Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Ah e muita gente que o ouve acha que a temperatura é aquela que ele diz, quando muitas vezes há uma geada fraca no terreno baldio ao lado da casa destas pessoas..a ignorância climática é muito grande em grande parte da população, inclusive de professores universitários (conheço alguns casos emblemáticos daqui de Joinville)

 

Corrigindo..

 

Ah e muita gente que o ouve acha que a temperatura é aquela que ele diz, quando muitas vezes há uma geada fraca no terreno baldio ao lado da casa destas pessoas..a ignorância é muito grande em grande parte da população, inclusive de professores universitários (conheço alguns casos emblemáticos daqui de Joinville)

 

Danke!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste hoje:

 

SP - Capital:

 

Marsilaq: 11,5

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 13,3

Água Funda (Iag/Usp): 14,8

M Boi Mirim: 15,4

Sto Amaro: 15,6

Itaim Paulista: 15,6

Barueri: 15,7

Mirante de Santana: 15,9

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Congonhas (Aero): 16,0

Campo de Marte: 16,0

Cidade Ademar: 16,0

Vl Madalena: 16,3

Pirituba: 16,3

Penha: 16,5

 

Interior SP / MG

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 04,3

Monte Verde MG: 05,3

Campos do Jordão SP (Cptec): 05,5

Campos do Jordão SP (Inmet-Conv): 05,7

Campos do Jordão SP (Inmet-Aut): 06,6

Caldas MG: 06,9

Maria da Fé MG: 07,1

Bambuí MG: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Barra do Turvo SP: 08,6

Extrema MG: 08,9

Tatuí SP: 09,0

Passa Quatro MG: 09,1

Descalvado SP: 09,4

Itararé SP: 09,4

Patrocínio MG: 09,8

Machado MG: 09,8

Monte Alegre do Sul SP: 09,8

 

 

Marsilac é outro clima mesmo! Muito diferente de São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

Sudeste hoje:

 

SP - Capital:

 

Marsilaq: 11,5

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 13,3

Água Funda (Iag/Usp): 14,8

M Boi Mirim: 15,4

Sto Amaro: 15,6

Itaim Paulista: 15,6

Barueri: 15,7

Mirante de Santana: 15,9

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Congonhas (Aero): 16,0

Campo de Marte: 16,0

Cidade Ademar: 16,0

Vl Madalena: 16,3

Pirituba: 16,3

Penha: 16,5

 

Interior SP / MG

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 04,3

Monte Verde MG: 05,3

Campos do Jordão SP (Cptec): 05,5

Campos do Jordão SP (Inmet-Conv): 05,7

Campos do Jordão SP (Inmet-Aut): 06,6

Caldas MG: 06,9

Maria da Fé MG: 07,1

Bambuí MG: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Barra do Turvo SP: 08,6

Extrema MG: 08,9

Tatuí SP: 09,0

Passa Quatro MG: 09,1

Descalvado SP: 09,4

Itararé SP: 09,4

Patrocínio MG: 09,8

Machado MG: 09,8

Monte Alegre do Sul SP: 09,8

 

 

Interessante que muitas vezes apenas a estação da Vila Inglesa é mais fria que Monte Verde. Gostaria de saber onde se localiza essa estação lá. Em teoria o clima de Campos de Monte Verde deveria ser extremamente parecido!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, vou discordar de vc. Para mim está super tranquilo caminhar na rua ao meio-dia. Já vi muitos veranicos piores.

 

Podia ficar o ano todo assim.

Por mim fica de dezembro a março assim.

 

Agora 18,4° com 81%.

 

Abraços outonais!

Aqui em Curitiba estamos tendo um oposto da MM que está neutralizando totalmente o veranico que aparece nos mapas de 850 hpa. O céu abre no final de tarde, a temperatura desaba e vai abaixo de 12oC antes da meia noite e de manhã e no início da tarde o céu fica totalmente nublado, o que inviabiliza o aquecimento significativo. Eu queria que os dias fossem todos assim entre Novembro e março por aqui, he he he!

Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista e RM - *Máximas de ontem*:

 

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 18,8

Marsilaq: 19,5

Congonhas (Aero): 20,0

Água Funda (IAG/USP): 20,9

Barueri: 20,9

Guarulhos (Cumbica): 21,0

Mirante de Santana (Aut): 21,5

Vl Madalena: 21,8

Campo de Marte: 22,0

Mirante de Santana (Conv): 22,3

Sto Amaro: 22,9

Cidade Ademar: 23,7

Penha: 23,8

Itaim Paulista: 25,0

M Boi Mirim: 25,0

Pirituba: 25,9

Link to comment
Share on other sites

Capital Paulista e RM - *Máximas de ontem*:

 

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 18,8

Marsilaq: 19,5

Congonhas (Aero): 20,0

Água Funda (IAG/USP): 20,9

Barueri: 20,9

Guarulhos (Cumbica): 21,0

Mirante de Santana (Aut): 21,5

Vl Madalena: 21,8

Campo de Marte: 22,0

Mirante de Santana (Conv): 22,3

Sto Amaro: 22,9

Cidade Ademar: 23,7

Penha: 23,8

Itaim Paulista: 25,0

M Boi Mirim: 25,0

Pirituba: 25,9

 

 

Ontem foi um dia que passou a impressão de ser mais frio do que na verdade foi pelas máximas baixas...

Link to comment
Share on other sites

Para o Sul do Brasil o GFS vai confirmando que esta próxima erupção de ar frio será menos intensa, porém um pouco mais duradoura que as últimas duas (março, abril/maio).

 

E para o final de Maio, tem alguma coisa apontando nos modelos? Eu não consigo ver a previsão tão distante, mas seguindo os últimos 2 meses, deve vir frio forte na virada do mês!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Sudeste hoje:

 

SP - Capital:

 

Marsilaq: 11,5

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 13,3

Água Funda (Iag/Usp): 14,8

M Boi Mirim: 15,4

Sto Amaro: 15,6

Itaim Paulista: 15,6

Barueri: 15,7

Mirante de Santana: 15,9

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Congonhas (Aero): 16,0

Campo de Marte: 16,0

Cidade Ademar: 16,0

Vl Madalena: 16,3

Pirituba: 16,3

Penha: 16,5

 

Hoje cedo, mínima de 13,7ºC em Itapevi. Máxima de ontem: 20,8ºC

Link to comment
Share on other sites

Para o Sul do Brasil o GFS vai confirmando que esta próxima erupção de ar frio será menos intensa, porém um pouco mais duradoura que as últimas duas (março, abril/maio).

 

E para o final de Maio, tem alguma coisa apontando nos modelos? Eu não consigo ver a previsão tão distante, mas seguindo os últimos 2 meses, deve vir frio forte na virada do mês!!

 

Sds.

 

Vez e outra pinta uma paulada, como me parece projetar um forte anticiclone invadindo o Cone Sul na última grade da 12Z.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente chuva no RS só se for de lágrimas!! Bagé tá com a barragem Sanga Rasa praticamente 7 metros abaixo do nível normal...deserto dos pampas torra!!

 

Nem fala Rafael, já estamos faz tempo com essa seca e nada de chover por vários dias... :cry:

 

Bueno, mínima de 11,2ºC as 3:22, se não tivesse nublado, aqui teria abaixo de 10, como citei ontem.

 

GFS na 00Z(a saída mais confiável) coloca uma boa chuva pra a segunda metade de maio por aqui, mas é só tiro pro alto.

 

Nas previsões de curto prazo, nada a vista, só frio. :roll:

 

Alexandre, no Domingo,aqui a máxima não alcançou nem os 25ºC, e voce diz que temos que ter 5 dias seguidos com máxima acima de 25 e mínima acima de 15 para ser um veranico, certo? Então, temos ou não um veranico em Bagé?

 

Faz agora 25,8ºC.

