Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Yahuuuuuuuuuuuuu Tuias rules, o novo poço frio do Tuias, me informou agora o anotador Eliano pasmem:

Deu -3.8º,isto mesmo 3.8º abaixo de zero no novo local do Tuias uns 400m ao norte do antigo local do abrigo!!!

Tu vê aos 45min do segundo tempo, quando eu ia desativar o Parque das Tuias e ele marca um golaço!E u e o Anselmi tomamos a mesma medida transmissão de pensamento hehehehe, afastamos dos açudes a mínima despencou!Alguém tem o endereço da Vicentina?

Link to comment
Share on other sites

Que tal fazermos a listinha das mínimas agora Carlão? :mosking: :mosking: :mosking: :mosking:

 

 

AHAHA...tinha pensado nisso. Mas estou com grande expectativa nesta estação de Painel.....vai entrar na briga com Urupema, São Joaquim, Ausentes e Bom Jardim da Serra....e vai deixa pra trás Bom Jesus, Cambará, Vacaria , S Chico e Campos do Jordão...

Link to comment
Share on other sites

Com a instalação de uma automatica em Painel , a lista de *Pólos Frios* sem estação ficou assim:

 

Esmeralda RS (956 m)

Jaquirana RS (927 m)

Monte Alegre dos Campos RS (926 m)

São Francisco de Paula RS (907 m)

Tainhas RS ( ?? )

Campestre da Serra RS (807 m)

Muitos Capões RS (937 m)

Foutora Xavier RS (773 m)

 

Irani SC (1228 m)

Calmon SC (1200 m)

Santa Cecília SC (1100 m)

Taquara Verde SC (1080 m)

Fraiburgo SC (1048 m)

Faxinal dos Guedes SC (1005 m)

 

Francisco Frederico Teixeira Guimarães PR (1333 m)

Coronel Domingues Soares PR (1113m)

 

Senador Amaral MG (1505 m)

Gonçalves MG (1450 m)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

ClicRBS:

 

Massa polar 05/06/2012 | 09h10

 

Temperaturas podem chegar a -8ºC na Serra de Santa Catarina nesta semana

 

Mínima deve ser registrada na próxima quinta-feira

 

A partir desta terça-feira uma massa de ar polar chega a Santa Catarina e derruba as temperaturas. Mas é na quinta e na sexta-feira que os termômetros irão registrar as menores marcas, podendo fazer -8ºC nos pontos altos da Serra.

 

Se a previsão for confirmada, será a menor mínima registrada, num mês de junho desde 1994 quando em São Joaquim fez -7ºC. Em 2008, os termômetros marcaram -5,4ºC, na mesma cidade. A informação é da Epagri/Ciram.

A meteorologista da Epagri, Noele Brito, disse que, apesar do frio intenso, não irá nevar. Ela explica que faltará umidade, já que o tempo estará seco. Formação de geada é prevista para maioria das regiões do Estado, inclusive na Grande Florianópolis.

 

A chegada do frio deixa o mar agitado. Ele vem acompanhado de ventos fortes de direção Sul, com rajadas de 50 a 80 quilômetros, provocando ondas com picos de 2,5 a 3 metros de altura. Pequenas e médias embarcações devem evitar a navegação.

Com o afastamento da massa de ar polar, que segue para o oceano, no sábado e no domingo o frio vai perdendo intensidade, mas as temperaturas continuam baixas.

 

Fonte: A NOTÍCIA

Link to comment
Share on other sites

Yahuuuuuuuuuuuuu Tuias rules, o novo poço frio do Tuias, me informou agora o anotador Eliano pasmem:

Deu -3.8º,isto mesmo 3.8º abaixo de zero no novo local do Tuias uns 400m ao norte do antigo local do abrigo!!!

Tu vê aos 45min do segundo tempo, quando eu ia desativar o Parque das Tuias e ele marca um golaço!E u e o Anselmi tomamos a mesma medida transmissão de pensamento hehehehe, afastamos dos açudes a mínima despencou!Alguém tem o endereço da Vicentina?

Bela mínima Paulo. Por aqui a Vicentina ficou fora do ar a madrugada toda. Estou tendo problemas com o novo local. De qualquer forma sua mínima foi muito boa e imbatível.Parabéns!!!

O site da Vicentina é,

http://www.anselmi.com.br/vicentina/

Ainda estou com problemas na comunicação...... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 1,7C hoje na estação da Rbs aqui em Caxias do Sul (próxima ao centro)!

Bruno, quanto marcou o Castelinho e a Vicentina?

 

Deu 1,2C! A questão é que tá fechado lá nas hortênsias, daí não há santo que faça cair. Olhe:

 

current.jpg?1338903291

 

Muito obrigado por informar, Bruno. Belíssima imagem! Aqui em Caxias desde o final da noite, o tempo

permaneceu completamente aberto, e assim ficou até umas 7h.00 da manhã, o que favoreceu a queda.

