Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Cenário ruim para os produtores do Sul. Mas se o El Niño resolver aparecer, é bem possível que esse quadro não se confirme. Grosso modo é isso.

 

Aqui um falso refresco: mínima de 19,6°. Agora já está 29,7° com 56%. Estou saindo para Caxias do Sul e volto amanhã à tarde. Felizmente saberei o que é 15°. Essa deve ser a mínima por lá no domingo. Minha saudosa Caxias trazendo as boas lembranças do friozinho!! :good2:

 

Aqui sol e nuvens com vento E a 13,8 km/h.

 

Bom final de semana a todos! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Já estou feliz porque para Ctba o GFS tá colocando o retorno de temperaturas normais para Janeiro (26oC/16oC) - isso em pleno início de março - a partir do final de semana e daí por até 1 semana! Pelo menos voltaria a ser possível dormir direito, he he he!!! Que pobreza, he he he!!!! :good:

 

Salve Joseph Vincent!

O que dizer de nós, sobeviventes de Mauhá, que passamos fevereiro à base de 20,6/28,5? :hang1: :pleasantry:

Obs: ao nível do solo deve ter dado algo em torno de 19,5/30

 

Estive no Aero(SJP) no comecinho dessa semana, e reparei que tanto lá quanto na capital havia neblina de madrugada!! Nos últimos dias, parece que houve céu limpo todos os dias...

 

Sds.

 

Boiei Coletty! Entendi o seu coment, mas não o que você quis dizer com ele!

Abraços flutuantes! :good2:

Link to comment
Share on other sites

A Metsul prevê mais uma onda de calor iniciando amanhã no RS. Não sei mais o que fazer com esse calor todo. já tá enjoativo isso!!!

alguém sabe quando virá um refresco mesmo? porque só um ou dois dias pra mim não é nada!!! :cray:

 

A partir de Abril é garantido, hehehe ! :good2:

O verão está terminando, restam apenas mais umas 3 ou 4 semanas, mas a impressão que dá é que

falta muito ainda pra terminar, pois o calor aqui está bem mis forte que em Dezembro ou Janeiro.

 

Hoje mais uma máxima elevada: 30,2ºC

Link to comment
Share on other sites

A Metsul prevê mais uma onda de calor iniciando amanhã no RS. Não sei mais o que fazer com esse calor todo. já tá enjoativo isso!!!

alguém sabe quando virá um refresco mesmo? porque só um ou dois dias pra mim não é nada!!! :cray:

 

A partir de Abril é garantido, hehehe ! :good2:

O verão está terminando, restam apenas mais umas 3 ou 4 semanas, mas a impressão que dá é que

falta muito ainda pra terminar, pois o calor aqui está bem mis forte que em Dezembro ou Janeiro.

 

Hoje mais uma máxima elevada: 30,2ºC

 

Calor, que calor? [/sarc]

 

Temperatura Global -0,12ºC em fevereiro 2012.

 

UAH_LT_1979_thru_February_2012.png

Link to comment
Share on other sites

ote="Renan"]

 

Temperatura Global -0,12ºC em fevereiro 2012.

 

UAH_LT_1979_thru_February_2012.png

 

 

Pois e, continua mantendo a media alta de 1998 pra ca!!!

Infelizmente, as mínimas dos anos 80 e 90 foram bem mais baixas, seja pelas erupções vulcânicas ou outros fatores! Na media, a temperatura visivelmente mais baixas nos 80's and 90's.

 

Mafili, vc tem esse gráfico da temp global desde os anos 70? :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

de 1 a 10, qual o nível de confiabilidade desse gráfico?

 

A sonda AMSU é incrível tem resolução menor 0,000001K ou 0,000001ºC. Os maiores problemas são os parâmetros orbitais (vento solar, arraste, campo gravitacional e etc) estatisticamente os resultados são significantes em algo entre 95 e 99. A nota é acima de 9.

 

O problema maior é o que fazer com os dados.

 

Então, vamos escolher o período 2002/2012, (fiz o gráfico e a tendência linear)

 

A tendência linear é plana. Conclusão: Não há aquecimento líquido significativo desde 2002. Todos os campos concordam.

 

Porém,

 

A- Céticos como eu acham o aquecimento desde a pequena idade do gelo (também conhecido como ótimo climático) está chegando ao fim.

