Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

A Serra da Mantiqueira continua tendo ótimas mínimas!

 

Monte Verde: 5,7ºC

Campos do Jordão: 4,3ºC

 

São Paulo já não está mais com o frio, mas continua com temperaturas muito agradáveis. Achei engraçado uma amiga que escreveu que as temperaturas em São Paulo estavam civilizadas!

 

Vila Madalena: 16,7ºC

 

Apenas por curiosidade, vejam as temperaturas em MAdS nos últimos dias. É realmente um clima muito gostoso!

 

26/4/2012

Min: 12,6

Max: 29,0

 

27/4/2012

Min: 18,5

Max: 27,3

 

28/4/2012

Min: 17,2

Max: 26,2

 

29/4/2012

Min: 15,3

Max: 21,0

 

30/4/2012 (choveu o dia inteiro neste dia, 23,6 mm no total)

Min: 15,0

Max: 16,0

 

01/5/2012

Min: 10,0

Max: 19,0

 

02/5/2012

Min: 08,0

Max: 19,0

 

03/5/2012

Min: 10,9

Max: 21,8

 

04/5/2012

Min: 09,8

Max: 24,2

Link to comment
Share on other sites

Já que o clima voltou a ficar muxoxo de novo, deixem-me falar um pouco do futebol catarinense :)

 

Há 10 anos o Figueirense é o único clube profissional de futebol em SC, já está 1 década seguidamente na série A (considerando o futebol competitivo de hoje em dia acho que nunca um time de SC ficou tanto tempo assim na série A), chegou em 1 final de Copa do Brasil e já fez belas campanhas no brasiliero. Ainda está longe de conquistar os feitos do Criciúma, mas sem dúvida tem pilares bem mais estruturados.

 

Atualmente nos 3 estados do Sul, SC é o que tem o interior mais forte em se tratando de futebol, no RS tirando a dupla grenal de resto nao sobra nada (antigamente Caxias do Sul e Brasil de Pelotas tinham projeção) e no Paraná é pior ainda..tirando os 3 de Curitiba de resto tem nada (antigamente tinha o Londrina). Isso de certa forma refletiu a situação econômica dos 3 estados do Sul, enquanto Paraná e RS passaram por vários anos em recessão ou com economia estagnada, aqui em SC o estado fortaleceu muito.

 

Falando sobre o clima de novo. Desde março estamos tendo um ciclo climático bem definido e sistemático, parecendo um algoritmo de computador. Basicamente a tônica vem sendo assim: calor - bomba polar - marasmo - calor - bomba polar - marasmo..desde março tem sido assim.. Seguindo essa tendência parece bem óbvio que estamos adentrando no perído do marasmo agora, e talvez passaremos de novo por um período acima da média (veranico de maio, o vernico original por sinal, o resto é plágio). E entre os 18 e 25 são gigantes as chances de termos outra bomba polar pra inaugurar o inverno 2012.

 

Mas devido à evolução do ENSO imagino que esse padrão em junho deva ser quebrado..

Link to comment
Share on other sites

Já que o clima voltou a ficar muxoxo de novo, deixem-me falar um pouco do futebol catarinense :)

 

Falando sobre o clima de novo. Desde março estamos tendo um ciclo climático bem definido e sistemático, parecendo um algoritmo de computador. Basicamente a tônica vem sendo assim: calor - bomba polar - marasmo - calor - bomba polar - marasmo..desde março tem sido assim.. Seguindo essa tendência parece bem óbvio que estamos adentrando no perído do marasmo agora, e talvez passaremos de novo por um período acima da média (veranico de maio, o vernico original por sinal, o resto é plágio). E entre os 18 e 25 são gigantes as chances de termos outra bomba polar pra inaugurar o inverno 2012.

 

Mas devido à evolução do ENSO imagino que esse padrão em junho deva ser quebrado..

