Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Essa camera de Las Lenas é igual a minha daqui de Gramado. A diferença é o visual! :mosking:

 

Notícia interessante: o campeonato brasileiro voltará a ter jogos na serra gaúcha. Depois do rebaixamento do Juventude nunca mais tivemos jogos com temperaturas na casa dos 1C/2C as 20hrs. Com a interdição do Beira-Rio, o Inter jogará no estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Primeiro jogo será no fds do dia 07. Será que sob neve? :mosking:

 

Juventude e Caxias são os clubes mais "gelados" do Brasil não? Acho que não tem outra cidade no Brasil mais fria que Caxias do Sul que tenha futebol profissional, desconsiderando clubes amadores e semiamadores.

 

Infelizmente o futebol nas nossas serras foi definhando. Já tivemos no começo da década de 90 o Internacional de Lages campeão catarinense e o Juventude em 99 na copa do Brasil.

 

Pro lado catarinense, o meio oeste e a serra catarinense entrou em declínio econômico depois dos anos 80, e isso refletiu no futebol. Seria legal se tivesse mais futebol nos polos frios do sul, mas acho difícil heheh

Nas Tuias tem quadras de futsal, hehehe, futsal no gelo uhuahuhuahuhuah :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Espetacular! Bastante esclarecedor e fácil de compreender! Valeu!

 

Bruno, quando você disse a palavra: """""FALCATRUA""""".

 

" DE CORAÇÃO" posso dizer que você é honesto e nunca duvidei do teu bom caráter...como te conheço, pessoalmente, posso referendar.

 

Quando por razões diversas sou criticado por dizer para definir o clima no RS (sei das diversas condições orográficas e geomorfológicas).

 

Escolhi Santa Maria.

 

E a razão é simples. veja a expressão:

 

"descending air warms by compression ..(tradução: é o tal do aquecimento adiabático na depressão central)...[ não é segredo para ninguém....mas se você for vago o suficiente, em previsão, pode sempre a recorrer a Santa Maria para justificar que RS passou dos 30ºC se por ventura necessitar de algo melhor o aeroporto sempre ajuda].

 

giving cloudless stable conditions.

 

Resumindo: Tempo estável em Santa Maria é a chave para fazer prognóstico para o RS.

 

Novamente sei que serei alvo da choradeira....mas Sta Maria????...Não acontece nada de interessante lá a muito tempo....VERDADE.

 

Mas a vida é assim. Exitem os clubes da esquina...sabe aqueles bares que a única coisa que tem é uma boa cerveja e os amigos. Pois, Sta Maria é uma dessas esquinas.

 

Abraços ao amigo Bruno.

Link to comment
Share on other sites

20C aqui em casa em Gramado agora com muito vento norte! Nao fosse o vento, diria que é uma noite de verão!!!

Impressionante, mas eu tinha 23,1° à 0:30!! Não me recordo noite tão quente em fins de junho. Menos ainda em julho!! Totalmente fora da realidade!!

 

Agora começou a entrar vento S e faz 20,7° com 76%. Rajada de 8,6 km/h.

 

Abraços do verão!

Link to comment
Share on other sites

20C aqui em casa em Gramado agora com muito vento norte! Nao fosse o vento, diria que é uma noite de verão!!!

Impressionante, mas eu tinha 23,1° à 0:30!! Não me recordo noite tão quente em fins de junho. Menos ainda em julho!! Totalmente fora da realidade!!

 

Agora começou a entrar vento S e faz 20,7° com 76%. Rajada de 8,6 km/h.

 

Abraços do verão!

 

Tecnicamente uma noite tropical.

 

Abraços subtropicais....(não resisti)

Link to comment
Share on other sites

Espetacular! Bastante esclarecedor e fácil de compreender! Valeu!

 

Bruno, quando você disse a palavra: """""FALCATRUA""""".

 

" DE CORAÇÃO" posso dizer que você é honesto e nunca duvidei do teu bom caráter...como te conheço, pessoalmente, posso referendar.

 

Quando por razões diversas sou criticado por dizer para definir o clima no RS (sei das diversas condições orográficas e geomorfológicas).

 

Escolhi Santa Maria.

