Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

Impressionante!! A frente passou e não choveu em POA e na serra!! Minhas estações tem tudo para fechar o mês com apenas o que tem até agora: cerca de 10mm!

 

 

ORAS BOLAS, ATÉ AGORA É QUASE 5 X MAIS QUE AQUI EM CASA!!! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

FRIO MODERADO A FORTE NO FIM DO MÊS E COMEÇO DE JUNHO, PARECE QUE O PADRÃO ESTÁ MUDANDO.

 

CHORAR NÃO RESOLVE....CALAMIDADE HOJE, ULTIMAS NOTÍCIAS, 3 MORTES, UM SOLDADO E DUAS OPERÁRIAS!! FORAM 3 PINGOS NO FORMIGUEIRO DA PARTE OESTE DA CLIMATERRA!!1 ESTADO DE ATENÇÃO, PODEREMOS TER MAIS 1200 PINGOS ATÉ O FIM DA NOITE!!!

 

HOJE DEU 0,4 MM.

 

Que cara de sorte! 0,4 mm aqui é chuva torrencial!

Por enquanto é nada, continuo pessimista.

GFS não indica nada para esta noite, satélite também! Assino embaixo, tomará que queime a linguá.

Link to comment
Share on other sites

Dia daqueles de deixar qualquer um depressivo :sarcastic:

Tá escuro, chovendo fraco e faz 15° agora.

 

Tá brincando né? Foi o dia mais bonito do mês! :laugh:

Entre a noite de ontem e o final da tarde de hoje o acumulado aqui em casa chegou a 29 mm. Dia inteiro totalmente fechado, com neblina e garoa que por vezes se transformava em chuva. A temperatura variou entre 17°C e 21°C. De acordo com o Simepar, em pontos localizados do Oeste/Noroeste paranaense a precipitação alcançou excelentes 60/80 mm. Amanhã o tempo começa a melhorar, mas no domingo a entrada de ar quente no sul do Brasil vindo do centro do país deve voltar a instabilizar o tempo, atingindo dessa vez os 3 estados sulistas. Creio que esse aquecimento pode trazer problemas localizados por temporais. Aliás, estou achando que o mês de Junho vai trazer grande alívio também para a estiagem em SC e RS.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Dessa vez as águas aquecidas do pacífico leste não ajudaram. Nino 1+2 aquecido (com o maior valor desde 1998 há três semanas) vai dando um nó na seca, que pelo andar da carruagem ainda responde por uma atmosfera típica de um La Nina consistente.

 

 

ATLÂNTICO FRIO, QUASE TODO O ATLÂNTICO NO H.SUL!

Link to comment
Share on other sites

Dessa vez as águas aquecidas do pacífico leste não ajudaram. Nino 1+2 aquecido (com o maior valor desde 1998 há três semanas) vai dando um nó na seca, que pelo andar da carruagem ainda responde por uma atmosfera típica de um La Nina consistente.

 

 

ATLÂNTICO FRIO, QUASE TODO O ATLÂNTICO NO H.SUL!

 

 

Sim, mas o famoso Nino !+2 dessa vez não fez valer sua força. E veja como o atlântico está frio, nesta imagem a diferença entre agora e 2010/2011.

 

2012-20112010.png

Link to comment
Share on other sites

Caio, pela minha experiência, um pequeno ajuste aqui pode fazer essa próxima MP ser espetacular, e um pequeno ajuste acolá pode fazer dela um mico total.

 

Sim Bruno. A tendência me parece ser guiada pela solução do europeu. Como de praxe neste ano.

 

Veja que em 500mb o jato polar se fortaleceu, porém há ar frio entrando pelo sul do continente neste momento.

 

z500_sh_30d_anim.gif

Link to comment
Share on other sites

Dia daqueles de deixar qualquer um depressivo :sarcastic:

Tá escuro, chovendo fraco e faz 15° agora.

