Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Julho 2012


Recommended Posts

Vou colar aqui essa mensagem do outro tópico, porque queria que o Renan checasse esses dados: :good2:

 

 

As temperaturas máximas no sul do RS estarão baixas nos dias 03/07 e 04/07 e MUITO baixas do dia 05/07 até pelo menos dia 07/07.

 

Vai fazer muito frio apenas para o Dable e o Vitor.

 

Renan, dá uma olhada naquele Link que o Marcelo postou com as temperaturas dos aeroportos na década de 60!!!

 

Olha o dia 22/06/1963. Eu me lembrava dessa data, por causa dos -6C que fez em Castro, e porque foi o mês mais frio da história de S. Joaquim!!!

 

Tem negativas na região metropolitana de Belo Horizonte!!! :shok: :shok:

Tem temperaturas muito baixas no Norte de Minas, interior de Goias e Goiania do nosso amigo Rodrigo fez 5C...!!!

O interior de SP gelou, com 0C em Catanduva, 3C em Campinas e 2.5C em Presidente Prudente.

 

Devia ter algum ciclone muito próximo da costa do Paraná, pois fez -6C em Castro, -4.2C em São José do Pinhais(RM de Curitiba), e "apenas" -0.7C em Curitiba! Enormes variações em cidades tão próximas

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Renan, dá uma olhada naquele Link que o Marcelo postou com as temperaturas dos aeroportos na década de 60!!!

 

Olha o dia 22/06/1963. Eu me lembrava dessa data, por causa dos -6C que fez em Castro, e porque foi o mês mais frio da história de S. Joaquim!!!

 

Tem negativas na região metropolitana de Belo Horizonte!!! :shok: :shok:

Tem temperaturas muito baixas no Norte de Minas, interior de Goias e Goiania do nosso amigo Rodrigo fez 5C...!!!

O interior de SP gelou, com 0C em Catanduva, 3C em Campinas e 2.5C em Presidente Prudente.

 

Devia ter algum ciclone muito próximo da costa do Paraná, pois fez -6C em Castro, -4.2C em São José do Pinhais(RM de Curitiba), e "apenas" -0.7C em Curitiba! Enormes variações em cidades tão próximas

 

Sds.

 

Bons tempos né Sílvio !

Esta MP de 1963 foi uma benção para Minas. Poucas chegaram aqui com tanta força. Só estranhei o fato de que, ao lado da temperatura negativa

na RMBH, há um valor de 9 graus. Mesmo se for em topo, acho uma diferença grande demais, deve haver erro neste valor.

 

Dá para perceber que a trajetória desta onda de frio foi bem continental. Na zona da mata mineira e estado do RJ deve ter ficado tempo nublado.

Link to comment
Share on other sites

Começou Julho, o mês do ENBAZ, o mês da neve !

 

Para o Sudeste, porém, sigo pessimista. O mês de Junho foi tão melancólico, mas tão melancólico,

que realmente dá vontade de jogar a toalha. Mas, melhor não fazer isso. A melhor parte do inverno,

historicamente, começa agora.

Link to comment
Share on other sites

Começou Julho, o mês do ENBAZ, o mês da neve !

 

Para o Sudeste, porém, sigo pessimista. O mês de Junho foi tão melancólico, mas tão melancólico,

que realmente dá vontade de jogar a toalha. Mas, melhor não fazer isso. A melhor parte do inverno,

historicamente, começa agora.

O mês do meu aniversario!agora faz 27°C e sol,mínima de 17°C. :good2:

Link to comment
Share on other sites

A ser conferido Marcos.

 

E não pense que é mínima. São as máximas.

 

A estação de referência é o InMet (convencional e automática)

 

269912.JPG&Tamanho=250&HW=2

A previsão de MetSul setoriza a cidade de POA. Leva em conta o local mais frio e o local mais quente da cidade. Essa previsão de 2° a 15° no sábado aponta esses extremos. Quer dizer que, no geral, teremos entre 4° e 13° nesse dia. É o que eu consideraria se fizesse uma previsão geral.

 

Julho começou extremamente quente!! À meia-noite fazia 21,4° com 78%. Praticamente valor de verão.

 

A mínima foi de 18,8° aqui. Agora tenho 27,0° com 54% e venta de NO a 8,0 km/h.

 

Abraços extremos!

Link to comment
Share on other sites

Mês de junho fechou com média de 12,4C em Gramado/Alphaville. Foi bem acima da média da região, graças ao péssimo fim de mês. Dados completos:

 

Média: 12,4C

Média Máxima: 17,3C (ontem a mínima foi maior que isso!)

