Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Eu vi a notícia dessa chuvarada em POA. A cidade não me pareceu ter

uma boa estrutura de drenagem :negative:

 

Pelo menos o dia está bem mais agradável por lá !

 

Por aqui estava 27ºC às 13h, mas o tempo fechou, deve chover, e a temperatura

caiu para 25ºC.

 

 

Acho que nenhuma cidade é projetada pra drenar de forma eficiente este grande volume de chuva, em tão pouco tempo!

Link to comment
Share on other sites

Eu vi a notícia dessa chuvarada em POA. A cidade não me pareceu ter

uma boa estrutura de drenagem :negative:

 

Pelo menos o dia está bem mais agradável por lá !

 

Por aqui estava 27ºC às 13h, mas o tempo fechou, deve chover, e a temperatura

caiu para 25ºC.

 

Acho que foi água, mesmo. Choveu de balde. Quase 100 mm numa manhã. Nem drenagem à vácuo.

Link to comment
Share on other sites

Eu vi a notícia dessa chuvarada em POA. A cidade não me pareceu ter

uma boa estrutura de drenagem :negative:

 

Pelo menos o dia está bem mais agradável por lá !

 

Por aqui estava 27ºC às 13h, mas o tempo fechou, deve chover, e a temperatura

caiu para 25ºC.

 

Acho que foi água, mesmo. Choveu de balde. Quase 100 mm numa manhã. Nem drenagem à vácuo.

Até o momento:

 

RBS: 95,2 mm :shok: :shok: :shok:

INMET: 76,8 mm

Aqui: 74,8 mm

 

Praticamente todo o volume foi entre 8:30 e 13 h. Agora nublado com 23,9°.

 

Abraços alagados!

Link to comment
Share on other sites

acabei de criar um tópico mostrando um pouco de Carambeí, com os pontos turísticos e etc... :ok:

Pra que quiser ver, o link ta aki: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=92&t=14759&sid=ac85ac8f2bb1cfea01d2d453eb6dadfc

Espero que gostem de conhecer a cidade... hehe :sarcastic:

Bela cidade :clapping: . E por aqui em Juscimeira chove fraco com temperatura de 27°C e URA de 68%.

Link to comment
Share on other sites

Eu vi a notícia dessa chuvarada em POA. A cidade não me pareceu ter

uma boa estrutura de drenagem :negative:

 

Pelo menos o dia está bem mais agradável por lá !

 

Por aqui estava 27ºC às 13h, mas o tempo fechou, deve chover, e a temperatura

caiu para 25ºC.

 

Acho que foi água, mesmo. Choveu de balde. Quase 100 mm numa manhã. Nem drenagem à vácuo.

Até o momento:

 

RBS: 95,2 mm :shok: :shok: :shok:

INMET: 76,8 mm

Aqui: 74,8 mm

 

Praticamente todo o volume foi entre 8:30 e 13 h. Agora nublado com 23,9°.

 

Abraços alagados!

 

O PROBLEMA É A IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO E A "BOA" EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO...

 

AQUI EM CASA JÁ DEU 87 mm EM MENOS DE 90 MINUTOS, ALAGOU A RUA DO CORREIO NA CIDADE.

Link to comment
Share on other sites

Não deve mais chover. No cair da tarde o tempo estava bom ao sudoeste. Tomara que limpe à noite e refresque mais.

 

Total acumulado de 76,2 mm.

 

Não lembro qual foi a última vez que choveu tanto. Lembro do ciclone de 2-3/5/2008 que jogou 150 mm aqui e mais de 200 mm em locais próximos.

 

Agora faz 22,1°. Muito agradável! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, tava pensando hoje, já teve avalanche em algum evento no morro da igreja?

 

aquelas grandonas eu acho que não, mas quem sabe algumas menores... uma coisa sempre acontece quando há grandes quedas

de neve na região: galhos de árvore desabando !