Após, um nevoeiro baixo tomou conta da cidade, e agora, ele está alto, melhorando a visibilidade, mas

deixando o tempo completamente nublado. É bom que segura a máxima, hehehehe. Grande abraço! Michel

Link to comment
Share on other sites

Tá todo mundo olhando a saída do modelo de neve pelo tipo de precipitação. E o GFS segue dando neve para a nossa Serra. O que me preocupa, pelo que estou vendo, é que os índices de precipitação são muito baixos e a atmosfera não está com um perfil muito úmido. Há um outro dado agravante. Se o GFS indica precipitação de neve, ele também é ZERO para intensidade (WEASD ou Water Equivalent of Accumulated Snow Depth).

 

ienrj6.jpg

 

A titulo de curiosidade, o que mostrava o GFS para a manhã do dia 4 de agosto de 2010.

 

post3d.JPG

 

Mas apesar dos modelos dizerem não, isso é exemplo que eles podem estar errados!

Vou esperar até o ultimo minuto e ainda mesmo depois da negativa poderemos ter uma surpresa. Eu acredito! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Com a instalação de uma automatica em Painel , a lista de *Pólos Frios* sem estação ficou assim:

 

Esmeralda RS (956 m)

Jaquirana RS (927 m)

Monte Alegre dos Campos RS (926 m)

São Francisco de Paula RS (907 m)

Tainhas RS ( ?? )

Campestre da Serra RS (807 m)

Muitos Capões RS (937 m)

Foutora Xavier RS (773 m)

 

Irani SC (1228 m)

Calmon SC (1200 m)

Santa Cecília SC (1100 m)

Taquara Verde SC (1080 m)

Fraiburgo SC (1048 m)

Faxinal dos Guedes SC (1005 m)

 

Francisco Frederico Teixeira Guimarães PR (1333 m)

Coronel Domingues Soares PR (1113m)

 

Senador Amaral MG (1505 m)

Gonçalves MG (1450 m)

 

 

Carlão,

 

Estou bem curioso pra ir conhecer Gonçalves! Assim que der pra viajar vou tentar ir. Agora em Julho minha namorada vai estar de férias, daí vou tentar!

Link to comment
Share on other sites

Ventos de 87 km/h atingiram a capital paulista nessa madrugada

 

Hoje o dia demorou para amanhecer. Quem saiu cedinho de casa, encontrou uma penumbra no céu pouco antes das 7 horas da manhã. Acordar cedo foi até tarefa fácil para aqueles que tiveram dificuldade para dormir com a ventania que a frente fria trouxe durante a madrugada. As rajadas de vento chegaram aos 87km/h no Mirante de Santana que fica na zona Norte da Capital paulista

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Estava mesmo querendo falar contigo Carlão,

 

ONDA DE FRIO: seis dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC a normal da mínimas para o período.

 

Poderia colocar a normal da mínimas para as capitais em junho e algumas cidades que vc acha importante para podermos ter a ideia do que foi onda de frio verdadeira daquilo que foi onda midiática apenas.

 

Abração

 

Mafili, ai estão as normais abaixo. Vamos ficar atento para saber se relamente teremos uma onda de frio ou não (ONDA DE FRIO: seis dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC a normal da mínimas para o período)

 

Normal das Minimas (61/90) - Junho:

 

Porto Alegre: 10,7ºC

Bom Jesus: 06,8ºC

Bagé: 08,4ºC

Caxias do Sul: 08,8ºC

Santa Maria: 09,3ºC

Torres: 11,5ºC

 

Florianópolis: 13,4ºC

São Joaquim: 05,9ºC

Indaial: 12.2ºC

 

Curitiba: 07,8ºC

Castro: 07,0ºC

Maringá: 09,6ºC

Foz do iguaçu: 10,0ºC

 

São Paulo: 12,4ºC

Campos do Jordão: 03,6ºC

Campinas: 12,3ºC

 

Carlos: Atualizando...convencional de SÃO JOAQUIM INDICOU 0,8ºC.....1 dia....com tempo vamos ver as outras convencionais

 

PORTO ALEGRE: 6,7ºC...0 DIAS...PNEU....

 

CURITIBA : 11,8ºC...O DIAS...PNEU....

 

BOM JESUS: 1,2ºC....1 DIA

 

BAGÉ: 2,7º ...1 DIA

 

CAXIAS DO SUL 3,,4ºC...1 DIA

 

SANTA MARIA....3,4....1 DIA

 

TORRES.......6,1ºC....1 DIA

 

FLORIANÓPOLIS....14,1 0 DIA...PNEU

 

INDAIAL...13,6ºC ...0 DIA....PNEU

 

TO BE CONTINUED

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje pela manhã fui conferir a temperatura no da praça (termometro) e estava parado no 23:17 e não mostrava a temperatura. Como Torres deu 6,5º e Araranguá 8,1º, minha cidadezinha não foge muito isso ai. Vou comprar um termometro, hoje vou passar na agropecuária para ver os preços e modelos, mercúrio e digital.

Link to comment
Share on other sites

Mínima do ano aqui: 7,2°. Bom valor! No INMET deu 6,9°.

 

Incrível Rio Grande, que teve 3,0°!!! Bateu Canguçu, que atingiu 3,2°.

