Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Eu prefiro o Europeu

 

Silvio, estou com o Bruno. O Europeu é o melhor, mas sempre com o rabo do olho no japa.

 

Valeu amigos, era mais ou menos o que eu imaginava!!! O Europeu vem sendo mais estável!

O japa pra mim é surpresa, achei q vc só utilizasse o Japa para o fenômeno Enso! Interessante.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Blumenau tem um dos melhores sistemas de defesa civil do país, problemas isolados já ocorream, mas tudo sob controle por enquanto :good2:

 

Eu nunca sei o quê vocês vão precisar água ou cobertor.

 

Talvez estejas referindo ao Brazil 3.

 

Sempre fico em dúvida. Queres um link para a campanha nacional de ajudas vítimas de 2008 ou para 2011?

 

São necessários investimentos. E menos blá, blá, blá....Exceto é claro que houve um salto espetacular de previsão, monitoramento, obras e capacitação em 2012.

 

Menos bla bla do que??? Só falei uma verdade, que Blumenau tem um dos melhores sistemas de defesa civil do país e que por enquanto está tudo sob controle, apesar de ser longe um sistema perfeito, não vai acontecer nada dessa vez. Porém um transtorno isolado aqui e outro la acontecem. Não faço a mínima idéia do que seja Brazil 3 nem tenho saco pra perder com firulinhas..

 

Em 2008 foi um caso a parte, ninguém advertiu a defesa civil sobre os 500 mm de chuva em um final de semana, nunca na história da cidade houve uma catástrofe natural como daquele tipo. Foi uma fatalidade da natureza, houve grandes deslizamentos mesmo onde não tinha traços de civilização, é o preço por morar em um vale. Em 2011 foi bemm diferente, apesar dos transtornos, tudo estava sob controle na medida do possível por causa da experiência pública e dos cidadões em como saber lidar com uma enchente.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Mafili, há tempos eu queria lhe perguntar isso!!!

 

O desastre dos anos 30 foi infinatamente maior do que hoje em termos de severidade, já que os dados mostram que o período seco se prolongou desde 1933 até 1939, o que se acontecesse hoje seria o Apocalípse

 

Agora lhe pergunto: O que ocorreu no final dos anos 30, entre 1939 e 1941 que a fez as temperaturas globais começarem a cair, invertendo o ciclo e encerrando a terrível seca nos E.U.A. Em Julho de 1940, a seca estava quase completamente revertida, e os campos se recuperaram nas planícies americanas!

Durante as décadas de 40, 50 e 60, as temperaturas globais se mantiveram em níveis mais baixos que nos anos 30, e até caíram sensivelmente em alguns períodos. O que pode ter ocorrido para o ciclo se reverter tão bruscamente?

 

Sds.

 

Os dados e os metadados indicam um "pacific shift". O tema é fascinante realmente houve um "resfriamento" que teve início na metade dos anos 40 e fim noa metade dos anos 70.

 

Especulação em bolsas e em especial a de Chicago. Palpite, tente a posição do gênio de Jonh Nash. Nõ vídeo é mais fácil entender a parábola da loira e a morena.

 

Teoria dos jogos: Eu tinha preparado uma resposta para a AAO sobre "detrend" para colocar em discussão sobre a ausência de neve.

 

Por um mundo; mais quente, mais úmido e com mais CO2.

 

A frase muito repetida essa semana:

 

Em 1930 no estado de Nebraska choveu 22 polegadas e a produção de milho foi de 25 bushels por acre.

Em 1934 no estado de Nebraska choveu 14,5 polegada e a produção de milho foi de 6,2 bushels por acre.

 

Agora em 2012, "tragédia", devido ao aquecimento global, um mundo mais quente, mais úmido e com mais CO2.

 

Bão, No Tennessee

de 20 a 25 bushels por acre.

em 1955: 35 bushels por acre

em 1960: 40 bushels por acre

em 1965: 50 bushels por acre

em 1979: 85 bushels por acre

em 1985: 98 bushels por acre

em 1989: 107 bushels por acre

em 2000: 114 bushels por acre

nesse período a maior média anual foi 124 bushels por acre foi obtido em 1992 .

 

Em Dakota do Norte a média é consistentemente superior a 100 bushels poa acre.

 

A produtividade aumentou 5/6 vezes. Nada mau para uma região que teve até 2000 metros de gelo a 30.000 anos atrás;

 

4qmlJvytsBU

Link to comment
Share on other sites

Show de bola.

