Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

SP - Capital:

 

Marsilaq: 12,5

Guarulhos (Cumbica): 14,0

Parelheiros: 14,2

Barueri: 14,3

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 14,6

Itaim Paulista: 14,8

Congonhas (Aero): 15,0

Mirante de Santana: 15,3

Pirituba: 15,5

Água Funda (Iag/Usp): 15,6

Penha: 15,9

M Boi Mirim: 16,0

Campo de Marte: 16,0

Sto Amaro: 16,1

Vl Madalena: 16,2

Cidade Ademar: 16,6

Link to comment
Share on other sites

Rafael já está arrancando a sua cabeleira fora!! :mosking:

 

Diego, nâo duvido que há 50 metros de distância dessa estação de Bom Jardim algum local tenha registrado mínima de 11C. :mosking:

 

Bruno, depois da instalação desta estação a região até mudou o nome para Baixada do Prado. To falando, o homi ainda vai receber o título de cidadão honorário :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Rafael já está arrancando a sua cabeleira fora!! :mosking:

 

Diego, nâo duvido que há 50 metros de distância dessa estação de Bom Jardim algum local tenha registrado mínima de 11C. :mosking:

 

5/7 MAIS SENSATO, TEM UM PEQUENO MORRINHO, UNS 20/30 M MAIS ALTO.

 

0,9°C BOM JARDIM

 

2,3 URUPEMA

 

6,6 S.JOAQUIM

 

7,2 ITAIÓPOLIS

 

7,6 CAÇADOR

 

7,6 M.VIEIRA

 

8,0 CLIMATERRA

 

AS MAIS BAIXAS HOJE.

Link to comment
Share on other sites

Rafael já está arrancando a sua cabeleira fora!! :mosking:

 

Diego, nâo duvido que há 50 metros de distância dessa estação de Bom Jardim algum local tenha registrado mínima de 11C. :mosking:

 

5/7 MAIS SENSATO, TEM UM PEQUENO MORRINHO, UNS 20/30 M MAIS ALTO.

 

0,9°C BOM JARDIM

 

2,3 URUPEMA

 

6,6 S.JOAQUIM

 

7,2 ITAIÓPOLIS

 

7,6 CAÇADOR

 

7,6 M.VIEIRA

 

8,0 CLIMATERRA

 

AS MAIS BAIXAS HOJE.

 

 

Coutinho,

 

Qual a profundidade ideal de uma baixada para potencializar o frio? Uma outra dúvida, Monte Alegre do Sul e Serra Negra tem montanhas de cerca de 1100m no entorno das cidades, as duas cidades são praticamente grandes baixadas, mas Serra Negra está a 950m de altitude e Monte Alegre a 750m. Nessa situação, o que é melhor, estar mais alto ou ser uma baixada mais profunda?

Link to comment
Share on other sites

As projeçoes dos modelos trazem duas boas massa de ar frio nos proximos dias, mas muito maritimizadas, o que tira potencial de frio mais intenso no oeste.

 

Me chama a atençao as projeçoes de chuvas... mais seco ao sul, mais umido ao norte. Boas projeçoes para a linha central do MS, SP, Sul e Triangulo Mineiro, RJ e sul do ES, com 50 MM em alguns pontos. Isso para a janela entre 60 - 90 horas.

Link to comment
Share on other sites

Do Prado, qualquer topinho de 30 metros de diferença registrará o que o INMET de SJ registrou. Quanto deu lá?

 

As Hortênsias também foram minadas pelos microclimas de ar seco: Castelinho teve 6,5C e a minha casa não desceu de 14,3C! :mosking:

 

 

NÃO, ALÍ É TOPINHO DENTRO DA BAIXADA, COMO UM TOPO DENTRO DO FUNDO DO LAGO, ESTARÁ COBERTO POR AR FRIO. 10,3

Link to comment
Share on other sites

Tudo indica que este próximo pulso de ar frio terá uma trajetória mais maritimizada. Basta ver que o Centro-oeste

terá menos frio do que o Sudeste, fato relativamente incomum nestas situações. Vai pegar em cheio minha cidade...

teremos dias nublados/chuvosos e bem frios pela frente. :clapping: :clapping:

 

No momento, temos um clássico nevoeiro de radiação e 14 graus. Vem, frio, vem !

 

Gostei do "vem, frio, vem"... :laugh:

 

Mas se é pra vir, tomara que dessa vez Jundiaí não faça feio, por que até agora...

