Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 05):

 

Porto Alegre: (+2,1) 26,8 - 16,8 mm (108,6mm)

 

Florianópolis: (+1,8) 26,5 - 01,2 mm (197,7 mm)

 

Curitiba: (+4,3) 24,4 - 00,0 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+2,7) 25,1 - 09,2 mm (217,4 mm)

 

Campo Grande: (+1,3) 25,7 - 38,6 mm (187,1 mm)

 

Belo Horizonte: (-0,8) 22,4 - 00,4 mm (188,4 mm)

 

Brasília: (-1,0) 20,8 - 08,6 mm (214,7 mm)

 

Goîânia: (-0,1) 23,7 - 38,8 mm (213,3 mm)

 

Rio Branco: (-0,4) 25,0 - 179,2 mm (285,9 mm)

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Shimutz, tenho um colega que vai nessa festa aí em Vacaria com alguma frequência.

 

Olha, serei mais um que irá frequentemente. Eta festerê dos "bãos, barbaridade..." :mosking:

 

Desvios Fevereiro 2012 (até dia 05):

 

 

Curitiba: (+4,3) 24,4 - 00,0 mm (142,1 mm)

 

São Paulo: (+2,7) 25,1 - 09,2 mm (217,4 mm)

 

Rio Branco: (-0,4) 25,0 - 179,2 mm (285,9 mm)

 

Ctba, derretendo. É uma anomalia exagerada...

 

SP com média mais ALTA que RB... :sarcastic: :punish:

Link to comment
Share on other sites

Curitiba mandando ver!! Está com uma verão porto-alegrense e sem uma chuvinha sequer. E aqui um verão dignamente tropical. Só lamento a pouca chuva: desaba o mundo do lado, mas aqui muito pouco.

 

Brasília chega a parecer fria perto das outras cidades.

 

Por aqui tivemos chuva de verão ao meio-dia!! Ficou um pouco escuro e deu uma pancada moderada e fraca, mas rápida. Acumulei mero 0,7 mm. Quase nada. Mas "refrescou" um pouco. Depois de 30,0° com 70%, agora faz 27,6° com 81%. A mínima foi de 22,9°.

 

Vai chover mais!

Link to comment
Share on other sites

A presença de uma grande massa de ar quente deixa o tempo aberto e temperatura elevada de 35,3ºC em Juscimeira-MT. URA de 54%.

 

Melhor não reclamar do verão de Juiz de Fora :laugh:

Por aqui está "fresco" se comparado a Juscimeira: faz 28ºC, umidade de 54% no aeroporto (930m de altitude). sds

 

E na cidade, Renan, não há nenhuma estação?? Porque JDF fica em um vale né? A temperatura deve ser ligeiramente mais alta, não?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

POA está com média de Manaus. Esses últimos 7 dias aqui estão angustiantes. Boto o pé na rua, não dá 3 segundos e fico enxarcado.

Média até o dia 5:

 

mínima: 22,9°

 

máxima: 35,2°

 

amplitude: 12,3°

 

média simples: 29,05°

 

u.r. mínima: 50,6%

 

Já são 7 dias consecutivos com máxima de 34° ou mais. Nesse mês de fevereiro a u.r. não baixou dos 49%.

 

Hoje a mínima foi de 22,9°. Graças a Deus tivemos uma chuva de verão ao meio-dia, o que impediu maior aquecimento. Faz 28,7° com 76%. Um dia úmido, mas MUITO mais tolerável do que os últimos. Vento SO a 4,0 km/h.

 

Abraços abafados!

Link to comment
Share on other sites

A presença de uma grande massa de ar quente deixa o tempo aberto e temperatura elevada de 35,3ºC em Juscimeira-MT. URA de 54%.

 

Melhor não reclamar do verão de Juiz de Fora :laugh:

Por aqui está "fresco" se comparado a Juscimeira: faz 28ºC, umidade de 54% no aeroporto (930m de altitude). sds

 

E na cidade, Renan, não há nenhuma estação?? Porque JDF fica em um vale né? A temperatura deve ser ligeiramente mais alta, não?

 

Sds.

