Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Maio 2012


Recommended Posts

O Cruzeiro promete, acredito que lá podemos ter temperaturas tão baixas quanto Urupema.

Quem pode confirmar é o Ronaldo.

Se for no local atual (Ademar) o Cruzeiro não tem nem chance de brigar com Urupema (EPAGRI e local atual do Caio), muito menos ainda com o Coqueiral (que nome!!!!???)... :lazy: Se caprichar num local de baixada protegido do sol ao norte aí pode dar muito trabalho, he he he! :good:

Link to comment
Share on other sites

CONCORDO COM O ZÉ E O GAMBOA. E DISCORDO DO CLIMATOLOGÍSTA QDO DIZ QUE O DESMATAMENTO NÃO MEX COM O CLIMA, FOI MUITO SIMPLISTA NESTE PONTO.

 

NO CRUZEIRO É ONDE TEM AQUELE CHALÉ AO LADA DA RODOVIA QUE VAI PARA BOM JARDIM, FICA A UNS 3/4 KM DA SEDE DO DISTRITO, RODEADO DE "MORROS" A 1600 M E ESTARÁ A +- 1500 M.

Link to comment
Share on other sites

Carlos, como é que tu calculaste a média de Cambará e São Francisco de Paula? Muito alta aquelas médias...

 

Então Bruno...quem me passou estas médias, foi o pessoal do Epagri Ciram que foi passado pelo Disme de Poa. Achei altas também e estou desconfiado que são médias simples e não compensadas. Vou dar uma ligada lá novamente pra tirar esta dúvida.

Link to comment
Share on other sites

CONCORDO COM O ZÉ E O GAMBOA. E DISCORDO DO CLIMATOLOGÍSTA QDO DIZ QUE O DESMATAMENTO NÃO MEX COM O CLIMA, FOI MUITO SIMPLISTA NESTE PONTO.

 

NO CRUZEIRO É ONDE TEM AQUELE CHALÉ AO LADA DA RODOVIA QUE VAI PARA BOM JARDIM, FICA A UNS 3/4 KM DA SEDE DO DISTRITO, RODEADO DE "MORROS" A 1600 M E ESTARÁ A +- 1500 M.

 

gostei das colocações do cara. Eu o achei um tanto que debochado. Está certo que contestemos os que não possuem a mesma linha nossa. Mas, com respeito.

Dizer que as matas não são importantes para o clima, que são somente "locais", é questionável. Mas, é um estudioso e temos que respeitar isso.

segundo ele o que regula o clima é a pressão atmosférica do planeta. Buenas, sou leigo. Mas, o desmatamento já causou problemas pelo mundo afora.

Esta estação do Cruzeiro acho que vai ser ótima. Pois, vamos deixar de falar somente em tese. sem a comprovação exata. É tapar a boca de muitos.

Link to comment
Share on other sites

Com certeza Urupema merece o título de cidade mais fria do Brasil. Possível de não ser

o MUNICÍPIO mais frio (até aqui no Sudeste temos candidatos a este título), mas sem dúvidas

a população brasileira que mais sofre com as baixas temperaturas é a urupemense.

 

Basta constatarmos que as temperaturas aferidas pelas estações do CIRAM e do Caio representam

100% o que o povo de lá sente. A localização da cidade de São Joaquim não é tão favorável ao

represamento do ar gelado como em Urupema. Esta última tem uma característica geográfica

mais parecida com Campos do Jordão.

Link to comment
Share on other sites

Agora:

 

Vila Madalena: 16,4

Monte Alegre do Sul: 13,0

Monte Verde: 10,4

Campos do Jordão: 8,7

 

 

Mínimas (diferença para medição anterior)

Vila Madalena: 14,7 (-1,7)

Monte Alegre do Sul: 9,8 (-3,2)

Monte Verde: 6,3 (-4,1)

Campos do Jordão: 4,5 (-4,2)

 