 

Tudo bem, não posso reclamar, estamos em maio ainda, o outono aqui está a "full", acabou a suadeira, o calor da tarde continua mas já é mais ameno, as manhãs estão "frescas", as chuvas de convecção sumiram, pelo CIIAGRO hoje teve mínima de 11.9º C, mas eu queria mesmo é...morar fora da Zona Tropical!!! :dash1:

Link to comment
Share on other sites

 

Gostei do "vem, frio, vem"... :laugh:

 

Mas se é pra vir, tomara que dessa vez Jundiaí não faça feio, por que até agora...

 

Tudo bem, não posso reclamar, estamos em maio ainda, o outono aqui está a "full", acabou a suadeira, o calor da tarde continua mas já é mais ameno, as manhãs estão "frescas", as chuvas de convecção sumiram, pelo CIIAGRO hoje teve mínima de 11.9º C, mas eu queria mesmo é...morar fora da Zona Tropical!!! :dash1:

 

Jundiaí fica próxima ou afastada do litoral ? Nesta próxima MP, o interiorzão do Sudeste não deverá ter um resfriamento

acentuado. Ao que parece, um lugar que vai se destacar na nossa região será o Pico do Couto.

Link to comment
Share on other sites

 

Gostei do "vem, frio, vem"... :laugh:

 

Mas se é pra vir, tomara que dessa vez Jundiaí não faça feio, por que até agora...

 

Tudo bem, não posso reclamar, estamos em maio ainda, o outono aqui está a "full", acabou a suadeira, o calor da tarde continua mas já é mais ameno, as manhãs estão "frescas", as chuvas de convecção sumiram, pelo CIIAGRO hoje teve mínima de 11.9º C, mas eu queria mesmo é...morar fora da Zona Tropical!!! :dash1:

 

Jundiaí fica próxima ou afastada do litoral ? Nesta próxima MP, o interiorzão do Sudeste não deverá ter um resfriamento

acentuado. Ao que parece, um lugar que vai se destacar na nossa região será o Pico do Couto.

 

Jundiaí fica a 60 Km de Sampa, então deve ficar a 100Km do litoral, mais ou menos. Fica a uns 35 Km antes de Campinas, então pode ser considerada no leste paulista, embora esteja no interior.

 

Jundiaí tem mínimas e médias mais baixas do que a capital. Aquelas nuvens noturnas (MM???) que cobrem Sampa no outono inverno normalmente não chegam aqui. A noite aqui é mais estrelada e fresca também.

 

Em resumo, acho que dessa MP maritimizada vai atuar bem por aqui, mas o efeito vai ser menor do nas serras do litoral.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital noites agradáveis e dias quentes. A cada dia esquenta mais.

Renan, teremos algum frio bom aqui na capital?

 

Thiago, sim. O tempo encoberto/chuvoso e o vento forte irão trazer uma sensação térmica mais baixa

para o Rio a partir de segunda. Temperatura máxima de +- 20 graus ali para Copacabana na segunda

e terça.

Link to comment
Share on other sites

Do Prado, qualquer topinho de 30 metros de diferença registrará o que o INMET de SJ registrou. Quanto deu lá?

 

As Hortênsias também foram minadas pelos microclimas de ar seco: Castelinho teve 6,5C e a minha casa não desceu de 14,3C! :mosking:

 

 

NÃO, ALÍ É TOPINHO DENTRO DA BAIXADA, COMO UM TOPO DENTRO DO FUNDO DO LAGO, ESTARÁ COBERTO POR AR FRIO. 10,3

A exemplo do INMET porto-alegrense, num topo baixo de +- 20 m de altura.

 

Pelo visto as encostas são ruins de mínima com altas subtropicais atuando e microclimas acentuados. Vide a pobre Climaterra com 8,0° e o Bruno em Gramado com 14,3°. Para terem uma idéia, tive mínima de 16,9°, isto é, apenas 2,6° a mais que o Bruno. E isso que meço na cidade, numa encosta quase topo e dentro do pátio.

 

Dia quente por aqui e pressão caindo. Faz 28,3° com 50%. Pressão em 1006,4 mb. Minha estação indica chuva para as próximas horas. O inverno vai voltar para a serra nesse final de semana. Fiquemos de olho em Bom Jardim da Serra e ver como vai se comportar.

 

Abraços outonais!

Link to comment
Share on other sites

Frio prolongado a vista...

Após um quase "verânico" causado por uma alta no atlântico que não deve se repetir neste ciclo, teremos sim a partir da próxima semana frio de boa qualidade com horas de intenso. Acredito que na ultima semana de Maio teremos uma sequência de frio prolongado ( quiça recordes de mínimas e médias). Hoje os modelos estão dando uma forte entrada de frio impulsionada por um ciclone na costa sul. Dependemos da potência da MP para termos expressivas temperaturas, mas teremos pelo projetado minimas baixas a 850 hpa até 28/26º LS...

