Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

SP - 09/03:

 

Aqui na capital paulista mais uma manha de ceu limpo...o tempo deve virar amanha a noite...algumas minimias de hoje:

 

Barueri: 15,4

Parelheiros: 15,4

Água Funda (IAG/USP): 15,8

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Riacho Grande SBC: 16,1

Pirituba: 16,1

Itaim Paulista: 17,4

M Boi mirim: 17,7

Mirante de Santana: 17,8

Congonhas: 18,0

Vl Madalena: 18,3

Penha: 18,6

Sto Amaro: 18,7

Cidade ademar: 18,8

Campo de Marte: 19,0

 

Interior:

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 08,1

Campos do Jordão (Cptec): 09,5

Campos do Jordão (Inmet): 09,7

São Lourenço da Serra: 10,7

Itararé: 11,4

Barra do Turvo: 11,5

Tapiraí: 11,9

Capão Bonito: 11,9

Juquitiba: 12,2

Apiaí: 13,4

Itapetininga: 13,4

Rancharia: 13,4

Mandurí: 13,9

São Luis do Paraitinga: 14,0

Bom Jesus dos Perdões: 14,9

Campo Limpo Paulista: 15,0

Cândido Mota: 15,1

Monte Alegre do Sul: 15,2

Nazaré Paulista: 15,2

Jundiaí: 15,2

Piracaia: 15,5

Sarutaiá: 15,6

Itariri: 15,8

Itatiba: 15,8

São Pedro: 15,8

Sumaré: 15,8

Taquarituba: 15,8

Paranapanema: 15,9

Assis: 16,0

São Miguel do Arcanjo: 16,0

Bragança Paulista: 16,1

Itaóca: 16,1

Palmital : 16,2

Taubaté: 16,4

Batatais: 16,4

Limeira: 16,4

Iepê: 16,4

Santa Cruz do Rio Pardo: 16,5

Avaré: 16,5

São Manuel: 16,6

Nova Odessa: 16,6

Descalvado: 16,6

Tambaú: 16,8

Piracicaba: 16,8

Pirajú: 16,8

Pardinho: 16,8

Herculândia: 16,8

Atibaia: 16,8

Indaiatuba: 16,9

 

Litoral:

 

São Sebastião - Barra do Una: 16,7

Ubatuba: 16,8

Caraguatatuba: 16,9

Iguape: 17,2

Peruibe: 18,9

Itanhaem: 20,0

Ilhabela: 20,2

Santos: 20,6

Link to comment
Share on other sites

NO DECORRER DE MARÇO;

 

A TEMPERATURA FICA MAIS AMENA, POUCOS DIAS QUENTES E ALGUMAS NOITES GELADAS.

 

REDUZ OU PARA O CRESCIMENTO DA MAIORIA DAS PLANTAS

 

CESSA QUASE DE VEZ AS TROVOADAS DE FIM DE TARDE DO DIA 10/15 EM DIANTE.

 

AVES MIGRATÓRIAS JÁ SE FORAM

 

SÃO OS SINAIS DO OUTONO, AQUI COMEÇA MAIS CEDO DEVIDO A ALTITUDE, O INÍCIO É MAIS SENTIDO NA TEMPERATURA E REDUÇÃO DRÁSTICA DA CONVECÇÃO DE FIM DE TARDE.

Link to comment
Share on other sites

Eu não me iludo, sei que o outono ainda não chegou ao Sudeste. Estamos com esta impressão

por causa deste forte bloqueio, que "imita" a condição típica de nossa região durante os meses

mais frios do ano.

 

Para as cidades de maior altitude, o resfriamento noturno ocorre naturalmente, mesmo no

verão. O outono climático aqui em MG, pelo que observo, sempre começa depois do outono

astronômico. E geralmente é super rápido... começa na primeira quinzena de Abril, termina

quase sempre em meados de Maio.

 

Ou seja, ainda falta 1 mês para sairmos em definitivo do verão climático.

Bingo!! É exatamente esse o quadro: o de uma "imitação" dos bloqueios no inverno.

 

Abraços com bloqueio!

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre a atmosfera de outono começa normalmente na metade de abril. Aliás, o outono costuma ser a mais curta das estações. Dura cerca de 1 mês, pois o inverno climático começa normalmente logo depois, em meados de maio.