 

Tá brincando né? Foi o dia mais bonito do mês! :laugh:

Entre a noite de ontem e o final da tarde de hoje o acumulado aqui em casa chegou a 29 mm. Dia inteiro totalmente fechado, com neblina e garoa que por vezes se transformava em chuva. A temperatura variou entre 17°C e 21°C. De acordo com o Simepar, em pontos localizados do Oeste/Noroeste paranaense a precipitação alcançou excelentes 60/80 mm. Amanhã o tempo começa a melhorar, mas no domingo a entrada de ar quente no sul do Brasil vindo do centro do país deve voltar a instabilizar o tempo, atingindo dessa vez os 3 estados sulistas. Creio que esse aquecimento pode trazer problemas localizados por temporais. Aliás, estou achando que o mês de Junho vai trazer grande alívio também para a estiagem em SC e RS.

 

Foi perfeito sim, Igor :laugh: ! hahah falei de ficar depressivo por causa da escuridão

Link to comment
Share on other sites

BALEIA POLAR A VISTA... E MUITO MAIS...

 

Analisando os últimos dados, em consoante ao histórico do comportamento climático do conesul, estou levando a crer num padrão para Junho espetacular, será ebulição total no Baz!!!

Os modelos já projetam uma alta potente no pacífico sul esvaindo pelo interior do continente sul, mas não é só isso, atento para a possibilidade de um padrão de forte resfriamento do conesul, e analisando, há a possibilidade, já verificada no histórico climático, de termos a borda da FF com temperaturas muito baixas e alta umidade, pelos cálculos a borda da MP poderá estar entrando no conesul com temperaturas oscilando em -3C a -0C, com isso há a possibilidade de nevadas fortes desde pampas argentinos, a borda da cordilheira. 30/40h chegando ao sul brasileiro pelo oeste/sudoeste com temperaturas entre -1C a 2C, o histórico demonstra que nesta dinâmica poderemos ter nevadas desde pampas gaúchos até o sul paranaense. Atrás vem uma massa polar com alta de 1028/1032 hpa, modelos sugerem 1032/1034hpa, com temperaturas entre -3C a -6C, podendo ter quebra de recordes nas mínimas, médias e máximas baixas...

Vamos aguardar as próximas rodadas...

 

5a4e8945570f9_ALTA1040hpa.png.9b066241ce7ab736463d97b3dd5a540a.png

 

Em Lages chove moderadamente, temperatura 11C, vento do quadrante oeste/noroeste.

 

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Moisés, cuidado com afirmações muito antecipadas sobre análises de modelos e saídas de longo prazo. A confiabilidade se aproxima de zero para se falar em nevadas e quebra de recordes, essas saídas são apenas indicadores com baixo índice de acerto para possíveis cenários futuros.

 

Assim fosse, por essas saídas que acompanho a mais de 10 anos, a neve e o frio intenso seriam eventos MUITO comuns no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Maio - Chuva acumulada (RS):

Caxias do Sul: 01,2 mm

Vacaria: 01,0 mm

Bento Gonçalves: 00,8 mm

Lagoa Vermelha: 00,4 mm

Santa Rosa: 00,2 mm

Passo Fundo: 00,0 mm

São Luiz Gonzaga: 00,0 mm

 

ORAS BOLAS, ATÉ AGORA É QUASE 5 X MAIS QUE AQUI EM CASA!!! :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

FRIO MODERADO A FORTE NO FIM DO MÊS E COMEÇO DE JUNHO, PARECE QUE O PADRÃO ESTÁ MUDANDO.

HOJE DEU 0,4 MM.

 

Enquanto isso:

 

Recorde de chuva em Cuiabá

 

Chuva de maio de 2012 está 5 vezes acima da média.

 

Cuiabá, capital de Mato Grosso, está tendo um maio histórico pela chuva excepcional que vem ocorrendo na região. Pela segunda vez em maio, Cuiabá bate o recorde de maior volume de chuva acumulado em 24 horas. Entre 9 horas do dia 23 e 9 horas do dia 24 maio, pelo horário de Brasília, choveu 87,3 milímetros, pelos registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de maior chuva em 24 horas do ano era de 76,4 milímetros entre 14 e 15 de maio.