 

Pois é, tivemos 2 ondas de frio marcantes e bem delimitadas na última semana de março e na última semana de abril. Se o ciclo de 30 dias entre as ondas de frios fortes se mantiver, teremos uma boma polar no final de Maio!!! :good2:

 

Se isso acontecer, devemos ter a primeira chance de neve com grande acumulação, e uma onda de frio típica de Julho!!!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A alta subtropical que propicida noite ótimas no Sudeste traz calor para nós de tarde. Tive mínima de 16,7°. Mas agora faz 27,5° com 55% e quase não venta, de NNO a 1,5 km/h. Céu quase limpo, com alguns altoestratus e cirrus a NO.

 

Frio nem pensar por pelo menos uma semana!!

Link to comment
Share on other sites

 

Há 10 anos o Figueirense é o único clube profissional de futebol em SC, já está 1 década seguidamente na série A (considerando o futebol competitivo de hoje em dia acho que nunca um time de SC ficou tanto tempo assim na série A), chegou em 1 final de Copa do Brasil e já fez belas campanhas no brasiliero. Ainda está longe de conquistar os feitos do Criciúma, mas sem dúvida tem pilares bem mais estruturados.

 

Atualmente nos 3 estados do Sul, SC é o que tem o interior mais forte em se tratando de futebol, no RS tirando a dupla grenal de resto nao sobra nada (antigamente Caxias do Sul e Brasil de Pelotas tinham projeção) e no Paraná é pior ainda..tirando os 3 de Curitiba de resto tem nada (antigamente tinha o Londrina). Isso de certa forma refletiu a situação econômica dos 3 estados do Sul, enquanto Paraná e RS passaram por vários anos em recessão ou com economia estagnada, aqui em SC o estado fortaleceu muito.

 

SC é o único estadual que começa sem sabermos quem será o campeão. Isso é muito legal. Entretanto, discordo um pouco de ti. Acho que os dois clubes de Caxias e os dois de Pelotas tem o mesmo padrão do JEC, Criciúma, Chapecoense e Avaí. Figueirense eu já considero fora dessa turma. É clube médio do Brasil hoje em dia, assim como foi o Juventude até pouco tempo atrás. Aliás, o Juventude conseguiu ter feitos mais relevantes que o Figueira, pois foi Campeão da Copa do Brasil em 1999, além de ter um excelente estádio de futebol, o Jaconi.

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z mostra alguma chance de uma frente cruzar o Sul do Brasil entre os dias 11/12, trazendo algum alívio. E quem sabe uma quebra no padrão. Mas o negócio vai "ferver" mesmo quando o padrão da AAO inverter, abrindo a porta da geladeira.

 

Aqui se vê a seqüência em altos níveis do jato polar. Quando a porteira se abre ele consegue avançar. Quanto maior a anomalia no polo, melhor para liberar frio.

 

z500_sh_30d_anim.gif

 

 

Atualizando: Europeu 12Z também "vê" uma leve incursão de ar frio entrando no RS no dia 12.

Link to comment
Share on other sites

Nos últimos dias,a temperatura subiu bastante em Ribeirão Preto.As mínimas ainda continuam agradáveis,na casa dos 16 graus :good: .Já as máximas,que não passaram dos 23 graus no início da semana,aumentaram para 30 graus.Hoje,a tarde permaneceu com poucas nuvens e a umidade foi de 43%.Como o tempo está mais seco,a chance de uma nova frente fria diminui.Nos próximos dias,as tardes ficarão um pouco mais quentes e as madrugadas continuarão frias.A tendência é de que o tempo também fique bem mais seco :negative: ,com umidade na casa dos 30%.Boa noite.

Link to comment
Share on other sites

Comentário do Ronaldo no twitter: "http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/?p=1543 Quem sabe S.Joaquim fique assim a médio prazo, fotos do outono na Climaterra."

 

Bem que os municípios serranos poderiam todos fazer esse tipo de coisa. E em princípio nem precisa muito. Bastaria plantar as árvores certas em algunas pontos chaves das cidades, criar áreas com esse tipo de vegetação, ou plantar em tudo mesmo, hehe.

 

Por aqui noite agradável e lua enorme!! Muita claridade!!! Faz 19,5° com 83% e venta de SE a 5,2 km/h. Temos algumas nuvens, mais fechado a E e N. Se o vento parar é bem possível que tenhamos nevoeiro.