Média Mínima: 8,7C

Máxima Absoluta: 25,9C

Mínima Absoluta: -3,3C

Mínimas Abaixo de Zero: 2

Chuva: 78,8 mm (bem abaixo do normal)

 

Já o Castelinho fechou com média de 10,2C. A diferença para Alphaville foi enorme devido ao excesso de noites claras. Foi um junho mais frio que 2010 e mais quente que 2011 no Castelinho, entretanto foi disparado o mais extremado. Teve a máxima recorde para junho na estação e a mínima recorde da estação. Dados completos:

 

Média: 10,2C

Média Máxima: 18,0C

Média Mínima: 4,3C

Máxima Absoluta: 26,1C

Mínima Absoluta: -6,9C

Mínimas Abaixo de Zero: 7

Chuva: 81,3 mm

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Urupema a 5,5oC em meio a este tempo morno. Transilvânia a mil...

 

Caio, o Planalto Norte Catarinense também está com temperaturas na casa dos 6 a 8 graus nos últimos dias. Mas de tarde a coisa muda, e muito heheh

 

Relativamente, essa é uma noite de céu claro "quente" para Urupema em julho.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de JUNHO - 2012 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 2,0° (dia 9); 2,1° (dia 8) e 2,5° (dia 7)

 

Máxima absoluta: 29,4° (dia 29); 28,8° (dia 14) e 28,1° (dias 13 e 28)

 

Maior mínima: 17,9° (dia 30); 17,4° (dia 15) e 17,3° (dia 29)

 

Menor máxima: 11,7° (dia 7); 13,7° (dias 8 e 20) e 15,0° (dia 19)

 

Maior amplitude: 14,5° (dia 13: 13,6°/28,1°); 13,8° (dia 28) e 13,7° (dias 9 e 24)

 

Menor amplitude: 2,7° (dia 19: 12,3°/15,0°); 3,4° (dia 25) e 3,8° (dia 22)

 

Amplitude absoluta: 27,4°

 

Umidade relativa mínima: 42% (dia 9); 46% (dias 3 e 8) e 47% (dias 1º e 29)

 

Umidade relativa mínima média: 60,9%.

 

Média mínima: 10,8°

 

Média máxima: 20,2°

 

Amplitude média: 9,3°

 

Média simples: 15,5°

 

---

 

Chama a atenção o calor nos últimos 3 dias do mês, inclusive com a maior mínima. Foi a 4ª menor média mínima dentre os meses de junho desde 1996, ficando entre 2009 (10,3°) e 2011 (10,9°). Não fiz o cálculo, mas creio que os 3 últimos dias do mês puxaram a simples 0,5° para cima, que ficou entre 2002 (15,25°) e 1997 (15,65°).

 

Agora torramos com 29,6° e 45%. Vento de N a 10,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Tá terrível por aqui nesses dias. Seco, estável e relativamente quente. Atingimos a maior máxima desde 30/05 instantes atrás: 28,0°C. Mínima de 14,7°C. Todo esse frio acumulado no sul do continente não vai suportar muito tempo apenas por lá. Rodrigo, ajuda a gente ae!

Link to comment
Share on other sites

A estação de referência são as do Metroclima, Mafili.

 

As referencias nas previsões no Brasil pelos institutos na sua maioria são feitas com base no Inmet e depois nos aero's.....Ninguem fazer fazer aqui uma previsão com base no Ciiagro ou CGE...isso não existe...

Quer dizer então que achas uma previsão completa, para todos os bairros, ruim?

Link to comment
Share on other sites

A estação de referência são as do Metroclima, Mafili.

 

As referencias nas previsões no Brasil pelos institutos na sua maioria são feitas com base no Inmet e depois nos aero's.....Ninguem fazer fazer aqui uma previsão com base no Ciiagro ou CGE...isso não existe...

Quer dizer então que achas uma previsão completa, para todos os bairros, ruim?

 

Carlos, em termos de Metsul....EU DESISTO.

 

Mas não vou desistir.

 

A previsão é 2,0ºC.

 

se der 1ºC ERROU se der 3ºC ERROU.

 

ALIÁS A PREVISÃO É NA SECA....2ºC....2,1ºC ERROU...1,9ºC ERROU.

 

FALOU 2,0ºC....ENTÃO É 2,0ºC NO INMET.

