Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

MARCOSMET.png

 

Bem , a previsão para POA segundo este mapa é de 17ºC / 31ºC...o Inmet variou hoje entre 18,6 / 30,3. Fazendo a previsão colocando os extremos da cidade, naturalmente o grau de erro será quase ZERO.

 

Mesma coisa seria falar que SP vai variar entre 09,0 / 28,0.........Dai em Congonhas fez 15/25....mas no Marsilaq a 50km da Praça da Sé bateu 09,0 e na no leste de SP numa estação do CGE deu 28,0......Entao acertaram...

 

A previsão tem que ser num ponto de referencia...ora bolas...Olha a previsão p/ o Rio de Janeiro é de 16 de minima...dai perguntam...onde? Respondem - No Alto da Boa Vista......Ah mas no St Dumont deu 20,0...

 

Carlos e demais,

 

Acredito que a Metsul pode utilizar o método que ela achar melhor para passar a previsão para Porto Alegre. Eu, como morador e consumidor desta previsão me sinto plenamente atendido pela forma como é divulgada. Tu tens a previsão para diferentes regiões da cidade, razoavelmente distribuídas (não dá pra fazer previsão pra cada bairro!).

 

Com relação ao erro, ou não, novamente: como cada região tem a sua previsão específica, basta verificar por ali.

 

Aliás, que outra empresa faz uma previsão tão boa e ainda por cima explicativa? Além disso, ainda divulga a temperatura no momento que quiser ver, expondo-se desta maneira ao erro ou acerto da sua previsão. Essa discussão ou crítica não tem muito sentido, na minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Junho 2012:

 

Porto Alegre RS (Conv-Inmet): (+00,4) 14,7 (10,7 / 21,2 / 00,9 / 30,6) - 31,9 mm

Bagé RS (Conv-Inmet): (00,0) 12,3 (09,1 / 17,7 / -01,7 / 27,8) - 117,3 mm

 

Florianópolis SC: (+00,7) 17,4 (13,7/ 21,6 / 06,8/ 29,9) - 133,6 mm

Chapecó SC: (+00,4) 14,3 (10,9 / 19,7 / 00,0 / 26,8) - 101,6 mm

 

Curitiba PR: (+02,1) 14,3 (11,3 / 18,0 / 06,6 / 24,5) - 147,2 mm

Londrina PR: (+01,2) 17,3 (13,4 / 22,9 / 07,8 / 28,2) - 284,6 mm

 

São Paulo SP: (+01,0) 17,5 (14,5 / 21,7 / 11,6 / 27,6) - 219,0 mm

Campinas SP: (+00,4) 17,7 (13,5 / 23,2 / 11,3 / 28,4) - 165,5 mm

 

Belo Horizonte MG (Conv-Inmet); (+02,1) 20,6 (16,8 / 25,7 / 13,8 / 29,0) - 19,5 mm

 

Campo Grande MS: (+01,1) 20,2 (15,7 / 26,0 / 07,7 / 30,3) - 244,4 mm

Link to comment
Share on other sites

Médias do Wunderground para minha estação em Junho (comparativo entre 2011 x 2012)

 

Média Junho 2011: 14,7ºC

Média Junho 2012: 17,3ºC

 

2,6ºC de diferença.

 

Máxima absoluta Junho 2011: 25,8ºC

Máxima absoluta Junho 2012: 28,9ºC

 

3,1ºC de diferença

 

Mínima absoluta Junho 2011: 2,7ºC

Mínima absoluta Junho 2012: 10,8ºC

 

8,1ºC de diferença

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

 

Tem todo o direito de reclamar, Diegão ! Agora é a minha vez de chorar:

 

Juiz de Fora/MG, dados de Junho/12 no INMET:

 

Média das máximas: 22,5ºC

 

Média das mínimas: 14,9ºC

 

Média Compensada: 17,6ºC (anomalia positiva de +01,2ºC)

 

Mínima Absoluta: 12,5ºC ! :onthequiet: :mosking: :negative: :negative:

Esta mínima absoluta registrada no mês passado foi, simplesmente, a mais alta já observada no mês de Junho em TODA A HISTÓRIA

CLIMATOLÓGICA DA CIDADE.

 

-A mínima absoluta de Junho/12 foi mais elevada que a média das mínimas do ano passado, que foi de 12,4ºC;

 

- Este Junho foi o mais chuvoso desde 1983;

 

- Terminou entre os 8 meses de Junho mais quentes já registrados.