 

Maio chuvoso

 

Só estes dois eventos de chuva já fariam de maio de 2012 um mês completamente atípico em Cuiabá. Mas somando toda a chuva que já ocorreu em 24 dias, chegamos a quase 270 milímetros de chuva, 401% acima da média normal que fica em torno dos 54 milímetros. Ou seja: já choveu 5 vezes mais do que o normal.

Se comparamos com o que aconteceu no ano passado, o contraste é ainda mais gritante. Em maio de 2011, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 2,4 milímetros de chuva sobre Cuiabá.

A postagem ficou longa, mas fiz questão de colocar essas mensagens combinadas porque mostram bem a dinâmica do Brasil nessas semanas: Sul muito seco, Centro-Oeste e Norte chuvosos. Deveria ser o inverso. A ZCIT está cada vez mais ao norte, mas a alta subtropical se mantém mais ao sul, o que permite que a umidade amazônica se espalhe pela borda da alta e faça chover no interior. Já o Sertão não tem calor e umidade suficiente (o que ocorre na primavera/verão) para gerar chuva. Em resumo: na astronomia já estamos com o outono avançado, mas a dinâmica é similar a de verão, mas um pouco mais seco, com um clima outonal apenas sobre o Sudeste e o Sertão. Sem contar a ausência total de mp´s. Parece que a dinâmica de massas de ar no Brasil "emperrou".

 

Por fim, a ausência TOTAL de chuva em várias áreas do RS é impressionante e atinge os raros casos em que cidades daqui ficaram um mês INTEIRO sem chover. Lastimável!!!!

 

Por aqui foi um dia mais ou menos, mas péssimo para o padrão do final de maio. Variação de 17,5° a 22,5°. Agora faz 19,2° com 85% e muitas nuvens.

 

Abraços lastimáveis!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Moisés, cuidado com afirmações muito antecipadas sobre análises de modelos e saídas de longo prazo. A confiabilidade se aproxima de zero para se falar em nevadas e quebra de recordes, essas saídas são apenas indicadores com baixo índice de acerto para possíveis cenários futuros.

 

Assim fosse, por essas saídas que acompanho a mais de 10 anos, a neve e o frio intenso seriam eventos MUITO comuns no Brasil.

 

Aqui no BAZ já vimos inúmeras situações frustantes, de uma bomba polar histórico e em cima os modelos descatarem quase tudo que vinham pontando.

Link to comment
Share on other sites

Dessa vez as águas aquecidas do pacífico leste não ajudaram. Nino 1+2 aquecido (com o maior valor desde 1998 há três semanas) vai dando um nó na seca, que pelo andar da carruagem ainda responde por uma atmosfera típica de um La Nina consistente.

 

 

ATLÂNTICO FRIO, QUASE TODO O ATLÂNTICO NO H.SUL!

A grosso modo, resumindo: dinâmica de El Niño e falta de umidade. Por isso os dias secos com máximas altas e sem chuva. Ao menos temos noites mais frescas.

 

Agora ainda 19,2°.

 

Abraços d´El Niño!

Link to comment
Share on other sites

Caio, pela minha experiência, um pequeno ajuste aqui pode fazer essa próxima MP ser espetacular, e um pequeno ajuste acolá pode fazer dela um mico total.

Eu ia dizer justi isso, he he he!! Um pouquinho mais continental e a linha de 0oC a 850 chega ao PR.. Um pouquinho mais oceânica e a linha de 8oC a 850hpa tangencia o litoral sul, he he he! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante este dado de Cuiabá. A cidade ainda está totalmente no clima de verão !

 

Toda essa umidade acabou refletindo na precipitação no Sudeste, que também ficou acima da média

neste mês de Maio. A diferença é que houve uma persistente atuação de altas polares no atlântico sul,

trazendo frio para toda nossa região, ao contrário do Centro-Oeste que teve temperatura acima da média

no MS e MT.

 

Já no Sul, a combinação deste "boi na linha" no Pacífico e a presença persistente da alta no atlântico

trouxe aquela conhecida situação de morosidade climática e calor nas áreas baixas da região, além de

tempo seco.

