Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

O Marcos é um corneteiro! Segunda noite seguida de céu super estrelado e ele nada de querer aparecer para falar bem do céu! É um nojento, mesmo!

 

:laugh:

 

Ele deve estar vendo alguma nuvem da janela do quarto, ou então já teve algum presságio de que MM pode chegar durante a madrugada!!! :rofl:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O Marcos é um corneteiro! Segunda noite seguida de céu super estrelado e ele nada de querer aparecer para falar bem do céu! É um nojento, mesmo!

 

:laugh:

 

Ele deve estar vendo alguma nuvem da janela do quarto, ou então já teve algum presságio de que MM pode chegar durante a madrugada!!! :rofl:

 

Sds.

Eu estava num aniversário!! Me enchem o saco até a distância, meu Deus!! :punish:

 

Céu limpo!! LIMPO!! :good2: A queda está mixuruca porque tínhamos uma leve brisa. Agora totalmente calmo. Faz 11,7° com 72%. No Belém Novo está 8,1°. Hoje tive máxima de 19,4°, recém a 7ª máxima abaixo de 20° nesse ano.

 

Porto Alegre pode ir a 0C na semana que vem, com possíveis negativas na Grande Poa????? :shok: :shok:

 

Alguém confirma?

 

Sds.

Impressionante essa informação!! Segundo a MetSul no twitter:

 

"FLASH | Mais recentes dados indicam chance de Porto Alegre ter 0ºC e Grande Porto Alegre marcas negativas na próxima semana." :shok: :yahoo:

 

Abraços chocados!

Link to comment
Share on other sites

Mafili, bem vindo de volta ! Tudo de bom pra você, meu companheiro ! :hi:

 

O que acha desta friagem meridional que teremos semana que vem ? :mosking:

 

Obrigado, Renan. Um abraço a todos.

 

Bom, Pelo que li do Ronaldo: -11ºC em Urupema (nada significativo apenas uma marca). -8ºC em São Joca lá na casa dele (valor significativo, pois, considerando a diversidade de estações que conseguem capturar a riqueza da condição do tempo no município).

 

Temperatura negativa na convencional de POA pode até acontecer, porém é mais fácil neve no planalto.

 

As regras para onda de frio são claras e bem estabelecida pela OMM.

 

Acho que o termo friagem meridional não se aplica afinal são temperaturas compatíveis com a estação presente.

 

Agora, como nem sei o que os modelos dizem. Se for uma incursão mesmo que forte entretanto rápida haverá tempo para recuperar junho/2012?

 

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Mafili, bem vindo de volta ! Tudo de bom pra você, meu companheiro ! :hi:

 

O que acha desta friagem meridional que teremos semana que vem ? :mosking:

 

Obrigado, Renan. Um abraço a todos.

 

Bom, Pelo que li do Ronaldo: -11ºC em Urupema (nada significativo apenas uma marca). -8ºC em São Joca lá na casa dele (valor significativo, pois, considerando a diversidade de estações que conseguem capturar a riqueza da condição do tempo no município).

 

Temperatura negativa na convencional de POA pode até acontecer, porém é mais fácil neve no planalto.

 

As regras para onda de frio são claras e bem estabelecida pela OMM. COMEÇOU......

 

Acho que o termo friagem meridional não se aplica afinal são temperaturas compatíveis com a estação presente.

 

Agora, como nem sei o que os modelos dizem. Se for uma incursão mesmo que forte entretanto rápida haverá tempo para recuperar junho/2012?

 

Abraços a todos

Link to comment
Share on other sites

Mafili, bem vindo de volta ! Tudo de bom pra você, meu companheiro ! :hi:

 

O que acha desta friagem meridional que teremos semana que vem ? :mosking:

 

Obrigado, Renan. Um abraço a todos.

 

Bom, Pelo que li do Ronaldo: -11ºC em Urupema (nada significativo apenas uma marca). -8ºC em São Joca lá na casa dele (valor significativo, pois, considerando a diversidade de estações que conseguem capturar a riqueza da condição do tempo no município).