 

B- Outros céticos além da conclusão acima acham que estamos indo para uma era glacial.

 

C- Alguns aquecimentistas acham que o aquecimento parou devido as limitações das emissões de carbono.

 

D- Outros aquecimentistas juramentados acham que o calor está escondido no fundo dos oceanos e em breve iremos para o CAGW (catastrófico aquecimento global antropogênico).

 

E- Deve existir um milhão de opiniões diferentes.

 

beto2-1.png

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como as plantas respondem muito mais à atividade solar do que à temperatura. Como eu citei em post anterior, a atmosfera ainda está de verão; o outono nem deu as caras, entretanto o plátano de casa já está todo amarelado e com folhas já caindo. Aliás não há nenhum prenúncio de que o outono está batendo a porta.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como as plantas respondem muito mais à atividade solar do que à temperatura. Como eu citei em post anterior, a atmosfera ainda está de verão; o outono nem deu as caras, entretanto o plátano de casa já está todo amarelado e com folhas já caindo. Aliás não há nenhum prenúncio de que o outono está batendo a porta.

 

A PRIMEIRA RESPOSTA NÃO É DA TEMPERATURA, SIM DO ENCURTAMENTO DO DIA, ESTE É O PRINCIPAL FATOR QUE LEVA A PALNTA A ENTRAR EM DORMÊNCIA, TAMBÉM A SECA E TEMPERATURA. O MAIS FORTE É O FOTOPERÍODO.

Link to comment
Share on other sites

de 1 a 10, qual o nível de confiabilidade desse gráfico?

 

A sonda AMSU é incrível tem resolução menor 0,000001K ou 0,000001ºC. Os maiores problemas são os parâmetros orbitais (vento solar, arraste, campo gravitacional e etc) estatisticamente os resultados são significantes em algo entre 95 e 99. A nota é acima de 9.

 

O problema maior é o que fazer com os dados.

 

Então, vamos escolher o período 2002/2012, (fiz o gráfico e a tendência linear)

 

A tendência linear é plana. Conclusão: Não há aquecimento líquido significativo desde 2002. Todos os campos concordam.

 

Porém,

 

A- Céticos como eu acham o aquecimento desde a pequena idade do gelo (também conhecido como ótimo climático) está chegando ao fim.

 

B- Outros céticos além da conclusão acima acham que estamos indo para uma era glacial.

 

C- Alguns aquecimentistas acham que o aquecimento parou devido as limitações das emissões de carbono.

 

D- Outros aquecimentistas juramentados acham que o calor está escondido no fundo dos oceanos e em breve iremos para o CAGW (catastrófico aquecimento global antropogênico).

 

E- Deve existir um milhão de opiniões diferentes.

 

beto2-1.png

 

Beleza, deu pra entender bem :good2:

 

Infelizmente, por enquanto, só ficando mais velho para ver quem está com a razão :-|

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como as plantas respondem muito mais à atividade solar do que à temperatura. Como eu citei em post anterior, a atmosfera ainda está de verão; o outono nem deu as caras, entretanto o plátano de casa já está todo amarelado e com folhas já caindo. Aliás não há nenhum prenúncio de que o outono está batendo a porta.

 

Os plátanos aqui ainda estão verdinhos, verdinhos... Mas já da pra sentir aquele friozinho típico de outono, em que você não pode sair de casa sem um casaco. Não tem coisa melhor do que sentir esse primeiro frescor depois de tantos dias quentes! :heart:

Link to comment
Share on other sites

Ainda não é meio dia mas a temperatura aqui dentro do meu quarto já está em 27,1ºC. Bem

desagradável.

 

Impressionante como as plantas respondem muito mais à atividade solar do que à temperatura. Como eu citei em post anterior, a atmosfera ainda está de verão; o outono nem deu as caras, entretanto o plátano de casa já está todo amarelado e com folhas já caindo. Aliás não há nenhum prenúncio de que o outono está batendo a porta.

 

Nada de outono à vista, mas acontece o mesmo por aqui. Devido à falta de chuva (principalmente) e aos dias já estarem mais curtos, as árvores caducifólias já começam

a perder suas folhas.