 

Parque em construção no RS promete charme europeu e neve o ano todo

Snowland de Gramado será 1º espaço de neve indoor da América Latina.

Estrutura poderá receber até 5 mil visitantes por dia a partir de 2013.

Roberta Lemes

Do G1 RS

 

1 comentário

Parque temático terá pista para esportes no gelo e espaço gastronômico (Foto: Divulgação/Snowland)Para o próximo ano em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, a previsão não deixa dúvidas: haverá neve. Não se trata de uma informação privilegiada das centrais meteorológicas para o famoso inverno gaúcho, mas da criação de um parque de neve indoor, o Snowland. O projeto cria um mundo de fantasia com charme europeu e estrutura preparada para receber até 5 mil visitantes por dia. O empreendimento deve gerar empregos e atrair ainda mais turistas para a região a partir de novembro de 2013.

 

Imagine chegar a um vilarejo do Velho Continente, no sopé de uma montanha nevada, com temperaturas abaixo de zero e uma série opções de entretenimento, compras e gastronomia. Pois este é o cenário prometido pelo empresário André Caliari, que há cinco anos, junto do irmão Anderson, teve a ideia de criar um parque temático na cidade serrana, onde nasceu e mora até hoje. "Queríamos construir algo que fosse inovador, mas não apenas uma 'onda', uma moda passageira", conta ele, que é dono de outros estabelecimentos na região.

 

Dessa maneira, ficou decidido que um espaço para turismo na neve seria o ideal. A partir de então, deram início a uma rota de pesquisa e visitas a estações de esqui, sempre em busca de inspiração. De Bariloche, na Argentina, a Sölden, na Áustria, todas as viagens contribuíram de alguma forma para que o projeto em Gramado fosse o mais completo possível, segundo André. "Nossa ideia é que a pessoa, ao entrar no parque, seja transportada para um mundo encantado, em que seja possível abstrair a realidade. Pensamos em um lugar onde os visitantes passem por uma experiência única e inesperada."

 

 

Ideia é que o visitante se sinta em um vilarejo com temperaturas baixíssimas (Foto: Divulgação/Snowland)Para tanto, o Snowland terá 48 mil m² (14,8 mil m² de área coberta e 7,3 mil m² de área com neve) e tecnologia importada para produzir a neve. Na parte "montanhosa" da estrutura, serão praticados esqui, snowboarding, airboarding e outros esportes radicais. Haverá instrutores e roupas especiais para enfrentar as baixas temperaturas de forma segura. Estão previstas ainda áreas com pista de patinação no gelo, tobogãs, jogos de bolinhas de neve e área para caminhadas de exploração.

 

A gastronomia foi pensada como parte fundamental no contexto. Para a vivência ser completa, na praça de alimentação para 1 mil pessoas, com dois restaurantes e um bar, serão servidos pratos típicos de países costumeiramente conhecidos pelo turismo do frio, como o Chile e a Suíça. Tudo servido em um espaço de 120 metros com vista privilegiada para a área com neve. Para os que preferem ir às compras, um complexo de lojas variadas estará à disposição.

 

 

Complexo de lojas (Foto: Divulgação/Snowland)O parque está sendo construído desde janeiro em uma área próxima à ERS-235, na chamada Linha Carazal, que liga Gramado a Nova Petrópolis. "Escolhemos essa localização porque lá o homem já foi introduzido, ou seja, o impacto na natureza será minimizado", explica André, ressaltando que a previsão é de que as portas sejam abertas até novembro de 2013.

 

A iniciativa deve ter reflexo na economia de toda a região. A obra, avaliada em R$ 60 milhões e construída com a participação de outros sete empreendedores gaúchos, vai gerar 150 empregos diretos e cerca de 600 indiretos. Além disso, a expectativa é de que possa contribuir no tempo de permanência do turista. Como o parque não tem hotel, os visitantes invariavelmente usarão a infraestrutura do entorno. "O Snowland é nosso projeto da vida e o principal objetivo é de que ao sair de lá o turista esteja tão positivamente impactado que queira imediatamente voltar", diz André.

Link to comment
Share on other sites

A fato da Palmeira (não é coqueiro) intacto ao lado da árvore de raiz arrancada é uma fortíssima evodência de tornado.