 

A primavera, num sentido inverso, é bem mais longa que o outono. Começa no início de setembro e vai até o final de novembro. São quase 3 meses de primavera.

 

O verão é a estação mais longa. Vai do final de novembro até meados de abril. São quase 5 meses de estação.

 

O inverno dura cerca de 3 meses e meio.

 

PS: quanta saudade dos 15C......

Penso que o verão é um pouco mais curto. Me recordo algumas vezes do verão começar no início ou metade de dezembro, se instalando definitivamente nos últimos dez dias do mês, que geralmente têm um calorão! Se bem que nos últimos anos o verão tem atrasado um bocado. Esse verão começou mesmo logo depois da virada do ano. Até o reveillon ainda tínhamos dias relativamente frios. Lembra o que foi o Natal e a virada? No ano passado foi no Natal. Em 2009, sim, começou em novembro, lá pelo meio do mês.

 

Em anos de invernos ruins o outono vai até junho, às vezes no meio do mês.

 

Bizarro foi 2007 com uns 20 dias de outono. O verão e o inverno estavam com tudo e expremeram a criança, hehehehehe.

 

---

 

Uma coisa que o pessoal não pode confundir é a radiação solar e as horas de sol com o padrão atmosférico. Aqui em POA, 30°S, estamos com uma dinâmica clara de verão. Claríssima! Verão com tudo! Mas já se percebe que o sol não é tão intenso. No final de fevereiro a inclinação solar começou a projetar a luz na borda das janelas da minha casa. Agora já pega no chão, do lado de dentro. Também temos menos tempo de sol. Tanto é que mesmo com todo esse calor a temperatura tem caído bem à noite. Hoje estava com 24,3° à meia-noite. Mesmo com umidade alta, algumas nuvens e vento E, cheguei a 22,6°. Fosse no meio do verão e teria praticamente estancado. Esse 1° a menos na mínima faz alguma diferença.

 

Agora faz 29,6° com 61% e venta de SE a 8,1 km/h.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

SP - 09/03:

 

Aqui na capital paulista mais uma manha de ceu limpo...o tempo deve virar amanha a noite...algumas minimias de hoje:

 

Barueri: 15,4

Parelheiros: 15,4

Água Funda (IAG/USP): 15,8

Guarulhos (Cumbica): 16,0

Riacho Grande SBC: 16,1

Pirituba: 16,1

Itaim Paulista: 17,4

M Boi mirim: 17,7

Mirante de Santana: 17,8

Congonhas: 18,0

Vl Madalena: 18,3

Penha: 18,6

Sto Amaro: 18,7

Cidade ademar: 18,8

Campo de Marte: 19,0

 

Interior:

 

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 08,1

Campos do Jordão (Cptec): 09,5

Campos do Jordão (Inmet): 09,7

São Lourenço da Serra: 10,7

Itararé: 11,4

Barra do Turvo: 11,5

Tapiraí: 11,9

Capão Bonito: 11,9

Juquitiba: 12,2

Apiaí: 13,4

Itapetininga: 13,4

Rancharia: 13,4

Mandurí: 13,9

São Luis do Paraitinga: 14,0

Bom Jesus dos Perdões: 14,9

Campo Limpo Paulista: 15,0

Cândido Mota: 15,1

Monte Alegre do Sul: 15,2

Nazaré Paulista: 15,2

Jundiaí: 15,2

Piracaia: 15,5

Sarutaiá: 15,6

Itariri: 15,8

Itatiba: 15,8

São Pedro: 15,8

Sumaré: 15,8

Taquarituba: 15,8

Paranapanema: 15,9

Assis: 16,0

São Miguel do Arcanjo: 16,0

Bragança Paulista: 16,1

Itaóca: 16,1

Palmital : 16,2

Taubaté: 16,4

Batatais: 16,4

Limeira: 16,4

Iepê: 16,4

Santa Cruz do Rio Pardo: 16,5

Avaré: 16,5

São Manuel: 16,6

Nova Odessa: 16,6

Descalvado: 16,6

Tambaú: 16,8

Piracicaba: 16,8

Pirajú: 16,8

Pardinho: 16,8

Herculândia: 16,8

Atibaia: 16,8

Indaiatuba: 16,9

 

Litoral:

 

São Sebastião - Barra do Una: 16,7

Ubatuba: 16,8

Caraguatatuba: 16,9

Iguape: 17,2

Peruibe: 18,9

Itanhaem: 20,0

Ilhabela: 20,2

Santos: 20,6

 

 

Carlos, que mínima impressionante em São Lourenço da Serra, região metropolitana de São Paulo!!! Ficou perto de Monte Verde que registrou 10,3ºC.