Uma característica observada em 2011 mencionada aqui no fórum e já verificadas neste ano, são os pulsos polar com certa sincronia com um estágio cíclico definido, lembramos que em 2011 os pulsos polar antártico estavam ganhando força a 40º/60º LESTE e junho/julho se formando a cada 9/12 dias, onde pegavam a Oceania em cheio e alguns dias após estavam aqui na América do sul, pois bem esta ciclonomia continua, porém os pulsos polar antártico este ano estão ganhando força em 140º/160º OESTE, vão pegar primeiro a América do sul .

Segundo relato atual para os alarmistas do aquecimento, observações na Antártica, dão a projeção que a cobertura de gelo este ano será a maior dos últimos 100 anos. e a Europa está passando uma das primaveras mais frias da história.

Teremos um final de maio e boa parte de junho com frio constante, e estou apostando nas viradas Maio/Junho e Junho/Julho como histórica, e acredito no retorno do La-nina no verão, vamos ver....

Em Lages 12ºC, tempo bom com formação de neblina, ausência de vento.

 

Moisés, sua abordagem a respeito do tema dos ciclos é muito interessante!! Percebe-se claramente, que de 2007 pra cá o padrão dos nossos invernos vem mudando, e voltanto ao que era a algumas décadas atrás. Apesar disso, o Centro-Oeste e o Sudeste ainda não foram atingidos por ondas de frio mais abrangentes, como acontecia nos anos 80, por exemplo!

Tem uma matéria a respeito da cobertura de gelo recorde na Antártida no Tópico Enso/pdo/AAO neste mesmo Fórum. Dá uma olhada lá depois.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Gostei do "vem, frio, vem"... :laugh:

 

Mas se é pra vir, tomara que dessa vez Jundiaí não faça feio, por que até agora...

 

Tudo bem, não posso reclamar, estamos em maio ainda, o outono aqui está a "full", acabou a suadeira, o calor da tarde continua mas já é mais ameno, as manhãs estão "frescas", as chuvas de convecção sumiram, pelo CIIAGRO hoje teve mínima de 11.9º C, mas eu queria mesmo é...morar fora da Zona Tropical!!! :dash1:

 

Jundiaí fica próxima ou afastada do litoral ? Nesta próxima MP, o interiorzão do Sudeste não deverá ter um resfriamento

acentuado. Ao que parece, um lugar que vai se destacar na nossa região será o Pico do Couto.

 

São Paulo capital deve ter dias bem amenos com esse frio marítimo que está por vir!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Moisés, sua abordagem a respeito do tema dos ciclos é muito interessante!! Percebe-se claramente, que de 2007 pra cá o padrão dos nossos invernos vem mudando, e voltanto ao que era a algumas décadas atrás. Apesar disso, o Centro-Oeste e o Sudeste ainda não foram atingidos por ondas de frio mais abrangentes, como acontecia nos anos 80, por exemplo!

Tem uma matéria a respeito da cobertura de gelo recorde na Antártida no Tópico Enso/pdo/AAO neste mesmo Fórum. Dá uma olhada lá depois.

 

Sds.

 

Sílvio, o Centro-Oeste foi atingido sim por fortíssimas ondas de frio nos últimos anos, só não foram muito abrangentes (não pegaram com

força GO e DF). Lembra-se dos 5 graus e chuva em Campo Grande em 2010 ? :mosking: Ou quem sabe os 10 graus, nublado e vento em

Cuiabá nesta mesma onda de frio de 2010. Aquilo foi bizarro. 2009 também teve um evento importante de frio por lá.

Link to comment
Share on other sites

 

Moisés, sua abordagem a respeito do tema dos ciclos é muito interessante!! Percebe-se claramente, que de 2007 pra cá o padrão dos nossos invernos vem mudando, e voltanto ao que era a algumas décadas atrás. Apesar disso, o Centro-Oeste e o Sudeste ainda não foram atingidos por ondas de frio mais abrangentes, como acontecia nos anos 80, por exemplo!

Tem uma matéria a respeito da cobertura de gelo recorde na Antártida no Tópico Enso/pdo/AAO neste mesmo Fórum. Dá uma olhada lá depois.

 

Sds.