 

SE ISSO VALE PARA SOMAR, CLIMATERRA, CLIMATEMPO, CPTEC, INPE,]

 

VALE PARA A METSUL TAMBÉM.

 

OU VAMOS MUDAR AS REGRAS.

Link to comment
Share on other sites

A estação de referência são as do Metroclima, Mafili.

 

 

SÃO TODAS QUE ESTÃO NA ÁREA, ORAS BOLAS.

 

NAS MINHAS PREVISÕES PARA OESTE, TENHO A CORAGEM DE COLOCAR VALORES MUITO MAIS BAIXOS QUE AS "OFICIAIS' TENDO COMO BASE O QUE ACONTECE AQUI E CONHECENDO A LOCALIZAÇÃO DE LÁ. ESTOU POUCO ME LIXANDO COM OS VALORES REGISTRADOS NAS "OFICIAIS', O QUE IMPORTA É ONDE AS PESSOAS E cULTIVOS ESTÃO, E ESTOU POUCO LIXANDO PARA OS OUTROS SE ACHAM QUE ERREI OU NÃO, POIS SEI, QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTOU CERTO, USO O QUE ESTÁ NO MEIO DOS OMBROS SEM MEDO DO QUE VÃO PENSAR.

Link to comment
Share on other sites

Mafili e Carlos, não se façam de bobos. As vezes parece que vcs fazem força para não entender. O AAA já veio nesse espaço 34895743856 vezes explicar que a previsão que ele coloca no Metroclima baseia sua mínima para a região mais fria da cidade e a máxima para a região mais quente. No próprio site, ainda assim, há a previsão por bairro! Quem quiser comparar o previsto com o realizado, basta entrar lá e pegar a previsão por bairro.

 

A Somar virou exemplo, agora...

Link to comment
Share on other sites

Mafili e Carlos, não se façam de bobos. As vezes parece que vcs fazem força para não entender. O AAA já veio nesse espaço 34895743856 vezes explicar que a previsão que ele coloca no Metroclima baseia sua mínima para a região mais fria da cidade e a máxima para a região mais quente. No próprio site, ainda assim, há a previsão por bairro! Quem quiser comparar o previsto com o realizado, basta entrar lá e pegar a previsão por bairro.

 

A Somar virou exemplo, agora...

 

 

E DEPOIS O BOM SENSO!

Link to comment
Share on other sites

Bruno escreveu:

Perspectivas começam a ficar animadoras. O padrão vai mudar no RS a partir de quarta (na metade sul já mudou) e, para o encontro, se confirmar o que o GFS colocou agora, será o fds mais frio do ano. Gramado teria máximas de 5C e mínimas de -3C no topo! A neve cairia na madrugada de sexta para sábado e iria até o meio dia!

Abs!

 

Bruno,

Desculpe o meu desconhecimento, mas em que data e local será o encontro?

Poderia aproveitar para levar o pessoal no local onde estah sendo construído o Snowland.

Link to comment
Share on other sites

Trecho da previsão para o inverno da Climatempo:

 

O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, e até no Acre que terá o fenômeno da friagem no fim do mês, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Na mosca!

 

O mês começa com 30oC no Sul do Brasil, e esfria.

 

E julho logo não esquenta não. O padrão de erupções de frio entra no dia 7 e os modelos prometem ir mês adentro.

 

Ainda não entendi a mistureba da friagem no Acre. Que coisa mais ridícula!

Link to comment
Share on other sites

Trecho da previsão para o inverno da Climatempo:

 

O mês começa frio, mas logo esquenta. Uma massa de ar frio causa declínio acentuado de temperatura na maior parte do País, e até no Acre que terá o fenômeno da friagem no fim do mês, com geada e neve nas regiões serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

 

Na mosca!

 

O mês começa com 30oC no Sul do Brasil, e esfria.

 

E julho logo não esquenta não. O padrão de erupções de frio entra no dia 7 e os modelos prometem ir mês adentro.

 

Ainda não entendi a mistureba da friagem no Acre. Que coisa mais ridícula!

 

Essa previsão com certeza não é vendida aos clientes Climatempo, certo? Poria em risco muitas atividades dependentes do tempo e clima...

Link to comment
Share on other sites

Bruno escreveu:

Perspectivas começam a ficar animadoras. O padrão vai mudar no RS a partir de quarta (na metade sul já mudou) e, para o encontro, se confirmar o que o GFS colocou agora, será o fds mais frio do ano. Gramado teria máximas de 5C e mínimas de -3C no topo! A neve cairia na madrugada de sexta para sábado e iria até o meio dia!