 

:hysteric: :cray:

 

PRONTO, TERMINEI DE CHORAR. QUE VENHA JULHO !

Link to comment
Share on other sites

Como vocês choram!! Parece aquele cara de POA com a MM!! :mosking:

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

Não, hehehehehe!! :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

 

A única vantagem é que o Vale do Itajaí ainda tem mínimas razoáveis sob a alta subtropical. Fosse a drenagem de calor do centro do continente e estaria ainda mais quente aí do que aqui!!

 

O calor aqui está com força total!!! Hoje tive mínima de 18,3°. Agora já faz 28,8° com 51%!! Posso passar dos 30,1° de ontem! Com o vento norte, a estação do Moinhos de Vento, estando em topo, é a mais quente da cidade: 29,7° agora!!

 

Aqui venta de NO a 6,3 km/h.

 

Abraços do verão!

Link to comment
Share on other sites

Carlos e demais,.... Eu, como morador e consumidor desta previsão me sinto plenamente atendido pela forma como é divulgada.... Essa discussão ou crítica não tem muito sentido, na minha opinião.

 

Torales e demais,

 

Cadê a previsão estendida bairro a bairro?????....(como não sou consumidor dessa previsão talvez eu não tenha obtido o link adequado ou o que é muito provável eu não sei qual a previsão ler).

 

Tipo assim, 03/07 lomba do pinheiro x/y ...04/07 lomba do pinheiro x'/y'....05/07 lomba do pinheiro x"/y"...etc.

 

Aqui eu entendo o Carlos. Se discutir previsão não faz sentido....

 

Eu vejo isso no site da prefeitura,

 

Estou vendo uma previsão para o dia 02/07/2012 às 10:17 (suponho que as mínimas já ocorreram).

 

02/07/2012 - 10:17

Segunda: O sol predomina en todo Porto Alegre no decorrer do dia, apesar da presença de algumas nuvens no céu. O vento sopra do quadrante Norte com algumas rajadas. A massa de ar quente e seco além de garantir o tempo firme mantém a temperatura acima da média. As mínimas na madrugada oscilam entre 14°C e 16°C e as máximas à tarde entre 29°C e 31°C....(Meteorologista Luiz Fernando Nachtigall / MetSul Meteorologia)

 

PREVISO0207.png

Link to comment
Share on other sites

Médias do Wunderground para minha estação em Junho (comparativo entre 2011 x 2012)

 

Média Junho 2011: 14,7ºC

Média Junho 2012: 17,3ºC

 

2,6ºC de diferença.

 

Máxima absoluta Junho 2011: 25,8ºC

Máxima absoluta Junho 2012: 28,9ºC

 

3,1ºC de diferença

 

Mínima absoluta Junho 2011: 2,7ºC

Mínima absoluta Junho 2012: 10,8ºC

 

8,1ºC de diferença

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

 

 

Enorme a diferença na mínima absoluta hein!

Link to comment
Share on other sites

Junho 2012:

 

Porto Alegre RS (Conv-Inmet): (+00,4) 14,7 (10,7 / 21,2 / 00,9 / 30,6) - 31,9 mm

Bagé RS (Conv-Inmet): (00,0) 12,3 (09,1 / 17,7 / -01,7 / 27,8) - 117,3 mm

 

Florianópolis SC: (+00,7) 17,4 (13,7/ 21,6 / 06,8/ 29,9) - 133,6 mm

Chapecó SC: (+00,4) 14,3 (10,9 / 19,7 / 00,0 / 26,8) - 101,6 mm

 

Curitiba PR: (+02,1) 14,3 (11,3 / 18,0 / 06,6 / 24,5) - 147,2 mm

Londrina PR: (+01,2) 17,3 (13,4 / 22,9 / 07,8 / 28,2) - 284,6 mm

 

São Paulo SP: (+01,0) 17,5 (14,5 / 21,7 / 11,6 / 27,6) - 219,0 mm

Campinas SP: (+00,4) 17,7 (13,5 / 23,2 / 11,3 / 28,4) - 165,5 mm

 

Belo Horizonte MG (Conv-Inmet); (+02,1) 20,6 (16,8 / 25,7 / 13,8 / 29,0) - 19,5 mm

 

Campo Grande MS: (+01,1) 20,2 (15,7 / 26,0 / 07,7 / 30,3) - 244,4 mm

 

Carlos, Nós podemos torturar os números até eles confessarem. Mas raramente eles mentem.