 

Sílvio, o Centro-Oeste foi atingido sim por fortíssimas ondas de frio nos últimos anos, só não foram muito abrangentes (não pegaram com

força GO e DF). Lembra-se dos 5 graus e chuva em Campo Grande em 2010 ? :mosking: Ou quem sabe os 10 graus, nublado e vento em

Cuiabá nesta mesma onda de frio de 2010. Aquilo foi bizarro. 2009 também teve um evento importante de frio por lá.

 

É verdade Renan, em 2001 também houve uma longa friagem no C. Oeste, atingindo bem a região amazônica! Mas o que eu quis dizer, nào é q não fez frio por lá, mas que se tornou mais raro, vide os anos de 2007, 2008 e 2009, com o frio mais represado ao sul. Não tem a mesma frequência das décadas anteriores...

Em 2003, teve uma onda de frio em Agosto ou setembro, que provocou uma bela friagem também na região amazônica!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O que é o panelão Bom jardim!!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Mais panelão que Urupema!!!

Temos que analisar o todo, concordo com o Ronaldo que um topinho dentro da baixada ainda assim será mais frio que um topo propriamente dito, por outro lado qualquer topão ao redor ali na imagem, aqueles que cercam BJ, têm mínimas equivalentes ao topo de SJ...

Não sei qual a ideia que o pessoal faz de Soledade, mas guardadas proporções claro, aqui há várias e várias baixadas urbanas, com comportamento semelhante à qualquer baixada das serras do sul, com o fator intensificador a situação quase central no RS, aliada à continentalidade.

Quero dizer que mínimas muito baixas são comuns em qualquer baixada da Serra do Botucaraí!E se for baixadão rural então pode competir com as mais frias do BR neste aspecto, que as baixadas daqui são as mais frias do RS não tenho dúvidas :sarcastic: , falta agora fazer um comparativo com as gigantes de SC, eu me refiro a mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Rafael já está arrancando a sua cabeleira fora!! :mosking:

 

Diego, nâo duvido que há 50 metros de distância dessa estação de Bom Jardim algum local tenha registrado mínima de 11C. :mosking:

 

5/7 MAIS SENSATO, TEM UM PEQUENO MORRINHO, UNS 20/30 M MAIS ALTO.

 

0,9°C BOM JARDIM

 

2,3 URUPEMA

 

6,6 S.JOAQUIM

 

7,2 ITAIÓPOLIS

 

7,6 CAÇADOR

 

7,6 M.VIEIRA

 

8,0 CLIMATERRA

 

AS MAIS BAIXAS HOJE.

 

 

Coutinho,

 

Qual a profundidade ideal de uma baixada para potencializar o frio? Uma outra dúvida, Monte Alegre do Sul e Serra Negra tem montanhas de cerca de 1100m no entorno das cidades, as duas cidades são praticamente grandes baixadas, mas Serra Negra está a 950m de altitude e Monte Alegre a 750m. Nessa situação, o que é melhor, estar mais alto ou ser uma baixada mais profunda?

 

DARIA UM BELO TRABALHO.

 

UMA BAIXADA MAIS ALTA E MAIS FUNDA, TEORICAMENTE DARIA MAIS FRIO, AQUI PERTO TEM UMA DESTE TIPO, O FUNDO ESTÁ A +-1300 E AS LATERAIS ENTRE 1450/1530 M, O FUNDO TEM +- 300/500 M DE LARGURA.

 

EM GERAL CREIO QUE BAIXADA, SENDO MAIS ALTA, TERÁ MAIS FRIO NA MAIORIA DAS VEZES.

 

MAS É UM BOM TRABALHO PARA COMPROVAR.

Link to comment
Share on other sites

Discordo, Bruno.

 

Jamais qualquer topinho de 30m ou bairro de BJS, cidade de baixada a 1230m TODA encravada entre montanhas de 1450/1550m (veja imagem) registraria valores iguais ao topão solitário do Inmet de SJ. Jamais.

 

NÃO DIRIA "JAMAIS", MAS É QUASE ISTO.

 

TANTO QUE ESTOU NUMA ENCOSTA DENTRO DE UMA GRANDE BAIXADA, POR ISSO MINHAS MÍNIMAS SÃO BAIXAS.

 

A DIFERENÇA DA BAIXADA DE BOM JARDIM, É COMO SE FOSSE UM RIO, O AR FRIO É CANALIZADO DE LESTE PARA OESTE ACOMPANHANDO O RIO PELOTAS. EM VÁRIAS SITUIAÇÕES PERDERÁ PARA URUPEMA DEVIDO A UMIDADE, A INCIDÊNCIA DE NEVOEIRO E NÉVOA ÚMIDA É BEM MAIS ALTA, ALÉ DA ALTITUDE EM VOLTA SER MENOR.