Abs!

 

Bruno,

Desculpe o meu desconhecimento, mas em que data e local será o encontro?

Poderia aproveitar para levar o pessoal no local onde estah sendo construído o Snowland.

 

Mauro, perdoe-me responder pelo Bruno. Será no final de semana dos dias 13 a 15 de julho, em Gramado!

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

E DEPOIS O BOM SENSO!

 

A previsão ou tendência para hoje 01/07 na imagem que o Marcos postou era:

 

mínima de 16ºC.

 

máxima de 31ºC

 

até agora 20UTC... a mínima não baixou de 18,3ºC na automática

 

e máxima não passou de 29,7ºC.

 

A mínima na convencional foi 18,6ºC.

 

ERROU.....e errou e feio na mínima.

 

Bom se errou previsão de 24 horas. Está anotado os 2ºC para o fim de semana.

 

É claro que vai aparecer alguém dizendo que eu estou errado.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Incrível o efeito "barreira ao vento norte" feito pelo MT com relação a Europema... Já tá 8oC por lá às 18:00, isso depois de um dia de sol e temperaturas máximas em torno ou acima de 30oC em praticamente todo o litoral catarinense! :girlwitch:

 

GFS e Europeu parecem convergir para chance de neve de sábado para domingo no próximo final de semana e frio fortíssimo no final de semana do EBAZ. Embora os modelos sigam variando bastante, é interessante notar esta tendência geral por duas incursões com a linha de 0oC em 850 hpa chegando ao norte catarinense com um intervalo de 5-6 dias entre elas. :pleasantry: É uma P.. mudança de padrão em relação ao que vinha sendo mostrado até uns 2-3 dias atrás! Só espero que não mude de novo.. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

A estação de referência são as do Metroclima, Mafili.

 

 

SÃO TODAS QUE ESTÃO NA ÁREA, ORAS BOLAS.

 

NAS MINHAS PREVISÕES PARA OESTE, TENHO A CORAGEM DE COLOCAR VALORES MUITO MAIS BAIXOS QUE AS "OFICIAIS' TENDO COMO BASE O QUE ACONTECE AQUI E CONHECENDO A LOCALIZAÇÃO DE LÁ. ESTOU POUCO ME LIXANDO COM OS VALORES REGISTRADOS NAS "OFICIAIS', O QUE IMPORTA É ONDE AS PESSOAS E cULTIVOS ESTÃO, E ESTOU POUCO LIXANDO PARA OS OUTROS SE ACHAM QUE ERREI OU NÃO, POIS SEI, QUE NA MAIORIA DAS VEZES ESTOU CERTO, USO O QUE ESTÁ NO MEIO DOS OMBROS SEM MEDO DO QUE VÃO PENSAR.

Gostei Ronaldo.A oficialidade do Inmet ta deixando muito a desejar com suas estações capengas e com dados faltando, além de estarem em topos, na maioria...

Link to comment
Share on other sites

Incrível o efeito "barreira ao vento norte" feito pelo MT com relação a Europema... Já tá 8oC por lá às 18:00, isso depois de um dia de sol e temperaturas máximas em torno ou acima de 30oC em praticamente todo o litoral catarinense! :girlwitch:

 

GFS e Europeu parecem convergir para chance de neve de sábado para domingo no próximo final de semana e frio fortíssimo no final de semana do EBAZ. Embora os modelos sigam variando bastante, é interessante notar esta tendência geral por duas incursões com a linha de 0oC em 850 hpa chegando ao norte catarinense com um intervalo de 5-6 dias entre elas. :pleasantry: É uma P.. mudança de padrão em relação ao que vinha sendo mostrado até uns 2-3 dias atrás! Só espero que não mude de novo.. :mosking:

Será a volta de um cenário de normalidade como era nos anos 90, quando as serras do norte do RS apresentavam neve respeitável, inclusive a Serra do Botucaraí, este quadro que está se configurando vai mostrar isto. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Gostei Ronaldo.A oficialidade do Inmet ta deixando muito a desejar com suas estações capengas e com dados faltando, além de estarem em topos, na maioria...

 

PHP, O Inmet é um órgão público. Então, cabe ao poder público tomar alguma atitude se for necessário.

 

O topo é localização correta das estações para fins meteorológicos para fins agronômicos cada caso é um caso por essa razão contrate um agrônomo para teus problemas.