Link to comment
Share on other sites

Comentário do Ronaldo no twitter: "http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/?p=1543 Quem sabe S.Joaquim fique assim a médio prazo, fotos do outono na Climaterra."

 

Bem que os municípios serranos poderiam todos fazer esse tipo de coisa. E em princípio nem precisa muito. Bastaria plantar as árvores certas em algunas pontos chaves das cidades, criar áreas com esse tipo de vegetação, ou plantar em tudo mesmo, hehe.

 

Por aqui noite agradável e lua enorme!! Muita claridade!!! Faz 19,5° com 83% e venta de SE a 5,2 km/h. Temos algumas nuvens, mais fechado a E e N. Se o vento parar é bem possível que tenhamos nevoeiro.

 

AQUI A "NOVA" PREFEITA PARECE QUE VAI ADOTAR A IDEIA, AGORA TENHO QUE FAZER A MINHA PARTE , LISTA COM O NOME E PREÇO, DEI A A IDEIA DE COMPAR ALGO +-500 REAIS/MÊS EM MUDAS E DÁ-LAS A POP., VAMOS VER.

 

ESTAVA VINDO DE BOM JARDIM, APAGANDO AS LUZES DO CARRO ENXERGAVA O ASFALTO A PONTO DE ANDAR SEM PROBLEMA COM O CARRO.

 

VALEU PESSOAL, EM 5 ANOS CHAMARÁ BEM MAIS ATENÇÃO, AÍ POR INVEJA CREIO QUE COMEÇARÃO A IMITAR!, OU SEJA, SE NÃO PELO BOM CAMINHO, VAI PELO TORTO MESMO!! KKKK

5a4e8944cbb62_OUTONO20125MAIOTARDE076.JPG.a96a9689a876e912d8585565f42ed66b.JPG

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Já que o clima voltou a ficar muxoxo de novo, deixem-me falar um pouco do futebol catarinense :)

 

Há 10 anos o Figueirense é o único clube profissional de futebol em SC, já está 1 década seguidamente na série A (considerando o futebol competitivo de hoje em dia acho que nunca um time de SC ficou tanto tempo assim na série A), chegou em 1 final de Copa do Brasil e já fez belas campanhas no brasiliero. Ainda está longe de conquistar os feitos do Criciúma, mas sem dúvida tem pilares bem mais estruturados.

 

Atualmente nos 3 estados do Sul, SC é o que tem o interior mais forte em se tratando de futebol, no RS tirando a dupla grenal de resto nao sobra nada (antigamente Caxias do Sul e Brasil de Pelotas tinham projeção) e no Paraná é pior ainda..tirando os 3 de Curitiba de resto tem nada (antigamente tinha o Londrina). Isso de certa forma refletiu a situação econômica dos 3 estados do Sul, enquanto Paraná e RS passaram por vários anos em recessão ou com economia estagnada, aqui em SC o estado fortaleceu muito.

 

No Paraná não está tão ruim assim.. Atualmente os clubes do interior mais "fortes" são Cianorte, Arapongas e Londrina. Os clubes da capital passaram apurado no campeonato desse ano com esses clubes!

 

Estou em Goiânia e tudo indica que o padrão de secura já começou por aqui. Contudo, as manhãs e noites estão bastante agradáveis e ventosas. Ontem até mesmo durante o dia estava um clima muito gostoso!

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

Link to comment
Share on other sites

Por aqui quase nublado com estratus de teto baixo e estancado. Faz 18,7° com 83%. A mínima já era.

 

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

Seja bem-vindo, Davi! Complete o teu perfil. Qual é a tua cidade?

 

Abraços bem-vindos!

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

 

Bem vindo, Davi ! Por favor, não pense desta forma, pois toda presença é importante aqui no BAZ, não importa a localidade.

Com relação ao tópico de boas vindas, sinta-se à vontade para se apresentar em:

 

viewtopic.php?f=20&t=1170

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

Seja bem-vindo, Davi! Complete o teu perfil. Qual é a tua cidade?

 

Abraços bem-vindos!

 

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

 

Bem vindo, Davi ! Por favor, não pense desta forma, pois toda presença é importante aqui no BAZ, não importa a localidade.