 

E a razão é simples. veja a expressão:

 

"descending air warms by compression ..(tradução: é o tal do aquecimento adiabático na depressão central)...[ não é segredo para ninguém....mas se você for vago o suficiente, em previsão, pode sempre a recorrer a Santa Maria para justificar que RS passou dos 30ºC se por ventura necessitar de algo melhor o aeroporto sempre ajuda].

 

giving cloudless stable conditions.

 

Resumindo: Tempo estável em Santa Maria é a chave para fazer prognóstico para o RS.

 

Novamente sei que serei alvo da choradeira....mas Sta Maria????...Não acontece nada de interessante lá a muito tempo....VERDADE.

 

Mas a vida é assim. Exitem os clubes da esquina...sabe aqueles bares que a única coisa que tem é uma boa cerveja e os amigos. Pois, Sta Maria é uma dessas esquinas.

 

Abraços ao amigo Bruno.

 

meu disco preferido é o Clube de Esquina, Milton Nascimento. É um marco da música brasileira.

Logo, nada melhor que bater um papo num bar. Lá, a gente resolve situações políticas, podemos depor governos, resolver situações econômicas. Depois, dormir e acordar sem nada ter resolvido.

dia tropical em Porto Alegre. Não fossem os satélites e as projeções, eu diria que teremos uma tormenta incrível.

Mas, que nada, voltaremos a dormir tranquilos com uma brisa tropical.

boa noite

ou, bom dia!!

esqueci-me da hora...efeito do vinho???

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso nos Andes:

 

m120629144001900.jpg

 

 

Não aparece nem uma rocha nas montanhas de Las Lenas. Tudo branco!

 

 

ESTOU ACOMPANHANDO DIRETO, TUDO ISTO OCORREU EM MENOS DE 15 DIAS!!!, ESTAVA TUDO SEM NEVE E AGORA....

 

Deixa eu ver se entendi teu raciocínio: hoje estamos no veranico mas semana que vem entraremos numa "fria", é isso?

Trocando em miúdos: preparem seus Whiskys, porque vem gelo ai!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha...(para mim)

 

POA preste atingir uma onda de calor pela definição da WWO (6 dias consecutivos com 5ºC acima da normal da máximas)..isso não é normal...é evento extremo.

 

Mas alguém inventou o termo "veranico" e fica por isso mesmo....sem critério

 

Fazer o quê?

 

Simples...fotos...fotos...fotos...do calor. (infelizmente nessas paragens o calor não é fotogênico ao contrário do Ártico uma pedrinha de gelo caindo é um ruído ensurdecedor e imagens bonitas).

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha...(para mim)

 

POA preste atingir uma onda de calor pela definição da WWO (6 dias consecutivos com 5ºC acima da normal da máximas)..isso não é normal...é evento extremo.

 

Mas alguém inventou o termo "veranico" e fica por isso mesmo....sem critério

 

Fazer o quê?

 

Simples...fotos...fotos...fotos...do calor. (infelizmente nessas paragens o calor não é fotogênico ao contrário do Ártico uma pedrinha de gelo caindo é um ruído ensurdecedor e imagens bonitas).

 

Abraços

 

Mafili, se tu olhares os meus posts vais ver que coloquei uma foto onde o estudioso Coussirat já dizia que o veranico se caracterizava por mais de 5 dias consecutivos de temperatura acima de 12 e acima de 25. No entanto, já lá na década de 1910, ele dizia que poderiam ocorrer durante o seio do inverno. Embora considera-se que não fosse tão normal. Acredito, apesar de que havia onda de calor durante aqueles invernos, era mais difícil. Por ter sido uma época um pouco mais fria que a atual. Mas, ocorria. há inclusive estatística de quantas vieram.

Mas, o que está ocorrrendo já se torna anormal. 2 ou até 4 dias de aquecimento no pré-prontal é normal aqui no sul. Acima disso já podemos considerar fora de padrão. Realmente, neste funil espremidos entre o pacífico e atlântico, ficamos sujeitos a situações diferentes de termos uma chapa de continente, vide Canadá.

Link to comment
Share on other sites

Espetacular! Bastante esclarecedor e fácil de compreender! Valeu!

 

Bruno, quando você disse a palavra: """""FALCATRUA""""".

 

" DE CORAÇÃO" posso dizer que você é honesto e nunca duvidei do teu bom caráter...como te conheço, pessoalmente, posso referendar.

 

Quando por razões diversas sou criticado por dizer para definir o clima no RS (sei das diversas condições orográficas e geomorfológicas).

