Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Pensamentos:

 

Nem tudo está perdido.

 

Em 500MB o mês de junho bem representado. O começo do mês teve porta do freezer aberta e conexão direta com o pólo, com o famoso corredor polar aberto. Com o restante do mês sem grandes eventos e com a queda da AAO não tendo favorecido algo por aqui. Na última imagem a nova queda da AAO já guarda algo muito potente próximo ao anticiclone mostrado pelos modelos, porém em 500mb observa-se o bloqueio próximo a Patagônia. O jato voltou a desorganizar-se e quem sabe esta próxima abertura do freezer os ventos soprem a favor trazendo algo gelado em nossa direção.

 

z500_sh_30d_anim.gif

 

 

Um fato positivo é a cobertura de gelo na Antártida, que voltou a elevar-se. Sinal de ar frio mais represado ao sul. Este excesso é fato positivo na conjuntura do momento, visto que a AAO em queda com desorganização do jato polar poderá fazer com que este frio escape as baixas latitudes.

 

seaice.anomaly.antarctic.png

 

 

A AAO flertou com o terreno negativo por breves momentos, com quedas e subidas igualmente rápidas. Ou seja, a porta do freezer se abriu sempre muito rapidamente neste outono/inverno, o que provavelmente não possibilitou um escape geral do ar frio do pólo, visto que as anomalias de sea-ice pouco se alteraram. O jato polar logo se restabeleceu, com uma igualmente rápida ondulação, sem atingir as médias e baixas latitudes.

O que precisamos, definitivamente, é de um padrão predominantemente mais negativo, onde teríamos mais chances de indução de ar frio pela ondulação do jato polar, ainda muito concentrado ao sul. Um padrão mais negativo também induziria e daria maior tempo a formação de ciclogênese no atlântico sul.

Um padrão predominantemente negativo poderá estar a caminho.

 

aao.sprd2.gif

 

 

Pelo CFS Nino 1+2 tem tendência de queda de agora em diante. Se de fato as anomalias não atingem valores favoráveis, ao menos se espera um arrefecimento do aquecimento do pacífico extremo leste. Se não ajudar, atrapalha menos.

 

nino12SSTMon.gif

 

 

CFSv2

 

nino12Mon.gif

 

 

O ciclo solar vem atravessando seu pico, mas longe dos patamares mais elevados do início da década de 2000.

 

sunspot.gif

 

 

A médio longo prazo temos Europeu e GFS convergindo para algo por volta do dias 7/8.

 

A longo prazo temos GFS insistindo em algo forte para o dia 12/13, convergindo para as projeções de outro modelo que vem colocando esta data como chave, inclusive já levantado aqui pelo AAA.

 

 

O que pode ser retratado pelo CFSv2 que prevê um julho normal a abaixo da média, especialmente nas áreas mais continentais.

 

glbT2mMonInd1.gif

 

 

O mesmo em menor escala ocorrendo em agosto?

 

glbT2mMonInd2.gif

 

 

Em tempos de bloqueio na Patagônia e pacífico em patamar de EL Nino, quem sabe este post sirva como um alento de que nem tudo está perdido...

Link to comment
Share on other sites

Sim. Porém, depende da fase.

 

São oito fases. Como se pode ver no compósito abaixo (maio/setembro). Aqui escolhi a anomalias de ventos a 200mb.

Anomalias amarelas maior velocidade (m/s) anomalias azuis menor velocidade.

 

Para não ficar longo...

 

plot_chi_tvalue_8pan_maysep.gif

 

 

Obrigado.

 

 

Fases 1, 7 e 8 seriam as melhores para nós.

 

 

Não estaríamos atravessando justamente esta fase?

 

ensplume_full.gif

 

Se estamos em uma fase de menor anomalias em 200mb, como explicar o forte bloqueio?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, essa falta de euforia são os 2 elefantes atrás da orelha que os bazianos tem no que diz respeito ao frio!!!

 

Especialmente sabendo que os modelos não tem apresentado convergência e confiabilidade acima de 108h. O que pesa a favor é o GFS apresentando algo na mesma linha de raciocínio, o que até o momento e pelo longo prazo é apenas positivo, e não eufórico.

Link to comment
Share on other sites

Fases 1, 7 e 8 seriam as melhores para nós.

Não estaríamos atravessando justamente esta fase?

Se estamos em uma fase de menor anomalias em 200mb, como explicar o forte bloqueio?

 

Entendi.

 

As fases deveriam ser as melhores mas como a fase não andou boa por essas paragens.