Com relação ao tópico de boas vindas, sinta-se à vontade para se apresentar em:

 

http://www.brtempo.com/viewtopic.php?f=20&t=1170

 

abraços

 

Obrigado, pensei que estava aparecendo a cidade, já coloquei, como podem ver só pela região, aqui não é quente normal, é uma sauna :negative: e como eu adoro frio podem voltar a programação normal de vocês.

Link to comment
Share on other sites

Bah!! Nosso novo colega é de Mossoró!! Isso é novidade para o BAZ!! :good2:

 

Quem sabe teremos uma onda de frio MONSTRUOSA, a maior em 200 anos, e Mossoró terá sua friagem!!! O litoral N do Nordeste e do Norte do país são as regiões onde é mais difícil chegar uma frente fria. Em algumas áreas é quase impossível, eu diria. Em ago/1999, lembro de uma frente chegar em Recife, mas foi um caso excepcional.

 

Por aqui a MM destruiu a mínima. Não baixei de 18,3°. Agora temos muitas nuvens e faz 22,5° com 76%. Chegamos a ter garoa inapreciável.

Link to comment
Share on other sites

Bah!! Nosso novo colega é de Mossoró!! Isso é novidade para o BAZ!! :good2:

 

Quem sabe teremos uma onda de frio MONSTRUOSA, a maior em 200 anos, e Mossoró terá sua friagem!!! O litoral N do Nordeste e do Norte do país são as regiões onde é mais difícil chegar uma frente fria. Em algumas áreas é quase impossível, eu diria. Em ago/1999, lembro de uma frente chegar em Recife, mas foi um caso excepcional.

 

Por aqui a MM destruiu a mínima. Não baixei de 18,3°. Agora temos muitas nuvens e faz 22,5° com 76%. Chegamos a ter garoa inapreciável.

 

Pois é, ninguém sabe, 2012 tá aí! Mais enquanto dia 21/12 não chega, a seca tá castigando tudo por aqui, não chove a meses :heat:

 

Falando em ondas de frio, a menor temperatura registrada na cidade foi no dia 13 de agosto de 1971, quando os termômetros marcaram 16,2°C, não sei o que aconteceu mas isso é BEM incomum por aqui infelizmente. :cray:

Link to comment
Share on other sites

Bah!! Nosso novo colega é de Mossoró!! Isso é novidade para o BAZ!! :good2:

 

Quem sabe teremos uma onda de frio MONSTRUOSA, a maior em 200 anos, e Mossoró terá sua friagem!!! O litoral N do Nordeste e do Norte do país são as regiões onde é mais difícil chegar uma frente fria. Em algumas áreas é quase impossível, eu diria. Em ago/1999, lembro de uma frente chegar em Recife, mas foi um caso excepcional.

 

Por aqui a MM destruiu a mínima. Não baixei de 18,3°. Agora temos muitas nuvens e faz 22,5° com 76%. Chegamos a ter garoa inapreciável.

 

Pois é, ninguém sabe, 2012 tá aí! Mais enquanto dia 21/12 não chega, a seca tá castigando tudo por aqui, não chove a meses :heat:

 

Falando em ondas de frio, a menor temperatura registrada na cidade foi no dia 13 de agosto de 1971, quando os termômetros marcaram 16,2°C, não sei o que aconteceu mas isso é BEM incomum por aqui infelizmente. :cray:

 

Que marca interessante! Se deu 16,2º em Mossoró, no nível do mar, com certeza nas chapadas do interior do Nordeste as mínimas passaram com folga abaixo dos 10º C!

 

Bem vindo, Davi.