 

As instabilidades estavam fortíssimas no RS. Os raios que cairam lá em casa (em forma de estouro) trouxeram uma série de sinistros às seguradoras hoje. Liguei para o BB Seguros para solicitar o prêmio do seguro a danos elétricos e a moça me disse que a maioria dos pedidos de hj eram provenientes do RS.

 

 

ESTE COQUEIRO, EM SC, VAI ATÉ OS 1000/1200 M, NATURALMENTE.

 

ELES SÃO MUITOS RESISTENTES AO VENTO.

Muito bem colocado Ronaldo, a resistência destes coqueiros ao vento é algo extraordinário. :ok:

Link to comment
Share on other sites

... Aí está o resultados de tantas temperaturas abaixo de zero neste mes de julho. Como está num artigo do AAA, já publicado na imprensa.

Paulo suponho que se refira aos dados colocados abaixo:

Todos verdadeiros e licitamente obtidos;

Pergunto _ A verdade corresponde a realidade?

5a11195c64ba424e0b63b7192d70bf65.jpg

Se a referência é quanto às baixadas , sim corresponde, se para topos não, ficaria apenas como um julho dentro da média... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Jordan, para mim o clima mais gostoso do Brasil é o da serra do mar sudestina. O clima de SP é muito confortável, nas 4 estações. Já a capital onde há a maior necessidade de aclimatizadores no Brasil é Porto Alegre. Aqui no meu apto tenho usado split no modo inverno quase que diariamente desde o dia 1o de junho. A partir de final de outubro terei que mudar para o modo verão.

 

A minha única ressalva é a situação da capital. A atmosfera de Sampa eu não considero lá muito "confortável", isso por causa das enchentes e inundações de verão e dos problemas de saúde decorrentes das inversões térmicas nos invernos.

 

Nos dois casos temos fatores humanos. Por um lado, a urbanização sem planejamento, dirigida pela especulação imobiliária selvagem ocupou várzeas com avenidas e impermeabilizou quase todo o solo pela ausência de áreas verdes. Por outro, a imensa frota de automóveis - em parte gerada pela inexistência de transporte público decente - gera uma carga de poluentes que torna o ar irrespirável ou nocivo no inverno.

Link to comment
Share on other sites

Eu vim pra Sampa em 1996, de lá pra cá já senti muito diferença no clima aqui, a muito tempo que não temos um inverno frio de verdade (último foi 2000), para nossos padrões é claro. E o calor está cada vez mais calor, esse começo de ano foi demais, pela primeira vez pensei em colocar ar condicionado no meu apartamento. Claro que de uma maneira geral o nosso clima é muito agradável na maior parte do ano, mas já foi melhor.

Link to comment
Share on other sites

Não há frio decente onde moro, mas pelo menos as noites são muito agradáveis durante o inverno, nos obrigando

a puxar um cobertor para não sentir frio. São quase 6 meses do ano em que as noites são geralmente frias, na faixa

dos 10/15 graus em média. E a tarde não esquenta muito, é aquele calorzinho gostoso de 22/25 graus. Ou seja, o inverno

daqui não é frio, mas em termos de Brasil até que não está tão ruim assim. Com certeza mais de 70% do território

brasileiro possui um inverno mais quente que o da minha city.

 

Fico com inveja do inverno da região Sul, mas por outro lado sinto pena dos amantes do frio que moram na região Nordeste

e extensas partes do Norte.

 

Além disso, é fácil para mim sentir o frio sulista...consigo chegar em SJ em umas 7 horas. Pertinho :clapping:

 

Renan, a época que eu morei aí em JF adoravaaa o seu clima. Tanto no verão, quanto no inverno, achava tudo PERFEITO!!!! Eu me apaixonei pelo clima de JF, pra mim, é um dos melhores climas do Brasil. Sinto saudades!!!

