Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

VERÃO CLIMÁTICO 2011/2012 (Dez/Jan/Fev/Mar)


Recommended Posts

VERÃO CLIMÁTICO 2011/2012 (Dez/Jan/Fev/Mar)

 

 

 

-Caçador: 19,7

-Lages: 20,1

-Matos Costa: 20,6

-Lagoa Vermelha: 20,7

 

Curitiba : 20,6

 

Apesar de seus quase 2 milhões de habitantes, Curitiba continua sendo uma cidade serrana do sul do Brasil. Se tirarmos 0,5C na média efeito da ilha de calor, estaria simplesmente empatada com Lages, 0,6C na média mais fria que Lagoa Vermelha, uma cidade acima de 800mts no Planalto gaúcho. É um belo verão dada a latitude de Curitiba, e o tamanho de sua área urbana...

Sds.

Link to comment
Share on other sites

VERÃO CLIMÁTICO 2011/2012 (Dez/Jan/Fev/Mar)

 

 

 

-Caçador: 19,7

-Lages: 20,1

-Matos Costa: 20,6

-Lagoa Vermelha: 20,7

 

Curitiba : 20,6

 

Apesar de seus quase 2 milhões de habitantes, Curitiba continua sendo uma cidade serrana do sul do Brasil. Se tirarmos 0,5C na média efeito da ilha de calor, estaria simplesmente empatada com Lages, 0,6C na média mais fria que Lagoa Vermelha, uma cidade acima de 800mts no Planalto gaúcho. É um belo verão dada a latitude de Curitiba, e o tamanho de sua área urbana...

Sds.

 

É o típico caso da MM bem vinda! :D

Link to comment
Share on other sites

Exato, Diego. Por isso acho inadequado comparar Ctba com Lagoa Vermelha. É um pouco como comparar maça com banana. Ctba é abençoada pela MM diurna no verão, ao passo que a serra gaúcha é muito mais ensolarada. Não é a toa que insisto com o Shimutz na questão da dinâmica e nos climas levemente diferentes. Agora que ela tá morando em lages, verá.

Link to comment
Share on other sites

É o típico caso da MM bem vinda! :D

 

Pois é Diego, me lembro de muitas passagens de minha juventude, quando voltava de Balneário pra Curitiba no domingo a tardezinha, o famoso bate-volta de final de semana(ia na sexta e voltava no domingo), e saía com tempo bonito e ensolarado nas lindas tardes de balneário, e chegava em Cuiritba a noite de bermuda e camiseta, e quando descia do carro estava aquele vento gelado vindo da Serra, com o céu tapado pelas nuvens baixas. Era um choque, vinha até um depressão depois de um final de semana na praia.

Em janeiro de 2005, cheguei em Curitiba a noite com 12C e chuviscos, e quando desci do carro de bermuda tive que voltar e pegar um moletom! :good2: É claro que 90% das pessoas odeia a cidade por isso, e vem aquele velhor "jargão" do curitibano: "meu sonho era arrumar um emprego em Santa Catarina e morar em Camboriú ou Floripa"... :laugh:

Ou "Um dia saio dessa cidade, e desse clima de merda"... :laugh:

 

Já quem mora em Joinville tem a faca e o queijo na mão... Em meia hora está em Camboriú, e não precisa passar pela Serra do Mar!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois é Diego, me lembro de muitas passagens de minha juventude, quando voltava de Balneário pra Curitiba no domingo a tardezinha, o famoso bate-volta de final de semana(ia na sexta e voltava no domingo), e saía com tempo bonito e ensolarado nas lindas tardes de balneário, e chegava em Cuiritba a noite de bermuda e camiseta, e quando descia do carro estava aquele vento gelado vindo da Serra, com o céu tapado pelas nuvens baixas. Era um choque, vinha até um depressão depois de um final de semana na praia.

 

Silvio, em POA ocorre exatamente o oposto no verão. Nos bate-volta que faço entre Torres e Porto Alegre nos fim-de-semana, sempre saio da praia com frescor e, ao sair do carro chegando em POA, é aquele choque. Sensação de entrar numa sauna sufocante, mesmo à noite. Bate a mesma depressão dos curitibanos, mas às avessas! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

É o típico caso da MM bem vinda! :D

 

Pois é Diego, me lembro de muitas passagens de minha juventude, quando voltava de Balneário pra Curitiba no domingo a tardezinha, o famoso bate-volta de final de semana(ia na sexta e voltava no domingo), e saía com tempo bonito e ensolarado nas lindas tardes de balneário, e chegava em Cuiritba a noite de bermuda e camiseta, e quando descia do carro estava aquele vento gelado vindo da Serra, com o céu tapado pelas nuvens baixas. Era um choque, vinha até um depressão depois de um final de semana na praia.

Em janeiro de 2005, cheguei em Curitiba a noite com 12C e chuviscos, e quando desci do carro de bermuda tive que voltar e pegar um moletom! :good2: É claro que 90% das pessoas odeia a cidade por isso, e vem aquele velhor "jargão" do curitibano: "meu sonho era arrumar um emprego em Santa Catarina e morar em Camboriú ou Floripa"... :laugh:

Ou "Um dia saio dessa cidade, e desse clima de merda"... :laugh:

 

Já quem mora em Joinville tem a faca e o queijo na mão... Em meia hora está em Camboriú, e não precisa passar pela Serra do Mar!

 

Sds.

 

Verdade, Silvio...Essa é a tônica de Curitiba, e isso que eu acho que a faz ficar mais interessante no verão...Eu já peguei situações semelhantes em Ctba e também em Campo Alegre. O tempo vira de tal forma com o ar frio e úmido e joga as temperaturas para baixo.

 

Eu pude presenciar algo interessante há umas duas semanas, em Campo Alegre..

 

O dia foi de sol e leve calor. Quando a noite começou a cair, as nuvens altas seguiam seu ritmo com o vento oeste/sudoeste, mas as nuvens baixas que vinham da borda da serra com o vento do mar, de leste, fizeram a temperatura cair em ritmo acelerado, com neblina e até chuvisco. A única coisa é que depois de baixar as temperaturas, essas nuvens assumem a função de MM e estancam a queda de temperatura hehehe...

 

O pessoal de Campo Alegre costuma ter essas inversões nos meses de verão também. Já o oeste do planalto norte catarinense pouco tem disto...

 

E quanto a vantagem de Joinville, eu concordo. Estamos muito próximos do litoral e da serra. :good2:

Uma pena é que a BR 101 está cada vez mais defasada. No verão, os engarrafamentos são uma constante.. :negative:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois é Diego, me lembro de muitas passagens de minha juventude, quando voltava de Balneário pra Curitiba no domingo a tardezinha, o famoso bate-volta de final de semana(ia na sexta e voltava no domingo), e saía com tempo bonito e ensolarado nas lindas tardes de balneário, e chegava em Cuiritba a noite de bermuda e camiseta, e quando descia do carro estava aquele vento gelado vindo da Serra, com o céu tapado pelas nuvens baixas. Era um choque, vinha até um depressão depois de um final de semana na praia.

 

Silvio, em POA ocorre exatamente o oposto no verão. Nos bate-volta que faço entre Torres e Porto Alegre nos fim-de-semana, sempre saio da praia com frescor e, ao sair do carro chegando em POA, é aquele choque. Sensação de entrar numa sauna sufocante, mesmo à noite. Bate a mesma depressão dos curitibanos, mas às avessas! :mosking:

 

HAHAHAHA...eu até imaginei o Marcos, Sofrenildo, falando essa frase. Claro que seria muito mais dramática, né?? hahaha

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.