Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

No Sudeste não haverá veranico de jeito nenhum. No Sul, pelo menos no PR também não haverá. Aliás, se tiver veranico nas outras áreas do Sul, vai ser muito meia boca. O RS pode ter um pseudo-veranico até 6ª feira. Em SC, eu acho que só o oeste e centro-sul podem ter um calorzinho fora de época, mas o norte deve escapar.

Link to comment
Share on other sites

No Sudeste não haverá veranico de jeito nenhum. No Sul, pelo menos no PR também não haverá. Aliás, se tiver veranico nas outras áreas do Sul, vai ser muito meia boca. O RS pode ter um pseudo-veranico até 6ª feira. Em SC, eu acho que só o oeste e centro-sul podem ter um calorzinho fora de época, mas o norte deve escapar.

 

É que o pessoal esquece que pra ser veranico, tem que ter mínimas altas, nao só maximas acima da média.

 

E mínimas altas com esse ar extremamente seco, é dificil.

 

Tanto que posso ter uma mínima sub 10 aqui onde moro, só pelo ar seco, porque ar frio esta escasso.

Link to comment
Share on other sites

Já tenho 16,9ºC. Se não nublar, mesmo sem a presença do ar frio, posso ter mais uma mínima sub 10 nesse ano.

 

Amanhã a amplitude térmica será interessante.

 

Abril foi maio e maio esta sendo o que deveria ter sido Abril, isso é mais interessante ainda.

 

 

Não baixará dos 10ºC por aí. Como você disse, está sem, ou com pouco ar frio por aí. O ar mais frio está sobre MG.

Link to comment
Share on other sites

Já tenho 16,9ºC. Se não nublar, mesmo sem a presença do ar frio, posso ter mais uma mínima sub 10 nesse ano.

 

Amanhã a amplitude térmica será interessante.

 

Abril foi maio e maio esta sendo o que deveria ter sido Abril, isso é mais interessante ainda.

 

 

Não baixará dos 10ºC por aí. Como você disse, está sem, ou com pouco ar frio por aí. O ar mais frio está sobre MG.

 

Ar seco faz milagres, acredite. Tanto que até o GO já teve 5 ºC só com o ar seco, principalmente ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Vitor, tu és o cara! Belíssimas explicações! Concordo quando te referes ao ar seco (polar velha do Ronaldo Do Prado).É isso, mesmo!

 

No mais, Europeu dando aula de previsão do tempo ao Americano. Há tempos constante foi o primeiro a apontar no horizonte o frio que fará no próximo fim-de-semana. Se eu fosse profissional da área, me balizaria no Europeu para previsões de médio-prazo (acima de 3 dias) e no Americano para o curto-prazo.

Link to comment
Share on other sites

Vitor, tu és o cara! Belíssimas explicações! Concordo quando te referes ao ar seco (polar velha do Ronaldo Do Prado).É isso, mesmo!

 

No mais, Europeu dando aula de previsão do tempo ao Americano. Há tempos constante foi o primeiro a apontar no horizonte o frio que fará no próximo fim-de-semana. Se eu fosse profissional da área, me balizaria no Europeu para previsões de médio-prazo (acima de 3 dias) e no Americano para o curto-prazo.

 

NEM SEMPRE É ASSIM, DÁ AS SUAS TAMBÉM. É SEMPRE BOM VER A TENDÊNCIA.

Link to comment
Share on other sites

No Sudeste não haverá veranico de jeito nenhum. No Sul, pelo menos no PR também não haverá. Aliás, se tiver veranico nas outras áreas do Sul, vai ser muito meia boca. O RS pode ter um pseudo-veranico até 6ª feira. Em SC, eu acho que só o oeste e centro-sul podem ter um calorzinho fora de época, mas o norte deve escapar.

 

É que o pessoal esquece que pra ser veranico, tem que ter mínimas altas, nao só maximas acima da média.

 

E mínimas altas com esse ar extremamente seco, é dificil.

 

Tanto que posso ter uma mínima sub 10 aqui onde moro, só pelo ar seco, porque ar frio esta escasso.

