Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Março 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Um colega meu que veleja no Guaíba disse que a temperatura da água está em 31C! O Caribe é aqui :mosking:

Cuidade, hein? Com essa temperatura é capaz de surgir uma baixa pressão no Guaíba e virar um furacão. :mosking:

 

Na RBS de Santa Maria faz 31,2°!!! Aqui 28,5° e caindo. Graças a Deus...

 

Abraços caribenhos!

Link to comment
Share on other sites

Joao, a serra de Cordoba é seca, por isso não tem neve. Veja:

 

At lower altitudes, the Sierra de Córdoba has a warm temperate climate (Köppen Cwa), with hot, wet summers with frequent thunderstorms and mild, dry winters. Average annual rainfall at Córdoba is about 715 mm (28 inches) but is highly variable. On the eastern side of the Sierra, rainfall can be as high as 1200 mm (47 inches) per year, but it quickly drops off on the western side to less than 400 millimetres (16 inches). Maximum temperatures at low elevations are high, rainging from 33 °C (92 °F) in summer to 16 °C (60 °F) in winter, but at an altitude of 2000 metres, temperatures are about 14 °C (25 °F) cooler and exposure is very high. However, because the winters are so dry, very little snow falls even at the highest altitudes and there is no evidence of glacial or periglacial features from the Pleistocene.

The cooler climate in the mountains has encouraged development of many summer resorts for the wealthy of Córdoba, notably Alta Gracia and Jesus Maria.

Link to comment
Share on other sites

O que dá mais tristeza é ver a previsão do tempo dando entre 30 e 33 para todo o Brasil e 38 para o Rio! Desanima legal!!!

 

Thiago vc lembra do verão de 2010 em fevereiro quando saiu nos jornais que o rio era o local mais quente do mundo naquela semana, ganhando até do saara. Pois bem naquela época estava aí e dava revolta mesmo ver nas previsões o país inteiro mais fresco que o Rio. O pior era ver SP, que é aí do lado chovendo e fresquinha...

 

E já que o assunto do momento é o calor, aqui em Rio Branco tivemos um dia "atípico" para o verão acreano. Foi um dia de muito sol e poucas nuvens, não choveu e a temperatura foi talvez a mais alta do ano. Tivemos 33ºC em alguns pontos da cidade.

 

Agora são 23:00hs e faz 24ºC, segue muito quente e tem instabilidades próximas.

 

A chuva de granizo que deu na zona oeste do Rio hoje foi incrível ein, parecia neve de tão branquinho que ficou o esfalto. Isso não é muito comum para os cariocas.

 

aqui vai uma foto que eu achei da granizada do rio hoje:

 

http://deolhonotempo.com.br/site/granizo-deixa-ruas-brancas-de-gelo-em-parte-do-rio-de-janeiro-rj/

Link to comment
Share on other sites

Vocês ai em Porto Alegre devem entender então como nós cariocas nos sentimos.

O que dá mais tristeza é ver a previsão do tempo dando entre 30 e 33 para todo o Brasil e 38 para o Rio! Desanima legal!!!

 

Thiago, tenho vários colegas de trabalho que são cariocas. Quase todos são originários da Zona Sul do Rio. Falam que aqui é muito mais quente que a Zona Sul e igual à Zona Norte.

Realmente esse calor ai está impressionante mesmo. Não duvido que esteja bem mais quente que a Zona Sul do Rio que aliás, junto com a região Barra da Tijuca e Jacarepaguá(que é rodeada de morros cheios de árvores) são locais bem mais agradáveis que a Zona Norte por exemplo. Só não acho que seja mais quente que Bangu, a filial do inferno aqui no Rio.

Outra coisa é que como você mesmo disse, o calor ai não dura tanto tempo, enquanto que aqui as vezes passamos um mês quase todo com temperaturas na casa dos 35º para cima. Mas graças a Deus o verão já está indo embora!!!

Link to comment
Share on other sites

O que dá mais tristeza é ver a previsão do tempo dando entre 30 e 33 para todo o Brasil e 38 para o Rio! Desanima legal!!!