 

O Sertão nordestino vive sua pior seca em décadas.

 

Enfim, mesmo sem grandes dinâmicas de massas de ar no país, este mês foi marcado pelos extremos !

Link to comment
Share on other sites

Gosto das postagens do Moisés!

Gurizada apesar de ser um otimista quase sempre,hehehe, acredito que este ano realmente possamos ter uma nevada de respeito aqui nas nossas serras do RS...

 

Tu é tão otimista que, mesmo quando usa a conjunção "apesar" para contrastar uma afirmação, tu acaba concordando com esta quando o contraste tem como base o frio. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Gosto das postagens do Moisés!

Gurizada apesar de ser um otimista quase sempre,hehehe, acredito que este ano realmente possamos ter uma nevada de respeito aqui nas nossas serras do RS...

Concordo contigo Paulo, gostei do post do Moisés, pois mesmo não podendo confiar muito nos modelos a longo prazo, é algo totalmente diferente do que vínhamos tendo no mês de maio, é uma luz no fim do túnel... Acho que 2012 promete, eu tambem acho que esse ano teremos uma neve boa nas serras.

Nos resta aguardar, acompanhar e torcer...

Link to comment
Share on other sites

DIRIA MAIS REALÍSTA, ATÉ PORQUE É O QUE ESTOU REPASSANDO AOS CLIENTES E LOGÍSTAS, VEM FRIO NO FIM DESTE MÊS E COMEÇO DE JUNHO, O CAIO TEM RAZÃO, OBSERVEM A TENDÊNCIA, OU SEJA, ESTÁ INDICANDO UM COMEÇO FRIO EM JUNHO, SE SERÁ INTENSO OU NÃO, DIAS ANTES, A TENDÊNCIA É PARA SER BOM, INCLUSIVE P/OS LOGÍSTAS, QUE VOLTO A DIZER, O MAIOR PROBLEMA NÃO É CLIMA, SIM CONTAS A PAGAR!

 

DILÚVIO AQUI!!! JÁ CHEGOU PERTO DOS 8 MM!!

Link to comment
Share on other sites

Impressionante este dado de Cuiabá. A cidade ainda está totalmente no clima de verão !

 

Toda essa umidade acabou refletindo na precipitação no Sudeste, que também ficou acima da média

neste mês de Maio. A diferença é que houve uma persistente atuação de altas polares no atlântico sul,

trazendo frio para toda nossa região, ao contrário do Centro-Oeste que teve temperatura acima da média

no MS e MT.

 

Já no Sul, a combinação deste "boi na linha" no Pacífico e a presença persistente da alta no atlântico

trouxe aquela conhecida situação de morosidade climática e calor nas áreas baixas da região, além de

tempo seco.

 

O Sertão nordestino vive sua pior seca em décadas.

 

Enfim, mesmo sem grandes dinâmicas de massas de ar no país, este mês foi marcado pelos extremos !

 

Renan, muito boa a análise.

 

Mas a chuva acima da média no Sudeste foi mais marcante no leste da região, incluindo toda a Serra da Mantiqueira.

 

Me parece que aqui no interior paulista tivemos alguma chuva, mas tudo ao redor da média. Se estiver errrado...

 

Aliás, as chuvas aqui começaram a escassear muito cedo, ainda dentro do verão astronômico e em pleno fevereiro.

 

Frente fria com chuva leve de madrugada em Jundiaí.

 

15º C pelo CIIAGRO às 6 horas

Link to comment
Share on other sites

Gosto das postagens do Moisés!

Gurizada apesar de ser um otimista quase sempre,hehehe, acredito que este ano realmente possamos ter uma nevada de respeito aqui nas nossas serras do RS...