 

Aqui estamos vivendo a dura realidade do inverno brasileiro do norte do Brasil. Na verdade estamos na época MAIS QUENTE DO ANO. Isso mesmo, a maioria das capitais do norte estão com as temperaturas nas alturas, bem maior que as registradas no começo do ano, quando é verão. Rio Branco já a semanas tem registrado máximas de 33/35 graus. Hoje foi o dia mais quente do ano aqui, a máxima chegou aos 35 graus. Quase insuportável, o tempo está seco, está muito difícil de chover aqui, o sol queima durante o dia inteiro. Em Porto Velho ainda pior, as máximas diariamente tem chegado aos 37 graus. Manaus com mínimas de até 26 graus. Ou seja, supera qualquer verão, o inverno do norte do Brasil. Não é atoa que o povo daki diz q estamos no verão. Eu sempre discordava disso, mas tenho que reconhecer que de inverno isso aqui não tem nada. Antigamente até chegava frentes frias pelo menos a cada 10 dias. Nos ultimos anos quando chega alguma coisa do pólo sul, é coisa de 1 vez ao mês, de curtíssima duração. Agora que temos estrada asfaltada até o pacífico, cruzando os andes, sempre estou planejando passar um fds lá pelas montanhas andinas, pra voltar a sentir frio, porque aqui no Acre tá difícil...!

 

O Pessoal de Belém fala que agora é o verão deles...

Link to comment
Share on other sites

Jordan, para mim o clima mais gostoso do Brasil é o da serra do mar sudestina. O clima de SP é muito confortável, nas 4 estações. Já a capital onde há a maior necessidade de aclimatizadores no Brasil é Porto Alegre. Aqui no meu apto tenho usado split no modo inverno quase que diariamente desde o dia 1o de junho. A partir de final de outubro terei que mudar para o modo verão.

 

 

Concordo com o Bruno! O clima aqui é muito confortável. O verão não é tão quente como no Rio de Janeiro ou Porto Alegre e o inverno não é tão frio como Curitiba ou Porto Alegre! O que incomoda um pouco em São Paulo é o inverno excessivamente seco. Eu uso lente de contato e é um pouco incômodo se o ambiente está muito seco, sempre tenho que andar com colírio para lubrificar os olhos e em casa deixo o umidificador ligado em boa parte do tempo.

 

O clima que mais me agrada no Brasil é na verdade o da Serra da Mantiqueira, seja em partes mais baixas como Monte Alegre do Sul, que tem dias quentes e noites frias ou das partes altas, como Campos do Jordão, Monte Verde ou Itatiaia, em que quase não faz calor, com noites frias no ano inteiro e algumas noites abaixo de zero nos meses mais frios!

Link to comment
Share on other sites

Realmente o clima de SP é confortável, nunca muito frio ou muito quente. Talvez aqui no centro da RM esteja quente demais já. Originalmente o clima aqui é o melhor do Brasil. Há alguns aqui que ainda tem a felicidade de morar nesse clima, como o Sipriano e o Caco. Eles não devem ter ar condicionado em casa, por exemplo. Abs

 

 

Tirando a "chapa de concreto", temos ao Sul a região dos Lagos, muito mais fria que o centro, ao Norte a região da Serra da Cantareira, a oeste Mogi e a Leste Cotia, todas muito mais frias que a zona central.

 

Agora uma pergunta, dentro da chapa de concreto, qual deve ser a região mais fria de São Paulo? Possivelmente dentro do Parque do Ibirapuera? Aquela região da Chácara Flora no Alto da Boa Vista também tem um potencial...

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

Pelo jeito, não teremos nenhum frio significativo na primeira quinzena de agosto. Os modelos tiraram todo o frio intenso que previam pelo visto!

Olhei agora há pouco o GLOBAL e, se vier, vem um friozinho de nada.... Vamos ver se a tendência reverte.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Quente dos Andes até a Groenlândia......

São os trópicos perdendo calor.

É essa linda bola azul perdendo calor.

Bem-vindo El NIño 2012.

Mesmo que tua vida seja curta.

Resfrie esse planeta. só um pouquinho, viu.

EgpUxn1343750508.gif

 

Vai começar essa m#%*...!!!

 

Tomara q não ocorra o a aconteceu em 2010! Se tudo ocorrer bem, esse El Nino já será passado no segundo trimestre do ano que vem!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao clima de sp, eu acho muito bom!

A localização da cidade de sp faz a cidade ser muito amena. Mesmo sem dinâmica de mps, a própria cidade tem sua dinâmica graças a proximidade do mar. Se pegar os dados da cidade por máxima e mínima não dá pra ter a noção correta do clima, porque em muitos dos dias a temperatura despenca pra abaixo de 20 C no meio da tarde.

Na cidade venta muito, eu que moro no paraíso, parte mais alta, na minha casa é difícil eu deixar a janela aberta porque o vento varre tudo.

