando misturar as duas.

 

A hipótese de Svensmark é a seguinte. GRC (galatic rays cosmics) essencialmente prótons com altíssimas velocidades e por consequência altas energias oriundos do espaço exterior ao sistema solar. bombardeiam a atmosfera da Terra. Nessas colisões núcleos ativos são formados nos aerosóis suspensos na atmosfera. Esse núcleos são o suporte para a condensação de vapor d'água e consequentemente formação de nuvens.

 

Essa é a proposta que vem sendo estuda no CERN que você pode acompanhar no link lá em baixo.

 

a- Aqui existe um problema sério; criar nuvens em laboratório é muito complicado.

 

b- Outra hipótese dos aquecimentistas deve ser derrubada aquela que diz nuvens baixas apresentam positivo feedback. (nuvens baixas aquecem segundo a hipótese do aquecimento global temos evidências que estão errados para variar...mas essa é outra discussão.

 

Onde entra a atividade solar?

 

A atividade solar aqui se refere ao vento solar (que são essencialmente prótons com velocidades muito inferiores aos GRC).

 

A idéia central é que quanto mais intenso é vento solar maior a probabilidade de choque com os GRC dessa forma inibindo a formação de nuvens e aquecendo o planeta.

 

Aqui outro problema a intensidade dos ventos solares não se correlacionam muito bem com as manchas solares. Novamente o período de observação é curto temos apenas os satélites SOHO e gêmeos STEREO.

 

Além é claro que não temos observatórios fora do sistema solar para medir se há e quantificar os GRC no espaço interestelar de nossa vizinhança.

 

Os resultados do CERN até o momento são animadores, porém não tão simples como se pensava no início. (é necessário amônia na atmosfera ácido sulfúrico esse sim esperado ser necessário).

 

Então, não verdadeiro a afirmação que é amplamente documentada a influência de GRC/vento solar no clima da Terra. Tem-se trabalhado muito nesse sentido. Mas longe de uma afirmação absoluta.

 

Quanto a nave espacial: Não tenho conhecimento desse adiamento. Mas é sabido que o vento solar obriga a correção das órbitas de todos os satélites em órbita da Terra. É natural corrigir órbitas por esse motivo.

 

Continuando A Voyager 1 foi lançada em 1977 e somente agora atingiu a fronteira final (do sistema solar) se não errei nas contas:

 

34 anos, 10 meses e 18 dias contando com hoje e os anos bissextos. Se fosse esperar os ventos solares acalmarem....bom, mas se o professor disse deve ter suas razões.

 

No vídeo abaixo da NASA (mesmo para aqueles não se dão bem com inglês) o gráfico de GRC (aproximadamente 2:05) é ilustrativo do fim da heliosfera e a proteção do vento solar.

 

O último informativo da NASA diz que ela esta a fantásticos 17,859,000,000 km do Sol.

 

Com a incrível velocidade de 17 km/s relativa ao Sol.

 

Aqui dou razão aos amigos que colocam algum atraso entre o clima do planeta e a atividade solar imagina o tempo gasto para encher uma bexiga desse tamanho,

 

A imagem abaixo do vídeo é uma ilustração da zona de proteção do vento solar.

 

O último gráfico mostra que não há nenhuma tendência de resfriamento na temperatura global pós 1998 até 2012. Pode-se com boa vontade argumentar uma tendência plana mas eu vejo ainda um ligeiro aquecimento (Aqui eu discordo do professor, acho uma "maldade" querer iniciar medidas tendo como referência 1998 um dos anos mais quentes do século XX)

 

Abraços não simples como parece as coisas.

 

EFnJzyxd78o

 

voyager-640.jpg

 

1998-2012.png

 

http://public.web.cern.ch/public/en/research/CLOUD-en.html

Link to comment
Share on other sites

Parei no: "SE o grande Molion vê isso. Amém?", achei um ato de covardia, debochar de alguém quando o cara não está aqui para se defender!

 

Desculpa, eu ia até mais além no debate, mas assim tô fora! Sem ressentimento, revoltas, mágoas, etc. Eu tinha matérias, links, gráficos para postar discordando de seus gráficos e etc, os que você colocou não me convenceram, paciência.

Link to comment
Share on other sites

Parei no: "SE o grande Molion vê isso. Amém?", achei um ato de covardia, debochar de alguém quando o cara não está aqui para se defender!

 

Desculpa, eu ia até mais além no debate, mas assim tô fora! Sem ressentimento, revoltas, mágoas, etc. Eu tinha matérias, links, gráficos para postar discordando de seus gráficos e etc, os que você colocou não me convenceram, paciência.

 

Ué, Estou cansado de ver algumas suposições ditas pelo Grande Molion serem levadas como verdades.

 

Conheço a ladainha. Eu afirmo que não há nenhuma tendência de resfriamento global. Eu disse global no critério que hoje é entendido.

 

A ladainha: Ô o Mafili ofendeu o Molion. Que ofensa????

 

Eu não ofendi ninguém.

 

Talvez o planeta aqueça, talvez ele esfrie, sei lá..

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Virxe. meu ouvido desacostumou com o inglês.

evidentemente, partículas vindo do espaço causam uma série de fenômenos. Pelo parco conhecimento que tenho as nuvens se originam do calor causado pelo sol vindo do sol. Pode ser um conceito básico escolar, mas ainda o tenho em algum canto do cérebro. Esta troca de energia em camadas mais altas e mais frias causam as precipitações.

Agora, os estudos que citaste, Mafili, são mais detalhados e profundos. Minha já longíqua aula de geografia e física se perdeu em algum canto do cérebro.

Quanto ao AG e RG, creio que há mais fatores os influenciando, vão desde os mares, sol e geologia(???), movimento das placas tectônicas, vulcões, etc.