Link to comment
Share on other sites

Sim Sipriano, estamos sob domínio de pressão alta aqui em SP. As temperaturas máximas ainda estão altas, mas no entardecer já entram stratus vindos de sudeste, enviados pelo ar mais fresco que esta no oceano. A previsão para essa semana é de tempo bom em SP, com temperaturas mínimas mais frescas. Estamos sob domínio da alta do Atlântico, um pouco mais fortalecida pelo ingresso de ar frio. Já é uma situação mais próxima do outono.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Verdade João, o sudeste terá agradáveis mínimas nessa semana, porém no sul as máximas irão às alturas pela falta de nebulosidade e ar seco! O padrão começa a mudar... Estamos nos aproximando da época mais seca do ano, teoricamente, pois nem todo inverno é totalmente seco, falando do Paraná, por estar numa área de transição. Mas espera ae, estamos saindo de uma estação seca para entrar em outra estação seca?? :rofl: :negative: :cray:

Link to comment
Share on other sites

Sim Sipriano, estamos sob domínio de pressão alta aqui em SP. As temperaturas máximas ainda estão altas, mas no entardecer já entram stratus vindos de sudeste, enviados pelo ar mais fresco que esta no oceano. A previsão para essa semana é de tempo bom em SP, com temperaturas mínimas mais frescas. Estamos sob domínio da alta do Atlântico, um pouco mais fortalecida pelo ingresso de ar frio. Já é uma situação mais próxima do outono.

Abs

 

Mas no final de jan tivémos uma situação dessa com uma alta mais potente do que esta e não estávamos próximos do outono. O que eu estou querendo dizer é que por enquanto não houve eventos suficientes que sinalizassem que o outono está a caminho, haja visto que até esta última 6ª feira estávamos sob um calor infernal dias a fio e fevereiro fechou com anomalia positiva de calor.

 

Sim. A partir de sábado o tempo e atmosfera mudaram. Mas foi muito pontual a coisa. Agora, se será um divisor de águas em termos de mudanças na atmosfera nós só vamos saber no decorrer dos próximos 15 dias. O que se sabe é que nos próximos 5 dias as mínimas serão mais frescas e as máximas menos calorentas, com tempo seco. A partir daí não sei mais nada...

Link to comment
Share on other sites

Caco, aparentemente essa situação seguira pelos próximos 15 dias, ai já estaremos na virada da estação. Pelo que vejo aqui, pancada de chuva de verao sera muito dificil nos próximos 15 dias... Em abril fica mais dificil ainda, então já devemos estar numa mudança pre outono. Abs

Link to comment
Share on other sites

de 1 a 10, qual o nível de confiabilidade desse gráfico?

 

A sonda AMSU é incrível tem resolução menor 0,000001K ou 0,000001ºC. Os maiores problemas são os parâmetros orbitais (vento solar, arraste, campo gravitacional e etc) estatisticamente os resultados são significantes em algo entre 95 e 99. A nota é acima de 9.

 

O problema maior é o que fazer com os dados.

 

Então, vamos escolher o período 2002/2012, (fiz o gráfico e a tendência linear)

 

A tendência linear é plana. Conclusão: Não há aquecimento líquido significativo desde 2002. Todos os campos concordam.

 

Porém,

 

A- Céticos como eu acham o aquecimento desde a pequena idade do gelo (também conhecido como ótimo climático) está chegando ao fim.

 

B- Outros céticos além da conclusão acima acham que estamos indo para uma era glacial.

 

C- Alguns aquecimentistas acham que o aquecimento parou devido as limitações das emissões de carbono.

 

D- Outros aquecimentistas juramentados acham que o calor está escondido no fundo dos oceanos e em breve iremos para o CAGW (catastrófico aquecimento global antropogênico).

 

E- Deve existir um milhão de opiniões diferentes.

 

beto2-1.png

 

A letra E é f**@! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Impressionante como as plantas respondem muito mais à atividade solar do que à temperatura. Como eu citei em post anterior, a atmosfera ainda está de verão; o outono nem deu as caras, entretanto o plátano de casa já está todo amarelado e com folhas já caindo. Aliás não há nenhum prenúncio de que o outono está batendo a porta.

 

A PRIMEIRA RESPOSTA NÃO É DA TEMPERATURA, SIM DO ENCURTAMENTO DO DIA, ESTE É O PRINCIPAL FATOR QUE LEVA A PALNTA A ENTRAR EM DORMÊNCIA, TAMBÉM A SECA E TEMPERATURA. O MAIS FORTE É O FOTOPERÍODO.