Link to comment
Share on other sites

Frio prolongado a vista...

Após um quase "verânico" causado por uma alta no atlântico que não deve se repetir neste ciclo, teremos sim a partir da próxima semana frio de boa qualidade com horas de intenso. Acredito que na ultima semana de Maio teremos uma sequência de frio prolongado ( quiça recordes de mínimas e médias). Hoje os modelos estão dando uma forte entrada de frio impulsionada por um ciclone na costa sul. Dependemos da potência da MP para termos expressivas temperaturas, mas teremos pelo projetado minimas baixas a 850 hpa até 28/26º LS...

Uma característica observada em 2011 mencionada aqui no fórum e já verificadas neste ano, são os pulsos polar com certa sincronia com um estágio cíclico definido, lembramos que em 2011 os pulsos polar antártico estavam ganhando força a 40º/60º LESTE e junho/julho se formando a cada 9/12 dias, onde pegavam a Oceania em cheio e alguns dias após estavam aqui na América do sul, pois bem esta ciclonomia continua, porém os pulsos polar antártico este ano estão ganhando força em 140º/160º OESTE, vão pegar primeiro a América do sul .

Segundo relato atual para os alarmistas do aquecimento, observações na Antártica, dão a projeção que a cobertura de gelo este ano será a maior dos últimos 100 anos. e a Europa está passando uma das primaveras mais frias da história.

Teremos um final de maio e boa parte de junho com frio constante, e estou apostando nas viradas Maio/Junho e Junho/Julho como histórica, e acredito no retorno do La-nina no verão, vamos ver....

Em Lages 12ºC, tempo bom com formação de neblina, ausência de vento.

 

Moisés, sua abordagem a respeito do tema dos ciclos é muito interessante!! Percebe-se claramente, que de 2007 pra cá o padrão dos nossos invernos vem mudando, e voltanto ao que era a algumas décadas atrás. Apesar disso, o Centro-Oeste e o Sudeste ainda não foram atingidos por ondas de frio mais abrangentes, como acontecia nos anos 80, por exemplo!

Tem uma matéria a respeito da cobertura de gelo recorde na Antártida no Tópico Enso/pdo/AAO neste mesmo Fórum. Dá uma olhada lá depois.

 

Sds.

 

DIRIA DE 2004 P/CÁ.

Link to comment
Share on other sites

BOCAS SANTAS.....

 

RECEBÍ UM DOCUMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE URUBICÍ

 

ILMO. SR.

 

RONALDO COUTINHO

CLIMATERRA

S.JOAQUIM SC

 

PREZADO SENHOR

 

EM SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 2 DE MAIO DE 2012, FOI APROVADO REQUERIMENTO VERBAL DO VEREADOR MARCIO NIEHUES, SOLICITANDO ENVIO DE EXPEDIENTE A VOSSA SENHORIA, SOLICITANDO QUE AO DIVULGAR O MUNICÍPIO DE URUBICÍ, MAIS PRECISAMENTE O M. DA IGREJA, NAS DEPENDÊNCIAS DO CINDACTA II CITE QUE O MESMO SE ENCONTRA EM TERRITÓRIO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO E NÃO BOM JARDIM DA SERRA COMO É CITADO NORMALMENTE.

 

SENDO O QUE SE APRESENTA PARA O MOMENTO, REITERAMOS PROTESTO DE DISTINTA CONSIDERAÇÃO.

 

ATENCIOSAMENTE

 

ELVIO ANTUNES DE SOUZA

PRESIDENTE.

 

PASSEI P/BOM JARDIM, O PREFEITO MANDARÁ A DOCUMENTAÇÃO PARA URUBICÍ E ESTÁ INDO A BRASÍLIA, E UMA DAS ANDAÇAS SERÁ NO INMET PARA ALTERAR O NOME.

 

SEGUE A BRIGA...

 

JÁ FALEI VÁRIAS VEZES QUE O M.I NÃO AJUDA URUBICÍ, POIS DÁ A IDEIA DE QUE A CIDADE É UMA GELADEIRA E NÃO É1 PROPAGANDA ENGANOSA!

 

JÁ FALEI PARA INVESTIREM EM VACAS GORDAS.

Link to comment
Share on other sites

BOCAS SANTAS.....

 

RECEBÍ UM DOCUMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE URUBICÍ

 

ILMO. SR.