Curioso como em São Paulo afunda menos durante a madrugada e como a altitude dá uma ajuda pra afundar ainda mais! Ah e mais uma vez temos a "clássica" diferença de 5 graus de SP para MAdS e cerca de 10 graus de SP para CDJ. Monte Verde sempre um pouco menos fria que a Vila Inglesa. Tenho a impressão que essa estação está bem no centrinho de Monte Verde. Lembro que quando falei com o "homem do tempo" de Monte Verde ele me falou que tinha 3 estações, depois na próxima ida eu descubro onde estão todas!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito boa a entrevista do sujeito. E também reforço aqui as críticas ao comentário dele sobre o desmatamento, ainda que moderadamente: o desmatamento tem um impacto global na medida em que ganha proporções vastas. Uma parte significativa da superfície do planeta foi modificada. Nós pensamos muito na Amazônia, mas áreas enorme da Rússia, do Canadá e dos EUA já foram desmatados. Isso tem impacto no albedo e na falta de absorvção da radiação solar pela vegetação, que faz a fotossíntese.

 

Do mais, mínima lixo por aqui: 17,2°. Agora já faz 23,6° com 73%. Creio que vou aos 28°. Será um dia quente para maio. Por favor, calor, não venha!!! Fique lá no verão 2013!!

Link to comment
Share on other sites

- Considerando que o pacífico vem aquecendo mais rapidamente em 2012 e tende a caminhar para um episódio de warm-neutral ou El Nino no trimestre JJA, a atmosfera continuará respondendo de maneira mais fraca ao padrão do La Nina ainda oficialmente presente (NCEP), e deverá manter este padrão até no máximo o começo do inverno, normalizando-se mais a diante. Assim, os valores do MEI e do ONI estarão próximos a neutralidade durante o trimestre JJA, e a PDO possivelmente estará ainda negativa e/ou neutra vindo de uma fase muito negativa. Já a SOI apresenta valores negativos e tende a se manter-se com este padrão pelos meses seguintes em vista do comportamento do pacífico.

Com este cenário, e baseado nos registros históricos e correlações entre o pacífico, os índices e o comportamento histórico apresentado, São Joaquim tem mais chances de registrar um inverno entre dentro da normalidade a ligeiramente acima da média, com tendência maior a possibilidade equivalente de um mês mais quente (maior chance segunda metade do inverno) e/ou outro mais frio (maior chance primeira metade do inverno) que a média histórica. Não descartando que um mês ou outro com anomalia apresente forte desvio da média, com a ocorrência de episódios com extremos mais acentuados.

 

Saída do CFS hoje corrobora a idéia acima na "tampa":

 

cfs1.png

 

cfs2-1.png

 

cfs3-1.png

 

cfs4.png

 

cfs5.png

 

Cabe destacar que pode se tratar de coincidência, pois o modelo tem variado muito em suas saídas. Masssssss a titúlo de curiosidade pode ser uma boa pista, e não apenas coincidência com o que foi analisado anteriormente.

 

Obs: vejam as anomalias positivas sobre a região de Nino 1+2, influenciadas pelo aquecimento do pacífico. O que não é uma boa notícia.

Link to comment
Share on other sites

Meio fora do contexto, mas só agora é que eu descobri o tópico 2011 - Resumo Final, feitos pelo Carlos Dias.

 

E tem também os resumos de 2010 e 2009

 

Um belíssimo trabalho.

 

Para que é novo por aqui ou ainda não conferiu, eu recomendo:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=63&t=14656

Sem dúvida, valeu pela informação. Já conferi e percebi coisas muitíssimo interessantes. Aí vão duas considerações:

1 - Realmente a cobertura meteorológica da região da borda da serra do RS deixa a desejar, e muito. Cambará por exemplo, é uma cidade que teria muito a revelar especialmente por causa do frio e da influência da neblina em muitos dias do ano. Acredito que teria máximas comportadíssimas.

2 - Chamou a atenção também Canguçu, minha cidade natal. Olhando a média das temperaturas máximas, percebi que é mais comportada do que Bom Jesus aqui no alto da serra. Detalhe, a diferença entre as duas é de mais de 500m de altitude. Seria a influência do vento da Lagoa dos Patos na cidade? Já que é a primeira barreira mais alta que recebe umidade do leste e o minuano do sul?

