Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Junho 2012


Recommended Posts

Concordo com você em parte, até porque a grande POA sobe em peso para aquela região. Falei tendo em vista turistas de longe, que vão procurar por lá o que poderiam encontrar por exemplo em São Chico e Aparados. Boa notícia a da 12Z, agora vamos aguardar amanhã...

 

Valdir, isso é uma baita injustiça que cometem com Gramado. na verdade vejo mais como uma "dor de cotovelo". Gramado não depende em nada de previsão de frio para sobreviver. EM NADA! Tanto é que o mês mais visitado na cidade é dezembro. Se há prefeitura que precisaria, por ventura, comprar previsão de neve (o que não acredito que ocorra), seriam as prefeituras de SJ, Ausentes, São Chico e, até, da tua Bom Jesus. O único (ou quase único) atrativo que estas cidades possuem é o frio e a neve. Essas pessoas que falam isso de Gramado deviam, antes de tudo, conhecer a cidade.

Link to comment
Share on other sites

Agora não tenho do que reclamar Ronaldo, tudo entrou nos eixos e a normalidade se estabeleceu!! :good:

Mesmo que junho seja uma sibéria, o que estou torcendo, isso não vai apagar o fiasco que foi o mês de maio, onde se concentrou minhas reclamações!

 

Mas historicamente, pra vir uma bomba polar, tem que ter um mes quente. :D

 

Visse o GFS prevendo neve pra tua região?

 

E pra cá tambem , óbvio.

 

Mas quero ver a cara do Rafael D na neve, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Link to comment
Share on other sites

Eu, a patroa e a pequena (na barriga) estamos confirmados na serra, juntamente com a ilustre presença de nosso amigo Rodrigo. Subimos na quarta a tarde, com direito a café colonial em Urubici ou no Snow-Valley. Ficamos no SJ Park e dali faremos vários passeios pela região no período mais frio do ano até o momento. Mini-gorrinho de lã para a herdeira e vinhos joaquinenses como prioridades de compras. Encontro dos malucos do frio invadindo o buncker do Ronaldo (te prepara!). Na torcida pela neve e rumo a cachoeira congelada em Urupema. Será bonito de acompanhar, principalmente se uma mínima de dois dígitos aparecer no termômetro do carro!

Link to comment
Share on other sites

O GFS normalmente amplia um pouco mais o frio nas últimas rodadas. Para POA ampliou um pouco em 850. Que bom que manteve alguma nebulosidade. Vamos ver o que vem por aí! Estou em Buenos Aires e já está MUITO frio! Certamente abaixo dos 10 graus nesse momento! Nas proximidades do rio da prata, perto do Jorge Newberry com a Pistarini bate um vento absurdo! Tenho um "correspondente" agora diretamente de Salta que pode trazer mais info! Em Salta agora está 7 graus pela TV local.

Link to comment
Share on other sites

Estava mesmo querendo falar contigo Carlão,

 

ONDA DE FRIO: seis dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC a normal da mínimas para o período.

 

Poderia colocar a normal da mínimas para as capitais em junho e algumas cidades que vc acha importante para podermos ter a ideia do que foi onda de frio verdadeira daquilo que foi onda midiática apenas.

 

Abração

 

Mafili, ai estão as normais abaixo. Vamos ficar atento para saber se relamente teremos uma onda de frio ou não (ONDA DE FRIO: seis dias consecutivos com temperatura mínima inferior em 5ºC a normal da mínimas para o período)

 

Normal das Minimas (61/90) - Junho:

 

Porto Alegre: 10,7ºC

Bom Jesus: 06,8ºC

Bagé: 08,4ºC

Caxias do Sul: 08,8ºC

Santa Maria: 09,3ºC

Torres: 11,5ºC

 

Florianópolis: 13,4ºC

São Joaquim: 05,9ºC

Indaial: 12.2ºC

 

Curitiba: 07,8ºC

Castro: 07,0ºC

Maringá: 09,6ºC

Foz do iguaçu: 10,0ºC

 

São Paulo: 12,4ºC

Campos do Jordão: 03,6ºC

Campinas: 12,3ºC

 

Obrigado Carlos, Já tem blog na internet chamando de "ONDA DE FRIO" antes do evento. Contrariando a OMM. Porém as estações são padrões OMM.

