Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Torales, você acredita. E muito.

 

Você diz o que eu digo. O Bruno concorda o Marcos concorda.

 

E eu? Também concordo. uai.

 

Vou repetir.

 

O inverno em POA é caracterizado por períodos curtos de frio e períodos curtos de calor.

 

Isso não está em discussão.

 

Como os períodos são curtos não alteração significativa na média.

 

Os meses de inverno são aqueles a apresentam a maior dispersão em torno da média.

 

A média do inverno JJA apresenta pouca dispersão o que caracteriza a estação como homogênea.

 

Situação compatível com a estabilidade da média anual desde 1961.

 

Agora, e o foguetório em POA quando 5ºC????

Link to comment
Share on other sites

Não entendo o teu ponto, Mafili. Queria que não soltássemos foguete quando fizesse 5C? Queria que soltássemos igualmente foguete quando fizesse 35C? Isso aqui é um fórum de amantes do frio, oras! Há euforia no frio e depressão no calor. Não te entendo................ (by Mafili)

 

Bruno, agora está esclarecido.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Não entendo o teu ponto, Mafili. Queria que não soltássemos foguete quando fizesse 5C? Queria que soltássemos igualmente foguete quando fizesse 35C? Isso aqui é um fórum de amantes do frio, oras! Há euforia no frio e depressão no calor. Não te entendo................ (by Mafili)

 

Bruno, agora está esclarecido.

 

Abraços

De qualquer forma, mesmo nos dias mais quentes do ano, sempre que há um dia próximo ou superior a 40C em POA, procuro fazer comparações com o passado e verificar o nível de historicidade do evento. Pegue os meus posts no verão e verás. A única diferença está no ânimo da postagem, hhehehe

Link to comment
Share on other sites

Concordo: o inverno de Porto Alegre é feito de frio e calor. O extremo existem em ambas as situações;

podemos ir do zero aos 25 rapidamente.

a média não diz o que é de fato. O que interessa é o que se sente na pele.

Ora, hoje tá quente pacas. Sente-se na pele. Noutra ocasião está frio, também se sente na pele.

ora, isso é fato.

Não somos a Sibéria. mas, não somos Teresina. Somos esta mistura de frio e calor.

Discordo quanto ao fato de não correr frio durante o verão. Ocorre. Talvez como raridade. Mas, há.

hoje tá todo mundo dizendo nas ruas: dia atípico. Eu não diria assim. Eu diria: normal.

Porto Alegre é demais!

Link to comment
Share on other sites

Sei que ainda é cedo para avaliar um inverno que apenas começou, mas pela inconstância de frio do outono e a vinda do el-nino para os meses posteriores, podemos jogar a toalha ou teremos um inverno de frio constante?

 

Muitos irão dizer que tivemos recorde de frio no início de junho, maio, etc, mas foram fatos isolados, poucos dias.

 

Portanto, teremos um inverno de momentos de muito frio, porém curtos, dias quentes, sem grandes períodos de frio.

Nunca se descartando a neve que virá, quiçá nevasca, pelo fato de ter umidade na atmosfera. Alguma MP mais duradoura em algum momento.

 

É isso ou falei absurdos? 2012 tem pinta que deverá ser esquecido ou estou me aborrecendo precipitadamente?!!!! :cray:

Link to comment
Share on other sites

12Z do europeu = pneu

 

Em compensação a alta continua no pacífico jogando muito frio pro sul do continente. Abaixo do paralelo 40S a turma vai ficar com forte anomalia negativa.

 

NÃO ENTENDO....UMA BAITA ONDA DE FRIO DIA 8 E ACHAS RUIM.....

 

Bruno, farei o levantamento para cotar....mandarei por mp.

 

Ronaldo, saída de 240 horas....

 

Não entendo 2

Link to comment
Share on other sites

12Z do europeu = pneu

 

Em compensação a alta continua no pacífico jogando muito frio pro sul do continente. Abaixo do paralelo 40S a turma vai ficar com forte anomalia negativa.

 

NÃO ENTENDO....UMA BAITA ONDA DE FRIO DIA 8 E ACHAS RUIM.....

 

Opa! É que só olho o Europeu pelo wunderground onde a grade é de 180hrs! Acabei de ver pelo próprio site do ECMWF. Pintou um bixo bão para o outro fds, finally!