 

Temperatura negativa na convencional de POA pode até acontecer, porém é mais fácil neve no planalto.

 

As regras para onda de frio são claras e bem estabelecida pela OMM.

 

Acho que o termo friagem meridional não se aplica afinal são temperaturas compatíveis com a estação presente.

 

Agora, como nem sei o que os modelos dizem. Se for uma incursão mesmo que forte entretanto rápida haverá tempo para recuperar junho/2012?

 

Abraços a todos

 

Opa, que boa notícia esse retorno.

 

Abraço, Mafili!

Link to comment
Share on other sites

PREOCUPANTE O DILÚVIO PARA O NORDESTE DE SC E SUL DO PR, ALGUMAS COM POTENCIAL PARA MAIS DE 200 mm EM 36 HORAS!!

 

RISCO DE ENCHENTE NESTAS ÁREAS E DEPOIS UM FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Caramba.....preocupação aqui pela região, ainda mais que nos dois últimos dias não houve sol e o solo está úmido.....hoje, graças, o sol começa a aparecer....

 

E o frio, COutinho...chega com força aqui na região também???

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

PREOCUPANTE O DILÚVIO PARA O NORDESTE DE SC E SUL DO PR, ALGUMAS COM POTENCIAL PARA MAIS DE 200 mm EM 36 HORAS!!

 

RISCO DE ENCHENTE NESTAS ÁREAS E DEPOIS UM FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Caramba.....preocupação aqui pela região, ainda mais que nos dois últimos dias não houve sol e o solo está úmido.....hoje, graças, o sol começa a aparecer....

 

E o frio, COutinho...chega com força aqui na região também???

 

Abs!

 

Poxa Diego, o dia que fizer -12/-10 em Urupema e não chegar com força em Xoinville, pode fechar para balanço e se mudar porque o AGW estará provado.

 

Brincadeiras a parte, de certo deve fazer muito frio "por toda Santa Catarina". Parafraseando um famoso político aí de sua cidade.

Link to comment
Share on other sites

Uma questão interessante a ser levantada para os conhecedores da histórica climatológica do Brasil:

 

É sabido que este inverno de 2011/2012 ficou em quarto lugar entre os mais quentes já registrados na história dos EUA, e em muitos locais foi o mais quente, o que ficou conhecido como o "non-winter". Ficando apenas atrás dos ainda mais quentes 2000, 1999 e 1992.

 

A pergunta: qual o ranking brasileiro (ou joaquinense, porto-alegrense, paulistano) dos 5 piores "non-winters"? Mesmo sabendo o que as vezes é ruim para um não é tão ruim para o outro, no caso de um ASAS constante influenciando positivamente a Mantiqueira e prejudicando o sul. Será que o ano de 1982 lidera o grupo?

Link to comment
Share on other sites

Mafili, seja bem vindo. Cuide-se!!!

Bom ver que está recuperado.

 

Sentimento: um bom frio até 15/07...depois, dodeira total: e um encontro do BAZ, :laugh: :laugh: :laugh: :heat: :heat: :heat: QUENTE!!!!

 

Ontem, aqui, parecia quase geada nos baixadões. parecia.

hoje tive 8.8.

agora 15.6°C

Link to comment
Share on other sites

PREOCUPANTE O DILÚVIO PARA O NORDESTE DE SC E SUL DO PR, ALGUMAS COM POTENCIAL PARA MAIS DE 200 mm EM 36 HORAS!!

 

RISCO DE ENCHENTE NESTAS ÁREAS E DEPOIS UM FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Caramba.....preocupação aqui pela região, ainda mais que nos dois últimos dias não houve sol e o solo está úmido.....hoje, graças, o sol começa a aparecer....

 

E o frio, COutinho...chega com força aqui na região também???

 

Abs!

 

Poxa Diego, o dia que fizer -12/-10 em Urupema e não chegar com força em Xoinville, pode fechar para balanço e se mudar porque o AGW estará provado.