 

Vou montar a tabelinha. E para esclarecer seguirei o padrão americano de classificação inverno no HS é junho, julho e agosto.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

GFS 12z continua mantendo precipitação de inverno em SC e principalmente no RS.

 

O que me chama atenção é que além de continuar aprofundando a mínima no meteograma para São Joaquim, agora ele foi de -4,8C para -5,3C!

Na minha visão a 12z veio ainda melhor que a 6Z... mas pode ser o surto armagedônico que o GFS costuma dar antes das MPs mais fortes. Não vi o Canadense ou o Europeu, mas se eles continuarem ratificando o GFS o Coutinho vai ter acertado na mosca a previsão com 8 dias de antecedência, he he he! :good:

P.S. O que foi a SOMAR prevendo neve para POA na BandNews, he he he! :mosking: Cômico!

 

Zé Vicente, o q vc espera para o Paraná?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Valdir, isso é uma baita injustiça que cometem com Gramado. na verdade vejo mais como uma "dor de cotovelo". Gramado não depende em nada de previsão de frio para sobreviver. EM NADA! Tanto é que o mês mais visitado na cidade é dezembro. Se há prefeitura que precisaria, por ventura, comprar previsão de neve (o que não acredito que ocorra), seriam as prefeituras de SJ, Ausentes, São Chico e, até, da tua Bom Jesus. O único (ou quase único) atrativo que estas cidades possuem é o frio e a neve. Essas pessoas que falam isso de Gramado deviam, antes de tudo, conhecer a cidade.

Bruno, desculpe se fui a fundo demais. É que muitas coisas aconteceram nos últimos anos, em que a própria mídia contribuiu para que este preconceito aflorasse. Dois exemplos: Os campos de cima da serra eram tratados a uns 15, 20 anos atrás também como "Região das Hortênsias" e muitos investimentos em diferentes áreas (fosse turismo ou outro) vinham para esta região mas ficavam retidos na região de Gramado e demais cidades; Um segundo exemplo, foi que no ano passado, nas gravações de uma novela da Globo, foram veiculadas imagens dos Aparados da Serra que foram atribuídos à Gramado e Canela, isso inclusive gerou revolta na comunidade cambaraense.

Realmente concordo contigo, minha Bom Jesus só tem o atrativo do frio e neve porque não se mobiliza para o turismo como deveria ser, a cultura local influencia essa atitude.Porém, desculpe, não é esse o assunto do fórum, peço desculpas se exagerei, sigamos monitorando o tempo. Um abraço

Link to comment
Share on other sites

Oi pessoal!!

 

To passando umas semaninhas visitando a familia aqui em poa.

Estava pensando em aproveitar o proximo feriado e subir em direcao a SF de Paula bem cedo na quinta de manha.

Sairia de Poa la pelas 7am e voltaria no final do dia/comeco da noite.

 

Tava a fim de explorar a regiao.....nao sei se vou ate Cambara ou vou ate Tainhas e pego a Rota do Sol em direcao a Caxias.!?!?!?

 

Qual seria a previsao de tempo para o dia?.... Sugestoes de passeio?

 

:good:

Link to comment
Share on other sites

Bruno, desculpe se fui a fundo demais. É que muitas coisas aconteceram nos últimos anos, em que a própria mídia contribuiu para que este preconceito aflorasse. Dois exemplos: Os campos de cima da serra eram tratados a uns 15, 20 anos atrás também como "Região das Hortênsias" e muitos investimentos em diferentes áreas (fosse turismo ou outro) vinham para esta região mas ficavam retidos na região de Gramado e demais cidades; Um segundo exemplo, foi que no ano passado, nas gravações de uma novela da Globo, foram veiculadas imagens dos Aparados da Serra que foram atribuídos à Gramado e Canela, isso inclusive gerou revolta na comunidade cambaraense.