Link to comment
Share on other sites

12Z do europeu = pneu

 

Em compensação a alta continua no pacífico jogando muito frio pro sul do continente. Abaixo do paralelo 40S a turma vai ficar com forte anomalia negativa.

 

NÃO ENTENDO....UMA BAITA ONDA DE FRIO DIA 8 E ACHAS RUIM.....

 

BAH. vai começar a discussão se é onda de frio ou dias de frio.

A meu ver, onda de frio são aqueles dias de frio contínuo(estou errado). Falo de mais de 5 dias, quando um frio cola no outro.

tivemos isso ano passado em julho.

buenas, dia 8, se for uma onda de frio(conforme meu conceito :sarcastic: ), atingirá com facilidade o encontro do dia 14.

 

Os radialistas falavam hoje: "É verão em Porto Alegre..."

" Em pleno inverno..."

bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

 

desde que nasci faz verão no inverno...aliás, desde quando???

Link to comment
Share on other sites

Modelos, ainda uma porcaria a médio prazo:

 

 

MODELS ARE CONSISTENT ON THEIR EVOLUTION THROUGH 96-108 HRS...AS THEY SHOW DEEP TROUGH PATTERN DOMINATING FLOW ACROSS THE SOUTHERN CONE TO MID SECTIONS OF SOUTH AMERICA. THEY...HOWEVER...CONTINUE TO DIVERGE INTO THE MEDIUM RANGE PERIOD...AS THEY FAIL TO REACH A CONSENSUS ON INTENSITY/TRAJECTORY OF A PROGRESSIVE CLIPPER LOW ENTERING THE CONTINENT.

 

 

Não dá pra apostar nem uma moeda nessa saída 12Z do Europeu para o dia 8.

 

E Urupema vampirescamente com 5,6oC já! Essa não falha, faça frio faça calor.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o aspecto positivo desta análise é que até 96 horas o desenho do sistema é perfeito. Temos uma alta de 1040hpa prestes a cruzar os andes e uma baixa no norte argentino/Chaco prestes a escorrer para o litorar do RS/Uruguay. A partir daí é que mela tudo. Vamos torcer para que haja uma guinada nos modelos nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Caio, o aspecto positivo desta análise é que até 96 horas o desenho do sistema é perfeito. Temos uma alta de 1040hpa prestes a cruzar os andes e uma baixa no norte argentino/Chaco prestes a escorrer para o litorar do RS/Uruguay. A partir daí é que mela tudo. Vamos torcer para que haja uma guinada nos modelos nos próximos dias.

 

 

Opa, opa, opa, Bruno. Depois de muita espera GFS e Europeu me parecem estarem convergindo para o avanço do anticiclone polar para os dias 7/8.

 

Urupema a 4,9oC e Bom Jardim da Serra com 6,9oC as 20h00. A queda em BJS é mais lenta, mas me parece mais constante ao longo da madrugada. Será que zera ou baixa disso de novo?

Link to comment
Share on other sites

O receio é, se colocada uma Davis nas Tuias, quem vai considerar os dados?Os bazianos apenas?A Metsul divulgaria???

O melhor seria trocar a aut. Inmet de local, mas o Cainelli, não aceita fazer isto... :spiteful: :russian: :secret:

 

Claro que divulgaria! Se tu vier ao EBAZ, eu vou de graça aí em Soledade instalar (não é comprar. é instalar).

 

Já estou pré-acordado com um churrasqueiro!

Link to comment
Share on other sites

Está na hora de termos uma novidade polar pra movimentar o fórum, pois tem assuntos que estão ficando mais desgastados do que pneu careca hehehe

 

Pior que estou gostando bastante deste clima que vem fazendo, bastante sol, tempo seco na medidade certa, radiação solar fraca, temperatura gostosa de dia (geralmente entre 22/23°, está fazendo menos do que o previsto) e friozinho vampírico. Um clima ótimo para tomar cervejas escuras e encorpadas acompanhadas de aipim frito com bacon ou lingüiça, ou um churrasco mesmo. O sujeito faz atividades e não fica suando que nem um doente como no verão.

Link to comment
Share on other sites

O receio é, se colocada uma Davis nas Tuias, quem vai considerar os dados?Os bazianos apenas?A Metsul divulgaria???

O melhor seria trocar a aut. Inmet de local, mas o Cainelli, não aceita fazer isto... :spiteful: :russian: :secret:

 

Claro que divulgaria! Se tu vier ao EBAZ, eu vou de graça aí em Soledade instalar (não é comprar. é instalar).