 

Thiago vc lembra do verão de 2010 em fevereiro quando saiu nos jornais que o rio era o local mais quente do mundo naquela semana, ganhando até do saara. Pois bem naquela época estava aí e dava revolta mesmo ver nas previsões o país inteiro mais fresco que o Rio. O pior era ver SP, que é aí do lado chovendo e fresquinha...

 

E já que o assunto do momento é o calor, aqui em Rio Branco tivemos um dia "atípico" para o verão acreano. Foi um dia de muito sol e poucas nuvens, não choveu e a temperatura foi talvez a mais alta do ano. Tivemos 33ºC em alguns pontos da cidade.

 

Agora são 23:00hs e faz 24ºC, segue muito quente e tem instabilidades próximas.

 

A chuva de granizo que deu na zona oeste do Rio hoje foi incrível ein, parecia neve de tão branquinho que ficou o esfalto. Isso não é muito comum para os cariocas.

 

aqui vai uma foto que eu achei da granizada do rio hoje:

 

http://deolhonotempo.com.br/site/granizo-deixa-ruas-brancas-de-gelo-em-parte-do-rio-de-janeiro-rj/

Eu lembro dessa época e era assim mesmo, até Cuiabá estava bem menos quente que o Rio! Foi uma época que fiquei de muito mal humor, péssima sensação de calor abafado!

 

Outro dia eu li, não me lembro onde, que se não fosse a Floresta da Tijuca a temperatura na capital poderia ser até 7º mais quente! :heat: Inimaginável!!!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Bruno, Torales, Gamboa, Alexandre...será mais um dia terrível para vocês, heim ?

08h e o Salgado Filho já registrava 26ºC. Deveriam cancelar todas as atividades em POA quando

o termômetro passasse de 35ºC. Por aqui está 20ºC agora, e deve chegar a 27/28 de tarde.

 

Ano passado eles cancelaram partidas de futebol do campeonato gaúcho quando o árbitro registrasse mais que 35C dentro do estádio. Resultado? Tiveram que revogar esta regra, caso contrário não teríamos mais jogos à tarde :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, 10 dias de neve no chão tu te referes à regiao de Campos do Jordão, não? Nos topos de 3 mil metros seria muito mais que isso!

 

NO TOPO MESMO, O FORMADO DO CONTINENTE AINDA NÃO SERIA O SUFICIENTE PARA TER MASSAS TÃO FORTES E CONSTANTES. POIS A ALTITUDE DE CAMPOS JÁ TEMOS AQUI, O M.IGREJA.

 

Ronaldo, no MI é bastante comum haver inversão das camadas mais altas, fato este que não apresentado nas sondagens do Salgado Filho que o Marcelo e o Caio volta e meia apresentam. Esse é o X da questão. No mais, estou falando de Porto Alegre, pois quanto mais ao sul formos, menor será a possibilidade de inversão das camadas.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na capital paulista mais uma manhã de céu limpo, e mais um dia quente pela frente. Vejam algumas mínimas de hoje:

 

Parelheiros: 17,4

Água Funda (Iag/Usp): 17,4

Barueri: 17,6

Guarulhos (Cumbica): 18,0

Itaim Paulista: 18,2

Mirante de Santana: 18,6

Pirituba: 18,7

Riacho Grande SBC: 18,8

M Boi Mirim: 18,8

Congonhas (Aero): 19,0

Penha: 19,1

Cidade Ademar: 19,4

Campo de Marte: 20,0

Vl Madalena: 20,4

Link to comment
Share on other sites

20120313_0.jpg

 

Uma frente fria se desloca sobre o Rio Grande do Sul em direção aos estados de Santa Catarina e do Paraná ao longo desta terça-feira. Apesar do sistema frontal não atingir diretamente as regiões paranaenses, o sistema induz a formação de aglomerados de nuvens nas diversas regiões do Estado. Devido a instabilidade presente no Estado, estes aglomerados de nuvens, a partir da tarde, evoluem para núcleos isolados de chuva, além de descargas atmosféricas e rajadas de vento moderadas a fortes.