 

Tu é tão otimista que, mesmo quando usa a conjunção "apesar" para contrastar uma afirmação, tu acaba concordando com esta quando o contraste tem como base o frio. :mosking:

Eu disse "apesar de" e disse "quase sempre", não disse "sempre", então quis dizer que desta vez estou sendo realista e não otimista apenas.O uso desta locução foi para não desqualificar minha declaração,pois sendo na maioria das vezes otimista ficaria suspeita minha afirmação. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Graças a Deus queimei a lingua! Essa madrugada choveu, deve ter sido em torno de 2 a 3 mm, que para mim é como se fossem pingos de ouro! Foi pouco, quase nada, mais a poeira baixou, a temperatura esta agradável (18º no termometro da praça) e otimista com relação ao cavalo polar que os amigos postaram acima.

 

Vamos torcer para termos umidade suficiente para subir a serra e ver a esperada!

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o Caio tem razão quando fala da baixa confiabilidade nas previsões acima de 10 dias. Os modelos

frequentemente colocam aquelas grandes invasões polares nos mapas, e depois vão retirando aos poucos ou retiram

tudo de uma vez só. Já aconteceu mesmo de o GFS retirar uma enorme MP que estava sendo apontada há vários dias,

5 dias antes do evento ! eu me lembro da comoção que foi gerada no BAZ...se não me engano foi em Julho-2009.

 

Depois daquela "decepção polar", o pessoal passou a ficar com o pé mais atrás aqui. Os mapas do Moisés são animadores,

pois mostram tendências ao frio, mas muito cedo para afirmar a potência deste frio. Quisera eu que ocorresse igual no

sempre lembrado Julho-2000, quando o Ronaldo e o Eugênio puderam anunciar a chegada do frio extremo com mais de 1

semana de antecedência. Foi um caso raro.

Link to comment
Share on other sites

 

Muito bom o material sobre geada. Gostei de saber da diferença entre a temperatura no abrigo e na relva (4ºC), pois em minhas andanças pela Serra, em alguns episódios de bastante frio, eu estou acampado! Será que no dia 21/08/2011, quando fez - 5,5ºC em Urupema, na Serra da Anta Gorda, onde eu estava acampado, a 1600m, fez algo perto de -9,0ºC na relva?

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo e Renan eu concordo plenamente com vocês que não da para afirmar nada, pois ainda está muito longe do evento, mas que é bom ver um mapa daquele é, principalmente para quem trabalha com o turismo... Por mais que não se concretize a sensação é a de que muita coisa ainda nos espera no inverno de 2012.

Pior seria se as projeções não mostrassem nada... Umas semanas atrás li vários posts falando do maio ruim e de uma tendência de que nada mudaria nas próximas semanas. Em São Joaquim não da para reclamar, pois durante a noite a temperatura sempre cai, mas precisamos de um frio forte... Que venha junho e com ele o frio...

 

(OBS: Estou aguardando alguns turistas que só estão esperando a primeira previsão de neve, Coutinho me ajuda nessa :sarcastic: ahuhauhuahuhauhua...)

Link to comment
Share on other sites

Exatos 30 mm de chuvas até o momento somente HOJE em Joinville. Na serra, até o momento, 21 mm. Continua a chover, fraco por ora.

 

Ontem tive o desgosto de pegar o trecho INEXPLICAVELMENTE ainda NÃO DUPLICADO da Régis Bittencourt entre Miracatu e Juquitiba, com CHUVA. Desde lá até Joinville com MUITA CHUVA, depois de um dia exaustivo em SP. Dirigir nesta situação, cansado, é teste pra cardíaco...

 

Ademais, ainda é possível ver algumas araucárias perdidas desde Juquitiba até Embu. Pena que ao longo da rodovia não se vê muita coisa.

 

A temperatura estava agradável em SP durante a manhã, mas de tarde estava levemente abafado.

Link to comment
Share on other sites

A propósito, vocês já viram o novo site do INMET ?

 

HORRÍVEL ! DETESTEI !

 

Não é um primor de beleza, mas o site ficou muito mais "limpo" e agradável de ver comparado à versão anterior.

A grande decepção do ano, na minha opinião, foi o "Acervo Estadão", liberado desde anteontem.