 

CURITIBA MANTÉM COM FOLGA O TÍTULO CAPITAL MAIS FRIA DO BRASIL.

Link to comment
Share on other sites

 

A única vantagem é que o Vale do Itajaí ainda tem mínimas razoáveis sob a alta subtropical. Fosse a drenagem de calor do centro do continente e estaria ainda mais quente aí do que aqui!!

 

Abraços do verão!

 

Isso é verdade, Marcos. Hoje mesmo a mínima foi de 13ºC aqui, e em Itapoá chegou a 10ºC.

 

Agora, 28ºC.

Link to comment
Share on other sites

Os últimos 3 ou 4 dias de calor no Sul foram, sozinhos, responsáveis por colocar as anomalias de POA, Floripa e Chapecó em patamares positivos, e de zerar em Bagé. Aí está o "estrago" que eu falava da média de junho. Agora está consumado.

 

Por aqui um dia muito quente para julho! Pior: com vento!! Tenho terríveis 30,3° com 48% e vento NO a 24,0 km/h!! Posso bater meu recorde de calor em todos os meus registros para julho, que é 31,1°!

Link to comment
Share on other sites

Toda a cidade em 30°:

 

Sertório: 31,8°

Menino Deus: 31,1°

Aeroporto: 31°

Chácara das Pedras (aqui): 30,6° e 47%

Belém Novo: 30,3°

Lomba do Pinheiro: 30,3°

Jardim Botânico (INMET; 14 h): 30,2°

Moinhos de Vento: 30,1°

Azenha (RBS): 29,5° (topo de edifício, seguramente em 30° em superfície)

 

São Leopoldo (Cristo Rei): 31,2°

Base Aérea de Canoas: 31°

 

O INMET já deve estar em 31°, ou quase isso.

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas do GFS têm enfraquecido o frio do próximo findi e também o do EBAZ. Aquela impressão de mudança na dinâmica parece ter desaparecido, principalmente na 12Z de hoje. O frio do Final de semana que vem, que começaria na sexta feira e teria neve na serra agora vai ocorrer no domingo sem qualquer chance de neve. E o frio do EBAZ vai embora todo para o oceano, barrado pela MURALHA BRASIL TROPICAL!! :negative: Cheiro de 2005 no ar...ARRRGH!!!!!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

As últimas rodadas do GFS têm enfraquecido o frio do próximo findi e também o do EBAZ. Aquela impressão de mudança na dinâmica parece ter desaparecido, principalmente na 12Z de hoje. O frio do Final de semana que vem, que começaria na sexta feira e teria neve na serra agora vai ocorrer no domingo sem qualquer chance de neve. E o frio do EBAZ vai embora todo para o oceano, barrado pela MURALHA BRASIL TROPICAL!! :negative: Cheiro de 2005 no ar...ARRRGH!!!!!!! :cray:

 

Vai ser o padrão 2009 amigo... :clapping:

 

Que venha uma primavera tórrida e chuvosa!!

 

:D

Link to comment
Share on other sites

Mafili,

 

Entendi agora o que tu quis dizer. O que você está reclamando é que a Metsul não faz previsão estendida para as regiões da cidade. Isso só quem pode responder é o Alexandre, mas pra mim é tranquilo o que eles apresentam ali. Se você vai no texto, tem a previsão com mais informações até sexta-feira. Acho isso bastante suficiente e superior ao que é encontrado na internet em qualquer outra empresa. Sem contar que ainda disponibiliza on-line a temperatura dessas estações.

Link to comment
Share on other sites

Europeu 12Z também enterra a neve do próximo final de semana, piorando muito a expectativa de frio. Mais uma onda de frio que se evapora, sinal amarelo para o padrão 2005?

 

O Uruguai vai ter uma semana bastante fria, ainda que o potencial maior de frio fique no centro-sul da Argentina. Para POA, frio comum de inverno, nenhuma onda de ar frio significativa. Ainda pode ser que até o encontro o frio seja "devolvido". Mas, nesse momento, não aposto em nada. Será um desperdício polar em pleno "core" do inverno. De 5 a 15 de julho! Uma pena se isso acontecer!

Link to comment
Share on other sites

31 graus em Poa e pleno mes de julho não é brincaderia. Lembrando que a capital gaucha já bateu 32,9 em 25 de julho de 1987. Qto ao encontro, será que tem chance ser ter um churrasco com temperatura acima dos 20 graus..??