 

EXATO, EM SC AS MÁXIMAS ESTÃO PRÓXIMO DAS MÉDIAS MÁXIMAS, FALAR EM VEARNICO COM MÍNIMAS ENTRE 10/14 NA MAIOR PARTE DO ESTADO NÃO DÁ. E TEM QUE SER VÁRIOS DIAS, TEREMOS, SIM, UMA PRÉ-FRONTAL, PODERÁ CHEGAR A 31/33°C NO SUL DE SC NA QUINTA OU SEXTA, AMANHÃ DEVE PASSAR DOA 30,0 OU PRÓXIMO, VAMOS TER GEADA AMANHÃ.

Link to comment
Share on other sites

No Sudeste não haverá veranico de jeito nenhum. No Sul, pelo menos no PR também não haverá. Aliás, se tiver veranico nas outras áreas do Sul, vai ser muito meia boca. O RS pode ter um pseudo-veranico até 6ª feira. Em SC, eu acho que só o oeste e centro-sul podem ter um calorzinho fora de época, mas o norte deve escapar.

 

É que o pessoal esquece que pra ser veranico, tem que ter mínimas altas, nao só maximas acima da média.

 

E mínimas altas com esse ar extremamente seco, é dificil.

 

Tanto que posso ter uma mínima sub 10 aqui onde moro, só pelo ar seco, porque ar frio esta escasso.

 

EXATO, EM SC AS MÁXIMAS ESTÃO PRÓXIMO DAS MÉDIAS MÁXIMAS, FALAR EM VEARNICO COM MÍNIMAS ENTRE 10/14 NA MAIOR PARTE DO ESTADO NÃO DÁ. E TEM QUE SER VÁRIOS DIAS, TEREMOS, SIM, UMA PRÉ-FRONTAL, PODERÁ CHEGAR A 31/33°C NO SUL DE SC NA QUINTA OU SEXTA, AMANHÃ DEVE PASSAR DOA 30,0 OU PRÓXIMO, VAMOS TER GEADA AMANHÃ.

Ao menos nas áreas baixas do RS temos veranico, sim, que é definido por uma sequência de 4 dias ou mais com mínimas = ou > que 12° e máximas = ou > 25°. Hoje eu tive variação de 16,7° a 28,7°. Mas o problema nem é esse, mas a umidade. Não baixei dos 51%. Tivemos um dia típico de mp de verão subtropicalizada. Só o sol que é de maio. Algumas pessoas hoje comentaram sobre o calor. Foi uma tarde desconfortável... :negative:

 

Portanto, discordo totalmente do colega de Bagé: ao menos aqui o calor já poderia ter ido embora, ou pelo menos vindo mais seco. As máximas seriam maiores mas mais confortável. E as mínimas melhores.

 

Agora, para terem uma idéia, faz 21,2° com 72%. E estamos em maio. Não baixo dos 18° nessa noite.

 

Abraços do veranico!

Link to comment
Share on other sites

Se eu fosse profissional da área, me balizaria no Europeu para previsões de médio-prazo (acima de 3 dias) e no Americano para o curto-prazo.

 

Joe Bastardi na tampa! É o maior crítico do GFS a médio/longo prazo, sempre comentando a superioridade do Europeu.

 

O Bastardi tem OPINIÃO. Há estudos, papers científicos, mostrando há muitos anos que o skill do Europeu é melhor que o do GFS. Aí não é opinião. É CONSTATAÇÃO CIENTÍFICA. O gráfico abaixo compara o skill do Europeu e do GFS nos últimos 25 anos para os dois hemisférios, publicado pelo próprio NOAA que roda o GFS.

 

http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/aczhist.html

 

Ou seja, o Bastardi está dizendo o óbvio que toda a comunidade meteorológica conhece.