 

É verdade Diego, aproximadamente 90% da cidade fica localizada no vale do rio Paraibuna, com altitude que varia entre

650/750 metros. A antiga estação do INMET ficava em um bairro bem próximo ao centro da cidade, mas desde 1973 ela foi

deslocada para um topo de morro a 950m de altitude. Infelizmente não tenho os dados antigos, mas provavelmente seguiam

a lógica da relação topo x baixada: Mínimas mais baixas, e máximas mais altas. abraços

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho a intençao de fazer um estudo profundo do Clima de Campos do Jordão com os dados da minha estação. Alguns estudos de series. A impressão que tenho é que Campos e o resto do alto da Mantiqueira é a região do Brasil onde o clima é menos dependende do dominio de massas de ar. Isso é bem tipico do clima de montanha. Por exemplo, o clima nos Andes a 5 mil metros de altitude e a 10 graus de latitude deve ser muito semelhante ao clima nos Andes a 5 mil metros de altitude mas a 30 graus de latitude. Quem define o clima nesses pontos é a altitude, não mais a latitude.

Link to comment
Share on other sites

É verdade, João. A establidade térmica de CDJ chama a atenção. Sob as tropical a temperatura cai à noite, sob ar frio também. As máximas também sobem rápido, com raras exceções de ar frio potente que atinge o Sudeste. A única coisa que realmente interfere nas temperaturas da região é a nebulosidade. Aí sim os extremos são alterados.

 

É uma dos climas mais estáveis do Centro-Sul do país. Talvez o mais. E em termos de Brasil, junto com porções da Amazônia, mas pelo efeito da altitude, e não pela predominância de uma mesma massa de ar como ocorre na floresta equatorial.

 

Por aqui nublado e faz 29,9° com 68%.

 

Abraços climáticos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em climas de altitude tropicais, a média das máximas ao longo do ano pouco se altera, ao passo que a média das mínimas varia muito, tudo em virtude dos efeitos das estações seca e úmida. É o que vemos e La Paz e o que vemos, em menor escala, em CDJ. Isso torna o clima muito pouco dinâmico, o que torna menos interessante na minha opinião, pois há menos torcida, menos monitoramento de modelos e menos variações de um ano para o outro. Quando todos estão em festa, lá em cima a coisa está morna. Quando todos estão deprês, lá em cima a coisa continua na mesma, embora melhor que a depressão. A altitude é quase que uma renda fixa, ao passo que ao nível do mar o clima se comporta como na bolsa de valores.

Link to comment
Share on other sites

Vários modelos estão de acordo em começar a aliviar o inferno na 6a. Espero que desta vez acertem, porque já fazem alguns dias que tá uma pu*aria dos modelos irem sempre protelando o refresco! :hang1: :heat: :hysteric:

Abraços revoltados!

PS: do meu escritório até o refeitório dá 500m (0,5 km) de caminhada ao sol. Se fosse algo pior que lasanha 4 queijos como prato principal, simplesmente me recusaria a almoçar hoje!

 

O GFS continua OSCILANDO!!! Há duas rodadas mantinha mais de 30oC de máxima em Curitiba até semana que vem! :heat: Agora voltou a sinalizar o fim do INFERNO!!! Mas não é nada garantido, pois é muita oscilação para tão pouca distancia do evento! Hoje o aero deu 32oC, o que ainda tá marcando lá, com UR entre 20% e 30% nas horas mais quentes! INFERNAL!!!!! E a mínima de ontem, 21oC!!! E a de hoje, 20oC!! Caras, eu não tenho AC em casa!! Isso é UM INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

 

Que venha o refresco na sexta e uma máxima igual a mínima de ontem! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Vendo a reclamação do Zé Vicente eu quase dou risada! Colega, venha para cá! Hoje foi um dia de calor decente. Máxima de 30,9° com u.r. mínima de 67%!!

 

Agora está um calor curitibano: faz 25,9° com 79%. Pela 9465475684ª vez fechou o tempo na Grande POA, escureceu e choveu lá. Aqui tinha chovido antes.

 

Abraços abafados!

Link to comment
Share on other sites

Vários modelos estão de acordo em começar a aliviar o inferno na 6a. Espero que desta vez acertem, porque já fazem alguns dias que tá uma pu*aria dos modelos irem sempre protelando o refresco! :hang1: :heat: :hysteric:

Abraços revoltados!

PS: do meu escritório até o refeitório dá 500m (0,5 km) de caminhada ao sol. Se fosse algo pior que lasanha 4 queijos como prato principal, simplesmente me recusaria a almoçar hoje!