 

Pode ser que no encontro não esteja frio, assim como pode ter uma frente semi-estacionária com céu nublado e chuva constante. nesse cenário, faz friozinho leve em Gramado. A temperatura ficaria sempre na casa dos 10 a 12 graus, inclusive à tarde.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto, sorte de quem ainda conta com frio vampiro!

 

:vampire:

 

Mínimas de Hoje

Vila Inglesa: 1,9

Monte Verde: 4,7

Monte Alegre: 10,7

Vila Madalena: 13,9

 

Bota vampiro nisso, luba!

 

Olha a amplitude aqui de casa hoje:

 

Min. 6,3°C

Máx. 24,7°C

 

E vem acontecendo isso desde que o ar secou aqui, e o sol baixa a temperatura já despenca, já tenho 18,6°C! Lá no alto da serra com suas baixadas a mais de 1000 metros de altitude e seus topos a 1200 é que deve estar ocorrendo algumas minimas bonitas de se ver.

Link to comment
Share on other sites

Médias do Wunderground para minha estação em Junho (comparativo entre 2011 x 2012)

 

Média Junho 2011: 14,7ºC

Média Junho 2012: 17,3ºC

 

2,6ºC de diferença.

 

Máxima absoluta Junho 2011: 25,8ºC

Máxima absoluta Junho 2012: 28,9ºC

 

3,1ºC de diferença

 

Mínima absoluta Junho 2011: 2,7ºC

Mínima absoluta Junho 2012: 10,8ºC

 

8,1ºC de diferença

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

 

Lamentável mesmo, de todas as regiões de SC aí no norte de SC está sendo a região com o inverno mais tosco em anos! Nem aqui no Vale do Itajaí está assim ruim. A mínima absoluta do ano aqui se não me engano está em 4.2

Link to comment
Share on other sites

Agora a pergunta que não quer se calar, cadê o inverno 2012?

 

O inverno de 2012 até agora só se resume a uma pancada que teve no começo de junho, e ainda sim, restrito ao RS e partes de SC. De grande Florianópolis pra cima friozão de inverno ainda não tivemos, e já estamos em julho. Estou pouco me lixando pra quebra de recordes de mínimas (pra cada quebra de frio temos 2 de calor pra compensar).

 

Por enquanto, 2012 está muitoooooo longe de 2007/2011. Simples assim. Parece que estamos tendo um padrão americano com menores proporções.

Link to comment
Share on other sites

Incrível os 30,5° na Ilha de Floripa e os 28,3° de Laguna! Nosso litoral também não escapou: Torres deu 30,2° e Tramandaí 31,5°!! Impressionante como o vento MANDA na temperatura no litoral: Torres estava com NO, mas virou para NE e atingiu 22,7°!! Tramandaí também girou de NO para NE e afundou para 21,7°!!

 

Aqui tive máxima de 30,8°!! Sem baixar dos 46%! É o terceiro maior valor que já registrei em julho desde 1996!! Verãozaço!!

 

Agora faz 26,9° com 56% e vento NO a 5,6 km/h. Maior rajada de 24,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto, sorte de quem ainda conta com frio vampiro!

 

:vampire:

 

Mínimas de Hoje

Vila Inglesa: 1,9

Monte Verde: 4,7

Monte Alegre: 10,7

Vila Madalena: 13,9

 

Bota vampiro nisso, luba!

 

Olha a amplitude aqui de casa hoje:

 

Min. 6,3°C

Máx. 24,7°C

 

E vem acontecendo isso desde que o ar secou aqui, e o sol baixa a temperatura já despenca, já tenho 18,6°C! Lá no alto da serra com suas baixadas a mais de 1000 metros de altitude e seus topos a 1200 é que deve estar ocorrendo algumas minimas bonitas de se ver.

 

De qual "alto da serra" você está falando?

Link to comment
Share on other sites

MAS TEM CAROLA NESTE FÓRUM!!! PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOS!

 

VAI VIR FRIO FORTE NO FINDI E SEMANA QUE VEM!

 

Carola. Não sei. Mas carpideiras :sarcastic: :sarcastic: [/sarc]

 

Os mapinhas mais simples do GFS. Dizem que até o dia 19/07....temperatura na média.

 

PELO AMOR DOS FILHOS DO RONALDO LIGUEM OS PONTOS.