 

Às 11:50 fazia 4,5° a RBS de Caxias do Sul!! :shok:

 

Agora bem frio aqui, mesmo com sol: 13,9° com 66%. Primeiro dia de tempo bom e de inverno. Venta de OSO a 5,7 km/h. Ar morno agora só no domingo!

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, ouvi o povo falando aqui que "o Coutinho deu na rádio que pode fazer -16 em Urupema!". Eu pensei comigo: -16????????

 

HAHAAAH ou o Coutinho surtou ou o povo é surdo e não lê direito.

 

Aposto que o Coutinho fechou contrato com Urupema, só pode....kkkkkkk :laugh: :rofl: :mosking:

Link to comment
Share on other sites

É aí que me refiro!!!

Se preparem, pois atravessaremos 4 ondas de frio este mês, pelo andar das projeções e dos dados, estará convergindo para as entradas de MP's, poderemos ter algo histórico pela frente, acredito, índice da oscilação antártica em queda, favorecendo a potência dos pulsos, ausência de ASAS, umidade significativa ainda no Brasil central e entre os pulsos secundários, estamos tendo um pulso potente, tendência de aprofundar a temperaturas destas MP's.

No mais, esperamos e veremos...

Desde 88/89 que não temos inverno rigoroso os modelos estão convergindo para ocorrer.

Em Lages tempo com poucas nuvens, temperatura em 8,7 C vento sudoeste fraco.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Caxias teve cerracão por toda a manhã. Tava gelado, mesmo.

 

Caius Caesar & Shimutz, como está a nossa bendita estação????? :mail:

Caxias continua gélida!! Fazia 5,6° às 12:40!! Mas temos que compensar com a altitude da estação: está localizada na estratosfera, numa haste comprida no alto de um prédio. Chuto pelo menos 15 m do chão!!

 

E devia ser o mesmo caso do Alphaville, que a 1 h atrás tinha 5° e agora tem 9°.

 

Agora tenho 14,0° com 63%. Sol e nuvens, clássico de um pós-frontal. :good2:

 

Abraços sem cerração!

Link to comment
Share on other sites

JUNHO ABAIXO DE ZERO...

Modelos subestimam o potencial da MP em contato com umidade na serra, nesses eventos a borda da MP se torna mais úmida, acho que dá neve em boa parte das serras RS e SC e alguma coisa também no planalto norte catarinense e fronteira PR.

Modelos mostram entrada de uma nova MP em seguida e uma outra terceira pelos dias 18/19/20, esta com ciclone intenso na costa sul empurra uma baleia polar, essa onda do dia 20, por sinal acho que leva neve até Curitiba.

Muita umidade na serra, em Lages chovendo com 7,9C.

:good2: :good2: :good2: :good2: :good2:

Ótima notícia, ainda mais que estarei chegando em Curitiba no dia 20!!!

Link to comment
Share on other sites

O JORNAL PIONEIRO AQUI DE CAXIAS DO SUL COLOCOU NEVE PARA SEXTA-FRIA, PARA HOJE ELES E MAIS TODOS OS INSTITUTOS QUASE.... COLOCARAM SOL, POREM O SOL SÓ APARECEU E AINDA APARECE BEM TIMIDAMENTE AGORA MEIO DIA,

TEM INSTITUTO PREVENDO NEVE PARA QUARTE E QUINTA, OUTROS SÓ PRA QUINTA E AGORA ATÉ E SEXTA?

 

Até agora só vi empresas privadas escreverem sobre NEVE ,aliás, pós 2010 a coisa banalizou...é só colocar a expressão "não se descarta a possibilidade de neve considerando a complexidade do fenômeno...." e pronto ninguém mais erra.

 

Previsão é comunicação,

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Moisés Alexandre escreveu:

JUNHO ABAIXO DE ZERO...

Modelos subestimam o potencial da MP em contato com umidade na serra, nesses eventos a borda da MP se torna mais úmida, acho que dá neve em boa parte das serras RS e SC e alguma coisa também no planalto norte catarinense e fronteira PR.

Modelos mostram entrada de uma nova MP em seguida e uma outra terceira pelos dias 18/19/20, esta com ciclone intenso na costa sul empurra uma baleia polar, essa onda do dia 20, por sinal acho que leva neve até Curitiba.

Muita umidade na serra, em Lages chovendo com 7,9C.

 

ISSO É VERDADE?????????????????????????

VAMOS REVIVER 1955 E 1975????????????????????????????????

Link to comment
Share on other sites

É aí que me refiro!!!Se preparem, pois atravessaremos 4 ondas de frio este mês,

Moisés Alexandre.

 

Se cada onda de frio dura ao menos 6 dias com mínimas consecutivas pelo menos 5ªC abaixo da média normal da mínimas.

 

Exceptionally Unlikely< 1%

 

Carlos, Urupema vai baixar fácil de -17ºC. Nessa atual incursão de ar que era antártico e agora é um ar de origem polar arrisco - 14ºC para Urupema.

 

E da-lhe polenta, Acho que polenta é bom com vinho "ruim" e barato.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.