A secura de sp dura pouco! Depende do ano também. Pra mim, que tá acostumado com o clima do interiorzão, é fichinha! hehe

Link to comment
Share on other sites

 

Vai começar essa m#%*...!!!

Tomara q não ocorra o a aconteceu em 2010! Se tudo ocorrer bem, esse El Nino já será passado no segundo trimestre do ano que vem!!!

Sds.

 

:laugh: . Dei risada Silvio.

 

Silvio tem gente com potencial para ganhar uma grana lascada com o milho.

 

Veja que maravilha 268 bu/ac (irrigado) quase 15 vezes a produtividade de 1930. E aquele monte de gelo nos polos pronto para uso vai acabar sendo perdido.

 

Isso te interessa: APENAS PARA O COLETTY; NÃO LEIA

Link to comment
Share on other sites

 

Vai começar essa m#%*...!!!

Tomara q não ocorra o a aconteceu em 2010! Se tudo ocorrer bem, esse El Nino já será passado no segundo trimestre do ano que vem!!!

Sds.

 

:laugh: . Dei risada Silvio.

 

Silvio tem gente com potencial para ganhar uma grana lascada com o milho.

 

Veja que maravilha 268 bu/ac (irrigado) quase 15 vezes a produtividade de 1930. E aquele monte de gelo nos polos pronto para uso vai acabar sendo perdido.

 

Isso te interessa: APENAS PARA O COLETTY; NÃO LEIA

 

:laugh: :laugh:

 

Em produtividade, mesmo sem irrigação os números do Meio-oeste são astronômicos!!! O Brasil vai substituir os E.U.A nos próximos meses como exportador de milho, enquanto eles não terão sobras por lá.

Essa irrigação seria fundamental no RS. Em 3, 4 anos estaria resolvido o problema das secas nas safras gaúchas!

Quanto ao El Niño, se mantiver a tradição histórica de boas chuvas no Centro-sul do Brasil, aliado aos preços recordes do momento, o Brasil deve colher a maior safra de soja da história no ano que vem!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em relação ao clima de sp, eu acho muito bom!

A localização da cidade de sp faz a cidade ser muito amena. Mesmo sem dinâmica de mps, a própria cidade tem sua dinâmica graças a proximidade do mar. Se pegar os dados da cidade por máxima e mínima não dá pra ter a noção correta do clima, porque em muitos dos dias a temperatura despenca pra abaixo de 20 C no meio da tarde.

Na cidade venta muito, eu que moro no paraíso, parte mais alta, na minha casa é difícil eu deixar a janela aberta porque o vento varre tudo.

A secura de sp dura pouco! Depende do ano também. Pra mim, que tá acostumado com o clima do interiorzão, é fichinha! hehe

 

Essa coisa de SP ser extremamente seca no inverno... ou é mentira ou esse "extremamente seco" não me afeta em nada...

Morei aqui a minha vida toda e nunca me senti incomodado com essa secura do ar, e olha que todos anos que parei pra reparar nisso os invernos foram até chuvosos, não vejo a vegetação mudar (se bem que não tem muita :laugh: ) e o ar seco deixa até mais suportavel o calor e favorece o resfriamento noturno!

Link to comment
Share on other sites

Realmente o clima de SP é confortável, nunca muito frio ou muito quente. Talvez aqui no centro da RM esteja quente demais já. Originalmente o clima aqui é o melhor do Brasil. Há alguns aqui que ainda tem a felicidade de morar nesse clima, como o Sipriano e o Caco. Eles não devem ter ar condicionado em casa, por exemplo. Abs

 

 

Tirando a "chapa de concreto", temos ao Sul a região dos Lagos, muito mais fria que o centro, ao Norte a região da Serra da Cantareira, a oeste Mogi e a Leste Cotia, todas muito mais frias que a zona central.

 

Agora uma pergunta, dentro da chapa de concreto, qual deve ser a região mais fria de São Paulo? Possivelmente dentro do Parque do Ibirapuera? Aquela região da Chácara Flora no Alto da Boa Vista também tem um potencial...

 

 

Peguei bastante frio nas 2 vezes que fui em Riacho Grande!!!

Sempre nublado devido a proximidade da Serra.

 

Diferença já considerável nas temperaturas do centrão de S. Paulo.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Previsão:

Conforme o combinado, sudeste.

Junho: no bolso

julho: no bolso.

Agosto: bem encaminhado.