 

Bom por esse critério a SOMAR e outros NUNCA ERRARAM,

 

TEM DÓ NÉ

Link to comment
Share on other sites

TEREI NEVE EM S.J, O PÉ QUENTE ESTARÁ EM GRAMADO COM CHUVA A -1°C :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

ESAREI COMPARANDO UM TERMÔMETRO, MAX/MIN, MERCÚRIO, NUMA ÁRVORE A 1,70 COM O ABRIGO, +- 30 M ABAIXO

 

01; 9,4/7,3

 

Está se referindo a mim, né !!!!! :laugh: :laugh: :laugh: Imagina ! :laugh: :laugh:

 

Se começar a neve em SJ, não tenho dúvidas de que alugo um carro em Gramado e me mando praí !

Se bem que, numa situação de chuva e -1C em Gramado e neve em SJ, o pessoal inteiro do ENBAZ se

deslocaria pra tua região !

 

Vejamos o que acontece, mas PARECE que vou ter sorte desta vez.

Link to comment
Share on other sites

E DEPOIS O BOM SENSO!

 

A previsão ou tendência para hoje 01/07 na imagem que o Marcos postou era:

 

mínima de 16ºC.

 

máxima de 31ºC

 

até agora 20UTC... a mínima não baixou de 18,3ºC na automática

 

e máxima não passou de 29,7ºC.

 

A mínima na convencional foi 18,6ºC.

 

ERROU.....e errou e feio na mínima.

 

Bom se errou previsão de 24 horas. Está anotado os 2ºC para o fim de semana.

 

É claro que vai aparecer alguém dizendo que eu estou errado.

 

Abraços

Já foi dito pelo Ronaldo, pelo Bruno e por mim, mas vou repetir pela última vez: a MetSul (pelo Metroclima, sistema de monitoramento e previsão criado em acordo entre a MetSul e a prefeitura de POA) faz previsão SETORIZADA para todo o município de Porto Alegre!!

 

Grande coisa que a previsão não bateu com o INMET. O INMET é mais uma estação dentro do quadro da climatologia urbana da cidade e usado como referência histórica para o clima da cidade e como registro oficial, isto é, do Estado brasileiro. Se a MetSul dá variação de 10° a 20° para todo o município e o INMET teve, sei lá, de 12° a 18°, mas o sistema Metroclima pegou 10° no Lami e 20° na Sertório (extremos da cidade), então a previsão está correta.

 

Ademais, errar por 1° é margem aceitável. O que se evita é 2° para cima.

 

Abraços do Metroclima!

Link to comment
Share on other sites

Incrível o efeito "barreira ao vento norte" feito pelo MT com relação a Europema... Já tá 8oC por lá às 18:00, isso depois de um dia de sol e temperaturas máximas em torno ou acima de 30oC em praticamente todo o litoral catarinense! :girlwitch:

 

GFS e Europeu parecem convergir para chance de neve de sábado para domingo no próximo final de semana e frio fortíssimo no final de semana do EBAZ. Embora os modelos sigam variando bastante, é interessante notar esta tendência geral por duas incursões com a linha de 0oC em 850 hpa chegando ao norte catarinense com um intervalo de 5-6 dias entre elas. :pleasantry: É uma P.. mudança de padrão em relação ao que vinha sendo mostrado até uns 2-3 dias atrás! Só espero que não mude de novo.. :mosking:

 

Isso pode ser reflexo das duas fortes quedas seguidas da AAO !

Link to comment
Share on other sites

Alguém um link para os dados online das estações da metroclima (aliás essas estações são da Metsul ou de prefeitura de POA)

 

Menino, Belém, Lomba, Moinhos e Aeroporto

 

Abraços errantes

Aí está a previsão por setores da cidade: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/metroclima/. Eventualmente eles divulgam boletins dos eventos meteorológicos mais marcantes com os dados das estações.

 

Clicando em "Agora" tu tens as temperaturas das diferentes estações da cidade. Só não aparece a do Lami on-line (extremo-sul).

 

Hoje foi um dia muito quente aqui! Muito quente! Tive variação de 18,8° a 30,1°!! Foi um dia de verão, com calor, sol, vento N e NO, quase sem nuvens!! Típico de um dia de dezembro ou janeiro depois da passagem de uma mp que já está tropicalizada. Mas em 1º de julho!

 

Agora faz 24,5° com 57%. Quase não há nuvens. Vento NNE a 1,9 km/h.

 

Abraços do Metroclima!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.