 

Observe no teu gráfico a bolinha. Quando sai fora da bolinha significa intensa atividade da MJO.

 

E em intensa atividade "o tempo fica louco" e os modelos acompanham. Toda a circulação global é afetada (veja o bloqueio e o súbito aquecimento do Pacífico talvez não seja sustentável ).

 

Bom, vamos observar no gif abaixo o bloqueio (maldição para uns alegria para outros).

 

Para os dias 07/08 uma fresta aberta. Vale a pena observar.

 

irtempanim_2.gif

 

Para vocês abre uma janela para a entrada do dia 07/08.

 

gfs_small.gif

Link to comment
Share on other sites

Alto nível, heim ? É assim que tem que ser sempre, pois mudamos alguns assuntos

já terrivelmente desgastados e entramos em outros, mais técnicos porém muito mais

interessantes.

 

Semana que vem teremos mais detalhes meteorológicos sobre o encontro. No entanto,

os índices mostrados pelo Caio são favoráveis. Nossa maré de azar pode estar virando

na hora certa.

Link to comment
Share on other sites

GFS 00Z veio melhor e o 06Z melhor ainda. Começa a se direcionar para aquilo que estava marcando a mais longo prazo.

 

A primeira onda polar atinge com mais força o sul do RS, mas especialmente Buenos Aires e região com temperatura negativa em 850. Porém, 3 dias depois negativa para todo mundo até o RS. Quem sabe agora vai!

 

Aguardando 12Z...

Link to comment
Share on other sites

Bruno, essa falta de euforia são os 2 elefantes atrás da orelha que os bazianos tem no que diz respeito ao frio!!!

 

Especialmente sabendo que os modelos não tem apresentado convergência e confiabilidade acima de 108h. O que pesa a favor é o GFS apresentando algo na mesma linha de raciocínio, o que até o momento e pelo longo prazo é apenas positivo, e não eufórico.

 

Mas gente, saímos da pnelagem! Ísso é para ser comemorado!

Link to comment
Share on other sites

Alto nível, heim ?

 

200 hpa.

 

Equação que define a média de POA dado a variação de alta frequência nas temperaturas de junho..

 

T (média) = 5,257 ( 1 + 1/k) ^ k

 

onde k = tempo em anos.

 

Como eu tinha calculado a média móvel sobre um período de 15 anos é evidente que o ajuste acima é válido para k> ou igual a 15.

 

É claro que na visão de um cronista esportivo ele vai relatar "_verão no inverno".

 

img461.gif

Link to comment
Share on other sites

Galera, o constraste térmico entre o Uruguai e RS na tarde do dia 02/07 vai ser impressionante. Teremos cidades no centro gaúcho

com temperaturas próximas de 30ºC, e não mais do que 350km à sudoeste teremos cidades uruguaias com temperatura na casa

dos 10ºC no mesmo horário. Este forte contraste, não raro, é gerador de tempestades, então fiquemos alertas.

Link to comment
Share on other sites

Aí é que vem minha pergunta: O que faz o jato se fortalecer ou enfraquecer ? O que faz ele mudar seu deslocamento ?

 

Muito nevoeiro e friozinho de 14C no momento.

 

Penso que o El Niño é um dos fatores que favorecem o fortalecimento da corrente de jato.

E é mesmo. Ele acentua o contraste de temperatura entre as áreas tropicais e temperadas. Grosso modo, isso fortalece o jato e bloqueia o frio ao sul.

 

Por aqui o calor está se esforçando ao máximo para estragar mais a média de junho. A temperatura disparou!! Estou com 29,0° e 48% mesmo cheio de cirrus e alguns altoestratus. Venta de NNO a 3,4 km/h. Na Sertório marca 30,8°!!!!!

 

Se hoje e amanhã a máxima ficar perto dos 30°, os últimos 3 dias de junho serão responsáveis por puxar a média máxima 1° para cima! :negative: :negative: :negative:

 

Minha mínima foi de lamentáveis 17,3°. :negative:

 

Abraços aquecidos!

Link to comment
Share on other sites

o bloqueio que se estabeleceu é grande. o que poderemos ter é chuva com altos volumes acumulados. poderemos ter um sistema estacionário exatamente encima do RS. como estão as correntes de jato? são determinantes. A meu ver, mais determinantes que um ASAS, pois elas é que podem trazer alguma mudança. Teríamos que ter um monstrengo que rompesse toda essa bagunça, arredando-a para o norte. Do jeito que tá, tá marasmático e triste. :sad:

 

ELAS É QUE MANDAM, O RESTO É CONSEQUÊNCIA. PODE TER UMA LATA DE 1070 NO NORTE DA ARGENTINA SE O JATO NÃO DEIXAR ELA NÃO ENTRA, MESMO QUE A ALTA ACIMA SEJA SÓ DE 1020!