Link to comment
Share on other sites

hahaah nossa, o litoral norte do nordeste na minha opinião é o último lugar onde eu esperaria chegar uma FF ou mesmo polar, o dia que isso acontecer, Urupema chegaria easy nos 15/20 negativos. Provável que nenhum baziano vivo um dia testemunhará isso. Até quem mora no hemisfério norte como no estado de Roraíma pode sonhar com um evento como em 75. Mais impossível que isso só um morador da ilha de Marajó mesmo :laugh:

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, ninguém sabe, 2012 tá aí! Mais enquanto dia 21/12 não chega, a seca tá castigando tudo por aqui, não chove a meses :heat:

 

Falando em ondas de frio, a menor temperatura registrada na cidade foi no dia 13 de agosto de 1971, quando os termômetros marcaram 16,2°C, não sei o que aconteceu mas isso é BEM incomum por aqui infelizmente. :cray:

 

Davi, eu fui olhar na pouco confiável Wikipédia e lá diz o seguinte a respeito das temperaturas em Mossoró:

 

"Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Mossoró foi de 8,9°C, ocorrida no dia 21 de julho de 1981. Já a máxima foi de 39,4°C, observada dia 16 de dezembro de 1974"

 

8,9ºC ? Será possível ? Acho quase impossível, dada a localização geográfica da cidade. Que tal tentar entrar em contato com o INMET para ver se procede a informação da Wiki ?

 

abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Pois é, ninguém sabe, 2012 tá aí! Mais enquanto dia 21/12 não chega, a seca tá castigando tudo por aqui, não chove a meses :heat:

 

Falando em ondas de frio, a menor temperatura registrada na cidade foi no dia 13 de agosto de 1971, quando os termômetros marcaram 16,2°C, não sei o que aconteceu mas isso é BEM incomum por aqui infelizmente. :cray:

 

Davi, eu fui olhar na pouco confiável Wikipédia e lá diz o seguinte a respeito das temperaturas em Mossoró:

 

"Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada em Mossoró foi de 8,9°C, ocorrida no dia 21 de julho de 1981. Já a máxima foi de 39,4°C, observada dia 16 de dezembro de 1974"

 

8,9ºC ? Será possível ? Acho quase impossível, dada a localização geográfica da cidade. Que tal tentar entrar em contato com o INMET para ver se procede a informação da Wiki ?

 

abraços

 

Eu já tinha visto esses dados mais provavelmente é mentira, pois não há informações de temperaturas tão baixas em cidades próximas daqui que são mais amenas, até em Natal, que é mais fria que Mossoró, a menor temperatura registrada foi de 14,8ºC, como pode 8,9 aqui?

Link to comment
Share on other sites

Os modelos estão apresentando muita variabilidade de rodada para rodada. As rodadas de ontem acenderam uma luz no fim do túnel, hoje apagaram essa luz.

 

Na ausência de um padrão mais constante, acho que no momento deve prevalecer o intervalo médio de 20 a 30 dias entre as erupções mais fortes.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP de Julho de 1981, a frente fria cruzou a linha do Equador, influenciando o tempo nos Estados do extremo Norte do Brasil!!! Ela avançou tão ao norte quanto o sistema de Jul de 1975, sendo uma das mais singulares das ultimas décadas! Em Jul de 1981 muitas cidades tiveram sua mínima absoluta histórica, como Uberaba/Mg, que foi aos -2C...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Comentário do Ronaldo no twitter: "http://saojoaquimonline.com.br/climaterra/?p=1543 Quem sabe S.Joaquim fique assim a médio prazo, fotos do outono na Climaterra."

 

Bem que os municípios serranos poderiam todos fazer esse tipo de coisa. E em princípio nem precisa muito. Bastaria plantar as árvores certas em algunas pontos chaves das cidades, criar áreas com esse tipo de vegetação, ou plantar em tudo mesmo, hehe.

 

Por aqui noite agradável e lua enorme!! Muita claridade!!! Faz 19,5° com 83% e venta de SE a 5,2 km/h. Temos algumas nuvens, mais fechado a E e N. Se o vento parar é bem possível que tenhamos nevoeiro.

 

AQUI A "NOVA" PREFEITA PARECE QUE VAI ADOTAR A IDEIA, AGORA TENHO QUE FAZER A MINHA PARTE , LISTA COM O NOME E PREÇO, DEI A A IDEIA DE COMPAR ALGO +-500 REAIS/MÊS EM MUDAS E DÁ-LAS A POP., VAMOS VER.