 

RONALDO COUTINHO

CLIMATERRA

S.JOAQUIM SC

 

PREZADO SENHOR

 

EM SESSÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 2 DE MAIO DE 2012, FOI APROVADO REQUERIMENTO VERBAL DO VEREADOR MARCIO NIEHUES, SOLICITANDO ENVIO DE EXPEDIENTE A VOSSA SENHORIA, SOLICITANDO QUE AO DIVULGAR O MUNICÍPIO DE URUBICÍ, MAIS PRECISAMENTE O M. DA IGREJA, NAS DEPENDÊNCIAS DO CINDACTA II CITE QUE O MESMO SE ENCONTRA EM TERRITÓRIO DO PRÓPRIO MUNICÍPIO E NÃO BOM JARDIM DA SERRA COMO É CITADO NORMALMENTE.

 

SENDO O QUE SE APRESENTA PARA O MOMENTO, REITERAMOS PROTESTO DE DISTINTA CONSIDERAÇÃO.

 

ATENCIOSAMENTE

 

ELVIO ANTUNES DE SOUZA

PRESIDENTE.

 

PASSEI P/BOM JARDIM, O PREFEITO MANDARÁ A DOCUMENTAÇÃO PARA URUBICÍ E ESTÁ INDO A BRASÍLIA, E UMA DAS ANDAÇAS SERÁ NO INMET PARA ALTERAR O NOME.

 

SEGUE A BRIGA...

 

JÁ FALEI VÁRIAS VEZES QUE O M.I NÃO AJUDA URUBICÍ, POIS DÁ A IDEIA DE QUE A CIDADE É UMA GELADEIRA E NÃO É1 PROPAGANDA ENGANOSA!

 

JÁ FALEI PARA INVESTIREM EM VACAS GORDAS.

 

Os próprios vereadores não conhecem os "cantões" de vacas gordas... Falta um geógrafo lá... Depois tenho que explica para gringo/leigos que M.I. não é centro não tem hotel... Bla,bla... O secretario de turismo de Urubici precisa acordar... Acho q Urupema já acordou e Bom Jardim vai acordar para o turismo de inverno decente.

Link to comment
Share on other sites

Entendo o Ronaldo, os caras não entendem nada de meteorologia e ficam teimando hehehe.

A mesma coisa aqui, eles querem teimar comigo que a estação no local mais alto(topo) terá mínimas mais baixas huhueuhuheuhuueuhuhuehuhauhuha...

Esta aí um comparativo que eu gostaria de ver em SC,um vale profundo com 700 a 900m, e uma baixada elevada a 1500, 1600m.

Também tenho esta dúvida na cabeça, uma baixada suave a 750m na Raia da Pedra seria mais fria que um panelão a 500m em Fontoura Xavier???

Link to comment
Share on other sites

DIRIA DE 2004 P/CÁ.

 

Pra quem não se lembra, o encontro do BAZ em 2004 foi o que teve o frio mais intenso de todos os encontros realizados!!!

 

Fez -7.5C na manhã de domingo, na cidade de São joaquim, não foi no Cruzeiro nem em Urupema!!!

 

Sds.

Belíssima lembrança!!! Geada tão monstruosa que formou estalagtites (ou estalagmites, não sei) no chão!!!

 

Mas discordo do Ronaldo: depois de 2004 os inverno de 2005 e 2006 não repetiram o padrão dos anos 90, particularmente 2005!! No final de 2006 a coisa melhorou e 2007 foi ótimo para o Sul. Só se levarmos em conta invernos como os de 1995, 97 e 98.

 

Por aqui máxima de 28,8°. Houve grande aumento de cirrus. Não chegamos aos 30° por isso. Foi um dia quente. Agora faz 24,0° com 61%. Pressão em 1005,7 mb.

 

Abraços do passado!

Link to comment
Share on other sites

 

5/7 MAIS SENSATO, TEM UM PEQUENO MORRINHO, UNS 20/30 M MAIS ALTO.

 

0,9°C BOM JARDIM

 

2,3 URUPEMA

 

6,6 S.JOAQUIM

 

7,2 ITAIÓPOLIS

 

7,6 CAÇADOR

 

7,6 M.VIEIRA

 

8,0 CLIMATERRA

 

AS MAIS BAIXAS HOJE.

 

 

Coutinho,

 

Qual a profundidade ideal de uma baixada para potencializar o frio? Uma outra dúvida, Monte Alegre do Sul e Serra Negra tem montanhas de cerca de 1100m no entorno das cidades, as duas cidades são praticamente grandes baixadas, mas Serra Negra está a 950m de altitude e Monte Alegre a 750m. Nessa situação, o que é melhor, estar mais alto ou ser uma baixada mais profunda?

 

DARIA UM BELO TRABALHO.