 

Exatamente. E o sopro da corrente está criando o paredão. Não é somente ASAS. Perfeita colocação.

Quem sou jo para dizer?

Link to comment
Share on other sites

Aí é que vem minha pergunta: O que faz o jato se fortalecer ou enfraquecer ? O que faz ele mudar seu deslocamento ?

 

Muito nevoeiro e friozinho de 14C no momento.

 

Penso que o El Niño é um dos fatores que favorecem o fortalecimento da corrente de jato.

E é mesmo. Ele acentua o contraste de temperatura entre as áreas tropicais e temperadas. Grosso modo, isso fortalece o jato e bloqueia o frio ao sul.

 

Por aqui o calor está se esforçando ao máximo para estragar mais a média de junho. A temperatura disparou!! Estou com 29,0° e 48% mesmo cheio de cirrus e alguns altoestratus. Venta de NNO a 3,4 km/h. Na Sertório marca 30,8°!!!!!

 

Se hoje e amanhã a máxima ficar perto dos 30°, os últimos 3 dias de junho serão responsáveis por puxar a média máxima 1° para cima! :negative: :negative: :negative:

 

Minha mínima foi de lamentáveis 17,3°. :negative:

 

Abraços aquecidos!

 

Igualmente Marcos, obrigado; abraços a jato! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: Hoje fez 03,7ºC em Monte Verde. Em Caldas, cidade bem próxima de Poços de Caldas, fez 06,1ºC.

 

O frio vampiro está dominando a Mantiqueira e regiões de serra no Sul.

 

 

Até agora esse valor de 3,7 é a mínima do ano em Monte Verde. Ano passado a mínima média em Junho foi de 2,7... Esse Junho está péssimo para a Mantiqueira, uma pena, pois o ano tinha começado bem!

Link to comment
Share on other sites

Caraca, negócio tá quente aqui no extremo sul catarinense, invernico!

 

Afélio dia 04 de julho, tomara que ajude nosso inverno.

 

Mas o que li foi que mesmo estando mais distante do Sol, o planeta fica 2,3º C mais quente!

 

Um abraço a todos e torcida por semana que vem uma bela branquinha.

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: Hoje fez 03,7ºC em Monte Verde. Em Caldas, cidade bem próxima de Poços de Caldas, fez 06,1ºC.

 

O frio vampiro está dominando a Mantiqueira e regiões de serra no Sul.

 

 

Até agora esse valor de 3,7 é a mínima do ano em Monte Verde. Ano passado a mínima média em Junho foi de 2,7... Esse Junho está péssimo para a Mantiqueira, uma pena, pois o ano tinha começado bem!

 

É uma situação desesperadora para a serra da Mantiqueira. Felizmente -assim como Gramado-, Campos do Jordão e Monte Verde NÃO precisam do frio para serem movimentadas. Pois, se precisassem, este seria um ano perdido por lá.

 

A umidade excessiva e a falta de MPs decentes trouxeram, na minha opinião, uma das maiores anomalias positivas já vistas na Mantiqueira neste mês.

Mas o Carlos poderia nos ajudar melhor quanto a isso. Gente, +3ºC de anomalia é MUITA COISA para uma cidade localizada nos trópicos !

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis hoje chegou a 28C. Sul de SC foi em 31C.

 

Fim de semana de praia no início de julho.

 

Acho bom que de praia Julho inteiro em Floripa...

 

Acho que nas férias de Julho me mando pra aí. :clapping:

 

PESSOAL, Nao estou vendo um frio democrático como voces chamam, mas sim um frio forte pro RS e com possível neve em algum lugar de SC ou RS...

 

PS²: Nem olhem a 06Z do GFS, é perda de tempo.

 

PS³: O Início de Julho vai ser estranho de mais, Santa maria pode ter 30ºC e aqui no mesmo horário 10ºC!!!!

 

Clássico para temporais!

Link to comment
Share on other sites

To vendo o tal frio como tiro curto.

 

Apesar dos pesares, no amanhecer de hoje a temperatura aqui estava em 20,1ºC.

 

:good2:

 

Temperatura mínima muuuuuuuuuuuuuuuuuuito acima da média.

 

Agora a mínima do dia vai sendo alcançada, faz 19.8ºC.

 

Fiquei sem luz por horas devido ao temporal que tivemos.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, essa falta de euforia são os 2 elefantes atrás da orelha que os bazianos tem no que diz respeito ao frio!!!