 

Escolhi Santa Maria.

 

E a razão é simples. veja a expressão:

 

"descending air warms by compression ..(tradução: é o tal do aquecimento adiabático na depressão central)...[ não é segredo para ninguém....mas se você for vago o suficiente, em previsão, pode sempre a recorrer a Santa Maria para justificar que RS passou dos 30ºC se por ventura necessitar de algo melhor o aeroporto sempre ajuda].

 

giving cloudless stable conditions.

 

Resumindo: Tempo estável em Santa Maria é a chave para fazer prognóstico para o RS.

 

Novamente sei que serei alvo da choradeira....mas Sta Maria????...Não acontece nada de interessante lá a muito tempo....VERDADE.

 

Mas a vida é assim. Exitem os clubes da esquina...sabe aqueles bares que a única coisa que tem é uma boa cerveja e os amigos. Pois, Sta Maria é uma dessas esquinas.

 

Abraços ao amigo Bruno.

 

Mafili, Santa maria não acredito que seja o melhor lugar para definir nosso estado em termos de clima. Se tu fosses na cidade entenderia o que digo. É uma cidade enfiada no meio de morros. Chamada Santa Maria da Boca do Monte. SE você pegasse São Sepé, ou até mesmo os arredores de Santa Maria, como Camobi, que fica fora do entorno onde há os morros. Santa Maria é um lugar tórrido no verão, unsuportável. No inverno, o frio se aloja em suas ruas e o sol ao aparecer já está quase noite. é um lugar atípico. Tanto que temos a quarta colônia, cidades de imigração italiana que ficam próximas e onde o inverno é muito frio.

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha...(para mim)

 

POA preste atingir uma onda de calor pela definição da WWO (6 dias consecutivos com 5ºC acima da normal da máximas)..isso não é normal...é evento extremo.

 

Mas alguém inventou o termo "veranico" e fica por isso mesmo....sem critério

 

Fazer o quê?

 

Simples...fotos...fotos...fotos...do calor. (infelizmente nessas paragens o calor não é fotogênico ao contrário do Ártico uma pedrinha de gelo caindo é um ruído ensurdecedor e imagens bonitas).

 

Abraços

Não há onda de calor em junho como não há onda de frio em fevereiro ou março. E não há fotos porque não tem o que fotografar de diferente!! Sentir calor é rotineiro por aqui, ver geada não, especialmente nas regiões mais quentes.

 

Esses dias fizeram um bom estrago na média. Hoje tive mínima de 17,9°, a maior do mês e a maior desde os 20,0° de 29/5. Fechei junho com média mínima de 10,8°. Mas até o dia 27 a média estava em 10,2°.

 

Agora faz 19,9° com 85%. A pancada de chuva que caiu às 3:15 e acumulou 3,5 mm foi a responsável pela mínima não ser pior.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, esse post é para os amantes de clima e dados históricos. Estou começando a botar no ar mapas com os dados de temperatura registrados no Brasil desde 1961.

Já estão disponíveis os dados de 1961 a 1969. Vejam lá e divulguem, por favor!

http://www.wxbrasil.net/dados/dados_historicos.php

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, esse post é para os amantes de clima e dados históricos. Estou começando a botar no ar mapas com os dados de temperatura registrados no Brasil desde 1961.

Já estão disponíveis os dados de 1961 a 1969. Vejam lá e divulguem, por favor!

http://www.wxbrasil.net/dados/dados_historicos.php

 

Abraços

FANTÁSTICO!!!!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Estive observando a onda de frio de agosto de 1965. Coisa incrível!! Chegou a 7,7° no sul do Pará!! Será que está certo isso? Enquanto o litoral S do RS não baixou dos 9° durante o evento. Efeito do ciclone!! E máximas de 5° em parte do Sul.

 

Agora 21,1° com 83% por aqui.

 

Abraços históricos!

Link to comment
Share on other sites

Que maravilha...(para mim)

 

POA preste atingir uma onda de calor pela definição da WMO (6 dias consecutivos com 5ºC acima da normal da máximas)..isso não é normal...é evento extremo.

 

Mas alguém inventou o termo "veranico" e fica por isso mesmo....sem critério

 

Fazer o quê?