 

O GFS continua OSCILANDO!!! Há duas rodadas mantinha mais de 30oC de máxima em Curitiba até semana que vem! :heat: Agora voltou a sinalizar o fim do INFERNO!!! Mas não é nada garantido, pois é muita oscilação para tão pouca distancia do evento! Hoje o aero deu 32oC, o que ainda tá marcando lá, com UR entre 20% e 30% nas horas mais quentes! INFERNAL!!!!! E a mínima de ontem, 21oC!!! E a de hoje, 20oC!! Caras, eu não tenho AC em casa!! Isso é UM INFERNO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

 

Que venha o refresco na sexta e uma máxima igual a mínima de ontem! :ok:

 

A máxima em casa (Itapevi) foi parecida com o do aero por aí (31,8ºC), mas a mínima foi relativamente agradável: 16,6ºC.

Problema foi hoje no meu serviço... minha sala não tem ar condicionado e passei a tarde com ventilador jogando ar quente na minha cara e temperatura interna de 34,5ºC. :heat:

 

Passei mal com tanto calor hoje, quase parei no PS... sério. :negative:

 

p.s.: voltei de Mogi durante a madrugada (de moto) e é impressionante a bolha de ar quente que começa na altura do km 35 da Ayrton Senna e vai até o km 28 da Castello Branco (Barueri), com maior intensidade na Marginal Tietê. Às 04h40, juro por Deus, tenho a certeza de que na altura do Sambódromo qualquer termômetro acusaria temperatura de 23ºC/24ºC, sendo perfeitamente possível andar de moto por aqui naquele horário usando camiseta leve sem passar frio. Neste mesmo horário, é impossível sair de moto sem usar jaqueta nos extremos da RMSP, mesmo que seja a noite mais "quente" do ano.

Link to comment
Share on other sites

Pavimentação da Rodovia SC-439 entre Urubici e a Serra do Corvo Branco está concluída

 

O trecho de 20,6 quilômetros da Rodovia SC-439, entre a área urbana do município de Urubici e a Serra do Corvo Branco está com a pavimentação asfáltica concluída. A obra, que conta com investimento total de R$ 36 milhões do Governo do Estado, aguarda apenas alguns serviços complementares de urbanização e sinalização (pintura e placas) e deverá ser inaugurada na segunda quinzena de março.

 

Segundo o engenheiro responsável, Waldir Zanete, a obra se destaca pelo acabamento, com a colocação de barras de proteção em vários pontos, e principalmente com o cuidado nas pequenas vilas de moradores ao longo do trecho, com o plantio de grama e construção de calçadas e lixeiras comunitárias. “Incentivados, os moradores estão plantando seus jardins e arrumando a fachada de suas casas”, disse. Outro ponto positivo da obra destacado por Zanete, é com relação ao baixo impacto ambiental, já que aproveitou praticamente todo o antigo curso da estrada. “Toda a rede elétrica ao longo da Rodovia foi substituída”, acrescentou Zanete.

 

A secretária Regional, Solange Scortegagna Pagani, destaca que cerca de 200 famílias de pequenos agricultores da região do Vale do Rio Canos serão beneficiadas Com a pavimentação. “Além de colaborar com o escoamento da produção de hortigranjeiros, leite e frutas como a maçã e ameixa, a rodovia é importante para o desenvolvimento do turismo, já que diversos pontos de visitação e empreedimentos turísticos estão localizados ao longo do trecho”, afirmou.

 

Nina Velho para Agência de Notícias São Joaquim Online (http://saojoaquimonline.com.br/06/02/2012/pavimentacao-da-rodovia-sc-439-entre-urubici-e-a-serra-do-corvo-branco-esta-concluida/) com fotos

Link to comment
Share on other sites

O nosso consolo aqui na metade oeste/norte do PR, se é que se pode dizer isso, é que nos últimos dias a URA tem caído muito no decorrer do dia. Hoje por exemplo minha estação registrou apenas 26%! É muito seco para Fevereiro, mas como registrei 17% em pleno mês de dezembro, passado, não é de se assustar. O fato é que já vamos para o 13° dia sem um pingo d'água, sempre com muito calor e pouca nebulosidade, mandando para o espaço toda aquela chuva abençoada que caiu no meio do mês passado... Para nós essa onda de calor já está sendo pior do que a do início de 2011.

 

Extremos de hoje: 23,7°C / 35,8°C. Estamos definitivamente morando em Cuiabá em época de seca no centro-oeste. Neste momento, 21h03, ainda registro 30,6°C com URA de apenas 39%. Vento nulo. Que venha logo o outono...