 

Faltou dizer algo. A tua percepção, Caio, sobre o skill de um modelo é melhor que a de um estrangeiro. Porque tu estás na aldeia e pode verificar como se ele comporta para a tua região, já que a acurácia das simulações varia de um ponto para outro do território.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O Bastardi tem OPINIÃO. Há estudos, papers científicos, mostrando há muitos anos que o skill do Europeu é melhor que o do GFS. Aí não é opinião. É CONSTATAÇÃO CIENTÍFICA. O gráfico abaixo compara o skill do Europeu e do GFS nos últimos 25 anos para os dois hemisférios, publicado pelo próprio NOAA que roda o GFS.

 

http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/aczhist.html

 

Ou seja, o Bastardi está dizendo o óbvio que toda a comunidade meteorológica conhece.

 

É certo e conhecido que o Bastardi está dizendo o óbvio, como mostrado. Mas é o único meteorologista que conheço elabora análises dissertativas diárias comentando e comparando a diferença entre as saídas, por isso a referência evidente. Logo, não há como não se referir a ele quando da comparação crítica entre um e outro modelo.

Link to comment
Share on other sites

Mas é o único meteorologista que conheço elabora análises dissertativas diárias comentando e comparando a diferença entre as saídas, por isso a referência evidente. Logo, não há como não se referir a ele quando da comparação crítica entre um e outro modelo.

 

Acredite, existem dezenas de profissionais nos EUA que comparam as saídas em análises dissertativas. Dá uma olhada nos blogs de weather dos canais locais de TV locais. E colocam na jogada ainda os modelos locais que não rodam global. A comparação entre modelos, por exemplo, é regra em análises de ciclones tropicais. O governo da Flórida tem até uma ferramenta para comparação de trajetórias dos sistemas que é excelente.

 

katiamodels.gif

Link to comment
Share on other sites

Esse trem aí que vcs falaram só ficou "noutroladiminas" :laugh: Uber teve sol e máxima de 24 C.

 

Essa alta aí me lembra o episódio de outubro do ano passado em que imagino que ocorreu a mesma coisa. Nela, pegou a maior parte do estado, sendo que Diamantina teve máxima de apenas 12 C e Uberlândia de 16 C.

 

Senti que teve algum efeito aqui em sp tb, amanheceu com céu limpo e só foi nublando. As 13:00 já tava encoberto e 19 C

 

Está sendo um evento relativamente parecido com o de Outubro passado, porém menos frio que o daquela oportunidade. Juiz de Fora chegou a ter

10 graus em plena tarde no dia 31/10 ! Cara, isso é totalmente bizarro, nunca vi isso na minha vida.

 

Contudo, se não me falha a memória, o evento daquela oportunidade foi causado por uma frente fria que retrocedeu, gerando instabilidade + ar muito

frio.

 

Abraços históricos !

Link to comment
Share on other sites

hahahahahaha, olha só que bizarro isso, Muriaé/MG tinha 18,0ºC às 15h, enquanto a (quase sempre)

gelada Urupema com 18,9ºC. Para quem não sabe, Muriaé é uma das cidades mais quentes da zona da

mata mineira, com apenas 200m de altitude. Fica localizada dentro de um vale, e faz muuuito calor.

 

Parece que a explicação da tarde fria em MG é esta mesmo: cavado

 

Agora 17ºC e chuva fraca.

 

De um voo hoje a tarde consegui visualizar uns topos de CBs para os lados de MG e achei estranho mesmo! No Viracopos deu uma forte pancada de chuva no final do dia.

Link to comment
Share on other sites

Tarde quase de verão. Começa a ficar abafado: 27,5° e 57%. P.o. em 18,2°.

 

Interessante, Marcos. Por aqui faz apenas 19C com chuviscos. A sensação é de frio porque venta um pouco e está bem úmido.

No INMET está consideravelmente mais frio: 16,6ºC.

 

Isso quer dizer que, o INMET de Juiz de Fora está no momento mais frio que o INMET de São Joaquim. Fato bastante incomum.

 

Maravilha esse frio aí em Minas em Renan!!!!