 

Simples...fotos...fotos...fotos...do calor. (infelizmente nessas paragens o calor não é fotogênico ao contrário do Ártico uma pedrinha de gelo caindo é um ruído ensurdecedor e imagens bonitas).

 

Abraços

Não há onda de calor em junho como não há onda de frio em fevereiro ou março. E não há fotos porque não tem o que fotografar de diferente!! Sentir calor é rotineiro por aqui, ver geada não, especialmente nas regiões mais quentes.

 

Esses dias fizeram um bom estrago na média. Hoje tive mínima de 17,9°, a maior do mês e a maior desde os 20,0° de 29/5. Fechei junho com média mínima de 10,8°. Mas até o dia 27 a média estava em 10,2°.

 

Agora faz 19,9° com 85%. A pancada de chuva que caiu às 3:15 e acumulou 3,5 mm foi a responsável pela mínima não ser pior.

 

Abraços calorosos!

 

Esse é o problemas Marcos.

 

Por favor onde é o "por aqui"?

 

Se "por aqui" for São Joaquim, por exemplo, acho que é rotineiro inclusive no verão.

 

Pois as fotos de "por aqui" não são exatamente de "por aqui".

 

Aliás a maioria delas é "por ai".

 

Não creio em "estrago" nas médias, salvo algum erro, a média das mínimas vai fechar cravada em 10,7ºC o que é exatamente a normal 1961/1990 para as mínimas em POA.

 

As máximas devem fechar em algo parecido com 1,5ºC acima da média das máximas. considerações:

 

a- É muito.

b- Tenho algumas restrições sobre as máximas na convencional os desvios continuam sistematicamente sendo da ordem de 1,1ºC em relação ao automática (LADO A LADO) como não apareceu nenhuma explicação "oficial" lamento apenas que um dado que no meu entendimento é questionável passe a fazer parte das coisas do clima.

 

Sobre o atual período quente infelizmente só posso fazer uma avaliação após o período. É a liturgia da minha cartilha.

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Essa questão aí não é tão simples quanto parace, essa definição de "onda" depende muito da localização geográfica e até mesmo cultural.

 

Em linhas gerais, é até interessante essa definição da WWO, mas está meio longe ainda de representar uma realidade local. É que nem aqueles números e dados levantados pela ONU para definir o nível de qualidade de vida de uma cidade, (embora sejam áreas diferentes, uma seja mais pra exatas e outra pra humanas) mas não releva uma série de detalhes locais.

 

Proporcionalmente falando, se fosse em Fev o RS e agora SC também estaria numa onda de calor terrível. Mas em julho não chamamos de onda de calor porque simplesmente não há onda de calor, e as pessoas jamais entenderiam isso hahah

 

Espero que jamais um dia tenhamos um onda de calor em pleno inverno. Pra isso teria que ter aquela bizarrice climática que houve nos EUA em janeiro.

 

Vejam, lá poderia ser chamado de onda de calor, porque teve cidades onde a mínima quebrou o recorde da máxima absoluta pra janeiro. Ou seja, Porto Alegre teria que te uma mínima de 30 grais e uma maxima de 40/50 em julho uhauhauh

Link to comment
Share on other sites

Essa questão aí não é tão simples quanto parace, essa definição de "onda" depende muito da localização geográfica e até mesmo cultural.

 

Em linhas gerais, é até interessante essa definição da WWO, mas está meio longe ainda de representar uma realidade local. É que nem aqueles números e dados levantados pela ONU para definir o nível de qualidade de vida de uma cidade, (embora sejam áreas diferentes, uma seja mais pra exatas e outra pra humanas) mas não releva uma série de detalhes locais.

 

Proporcionalmente falando, se fosse em Fev o RS e agora SC também estaria numa onda de calor terrível. Mas em julho não chamamos de onda de calor porque simplesmente não há onda de calor, e as pessoas jamais entenderiam isso hahah

 

Espero que jamais um dia tenhamos um onda de calor em pleno inverno. Pra isso teria que ter aquela bizarrice climática que houve nos EUA em janeiro.