Link to comment
Share on other sites

Em climas de altitude tropicais, a média das máximas ao longo do ano pouco se altera, ao passo que a média das mínimas varia muito, tudo em virtude dos efeitos das estações seca e úmida. É o que vemos e La Paz e o que vemos, em menor escala, em CDJ. Isso torna o clima muito pouco dinâmico, o que torna menos interessante na minha opinião, pois há menos torcida, menos monitoramento de modelos e menos variações de um ano para o outro. Quando todos estão em festa, lá em cima a coisa está morna. Quando todos estão deprês, lá em cima a coisa continua na mesma, embora melhor que a depressão. A altitude é quase que uma renda fixa, ao passo que ao nível do mar o clima se comporta como na bolsa de valores.

Em campos a media da maxima cai de 23 para 16 de janeiro a julho, 7 graus de desvio. A media das mínimas cai de 13 para 4 graus, 9 graus de desvio.

Em sao Joaquim a media das máximas cai de 23 para 15, 8 graus nas máximas, e 13 para 6 nas mínimas, 7 graus de queda. a diferença entre essas duas é muito pequena, talvez valha a pena pegar uma cidade em altitude e em latitude temperada de fato e comparar... Mas creio que não haverá grande diferença no padrão de desvios, lembrando que Campos esta mais alta então deveria ter desvio marginalmente maior que SJ por natureza.

 

Bruno, o grande evento de frio de Campos ano passado foi o ar polar de junho, que gelou todo centro Sul e fez registrar -5.4C de minima na minha estação. Fora a maxima que tambem foi baixíssima e pontual... As 6 da tarde já estava 3 graus por lá. Em Campos, quando h a o evento de frio, é frio para kacete, como no resto do Brasil. Quando não há frio no resto do Brasil, Campos segue no frio. Então é tão legal quanto Canela no evento de frio e mais legal que Canela no marasmo.... Tirando um evento de neve, claro.

 

Em relação ao marasmo, Campos vai de 2 a 17 num mesmo dia, 15 graus de amplitude. Nenhum outro lugar tem essa amplitude.... Talvez marasmo seja um dia de 5 de minima e 12 de maxima, baixa amplitude, depende do ponto de vista!

 

O legal do clima de campos é que, diferente do resto do Brasil que é dependente de massa de ar frio, Campos é sempre frio. Pode ter o upside de frio caso venha um ar frio forte, mas se não vier, estará frio tambem. Digamos que Campos precisa olhar menos para os modelos, impacta menos o seu clima.

 

Eu considero o clima de Campos relativamente dinâmico tambem, é comum frente fria no inverno e nas outras estações, acontece muita coisa. Voce esta se baseando no inverno... Nos podemos ter um evento de neve no inverno na Mantiqueira tambem, por que não? Eu já registrei na minha estação maxima de 5 C no inverno tambem e máximas abaixo de 10 sao relativamente freqüentes.

 

Eu não acho os climas da serra geral e da Mantiqueira tão diferentes assim, mesmo pela latitude. O que muda mais é no inverno, e o regime de chuvas, não muito o térmico. A Mantiqueira esta numa latitude mais quente mas compensa com mais altitude, o que a torna mais fria em todos os quesitos na minha opinião. Em termos de sistemas de massas, no inverno, o domínio é basicamente da alta do Atlântico, nos dois lugares.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

NÃO TENHO PACIÊNCIA P/ESCREVER, CAMPOS ESTÁ FRIA POIS TEM AR FRIO EM ALTITUDE E SÓ ESTÁ FRIA POR ISSO, SECURA E AR FRIO EM ALTURA. QDO FOR LIGAR PARA O BRUNO CONVERSO COM ELE.

 

EM JUNHO/JULHO A MÉDIA MÁXIMA É ABAIXO DE 15,0. AQUI ESTAMOS COM CALOR, POIS TEM UMA ONDA DE CALOR AQUI E NÃO TEM LÁ. BASTA VOLTAR AO NORMAL, CHUVA/NUBLADO PARA FICAR ENTRE 10/13 COMO AQUI. ESPECIAL SÃO AS SERRAS ACIMA DOS 1200/1300 NO BRASIL. E DESTAS APENAS AS DO SUL JÁ TIVERAM MÍNIMAS NEGATIVAS NO VERÃO, E QUEM SABE, NEVE NO DIA 16/17 DE JANEIRO DE 1819.