 

:laugh:

 

O Rafael D mudou em nada!

 

Se eu falar que vai ter bomba polar, assim como falei em Maio que teria em Junho, podem aguardar que vai ter!!!!!!!!!

 

Pra neve aposto mais pros dias 7/8 e pra frio mesmo(aire seco e etc) do dia 11 pra frente!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Este dado do Luba é impressionante: A MÉDIA DAS MÍNIMAS de Junho em MV ano passado foi de 02.7ºC, já neste ano

a MÍNIMA ABSOLUTA de Junho na mesma MV foi 03.7ºC ! Eu sinceramente nunca tinha visto um mês tão ruim para as serras

do Sudeste.

 

Esse povo é bipolar!

 

Esse frio de MV no ano passado é puramente vampiro!!!!

 

Aí ficam reclamando que querem chuva, o inverno inteiro...

 

Aí esse ano tá "chuvoso" e como consequencia, sem frio vampiro!!

 

Aí tambem choram!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Essa camera de Las Lenas é igual a minha daqui de Gramado. A diferença é o visual! :mosking:

 

Notícia interessante: o campeonato brasileiro voltará a ter jogos na serra gaúcha. Depois do rebaixamento do Juventude nunca mais tivemos jogos com temperaturas na casa dos 1C/2C as 20hrs. Com a interdição do Beira-Rio, o Inter jogará no estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Primeiro jogo será no fds do dia 07. Será que sob neve? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Essa camera de Las Lenas é igual a minha daqui de Gramado. A diferença é o visual! :mosking:

 

Notícia interessante: o campeonato brasileiro voltará a ter jogos na serra gaúcha. Depois do rebaixamento do Juventude nunca mais tivemos jogos com temperaturas na casa dos 1C/2C as 20hrs. Com a interdição do Beira-Rio, o Inter jogará no estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Primeiro jogo será no fds do dia 07. Será que sob neve? :mosking:

 

Juventude e Caxias são os clubes mais "gelados" do Brasil não? Acho que não tem outra cidade no Brasil mais fria que Caxias do Sul que tenha futebol profissional, desconsiderando clubes amadores e semiamadores.

 

Infelizmente o futebol nas nossas serras foi definhando. Já tivemos no começo da década de 90 o Internacional de Lages campeão catarinense e o Juventude em 99 na copa do Brasil.

 

Pro lado catarinense, o meio oeste e a serra catarinense entrou em declínio econômico depois dos anos 80, e isso refletiu no futebol. Seria legal se tivesse mais futebol nos polos frios do sul, mas acho difícil heheh

Link to comment
Share on other sites

Este dado do Luba é impressionante: A MÉDIA DAS MÍNIMAS de Junho em MV ano passado foi de 02.7ºC, já neste ano

a MÍNIMA ABSOLUTA de Junho na mesma MV foi 03.7ºC ! Eu sinceramente nunca tinha visto um mês tão ruim para as serras

do Sudeste.

 

Esse povo é bipolar!

 

Esse frio de MV no ano passado é puramente vampiro!!!!

 

Aí ficam reclamando que querem chuva, o inverno inteiro...

 

Aí esse ano tá "chuvoso" e como consequencia, sem frio vampiro!!

 

Aí tambem choram!!!!!!!!!

 

Vitor, se você estivesse em MV em Junho durante o ano passado, veria que muitos dias não foram de frio vampiro. :mosking:

Basta analisar cada dia do mês. Muitos com máximas abaixo dos 15.

 

Não, eu não reclamo da falta de chuva aqui durante o inverno. Eu só PREFERIRIA que a dinâmica fosse igual aí no Sul, com chuva e frio

ao mesmo tempo. Por aqui, OU chove OU faz frio. Temperaturas baixas + precipitação é raro no Sudeste. Portanto, sem choro !

Link to comment
Share on other sites

Só para constar: Hoje fez 03,7ºC em Monte Verde. Em Caldas, cidade bem próxima de Poços de Caldas, fez 06,1ºC.

 

O frio vampiro está dominando a Mantiqueira e regiões de serra no Sul.

 

 

Até agora esse valor de 3,7 é a mínima do ano em Monte Verde. Ano passado a mínima média em Junho foi de 2,7... Esse Junho está péssimo para a Mantiqueira, uma pena, pois o ano tinha começado bem!

 

É uma situação desesperadora para a serra da Mantiqueira. Felizmente -assim como Gramado-, Campos do Jordão e Monte Verde NÃO precisam do frio para serem movimentadas. Pois, se precisassem, este seria um ano perdido por lá.

