Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Mafili, o Inmet deixa a desejar. Não há investimentos que colocariam este instituto no topo dos melhores do mundo. A meteorologia Argentina evoluiu bastante, pois teve um enfoque e preocupação necessários para isso. No Brasil, começaram a dar importância ao clima nas últimas décadas. a colocação de satélites do Inpe e a compra de supercomputadores para rodarem sistemas ajudaram a melhorar previsões.

Mas, os institutos independentes, e cito: Climaterra-Metsul-Climatempo-Somar, e por aí vai...têm grande importância. Pois, possuem clientes e se obrigam a fazer o melhor.Não tenho a visão estereotipada de que funcionário público não produz, mas os privados se obrigam a fazer o seu melhor.

Clima é uma questão de estado, que deve ser tratada como estratégica para o futuro.

Deixar de levar em conta previsões à parte do inpe, considerando somente o Inmet como padrão, acho equivocado.

São base mas não são regras.

 

Após um dia de dezembro ou janeiro ou , até, novembro...estou escaldado e acreditando que já estamos tendo é uma onda de calor. Pois a vários dias temos temperaturas extremamente altas.

 

hoje, dava par ir à praia, tranquilamente.

 

Quem tem piscina em casa, poderia tomar até um banho e um chopinho na beira.

Link to comment
Share on other sites

Gostei Ronaldo.A oficialidade do Inmet ta deixando muito a desejar com suas estações capengas e com dados faltando, além de estarem em topos, na maioria...

 

PHP, O Inmet é um órgão público. Então, cabe ao poder público tomar alguma atitude se for necessário.

 

O topo é localização correta das estações para fins meteorológicos para fins agronômicos cada caso é um caso por essa razão contrate um agrônomo para teus problemas.

 

Bom por esse critério a SOMAR e outros NUNCA ERRARAM,

 

TEM DÓ NÉ

Mafili por vezes tu postas algo inteligente, no entanto em outras teus argumentos são simplistas e genéricos...Às favas com a agronomia, pois é justamente o maior objetivo de monitorar horas de frio frequência de geadas que as estações de baixada são importantes a não ser que o objetivo seja passar a imagem de um país tropical ou sub... :ok:

Link to comment
Share on other sites

Pela insistência de alguns modelos, quem não for ao encontro poderá se arrepender...

 

Caio, poderia colocar aqui para nós imagens das projeções para o fds do encontro ?

Estou começando a me animar, pois mesmo estando longe ainda de um consenso, a grande

tendência é de termos frio no ENBAZ, bem mais do que ano passado, hehehe.

Link to comment
Share on other sites

Pela insistência de alguns modelos, quem não for ao encontro poderá se arrepender...

 

Caio, poderia colocar aqui para nós imagens das projeções para o fds do encontro ?

Estou começando a me animar, pois mesmo estando longe ainda de um consenso, a grande

tendência é de termos frio no ENBAZ, bem mais do que ano passado, hehehe.

 

ano passado estava como hoje. Pois, ao passar por Criciuma, peguei 33°C antes de chegar a S. joaquim.

 

Merecemos ser abençoados por um bom frio. Neve é uma loteria. mas, frio, isso já seria bom.

Link to comment
Share on other sites

Cabe destacar que embora GFS e Europeu apresentem uma certa convergência em suas principais rodadas, acompanhadas por outros modelos, ambos apresentam expressivas variações entre as saídas, com a idéia do bloqueio sendo rompido entre sábado e domingo. Ainda permanecem "vivos" também alguns modelos que sequer pegaram o anticiclone entrando no cone-sul.

Por isso o momento ainda inspira cautela, mesmo que algumas rodadas cheguem a empolgar. Penso que haverá quebra do padrão, mas microeventos associados, abrangência e potencial do frio ainda permanecem como incógnitas. Chama a atenção algumas rodagens indicando um padrão de frio bem interessante após o rompimento do bloqueio, culminando exatamente no final de semana do encontro e se estendendo até o terceiro quarto do mês.