Link to comment
Share on other sites

João, a comparação que fiz não era entre frio de de altitude/baixa latitude x frio de altitude/alta latitude, mas entre frio de altitude/baixa latitude e frio sem altitude/alta latitude.

 

Em locais de baixa altitude e com muita latitude, a diferença entre a média das máximas no verão e no inverno, é muito próxima da média das mínimas no verão e no inverno, sendo que, as vezes, a diferença na média das máximas entre o verão e o inverno é até maior que a diferença verificada na média das mínimas! Veja o caso de POA:

 

Média da Máxima Janeiro: 30,7C

Média da Máxima em Julho: 19,6C

Diferença: 11,1C

 

Média da Mínima Janeiro: 20,1C

Média da Mínima Julho: 9,9C

Diferença: 10,2C

 

Repare que as máximas em POA oscilam mais que as mínimas. Isso é impossível de se verificar no tropical de grandes altitudes. Em Campos a mudança nas mínimas é muito mais percepctível que a mudança nas máximas. Em POA as máximas são mais sentidas. Esse era o meu ponto.

 

Olhe o caso de Jaguarão (32,5ºS e nível do mar):

Média Máxima Janeiro: 29,8C

Média Máxima Julho: 17,4C

Diferença: 12,4C

 

Média Mínima Janeiro: 17,8C

Média Mínima Julho: 7,5C

Diferença: 10,3C

 

No caso de Jaguarão é ainda mais perceptível.

 

Sobre o dinamismo, não tenho dúvidas de que o clima de Campos do Jordão muda. Eu sei disso! A questão é que ele muda menos a ponto de passar dias a fio com a mesma mecânica, algo que tende a mudar totalmente tão logo a latitude comece a crescer. No RS é difícil passarmos mais de 4 dias sob o mesmo padrão. Ou chove, ou esquenta, ou esfria, ou seca, ou umidece, etc. Ao passo que em Fortaleza e em Brasília o homem do tempo só precisa trabalhar duas vezes o ano, para informar o início da chuva e o fim da mesma.

Link to comment
Share on other sites

Em climas de altitude tropicais, a média das máximas ao longo do ano pouco se altera, ao passo que a média das mínimas varia muito, tudo em virtude dos efeitos das estações seca e úmida. É o que vemos e La Paz e o que vemos, em menor escala, em CDJ. Isso torna o clima muito pouco dinâmico, o que torna menos interessante na minha opinião, pois há menos torcida, menos monitoramento de modelos e menos variações de um ano para o outro. Quando todos estão em festa, lá em cima a coisa está morna. Quando todos estão deprês, lá em cima a coisa continua na mesma, embora melhor que a depressão. A altitude é quase que uma renda fixa, ao passo que ao nível do mar o clima se comporta como na bolsa de valores.

Em campos a media da maxima cai de 23 para 16 de janeiro a julho, 7 graus de desvio. A media das mínimas cai de 13 para 4 graus, 9 graus de desvio.

Em sao Joaquim a media das máximas cai de 23 para 15, 8 graus nas máximas, e 13 para 6 nas mínimas, 7 graus de queda. a diferença entre essas duas é muito pequena, talvez valha a pena pegar uma cidade em altitude e em latitude temperada de fato e comparar... Mas creio que não haverá grande diferença no padrão de desvios, lembrando que Campos esta mais alta então deveria ter desvio marginalmente maior que SJ por natureza.

 

Bruno, o grande evento de frio de Campos ano passado foi o ar polar de junho, que gelou todo centro Sul e fez registrar -5.4C de minima na minha estação. Fora a maxima que tambem foi baixíssima e pontual... As 6 da tarde já estava 3 graus por lá. Em Campos, quando h a o evento de frio, é frio para kacete, como no resto do Brasil. Quando não há frio no resto do Brasil, Campos segue no frio. Então é tão legal quanto Canela no evento de frio e mais legal que Canela no marasmo.... Tirando um evento de neve, claro.

 

Em relação ao marasmo, Campos vai de 2 a 17 num mesmo dia, 15 graus de amplitude. Nenhum outro lugar tem essa amplitude.... Talvez marasmo seja um dia de 5 de minima e 12 de maxima, baixa amplitude, depende do ponto de vista!

 

O legal do clima de campos é que, diferente do resto do Brasil que é dependente de massa de ar frio, Campos é sempre frio. Pode ter o upside de frio caso venha um ar frio forte, mas se não vier, estará frio tambem. Digamos que Campos precisa olhar menos para os modelos, impacta menos o seu clima.