 

Como sempre surpreendente o clima mineiro.. hehehe

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

Vila Madalena: 16,3

Monte Alegre do Sul: 9,9

Monte Verde: 5,3

Vila Inglesa: 4,3

 

Ótimas temperaturas em Campos do Jordão e Monte Verde. Monte Alegre do Sul anota mais uma sub-10! E ontem a noite estava friozinho em São Paulo, não tanto nos valores das temperaturas, mas mais na sensação, pois estava com um vento constante. Durante a noite já não dá mais pra sair de casa só de camiseta!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

hahahahahaha, olha só que bizarro isso, Muriaé/MG tinha 18,0ºC às 15h, enquanto a (quase sempre)

gelada Urupema com 18,9ºC. Para quem não sabe, Muriaé é uma das cidades mais quentes da zona da

mata mineira, com apenas 200m de altitude. Fica localizada dentro de um vale, e faz muuuito calor.

 

Parece que a explicação da tarde fria em MG é esta mesmo: cavado

 

Agora 17ºC e chuva fraca.

 

De um voo hoje a tarde consegui visualizar uns topos de CBs para os lados de MG e achei estranho mesmo! No Viracopos deu uma forte pancada de chuva no final do dia.

Sim, essa chuva localizada foi estranha mesmo, na hora pensei: ué, de verão não é. Depois vi os mapas e a baixa em altitude... Geralmente são essas baixas que trazem chuva forte e granizo.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 1,9°CBom Jardim da Serra, 2,0°C Urupema, 5,6°C S.Joaquim, 6,7°C Climaterra, 8,2°C Major Vieira, 8,8°C Curitibanos. Geada no topo da serra.

 

Estas são as maravilhas do ar seco. Claro que é frio " :vampire: ", mas em todo caso a serra catarinense está mostrando o seu potencial,

mesmo sem a presença de massa polar.

 

Hoje cedo, mínima de 13,9 graus por aqui. A "baixa fria" trouxe 12,8mm de chuva ontem, valor significativo para Maio -o primeiro mês de estiagem-.

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 1,9°CBom Jardim da Serra, 2,0°C Urupema, 5,6°C S.Joaquim, 6,7°C Climaterra, 8,2°C Major Vieira, 8,8°C Curitibanos. Geada no topo da serra.

 

Estas são as maravilhas do ar seco. Claro que é frio " :vampire: ", mas em todo caso a serra catarinense está mostrando o seu potencial,

mesmo sem a presença de massa polar.

 

Hoje cedo, mínima de 13,9 graus por aqui. A "baixa fria" trouxe 12,8mm de chuva ontem, valor significativo para Maio -o primeiro mês de estiagem-.

 

Juiz de Fora tá mais chuvosa que a Amazônia, pelo menos mais chuvosa que a minha cidade ....

 

Até o momento ainda não caiu nenhuma gota de água do céu esse mês aqui em Rio Branco. E o interessante desse ar seco que está dominando aqui é que as mínimas a cada dia estão menores, hoje amanheceu fazendo 17ºC no aeroporto de Rio Branco, e em Epitaciolândia o Inmet registrou mínima de 16,0ºC isso sem nenhuma influência de ar polar com 200 e poucos metros de altitude, show de bola esse ar seco!

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 1,9°CBom Jardim da Serra, 2,0°C Urupema, 5,6°C S.Joaquim, 6,7°C Climaterra, 8,2°C Major Vieira, 8,8°C Curitibanos. Geada no topo da serra.

 

Estas são as maravilhas do ar seco. Claro que é frio " :vampire: ", mas em todo caso a serra catarinense está mostrando o seu potencial,

mesmo sem a presença de massa polar.

 

Hoje cedo, mínima de 13,9 graus por aqui. A "baixa fria" trouxe 12,8mm de chuva ontem, valor significativo para Maio -o primeiro mês de estiagem-.

 

Caçador/Inmet 8,9C

Link to comment
Share on other sites

Climaterra 1,9°CBom Jardim da Serra, 2,0°C Urupema, 5,6°C S.Joaquim, 6,7°C Climaterra, 8,2°C Major Vieira, 8,8°C Curitibanos. Geada no topo da serra.