Link to comment
Share on other sites

Desvios Mar12 - até dia 08:

 

Porto Alegre: (+02,3) 25,4

 

Florianópolis: (+02,2) 25,9

 

Curitiba: (+03,1) 22,1

 

São Paulo: (+01,9) 23,6

 

Anomalia positiva em Juiz de Fora também. Como pode o outono estar chegando, frente a estas anomalias positivas ? :mosking:

Isso mostra que o bloqueio é ruim para TODO MUNDO!! E pior ainda para o Sul, que fica com pré-frontal. Aqui recebemos o calor drenado pela mTa e temos menos frio em altura.

 

Nesses primeiros oito dias do mês tenho as seguintes médias:

 

mínima: 21,4°

 

máxima: 33,0° :negative:

 

simples: 27,2° :negative:

 

Lixo. Agora temos MAIS um dia bem quente aqui. Faz 32,1° com 49%. Sensação de 35°. Venta de E a 9,2 km/h.

 

Abraços com bloqueio!

Link to comment
Share on other sites

Desvios Mar12 - até dia 08:

 

Porto Alegre: (+02,3) 25,4

 

Florianópolis: (+02,2) 25,9

 

Curitiba: (+03,1) 22,1

 

São Paulo: (+01,9) 23,6

 

Anomalia positiva em Juiz de Fora também. Como pode o outono estar chegando, frente a estas anomalias positivas ? :mosking:

 

Pois é, foi isso que eu chamei a atenção!! Como pode Curitiba não estar sob onda de calor com +3C?? E São Paulo está com outono antecipado com quase média de verão?

Curitiba teve média de 20.4C em Janeiro, ou seja, está +2C em março em relação a Janeiro...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

A primeira semana de março foi muito quente. Na segunda semana as temperaturas cairam sensivelmente. Mesmo assim as anomalias seguem fortes, por conta da primeira semana. Acho que o pessoal acredita que mudou o padrao para o outono por causa do resfriamento e diminuição de chuvas da segunda semana do mes, o que faz sentido!

Link to comment
Share on other sites

Bom, outono ou não, por aqui minima de 10,3°C e agora 27,4°C.

 

@Joao, e se essa for a normal 61/90, pra mim não condiz com a realidade de muitas capitais mais, é sábido que elas ficaram mais quentes, basta compara-las com as RMs, talvez na semi 91/10 esteja bem próximo da média e com as minimas até um pouco abaixo do normal nos ultimos dias.

 

O mirante teve minima maior que o litoral? :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Então a minha previsão na semana passada se confirmou, foi na terça ou quarta passada que eu havia dito que o "core" do verão iria terminar a partir do final de semana passado. Eu não sei quando iniciará o outono climático, mas que esse ano o ápice do verão terminou mais cedo isso é inegável. No ano passado tivemos um comportamento atípico, as trovoadas de verão foram até iniício de Abril, inclusive uma delas deixou o centro todo de Blumenau quase sem luz, e muito granizo, foi um começo de mês de abril bem atípico, assim como está sendo um começo de março atípico.

Link to comment
Share on other sites

Minima em Riacho Grande do Sul 1.7ºC mais baixa que o Mirante/SP?

 

SÓ?

 

Olha, está se confirmando o que eu sempre dizia. As mínimas frustrarão...

 

Anote aí, Carlos: Lages, mínima 15,1ºC hoje. :hi:

 

Shimutz...1,7 de diferença nas minimas sem presença de ar frio nenhum e ainda com anomalia positiva de 2 graus por aqui...frustação onde..?? Está otimo....e Lagex que se cuide...pois vou ter muitas dias, que o Riacho do Jordão bateram sua nova terra...mas nas máximas...

Link to comment
Share on other sites

Minima em Riacho Grande do Sul 1.7ºC mais baixa que o Mirante/SP?

 

SÓ?

 

Olha, está se confirmando o que eu sempre dizia. As mínimas frustrarão...