 

Fonte: Simepar

Link to comment
Share on other sites

Um bom exemplo, Ronaldo, é Los Angeles e a cadeia de montanhas que rodeia a cidade. Estive nessa cidade duas vezes no inverno e nas duas vezes encontrei as montanhas ao redor da mesma cobertas de neve. São montanhas que tem em média pouco mais de 2 mil metros, sendo a Big Bear a mais alta (3600 metros). Olhem como é o visual da cidade no inverno:

la-me-snow-scenes01.jpg

 

A previsão para os próximos 7 dias para a cota dos 2600 metros do Big Bear é de 15 cm de neve. Olhe:

 

http://www.snow-forecast.com/resorts/Big-Bear-Mountain/6day/top

Big-Bear-Mountain.fl.0to6.gif

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Bruno, Torales, Gamboa, Alexandre...será mais um dia terrível para vocês, heim ?

08h e o Salgado Filho já registrava 26ºC. Deveriam cancelar todas as atividades em POA quando

o termômetro passasse de 35ºC. Por aqui está 20ºC agora, e deve chegar a 27/28 de tarde.

 

Ano passado eles cancelaram partidas de futebol do campeonato gaúcho quando o árbitro registrasse mais que 35C dentro do estádio. Resultado? Tiveram que revogar esta regra, caso contrário não teríamos mais jogos à tarde :mosking:

Quanta modéstia Renan: às 9:30 estava 30,9°!!!! Agora são 10:14 e está 32,2°!! Quero só ver a máxima de hoje. A gente chegaria perto dos 40. Minha mínima foi de 24,3°.

 

Só que a pressão atmosférica caiu e está em 1009,1 mb, e tem uma frente fria na fronteira. Penso que esse tempo não firma: ou enche de nuvens, ou chove. Não creio que bateremos a máxima de ontem.

 

Abraços calorosos!

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje inferiores à 14,0:

 

Bom Jardim da Serra SC: 09,1

Urupema SC: 09,8

Campos do Jordão SP (Vl Inglesa): 10,7

General Carneiro PR: 11,0

Itararé SP: 11,4

Campos do Jordão SP (Inmet/Conv): 11,7

Major Vieira SC: 11,7

São Joaquim SC (Cetrejo): 11,8

Campos do Jordão SP (Cptec): 12,0

Monte Verde MG: 12,1

São Mateus do Sul PR: 12,3

Monte Castelo SC: 12,3

Papanduva SC: 12,4

Castro PR: 12,5

Maria da Fé MG: 13,0

Guarapuava PR: 13,2

Lebon Régis SC: 13,2

Caçador SC: 13,3

Porto União SC: 13,3

Barra do Turvo SP: 13,4

Três Barras SC: 13,4

Irati PR: 13,,7

Canoinhas SC: 13,7

Link to comment
Share on other sites

Pela RBS agora POA 29.1 índice de calor de 30.5. Blumenau RBS agora 28.3 índice de calor de 31.3 , só uma palhinha :sarcastic:

A estação da RBS de POA é esquisita. Parece que está do lado de um refrigerador! A cidade inteira está pelo menos 2° mais quente. As máximas de lá são sempre muito mais baixas do que todas as demais estações daqui.

 

Pobre Caxias do Sul que não baixou de 21,7°.

 

Agora 33,2° com 48%. Venta de NO a 8,5 km/h. Detalhe, são 11:05!

 

Abraços da RBS!

Link to comment
Share on other sites

Pela RBS agora POA 29.1 índice de calor de 30.5. Blumenau RBS agora 28.3 índice de calor de 31.3 , só uma palhinha :sarcastic:

 

A estação da RBS em POA, por algum motivo, não é confiável ra máximas. Elas são muito baixas. Deve bater alguma sobra (embora eu já tenho visto ela e me pareceu bem exposta ao sol). A cidade nesse momento varia entre 32C e 33C.Todas estações. Aúnica exceção é a RBS. Vai entender essa estação.

Link to comment
Share on other sites

Pela RBS agora POA 29.1 índice de calor de 30.5. Blumenau RBS agora 28.3 índice de calor de 31.3 , só uma palhinha :sarcastic:

A estação da RBS de POA é esquisita. Parece que está do lado de um refrigerador! A cidade inteira está pelo menos 2° mais quente. As máximas de lá são sempre muito mais baixas do que todas as demais estações daqui.

 

Pobre Caxias do Sul que não baixou de 21,7°.

 

Agora 33,2° com 48%. Venta de NO a 8,5 km/h. Detalhe, são 11:05!

 

Abraços da RBS!