O melhor dos mundos, semelhante ao padrão 2000 citado pelo AAA que algumas rodadas já chegaram a sugerir é: uma primeira incursão agora com neve, mas de curta duração, uma BOMBA no encontro de longa duração e outra forte onda de frio na seqüência fechando o ciclo pelo dia 25. Quem acredita em Papai Noel?

Link to comment
Share on other sites

Caio, poderia colocar aqui para nós imagens das projeções para o fds do encontro ?

 

Domingo do encontro:

 

enbaz1.jpg

 

Projeção ultra otimista e sonhadora:

 

Depois de uma nevada no sábado a galera estará madrugando para ver o estrago do Castelinho em -7oC no amanhecer de domingo.

 

 

Urupema bem mais frio do que ontem, com 5,8oC no momento na Davis-BAZ. É a mais fria do Brasil mostrando que seja em advecção, seja em irradiação, ela está sempre no topo das paradas da Bilboard...

Link to comment
Share on other sites

Caio, poderia colocar aqui para nós imagens das projeções para o fds do encontro ?

 

Domingo do encontro:

 

enbaz1.jpg

 

Projeção ultra otimista e sonhadora:

 

Depois de uma nevada no sábado a galera estará madrugando para ver o estrago do Castelinho em -7oC no amanhecer de domingo.

 

 

Urupema bem mais frio do que ontem, com 5,8oC no momento na Davis-BAZ. É a mais fria do Brasil mostrando que seja em advecção, seja em irradiação, ela está sempre no topo das paradas da Bilboard...

Tenho de confessar que embora tenha sido um pioneiro (fui aos dois primeiros encontros em 2004 e 2005) desanimei de ir aos encontros seguintes em função da falta de frio... É aquela coisa, tu com filho pequeno, a mulher não pode ou não quer ir e tu tem de deixá-los para ir sozinho... Eu pensava: só com muito frio ou neve... Por isso, estive ausente em 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011...Esse ano, combinei de ir para a Fazenda dos meus primos (com todos os meus tios do lado do meu falecido pai) no Feriado de Corpus Chirsti (como sempre), mas não consegui passagem... Aí tive de marcar de ir em Julho, justo pegando o EBAZ (quando tenho folga)... Torço para que desta vez o frio e a neve bombem para os amigos que forem, he he he! :pleasantry: E que venha um novo 2000 para ser defintivamente um milestone do final desta época negra de frio no centro sul do BR!!!

P.S. Se der mole eu subo a serra no próximo findi!!!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Gostei Ronaldo.A oficialidade do Inmet ta deixando muito a desejar com suas estações capengas e com dados faltando, além de estarem em topos, na maioria...

 

PHP, O Inmet é um órgão público. Então, cabe ao poder público tomar alguma atitude se for necessário.

 

O topo é localização correta das estações para fins meteorológicos para fins agronômicos cada caso é um caso por essa razão contrate um agrônomo para teus problemas.

 

Bom por esse critério a SOMAR e outros NUNCA ERRARAM,

 

TEM DÓ NÉ

Mafili por vezes tu postas algo inteligente, no entanto em outras teus argumentos são simplistas e genéricos...Às favas com a agronomia, pois é justamente o maior objetivo de monitorar horas de frio frequência de geadas que as estações de baixada são importantes a não ser que o objetivo seja passar a imagem de um país tropical ou sub... :ok:

 

PHP, obrigado pelo "por-vezes ...." Lugar de estação é no topo. Meteorologia é INSUMO inclusive agrícola nesse caso consulte um AGRÔNOMO com certeza esse profissional está apto a tomar as providências necessárias.

 

Gamboa, a ineficiência pública é visível. A ineficiência da iniciativa nem sempre é visível.

 

Os melhores fóruns do mundo sem dúvida são os australianos. A grande maioria dos membros são agricultores australianos que "desparafusaram" dos institutos privados e o oficial.

 

Caio Cesar: Li após tua colocação o boletim da Climatempo. Nada de importante apenas conversa fiada.

 

Quanto ao critico. Não apenas cético.

 

Quanto ao criterioso: Fica o escólio dos Princípios de Isaac Newton.