Não é assunto simples. Fosse simples e teríamos a bola de cristal.

Mas, grato pelas explanações. Aprendo a cada segundo.

Link to comment
Share on other sites

Virxe. meu ouvido desacostumou com o inglês.

 

Normal, Paulo. Isso de forma alguma é "impeditivo auditivo perempentório" (by Odorico Paraguaçu)

 

Qua Jun 27, 2012 6:51 pm

Gamboa, na tese que vc mostrou. Excelente trabalho. Muitos gráficos e imagens para alimentar meu banco de dados.

Uma informação que eu desconhecia de forma explicita. Um núcleo efetivo em 0,1 bilhões de núcleos.

 

Então arredondando de forma grosseira a atual situação. Eu digo grosseira, pois não há uma maneira efetiva de monitorar nuvens 24h full time em escala global.

 

Nesse arredondamento acontece o seguinte:

 

58% da superfície coberta por nuvens.

 

se 57% o planeta aquece.

 

se 59% o planeta esfria.

 

A chave para a temperatura global tem nome NUVENS.

 

NUVENS ALTAS ESQUENTAM

 

NUVENS BAIXAS ESFRIAM.

 

É FANTÁSTICO COMO AO LONGO DE 4.650.000.000 ANOS A TEMPERATURA MÉDIA DESSA LINDA BOLA AZUL

 

VARIOU DE 8ºC NO MÍNIMO A 24ºC NO MÁXIMO.

 

NA MÉDIA SIMPLES UNS 16ºC DE MÉDIA.

 

COMO ESTAMOS COM 14,5ºC

 

O PLANETA VAI BEM 1,5ºC ABAIXO DA MÉDIA.

 

Mas tem as pessoas que querem era glacial full time.

 

O que eu posso fazer????

 

Existe uma brincadeira com os australianos, que se sentem europeus, que é encaixar a Austrália no hemisfério norte. (precisamente entre a Europa e América)

 

Considerando que os argentinos (modo genérico) tem a mesma reivindicação.

 

Que os Uruguaios tem a mesma reivindicação.

 

Antes que alguém tente adicionar mais um item:

 

NÃO CABE.

 

Abração cumpadi.

 

---------------------------------------

Michel, grato pela compreensão. Sobrando tempo vamos manipular os dados para mostrar resfriamento.( é possível, aí todos gostam...mas não é verdade)

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

E DÁ-LHE FRIO NA INGLATERRA! A LINHA DE 2°C PASSARÁ POR LONDRES1 TAMBÉM COM FRIO, P/ÉPOCA, EM PARTE DA EUROPA OCIDENTAL....

 

Daqui a pouco será mais provável ver neve no verão Europeu do que no inverno sul-brasileiro...legal saber que fará esse frio

fora de época por lá, mas esse inverno tem sido lamentável em termos de neve (pois de frio o RS até que está bem servido)...

para mim que desde criança curto a neve, a situação pós 2000 é absolutamente desanimadora...

Link to comment
Share on other sites

E sua opinião, qual é? Provavelmente isso vai influenciar na temperatura global?

Porque mesmo com baixa atividade solar, continuamos nos mesmos patamares de 1998?

 

Sds.

 

É o que eu me pergunto também. E vejam que nos EUA o último inverno foi conhecido

como "o inverno que não aconteceu"...e em Chicago a anomalia POSITIVA em fevereiro

foi APENAS de 9,8ºC, e em Nova Iorque, de DISCRETOS 5ºC.

É verdade que fevereiro foi glacial na Europa, mas dezembro e janeiro por lá foram

tão nulos em termos de frio quanto nos EUA!

Eu também gostaria de saber o porquê de mesmo com a baixa atividade solar, o

mundo PARECER continuar se aquecendo!

 

 

No Noroeste/ Centro-Oeste Americano até que fez frio no inverno climático. Em Denver parece que ficou abaixo da média em Dezembro e Fevereiro e acima da média em Janeiro. Em Seattle teve uma das maiores nevadas em anos.

 

Isso mostra como o verão/inverno não necessariamente se comporta uniformemente nas latitudes semelhantes, mas a longitude também conta. Nos últimos anos nos acustumámos a ver fotos de invernos rigorosos na Africa do Sul e na Australia, com neves recentes e nada aqui no Brasil. Com excessão de 2010,que foi mais localizada, a última neve mais abrangente e generalizada no Brasil foi em set/2002,embora este ano tenha sido um horror em termos de frio.

Link to comment
Share on other sites

No Noroeste/ Centro-Oeste Americano até que fez frio no inverno climático. Em Denver parece que ficou abaixo da média em Dezembro e Fevereiro e acima da média em Janeiro. Em Seattle teve uma das maiores nevadas em anos.

 

Isso mostra como o verão/inverno não necessariamente se comporta uniformemente nas latitudes semelhantes, mas a longitude também conta. .

 

Casos bem isolados. Na maior parte do território norte americano, o inverno foi completamente

anômalo, Chicago teve anomalia positiva de 9,8ºC em fevereiro, e em Nova Iorque neste mesmo mês, passou

de 5ºC a anomalia positiva. Dois exemplos isolados, claro, mas bastate significativos.

Link to comment
Share on other sites

Calor diminui um pouco no Meio-oeste americano, e no resto do país retornam as médias normais!!!

 

 

N America: High Temp (24 hr)

 

8-11.jpg

8-10.gif

 

 

Phoenix já amanhece no inferno( :heat: ), e Edmonton no Canadá tem frio em pleno verão...

 

 

N America: Low Temp (24 hr)

 

9-5.jpg

 

 

 

Sensacional esse calor absurdo em Dallas, cidade na qual já peguei uma nevasca de atrasar meu voô no aeroporto!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.