 

Agosto: Niño 4 deixa de ser um driver na "previsão de temperatura", aliás todos os índices relacionados ENSO e incluindo a SOI.

 

Agosto: O mes do cachorro loco passa a ser regido pela distribuição da SST e campos de pressão em toda a bacia do Atlântico.

 

Agosto: Alguns índices importantes sofrerão mudanças significativas em meados de agosto.

 

Agosto: Em agosto um grande astro da televisão ( Tufão?)- Não um furacão deve ser destaque na mídia.

 

Agosto: Ocorrendo um furacão na bacia do Atlântico é pá de cal nas temperaturas do sudeste,

 

Eventos tardios de frio para o sudeste não devem ser descartados para o sudeste.

 

Revelando a máxima do paulistano com as coisas do clima: Meo ermão! Que tempo loco esse. Cara? Frio agora???

Link to comment
Share on other sites

Previsão:

Conforme o combinado, sudeste.

Junho: no bolso

julho: no bolso.

Agosto: bem encaminhado.

 

Mafili, já que gostas tanto do calor e da umidade, porque não se muda para Ilhéus, talvez Itabuna, poderia até acompanhar as gravações de Gabriela, ou até mesmo Parati no RJ!!!

 

A Ilha do Mel no Paraná, também não seria má idéia, no verão, calor e muita chuva garantidos!!! :mosking: Guaratuba então, nem se fala, chove 300 dias por ano, e no verão tem até neblina pela manhã com certa frequência!!! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Fico feliz que goste do clima da minha cidade, Jordan, mas na minha opinião o melhor

clima do Brasil é do "planalto da neve" (podemos mudar para "planalto da geada" ?).

 

Em segundo lugar vem o clima da serra da Mantiqueira, seguido pelo clima da serra

do mar do Sudeste (São Paulo, Petrópolis, Teresópolis, Santa Teresa, etc).

 

O pior clima provavelmente é o semi-árido nordestino.

Link to comment
Share on other sites

FECHAMOS JULHO ABAIXO DA MÉDIA E ENTRE 597/INMET A 996/BOM JARDIM HORAS DE FRIO ABAIXO DE 7,3°C. VALORES EXCELENTES PARA FRUTEIRAS EM GERAL.

 

NESTE ANOS O AGRICULTOR DO BRASIL PODERÁ TER UM BELO RENDIMENTO. NESTA PRIMAVERA TEM RISCO DE 1 A 3 ONDAS DE FRIO COM POTENCIAL DE DANOS ENTRE SET E OUTUBRO E PEQUENA CHANCE DE INTERVALOS DE 10/15 DIAS SEM CHUVA ENTRE A PRIMAVERA/VERÃO EM SC. MAS TERÁ TUDO PARA SER UMA ANO BOM P/ GRÃOS.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Previsão:

Conforme o combinado, sudeste.

Junho: no bolso

julho: no bolso.

Agosto: bem encaminhado.

 

Mafili, já que gostas tanto do calor e da umidade, porque não se muda para Ilhéus, talvez Itabuna, poderia até acompanhar as gravações de Gabriela, ou até mesmo Parati no RJ!!!

sds.

 

Fortaleza, Silvio. Agradável em Ribeirão Preto, muito bom SJ Rio Preto, bom em Campinas.

 

Com irrigação o semi-árido brasileiro beira a perfeição.

 

Frost, agosto é o mes seco do ano. Aumentando os problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos. Mas esse detalhe nunca me afetou.

 

Não exite melhor ou pior clima.

 

É muita pretensão.

Link to comment
Share on other sites

O pior clima provavelmente é o semi-árido nordestino.

 

O pior é o equatorial úmido, disparado!!!!!

 

Eu nunca estive na Amazônia, mas estive no litoral do Paraná em pleno verão,

e tenho uma idéia do que é calor chegando a 35ºC com altíssimo nível de

umidade, e posso afirmar que é horrível.

No semi árido nordestino, além de não haver a umidade gerando a sensação

de se encontrar dentro de uma estufa, a secura do ar faz com que a temperatura

caia um pouco durante a noite, em especial nos meses de inverno astronômico e

nas regiões com alguma altitude. Garanhuns, no interior de Pernambuco, é

uma cidade bastante alta, e mínimas em torno de 14ºC no inverno não

são incomuns por lá (já ouvi relatos de mínimas extremas em torno de

8ºC por lá...) O verão, por sua vez, por causa da baixa latitude, não é

mais do que 3ºC mais quente do que o agradável inverno, o que deve fazer com que

essas cidades "serranas" do interior nordestino proporcionem conforto térmico

na maior parte do ano.