 

Anote aí, Carlos: Lages, mínima 15,1ºC hoje. :hi:

 

Shimutz...1,7 de diferença nas minimas sem presença de ar frio nenhum e ainda com anomalia positiva de 2 graus por aqui...frustação onde..?? Está otimo....e Lagex que se cuide...pois vou ter muitas dias, que o Riacho do Jordão bateram sua nova terra...mas nas máximas...

 

A anomalia positiva vale para os dois. No mais, concordo com o Shimutz no quesito mínimas. Bordas de serra são péssimas para isso, muito embora as máximas sejam espetaculares.

Link to comment
Share on other sites

Minima em Riacho Grande do Sul 1.7ºC mais baixa que o Mirante/SP?

 

SÓ?

 

Olha, está se confirmando o que eu sempre dizia. As mínimas frustrarão...

 

Anote aí, Carlos: Lages, mínima 15,1ºC hoje. :hi:

 

Shimutz...1,7 de diferença nas minimas sem presença de ar frio nenhum e ainda com anomalia positiva de 2 graus por aqui...frustação onde..?? Está otimo....e Lagex que se cuide...pois vou ter muitas dias, que o Riacho do Jordão bateram sua nova terra...mas nas máximas...

 

A anomalia positiva vale para os dois. No mais, concordo com o Shimutz no quesito mínimas. Bordas de serra são péssimas para isso, muito embora as máximas sejam espetaculares.

 

Marsilac e Parelheiros ficam a borda da serra e sempre estão entre as estações mais frias de São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

A primeira semana de março foi muito quente. Na segunda semana as temperaturas cairam sensivelmente. Mesmo assim as anomalias seguem fortes, por conta da primeira semana. Acho que o pessoal acredita que mudou o padrao para o outono por causa do resfriamento e diminuição de chuvas da segunda semana do mes, o que faz sentido!

 

Exatamente, João.

 

No interior de São Paulo a saída do Verão é normalmente sentida no final de Março em diante, quando diminui a precipitações, cai a umidade do ar, aumenta a amplitude térmica e as mínimas também caem um pouco.

 

E o pior é que os picos de calor nessa fase não somem, pelo contrário, é normal que eles aconteçam até mesmo por conta da estabilização da atmosfera ou até mesmo devido à aproximação de eventuais frentes frias.

 

É um processo mais sutil do que o registrado no Sul, sendo que, para o meu gosto, o outono-inverno daqui em Jundiaí é puro lixo mesmo.

 

Já disse antes mas vou dizer de novo: por aqui se sabe que o outono chegou por causa das folhas secas que os lojistas jogam no piso das vitrines das lojas dos shopping centers... :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Minima em Riacho Grande do Sul 1.7ºC mais baixa que o Mirante/SP?

 

SÓ?

 

Olha, está se confirmando o que eu sempre dizia. As mínimas frustrarão...

 

Anote aí, Carlos: Lages, mínima 15,1ºC hoje. :hi:

 

Shimutz...1,7 de diferença nas minimas sem presença de ar frio nenhum e ainda com anomalia positiva de 2 graus por aqui...frustação onde..?? Está otimo....e Lagex que se cuide...pois vou ter muitas dias, que o Riacho do Jordão bateram sua nova terra...mas nas máximas...

 

Seria Riacho Grande a "Fontoura Xavier" Paulistana? Ou quem sabe uma espécide de "Vale do Fão"?? :mosking:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

obrigado carlos :good2: ,mas as minimas de algumas estacoes parece estar erradas como a da vila militar que esta na casa dos 29 graus e eutenho certeza que ela abaixou mais. :good:

Depois de clicar na estação desejada, clique no ícone dados, na próxima janela digite os numeros, clique em OK e seja feliz!!! :good2:

 

Também não sabia disso, aprendi com a galera aqui!

obrigado thiago. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Sobre esse negócio se o outono já sinalizou ou não, eu até o início da semana estava na corrente dos que achava que não; defendia a tese que até então não tínhamos tido prenúncios, mudanças atmosféricas plausíveis, pois até semana anterior as máximas e principalmente as mínimas estavam altas ainda, e vínhamos de um fevereiro tórrido. (tô falando para SP).