 

Já estou pré-acordado com um churrasqueiro!

Tá legal :good2: :good2: :good2:

Agora falando em comparativos entre os invernos, já chegando no final de junho, qual ano pode ser análogo a 2012???

Seria 2000,1994???Outro???

Link to comment
Share on other sites

Está na hora de termos uma novidade polar pra movimentar o fórum, pois tem assuntos que estão ficando mais desgastados do que pneu careca hehehe

 

Pior que estou gostando bastante deste clima que vem fazendo, bastante sol, tempo seco na medidade certa, radiação solar fraca, temperatura gostosa de dia (geralmente entre 22/23°, está fazendo menos do que o previsto) e friozinho vampírico. Um clima ótimo para tomar cervejas escuras e encorpadas acompanhadas de aipim frito com bacon ou lingüiça, ou um churrasco mesmo. O sujeito faz atividades e não fica suando que nem um doente como no verão.

 

Embora nao estivesse aqui em Joinville durante esta semana pude acompanhar pela minha estação que os dias estavam primaveris ou outonais, mas mesmo assim muito gostosos e aproveitáveis.

Link to comment
Share on other sites

Além da razão de eu considerar o frio de baixada falcatrua, é também uma grande curiosidade:

 

Mínimas de hj nas Hortênsias:

 

Gramado Alphaville: 15,6C

Gramado RBS: 15,0C

Canela/INMET: 13,9C

Canela/Castelinho: 5,2C

 

Pode ser falcatrua mas nao pode ser desmerecido, certo?! Nao fossem as poucas estaçoes do INMET e as dos bazianos que colocaram em baixadas ainda teríamos mínimas irrisórias perto do potencial de frio que pode fazer no Brasil. Frio de advecção é animal, mas logo depois que a advecção acaba ainda há ar muito frio, e se não tivessemos estaçoes em baixadas certamente ficariamos apenas com a mínima da advecção (muito expressiva) mas sem saber de todo o potencial que uma massa de ar frio ocasiona.

Link to comment
Share on other sites

Diego, devem claro ser consideradas, mas acho que os topos são melhores para avaliarmos a climatologia. Um topo com anomalia negativa de -2C aqui na serra (sim, cheguei hj!) - ou em qualquer outro lugar - denota um clima ultra frio onde foi enfrentado o ingresso de inúmeras massas de ar frio. Gela tudo! As pessoas percebem claramente o clima frio. Uma baixada com anomalia negativa de -2C, não necessariamente. Esse dado, em uma baixada, pode mascarar a real dinâmica atmosférica vivida naquele período. Essa é a minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Além da razão de eu considerar o frio de baixada falcatrua, é também uma grande curiosidade:

 

Mínimas de hj nas Hortênsias:

 

Gramado Alphaville: 15,6C

Gramado RBS: 15,0C

Canela/INMET: 13,9C

Canela/Castelinho: 5,2C

 

Pode ser falcatrua mas nao pode ser desmerecido, certo?! Nao fossem as poucas estaçoes do INMET e as dos bazianos que colocaram em baixadas ainda teríamos mínimas irrisórias perto do potencial de frio que pode fazer no Brasil. Frio de advecção é animal, mas logo depois que a advecção acaba ainda há ar muito frio, e se não tivessemos estaçoes em baixadas certamente ficariamos apenas com a mínima da advecção (muito expressiva) mas sem saber de todo o potencial que uma massa de ar frio ocasiona.

 

Imagino que em no máximo 2 horas após o registro da mínima a temperatura já estava nesses 13 graus das demais estações. Confere?

Link to comment
Share on other sites

Diego, devem claro ser consideradas, mas acho que os topos são melhores para avaliarmos a climatologia. Um topo com anomalia negativa de -2C aqui na serra (sim, cheguei hj!) - ou em qualquer outro lugar - denota um clima ultra frio onde foi enfrentado o ingresso de inúmeras massas de ar frio. Gela tudo! As pessoas percebem claramente o clima frio. Uma baixada com anomalia negativa de -2C, não necessariamente. Esse dado, em uma baixada, pode mascarar a real dinâmica atmosférica vivida naquele período. Essa é a minha opinião.