 

Pessoal em Caxias deve ter reclamado barbaridade dessa mínima alta!! Noites abafadas são tiro e queda pra deixar o cara mal humorado!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pela RBS agora POA 29.1 índice de calor de 30.5. Blumenau RBS agora 28.3 índice de calor de 31.3 , só uma palhinha :sarcastic:

 

A estação da RBS em POA, por algum motivo, não é confiável ra máximas. Elas são muito baixas. Deve bater alguma sobra (embora eu já tenho visto ela e me pareceu bem exposta ao sol). A cidade nesse momento varia entre 32C e 33C.Todas estações. Aúnica exceção é a RBS. Vai entender essa estação.

 

Beleza heeh, é eu já estava estranho já que vocês aí estão em pré-frontal forte, já da pra ver uma linha de instabilidade pelo sul?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, se a Mantiqueira estivesse a 30 Sul, vc acha que os picos ficariam freqüentemente nevados? Eu nao tenho tanta certeza mesmo porque o sol a 30 graus, mesmo no inverno, nao é tão inclinado assim... Mas é um ponto para discussão. Como ficam as serras de Córdoba no inverno? E os Apalaches americanos próximos a Atlanta? Nao fica pontualmente nevado e derrete na seqüência, salvo grandes massas de ar frio?

Fica tranquilo, daqui um mês, quando o outono se estabelecer, vocês estarão rindo a toa aí! Abs

 

Um Morro da Igreja com altitude da Pedra da Mina seria 1.000m mais alto. Faria uma diferença enorme e as nevascas seriam MUITO mais frequentes. No Havaí neva todo ano nos Vulcões mais altos de 4.200m e mais raramente no de 3.000m. Mas vale lembrar que os mais altos estão a 19.5º de latitude Norte e o de 3.000m a 20.5º de latitude Norte. No de 3.000m embora mais raras as nevascas são relativamente frequentes, mas é raro acumular muito. Cai e pouco tempo depois derrete. A diferença é que o acesso é extremamente fácil, por estrada asfaltada até o topo. Não duvido que neve sem muita acumulação caia com maior frequência do que achamos, no alto da Mantiqueira, mas ninguém acaba vendo, por ser uma região de acesso mais restrito. Se acontece a 3.000m e 20.5 N não teria porque não acontecer a 2.800m e 22,5 S.

Link to comment
Share on other sites

MATO GROSSO RECORDE FRIO

Chapada dos Guimarães (chapada) possui o recorde de segunda menor temperatura do estado de Mato Grosso , -4,6°C no dia 18 de julho de 1975, atrás apenas de Cáceres (região do pantanal), que oficialmente tem a menor temperatura registrada na cidade foi de -1 °C em 29 de Junho de 1996, extraoficialmente foi de -7,3°C em Julho de 1915.

 

Não tenho dados de Juscimeira, até porque se tornou cidade em 1979. Mas, se realmente aconteceu esses recordes extremos de mínimas, aqui no município não deve ter ficado longe. É correto essa filosofia?

Link to comment
Share on other sites

MATO GROSSO RECORDE FRIO

Chapada dos Guimarães (chapada) possui o recorde de segunda menor temperatura do estado de Mato Grosso , -4,6°C no dia 18 de julho de 1975, atrás apenas de Cáceres (região do pantanal), que oficialmente tem a menor temperatura registrada na cidade foi de -1 °C em 29 de Junho de 1996, extraoficialmente foi de -7,3°C em Julho de 1915.

 

Não tenho dados de Juscimeira, até porque se tornou cidade em 1979. Mas, se realmente aconteceu esses recordes extremos de mínimas, aqui no município não deve ter ficado longe. É correto essa filosofia?

Sabendo que fez 1° ou 3° em Cuiabá no evento de 1975 (não lembro qual dos dois valores; sei que o recorde de Cuiabá é 1,2°) acho esse dado da Chapada bem possível, além de muito impressionante!! MeteoGrafia, tu tens que ver a altitude da tua cidade e o relevo, se há baixadas, se é plano, perto de uma encosta, etc.

 

Por aqui também estamos na chapada: na chapa quente, assando, virando ovo frito. Faz 34,8° com 48% e venta de ONO a 10,5 km/h.