 

quem sabe em 1955 não deu uma pequena avalanche de neve ? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

acabei de criar um tópico mostrando um pouco de Carambeí, com os pontos turísticos e etc... :ok:

Pra que quiser ver, o link ta aki: http://www.abaixodezero.com/viewtopic.php?f=92&t=14759&sid=42ad838d4bc0d120a73f01a3fbd6928b

Espero que gostem de conhecer a cidade... hehe :sarcastic:

 

Show de bola :good:

 

Pena que Pomerode e Blumenau não estejam em serras também, iam ficar muito mais charmosas :sad:

Link to comment
Share on other sites

Não deve mais chover. No cair da tarde o tempo estava bom ao sudoeste. Tomara que limpe à noite e refresque mais.

 

Total acumulado de 76,2 mm.

 

Não lembro qual foi a última vez que choveu tanto. Lembro do ciclone de 2-3/5/2008 que jogou 150 mm aqui e mais de 200 mm em locais próximos.

 

Agora faz 22,1°. Muito agradável! :good2:

 

Depois de uma agradável máxima com sensacao passando dos 40 graus, tivemos um forte temporal com direito a granizo! Agora 23 graus, interessante é ver os ambientes internos mais quentes que na rua, e o cheiro ruim q toma conta da cidade, é um clima nojento pqp! :-x

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos!

 

Vai chegando ao fim o verão e novamente meu apreço pelas baixas temperaturas me trazem de volta ao BAZ.

Não estou certo se este é o local adequado para postar este gráfico, mas....

Esperamos que no clima a analise gráfica não repita a do mercado de ações. Não lhes parece?

Imagem1.png

 

Ansiedade baziana detected.

 

Pessoal, um padrão de comportamento constatável para o trimestre JJA nesse período é a elevação da temperatura média no ano seguinte ao pico de baixa.

 

Seguindo esse raciocínio, o trimestre mais frio de 2012 não deverá ser dos melhores, a única coisa que talvez possamos esperar seria um comportamento de temperaturas na média ou muito próximas dela.

 

O negócio é monitorar, mas sem muita esperança. Sempre lembrando que média é média. E mesmo um trimestre fio "na média" ou acima dela pode ter eventos importantes de frio.

Link to comment
Share on other sites

Remendando o meu comentário anterior (modo burro do screck):

 

Ok, se existe um "pico de baixa" até o conselheiro Acácio teria a brilhante observação de que o movimento seguinte seria necessariamente de ascensão (hirrróóóó).

 

Mas pelo comportamento dos últimos picos de baixa, talvez a próxima ascensão não seja assim tão acentuada, como aconteceu nos nefastos anos do Super-El Niño.

 

Pronto, não sei se me saí melhor, hehehe.

 

Se colar, colou... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos!

 

Vai chegando ao fim o verão e novamente meu apreço pelas baixas temperaturas me trazem de volta ao BAZ.

Não estou certo se este é o local adequado para postar este gráfico, mas....

Esperamos que no clima a analise gráfica não repita a do mercado de ações. Não lhes parece?

Imagem1.png

 

Impressionante como em POA dificilmente um trimestre JJA consegue ser mais frio que o o outro (ou mais quente) em dois anos seguidos. É um esquenta/esfria absurdo!

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, tava pensando hoje, já teve avalanche em algum evento no morro da igreja?

 

Cara, voltando àquele ponto da "Mantiqueira localizada no RS". Lembro que, quando estive no Vale Nevado (Chile) em setembro (eu disse setembro) de 2007, na subida da cordilheira a neve se tornou muito espessa a partir dos 2400 metros, sendo que nos 2800 metros (base do Valle Nevado) a neve era EXTREMAMENTE abundante.

 

Minhas visitas ao Valle Nevado e à Los Angeles me fazem crer firmemente que se a Mantiqueira estivesse no RS, especialmente entre os paralelos 30 e 33, os picos estariam FREQUENTEMENTE nevados e, em anos bons como 1996 e 2007, passariam quase que 3 meses seguidos brancos.