 

Vejam, lá poderia ser chamado de onda de calor, porque teve cidades onde a mínima quebrou o recorde da máxima absoluta pra janeiro. Ou seja, Porto Alegre teria que te uma mínima de 30 grais e uma maxima de 40/50 em julho uhauhauh

 

 

NÃO CHEGA A SER ONDA DE CALOR, NÃO PELA CHATIÇE DE UNS, SIM PORQUE ESTÁ FRIO DE MADRUGADA/AMANHECER, O QUE TEMOS É UMA "ONDA DE CALOR" VESPERTINA!, AQUI TEM DADO GEADA, BAIXADAS, DESDE O DIA 23, E DE TARDE ESTÁ BEM QUENTE, ENTRE 19/23°C, ALGO BEM RARO NESTA ÉPOCA, MAS AMANHECE ABAIXO DOS 5 NOS VALES E BAIXADAS E ENTRE 7/11 NO ALTO. NO LITORAL SUL, QUE JÁ PASSOU DOS 30,0, QUE É QUASE NORMAL ACONTECER, AMANHECE ENTRE 10/13, SÓ HOJE É QUE TEVE UMA NOITE QUENTE, 13/17°C. TERIA QUE TER NOITES QUENTES TAMBÉM PARA SE ENGUADRAR NUMA ONDA DE CALOR LEGÍTIMA, MESMO QUE FOSSE SÓ 2/3 DIAS.

 

NÃO REBATA COM PICUÍNHAS QUE LIGAREI AS 3 DA MADRUGADA!!!! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Juventude e Caxias são os clubes mais "gelados" do Brasil não? Acho que não tem outra cidade no Brasil mais fria que Caxias do Sul que tenha futebol profissional, desconsiderando clubes amadores e semiamadores.

 

Infelizmente o futebol nas nossas serras foi definhando. Já tivemos no começo da década de 90 o Internacional de Lages campeão catarinense e o Juventude em 99 na copa do Brasil.

 

O mais gelado, e profissional? Internacional de Lages-SC, que foi campeão catarinense em 65 e vice duas vezes. :hi:

 

PS: Marcelo, o seu trabalho é memorável. Culpo você porque nos deixará horas e horas acessando os mapinhas... :hang1: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

NUNCA vi ONDA de calor com máxima na casa dos 22ºC dia 26...

 

dia 27,28 e 29 tiveram máximas acima de 25...

 

Isso no INMET AUTOMÁTICA...

 

Não estou vendo nem veranico...

 

Imagina onda de calor????

 

Mafili , pirasse.

 

 

 

AQUI COM 18/20 E 11/13 POR MAIS DE 3 DIAS EM JUNHO JÁ É UMA ONDA DE CALOR, O QUE IMPORTA É VER O NORMAL DA REGIÃO NA ÉPOCA.

Link to comment
Share on other sites

Imaginem, em um lugar onde a média das máximas em tal mes é de 0ºC...

 

E faz 4 dias com máximas de 5/6ºC...

 

Sendo que a média das máximas no verão é de 19ºC...

 

É onda de calor?

 

Não né...

 

Onda de calor fosse se tivesse 3/4 dias com média de um dia de verão.

 

Pra mim isso é uma onda de calor.

Link to comment
Share on other sites

Onda de calor não é.

desde que o Rio Grande era Província de São Pedro o clima é assim.

27, 29 nesta época é algo normal. Ainda mais agora que temos os dados do Inmet disponíveis na internet(e aqui, vide mensagem do marcelo há pouco), podemos desmistificar esse negócio. peguei as temperaturas lá dos anos 60 e temos 2, 3 dias quentes. Sempre tendo um resfriamento noturno. Ficando "outonal"(aí que vamos ter mais uma polêmica, afinal o que é uma temperatura outonal, no inverno temos a toda hora a temp de 8 a 20graus).

Quanto à classificação científica de onda de frio ou calor, certamente, fico com a explicação formal.

Nem vou citar passagens dos viajantes como SaintHilaire para não ser o chato de galocha. Frio e calor alternados sempre foram a marca deste funil cone sul.

Se pegarmos Buenos Aires(não tenho os dados) vamos encontrar aquecimento em julho, também. é fenômeno deste local cercado de dois oceanos e sofrendo grandemente esta influencia tendo pouca terra para evitar que um tire o que o outro influenciou(oceanos). Quantas vezes discutimos a tal mancha quente no Atlântico.

Nosso clima é comparado a algumas regiões do sul dos EUA.

Link to comment
Share on other sites

Onda de calor não é.

desde que o Rio Grande era Província de São Pedro o clima é assim.