 

A umidade excessiva e a falta de MPs decentes trouxeram, na minha opinião, uma das maiores anomalias positivas já vistas na Mantiqueira neste mês.

Mas o Carlos poderia nos ajudar melhor quanto a isso. Gente, +3ºC de anomalia é MUITA COISA para uma cidade localizada nos trópicos !

 

 

 

Não chega a ser tão ruim, pois para os Turistas da Mantiqueira, 3.7oC já é bem frio, mas comparando com o ano interior, o junho de 2012 tem sido um mês bem acima do normal para Campos e Monte Verde.

Link to comment
Share on other sites

Caraca, negócio tá quente aqui no extremo sul catarinense, invernico!

 

Afélio dia 04 de julho, tomara que ajude nosso inverno.

 

Mas o que li foi que mesmo estando mais distante do Sol, o planeta fica 2,3º C mais quente!

 

Um abraço a todos e torcida por semana que vem uma bela branquinha.

 

Pois é, esse é o maior argumento do maior cientista solar que conheço.

 

A diferença é umas 20 vezes maior que qualquer máximo ou mínimo solar.

Link to comment
Share on other sites

Este dado do Luba é impressionante: A MÉDIA DAS MÍNIMAS de Junho em MV ano passado foi de 02.7ºC, já neste ano

a MÍNIMA ABSOLUTA de Junho na mesma MV foi 03.7ºC ! Eu sinceramente nunca tinha visto um mês tão ruim para as serras

do Sudeste.

 

Esse povo é bipolar!

 

Esse frio de MV no ano passado é puramente vampiro!!!!

 

Aí ficam reclamando que querem chuva, o inverno inteiro...

 

Aí esse ano tá "chuvoso" e como consequencia, sem frio vampiro!!

 

Aí tambem choram!!!!!!!!!

 

 

Victor,

 

No Sudeste, em especial na Mantiqueira, é muito normal o frio vampiro, pois o ar sempre é seco nessa época, com frio vampiro e baixas temperaturas mesmo sem a entrada de MPs. Este ano nem o frio vampiro tem sido forte! A mínima absoluta ser superior a mínima média no ano anterior é algo bem significativo.

Link to comment
Share on other sites

Essa camera de Las Lenas é igual a minha daqui de Gramado. A diferença é o visual! :mosking:

 

Notícia interessante: o campeonato brasileiro voltará a ter jogos na serra gaúcha. Depois do rebaixamento do Juventude nunca mais tivemos jogos com temperaturas na casa dos 1C/2C as 20hrs. Com a interdição do Beira-Rio, o Inter jogará no estádio da Montanha dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. Primeiro jogo será no fds do dia 07. Será que sob neve? :mosking:

 

Juventude e Caxias são os clubes mais "gelados" do Brasil não? Acho que não tem outra cidade no Brasil mais fria que Caxias do Sul que tenha futebol profissional, desconsiderando clubes amadores e semiamadores.

 

Infelizmente o futebol nas nossas serras foi definhando. Já tivemos no começo da década de 90 o Internacional de Lages campeão catarinense e o Juventude em 99 na copa do Brasil.

 

Pro lado catarinense, o meio oeste e a serra catarinense entrou em declínio econômico depois dos anos 80, e isso refletiu no futebol. Seria legal se tivesse mais futebol nos polos frios do sul, mas acho difícil heheh

 

 

Tem um estádio em Monte Verde. Pela altitude deve ser a La Paz brasileira... :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis hoje chegou a 28C. Sul de SC foi em 31C.

 

Fim de semana de praia no início de julho.

Em Palhoça 28,3°C, a mais alta do mês. Sujeito a ser batida amanhã.

Mas não vai rolar praia não, o vento ainda tá frio, água gelada e as ondas estão baixinhas...

 

Pra mim, passou de 26C, rola praia. Com esse quadrante nordeste as do sul da ilha ficam melhor... e água gelada é relativo... ahahhaaa

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, mas o vento NO arremessou a temperatura a 30,8° em Tramandaí!! Bastou virar para NE e caiu para 22°. O vento MANDA na temperatura no nosso litoral, coisa impressionante!!

 

Por aqui foi uma tarde de verão. Tive 29,4° sem baixar de 47%. Isso que tivemos cirrus e altocumulus. Em Santa Maria a variação foi de 22,7° a 29,4° e vento forte constante. Verãozaço!!

 

Agora tenho 23,3° com 61%. Noite muito quente para junho!! Deveríamos estar com 8°/9° a menos, por aí.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.