Link to comment
Share on other sites

Eu vi a notícia dessa chuvarada em POA. A cidade não me pareceu ter

uma boa estrutura de drenagem :negative:

 

Pelo menos o dia está bem mais agradável por lá !

 

Por aqui estava 27ºC às 13h, mas o tempo fechou, deve chover, e a temperatura

caiu para 25ºC.

 

Acho que foi água, mesmo. Choveu de balde. Quase 100 mm numa manhã. Nem drenagem à vácuo.

 

Renan, teríamos que ter canos de um diâmetro absurdo para absorver tanta água. Em termos de cálculo hidráulico, não há possibilidade.

Some-se a isso os entupimentos de bueiros, a grande sujeira pela cidade, enfim. A falta de educação aliada à impermeabilização das cidades, permite que tenhamos cada vez mais cheias abruptas. o pralelepípedos, os blocos de concreto e a grama, são aliados na absorção de água. Em torno de 30%. Porto Alegre, tal como SP, está ficando uma cidade sem verde. A zona sul, último refúgio do verde, está sendo derrubada para grandes obras.

Teremos que ter um plano de reforma total da visão que se tem das cidades.

Certa feita, via uma entrevista da ex-ministra Marina Silva, dizendo que um índio foi à cidade e, posteriormente, disse: por que vocês fecham a terra?

é o que acontece. E olha que Porto Alegre resolveu muitos problemas de enchentes: a AV Goethe ficava cheia, fizeram um conduto forçado. No Bairro São João e São Geraldo, foram feitas soluções de estações de bombeamento quando há muita chuva. Na Anita, a mesma coisa.

Tudo é uma questão de pensar as cidades com o futuro na cabeça. Mas, se quer edifícios e mais edifícios, enormes, com 1200 e 1500 apartamentos.

Onde iremos parar?

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, tava pensando hoje, já teve avalanche em algum evento no morro da igreja?

 

Cara, voltando àquele ponto da "Mantiqueira localizada no RS". Lembro que, quando estive no Vale Nevado (Chile) em setembro (eu disse setembro) de 2007, na subida da cordilheira a neve se tornou muito espessa a partir dos 2400 metros, sendo que nos 2800 metros (base do Valle Nevado) a neve era EXTREMAMENTE abundante.

 

Minhas visitas ao Valle Nevado e à Los Angeles me fazem crer firmemente que se a Mantiqueira estivesse no RS, especialmente entre os paralelos 30 e 33, os picos estariam FREQUENTEMENTE nevados e, em anos bons como 1996 e 2007, passariam quase que 3 meses seguidos brancos.

 

Lembrando que o pacifico faz a humidade nos andes ser muito inferior à que haveria aqui pelo atlantico

Link to comment
Share on other sites

Coutinho, tava pensando hoje, já teve avalanche em algum evento no morro da igreja?

 

Cara, voltando àquele ponto da "Mantiqueira localizada no RS". Lembro que, quando estive no Vale Nevado (Chile) em setembro (eu disse setembro) de 2007, na subida da cordilheira a neve se tornou muito espessa a partir dos 2400 metros, sendo que nos 2800 metros (base do Valle Nevado) a neve era EXTREMAMENTE abundante.

 

Minhas visitas ao Valle Nevado e à Los Angeles me fazem crer firmemente que se a Mantiqueira estivesse no RS, especialmente entre os paralelos 30 e 33, os picos estariam FREQUENTEMENTE nevados e, em anos bons como 1996 e 2007, passariam quase que 3 meses seguidos brancos.

 

Lembrando que o pacifico faz a humidade nos andes ser muito inferior à que haveria aqui pelo atlantico

 

Frost, aqui é mais úmido que lá! A costa extremamente úmida do pacífico está mais ao sul de Santiago.

Link to comment
Share on other sites

Igor, acho que vc esta num dos locais mais castigados pela estiagem, impressionante como nao choveu nada no oeste e norte do PR.