 

[...]... Mas até aqui não fui capaz de descobrir as causas dessas propriedades da gravidade a partir dos fenômenos, e não construo nenhuma hipótese, pois tudo que não deduzido dos fenômenos deve ser chamado uma hipótese; e as hipóteses, quer metafísicas ou físicas , quer de qualidades ocultas ou mecânicas , não tem lugar na filosofia experimental. Nessa filosofia as proposições particulares são inferidas dos fenômenos, e depois tornadas gerais pela indução.]

 

Por 341 anos esse tem sido o credo da ciência fato esse que a distingue das outras atividades intelectuais humanas.

 

Oremos

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, sobre as tuas últimas conquistas no WXBrasil com a fantástica ferramenta do histórico só tenho a te nomear o Steve Jobs do clima brasileiro!

Valeu Caio! Ainda tem muito mais para colocar, falta tempo.

 

deixou quicando....95% de jobs e 5% de inspiração.

 

Great job.

 

Isso é Tomas Edson...

quanto ao Newton, continua valendo.

realmente, o privado protege o erro...o público? já está julgado pela imprensa "privada"

não joguemos tudo na privada: prós e contras aos dois: depende de competência. Temos isso em ambas as situações.

Caio, não tenho tanta esperança. Acredito encima do laço nas projeções errantes e ululantes; tiram e colocam o frio.

Link to comment
Share on other sites

 

Obrigado, Marcos.

 

Mas qual previsão é a que "vale"?

 

Uma dúvida e apimentando o debate: a previsão anunciada é para a POA ou para a estação x, y, z?

 

Abraços condimentados.

 

tridimensional. Na mecânica, cálculos e mais cálculos. Na prática, colocar o dedo pra fora e dizer...vai chover..! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

 

Obrigado, Marcos.

 

Mas qual previsão é a que "vale"?

 

Uma dúvida e apimentando o debate: a previsão anunciada é para a POA ou para a estação x, y, z?

 

Abraços condimentados.

 

tridimensional. Na mecânica, cálculos e mais cálculos. Na prática, colocar o dedo pra fora e dizer...vai chover..! :sarcastic:

 

Claro, mas a resposta sabemos: POA. Se dentro de um município variar de 2 a 15ºC, a previsão é para tanto.

 

Se a estação x der 2 a 10, a y 5 a 15 e a z 4 a 12, e todas estão dentro de POA, a previsão está correta: variou entre os 2 e 15ºC.

 

Elementar, meus caros... :hi:

Link to comment
Share on other sites

MARCOSMET.png

 

Bem , a previsão para POA segundo este mapa é de 17ºC / 31ºC...o Inmet variou hoje entre 18,6 / 30,3. Fazendo a previsão colocando os extremos da cidade, naturalmente o grau de erro será quase ZERO.

 

Mesma coisa seria falar que SP vai variar entre 09,0 / 28,0.........Dai em Congonhas fez 15/25....mas no Marsilaq a 50km da Praça da Sé bateu 09,0 e na no leste de SP numa estação do CGE deu 28,0......Entao acertaram...

 

A previsão tem que ser num ponto de referencia...ora bolas...Olha a previsão p/ o Rio de Janeiro é de 16 de minima...dai perguntam...onde? Respondem - No Alto da Boa Vista......Ah mas no St Dumont deu 20,0...

Link to comment
Share on other sites

Bem , a previsão para POA segundo este mapa é de 17ºC / 31ºC...o Inmet variou hoje entre 18,6 / 30,3. Fazendo a previsão colocando os extremos da cidade, naturalmente o grau de erro será quase ZERO.

 

Mesma coisa seria falar que SP vai variar entre 09,0 / 28,0.........Dai em Congonhas fez 15/25....mas no Marsilaq a 50km da Praça da Sé bateu 09,0 e na no leste de SP numa estação do CGE deu 28,0......Entao acertaram...

 

A previsão tem que ser num ponto de referencia...ora bolas...Olha a previsão p/ o Rio de Janeiro é de 16 de minima...dai perguntam...onde? Respondem - No Alto da Boa Vista......Ah mas no St Dumont deu 20,0...