 

Estas são as maravilhas do ar seco. Claro que é frio " :vampire: ", mas em todo caso a serra catarinense está mostrando o seu potencial,

mesmo sem a presença de massa polar.

 

Hoje cedo, mínima de 13,9 graus por aqui. A "baixa fria" trouxe 12,8mm de chuva ontem, valor significativo para Maio -o primeiro mês de estiagem-.

 

 

É MASSA POLAR "VELHA", AR SECO DE ORIGEM TROPICAL NÃO DARIA TANTO FRIO.

Link to comment
Share on other sites

Curitiba tem agora 11,6º com 100% de umidade pelo Simepar, a mais fria das monitoradas automaticamente no Paraná, só está mais frio em União da Vitória com 10,3º. Céu limpíssimo em casa tenho 10,1º máxima hoje INMET, 21,4º com sol entre nuvens e períodos de céu claro.

Aqui o dia ta praticamente igual todos os dias. Começa com temperaturas entre 11/12C e fica no máximo em 21 a tarde.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

 

Alphaville - Gramado: 14,6ºC

Castelinho: 6,2ºC

 

Ar seco e baixadas fazem a festa mesmo!

 

A distância entre as duas estações é de quanto mesmo, Bruno? Uns 7 km??

 

 

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

Por aqui tive mínima de 16,4°. Deu 15,4° no INMET, um topo baixo. Certamente de 14° nas proximidades do INMET e 12°/13° em outros locais do município. Na excepcional se comparado aos microclimas da serra. Quanto mais elevado, mais eficaz a perda de calor e mais acentuado os microclimas.

 

Agora céu limpo, cirrus e 21,7° com 77%. Teremos mais um dia quente.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

 

Alphaville - Gramado: 14,6ºC

Castelinho: 6,2ºC

 

Ar seco e baixadas fazem a festa mesmo!

 

A distância entre as duas estações é de quanto mesmo, Bruno? Uns 7 km??

 

 

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

 

Ronaldo, essa tua região é o supra-sumo em termos de microclima, sem considerar muito o efeito da urbanização.

 

Aproveito e lhe pergunto: já visitaste o interior de Lebon Regis?? Tem altitudes que passam os 1300 metros e vales a 1100 metros que devem reter um frio fabuloso!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

 

Alphaville - Gramado: 14,6ºC

Castelinho: 6,2ºC

 

Ar seco e baixadas fazem a festa mesmo!

 

A distância entre as duas estações é de quanto mesmo, Bruno? Uns 7 km??

 

Mais ou menos isso, Diego. Acho realmente impressionante essas diferenças. Aliás, fascinantes! Entretanto, não caracterizo isso como clima frio. Esse tipo de clima do Castelinho em dias de tempo seco requer apenas uma camisa de manga comprida para o dia e um cobertor para dormir. É algo super agradável.

Link to comment
Share on other sites

Jordan, então você deve estar curtindo esse tempo por aí, né. Afinal, depois de alguns meses tão chuvosos...

 

É verdade Ronaldo, quando uma MP se acopla à ASAS, temos a "massa polar velha", e ela é quem tem trazido tantos

dias agradáveis para o Sudeste neste mês. Uma pena que a Mantiqueira ainda esteja meio decepcionante.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

Vila Madalena: 16,3

Monte Alegre do Sul: 9,9

Monte Verde: 5,3

Vila Inglesa: 4,3

 

Ótimas temperaturas em Campos do Jordão e Monte Verde. Monte Alegre do Sul anota mais uma sub-10! E ontem a noite estava friozinho em São Paulo, não tanto nos valores das temperaturas, mas mais na sensação, pois estava com um vento constante. Durante a noite já não dá mais pra sair de casa só de camiseta!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

 

Alphaville - Gramado: 14,6ºC

Castelinho: 6,2ºC

 

Ar seco e baixadas fazem a festa mesmo!

 

A distância entre as duas estações é de quanto mesmo, Bruno? Uns 7 km??

 

 

Não sei vocês, mas acho sensacionais essas enormes diferenças em locais tão próximos!