 

Abraços gaudérios!

Link to comment
Share on other sites

MATO GROSSO RECORDE FRIO

Chapada dos Guimarães (chapada) possui o recorde de segunda menor temperatura do estado de Mato Grosso , -4,6°C no dia 18 de julho de 1975, atrás apenas de Cáceres (região do pantanal), que oficialmente tem a menor temperatura registrada na cidade foi de -1 °C em 29 de Junho de 1996, extraoficialmente foi de -7,3°C em Julho de 1915.

 

Não tenho dados de Juscimeira, até porque se tornou cidade em 1979. Mas, se realmente aconteceu esses recordes extremos de mínimas, aqui no município não deve ter ficado longe. É correto essa filosofia?

Sabendo que fez 1° ou 3° em Cuiabá no evento de 1975 (não lembro qual dos dois valores; sei que o recorde de Cuiabá é 1,2°) acho esse dado da Chapada bem possível, além de muito impressionante!! MeteoGrafia, tu tens que ver a altitude da tua cidade e o relevo, se há baixadas, se é plano, perto de uma encosta, etc.

 

Por aqui também estamos na chapada: na chapa quente, assando, virando ovo frito. Faz 34,8° com 48% e venta de ONO a 10,5 km/h.

 

Abraços gaudérios!

Valeu, em média está acentuada a 251m, fica na calha da serra de São Lourenço. Geralmente aqui sempre fica com temperaturas poucas menores em relação a Cuiabá.

Enquanto isso, temperatura segue com 27°C em Juscimeira e URA de 72%.

Link to comment
Share on other sites

Pela RBS agora POA 29.1 índice de calor de 30.5. Blumenau RBS agora 28.3 índice de calor de 31.3 , só uma palhinha :sarcastic:

 

A estação da RBS em POA, por algum motivo, não é confiável ra máximas. Elas são muito baixas. Deve bater alguma sobra (embora eu já tenho visto ela e me pareceu bem exposta ao sol). A cidade nesse momento varia entre 32C e 33C.Todas estações. Aúnica exceção é a RBS. Vai entender essa estação.

 

Beleza heeh, é eu já estava estranho já que vocês aí estão em pré-frontal forte, já da pra ver uma linha de instabilidade pelo sul?

 

Sim! Está escurecendo :mosking:

Link to comment
Share on other sites

:good2: Como faço para ter acesso a esse mapa, sem querer incomodar. Achei interessante.

 

Muller, na parte superior esquerda do site, passe o mouse em cima de "MONITORAMENTO", em seguida

clique em "AUTOMÁTICAS INMET". O mapa será gerado automaticamente para você. :good2:

 

Caramba, Renan...é o gatilho mais rápido da Zona da Mata Mineira hahahahha :mosking:

Link to comment
Share on other sites

É impressionante. Sempre que acho que vamos ganhar de Blumenau registrando temperatura máxima maior que ela, ela vem e surpreende! Já está a quase 35ºC, enquanto aqui estamos em 31ºC...

 

O que noto é que por aqui aquece mais rápido que lá. Enquanto muitas vezes temos 30ºC antes do meio dia, por lá está em 28ºC. Entretanto, acho que devido ao vento que bate aqui em Joinville (lembrando a geografia de Joinville e a de Blumenau são distintas), o aquecimento não ocorre de forma tão linear aqui quanto lá...Por lá continua aquecendo até o devido horário, em torno das 15:30-16:00, enquanto aqui "arrefece" e o aquecimento fica contido.

 

Claro que não é toda a vez que isso acontece. Mas via de regra é assim.

 

O ônus dessa história? Isso acontece também no inverno, e aquecemos mais rapidamente também hehehe

Link to comment
Share on other sites

:good2: Como faço para ter acesso a esse mapa, sem querer incomodar. Achei interessante.

 

Muller, na parte superior esquerda do site, passe o mouse em cima de "MONITORAMENTO", em seguida

clique em "AUTOMÁTICAS INMET". O mapa será gerado automaticamente para você. :good2:

 

Caramba, Renan...é o gatilho mais rápido da Zona da Mata Mineira hahahahha :mosking:

Obrigado pessoal. Como no próprio mapa de monitoramento, temperatura de 26,1ºC em Juscimeira.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.