Link to comment
Share on other sites

Fortaleza, Silvio. Agradável em Ribeirão Preto, muito bom SJ Rio Preto, bom em Campinas.

 

Com irrigação o semi-árido brasileiro beira a perfeição.

 

Frost, agosto é o mes seco do ano. Aumentando os problemas respiratórios principalmente em crianças e idosos. Mas esse detalhe nunca me afetou.

 

Não exite melhor ou pior clima.

 

É muita pretensão.

 

Ribeirão Preto é muito quente, nossa senhora, pra mim fica difícil!!!hehehe...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Peraii renan, eu comentei que acho seu clima um dos melhores do BR, mas não o melhor.. hahaha. Eu simpatizo muito também com o clima de Florianopolis, Petrópolis, São Paulo também. Não vou negar que gosto de extremos climáticos, não gosto de climas monótonos, ou que só ficam frio direto ou só calor direto, ou com pouca chuva. Sempre tem que tá acontecendo alguma coisa, por isso também me atrai o clima de Porto Alegre, que tem de tudo. Entre o norte e nordeste, não troco o clima do Sudeste do Acre por nenhum outro, isso se referindo as capitais, porque logicamente podemos encontrar oásis no interior dessas regiões, como Vitória da Conquista na Bahia, devido sua altitude. Mas se fosse por em ordem de preferência, o primeiro lugar ficaria com Floripa, seguido de Petrópolis, depois Poa, eaí depois muitas outras como Curitiba, SP, JF... a minha Rio Branco apareceria láaaaa do meio pro final da fila.. hheheh.

 

A propósito, no momento 30ºC, 52%U.R. e céu azul em Rio Branco. Minima hoje de 17,9ºC. Tivemos um leve resfriamento, com relação a ontem.

Link to comment
Share on other sites

Tenho que concordar, assim como o Bruno já havia concluído, que com relação a conforto térmico, acho que a capital Paulista realmente seria a melhor. O conforto térmico é aquela situação que o tempo fica quase sempre ideal, sem precisar ligar o ar condicionado para esfriar ou o aquecedor... Nunca morei em SP, mas acredito que geralmente não precisa muito usar essas coisas por lá, exceto algumas poucas semanas do verão, to certo? Eu falei bem de Juiz de Fora exatamente por isso, porque me lembro que poucas vezes precisei usar ventilador lá, ar condicionado nem pensar, muito menos aquecedor, isso mesmo no verão, porque enquanto de dia fazia uns 32 graus em média, à noite caia pra uns 18 graus, isso quando a máxima nao ficava nos 18 em pleno verão. SP tem muito disso também. Poa realmente no verão é braboo... me lembro uma vez quando estava em fevereiro em poa, me deu saudades do verao acreano.. (jan/fev/mar) devido as maximas mais agradaveis. Contudo, eu sou a favor das estações do ano bem-definidas, porém sem aqueles extremos tenebrosos como por exemplo o nordeste americano ou o leste europeu. Imagina sair de -30ºc no inverno para +43ºC no verão? euu ein!!!! Haja saúde!

 

Aqui na Amércica do sul, meu sonho de consumo é Mar del Plata, ou talvez ainda Bariloche.

Link to comment
Share on other sites

A propósito, no momento 30ºC, 52%U.R. e céu azul em Rio Branco. Minima hoje de 17,9ºC. Tivemos um leve resfriamento, com relação a ontem.
I

Isso é o paraíso se estiver sem vento.

A culinária brasileira é fantástica de norte a sul. O atendimento varia do desleixo total ao carrancudo geral nada significativo. Eu prefiro o desleixo é muito tropical .

A cerveja gelada é democrática.