 

Isto ficou bem patente em Curita em mar/02: calor infernal, e apesar disto as árvores caducifólias estavam se desfolhando como se estivessem passando setembro em Vermont!

Link to comment
Share on other sites

Por aqui hoje fez sol com algumas nuvens, minima de 16,3°C e máxima de 26,1°C, agora com o vento soprando de SE nebulosidade aumentando e temperatura de 21,2°C, parece que o outono tá começando e espero realmente que sim.

 

Aqui em Mauá, 19,8 a 26,2 hoje. Começa a ficar agradável ficar vestido de bermuda E camiseta indoor. Até sexta, só de bermuda já dava calor! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Caco, aparentemente essa situação seguira pelos próximos 15 dias, ai já estaremos na virada da estação. Pelo que vejo aqui, pancada de chuva de verao sera muito dificil nos próximos 15 dias... Em abril fica mais dificil ainda, então já devemos estar numa mudança pre outono. Abs

 

Tomara! Eu realmente torço para que esta mudança que tivémos neste findi seja a porta de entrada para o outono. Vamos acompanhar estes próximos dias.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Caco, aparentemente essa situação seguira pelos próximos 15 dias, ai já estaremos na virada da estação. Pelo que vejo aqui, pancada de chuva de verao sera muito dificil nos próximos 15 dias... Em abril fica mais dificil ainda, então já devemos estar numa mudança pre outono. Abs

 

Tomara! Eu realmente torço para que esta mudança que tivémos neste findi seja a porta de entrada para o outono. Vamos acompanhar estes próximos dias.

 

Abs

 

O modelo "pronto pra consumo" do Cptec aponta temps amenas pra semana (tipo início de abril) e moderadamente altas pra próxima (típicas de março, e não de FERVEreiro).

Os modelos gráficos acompanham a previ de temps amenas pra esta semana.

Espero que eles estejam certos.

Deu até pra dormir com camiseta e jogando um lençol no corpo nesta madruga.

Link to comment
Share on other sites

Caco, aparentemente essa situação seguira pelos próximos 15 dias, ai já estaremos na virada da estação. Pelo que vejo aqui, pancada de chuva de verao sera muito dificil nos próximos 15 dias... Em abril fica mais dificil ainda, então já devemos estar numa mudança pre outono. Abs

 

Tomara! Eu realmente torço para que esta mudança que tivémos neste findi seja a porta de entrada para o outono. Vamos acompanhar estes próximos dias.

 

Abs

 

O modelo "pronto pra consumo" do Cptec aponta temps amenas pra semana (tipo início de abril) e moderadamente altas pra próxima (típicas de março, e não de FERVEreiro).

Os modelos gráficos acompanham a previ de temps amenas pra esta semana.

Espero que eles estejam certos.

Deu até pra dormir com camiseta e jogando um lençol no corpo nesta madruga.

 

Quanto ao reforço de frio do findi by GFS, ele não vai mexer aqui em Sampa. Caso se cumpra, vai ser mais forte no PR. pelo menos o GFS prevê temps amenas pra março na RMSP até 2a 12/3.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Viram o GFS? Mínimas impressionantes são projetadas para o próximo final de semana! Me impressionou o gráfico do Sudeste... se confirmar mesmo seria show! :clapping:

 

Verdade, Luba. Parece que teremos geada na Mantiqueira no FDS. Incrível que para Juiz de Fora, o GFS coloca até 10ºC no Domingo. DUVIDO, mas

seria fantástico se ocorresse, hehehe. Estas mínimas poderão ocorrer caso não chova (permanência de umidade baixa) e entre ar frio em altura (reforço

mantido pelo GFS). Veremos.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Viram o GFS? Mínimas impressionantes são projetadas para o próximo final de semana! Me impressionou o gráfico do Sudeste... se confirmar mesmo seria show! :clapping:

 

Verdade, Luba. Parece que teremos geada na Mantiqueira no FDS. Incrível que para Juiz de Fora, o GFS coloca até 10ºC no Domingo. DUVIDO, mas

seria fantástico se ocorresse, hehehe. Estas mínimas poderão ocorrer caso não chova (permanência de umidade baixa) e entre ar frio em altura (reforço

mantido pelo GFS). Veremos.

 

Eu já fico feliz com uns 15ºC aqui em São Paulo.