27, 29 nesta época é algo normal. Ainda mais agora que temos os dados do Inmet disponíveis na internet(e aqui, vide mensagem do marcelo há pouco), podemos desmistificar esse negócio. peguei as temperaturas lá dos anos 60 e temos 2, 3 dias quentes. Sempre tendo um resfriamento noturno. Ficando "outonal"(aí que vamos ter mais uma polêmica, afinal o que é uma temperatura outonal, no inverno temos a toda hora a temp de 8 a 20graus).

Quanto à classificação científica de onda de frio ou calor, certamente, fico com a explicação formal.

Nem vou citar passagens dos viajantes como SaintHilaire para não ser o chato de galocha. Frio e calor alternados sempre foram a marca deste funil cone sul.

Se pegarmos Buenos Aires(não tenho os dados) vamos encontrar aquecimento em julho, também. é fenômeno deste local cercado de dois oceanos e sofrendo grandemente esta influencia tendo pouca terra para evitar que um tire o que o outro influenciou(oceanos). Quantas vezes discutimos a tal mancha quente no Atlântico.

Nosso clima é comparado a algumas regiões do sul dos EUA.

 

Falasse tudo.

 

A temperatura nem chegou a 30ºC em POA...

 

Que onda de calor, as pessoas estavam morrendo de calor.

 

Desde que o tempo é assim aqui no sul temos esses dias quentes em pleno miolo do inverno.

Link to comment
Share on other sites

NÃO REBATA COM PICUÍNHAS QUE LIGAREI AS 3 DA MADRUGADA!!!! :laugh: :laugh: :laugh:

 

Não isso, não.

 

Eu explico e fico quieto.

 

Como muito aqui devem saber existe uma hipótese sobre o aquecimento global.

 

Dentre as coisas que lá estão escritas no IPCC 4.

 

Uma é o aumento de eventos extremos.

 

E dentre os eventos extremos estão onda de calor e onda de frio.

 

O critério do IPCC 4 é um pouco mais relaxado que o WMO (ao invés de 6 dias são 5) naturalmente com essa pequena alteração fica evidente um aumento desses eventos.

 

Assim deixo claro que nem vagamente é meu interesse acompanhar os dados de POA apenas porque são de POA. Sim como explicado anteriormente é uma das poucas estações que relatam para rede mundial de estações históricas.

 

O critério tende a ser aperfeiçoado para que seja global para evitar críticas como a do Beto.

 

Mas são todos evoluções desse da WMO o qual também tem essa pretensão.

 

São os climate index. Que em linhas gerais é pegar 3 ou 4 desvios padrões e atribuir uma duração. O que em Portugal, Espanha e Brasil dá o mesmo resultado os tais dos 5ºC.

 

NESSE CONTEXTO A TEMPERATURA MÉDIA DAS MÁXIMAS EM POA É PARA JUNHO 19,5ºC

 

ISSO QUER DIZER QUE SE A TEMPERATURA MÁXIMA EM PORTO ALEGRE FOR

 

POR 6 DIAS CONSECUTIVOS

 

SUPERIOR OU IGUAL A 24,5ºC

 

ESTÁ CARACTERIZADA UMA ONDA DE CALOR.

 

AGORA SE ALGUÉM ACHAR QUE 24,5ºC NÃO É CALOR...ISSO É OUTRO PROBLEMA.....

 

LEMBRANDO QUE A TEMPERATURA MÉDIA DO PLANETA É 14,5ºC

 

ABRAÇOS

Link to comment
Share on other sites

Mesmo no critério Mafiliano( :laugh: ) os dias que podem contar como onda de calor :

 

Dia 27,28 e 29.

 

Primeiro o critério não meu.

 

Se você tivesse lido essa mensagem anterior:

 

Eu não estou no meio da comunicação social onde deve-se comunicar com milhões de pessoas de uma forma que elas entendam.

 

Aqui estou escrevendo para algumas pessoas que gostam do tema. Os critérios devem ser claros e objetivos.

 

Sobre o atual período quente infelizmente só posso fazer uma avaliação após o período. É a liturgia da minha cartilha.
Link to comment
Share on other sites

Mafili, entendo teus argumentos. Dentro de uma teoria 6 dias ou 5 dias há diferença.

No momento, estamos com 24.1°C aqui.

o que questiono é que temos registros assim no passado. Basta clicar no inmet e baixar os dados.da sequencia histórica de 61-90.