Realmente concordo contigo, minha Bom Jesus só tem o atrativo do frio e neve porque não se mobiliza para o turismo como deveria ser, a cultura local influencia essa atitude.Porém, desculpe, não é esse o assunto do fórum, peço desculpas se exagerei, sigamos monitorando o tempo. Um abraço

 

Cara, isso é por questão de ignorância total da Globo e pq é mais conveniente para eles encher a novela de paisagens. Isso é comum em todas as novelas da Globo que saem da rota Rio_SP. Lembra da Casa das Sete Mulheres? Os caras saiam da campanha e chegavam nos canyons em piscar de olhos, tudo para encher de paiusagens o seriado. Bagé comprou a Globo naquela ocasião para dizer que so Canyons são deles? No mais, te afirmo categorcamente que a maior parte do pessoal de fora que visita os Canyons estão hospedados em Gramado e Canela.

Link to comment
Share on other sites

Ezeiza 14 hs, 8,6°C 86%

 

às 20h estarei lá!

 

Quanto custa o 3G usado no exterior de modo como se não houvesse amanhã?? :sarcastic:

 

Custa apenas a módica quantia de TRINTA E CINCO REAIS O MEGABYTE. Isso mesmo, R$ 35,00/mb. Ou seja, carregue algumas fotos e veja sua conta atingir centenas ou alguns milhares de reais!

 

É simplesmente proibitivo!

Link to comment
Share on other sites

Fernando Faria, usuário de Santo Amaro da Imperatriz, participe daqui do fórum, homem! Vi umas fotos suas no panoramio e vi que gosta de se aventurar pelas serras de SC!

 

Sim, meu amigo, gosto muito. Neste feriado eu, mioto, um grupo de Curitiba e do RS iremos atravessar o PARNA SJ com essa friaca que se aproxima. Espero obter belas imagens. Se sobrevivermos - kkkkkk - postarei algumas.

 

Sou fã do site e das "discussões". Showwwwwwwwwww de bola.

Link to comment
Share on other sites

Ezeiza 14 hs, 8,6°C 86%

 

às 20h estarei lá!

 

Quanto custa o 3G usado no exterior de modo como se não houvesse amanhã?? :sarcastic:

 

Caminhando para a menor máxima do ano.

 

Que horas é prevista a tua chegada em BsAs.

 

Sério risco de ser o METAR mais interessante do ano. ( no teu caso)

 

De coração ( o que no meu caso não é lá grande coisa) espero que encontre Ezeiza fechado por muita snow.

 

Imagine a cena: Pegar aqueles horríveis táxis debaixo de neve. ( ou chuva congelada)

 

Eu iria a pé....só para fotografar ao longo e que longo caminha.

 

Pena que corre o sério risco de ficar sem máquina, celular, tablet, laptop, mala, roupa e demais pertences.

 

Buenas

 

Eu

Link to comment
Share on other sites

Amigo, como conhecedor da região posso te dizer que tens duas opções. Se quiser ir a Caxias, não indico ir até Tainhas e subir, pois você não verá muitas coisas a não ser os campos (que são bonitos também, mas a paisagem é a mesma) agora se você for direto de São Chico a Caxias, passando por Canela, Gramado e N. Petrópolis aí tens um belo passeio. Por outro lado, se for até Tainhas, seria um "crime" não dar um pulo alí nos Cânions de Cambará. Embora talvez enfrentes neblina na estrada e até nos paredões de lá. Enfim... são opções que indico.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver quem vai se aventurar agora nos próximos dias em Urupema na R. Lino Alves de Souza e centro no comer no Restaurante Popular nestas mesinhas ai fora.......