Link to comment
Share on other sites

Peraii renan, eu comentei que acho seu clima um dos melhores do BR, mas não o melhor.. hahaha. Eu simpatizo muito também com o clima de Florianopolis, Petrópolis, São Paulo também. Não vou negar que gosto de extremos climáticos, não gosto de climas monótonos, ou que só ficam frio direto ou só calor direto, ou com pouca chuva. Sempre tem que tá acontecendo alguma coisa, por isso também me atrai o clima de Porto Alegre, que tem de tudo. Entre o norte e nordeste, não troco o clima do Sudeste do Acre por nenhum outro, isso se referindo as capitais, porque logicamente podemos encontrar oásis no interior dessas regiões, como Vitória da Conquista na Bahia, devido sua altitude. Mas se fosse por em ordem de preferência, o primeiro lugar ficaria com Floripa, seguido de Petrópolis, depois Poa, eaí depois muitas outras como Curitiba, SP, JF... a minha Rio Branco apareceria láaaaa do meio pro final da fila.. hheheh.

 

A propósito, no momento 30ºC, 52%U.R. e céu azul em Rio Branco. Minima hoje de 17,9ºC. Tivemos um leve resfriamento, com relação a ontem.

 

Nunca fui pra florianopolis mas sempre escuto que o calor de lá é insuportavel!

Link to comment
Share on other sites

O tempo severo está castigando a região das hortênsias e a manutenção da comunicação das minhas estações junto à internet. Domingo foi a comunicação da minha estação em Gramado que foi pro brejo com o raio que queimou meu modem em casa e o modem central do condomínio. Hj foi a vez da comunicação do Castelinho ir pro brejo com a ventania que derrubou árvores em Canela. É importante destacar que os dataloggers de ambas estações continuam registrando todos os dados meteorológicos, independentemente da ausência de internet ou energia elétrica (capisci Mafili? :mosking:)

Link to comment
Share on other sites

Tenho que concordar, assim como o Bruno já havia concluído, que com relação a conforto térmico, acho que a capital Paulista realmente seria a melhor. O conforto térmico é aquela situação que o tempo fica quase sempre ideal, sem precisar ligar o ar condicionado para esfriar ou o aquecedor... Nunca morei em SP, mas acredito que geralmente não precisa muito usar essas coisas por lá, exceto algumas poucas semanas do verão, to certo? Eu falei bem de Juiz de Fora exatamente por isso, porque me lembro que poucas vezes precisei usar ventilador lá, ar condicionado nem pensar, muito menos aquecedor, isso mesmo no verão, porque enquanto de dia fazia uns 32 graus em média, à noite caia pra uns 18 graus, isso quando a máxima nao ficava nos 18 em pleno verão. SP tem muito disso também. Poa realmente no verão é braboo... me lembro uma vez quando estava em fevereiro em poa, me deu saudades do verao acreano.. (jan/fev/mar) devido as maximas mais agradaveis. Contudo, eu sou a favor das estações do ano bem-definidas, porém sem aqueles extremos tenebrosos como por exemplo o nordeste americano ou o leste europeu. Imagina sair de -30ºc no inverno para +43ºC no verão? euu ein!!!! Haja saúde!

 

Aqui na Amércica do sul, meu sonho de consumo é Mar del Plata, ou talvez ainda Bariloche.

 

Acho que o clima de SP seria o que traria menos desconforto para a maioria das pessoas apenas se não fosse a urbanização excessiva, tem dias que o calor fica insuportavel...

Ja pra mim o problema é apenas fazer calor em exesso, mesmo que no inverno faça mais frio :laugh: , por isso acho que curitiba tenha o melhor clima entre as capitais.

O lugar que eu menos iria sofrer morando é CDJ pois a unica coisa que me incomoda são as temperaturas altas que praticamente não existem por ali...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

CLIMA DEPENDE DE CADA GOSTO, PARA MIM S.J É O MELHOR DO BRASIL, O PIOR É BOA PARTE DA AMAZÔNIA, CALOR CONSTANTE, SEM MUDANÇA, OU É QUENTE OU É QUENTE!!!

 

DENTRO DO BRASIL, SÓ NA MARRA MORARIA LÁ.

 

Apesar do "clima doido", que já faz parte da história climática de Porto Alegre, eu adoro morar aqui. Gosto da diversidade nas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

Opinião do Bruno

 

Capitais de clima mais confortáveis:

1- São Paulo

2- Belo Horizonte

3- Brasília

 

Capitais de climas mais desconfortáveis

1- Manaus/Belém/Porto Velho/Rio Branco

2- Teresina/Palmas/Cuiabá

3- Porto Alegre

4- Rio de Janeiro

 

Capitais com climas mais interessantes

1- Porto Alegre

.

.

abismo

.

.

2- Curitiba

3- Florianópolis

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.