 

:laugh:

Link to comment
Share on other sites

Para o Sudeste, eu colocaria os seguintes invernos como sendo "os piores", não necessariamente

nesta ordem:

 

- 2002

- 2006

- 1995

 

1995 e 2002 não só foram ruins pra cá, mas em todo o Brasil. Lembro-me como ocorriam tardes quentes em pleno Julho

naquele maldito inverno de 2002. Somente Setembro salvou, com um cavalo polar tardio que trouxe neve boa em SJ e

frio generalizado no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Ronaldo, confesso que fiquei abismado ao ler esta frase de você. Esta MP não chegará a SJ

com tanto frio em altura, mas a UR estará muito baixa. Isso vai glorificar as baixadas

na semana que vem. Desde já estou muito ansioso e na expectativa de vermos, pela primeira vez

aqui no BAZ, uma estação oficial marcar dois dígitos negativos em uma cidade brasileira.

 

A propósito: Na última rodada CONFIÁVEL do GFS, ele chegou a apontar magníficos -4/-6ºC em

850hpa no sul gaúcho !

Link to comment
Share on other sites

PREOCUPANTE O DILÚVIO PARA O NORDESTE DE SC E SUL DO PR, ALGUMAS COM POTENCIAL PARA MAIS DE 200 mm EM 36 HORAS!!

 

RISCO DE ENCHENTE NESTAS ÁREAS E DEPOIS UM FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Vendo os modelos me espantei como alguns aumentaram os volumes de precipitação. De fato muito preocupante o cenário.

 

Agora, -12/-10 é mínima padrão 2000, em uma massa menos poderosa. Interessante pois o frio em altura é "fraco", e o poder da secura do ar e do ponto de orvalho baixíssimo compensarão em favor de mínimas extraordinárias. Será muito interessante, especialmente se o Shimutz conseguir instalar a estação em local diferente da atual.

 

Icewine-makers que se preparem. Dará colheita nesse ritmo...

Link to comment
Share on other sites

PREOCUPANTE O DILÚVIO PARA O NORDESTE DE SC E SUL DO PR, ALGUMAS COM POTENCIAL PARA MAIS DE 200 mm EM 36 HORAS!!

 

RISCO DE ENCHENTE NESTAS ÁREAS E DEPOIS UM FRIO CAVALAR. URUPEMA ENTRE -12/-10 E -7/-9 CASA.

 

Caramba.....preocupação aqui pela região, ainda mais que nos dois últimos dias não houve sol e o solo está úmido.....hoje, graças, o sol começa a aparecer....

 

E o frio, COutinho...chega com força aqui na região também???

 

Abs!

 

 

UM DOS PIORES LOCAIS SERÁ AÍ.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente, Mafili!! Seja bem-vindo de volta!! Melhoras pra ti e vê se se cuida!!! :clapping: :clapping: :good2:

 

---

 

Do mais, mais uma noite fria, mas dessa vez a queda foi mixuruca. Por alguma razão estagnou a partir das 3:40. Pode ter sido nevoeiro. Tive mínima de 9,4°. Agora faz 18,9° com 65% e há algumas perturbações atmosféricas em níveis médios. Pressão em 1011,4 mb e caindo. Típica situação de instabilização.

 

Impressionante a previsão do GFS. O quadro postado pelo Renan mostra temperaturas abaixo de 10° em praticamente todo o RS no meio-dia do dia 7/6, além do E do PR. Pelo visto teremos uma semana INTEIRA de frio contínuo.

Link to comment
Share on other sites

MetSul chutou o balde e dá ZERO para POA no feriado de quinta-feira que vem!!!!! http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=246&Caderno=0&Noticia=428948 :shok: :shok: :shok: :shok: :good2:

 

Sendo assim, teremos algo como 2°/3° na área urbana e 1°/2° no INMET. As máximas não ficam tão baixas, evidência do ar muito seco.

 

Agora 19,1°.

Link to comment
Share on other sites

Mafili, bem vindo de volta ! Tudo de bom pra você, meu companheiro ! :hi:

 

O que acha desta friagem meridional que teremos semana que vem ? :mosking:

 

Obrigado, Renan. Um abraço a todos.