Mas, são 3 ou 4 dias seguidos de uma temperatura mais alta. 5 ou 6 já é muito.Inclusive 2000:

 

23/06/2000 0 22.2 5.4

24/06/2000 0 29.4 11.8

25/06/2000 0 25.2 15.1

26/06/2000 0 17.3 11.3

27/06/2000 0.5 21.6 13.4

28/06/2000 0 28.9 16

29/06/2000 0.7 22.2 14.2

30/06/2000 35.1 18 12.8

01/07/2000 0 25.6 10

02/07/2000 0.7 27.3 10.8

03/07/2000 38.6 14 7

04/07/2000 0 20.1 4.2

05/07/2000 0 24.6 6.4

06/07/2000 0 27.4 13.8

07/07/2000 0 27.4 13.8

08/07/2000 0 28.6 15.1

09/07/2000 21.4 22.8 17

10/07/2000 23.9 19.8 16.4

11/07/2000 25.2 17.3 10.4

12/07/2000 2.7 11.8 5.6

13/07/2000 0 9.2 5.7

14/07/2000 0.1 12.4 0

 

os ciclos de frio são assim. seria como a passagem de uma MP forte a cada 30 dias.

Há períodos em que nada passa por aqui e ficamos sujeitos ao que desce do norte da Argentina.

somos o divisor de águas. bato nesta tese.

Quanto a questionar se há aquecimento global, acho que isto é um fato a ser questionado de forma científica.

Não debochadamente como fizeram na mídia. Não podemos debochar abertamente usando os mesmos argumentos do pessoal do AQ.

Link to comment
Share on other sites

Tá tá tá...

 

E cade os 6 dias seguidos em POA na automática acima de 24,5 ??

 

Primeiro não é na automática.

 

Por favor leia as mensagens nessa página.

 

Não confio nos dados da Convencional.

 

Segundo, o próprio carlos mostrou que os dados da convencional de POA não batem com a cidade, nem com o aeroporto, nem com a automática...

 

Pegando dados no mínimo "fora do comum" é fácil fabricar um Veranico.

 

Já li e não mudo a minha opinião.

 

É como falei, onda já se viu onda de calor sendo que esse critério pra mim vale no verão ou nas épocas mais quentes...

 

Média de 0ºC e faz 5 dias com máximas de 5ºC, aí é onda de calor?

 

Não né.

 

Então o RS quase sempre teve ondas de calor em pleno inverno, aí sim né.

Link to comment
Share on other sites

Esse é o problemas Marcos.

 

Por favor onde é o "por aqui"?

 

Se "por aqui" for São Joaquim, por exemplo, acho que é rotineiro inclusive no verão.

 

Pois as fotos de "por aqui" não são exatamente de "por aqui".

 

Aliás a maioria delas é "por ai".

 

Não creio em "estrago" nas médias, salvo algum erro, a média das mínimas vai fechar cravada em 10,7ºC o que é exatamente a normal 1961/1990 para as mínimas em POA.

 

As máximas devem fechar em algo parecido com 1,5ºC acima da média das máximas. considerações:

 

a- É muito.

b- Tenho algumas restrições sobre as máximas na convencional os desvios continuam sistematicamente sendo da ordem de 1,1ºC em relação ao automática (LADO A LADO) como não apareceu nenhuma explicação "oficial" lamento apenas que um dado que no meu entendimento é questionável passe a fazer parte das coisas do clima.

 

Sobre o atual período quente infelizmente só posso fazer uma avaliação após o período. É a liturgia da minha cartilha.

 

abraços

Por aqui = Rio Grande do Sul. Dá para generalizar. É mais comum o gaúcho sentir calor do que ver geada, mesmo nas áreas serranas e do Planalto. Os Aparados e a Campanha têm média de 30/40 geadas por ano nos locais mais frios. Ao longo do ano, é um número pequeno. É mais fácil pegar calor mesmo na serra do que geada.

 

Quanto ao estrago, APENAS os últimos 3 dias de junho puxaram a média máxima 1° para cima! 3 dias num período de 30 dias! Esse calor do final do mês, por si só, anulará a anomalia negativa de junho. Por sorte poderemos ter -0,1°. Talvez fique 0,1°/0,2° acima. Mas creio que cravará 0,0° de anomalia. Isso em POA.