 

Eu considero o clima de Campos relativamente dinâmico tambem, é comum frente fria no inverno e nas outras estações, acontece muita coisa. Voce esta se baseando no inverno... Nos podemos ter um evento de neve no inverno na Mantiqueira tambem, por que não? Eu já registrei na minha estação maxima de 5 C no inverno tambem e máximas abaixo de 10 sao relativamente freqüentes.

 

Eu não acho os climas da serra geral e da Mantiqueira tão diferentes assim, mesmo pela latitude. O que muda mais é no inverno, e o regime de chuvas, não muito o térmico. A Mantiqueira esta numa latitude mais quente mas compensa com mais altitude, o que a torna mais fria em todos os quesitos na minha opinião. Em termos de sistemas de massas, no inverno, o domínio é basicamente da alta do Atlântico, nos dois lugares.

 

Abs

 

Tucci,

 

Tu está esquecendo que teu padrão de comparação é o topo de SJ, o INMET. Pegue os dados de Urupema e verás que no MARASMO é parecida com CDJ (vimos demais isso durante o último inverno, INMET SJ com mínma de 11-12oC e Urupema com 3-4oC) e na onda de frio é precida com SJ INMET! Tem de comparar vale com vale e não vale com topo, pois aí é ridículo! Pega o alto do Baú que tu verá que a coisa fica feia em termos de amplitude, mesmo sendo tropical de altitude e alto para caráleo! Como lá não tme estação, pega o Pico do Couto como referencia e verás que não tem sentido o que postaste! Faço o mesmo estudo que pretendes fazer com Urupema e jogo estes argumentos por terra! Vimos neste inverno que a média normal de Urupema deve ficar entre 7oC e 8oC em Junho-Julho e a média de mínimas em torno de 3oC no mesmo período! Daí a diferença pro VERÃO É ANIMAL EM MÍNIMAS E MÁXIMAS! E PRONTO!

 

Achei tua mensagem um enorme retrocesso em termos de discussão ao colocar "Em termos de sistemas de massas, no inverno, o domínio é basicamente da alta do Atlântico, nos dois lugares". Sim, predomínio da mesma massa de ar, mas num lugar 90% do tempo e no outro 55%! Faz diferença, e muita! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

NÃO TENHO PACIÊNCIA P/ESCREVER, CAMPOS ESTÁ FRIA POIS TEM AR FRIO EM ALTITUDE E SÓ ESTÁ FRIA POR ISSO, SECURA E AR FRIO EM ALTURA. QDO FOR LIGAR PARA O BRUNO CONVERSO COM ELE.

 

EM JUNHO/JULHO A MÉDIA MÁXIMA É ABAIXO DE 15,0. AQUI ESTAMOS COM CALOR, POIS TEM UMA ONDA DE CALOR AQUI E NÃO TEM LÁ. BASTA VOLTAR AO NORMAL, CHUVA/NUBLADO PARA FICAR ENTRE 10/13 COMO AQUI. ESPECIAL SÃO AS SERRAS ACIMA DOS 1200/1300 NO BRASIL. E DESTAS APENAS AS DO SUL JÁ TIVERAM MÍNIMAS NEGATIVAS NO VERÃO, E QUEM SABE, NEVE NO DIA 16/17 DE JANEIRO DE 1819.

 

O problema é que ele tá comparando topo com baixada, Ronaldo! Pega Urupema que toda a argumentação vai por água abaixo! No último inverno vimos Urupema dar 3oC ou menos de mínima em dias que SJ dava 12oC!!!! A Região Montanhosa da Serra Geral tem o mesmo benefício da Mantiqueira (acumula "poças de frio" depois que a MP passa), mas recebe o ar frio polar de frente e com maior intensidade no inverno!! Ou seja, é mais fria em todos os sentidos, apesar de mais baixa! :good:

Link to comment
Share on other sites

A 18Z aumentou um pouco o avanço do ar frio em relação a 12Z para a próxima sexta! Já bota a linha de 8oC a 850 hpa tangenciando o litoral do RS no sábado! Vamos torcer! :good: Que venha o fim do inferno Curitibano! Marcos, POA tem toda a infra pro calor! Aqui em Curita tá cheio de ambientes de trabalho sem AC! Mas hoje quando andei 5 quadras em subida às 14:30 eu lembrei de ti, he he he! Fiquei encharcado em 3 segundos, he he he!!! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