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Melhor ir no Clube da Polenta em Bom Jardim da Serra....muito mais aconchegante...alem que polenta tem frio tem tudo mais a ver

 

QPsRa.jpg

Link to comment
Share on other sites

Eu, a patroa e a pequena (na barriga) estamos confirmados na serra, juntamente com a ilustre presença de nosso amigo Rodrigo. Subimos na quarta a tarde, com direito a café colonial em Urubici ou no Snow-Valley. Ficamos no SJ Park e dali faremos vários passeios pela região no período mais frio do ano até o momento. Mini-gorrinho de lã para a herdeira e vinhos joaquinenses como prioridades de compras. Encontro dos malucos do frio invadindo o buncker do Ronaldo (te prepara!). Na torcida pela neve e rumo a cachoeira congelada em Urupema. Será bonito de acompanhar, principalmente se uma mínima de dois dígitos aparecer no termômetro do carro!
Sabes se tem vaga no SJ Park ainda? Estou atentado subir também, ao menos de quarta pra quinta, já que sexta é dia útil :cray:
Link to comment
Share on other sites

 

:laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

 

Melhor ir no Clube da Polenta em Bom Jardim da Serra....muito mais aconchegante...alem que polenta tem frio tem tudo mais a ver

 

QPsRa.jpg

 

Tres meses morando no Riacho Grande já está viciado em Frango com Polenta da rota dos restaurantes no Demarchi.

 

A parte chata da possível precipitação argentina é que vai consumindo a humidade.

Link to comment
Share on other sites

Cara, isso é por questão de ignorância total da Globo e pq é mais conveniente para eles encher a novela de paisagens. Isso é comum em todas as novelas da Globo que saem da rota Rio_SP. Lembra da Casa das Sete Mulheres? Os caras saiam da campanha e chegavam nos canyons em piscar de olhos, tudo para encher de paiusagens o seriado. Bagé comprou a Globo naquela ocasião para dizer que so Canyons são deles? No mais, te afirmo categorcamente que a maior parte do pessoal de fora que visita os Canyons estão hospedados em Gramado e Canela.

 

Bruno, tua observação está perfeita. Concordo contigo em tudo, pena que o povão acaba influenciado pela mídia. E realmente, acredito que a maioria das pessoas se hospede em Gramado e Canela, pois os preços em Cambará são absurdos, fora do padrão normal. Mas sem problemas, eu gosto bastante de Gramado e região, acho uma das mais lindas não só do RS, mas do Brasil também.

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Para deixar naquela baixada dos Campos de Santa Bárbara (fazenda abandonada), acham melhor um Digital Máx e Min ou um de Mercúrio (Max e Min) [aquele que vem com abrigo]. Pergunto porque é pouco provável que eu acampe lá. Devo deixá-lo e voltar na terça (em um trekking de resgate :prankster: ) para pegá-lo.

 

Será que trarei dois dígitos negativos? Se conseguir precisaremos dar um nome à baixada (By PH)!

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

Baixada do Carvalho, em homenagem à Baixada do Pica.

Comi muita pera na tapera do Pica, só não tinha banana por lá :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :rofl: :rofl: :rofl:

Do Carvalho é boa!

 

Seria engraçado depois de uma mínima negativa de dois dígitos mandar: "essa baixada é mesmo do Carvalho!" hehehe

Link to comment
Share on other sites

Sabes se tem vaga no SJ Park ainda? Estou atentado subir também, ao menos de quarta pra quinta, já que sexta é dia útil :cray:

 

Não sei, Rodrigo. Mas faz uma consulta no (49) 3233 1782. Abs

 

Caio, ficará até sábado por lá?? To pensando em ir na quinta e ficar até sexta...o passeio à possível cascata congelada me anima :good2:

Link to comment
Share on other sites

Mafili , qdo mudei para S Bernardo, no Riacho..muita gente me avisou ....aqui faz muito frio....por enquanto pequei míseros 08,7 dia 1/5 passado...mas tem muita agua pela frente ainda.