O efeito baixada deve ser levado em conta, pois são duas realidades bem distintas, uma vivenciada pela população no topo, e outra na baixada.A média verdadeira fica na encosta hehehe

Link to comment
Share on other sites

Diego, devem claro ser consideradas, mas acho que os topos são melhores para avaliarmos a climatologia. Um topo com anomalia negativa de -2C aqui na serra (sim, cheguei hj!) - ou em qualquer outro lugar - denota um clima ultra frio onde foi enfrentado o ingresso de inúmeras massas de ar frio. Gela tudo! As pessoas percebem claramente o clima frio. Uma baixada com anomalia negativa de -2C, não necessariamente. Esse dado, em uma baixada, pode mascarar a real dinâmica atmosférica vivida naquele período. Essa é a minha opinião.

 

Claro, Bruno...concordo com o que dizes e estava conversando hoje mesmo com o Anselmi (pessoa gente boníssima) que tive o prazer de visitar em Farroupilha. Os dados e anomalias da advecção são os dados mais expressivos climatologicamente falando. Denotam a potencia do ar frio. Por isso que dados de baixada em épocas de estabilidade atmosférica são apenas a título de curiosidade. Mas dados de baixada logo após o ingresso do ar frio devem ser analisados e, se nao fossem algumas poucas estacoes, ficariamos apenas com uma sensacao vaga do que certa MP causou ao país.

 

E agora, pois, estou em Joinville novamente hehehe..desencontramo-nos.. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Além da razão de eu considerar o frio de baixada falcatrua, é também uma grande curiosidade:

 

Mínimas de hj nas Hortênsias:

 

Gramado Alphaville: 15,6C

Gramado RBS: 15,0C

Canela/INMET: 13,9C

Canela/Castelinho: 5,2C

 

 

Sensacional esse frio Vampiro! Sou um grande entusiasta desse frio de baixada! Urupema hoje teve uma amplitude próxima de 20 graus!

 

:shok:

Link to comment
Share on other sites

Vento fohn em territórios porto-alegrenses? Alguams horas atrás, havia mais de 6 graus de diferença entre Moinhos de Vento e Belém Novo. Algo como 22,5 e 16. Eis que agora faz 22,2 no Belém Novo, a mais alta da cidade, e a zona norte marca 17,2. Loucura! Eu tenho 18,5 no momento.

Impressionante!! Eu também vi isso! E agora a diferença se acentuou!!!

 

A cidade no momento:

 

Belém Novo: 22,4°

Azenha (RBS): 21,4°

Moinhos de Vento: 20,5°

Lomba do Pinheiro: 20,0°

Jardim Botânico (INMET, 0 h): 19,7°

Chácara das Pedras (aqui): 19,3° e 74%

Aeroporto: 18°

Sertório: 16,9°

 

São Leopoldo (Cristo Rei): 17,4°

São Leopoldo: 17,1°

Base Aérea de Canoas: 14°

 

Aqui em casa o vento sopra de NO a 4,1 km/h. Se não estou errado, todas as estações que estão em face sul de morros estão superaquecidas. Seria o caso do Belém Novo (é isso mesmo?), Azenha (na bacia do Dilúvio, uma baixada), e do INMET (sul do Petrópolis) ao passo que as demais estão estão estáveis ou bem mais frios, como a Sertório, o aeroporto e a Base Aérea, que é plano ao norte. Já as estações de topo ou encosta (como aqui) estão mornas e com o mesmo padrão de temperatura devido ao vento. Conclusão: algumas áreas da cidade estão com aquecimento adiabático. Pode ser isso.

 

Por sinal, é uma noite muito quente para junho!!

 

Abraços aquecidos!!

Link to comment
Share on other sites

PHP, as maiores diferenças entre os topos e as baixadas ocorrem quando há vento norte e seco no inverno. Ao menos é assim no inverno. Tanto está certo o valor do Castelinho que a máxima lá foi mais alta que aqui em casa. Se houvesse erro, teria que marcar menos.

 

Diego, é isso aí :good2:

Isso corrobora o que tu dizes sobre a melhor avaliação do clima de uma região colocando a estação num topo. Nas situações em que a baixada mais destoa nas mínimas são de aquecimento, porque APENAS elas estão protegidas e permitem a perda de calor. Todas as demais áreas estão aquecidas. No quadro geral, há uma elevação generalizada das mínimas, que ficam baixas apenas em baixadas... e ainda assim só de madrugada.