A 18Z aumentou um pouco o avanço do ar frio em relação a 12Z para a próxima sexta! Já bota a linha de 8oC a 850 hpa tangenciando o litoral do RS no sábado! Vamos torcer! :good: Que venha o fim do inferno Curitibano! Marcos, POA tem toda a infra pro calor! Aqui em Curita tá cheio de ambientes de trabalho sem AC! Mas hoje quando andei 5 quadras em subida às 14:30 eu lembrei de ti, he he he! Fiquei encharcado em 3 segundos, he he he!!! :laugh:

 

Eu passo o dia lembrando do Marcos cada vez que tenho que abrir uma porta de saída e sentir aquele soco na cara :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Sobre a infra-estrutura para o calor o Zé tá coberto de razão. Enfrentei aquela onda de calor horrorosa de novembro de 2009 em Curitiba. Foram uns 4 dias com máximas de 33C/34C e não havia um restaurante com a/c. Nem no Banco em que estava trabalhando havia sistema de refrigeração. Que tortura...

 

Aqui em POA, no meu novo apto, já tenho comprado 4 aparelhos de split, mas não comprei TV. Para tu ver o tamanho da nossa necessidade.

Link to comment
Share on other sites

A 18Z aumentou um pouco o avanço do ar frio em relação a 12Z para a próxima sexta! Já bota a linha de 8oC a 850 hpa tangenciando o litoral do RS no sábado! Vamos torcer! :good: Que venha o fim do inferno Curitibano! Marcos, POA tem toda a infra pro calor! Aqui em Curita tá cheio de ambientes de trabalho sem AC! Mas hoje quando andei 5 quadras em subida às 14:30 eu lembrei de ti, he he he! Fiquei encharcado em 3 segundos, he he he!!! :laugh:

 

Eu passo o dia lembrando do Marcos cada vez que tenho que abrir uma porta de saída e sentir aquele soco na cara :mosking:

Nossa! Estou ficando famoso!! Imagina o Obama no verão de Washington: "Damn muggy weather!!! I´m totaly wet! Oh, God! Like Marcos in Porto Alegre!!", hahahahahah!!!

 

Realmente, andar 5 quadras com 30° mesmo seco é bem ruim, ainda mais se estiver com roupa de trabalho. Sem contar que a radiação de Curitiba é mais intensa do que a daqui.

 

Ta bom, Vicente, você venceu. Pode chorar à vontade!!

 

Por aqui uma noite tolerável. Faz 24,2° com 84% e algumas nuvens. Sem vento. Amanhã será mais um dia quente e úmido como hoje.

 

Abraços muggy!

Link to comment
Share on other sites

Eu tenho a intençao de fazer um estudo profundo do Clima de Campos do Jordão com os dados da minha estação. Alguns estudos de series. A impressão que tenho é que Campos e o resto do alto da Mantiqueira é a região do Brasil onde o clima é menos dependende do dominio de massas de ar. Isso é bem tipico do clima de montanha. Por exemplo, o clima nos Andes a 5 mil metros de altitude e a 10 graus de latitude deve ser muito semelhante ao clima nos Andes a 5 mil metros de altitude mas a 30 graus de latitude. Quem define o clima nesses pontos é a altitude, não mais a latitude.

 

 

João,

 

Com certeza acontece isso! Campos não depende de ar polar pra apresentar frio! 7,6ºC em plena ONDA DE CALOR é um negócio impressionante... Não só Campos, mas a Serra da Mantiqueira em geral! Tenho certeza que a região de Itatiaia também teve mínimas espetaculares nesses últimos dias! Aquela Pousada dos Lobos fica em um buraco a quase 1900m de altitude com montanhas bem altas no redor. Deve afundar muito durantes noites mais secas e sem nuvens. E o posto Marcão a 2.400m também deve ter afundado muito. Se Jordan Fields chegou a 7,6 eu não ficaria surpreso com algo na faixa de 2 ou 3 graus nesses locais mais frios que Campos... Seu estudo ficaria ainda melhor com dados destes locais de maior destaque... Se conseguir entrevistar um pessoal que mora nessa região tenho certeza que lhe contariam muitas histórias interessantes! A Dona Olympia que cuida da Pousada dos Lobos me contou diversas histórias sobre frio, principalmente de neve na região!