 

UMA BAIXADA MAIS ALTA E MAIS FUNDA, TEORICAMENTE DARIA MAIS FRIO, AQUI PERTO TEM UMA DESTE TIPO, O FUNDO ESTÁ A +-1300 E AS LATERAIS ENTRE 1450/1530 M, O FUNDO TEM +- 300/500 M DE LARGURA.

 

EM GERAL CREIO QUE BAIXADA, SENDO MAIS ALTA, TERÁ MAIS FRIO NA MAIORIA DAS VEZES.

 

MAS É UM BOM TRABALHO PARA COMPROVAR.

 

 

Acho que é um tema realmente interessante! Infelizmente Serra Negra não tem nenhuma estação para comparar com a estação de Monte Alegre do Sul. Seria muito legal, pois elas são cidades vizinhas que "dividem" alguns morros, mas uma é mais alta e a outra um pouco mais baixa, ambas são grandes baixadas. O caseiro de Monte Alegre falou que ele acha Monte Alegre mais fria que Serra Negra, mas pode ser que a maior urbanização de SN faça diferença. Passando por SN vi algumas baixadas a mais de 1.000m de altitude, acredito que devem ser bem frias. Em Monte Alegre a cidade inteira, bem menor, está em uma baixada a uns 750m de altitude. Tenho acompanhado temperaturas muito interessantes nesses últimos dias, mínimas Sub-10 quase sempre, no máximo na faixa de 10'baixo. Na última vez que eu estive lá estava na passagem da frente fria e Serra Negra era cerca de 1ºC mais fria no termômetro do carro, mas isso não quer dizer muita coisa...

 

Apenas por curiosidade segue um vídeo de como é a disposição geográfica de Monte Alegre e outro de Serra Negra, ambos foram feitos em morros que são os topos das cidades.

 

Monte Alegre

bAz-I8X2tSE

 

Serra Negra

BEOlI12Pkyw

Link to comment
Share on other sites

DIRIA DE 2004 P/CÁ.

 

Pra quem não se lembra, o encontro do BAZ em 2004 foi o que teve o frio mais intenso de todos os encontros realizados!!!

 

Fez -7.5C na manhã de domingo, na cidade de São joaquim, não foi no Cruzeiro nem em Urupema!!!

 

Sds.

 

Sou um "pé-frio" danado... foi o único encontro geral do BAZ em que eu estive presente. :laugh:

Uma pena que, apesar do frio decente, não vi neve; porém, senti a agradável sensação de conversar com os amigos daqui embaixo de um sol "tórrido" de 8ºC, vestindo camiseta e calça, sem agasalho por cima. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Noite fria em Ribeirão Preto.Minha estação marca 17 graus,com 73%.No fim de semana,a previsão é de chuva.Isso é bom :good: ,já que a umidade esteve baixa nas últimas tardes.Nesta semana,o tempo ficou aberto durante poucos momentos do dia.Na maioria,o céu apresentou boa quantidade de nuvens.Mesmo assim,as mínimas foram baixas.Na verdade,chegou a esfriar ainda mais a partir da quarta feira.Agora,devemos esperar uma diminuição na queda das temperaturas nesse fim de semana,pois o tempo deve ficar chuvoso.Boa noite.

Link to comment
Share on other sites

Entrando no assunto sobre as baixadas com boas mínimas, levando em consideração altitude, latitude, relevo e umidade relativa do ar entre tantos fatores. Então temos um quociente, no case particular o sul brasileiro entre um leste + umido a um oeste mais seco, alcance das MP's com perda de potencia tem proporcional das lat. 40/35 S a 23/20 S e altitudes acima de 400/ 500 a 1600/1800m. Salientando que poucas MP's tem um alcance a linha dos trópicos e quando chegam há grandes perdas de potência e geralmente chegam além dos 20 S apenas como massas rasteiras.

Sempre me despertou interesse a toda esta gradiente e ao verificar os relevos e relacionando com potencial de frio, temos normalmente mínimas mais expressivas em baixadas em altitudes acima de 1300/1400m com cadeias de montanhas com 1500/1600m, como consoante aqui no Baz. Porém já tivemos mínimas expressivas a 800/900m com cadeia de montanhas de 1000/1200m. Temos no meu analise um ganho de potencial de frio nas baixadas altas com o relevo tipo calha, com barreiras alta 100/150m lados NO, N e NL e declives suaves de 40/60m lado S e SO, e este tipo de relevo aqui é conhecido como boqueirão. Quando temos MP`s potentes em 800/850/900 hpa, poderemos ter minimas expressivas em topos 1400/1800m em relevo tipo chapada. temos dois exemplos distintos:

 

Caçador:

relevo (950m e montanhas 1000/1200m proporcionam sombreamento solar no inverno e relevo tipo calha SO-L e local com menor UR dados: recorde oficial: < -15C (10/12% UR);

 

Morro da Igreja:

( topo 1822m) sistemas de Alta pressão podem proporcionar baixa umidade a esta altitude : recorde registrado

: <-17 C (7/10 % UR);

Link to comment
Share on other sites

DIRIA DE 2004 P/CÁ.