 

Esta semana ainda está fazendo calor durante o dia! Tem chegado aos 30ºC quase que diariamente. Mas algumas mudanças sútis em relação até a semana anterior são notórias:

 

1) Rápida queda da temperatura no decorrer da tarde

 

2) Forte infiltração do vento SE partir da tarde

 

3) Mínimas matinais sensivelmente mais frescas

 

4) Tempo mais seco

 

Acredito que são prenúncios suficientes que demonstram que o outono já sinalizou; já houve uma mudança sim! E estas mudanças citadas se acentuam a cada dia que passa até o outono se instalar definitivamente a partir de abril até meados de maio com sol, tempo seco, e médias mínimas de 15/16ºC e máximas de 25/26ºC aqui para SP.

 

Levantei a questão sobre a possível mudança para o outono ocorrer antes em latitudes menores do que maiores e alguns do Fórum se posicionarão favoráveis a essa idéia. Não sei a teoria, mas na prática é o que está se verificando.

 

Sobre Curitiba, a média das mínimas nesta semana está em 16ºC. Na semana passada estava em 19ºC. Não é uma bela mudança já?

 

Mais para baixo realmente, a mudança pouco surtiu. PoA permanece com máximas elevadíssima e mínima alta, porém já não é aquela mínima alta de outrora de final de fevereiro, o que também pode se denotar uma mudança MUITO sutil.

Link to comment
Share on other sites

Bom, outono ou não, por aqui minima de 10,3°C e agora 27,4°C.

 

@Joao, e se essa for a normal 61/90, pra mim não condiz com a realidade de muitas capitais mais, é sábido que elas ficaram mais quentes, basta compara-las com as RMs, talvez na semi 91/10 esteja bem próximo da média e com as minimas até um pouco abaixo do normal nos ultimos dias.

 

O mirante teve minima maior que o litoral? :rofl:

 

Nossa! Vargem Grande Paulista deve ser o local da Grande SP com as menores mínimas. Estou há uns 10 Km do Sipriano e a diferença é brutal. Ontem tive 16,5ºC aqui na Granja Viana e lá em VGP 14,2ºC, hoje tive 16ºC e lá 10,3ºC. Tinha certeza que a diferença das mínimas dos "centros" de SP para a Granja Viana (como Inmet, Congonhas) fosse maior do que em relação da Granja Viana à Vargem Grande Paulista. Mas pelos dados estava enganado.

 

Em atuações de ar polar forte e com céu limpo a diferença da Granja Viana para o Inmet chega a dar de quase 4ºC. E olha que o Inmet não é ruim de mínimas para SP; Congonhas, Paulista (Consolação), e Vila Madalena são terríveis. Um lugar excelente para SP é o IAG/USP; fora os longíquos Parelheiros e Marsilac.

 

Aliás, Vargem Grande Paulista bate até em Marsilac nas mínimas pelos dados do Sipriano.

 

Meu recorde de mínima ano passado na Granja Viana foi de 2,5ºC, no final de junho. No Inmet foi de 6,1ºC, no mesmo período.

Link to comment
Share on other sites

Marsilac é no meio da serra do mar, é até possivel ver o mar de lá, é tão umido que as minimas por lá me surpreendem, no passado, devia ser um dos locais mais quentes em minima, aqui pode até ter em alguns dias as minimas da RMSP,(já que é a cidade de maior altitude e a região de maior altitude depois da serra da cantareira), mas continuo crendo que na média, alguma baixada na serra da cantareira tem as menores minimas.

Link to comment
Share on other sites

Tive uma mínima de 16,9°C no final de janeiro, considerável para uma região bem mais continental, o que não quis dizer que o outono estava batendo na porta. O fato é que o clima mais seco dos últimos 3 meses e agora essa mp marítima velha, seca e bloqueadora está fazendo com que muitas árvores se desfaçam de bons acumulados de folhas secas. E hoje eu vi algumas nuvens no céu! Sim, estavam ausentes nos últimos dias. Aliás, o Simepar coloca chance de chuva isolada para a metade norte do PR a partir de amanhã. Hoje ainda foi seco demais, a UR chegou a 26%, com mínima de 20,2°C e máx de 34,5°C. Como estamos sendo maltratados... Não esqueçam que as "chuvas de março fecham o verão". Ao menos na teoria / ditado popular.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, essa discussão de vocês, meus amigos paulistas, parece conversa de grego, japonês, de outro mundo!! Essas mínimas de 10°/14° eu tenho no meio do outono. Nem sonho em ter isso em março... talvez 14° ou 13°, mas numa manhã só.