 

A última vez que eu fui pra Campos, saí com um puta calor em São Paulo, fui pegando calor na Ayrton Senna inteira pelo Vale do Paraíba, dai quando subi a Serra da Mantiqueira fui acompanhando a temperatura desabar no termômetro do carro. Cheguei em Campos com frio, algo como 12 graus, sendo que na estrada estava uns 30 graus! Saí com a minha namorada para tomar umas cervejas e estava muito frio. Quando voltamos da Baden-Baden estava uns 10 graus. Que delícia esse clima de Campos!

 

Pro pessoal do Sul o frio de Campos pode não ser tão expressivo, pois existem locais mais frios, mas o CONTRASTE para as cidades próximas é absurdo! E vale lembrar que existem locais mais de 1.000m mais altos que Campos na mesma Serra! :good2:

Link to comment
Share on other sites

CJ apresenta temperaturas mínimas que podem ser comparadas com as de SJ ou Urupema (exceto quando há MP, aí a surra

é sempre grande pra cima de CJ). Mas, é interessante perceber como que o sol de CJ é mais quente que o de SJ. Já estive nas

duas cidades na mesma época, e na cidade catarinense é comum estarmos ao meio dia, aquele céu de brigadeiro e deliciosos

11/12ºC...não precisa ser uma massa de ar frio forte, pelo contrário, qualquer "peidinho" polar já traz isso. Na Mantiqueira faz

muito frio de manhã, mas eu conseguia passear usando só uma camisa de boa lá no Capivari.

 

E vocês estavam falando da radiação ser mais forte na montanha. Eu atestei este fato quando fui ao Pico da Bandeira em Agosto-08.

No alto de seus quase 3000m, esqueci de usar boné e meu rosto ficou bastante queimado na volta. Impressionante ! eu comecei a descascar

no dia seguinte, tamanho o estrago causado. Detalhe: Fazia 8C ao meio dia lá no alto. Queimar a pele ao sol não depende de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Na minha opinião o frio de Campos de Jordao no inverno concentra mesmo apos 18 horas indo pela noite , madrugada até 9 horas da manhã do dia seguinte...

 

Campos tem por volta 3 meses por ano com media das maximas inferior a 20 graus contra 5 meses de Urupema..... As maximas lá tem pouca variação....Março do ano passado foi de 21 graus e Julho (normalmento mês + frio do ano), ficou com 19 graus....o que muda são as minimas mesmo e o regime de chuvas...Em 2011 A estação de Campos do Jordão do Inmet não registrou nenhuma maxima inferior a 10 graus, penso que o grande motivo deste cenario seja a latitude. Canela por ex , é comum ter maximas inferior a 10 graus. Pra vc pegar 10 ou 11 graus em Campos as 2 da tarde vai ter que está chovendo , já as cidades de SC e RS , não...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, por falar em Serra da Mantiqueira, vai uma pergunta meio off, mas que tem haver com a discussão:

 

Quero passar o feriadão de Junho na Mantiqueira, de preferência em alguma pousada em altitude bem elevada, e com

preço bom (ou seja, fora de CJ :laugh: ). E foi então que achei esta simpática pousada localizada nas terras altas de Itamonte-MG,

pertinho da Garganta do Registro. Seu nome é POUSADA DOS LOBOS...ALGUÉM JÁ OUVIU FALAR ?

 

Segue descrição da pousada:

 

"A Pousada dos Lobos está localizada nas terras da Fazenda São Miguel a 1.800 metros de altitude.Encontra-se dentro do Parque Nacional de Itatiaia (parte alta), por força do decreto nr 67.586 que ampliou a área do PNI em 1982."

 

Fotos:

 

olugar.jpg

 

olugar1.jpg

 

olugar2.jpg

 

olugar4.jpg

 

-A julgar pela geografia do local, percebe-se que fica numa encosta ou semi-baixada.

Deve fazer um belo frio no inverno, pois há montanhas ao redor de mais de 2000m e a

pousada em si fica a 1800m, é bem alta mesmo. Geadas devem ser frequentes.

 

Enfim, acho que farei a reserva em breve :hang1:

 

Fica a meros 280km de Juiz de Fora, aproximadamente.

Link to comment
Share on other sites

Bah, essa pousada deve dar um geadão em boa parte do ano!!!!

 

Por aqui ainda quente e úmido. Outra mínima de 22,9°. Agora faz 30,1° com 70%!!! Vento ENE a 6,3 km/h.

 

Enquanto isso MUITA chuva em boa parte da Campanha, região mais castigada pela estiagem no RS! A RBS de Bagé acumulou 111 mm ontem e hoje, até o momento, foram 44,0 mm! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.