 

ESTAVA VINDO DE BOM JARDIM, APAGANDO AS LUZES DO CARRO ENXERGAVA O ASFALTO A PONTO DE ANDAR SEM PROBLEMA COM O CARRO.

 

VALEU PESSOAL, EM 5 ANOS CHAMARÁ BEM MAIS ATENÇÃO, AÍ POR INVEJA CREIO QUE COMEÇARÃO A IMITAR!, OU SEJA, SE NÃO PELO BOM CAMINHO, VAI PELO TORTO MESMO!! KKKK

 

Sem duvida... O pessoal vai ver como ficou bonito seu terreno e vai querer copiar. Ronaldo, fiquei muito feliz de ver esse pinheirinho Jordanense em Sao Joaquim. Qualquer pinheiro que se misture com os dai já vai dar uma chacoalhada genética nos pinheiros joaquinenses! Abraços

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

Fala Davi, sem bem vindo. Outro dia estava estudando o movimento do cangaço e li uma historia muito interessante de uma batalha entre o bando de Lampião e Maria Bonita e a população de Mossoró! Foi um negocio épico! Quanto ao clima, ao menos voces ai não passam o calor que a gente passa aqui mais ao Sul no verao... Voces tem um ventiladora natural ai 24 horas por dia ligado e na época das chuvas, fica extremamente fresco! Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Olá, sou novo aqui no forúm, que por sinal é ótimo, infelizmente minha presença não vai fazer muito diferença pois moro na esquina pro inferno mais mesmo assim acompanho vocês :good:

 

A propósito, bem que poderia ter um tópico para boas vindas aos novos usuários (se tiver, eu não achei).

Fala Davi, sem bem vindo. Outro dia estava estudando o movimento do cangaço e li uma historia muito interessante de uma batalha entre o bando de Lampião e Maria Bonita e a população de Mossoró! Foi um negocio épico! Quanto ao clima, ao menos voces ai não passam o calor que a gente passa aqui mais ao Sul no verao... Voces tem um ventiladora natural ai 24 horas por dia ligado e na época das chuvas, fica extremamente fresco! Abraços!

 

Sim, Mossoró foi a única cidade que conseguiu derrotar o bando de Lampião, inclusive as marcas do tiroteio na igreja de São Vicente é um verdadeiro ponto turístico na cidade. :good:

 

Sobre o clima, pelo menos vocês no Sul tem alguns meses de frio mesmo, por aqui são 12 meses de puro suor, tou pensando até em criar um novo forúm, "Brasil acima de zero :good2: " sucesso na certa! Agora as 16:30 faz 33º com sensação de 38º e eu quase nu dentro de casa com o suor escorrendo :heat:

Link to comment
Share on other sites

Essa MP de Julho de 1981, a frente fria cruzou a linha do Equador, influenciando o tempo nos Estados do extremo Norte do Brasil!!! Ela avançou tão ao norte quanto o sistema de Jul de 1975, sendo uma das mais singulares das ultimas décadas! Em Jul de 1981 muitas cidades tiveram sua mínima absoluta histórica, como Uberaba/Mg, que foi aos -2C...

Sds.

 

Sempre tive curiosidade em saber que que tinha acontecido em 81 pra ter feito tanto frio!

 

A um tempo atrás conversei com a diretora do inmet de Uberaba e ela tinha me falado que a mínima histórica de lá tinha sido de -4 C em 81. Não tinha visto ninguém comentar aqui no baz sobre algo significante sobre o frio nesse ano, e tava achando até estranho! Tá explicado! hehe

Link to comment
Share on other sites

Essa onda de frio em Julho de 1981, pelo visto, foi de uma trajetória extremamente continental, tal como

ocorreu em Julho 2010. Dei uma olhada nos dados de Juiz de Fora e percebi que a mínima absoluta nesta

onda de frio foi de 06,9ºC. Uma mínima extremamente modesta.

 

Deve ter trazido frio extremo para o oeste do MS, MT, RO e AC.

Link to comment
Share on other sites

Média destes 6 primeiros dias de maio em POA/INMET:

 

17,9C

 

A anomalia em relação a normal de maio está em +1,1C. Entretanto, cfe as médias decendiais da Embrapa (http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/tabela-4-2de3.html), POA/INMET está com anomalia de apenas +0,1C em relação ao normal verificado nos primeiros dez dias de maio no período entre 1945 e 1974.