 

É UMA IMPOSSIBILIDADE CLIMÁTICA O MES DE JULHO FECHAR COM MÁXIMAS 10ºC ACIMA DA MÉDIA.

 

COUTINHOLIGUEOSP.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos o tempo seco e quente me presenteia com um fim de tarde como este:

 

56ca65fe.jpg

 

E Urupema já na casa dos 9oC...

Esse é o lado bom do Asas. Tem feito dias lindos pelo centro-sul do Brasil, da para aproveitar muito. Estamos sendo agraciados por nascer e por do sol maravilhosos, aqui no vale das corujas, os passarinhos e os cachorros fazem a festa de manha... Eu estou curtindo. O segredo é curtir todos os dias de forma igual, há beleza em tudo o que a natureza faz, ela é sabia.

Link to comment
Share on other sites

Incrível os 30,5° na Ilha de Floripa e os 28,3° de Laguna! Nosso litoral também não escapou: Torres deu 30,2° e Tramandaí 31,5°!! Impressionante como o vento MANDA na temperatura no litoral: Torres estava com NO, mas virou para NE e atingiu 22,7°!! Tramandaí também girou de NO para NE e afundou para 21,7°!!

 

Aqui tive máxima de 30,8°!! Sem baixar dos 46%! É o terceiro maior valor que já registrei em julho desde 1996!! Verãozaço!!

 

Agora faz 26,9° com 56% e vento NO a 5,6 km/h. Maior rajada de 24,0 km/h.

 

Enquanto isso o "verao" ingles teve um Junho com media de 12.3C !! :mosking:

 

 

"...The exceptional amount of rain caused flooding across England, Ireland and Wales.

Last month was also the one of the dullest Junes on record, with just 119.2 hours of sunshine -

only slightly less miserable than June 1987 when a record low of 115.4 hours was recorded.

And the UK has experienced the coolest June since 1991, with average temperatures of 12.3°C. ..."

 

http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/4406883/Britain-emerges-from-wettest-June-on-record.html

 

.

Link to comment
Share on other sites

Os modelos não estão servindo para nada nas últimas semanas!Até a Fundação Cacique Cobra Coral está com mais credibilidade do que os modelos numéricos

Vejam o texto da apresentação da FCCC;

 

Nós temos todas as informações que você quer sobre o tempo. Desde a mais leve garoa até a mais torrencial das tempestades.

Nossa agência de meteorologia é a única especializada em calendários de finais de semana aproveitáveis, serviço muito utilizado por empresas de lazer, parques temáticos e Rodovias, cujo pico de movimento ocorre nos finais de semana e feriados:

• Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE - CPTEC

• Instituto Nacional de Meteorologia - INMET

• The Weather Channel - Previsão para os próximos três dias

• Alertas Meteorológicos Especiais da TUNIKITO

(Utilização somente com senha)

Obs.: Acesso restrito - Informações para uso exclusivo dos governos conveniados, uma vez que sua divulgação pode causar pânico à população.

Obs.:Os Boletins meteorológicos são elaborados pela TUNIKITO CORPORATION.

Link to comment
Share on other sites

Vai ser assim ao longo de toda a semana. Ficaremos todos ansiosos com cada rodada de cada dia, para sabermos o que

será do nosso encontro em Gramado. Frio ? Muito Frio ? Ameno ?

 

Estas respostas, meus amigos, aliado ao fato de que a inconsistência dos modelos é grande acima de 180h, só teremos

daqui a uns 5/6 dias.

 

VALE A SUA TORCIDA !!!

Link to comment
Share on other sites

9C em Bagé e 25C em POA :mosking:

 

O pessoal pode até estar se lamentando com este "desperdício polar", mas eu confesso que acho muito

interessante estas diferenças bizarras de temperatura. Hoje à tarde, antes de esfriar, Bagé tinha 28 graus,

enquanto ali nos pampas uruguaios, não mais que 100km à sudoeste, vi cidades com 10ºC !

 

Amanhã, entretanto, a tarde será gelada nos pampas do Rio Grande.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um dia de verão pleno, com máxima de 28 graus, temos neste momento 9 graus, céu nublado e vento sul moderado. Detalhe: SEM NADA de chuva!!

 

A dinâmica deve ter sido muito interessante por aí, Rafael. Como foi ? O vento virou pra sudoeste e de repente começou a esfriar muito ? o tempo ficou nublado, houve nevoeiro

de advecção... ?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.