Parabéns pelo trabalho, foi excelente esta compilação de dados.

Link to comment
Share on other sites

Meio fora do contexto, mas só agora é que eu descobri o tópico 2011 - Resumo Final, feitos pelo Carlos Dias.

 

E tem também os resumos de 2010 e 2009

 

Um belíssimo trabalho.

 

Para que é novo por aqui ou ainda não conferiu, eu recomendo:

 

http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=63&t=14656

Sem dúvida, valeu pela informação. Já conferi e percebi coisas muitíssimo interessantes. Aí vão duas considerações:

1 - Realmente a cobertura meteorológica da região da borda da serra do RS deixa a desejar, e muito. Cambará por exemplo, é uma cidade que teria muito a revelar especialmente por causa do frio e da influência da neblina em muitos dias do ano. Acredito que teria máximas comportadíssimas.

2 - Chamou a atenção também Canguçu, minha cidade natal. Olhando a média das temperaturas máximas, percebi que é mais comportada do que Bom Jesus aqui no alto da serra. Detalhe, a diferença entre as duas é de mais de 500m de altitude. Seria a influência do vento da Lagoa dos Patos na cidade? Já que é a primeira barreira mais alta que recebe umidade do leste e o minuano do sul?

Parabéns pelo trabalho, foi excelente esta compilação de dados.

 

Obrigado Valdir e tb ao Melo...Canguçu realmente tem um grande potencial de frio e por estar 464m e bem mais ao sul..acaba se destacando. Imaginem se tivéssimos uma Bom Jesus ali...seria fantástico e Urupema perderia feio.

 

Qto as cidades + frias do Brasil (media anual) fica mesmo para Urupema e Bom jardim da Serra...depois vem São Joaquim e Ausentes e depois vem aquele pelotão que todos conhecem. Cambará , Canela, S Chico,Jaquirana, Esmeralda, Calmon, Matos Costa, Sta Cecilia, Campos do Jordão, Senador Amaral e Monte Verde.

Link to comment
Share on other sites

NA MÉDIA ANUAL S.J E URUPEMA, NA DO INVERNO, URUPEMA, SE COLOCARMOS UMA ESTÇÃO NUM PONTO DE BAIXADA EM S.J, IRÁ FICAR PRÓXIMO A URUPEMA E ABAIXO DE BOM JARDIM.

 

NA RODADA DE HOJE JANELA PARA NEVE NO DOMINGO.

 

?

NESTE DOMINGO?!

Certamente não. Talvez no outro. Nesse final de semana e ao longo da próxima teremos o famoso "veranico" de maio.

 

Por aqui está um dia quente: 26,5° com 60%. P.o. em 18,1°. Ficaremos entre 13° e 29° ao longo dos próximos 7 dias, conforme a MetSul: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=217&Caderno=0&Editoria=105.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

NA MÉDIA ANUAL S.J E URUPEMA, NA DO INVERNO, URUPEMA, SE COLOCARMOS UMA ESTÇÃO NUM PONTO DE BAIXADA EM S.J, IRÁ FICAR PRÓXIMO A URUPEMA E ABAIXO DE BOM JARDIM.

 

NA RODADA DE HOJE JANELA PARA NEVE NO DOMINGO.

 

?

NESTE DOMINGO?!

Certamente não. Talvez no outro. Nesse final de semana e ao longo da próxima teremos o famoso "veranico" de maio.

 

Por aqui está um dia quente: 26,5° com 60%. P.o. em 18,1°. Ficaremos entre 13° e 29° ao longo dos próximos 7 dias, conforme a MetSul: http://www.correiodopovo.com.br/Impresso/?Ano=117&Numero=217&Caderno=0&Editoria=105.

 

Abraços calorosos!

Claro que não. Este domingo vai dar praia!

pareço aqueles caras que ligam para programas de rádio para saber "como vai ser o tempo amanhã?"

com tanto modelo à disposição.

os dias vão ser bem agradáveis.