Link to comment
Share on other sites

Essa segunda metade do verão tá froids aqui no RS. Felizmente os dias estão contados.

 

Mas quando!!! Não aguento mais essa palhaçada!!! A metsul, no Correio do Povo, já bota refresco só para sexta-feira. No sábado volta o calorão indo início de semana que vem a dentro!!!

Como eu comentei antes, estou começando a ter raiva desse quadro. Sério. Me irrita vez a previsão dando escalada de temperatura. É assim desde o final de janeiro!!

 

Ontem tive variação de 20,2° a 34,5°. Eu estava em Caxias do Sul, e lá a mínima foi de 17,8° medido na casa de um amigo meu em topo num pátio todo concretado. Mas no meio da manhã já estava calor! Foi dose!!!

 

Na noite de sábado estive na Festa da Uva. Foi a primeira vez que senti frio em 2012. O local é topo, estava em 18°/19° e ventava, e eu de roupa de verão. Senti muito frio, para ver como estamos desacostumados!

 

Hoje é mais um dia infernal. Tive mínima de 22,0° graças à total ausência de vento em quase toda a madrugada. Agora já está 33,6° com 52%. Deprimente. Não tem UMA nuvem no céu e está quase sem vento.

 

Abraços de mau-humor!

Link to comment
Share on other sites

Essa nova onda de calor em POA vai jogar também as médias de março inevitavelmente para cima! Não tem o que fazer! Não acredito em refresco e chuva com esta secura do ar. O GFS por 3 rodadas seguidas coloca 0 de precipitação ao longo dos próximos 7 dias. Acredito em no máximo chuva de verão isolada! Que detone agora todo o mês de março e refresque decentemente em abril.. azar!

Link to comment
Share on other sites

Caco, aparentemente essa situação seguira pelos próximos 15 dias, ai já estaremos na virada da estação. Pelo que vejo aqui, pancada de chuva de verao sera muito dificil nos próximos 15 dias... Em abril fica mais dificil ainda, então já devemos estar numa mudança pre outono. Abs

 

Tomara! Eu realmente torço para que esta mudança que tivémos neste findi seja a porta de entrada para o outono. Vamos acompanhar estes próximos dias.

 

Abs

 

O modelo "pronto pra consumo" do Cptec aponta temps amenas pra semana (tipo início de abril) e moderadamente altas pra próxima (típicas de março, e não de FERVEreiro).

Os modelos gráficos acompanham a previ de temps amenas pra esta semana.

Espero que eles estejam certos.

Deu até pra dormir com camiseta e jogando um lençol no corpo nesta madruga.

 

Lucci, também dormi sem camiseta, sob lençol mas com ventilador de teto ligado. A mínima foi de 19ºC. Já estamos com 30ºC aqui na Granja Viana. O refresco do final de semana já foi embora! Continuo achando que estamos sob atmosfera de verão, especialmente nas temperaturas. Só por curiosidade, em jan não durmi nenhum dia sob ventilador ligado. A partir de fevereiro até hoje praticamente todos os dias.

Link to comment
Share on other sites

Voltei, depois de uns dias ausente :yes:

Ansioso para chegado do outono...... Mas enquanto isso aguentar calor de 36,1ºC em Juscimeira. Ontem, a combinação da temperatura e URA deixou sensação térmica de 49,3ºC no município. Não vejo a hora do frio. :clapping:

 

Muller, por aqui até o momento a sensação não chegou a tal ponto, mas em fevereiro teve um dia que chegou próximo a 47ºC de sensação...

Link to comment
Share on other sites

O grande problema desse verão tem sido o padrão de estiagem e/ou seca( dependendo da região), que vem se mantendo no Cone-Sul desde dezembro! Com as precipitacoes irregulares, as temperaturas vão disparar mesmo, e inevitável!

Nos últimos dias um enorme bloqueio se configurou entre o sudeste,nordeste e parte do centro-oeste, o que deve manter o tempo seco nessa região no mínimo ate dia 16.

 

A grande questão e: Quando esse padrão mais seco vai ser quebrado, e pelo menos nas precipitacoes vamos dar inicio a uma dinâmica de outono no Sul do pais? Normalmente, parte do Sul pais tem ate excesso de chuva em abril!

Alguns modelos indicam abril ainda com chuva abaixo da media nos 3 estados do Sul! :negative:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.