 

Tem lugares em situação ainda pior, acredite. No sudoeste tem uma pequena cidade que cancelou até aulas por falta de água.

A última chuva que registrei foi em 28/02, mas fevereiro também terminou com chuva muito abaixo do normal.

Link to comment
Share on other sites

Igor, acho que vc esta num dos locais mais castigados pela estiagem, impressionante como nao choveu nada no oeste e norte do PR.

 

Tem lugares em situação ainda pior, acredite. No sudoeste tem uma pequena cidade que cancelou até aulas por falta de água.

A última chuva que registrei foi em 28/02, mas fevereiro também terminou com chuva muito abaixo do normal.

 

O problema é que a chuva é localizada! No norte do Paraná tem chovido, região de Maringá e Londrina recebeu 2 chuvas boas nos últimos 15 dias, o que não aconteceu em C. Mourão e Cianorte, pelo menos não na cidade!

Tem chance de chover amanhã na região, mas novamente vai ser localizada a chuva...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS, se a Mantiqueira estivesse aqui em POA, teríamos neve fraca no topo das Agulhas Negras no dia 27 de março.

 

Temperatura 850hpa 9,3C, temperatura 700 hpa 1,5C, temperatura em 650 hpa -1,6C, precipitação 0,57 mm.

 

Impressionante o que alguns institutos estão prevendo de chuva pro RS entre o dia 21 e 27 de março. A metade sul receberia até 200mm de chuva, e boa parte do estado por volta de 150mm...!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Saudações a todos!

 

Vai chegando ao fim o verão e novamente meu apreço pelas baixas temperaturas me trazem de volta ao BAZ.

Não estou certo se este é o local adequado para postar este gráfico, mas....

Esperamos que no clima a analise gráfica não repita a do mercado de ações. Não lhes parece?

Imagem1.png

 

Impressionante como em POA dificilmente um trimestre JJA consegue ser mais frio que o o outro (ou mais quente) em dois anos seguidos. É um esquenta/esfria absurdo!

É verdade. E isso fortalece meu pessimismo com esse inverno, somado ao fim da La Niña e o inverno de m**** da América do Norte, tipo 1998. A esperança é que pudesse continuar a compensação do LIXO que foi o início da década de 2000.

 

Coisa linda os últimos anos, 1996, a virada 80/90 e 1955! :good2:

 

A pouco choveu fraco aqui e gotejou. Faz 22,1°.

 

Abraços climáticos!

Link to comment
Share on other sites

É o sonho de todo baziano....a serra da Mantiqueira no RS :mosking:

Por outro lado, a neve se tornaria muito frequente, e não seria tão forte a

emoção que toma conta da gente quando ela vem

 

Meu sonho é ver montanhas do porte de Mauna Kea e Mauna Loa no alto da Mantiqueira... :pleasantry:

Com 1.300m a mais no topo, certamente, não ficaria chorando vendo o Hawaii com neve todos os anos enquanto que por aqui chupamos dedo...

 

No momento, muitas nuvens em Itapevi com 19,8ºC.

Link to comment
Share on other sites

É, digamos que a natureza foi um pouco sarcástica com a neve nessa região do planeta, altitudes certas nas latitudes erradas, ou latitudes certas com altitudes erradas. Mas certamente se estivéssemos na era pré-2002 esse nosso discurso não estaria em questão! Antes desse período não dava pra reclamar da neve.

Só temo que a neve farta de 2010 aqui em SC não seja acidente de percurso, RS a neve farta está devendo desde quando? desde 2000? Serra Geral ta muito tempo em jejum.

Link to comment
Share on other sites

A esperança é um resfriamento global ou mudança na dinâmica da América do Sul. Um período de oceanos frios ajudaria a ter mais frio e aumentaria as chances de nevar. O problema seria, em princípio, a diminuição das chuvas.