Tanto é que o Metroclima apresenta a previsão para diferentes áreas da cidade. Coisa que não aparece na previsão do Correio do Povo, por exemplo. Mas quem acompanha esse segunda previsão vê que a MetSul detalha as informações, porque com frequência eles citam o local onde ocorreu a máxima, a mínima, a diferença entre as estações, etc.

 

Hoje temos mais uma noite quente. Faz 21,3° com 64%. Pressão em 1011,8 mb.

 

Abraços prognosticados!

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

Concordo!

 

Esta discussão pode até ter um fundo cientifico? Pode!

Podemos até buscar teorias e teses para defende-lá? Podemos!

Vai levar a algum lugar? Nenhum. Não aqui no BAZ.

 

Os próprios modelos desenvolvidos por americanos, europeus, canadenses e japoneses estão divergindo a todo o momento e errando muito. E nos querendo acertar se possível até os décimos...

 

Esta eh uma comunidade dos Amantes do Frio e da Neve.

Foi construída com muita dedicação por alguns que estão aqui a muitos anos.

Falando de frio e de neve.

Link to comment
Share on other sites

Quem que em tempos de apenas uma estação do Inmet na região de São Joaquim, imaginaria possível durante os períodos de forte bloqueio, cidades (e não apenas a baixada do Zé Coquinho) registrando de 0oC a 1oC enquanto que o Inmet suava com mínimas em 11oC/12oC?

 

As estações de Urupema e BJS vieram e o velho mito de registrarmos mínimas pífias nos períodos de bloqueios caiu.

 

Coutinho, a meteorologia catarinense te agradece.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante este bloqueio. Para romper somente um empurrão daqueles. o que vai acontecer, de fato, depois do dia 8. Mais provável, dia 12.

há ainda uma indefinição. O certo é que vai abrir a passagem para uns dias frios. temos que acompanhar rodada após rodada. quarta e quinta são dias melhores de se ter uma idéia mais definitiva dos modelos. até lá vão e voltam. parece um tango argentino. :punish:

Link to comment
Share on other sites

Madrugada de incertezas:

 

- A divergência ainda reina absoluta nos principais modelos globais.

 

- GFS retirou a neve.

 

- Europeu mantém uma remota chance.

 

- A erupção de ar frio para o encontro vai ficando mais palpável.

 

- Mas com os modelos batendo cabeça em 120h, como confiar em 264h?

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

 

BOM SENSO: É A ÚNICA QUALIDADE HUMANA QUE É IGUALMENTE DISTRIBUÍDA ENTRE TODOS SERES HUMANOS. ALÍÁS O TEU BOM SENSO SEMPRE SERÁ MELHOR QUE O MEU. ASSIM COMO O DO ANDRÉ TEM MAIS BOM SENSO QUE O CARLOS E ESSE QUE O ANDRÉ E VICE-E-VERSA.

 

SE PRETENDE SER CIENTÍFICA DEVE HAVER UM MÉTODO

 

SE O RESULTADO É EXPRESSO EM NÚMEROS.

 

E SENDO O RESULTADO EXPRESSO EM NÚMEROS QUE É A LINGUAGEM UNIVERSAL DA CIÊNCIA.

 

É OBRIGATÓRIO UM MÉTODO DE AFERIÇÃO.

 

ENFIM O QUE SIGNIFICA 14/31 ?????

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

 

BOM SENSO: É A ÚNICA QUALIDADE HUMANA QUE É IGUALMENTE DISTRIBUÍDA ENTRE TODOS SERES HUMANOS. ALÍÁS O TEU BOM SENSO SEMPRE SERÁ MELHOR QUE O MEU. ASSIM COMO O DO ANDRÉ TEM MAIS BOM SENSO QUE O CARLOS E ESSE QUE O ANDRÉ E VICE-E-VERSA.

 

SE PRETENDE SER CIENTÍFICA DEVE HAVER UM MÉTODO

 

SE O RESULTADO É EXPRESSO EM NÚMEROS.

 

E SENDO O RESULTADO EXPRESSO EM NÚMEROS QUE É A LINGUAGEM UNIVERSAL DA CIÊNCIA.