 

Os dados que coloquei de POA corroboram isso. As estações em áreas planas (Sertório, aeroporto, Base Aérea) estão mais ou muito mais frias do que o resto da cidade. O calor nessa noite é sensível. Dá para ficar de mangas curtas na rua. Parece primavera.

 

Agora 19,4°. Ainda por cima esquentou.

 

Abraços do topo!

Link to comment
Share on other sites

Pela saída das 0Z do GFS, vem coisa boa mesmo! A alta sobe com mais estabilidade. A quantidade de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (por enquanto) vai ser grande... Esperando a saída das 06Z, mas acho que o cenário já vai sendo construído... Creio que agora é questão de ajustes... :D

 

DnhPq.png

Link to comment
Share on other sites

o bloqueio que se estabeleceu é grande. o que poderemos ter é chuva com altos volumes acumulados. poderemos ter um sistema estacionário exatamente encima do RS. como estão as correntes de jato? são determinantes. A meu ver, mais determinantes que um ASAS, pois elas é que podem trazer alguma mudança. Teríamos que ter um monstrengo que rompesse toda essa bagunça, arredando-a para o norte. Do jeito que tá, tá marasmático e triste. :sad:

Link to comment
Share on other sites

o bloqueio que se estabeleceu é grande. o que poderemos ter é chuva com altos volumes acumulados. poderemos ter um sistema estacionário exatamente encima do RS. como estão as correntes de jato? são determinantes. A meu ver, mais determinantes que um ASAS, pois elas é que podem trazer alguma mudança. Teríamos que ter um monstrengo que rompesse toda essa bagunça, arredando-a para o norte. Do jeito que tá, tá marasmático e triste. :sad:

 

ELAS É QUE MANDAM, O RESTO É CONSEQUÊNCIA. PODE TER UMA LATA DE 1070 NO NORTE DA ARGENTINA SE O JATO NÃO DEIXAR ELA NÃO ENTRA, MESMO QUE A ALTA ACIMA SEJA SÓ DE 1020!

Link to comment
Share on other sites

Aí é que vem minha pergunta: O que faz o jato se fortalecer ou enfraquecer ? O que faz ele mudar seu deslocamento ?

 

Muito nevoeiro e friozinho de 14C no momento.

 

OCEANOS, PRINCIPALMENTE, OS DIFERENTES PONTOS DE CALOR E FRIO.

 

Correto,

 

NO ATACADO: É O POSICIONAMENTO DA ZCIT E O DESLOCAMENTO EQUATORIAL DOS CENTROS DE CONVECÇÕES (MJO)....PACIFICO

 

NO VAREJO: É A NAO E ONDAS DE LESTE....ATLÂNTICO

 

NA QUITANDA DA ESQUINA: A CIRCULAÇÃO RESULTANTE NO BRASIL CENTRAL.

Link to comment
Share on other sites

Aí é que vem minha pergunta: O que faz o jato se fortalecer ou enfraquecer ? O que faz ele mudar seu deslocamento ?

 

Muito nevoeiro e friozinho de 14C no momento.

 

OCEANOS, PRINCIPALMENTE, OS DIFERENTES PONTOS DE CALOR E FRIO.

 

Correto,

 

NO ATACADO: É O POSICIONAMENTO DA ZCIT E O DESLOCAMENTO EQUATORIAL DOS CENTROS DE CONVECÇÕES (MJO)....PACIFICO

 

NO VAREJO: É A NAO E ONDAS DE LESTE....ATLÂNTICO

 

NA QUITANDA DA ESQUINA: A CIRCULAÇÃO RESULTANTE NO BRASIL CENTRAL.

 

Interessante. Conte-me mais, se estiver com paciência.

 

E o dia 07 está começando a pintar coisa boa heim pessoal. No entanto, ainda está longe. Que o corredor polar se abra no dia 07/07 e dure

uns 10 dias. Será o suficiente para nosso encontro ser sob frio intenso.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, a ativa MJO no momento tem relação com o bloqueio?

 

Ou

 

MJO calma = jato subtropical enfraquecido

 

MJO ativa = jato subtropical fortalecido

 

??

 

Sim. Porém, depende da fase.

 

São oito fases. Como se pode ver no compósito abaixo (maio/setembro). Aqui escolhi a anomalias de ventos a 200mb.

Anomalias amarelas maior velocidade (m/s) anomalias azuis menor velocidade.

 

Para não ficar longo...

 

plot_chi_tvalue_8pan_maysep.gif

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.