 

Máxima de 28,9ºC. :D

Link to comment
Share on other sites

Ao menos nas áreas baixas do RS temos veranico, sim, que é definido por uma sequência de 4 dias ou mais com mínimas = ou > que 12° e máximas = ou > 25°. Hoje eu tive variação de 16,7° a 28,7°. Mas o problema nem é esse, mas a umidade. Não baixei dos 51%. Tivemos um dia típico de mp de verão subtropicalizada. Só o sol que é de maio. Algumas pessoas hoje comentaram sobre o calor. Foi uma tarde desconfortável... :negative:

 

Portanto, discordo totalmente do colega de Bagé: ao menos aqui o calor já poderia ter ido embora, ou pelo menos vindo mais seco. As máximas seriam maiores mas mais confortável. E as mínimas melhores.

 

Agora, para terem uma idéia, faz 21,2° com 72%. E estamos em maio. Não baixo dos 18° nessa noite.

 

Abraços do veranico!

 

Bom, marcos, nem por esse teu critério Bagé teria um veranico, porque domingo a máxima foi abaixo de 25 até aqui.

 

Temos Segunda, Terça e Quarta com essas características que citasse presente aqui na região, mas teríamos aqui de ter mais 2 dias , mas creio que amanhã encerra-se aqui esse calorzinho, não caracterizando um veranico em Bagé.

 

Pelos critérios, são 4 ou 5 dias ?????????? Que eu me lembre são 5 dias pra cima.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Eu tenho um amigo que tem casa em Ibiúna, fica em um dos condomínios que dá para a represa, a casa dele é na beira. Sempre que vou para lá acho Ibiúna um lugar bem frio! Ele sempre faz o aniversário dele lá, é dia 20 de Junho, e sempre é gelado! Mesmo com a represa ao lado, que influenciaria bem mais que o lago da foto. Mas a última vez que eu fui era antes do BAZ, pode ser que agora eu veja que ao se afastar da represa a temperatura caí, só vai dar pra saber indo novamente em um dia frio!

 

Eu duas vezes no ano vou para Ibiúna e também ao lado da represa, gosto muito daquela região mas não consigo sentir tanta diferença na temperatura ao lado da represa e na cidade que tem uma parte em uma bela baixada.

 

Quando eu for para lá novamente, agora em Julho irei levar meu termômetro para fazer o teste.

 

O Carlos Dias mora uns 250mt da represa e quando vamos em direção a represa Billings da para sentir a diferença, mas neste caso mais frio que a residência do mesmo, dando quase um grau de diferença.

Link to comment
Share on other sites

 

 

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

 

Coutinho, o cetrejo não está mais on-line? ESTÁ UM PARTO, NÃO ERA DA EPAGRI, SIM PARTICULAR...

 

Outra; aquela estação da pousada arcanjo não ficará mais on-line?

PELO VISTO NÃO, AINDA NÃO CONSEGUÍ FALAR COM ELES
Link to comment
Share on other sites

Para o Sul do Brasil o GFS vai confirmando que esta próxima erupção de ar frio será menos intensa, porém um pouco mais duradoura que as últimas duas (março, abril/maio).

 

VAI TER SURPRESA....

 

Duradoura pra todo o Sul, porque acho dificil ser mais duradoura aqui e manter uma intensidade tão alta quanto a de Abril aqui.

Link to comment
Share on other sites

Hoje promete ser frio no Sudeste!

 

19h45

 

Vila Madalena: 18,8

Monte Alegre do Sul: 14,8

Monte Verde: 11,0

Campos do Jordão: 8,8

 

A temperatura está desabando na Serra da Mantiqueira! Vejam a comparação entre 16h45 e 19h45, o quanto a temperatura caiu em 3h!