Link to comment
Share on other sites

Todo este ponto alarmista teve proporção na mídia após a convenção de Kioto, que registrou na época dados da Antártica e de um suposto aquecimento ocorrido nos últimos 50 anos (referente ao derretimento da cobertura de gelo naquele ano), lembremos que 4/5 anos após estes relatos a antártica teve recorde de mínimas e de cobertura de gelo, e pouco foi comentado em referencia aos dados alarmistas. Partindo destes dados que iniciaram então o alarme global sobre o clima, lembremos que em 2010 deveríamos estar com 1C acima da média( e onde esta este aquecimento?) o que se comprova são ações para que isso aparente estar acontecendo. Concordo com os colegas que o desmatamento, o CO2, e outras interferências humanas estão afetando microclimas é estão comprovados estes fatos. Porém é fato que a própria antártica está esfriando continuamente a 10 anos e a temperatura global vem diminuindo desde 1997, conforme sonda espacial relacionando temperatura com dados de infravermelho da superfície terrestre verifica-se este resfriamento . Outro ponto paradoxal é referente a chuvas, segundo entendimento quanto mais quente, deveríamos ter mais chuvas, em partes é o que vem acontecendo nas grandes cidades e metrópolis, mais um fato interessante é a confirmação que vem chovendo menos a nível mundial e a pressão atm vem aumentando com a verificação, que a cobertura de nuvens estão em média 1m mais baixas.

Relatos trazem dados importantes a serem questionáveis quanto a temperatura registrada e as médias, pois com a urbanização nas regiões das estações climáticas continentais tiveram acréscimo de 2/3 C, mas os registros das estações marítimas tiveram uma diminuição próxima a 1 C, lembremos a diferença na proporção de superfície imersas.

Outro relato encontrado nos sites diz respeito a fase atual onde as estações oceânicas não estão sendo computadas e há falta de dados vem ocorrendo nas continentais como: as mínimas de algumas estações e desativações de outras. "não dá uma pulga atrás da orelha com o que vem ocorrendo com frequência com a queda nos dados do INMET nos dias de frios expressivos!!!"

O homem deve lutar pela eficiência energética, diminuição da poluição e equilibrio do meio ambiente, lembrando que também estamos inseridos nele, mas também sabemos que alguns setores estão lucrando com o alarme do aquecimento planetário.

Dados insistem em afirmar que estamos indo para um período mais frio do que para um período quente, e se ocorrer o mínimo solar que dados levam que será proporcional ao Mínimo de Dalton (sec XVIII) agora em 2018/2022, se confirmar veremos muitos invernos congelantes nas regiões temperadas e subtropicais.

Em Lages, nublado, vento N, temp. 14,4 C (SE LAI- bairro industrial - 1034m).

Link to comment
Share on other sites

Ainda no clima do tema abordado, aquecimento e Rio+20, interessantes colocações no Blog do Joe BAstardi hoje:

 

"A capacidade de calor dos oceanos é 1.000 vezes maior do que o ar, e o CO2 ocupa 0,04% da atmosfera, com os homens contribuindo (pelos alarmistas) por 3-5% desse CO2, ou 0,00002, da atmosfera.

 

greenhouse2.png"

 

Por que os oceanos são os "big players" e não a atmosfera? Porque tanta atenção ao Nino, AMO, PDO e tantos outros?

 

Muito, muito menos na conta dos 0,00002 de responsabilidade dos humanos na atmosfera

 

Atm.png

 

E aí, quem manda no clima? Os 0,00002 dos humanos na atmosfera ou o planeta água (ops, digo terra)?

Link to comment
Share on other sites

Nenhuma mentira é capaz de sobreviver à verdade.

Mais cendo ou mais tarde as coisas são esclarecidas e postas em seus lugares.

 

Não diria mentira, que é uma palavra forte e pejorativa. Não dá pra acreditar que os alarmistas estejam tão mal intencionados assim. A natureza já está dando sinais...