 

Eu, doido pra ver as notícias da neve em SP em 25/06/1918, acesso o site para ver o jornal do dia seguinte, e descubro que o conteúdo só pode ser visto por assinantes, ao contrário da Folha. VTN**!!! :dash1:

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

Link to comment
Share on other sites

Exatos 30 mm de chuvas até o momento somente HOJE em Joinville. Na serra, até o momento, 21 mm. Continua a chover, fraco por ora.

 

Ontem tive o desgosto de pegar o trecho INEXPLICAVELMENTE ainda NÃO DUPLICADO da Régis Bittencourt entre Miracatu e Juquitiba, com CHUVA. Desde lá até Joinville com MUITA CHUVA, depois de um dia exaustivo em SP. Dirigir nesta situação, cansado, é teste pra cardíaco...

 

Ademais, ainda é possível ver algumas araucárias perdidas desde Juquitiba até Embu. Pena que ao longo da rodovia não se vê muita coisa.

 

A temperatura estava agradável em SP durante a manhã, mas de tarde estava levemente abafado.

 

A Serra do Cafezal é um tormento que eu tenho que superar sempre que vou pro Sul. Na ida pra lá eu só passo por ela por volta das 5 da manhã, antes que os caminhões mais lerdos parem a única faixa de descida. Quem pega essa descida às 9 da manhã pode levar 5 horas para transpor 30 km de serra.

 

Uma alternativa para os piores horários é subir pela "estradica" entre Juquiá-Piedade, mas aí você vai sair perto de Sorocaba.

 

A duplicação da Serra do Cafezal vai sair no dia de São Nunca, os grupos "ambientalistas" preferem ver gente morrendo no asfalto. Dizem as más línguas que as ONGs que impedem a duplicação foram financiadas pelos grupos que perderam a licitação...

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

 

Essa massa de ar frio na virada do mês já podemos considerar "garantida". O que eu vejo aí de novidade é a chegada de outra em um prazo bem mais curto. Interessante esse aumento da frequência, tomara que se confirme...

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

 

Essa massa de ar frio na virada do mês já podemos considerar "garantida". O que eu vejo aí de novidade é a chegada de outra em um prazo bem mais curto. Interessante esse aumento da frequência, tomara que se confirme...

Esse "aumento de frequência" é a normalidade. A Somar está prevendo, nada mais, nada menos, que tudo voltará ao normal. Pelo menos espero!!!!

 

Por aqui tive lastimável mínima de 17,5°. E pela previsão de aquecimento até a virada da próxima semana teremos um bom estrago nas médias. Provavelmente baterei o calor de maio de 2002, e este será o maio mais quente que já registrei. Enfim, uma ¨($¨%$¨*&¨(%#@$.

 

Agora faz 22,0° com 76% e venta de NNE a 4,8 km/h. Isso que está nublado!!

 

Abraços normais!

Link to comment
Share on other sites

 

Muito bom o material sobre geada. Gostei de saber da diferença entre a temperatura no abrigo e na relva (4ºC), pois em minhas andanças pela Serra, em alguns episódios de bastante frio, eu estou acampado! Será que no dia 21/08/2011, quando fez - 5,5ºC em Urupema, na Serra da Anta Gorda, onde eu estava acampado, a 1600m, fez algo perto de -9,0ºC na relva?

 

Abraços,

 

Mioto.

Muito bom Mioto que a gente comece a monitorar temperatura de relva, a título de conhecimento do clima.Podemos postar temperatura de relva, para alguns comparativos.

Link to comment
Share on other sites

Nova onda de frio avança pela Região Sul na virada do mês.Segundo previsão da Somar, a entrada de uma nova massa de ar frio deve provocar acentuado declínio da temperatura na Região Sul na virada do mês. Entre 31 de maio e 1° de junho, esperam-se mínimas entre 3°C e 6°C entre o sul do Paraná e boa parte do Rio Grande do Sul. Na Campanha Gaúcha e na Serra Geral, a mínima chega a 0°C. Depois disso, uma outra onda de frio chega ao Rio Grande do Sul por volta do dia 8 de junho, mas deve influenciar a temperatura apenas do sul do Estado.

 

Somar

 

Esses avatar de humor tira toda sua credibilidade :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.