 

Agora o sol aparece quase sem nuvens e faz 24,9° com 67%. Mal venta: direção variada e 1,5 km/h.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre Junho 2012:

 

Maximas Conv / Aut (diferença) - Inmet

 

01: 20,5 / 19,3 / +1,2

02: 24,8 / 23,4 / +1,4

03: 19,7 / 18,6 / +1,1

04: 17,4 / 16,2 / +1,2

05: 16,4 / 15,2 / +1,2

06: 16,0 / 15,1 / +0,9

07: 14,0 / 10,6 / +3,4 (A maximas no Salgado Filho foi de 10,0ºC - Wunderground)

08: 13,6 / 12,4 / +1,2

09: 17,1 / 15,8 / +1,3

10: 17,8 / 17,6 / +0,2

11: 20,4 / 20,2 / +0,2

12: 25,6 / 24,0 / +1,6

13: 30,4 / 28,8 / +1,6

14: 30,6 / 29,8 / +0,8

15: 26,2 / 25,5 / +0,7

16: 19,8 / 19,3 / +0,5

17: 18,2 / 17,4 / +0,8

18: 19,1 / 18,4 / +0,7

19: 16,3 / 15,4 / +0,9

20: 14,3 / 13,6 / +0,7

21: 22,0 / 20,7 / +1,3

22: 16,8 / 16,3 / +0,5

23: 19,8 / 19,2 / +0,6

24: 24,0 / 23,0 / +1,0

 

Fonte: Carlos Dias.

 

Os dados da automática são melhores realmente e batem com a realidade.

Link to comment
Share on other sites

Gamboa, Excelente levantamento.

 

E minha conclusão é semelhante a tua

 

Média das máximas para POA...JULHO... (1961/1990)

19,7ºC

 

Critério 19,7 + 5,0 = 24,7ºC

 

Houve onda de calor?

 

Não.

 

ps: confira os dados....

05/07/2000 24.6 (não)

06/07/2000 27.4 (sim)

07/07/2000 27.4 (sim)

08/07/2000 28.6 (sim)

09/07/2000 22.8 (não)

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, esse post é para os amantes de clima e dados históricos. Estou começando a botar no ar mapas com os dados de temperatura registrados no Brasil desde 1961.

Já estão disponíveis os dados de 1961 a 1969. Vejam lá e divulguem, por favor!

http://www.wxbrasil.net/dados/dados_historicos.php

 

Abraços

Bah em 20/08/65 na grande nevasca min de -0.5º e máxima de 1.8º em Passo Fundo,tá explicado pq nevou tanto na Serra do Botucaraí e só choveu na região de Lageado(50m)...

Link to comment
Share on other sites

07: 14,0 / 10,6 / +3,4 (A maximas no Salgado Filho foi de 10,0ºC - Wunderground)

 

 

Os dados da automática são melhores realmente e batem com a realidade.

 

Máxima na automática dia 07/06/2012 ...12,9ºC...Corrija erro do observador..... :laugh: :laugh: como o Ronaldo me avisou do meu erro. :mail:

 

Desvio padrão4,67 convencional .... cv 23,3%

Desvio padrão4,58 automática...... cv 23,9%

 

para fins práticos 4,7 = 4,6

 

A comparação entre as duas séries obtidas em junho até dia 24 elas são totalmente coerentes entre si apresentando as mesmas dispersões.

 

Por estarem lado a lado acho a diferença significativa.

 

Saber o que está acontecendo só tendo acesso a documentação de calibração e acesso físico nas duas estações.

 

Ambas podem estar descalibradas

 

Uma sim outra não.

 

E ambas podem estar calibradas ainda mas no limite. Tipo assim uma marcando -0,5ºC e a outra + 0,5ºC

 

Concluindo: Um homem com um relógio sabe às horas um homem com dois relógios não tem certeza.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com eles PHP, se isso não for verãozinho de junho, então eu não sei o que poderia ser!! Óbvio que não é onda de calor, mas que é extremamente desconfortável, isso não tenho dúvida!!

 

Estou gostando desse verãozinho...

 

Mas longe de ser onda de calor, não sei quem postou no outro fórum umas imagens mostrando que antigamente já fez muito mais calor no inverno que agora...

 

Sério?

 

Máxima de 25ºC extremamente desconfortável?

 

Imagina tu no verão, não deveria nem sobreviver devido ao calor "extremo". :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.