 

Bom, Pelo que li do Ronaldo: -11ºC em Urupema (nada significativo apenas uma marca). -8ºC em São Joca lá na casa dele (valor significativo, pois, considerando a diversidade de estações que conseguem capturar a riqueza da condição do tempo no município).

 

Temperatura negativa na convencional de POA pode até acontecer, porém é mais fácil neve no planalto.

 

As regras para onda de frio são claras e bem estabelecida pela OMM. COMEÇOU......

 

Acho que o termo friagem meridional não se aplica afinal são temperaturas compatíveis com a estação presente.

 

Agora, como nem sei o que os modelos dizem. Se for uma incursão mesmo que forte entretanto rápida haverá tempo para recuperar junho/2012?

 

Abraços a todos

 

:laugh: :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Uma questão interessante a ser levantada para os conhecedores da histórica climatológica do Brasil:

 

É sabido que este inverno de 2011/2012 ficou em quarto lugar entre os mais quentes já registrados na história dos EUA, e em muitos locais foi o mais quente, o que ficou conhecido como o "non-winter". Ficando apenas atrás dos ainda mais quentes 2000, 1999 e 1992.

 

A pergunta: qual o ranking brasileiro (ou joaquinense, porto-alegrense, paulistano) dos 5 piores "non-winters"? Mesmo sabendo o que as vezes é ruim para um não é tão ruim para o outro, no caso de um ASAS constante influenciando positivamente a Mantiqueira e prejudicando o sul. Será que o ano de 1982 lidera o grupo?

 

Caio, acredito estar entre esses 3:

 

2002

2005

2006

 

Talvez se considerar apenas jun/jul/agosto 1982 entre na lista, mas considerando maio/set, não há dúvidas que a parada fica com trio da década de 2000. O pior é que 2001 foi bem ruim também, sendo talvez os biênios 2001/2002 e 2005/2006 o que já houve de mais quente possível...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Os anos de 1999 e 2000 foram ruins na América do Norte? Tem erro aí. Lembro que 1999 tiveram vários ciclones e frio adentrando o centro do continente, atingindo com força a região dos Grande Lagos e o Nordesde americano menos frio. Em 2000 congelou o Rio Hudson em Nova Iorque e foi abaixo de -15° na cidade!!

 

Só se for 1998 e 2001. Sei que 2001 foi ruim por lá. 1998 parece que não foi grande coisa, mas não sei.

 

Isso a porção central e leste da Am. do Norte. No oeste 1998 teve muito frio! Até nevou na região de Los Angeles.

 

---

 

Aqui esquentou bem. Dá para ver a nebulosidade transitado de NO para SO, evidência do jato de baixos níveis. Faz 20,9° com 55% e venta de NNO a 6,9 km/h. Pressão em 1010,8 mb e caindo.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a informação consta no blog do Jeff Masters:

 

e7305a41.jpg

 

Figure 2. Contiguous U.S. temperatures for winter (the months of December - January - February), from 1895 - 2012. The winter of 2011 - 2012 was the 4th warmest winter on record, behind 2000, 1999, and 1992. Winter temperatures have increased by abot 1.7°F per century (red linear trend line.) Image credit: National Climatic Data Center.

 

 

E a minha consideração se dá pelas médias do trimestre JJA.

 

Outra coisa pessoal, vejamos os números e não percepção pessoal.

Link to comment
Share on other sites

Nuvens baixas cobrem o Oeste e Noroeste do PR. Temos 20°C. Creio que os modelos aumentarão o frio pra cá na última hora, porque até agora mostra algo normal que já vimos neste ano.

 

Vejo com preocupação os volumes de chuva extremos projetados para o litoral de SC e PR...

Link to comment
Share on other sites

Marcos, a informação consta no blog do Jeff Masters:

 

e7305a41.jpg

 

Figure 2. Contiguous U.S. temperatures for winter (the months of December - January - February), from 1895 - 2012. The winter of 2011 - 2012 was the 4th warmest winter on record, behind 2000, 1999, and 1992. Winter temperatures have increased by abot 1.7°F per century (red linear trend line.) Image credit: National Climatic Data Center.