 

Poucas vezes tive tanta inveja de São Paulo! :russian:

 

o calor de hoje parece estar cansado. Refrescou para ficar em torno dos 30°C :sarcastic:

tá na hora de entrar algo na semana que vem. Pra dormir sem ar ou ventilador.

É um saco dormir com estas geringonças.

hoje, já tá mais civilizado.

Eu tive máxima de 32,6°, exatamente igual à máxima do Metroclima lá na Setório. O valor foi às 14:21. No meio da tarde ficou em 30°. Realmente parece que o calor "cansou", hehehe. :mosking:

 

Essa noite está boa. Tenho 23,6° com 83% e venta de E a 10,1 km/h. Às vezes de SE. Dose vai ser de amanhã até terça. Creio que no meio da manhã, lá pelas 10 h, a gente bate os 30°.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Marsilac é no meio da serra do mar, é até possivel ver o mar de lá, é tão umido que as minimas por lá me surpreendem, no passado, devia ser um dos locais mais quentes em minima, aqui pode até ter em alguns dias as minimas da RMSP,(já que é a cidade de maior altitude e a região de maior altitude depois da serra da cantareira), mas continuo crendo que na média, alguma baixada na serra da cantareira tem as menores minimas.

 

 

Acredito que Mairiporã deve ter as menores mínimas da RMSP...

Link to comment
Share on other sites

Meia Noite e Campos já está com 11,8ºC... Na Vila Madalena 20,6ºC e aqui em casa 20,5ºC.

 

Aqui em Mogi, 19,2ºC. Fico por aqui até segunda. Saí de Itapevi às 21:50h com 19,7ºC

Quanto à Mairiporã, só acredito em mínimas espetaculares por lá no topo da Cantareira, divisa com a capital paulista à 1200m de altitude. Na área central, com represa ao lado e altitude média de 750m, não deve ser nada competitiva frente à cidades feito S. Lourenço da Serra e V. Gde. Paulista.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, essa discussão de vocês, meus amigos paulistas, parece conversa de grego, japonês, de outro mundo!! Essas mínimas de 10°/14° eu tenho no meio do outono. Nem sonho em ter isso em março... talvez 14° ou 13°, mas numa manhã só.

 

Poucas vezes tive tanta inveja de São Paulo! :russian:

 

Marcos, o clima da RMSP só presta, em média, à partir de um raio de 25km da Praça da Sé.

Quando estou na capital paulista, principalmente à noite, me sinto como se estivesse em uma outra zona climática, tamanha a diferença.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, essa discussão de vocês, meus amigos paulistas, parece conversa de grego, japonês, de outro mundo!! Essas mínimas de 10°/14° eu tenho no meio do outono. Nem sonho em ter isso em março... talvez 14° ou 13°, mas numa manhã só.

 

Poucas vezes tive tanta inveja de São Paulo! :russian:

 

Marcos, o clima da RMSP só presta, em média, à partir de um raio de 25km da Praça da Sé.

Quando estou na capital paulista, principalmente à noite, me sinto como se estivesse em uma outra zona climática, tamanha a diferença.

O problema de SP é que a Região Metropolitana é grande DEMAIS!! Como o frio daí é basicamente por perda de radiação, a situação se agrava. Com adevecção é menos pior. Com o tempo teriam de tirar edifícios velhos e fazer praças e parques e "diluir" um pouco a cidade. Mas duvido muito que isso vá acontecer.

 

Por aqui faz 23,0° com 83% e caindo um pouco mais rápido.

 

Abraços microclimáticos!

Link to comment
Share on other sites

Meia Noite e Campos já está com 11,8ºC... Na Vila Madalena 20,6ºC e aqui em casa 20,5ºC.

 

Aqui em Mogi, 19,2ºC. Fico por aqui até segunda. Saí de Itapevi às 21:50h com 19,7ºC

Quanto à Mairiporã, só acredito em mínimas espetaculares por lá no topo da Cantareira, divisa com a capital paulista à 1200m de altitude. Na área central, com represa ao lado e altitude média de 750m, não deve ser nada competitiva frente à cidades feito S. Lourenço da Serra e V. Gde. Paulista.

 

 

Lembro de algumas geadas em Mairiporã no ano passado, a cidade fica em uma baixada com Montanhas de uns 1100, 1200m no entorno...