 

Vila Inglesa

16h45: 15,9

19h45: 8,8 (-7,1)

 

Monte Alegre do Sul

16h45: 24,3

19h45: 14,8 (-9,5)

Link to comment
Share on other sites

Ao menos nas áreas baixas do RS temos veranico, sim, que é definido por uma sequência de 4 dias ou mais com mínimas = ou > que 12° e máximas = ou > 25°. Hoje eu tive variação de 16,7° a 28,7°. Mas o problema nem é esse, mas a umidade. Não baixei dos 51%. Tivemos um dia típico de mp de verão subtropicalizada. Só o sol que é de maio. Algumas pessoas hoje comentaram sobre o calor. Foi uma tarde desconfortável... :negative:

 

Portanto, discordo totalmente do colega de Bagé: ao menos aqui o calor já poderia ter ido embora, ou pelo menos vindo mais seco. As máximas seriam maiores mas mais confortável. E as mínimas melhores.

 

Agora, para terem uma idéia, faz 21,2° com 72%. E estamos em maio. Não baixo dos 18° nessa noite.

 

Abraços do veranico!

 

Bom, marcos, nem por esse teu critério Bagé teria um veranico, porque domingo a máxima foi abaixo de 25 até aqui.

 

Temos Segunda, Terça e Quarta com essas características que citasse presente aqui na região, mas teríamos aqui de ter mais 2 dias , mas creio que amanhã encerra-se aqui esse calorzinho, não caracterizando um veranico em Bagé.

 

Pelos critérios, são 4 ou 5 dias ?????????? Que eu me lembre são 5 dias pra cima.

Eu achava que era 3. O AAA me informou, com base num livro de climatologia do RS dos anos 50, que era 4. Se ele que tem o livro responder será melhor.

 

Mas está quente. A cada dia a temperatura máxima sobe 1° ou 2° e a u.r. caiu de 3 a 5%. Hoje tive máxima de 29,5° e não baixei dos 47%. Esquenta um pouco mais; seca um pouco mais.

 

Engraçado que os interiores aquecem bastante nesses dias de veranico. O ângulo solar já está bem mais baixo e a radiação penetra direto pela janela, atingindo a casa por dentro. Aqui onde está o computador atingiu incríveis 28,1°!! Calor de verão!!!

 

Agora faz 22,1° com 65%. Pressão em queda e em 1011,3 mb. Ontem rondava 1020 mb!

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Se a MM não atrapalhar, creio que Monte Verde deva amanhecer por volta dos 3/5ºC e Vila Inglesa 2/4ºC.

 

Também não há MM aqui em cima, se permanecer assim até o fim da madrugada posso conseguir uns 12ºC :good2:

 

Hoje cedo Monte Verde teve 5,3ºC e a Vila Inglesa 4,3ºC. Acredito que amanhã cedo as temperaturas devem sair ainda mais baixas!

Link to comment
Share on other sites

 

 

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

 

Coutinho, o cetrejo não está mais on-line? ESTÁ UM PARTO, NÃO ERA DA EPAGRI, SIM PARTICULAR...

 

Outra; aquela estação da pousada arcanjo não ficará mais on-line?

PELO VISTO NÃO, AINDA NÃO CONSEGUÍ FALAR COM ELES

 

Valeu pelas respostas Coutinho. Aquela estação da arcanjo era legal pra comparar o centro com o M. I. Seria legal uma on-line ali pelo centro de Urubici.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z foi muito boa, incrementou ligeiramente o frio, mostrando uma boa duração. Além disso apontou uma grande erupção continental em 288h. Nesse caminho maio pode ter uma segunda quinzena beeeem fria, e com o calor muito provavelmente nem aparecendo mais. Oxalá!

 

Foi muito boa mesmo. E coloca bom frio para o Sudeste, em especial centro-leste de SP, sul de MG e zona da mata, RJ e ES.

Link to comment
Share on other sites

A rodada das 18Z foi muito boa, incrementou ligeiramente o frio, mostrando uma boa duração. Além disso apontou uma grande erupção continental em 288h. Nesse caminho maio pode ter uma segunda quinzena beeeem fria, e com o calor muito provavelmente nem aparecendo mais. Oxalá!