Link to comment
Share on other sites

Frio em 1981? Foi uma porrada polar em SP!

Geada negra em Campinas e outras áreas de SP. A relva marcou -7ºC e na estação do IAC 0ºC!

Só para terem idéia: -2.1ºC em Pindorama (-10ºC na relva) e -1.2ºC em Ribeirão Preto (-8.2ºC na relva)

Vai rolar uma reanálise sobre ela!

Link to comment
Share on other sites

Média destes 6 primeiros dias de maio em POA/INMET:

 

17,9C

 

A anomalia em relação a normal de maio está em +1,1C. Entretanto, cfe as médias decendiais da Embrapa (http://www.cpact.embrapa.br/agromet/tab/tabela-4-2de3.html), POA/INMET está com anomalia de apenas +0,1C em relação ao normal verificado nos primeiros dez dias de maio no período entre 1945 e 1974.

Ou seja: normalmente os primeiros dez dias de maio são mais quentes do que a média mensal e ainda mais quentes do que o final do mês. Se pegarmos o histórico recente dos veranicos, veremos que eles normalmente ocorrem na primeira metade do mês. E o frio de inverno quase sempre entra da metade para o final do mês.

 

Hoje tive agradável máxima de 25,4° e 57%. A nebulosidade e o vento E e SE seguraram a máxima. Agora faz 20,5° com 80%. Pressão em 1019,3 mb.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Essa MP de Julho de 1981, a frente fria cruzou a linha do Equador, influenciando o tempo nos Estados do extremo Norte do Brasil!!! Ela avançou tão ao norte quanto o sistema de Jul de 1975, sendo uma das mais singulares das ultimas décadas! Em Jul de 1981 muitas cidades tiveram sua mínima absoluta histórica, como Uberaba/Mg, que foi aos -2C...

Sds.

 

Sempre tive curiosidade em saber que que tinha acontecido em 81 pra ter feito tanto frio!

 

A um tempo atrás conversei com a diretora do inmet de Uberaba e ela tinha me falado que a mínima histórica de lá tinha sido de -4 C em 81. Não tinha visto ninguém comentar aqui no baz sobre algo significante sobre o frio nesse ano, e tava achando até estranho! Tá explicado! hehe

Sei que o verão no RS foi muito quente. Fevereiro foi particularmente quente. Eu nasci justamente no dia mais quente de 1981: 12 de fevereiro, quando deu 37° ou 38° aqui. Talvez daí venha meu amor pelo frio: quando vim ao mundo dei de cara com um inferno, hehehehehehehe!!!!! :mosking:

 

Agora faz 20,5° com 81%. Bem mais agradável do que quando nasci, hehehe.

 

Abraços de nascituro!

Link to comment
Share on other sites

Frio em 1981? Foi uma porrada polar em SP!

Geada negra em Campinas e outras áreas de SP. A relva marcou -7ºC e na estação do IAC 0ºC!

Só para terem idéia: -2.1ºC em Pindorama (-10ºC na relva) e -1.2ºC em Ribeirão Preto (-8.2ºC na relva)

Vai rolar uma reanálise sobre ela!

 

Grande Marcelo!!!

-1.2C em Ribeirão Preto?!? :shok: :shok: Deve ter morrido gente lá, não é possível...!!! :laugh:

 

Vai ser muito show essa reanálise!!! Foi a última grande nevada(+10cm) no Planalto Norte CAtarinense! Os jornais falam de neve em Caçador, Mafra, Rio Negro-Pr...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Quero ver essa reanalise!! O planalto norte foi agraciado neste evento, se nao me engano houve relato de neve em Campo Alegre tb, mesmo estando mais a leste deste planalto..

 

Segundo os jornais da época a BR-116 foi interditada pela polícia rodoviária devido a neve, na região de Mafra/Rio Negro, no lado Paranaense!!! :shok: ... Em Balneário Camboriú, fez -1.x C na estação oficial!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.