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, essa discussão de vocês, meus amigos paulistas, parece conversa de grego, japonês, de outro mundo!! Essas mínimas de 10°/14° eu tenho no meio do outono. Nem sonho em ter isso em março... talvez 14° ou 13°, mas numa manhã só.

 

Poucas vezes tive tanta inveja de São Paulo! :russian:

 

Marcos, o clima da RMSP só presta, em média, à partir de um raio de 25km da Praça da Sé.

Quando estou na capital paulista, principalmente à noite, me sinto como se estivesse em uma outra zona climática, tamanha a diferença.

O problema de SP é que a Região Metropolitana é grande DEMAIS!! Como o frio daí é basicamente por perda de radiação, a situação se agrava. Com adevecção é menos pior. Com o tempo teriam de tirar edifícios velhos e fazer praças e parques e "diluir" um pouco a cidade. Mas duvido muito que isso vá acontecer.

 

Por aqui faz 23,0° com 83% e caindo um pouco mais rápido.

 

Abraços microclimáticos!

 

E aquele projeto de pintar de branco todos os topos de prédios ou de plantar árvores? Seria interessante, não acham? O Kassab ao invés de reduzir a velocidade em avenidas para 60 km/h e dar dinheiro para Escolas de Samba poderia se ocupar com essas medidas esfriar um pouco a chapa de concreto!

Link to comment
Share on other sites

E aquele projeto de pintar de branco todos os topos de prédios ou de plantar árvores? Seria interessante, não acham? O Kassab ao invés de reduzir a velocidade em avenidas para 60 km/h e dar dinheiro para Escolas de Samba poderia se ocupar com essas medidas esfriar um pouco a chapa de concreto!

 

Concordo... aliás, aquele verme só faz mer**, feito a restrição de caminhões, a última dele. Vim pra Mogi com a Marginal Tietê abarrotada de caminhões em quase todas as pistas. Pra minha própria segurança, eu e muitos outros motociclistas temos que circular na pista expressa da Marginal que ele, pra variar, proíbe. Pra mim foi o pior prefeito de todos os tempos, superando aquela alma sebosa do Pitta.

 

Aqui em Mogi a mínima foi interessante: 14,1ºC. Gostaria de ver as mínimas de hoje dos outros foristas que moram próximo da Serra do Mar, feito o Lucci e o Carlão. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Goiânia acabou o "veranico", pois já tivemos 3 dias consecutivos de chuvas. E hj amanheceu nublado, com novas perspectivas de chuvas. Agora agradáveis 20°C.

Aqui no planalto central o outono inicia-se em abril, com a diminuição das chuvas e o maior resfriamento noturno. Além disso, começamos a sentir algum resquício de massas polares que vem de sul. Ele dura até fins de maio ou início de junho (varia ano a ano), quando entramos em inverno.

Link to comment
Share on other sites

Há alguns picos de 1300 metros ao Sul de Jundiai, não sei se estão na RM.

 

João, essa elevação é a nossa famosa Serra do Japi. Ela tem uma cobertura muito representativa de Mata Atlântica, possivelmente a maior extensão contínua e preservada dela de todo o interior do estado.

 

Eu moro muito perto dela. Apesar de morar em apartamento, o nosso condomínio está a uns meros 2 Km da portaria da Área de Proteção Ambiental. Daqui da minha janela eu tenho uma boa visão dela. O lado negativo é a especulação imobiliária, que tem forçado os limites da Serra. E a prefeitura local quase autorizou a instalação de hotéis, resorts e até condomínios dentro da área protegida ao redor.

 

Sobre a Região Metropolitana, Jundiaí não faz parte dela, mas inclui a parte mais representativa do Japi. A serra é dividida com outros municípios, que são Cabreúva e Cajamar. Cajamar faz parte da RMSP.

 

Aliás, o Japi é curioso porque tem um topo tão aplainado (a uns 1200 m), que na década de 1970 autorizaram a construção de casas lá no alto. E tem até um condomínio lá. Mas com as limitações impostas pela APA, ele não se expande mais e tem pouco valor comercial.

 

Eu nem tenho autorização para pegar a estrada e subir lá, uma vez eu consegui subir de carro (tem estrada asfaltada até o topo), mas consegui isso passando uma conversa (sem molhar mão de ninguém) no guarda.

 

Muito interessante mesmo seria instalar uma estação no topo dessa Serra...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.