 

 

Como está esquentando! EUA (maior base de dados, mais confiável), anomalia em relação a normal:

 

 

Anual 1931-1960 x 1982-2011

 

ano1.png

 

 

Verão - Jun-Set 1931-1960 x 1982-2011

 

ano2.png

 

 

 

Alto

Últimos 3 anos - CO2 (pontilhado preto) e temperatura global (azul) / correlação com a mudança de fase da PDO

Baixo

Forte correlação - oceanos X temperatura global / atividade solar x temperatura global

 

ano3.png

Link to comment
Share on other sites

21hs Santa Catarina

 

Bom Jardim da Serra 7,85C

 

Morro da Igreja 8,6C

 

São Joaquim/Climaterra 12C

 

Urupema 12,7C

 

O quê se deve ao fato de SJ/Urupema estar levando um laço de Bom Jardim da Serra nesse momento?

 

Microclima e fatores bem localizados.

 

Será que não pode ser pelo fato do vento quadrante norte ter os campos de santa barbara ao norte de Bom Jardim?

Link to comment
Share on other sites

Os alarmistas estão tão mal intencionados assim a ponto de propagarem mentiras, ou tem algo mais forte despertando "paixões"?

 

EUA financiamento público para pesquisas sobre mudanças climáticas x financiamento privado (Heartland Institute)

 

money.jpg

Penso que o ponto mais importante da entrevista seja justamente o comportamento da classe científica que estuda o clima da Terra. Teríamos que saber quem são, de onde vieram e para quem esse pessoal trabalha. Os canais de financiamentos são muito complexos e remetem os interessados nas pesquisas. Ninguém financia trabalho científico por amor ao conhecimento. Claro que pode haver um interesse genuíno na ciência, mas ela vem acompanhada de cositas mas.

 

Por falar em aquecimento, dia quente por aqui. Tive máxima de 27,8° e não baixei de 57%. Agora faz 19,6° com 80%.

 

Abraços nem tão científicos!

Link to comment
Share on other sites

Que beleza o jardim do "Coutinho's Castle", parece até uma propriedade do interior da Escócia.

 

Diego, nenhuma nuvem no céu da cidade do único time série A de SC. hehehe

 

Nem me fala, Caio...e pelo jeito vai continuar sendo o único time da Série A por algum tempo. É o único que fez e faz o dever de casa há algum tempo e vem colhendo bons resultados.

 

Até agora me dou por satisfeito do meu time voltar a série B. Espero que fique lá por algum tempo e que, mais maduro e estruturado, tenha forças para disputar e se manter na série A!

 

E agora o tempo parece que tempo se estabilizou por aqui, sem chuva, mas ainda nublado...

Link to comment
Share on other sites

Que beleza o jardim do "Coutinho's Castle", parece até uma propriedade do interior da Escócia.

 

Diego, nenhuma nuvem no céu da cidade do único time série A de SC. hehehe

 

Nem me fala, Caio...e pelo jeito vai continuar sendo o único time da Série A por algum tempo. É o único que fez e faz o dever de casa há algum tempo e vem colhendo bons resultados.

 

Até agora me dou por satisfeito do meu time voltar a série B. Espero que fique lá por algum tempo e que, mais maduro e estruturado, tenha forças para disputar e se manter na série A!

 

E agora o tempo parece que tempo se estabilizou por aqui, sem chuva, mas ainda nublado...

 

 

O meu time é o Paraná Clube, estamos na serie B mas não acho uma boa não D Soares... ahuahuaha... fomos para libertadores depois de chegarmos em 5 no brasileiro da serie A, no ano seguinte caímos para serie B do brasileiro e ano passado para serie B do Paranaense... Uma coisa levou a outra... ou seja... melhor continuar na serie A.

 

Agora como o tempo está ruim para o meu Paraná é melhor falar do tempo mesmo.... hauahuhauhau...

Como estamos para o dia 12 e 13 de maio? vi um comentário do Ronaldo falando em janela para neve, pelo pouco que pude ver dentro das minhas limitações vi bastante umidade, mas não vi frio suficiente. Tem como o Ronaldo ou alguém falar um pouco mais sobre isso?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.