 

Pra quem não se lembra, o encontro do BAZ em 2004 foi o que teve o frio mais intenso de todos os encontros realizados!!!

 

Fez -7.5C na manhã de domingo, na cidade de São joaquim, não foi no Cruzeiro nem em Urupema!!!

 

Sds.

Belíssima lembrança!!! Geada tão monstruosa que formou estalagtites (ou estalagmites, não sei) no chão!!!

 

Mas discordo do Ronaldo: depois de 2004 os inverno de 2005 e 2006 não repetiram o padrão dos anos 90, particularmente 2005!! No final de 2006 a coisa melhorou e 2007 foi ótimo para o Sul. Só se levarmos em conta invernos como os de 1995, 97 e 98.

 

Abraços do passado!

 

Pois é Marcos, o pessoal congelou no Hotel naquele dia!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Entrando no assunto sobre as baixadas com boas mínimas, levando em consideração altitude, latitude, relevo e umidade relativa do ar entre tantos fatores. Então temos um quociente, no case particular o sul brasileiro entre um leste + umido a um oeste mais seco, alcance das MP's com perda de potencia tem proporcional das lat. 40/35 S a 23/20 S e altitudes acima de 400/ 500 a 1600/1800m. Salientando que poucas MP's tem um alcance a linha dos trópicos e quando chegam há grandes perdas de potência e geralmente chegam além dos 20 S apenas como massas rasteiras.

Sempre me despertou interesse a toda esta gradiente e ao verificar os relevos e relacionando com potencial de frio, temos normalmente mínimas mais expressivas em baixadas em altitudes acima de 1300/1400m com cadeias de montanhas com 1500/1600m, como consoante aqui no Baz. Porém já tivemos mínimas expressivas a 800/900m com cadeia de montanhas de 1000/1200m. Temos no meu analise um ganho de potencial de frio nas baixadas altas com o relevo tipo calha, com barreiras alta 100/150m lados NO, N e NL e declives suaves de 40/60m lado S e SO, e este tipo de relevo aqui é conhecido como boqueirão. Quando temos MP`s potentes em 800/850/900 hpa, poderemos ter minimas expressivas em topos 1400/1800m em relevo tipo chapada. temos dois exemplos distintos:

 

Caçador:

relevo (950m e montanhas 1000/1200m proporcionam sombreamento solar no inverno e relevo tipo calha SO-L e local com menor UR dados: recorde oficial: < -15C (10/12% UR); -14 E JÁ BAIXOU DOS 8%

 

Morro da Igreja:

( topo 1822m) sistemas de Alta pressão podem proporcionar baixa umidade a esta altitude : recorde registrado

: <-17 C (7/10 % UR);

DISCUTÍVEL, CREIO MAIS EM -12/-14 E JÁ DEU 3%
Link to comment
Share on other sites

Pancadas de chuva e trovoadas ocorrem em toda a faixa Oeste do Paraná neste amanhecer de sexta-feira. Após 12 dias, a chuva retorna! Céu muito carregado por aqui e já tivemos uma leve pancada, sem acumular. Temperatura na casa dos 18C.

 

Hoje distribuímos para os clientes a projeção climática dos próximos meses. Sem adiantar nada, posso dizer que significa ebulição total no BAZ.

 

Bom, se irá causar ebulição, creio serem boas as notícias. Caso contrário seria "desânimo total no BAZ"!

Link to comment
Share on other sites

Pancadas de chuva e trovoadas ocorrem em toda a faixa Oeste do Paraná neste amanhecer de sexta-feira. Após 12 dias, a chuva retorna! Céu muito carregado por aqui e já tivemos uma leve pancada, sem acumular. Temperatura na casa dos 18C.

 

Hoje distribuímos para os clientes a projeção climática dos próximos meses. Sem adiantar nada, posso dizer que significa ebulição total no BAZ.

 

Bom, se irá causar ebulição, creio serem boas as notícias. Caso contrário seria "desânimo total no BAZ"!

 

Pensei o mesmo, Igor...acho que vem frio e dos bons pelo que pude entender..

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.