 

Esse final do mês promete!!! :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bom, tem muito tempo que não apareço por aqui... Faculdade toma um certo tempo da gente... mas sou Baziano de Coração!! :good2:

 

Pelo o que eu tenho acompanhando, as saídas do GFS, apontam uma continuidade do frio para o sudeste, durante todo o mês de Maio... Pouco provável, chegarmos aos 30ºC novamente por aqui, por pelo menos esse mês. Em Cachoeiro/ES, previsão do GFS para o dia 14/05 é de 10ºC/11ºC. A mínima por lá foi de 15.4ºC, no dia 02/05, se não me engano. Agora, estou morando em Seropédica/RJ, estudando na UFRRJ. Por aqui a mínima foi de surpreendentes 13.5ºC, também no dia 02/05.

 

Em Cachoeiro, faz nesse momento - 18.9ºC e algumas nuvens.

Em Seropédica, faz nesse momento - 17.9ºC e céu limpo.

 

- Esperando pela Grande Onda de Frio de 2012 - :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Frio prolongado a vista...

Após um quase "verânico" causado por uma alta no atlântico que não deve se repetir neste ciclo, teremos sim a partir da próxima semana frio de boa qualidade com horas de intenso. Acredito que na ultima semana de Maio teremos uma sequência de frio prolongado ( quiça recordes de mínimas e médias). Hoje os modelos estão dando uma forte entrada de frio impulsionada por um ciclone na costa sul. Dependemos da potência da MP para termos expressivas temperaturas, mas teremos pelo projetado minimas baixas a 850 hpa até 28/26º LS...

Uma característica observada em 2011 mencionada aqui no fórum e já verificadas neste ano, são os pulsos polar com certa sincronia com um estágio cíclico definido, lembramos que em 2011 os pulsos polar antártico estavam ganhando força a 40º/60º LESTE e junho/julho se formando a cada 9/12 dias, onde pegavam a Oceania em cheio e alguns dias após estavam aqui na América do sul, pois bem esta ciclonomia continua, porém os pulsos polar antártico este ano estão ganhando força em 140º/160º OESTE, vão pegar primeiro a América do sul .

Segundo relato atual para os alarmistas do aquecimento, observações na Antártica, dão a projeção que a cobertura de gelo este ano será a maior dos últimos 100 anos. e a Europa está passando uma das primaveras mais frias da história.

Teremos um final de maio e boa parte de junho com frio constante, e estou apostando nas viradas Maio/Junho e Junho/Julho como histórica, e acredito no retorno do La-nina no verão, vamos ver....

Em Lages 12ºC, tempo bom com formação de neblina, ausência de vento.

Link to comment
Share on other sites

Hoje promete ser frio no Sudeste!

 

19h45

 

Vila Madalena: 18,8

Monte Alegre do Sul: 14,8

Monte Verde: 11,0

Campos do Jordão: 8,8

 

A temperatura está desabando na Serra da Mantiqueira! Vejam a comparação entre 16h45 e 19h45, o quanto a temperatura caiu em 3h!

 

Vila Inglesa

16h45: 15,9

19h45: 8,8 (-7,1)

 

Monte Alegre do Sul

16h45: 24,3

19h45: 14,8 (-9,5)

 

 

01h00 - Temperaturas continuam caindo! (Diferença para 19h45) [Diferença para 16h45]

 

Vila Madalena: 17,9 (-0,9) [-5,0]

Monte Alegre do Sul: 12,0 (-2,8) [-12,3]

Monte Verde: 7,1 (-3,9)

Campos do Jordão: (-5,0) [-10,9]

Link to comment
Share on other sites

Tudo indica que este próximo pulso de ar frio terá uma trajetória mais maritimizada. Basta ver que o Centro-oeste

terá menos frio do que o Sudeste, fato relativamente incomum nestas situações. Vai pegar em cheio minha cidade...

teremos dias nublados/chuvosos e bem frios pela frente. :clapping: :clapping:

 

No momento, temos um clássico nevoeiro de radiação e 14 graus. Vem, frio, vem !

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.