 

Aqui tive máxima de 24,3°. Para terem uma idéia dessa de como essa máxima é maravilhosa, até ontem a média máxima de março estava em 34,0°. Com o dia de hoje a média caiu para 33,3°. Queda de 0,7° na média apenas devido a UM dia! :good2:

 

Agora faz 21,6°. É a mínima do dia. E o tempo está limando!

Link to comment
Share on other sites

E hoje Porto Alegre esteve lado a lado com a menina dos olhos do sudeste, em pleno verão climático!

Máxima em Campos (automática INMET): 24.1ºC

Máxima em Porto (automática INMET): 24.5ºC

 

Foi uma máxima relativamente normal em Campos e bem baixa em Porto Alegre, por causa da chuva. Curioso como caiu pouco a temperatura ao longo do dia em Porto Alegre, já que agora a temperatura é de 21,9ºC (queda de 2,6ºC) e em Campos 13,2ºC (queda de 10,9ºC).

Link to comment
Share on other sites

É o sonho de todo baziano....a serra da Mantiqueira no RS :mosking:

Por outro lado, a neve se tornaria muito frequente, e não seria tão forte a

emoção que toma conta da gente quando ela vem

 

 

A natureza foi injusta com o Brasil na questão da Neve. Acho revoltante no Havaí nevar INFINITAMENTE mais que no Brasil... Faltou um pouco de sorte para ter mais altitude nas serras! Uns 500m a mais no Sul e na Mantiqueira já fariam muita diferença!

Link to comment
Share on other sites

O outono que sinalizou no início da semana passada em SP morreu no último sábado! De lá para cá atmosfera de verão total, com direito a pancadas de chuvas no final da tarde e tempo abafado durante o dia e noite. Mas é assim mesmo; a mudança é bem sútil, gradual. Amanhã já chega uma FF e dá uma amenizada. Depois volta o verão, e lá para o final da semana que vêm outra FF. Estamos entrando numa curta época de transição do final do verão para o início do outono. Bem interessante!

Link to comment
Share on other sites

É o sonho de todo baziano....a serra da Mantiqueira no RS :mosking:

Por outro lado, a neve se tornaria muito frequente, e não seria tão forte a

emoção que toma conta da gente quando ela vem

 

 

A natureza foi injusta com o Brasil na questão da Neve. Acho revoltante no Havaí nevar INFINITAMENTE mais que no Brasil... Faltou um pouco de sorte para ter mais altitude nas serras! Uns 500m a mais no Sul e na Mantiqueira já fariam muita diferença!

 

Nada que as dezenas(ou centenas??) de retroescavadeiras do Sr.Eike Batista nao resolveria.. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

É o sonho de todo baziano....a serra da Mantiqueira no RS :mosking:

Por outro lado, a neve se tornaria muito frequente, e não seria tão forte a

emoção que toma conta da gente quando ela vem

 

 

A natureza foi injusta com o Brasil na questão da Neve. Acho revoltante no Havaí nevar INFINITAMENTE mais que no Brasil... Faltou um pouco de sorte para ter mais altitude nas serras! Uns 500m a mais no Sul e na Mantiqueira já fariam muita diferença!

 

Nada que as dezenas(ou centenas??) de retroescavadeiras do Sr.Eike Batista nao resolveria.. :laugh:

 

Nada mal a ideia...pegar alguma área nas serras do sul entre 1600-1700 m e aterrar até uns 2.500 metros hahhahahah

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo tenho manha quente já sob os efeitos da pré-frontal...vejam as minimas de hoje:

 

Guarulhos (Cumbica): 19,0

Barueri: 19,2

Água Funda (Iag/Usp): 19,7

Pirituba: 20,3

Itaim Paulista: 20,4

Sto Amaro: 20,4

Parelheiros: 20,5

M boi Mirim: 20,5

Cidade Ademar: 20,8

Campo de Marte: 21,0

Congonhas: 21,0

Penha: 21,0

Riacho Grande SBC: 21,1

Mirante de Santana: 21,1

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.