 

 

E a minha consideração se dá pelas médias do trimestre JJA.

 

Outra coisa pessoal, vejamos os números e não percepção pessoal.

 

Caio, os anos que citei são baseados nas capitais do sul do Brasil. Em Curitiba 1982, o inverno não foi tão quente, e também não em Porto Alegre.

Para Porto Alegre os 3 invernos(jun/jul/ago) mais quentes da Normal 1949-2012:

 

2005 - 16.7C

2001 - 16.6C

1958 - 16.1C

1961 e 2006 - 15.9C

 

Pra Curitiba os mais quentes são nessa ordem, 2002(1), 2005(2) e 1958(3), mas não tenho aqui os dados mais, porque o Inmet "deixei" as médias guardadas num arquivo!

 

Na América do Norte, chama a atenção os invernos do final da década de 70, que "rivalizam" com os invernos do início do século. Tive o prazer de ver o Chicago River congelado por 10 dias no inverno de 2011, algo que vinha sendo raro nos últimos anos, mas segundo os dados oficiais, nos invernos de 77, 78 e 79, o rio ficou de 45 a 60 dias congelado, e em 79 houve neve no solo acumulada de forma contínua desde dezembro até meados de 22 de fevereiro!!!

Esse gráfico do Jeff Masters é triste de ver, o gráfico sobe como uma reta linear mostrando um aquecimento contínuo desde a virada de 1900 até 2000... :negative:

 

Sds.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Estou assustado com os dados que entraram na 12Z. Não somente o ar estará muito seco, mas o frio em altura agora está cavalar, principalmente

no RS. A região do Chuí poderá chegar a ter absurdos -6/-8 graus em 850hpa !!!

 

O modelo GFS está mostrando temperatura em 2m de 7 graus negativos para a serra catarinense. Isso daí é 2 dígitos negativos em Urupema NA CERTA.

Link to comment
Share on other sites

TEMPERATURAS NA TARDE DO DIA 6:

 

t2m_d6_35.png

 

AGORA VEJAM O AMANHECER DO DIA SEGUINTE.

 

t2m_d6_40.png

 

Monstruosidade !

Tchê loco, vou ter que queimar muito nó de pinho e grossa lenha pra manter minha bebê aquecida... E mais, talvez suspender alguma atividade especial... é monstro demais esse frio...

Link to comment
Share on other sites

Que pancada em Porto Alegre hein!!! A cidade vai ter máxima de 11/11C num dia, e no outro dia amanhecer com 0/-1C...!!! :shok:

 

Que beleza!!! Tenho a impressão que o modelo está subestimando um pouquinho as mínimas pro Paraná e pro sudeste. Vamos acompanhar!

 

Sds.

PQP!!! Vendo os mapas postados pelo Renan quase tive um ataque cardíaco, hehehehehehe!!

 

Inacreditável, mas da forma como o GFS subestima o frio perto da orla, POA certamente negativaria. Creio que a totalidade do RS ficaria em 0° ou menos, mesmo o Litoral Norte!!

 

As previsões de poucos dias antes sempre subestimam o avanço do ar frio sobre o PR. Muitas vezes ocorre de ficar o PR fechado, mas com máximas bem mais baixas devido à inflitração do ar frio em superfície.

 

Agora nublou por aqui, justamente quando vou dar uma caminhada. :negative: É o jato de baixos níveis. Faz 22,7° com 66% e venta de NO a 3,5 km/h. Pressão em 1008,4 mb.

 

Abraços congelados!

Link to comment
Share on other sites

Nunca se pode descartar a ocorrência de neve, mesmo sendo esta uma zona de alta pressão muito forte. Pode se formar algum cavado, ou até mesmo na retaguarda da frente. O ciclone deve se posicionar mais afastado da costa, o que facilita a ocorrência de mínimas extremas. Vamos ver o que ocorre com Urupema.

 

Apenas vamos lembrar que nem entramos no "core" do inverno! Não acredito em recordes mais amplos do que algo dentro do mês de junho, mas torceremos!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.