 

A RBS falou em neve para Porto Alegre no *Bom Dia Rio Grande*. o que acha?...Estão exagerando..??

 

Deve ser intrigas e provocações da imprensa local. Não vejo nenhum crime em falar em neve para POA. Agora se há previsão de neve para POA é uma coisa outra coisa completamente diferente....é algo do tipo.....o clássico....não se descarta a possibilidade de neve....

 

Neve acumulada segundo nosso amigo Geraldo Francisco dos Santos (GFS)

 

12060612_0412.gif

Link to comment
Share on other sites

Mafili , qdo mudei para S Bernardo, no Riacho..muita gente me avisou ....aqui faz muito frio....por enquanto pequei míseros 08,7 dia 1/5 passado...mas tem muita agua pela frente ainda.

 

A RBS falou em neve para Porto Alegre no *Bom Dia Rio Grande*. o que acha?...Estão exagerando..??

 

Deve ser intrigas e provocações da imprensa local. Não vejo nenhum crime em falar em neve para POA. Agora se há previsão de neve para POA é uma coisa outra coisa completamente diferente....é algo do tipo.....o clássico....não se descarta a possibilidade de neve....

 

Neve acumulada segundo nosso amigo Geraldo Francisco dos Santos (GFS)

 

12060612_0412.gif

Impressão minha ou vi umas manchas acinzentadas no sudeste brasileiro?
Link to comment
Share on other sites

Minha opinião é de que a nebulosidade desse cavado vai apenas trazer tempo encoberto. Mal tem chovido em oportunidades melhores, quem dirá para nevar...

 

Utilizando um raciocínio PHPeriano ....como manter a nebulosidade com temperaturas tão baixas. A menos que o impenssável aconteça frio demais para nevar dada as condições de humidade. (esse é um papo especulativo apenas).

 

Gamboa, editando.....é uma raridade alguém prever neve para POA dando acumulação de 1mm. Mas é uma previsão. Vamos ver o que dá.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

MELHOR O TERMÔMETRO DE MERCÚRIO, A PILHA PODE FALHAR NA HORA "H"

 

Comprei este:

 

http://www.jprolab.com.br/produtos_detalhe.php?idProduto=28&Cat=8

 

É só largar na baixada?

 

Abraços,

 

Mioto.

 

 

ESTE É TÃO BOM QTO O "OFICIAL", EM GERAL O ERRO É DE 0,/0,4. MAS VEJA SE A TEMPERATURA É IGUAL NAS DUAS COLUNAS, COMPREI UM AQUI E VOU TER QUE TROCAR! MUITAS VEZES TEM BOLHA NA COLUNA.

 

E A "LUTA" PARA COLOCAR A CÂMARA EM FUNCIONAMENTE SEGUE....

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Os modelos ainda parecem um pouco confusos, mas europeu e GFS começam a convergir para a aproximação de um forte anticiclone polar pelo pacífico sul em 168/180h. Sua evolução para o cone-sul, contudo, ainda permanece uma incógnita. Mas tem jeito, cara e cor de mais uma invasão polar a caminho que, caso concretizada, transformaria a primeira quinzena de junho em um freezer a céu aberto.

 

Vejo o anticiclone evoluindo, principalmente porque esta erupção que nos afetará nesta semana seguirá o seu caminho para o mar, e não está sendo projetada pelos modelos como um novo ASAS. Ela deve ir marchando a caminho da África, sem estabilizar-se no Atlântico. Sem ASAS e sem bloqueio forte aparente no Brasil-Central o novo anticiclone que marcha pelo pacífico sul pode vir a ser a manutenção de um quadro bem abaixo da média para o centro-sul do Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.