 

É OBRIGATÓRIO UM MÉTODO DE AFERIÇÃO.

 

ENFIM O QUE SIGNIFICA 14/31 ?????

 

AS 3:30 DA MADRUGADA TE LIGO E RESPONDO.... :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

 

Coutinho minha opiniao postada sobre previsão não foi para alguem especificamente..vale pra todos..

 

Mas blz...se falar de Metroclima aqui é interpretado de outra foram....Então não se fala mais nada sobre ele aqui...nada..melhor..E se alguem falar não importa o que seja, a favor ou contra....vou policiar..!!

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

Concordo!

 

Esta discussão pode até ter um fundo cientifico? Pode!

Podemos até buscar teorias e teses para defende-lá? Podemos!

Vai levar a algum lugar? Nenhum. Não aqui no BAZ.

 

Mauro....se não se pode discutir Previsão do Tempo num Forum voltado para Meteorologia, então vamos falar do que? Montanhismo?? Se tivesse sendo discutido aqui e discordando da Climatempo por exemplo...como muito habitualmente acontece....ninguem iria dizer **Que a discussão não vai levar a lugar nenhum**...Para...não vamos transformar este espaço num clube fechado ao de um Forum aberto com liberdade de expressão...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Meu amigo Mafilli, apenas estou tentando dizer que enquanto tivermos estação apenas em topo, teremos apenas meia leitura do tempo, quando tivermos estação em topo/encosta/baixada teremos leitura inteira...Abraços da Solecity :good2: :friends:

 

Paulo, Eu entendo tua legítima reclamação.

 

O mundo dos modelos é muito estranho ele é plano e nunca é dia e nunca é noite.

 

Mas será estranho mesmo?

 

Ou a nossa limitada percepção nos engana?

 

Bom, ~75% da superfície da Terra são os oceanos.

 

Opa. É muito mais plano que a imaginação supunha.

 

Para melhorarmos os dados terrestres as estações a princípio são colocadas em lugares "planos" e de preferência "livre" do relevo local.

 

Essa é a razão dos topos.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

MELHOR PARAREM, SE NÃO SABEM ENTENDER UMA PREVISÃO, MELHOR PARAR QUE FICAR BRIGANDO POR PICUÍNHAS. JÁ QUE O BOM SENSO ESTÁ BEM LONGE DE MUITAS MENSAGENS ÚLTIMAMENTE!

Concordo!

 

Esta discussão pode até ter um fundo cientifico? Pode!

Podemos até buscar teorias e teses para defende-lá? Podemos!

Vai levar a algum lugar? Nenhum. Não aqui no BAZ.

 

Mauro....se não se pode discutir Previsão do Tempo num Forum voltado para Meteorologia, então vamos falar do que? Montanhismo?? Se tivesse sendo discutido aqui e discordando da Climatempo por exemplo...como muito habitualmente acontece....ninguem iria dizer **Que a discussão não vai levar a lugar nenhum**...Para...não vamos transformar este espaço num clube fechado ao de um Forum aberto com liberdade de expressão...

 

Exatamente. Por isto pude expressar a minha!

Apenas sou objetivo: Não vai levar a lugar nenhum...

Se quiserem continuar a diversão, se divirtam.

Link to comment
Share on other sites

concordo com o Carlos: é um espaço para discutir. Sou até conhecido e, posso dizer, amigo, do pessoal dos institutos nos quais confio mais. Nem por isso vamos deixar de criticar. Se somos à altura para isso, buenas, aí é outra história. A crítica abre o olho para novas posturas. a falta de discussão nos aprisiona no labirinto da ignorância. Vide Newton, Edson, Franklin, Dumont, etc, etc e etc.

 

Não vamos verder nossa capacidade de crítica.

 

Noutras vezes ocorreram até conflitos quase belicosos por causa de bobagens.

 

Vamos aceitar e replicar, dentro do conhecimento e da capacidade de cada um.

 

Vejam vocês: sou um leigo dos leigos(até nem tanto) em meteorologia. Não fossem os embates, o que eu teria aprendido???? :good2:

Link to comment
Share on other sites

Apesar do aquecimento ser elevado durante o dia, essas mínimas tem abrandado o calor. Durante a noite e manhã está muito aproveitável o dia. Aqui amanheci com 13ºC, e Itapoá, praia aqui do lado, com 10ºC! Menor que a Climaterra heheheheh...