 

Eu acho espetacular! Ainda mais se essas diferenças tem como ser medidas, como no caso das estações de SJ ou Castelinho x INMET Canela X Alphaville Gramado, por exemplo. Isso ajuda a entender e compreender que alguns relatos de pessoas que moram em determinadas áreas tem, sim, fundamento!

 

Aqui em Joinville tem um radialista que apresenta um programa que inicia as 6 e vai até as 9 horas da manhã. Ele informa a temperatura com base em um termômetro que deve estar localizado a uns 20 metros de altura, com o sensor na janela de um prédio! E detalhe: é um programa líder disparado em audiência! As diferenças entre a temperatura que ele diz e a temp. na minha estação ou mesmo da estação da RBS, que fica numa antena a uns 7 metros de altura num poço quente chegam a ser monstruosas!!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas:

 

Alphaville - Gramado: 14,6ºC

Castelinho: 6,2ºC

 

Ar seco e baixadas fazem a festa mesmo!

 

A distância entre as duas estações é de quanto mesmo, Bruno? Uns 7 km??

 

 

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

 

 

Absurdo isso, Coutinho!!! :good:

Link to comment
Share on other sites

Ah e muita gente que o ouve acha que a temperatura é aquela que ele diz, quando muitas vezes há uma geada fraca no terreno baldio ao lado da casa destas pessoas..a ignorância climática é muito grande em grande parte da população, inclusive de professores universitários (conheço alguns casos emblemáticos daqui de Joinville)

Link to comment
Share on other sites

Ah e muita gente que o ouve acha que a temperatura é aquela que ele diz, quando muitas vezes há uma geada fraca no terreno baldio ao lado da casa destas pessoas..a ignorância climática é muito grande em grande parte da população, inclusive de professores universitários (conheço alguns casos emblemáticos daqui de Joinville)

 

Corrigindo..

 

Ah e muita gente que o ouve acha que a temperatura é aquela que ele diz, quando muitas vezes há uma geada fraca no terreno baldio ao lado da casa destas pessoas..a ignorância é muito grande em grande parte da população, inclusive de professores universitários (conheço alguns casos emblemáticos daqui de Joinville)
Link to comment
Share on other sites

Sudeste hoje:

 

SP - Capital:

 

Marsilaq: 11,5

Riacho Grande (S Bernardo do Campo): 13,3

Água Funda (Iag/Usp): 14,8

M Boi Mirim: 15,4

Sto Amaro: 15,6

Itaim Paulista: 15,6

Barueri: 15,7

Mirante de Santana: 15,9

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Congonhas (Aero): 16,0

Campo de Marte: 16,0

Cidade Ademar: 16,0

Vl Madalena: 16,3

Pirituba: 16,3

Penha: 16,5

 

Interior SP / MG

 

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 04,3

Monte Verde MG: 05,3

Campos do Jordão SP (Cptec): 05,5

Campos do Jordão SP (Inmet-Conv): 05,7

Campos do Jordão SP (Inmet-Aut): 06,6

Caldas MG: 06,9

Maria da Fé MG: 07,1

Bambuí MG: 08,4

Itapetininga SP: 08,5

Barra do Turvo SP: 08,6

Extrema MG: 08,9

Tatuí SP: 09,0

Passa Quatro MG: 09,1

Descalvado SP: 09,4

Itararé SP: 09,4

Patrocínio MG: 09,8

Machado MG: 09,8

Monte Alegre do Sul SP: 09,8

Link to comment
Share on other sites

AS 6 HORAS;

 

11,2/INMET

6,7 CLIMATERRA

5,6 VILA

 

E CREIO QUE UNS 2/4 NO CETREJO,

 

ISTO EM +-3 KM

 

Engraçado é que o Inmet de SJ, mesmo com tantas noites de frio em baixada com vento nos topos, consegue ter uma média muito semelhante a dos locais favorecidos pelo acúmulo de ar frio. As máximas fazem a compensação, mas não o bastante para baterem a gélida Urupema, e quem sabe até Bom Jardim...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.