 

SBS com 5 graus o que leva a crer que minha estação registrou por volta disto também...

 

Sim, éramos para estar falando sobre mínimas e máximas mais comportadas, como o inverno é por aqui..mas por enquanto é o que temos para o momento...

Link to comment
Share on other sites

A crítica habitual a Climatempo é diretamente proporcional a qualidade de suas previsões.

 

Caio, meu velho...a minha falando da Metroclima não foi qto a qualidade , foi da maneira que é feita...sem problemas..quem sou eu pra julgar...pois nem vc e nem eu somos meteorologistas aqui...Afinal isto aqui é um espaço pra discussão de amadores....o que importa é que ninguem faltou respeito com ninguem...Somos livres pra falarmos aqui da Climatempo, Cptec etc...inclusive da Metroclima....PONTO.

Link to comment
Share on other sites

.... Montanhismo??

Apenas sou objetivo: Não vai levar a lugar nenhum...

 

Mauro, Você está absolutamente certo. É prudente deixar de lado. É arrumar sarna para se coçar.

 

Carlos, Montanhismo. Tenho a impressão que esse tema já está em discussão. Arrumando sarna para se coçar 2.

 

Agora vou a caminhada, ler o jornal, tomar café.

 

Abraços

 

ps: Caio, só posso comparar Climatempo com Metsul. Só se ambas metodologias forem disponibilizadas.

Link to comment
Share on other sites

a estação da Vila Inglesa voltou ao ar. Registrei minima de 1,9C hoje... a regra tem sido mínimas próximas a 2C e geadas fracas e isoladas nos últimos dias. Que eu saiba, ainda não tive nenhuma negativa no ano, preciso checar o logger.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Médias do Wunderground para minha estação em Junho (comparativo entre 2011 x 2012)

 

Média Junho 2011: 14,7ºC

Média Junho 2012: 17,3ºC

 

2,6ºC de diferença.

 

Máxima absoluta Junho 2011: 25,8ºC

Máxima absoluta Junho 2012: 28,9ºC

 

3,1ºC de diferença

 

Mínima absoluta Junho 2011: 2,7ºC

Mínima absoluta Junho 2012: 10,8ºC

 

8,1ºC de diferença

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

a estação da Vila Inglesa voltou ao ar. Registrei minima de 1,9C hoje... a regra tem sido mínimas próximas a 2C e geadas fracas e isoladas nos últimos dias. Que eu saiba, ainda não tive nenhuma negativa no ano, preciso checar o logger.

 

Abs!

 

João, na Joinville Serrana também não registrei nenhuma negativa...o mais próximo que cheguei foi a 0,2ºC no dia 1º de maio!!!

Link to comment
Share on other sites

a estação da Vila Inglesa voltou ao ar. Registrei minima de 1,9C hoje... a regra tem sido mínimas próximas a 2C e geadas fracas e isoladas nos últimos dias. Que eu saiba, ainda não tive nenhuma negativa no ano, preciso checar o logger.

 

Abs!

 

Pelo aplicativo do weatherlink no iphone a mínima absoluta do ano aparece como 1,1C. Se o teu problema foi apenas internet e a luz permaneceu OK, essa é a tua mínima no ano.

Link to comment
Share on other sites

Médias do Wunderground para minha estação em Junho (comparativo entre 2011 x 2012)

 

Média Junho 2011: 14,7ºC

Média Junho 2012: 17,3ºC

 

2,6ºC de diferença.

 

Máxima absoluta Junho 2011: 25,8ºC

Máxima absoluta Junho 2012: 28,9ºC

 

3,1ºC de diferença

 

Mínima absoluta Junho 2011: 2,7ºC

Mínima absoluta Junho 2012: 10,8ºC

 

8,1ºC de diferença

 

Tenho ou não o direito a reclamar de junho na minha estação/região????? :clapping: :clapping:

 

Que nabo!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.