Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - Fevereiro 2012


Joao
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Olá a todos!

 

Primeiramente gostaria de cumprimentar os participantes do forum. Ja faz um bom tempo que eu tenho acompanhado as informações, dados, análises e discussões por aqui. Venho tentando aprender alguma coisa, mas nunca postei nada porque, devo admitir, em termos de conhecimento da área eu me situaria próximo ao nivel do burrinho do Shreck.

 

Embora eu não faça o prognóstico de uma participação "brilhante", se ninguém se importar, eventualmente, casualmente eu penso em perguntar alguma coisa. Só pra não ficar assim tão perdido em meio a tantas informações. Espero não ser inconveniente, mas se for o caso, avisem. Na verdade, só de acompanhar o forum eu ja fico muito satisfeito, é bom demais.

 

Apesar das vastíssimas lacunas, eu gosto muito da meteorologia, ja acompanhei muito o blog da Metsul e o brilhantismo do Professor Eugenio Hackbart, sou fascinado pela dinâmica do clima e também pela análise dos eventos de frio. Por essas e outras é que - apesar de morar em Jundiaí (SP) - recentemente adquiri uma casita em Canela (RS), onde pretendo passar os próximos meses de janeiro e - principalmente - julho. :good2:

 

É isso, abraços gerais.

Link to comment
Share on other sites

Legal, Melo!

 

Eu tenho casa em Gramado! Porém, assim como vc, não moro lá. Tenho apenas uma casa de veraneio. Até 2011 a casa ficava em Canela, porém vendemos. Em que bairro fica a sua?

 

Se for do seu interesse, acesse a estação que mantenho online no Vale do Castelinho em Canela. Eis o link: http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IBRASIL94

Link to comment
Share on other sites

Olá a todos!

 

Primeiramente gostaria de cumprimentar os participantes do forum. Ja faz um bom tempo que eu tenho acompanhado as informações, dados, análises e discussões por aqui. Venho tentando aprender alguma coisa, mas nunca postei nada porque, devo admitir, em termos de conhecimento da área eu me situaria próximo ao nivel do burrinho do Shreck.

 

Embora eu não faça o prognóstico de uma participação "brilhante", se ninguém se importar, eventualmente, casualmente eu penso em perguntar alguma coisa. Só pra não ficar assim tão perdido em meio a tantas informações. Espero não ser inconveniente, mas se for o caso, avisem. Na verdade, só de acompanhar o forum eu ja fico muito satisfeito, é bom demais.

 

Apesar das vastíssimas lacunas, eu gosto muito da meteorologia, ja acompanhei muito o blog da Metsul e o brilhantismo do Professor Eugenio Hackbart, sou fascinado pela dinâmica do clima e também pela análise dos eventos de frio. Por essas e outras é que - apesar de morar em Jundiaí (SP) - recentemente adquiri uma casita em Canela (RS), onde pretendo passar os próximos meses de janeiro e - principalmente - julho. :good2:

 

É isso, abraços gerais.

 

Melo, bem-vindo. Lembre-se: começamos deste mesmo modo... :good2:

Link to comment
Share on other sites

Seja bem-vindo, Melo!! Pergunte o que quiser! Sempre terá alguém que vai dar uma resposta.

 

O conhecimento da meteorologia e climatologia a gente adquire com o tempo e, como ocorre com muitos aqui, através das observações pessoais, seja com uma estação ou apenas observando a atmosfera dia-a-dia.

 

Parabéns pela casa em Canela!! Garanto que vai aproveitar bastante mesmo no verão. Se soubesse como é o calor do RS fora das áreas altas. Jesus!!!!

 

Do mais, um dia quente por aqui. Tive mínima de 21,2°. Áreas próximas tiveram nevoeiro. Graças a Deus a nebulosidade está segurando o aquecimento. Agora faz 29,4° com 60%. Ontem a essa hora estava 31,3°.

 

Abraços bem-vindos!!

Link to comment
Share on other sites

Melo, seja bem vindo! Rapaz, sempre gostei de dados climatológicos e a dinâmica do clima. Entretanto, também não sou um expert e a participação neste fórum vem me ajudando dia a dia.

 

E sobre a casa em Canela, só digo uma coisa: show de bola! Aquela região me faz a cabeça e da minha família também! Meus pais vão de 3 a 4 vezes ao ano, no mínimo, para a Serra Gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Essa é a oportunidade perfeita então para aproveitar um banho lá na cachoeira de BJ da Serra, ao lado daquele restaurante

que nós fomos. Ou, quem sabe, nadar nas cachoeiras existentes em Urubici.

 

A serra catarinense tem cachoeiras muito bonitas, o único problema é que são poucos os dias que é realmente agradável tomar

um banho nelas :clapping:

 

Enquanto isso, em JF, o aeroporto registra 27ºC e tempo parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

E terminou muito bem aqui em Mauá tb, com média de aprox. 21,5 (ponderada).

Muito parecido com os jan/fev da área urbana de Curita na abominável semi-normal 2001-2010. A diferença é que estamos 200 km ao norte e cerca de 150m abaixo. Meu condomínio fica a cerca de 760/800m.

 

Ainda preciso fazer as contas de janeiro...

 

Porém, adianto que a média simples de Itapevi em dezembro ficou em 21,31ºC (15,79ºC min./26,83ºC máx.)

Como comparativo, dezembro de 2010 apresentou esses valores: 21,39ºC (17,88ºC min./ 24,91ºC máx.)

Link to comment
Share on other sites

Pois é, quanto sera que deu no Inmet? Estranhei isso tbem.

 

Em Campos do Jordão em Janeiro 2012 , a precipitação total foi de 286,8 mm na Automatica e 300,3 mm na estação convencional. No ano passado só pra você ter ideia , deu 386,2 mm em 2011...ou seja choveu mais e foi bem mais quente tb com 17,8 de media contra 15,3 neste ano. Isso explica que o volume de chuva não ajuda a termos um mês mais ameno , ao contrário que muitos pensam...

Link to comment
Share on other sites

Estou em Torres para passar o feriadão de navegantes! Céu azul e temperatura fresca! Viva! Impressionante como essa cidade tem um clima fresco o ano inteiro. Raramente baixa de 7C e raramente passa de 28C. Agora estou deitado na rede, curtindo a filhota e chega estar levemente frio quando bate a brisa!

Maravilha!! Climato e familiarmente falando, hehe. Agora, esses "raros" parece um pouco exagerado. Diria até que é mais comum baixar dos 7° do que subir acima dos 28°. A única vantagem climática de Torres para quem gosta de extremos são as chuvas. Volta e meia cai uma enxurrada por aí.

 

Pois é, quanto sera que deu no Inmet? Estranhei isso tbem.

 

Em Campos do Jordão em Janeiro 2012 , a precipitação total foi de 286,8 mm na Automatica e 300,3 mm na estação convencional. No ano passado só pra você ter ideia , deu 386,2 mm em 2011...ou seja choveu mais e foi bem mais quente tb com 17,8 de media contra 15,3 neste ano. Isso explica que o volume de chuva não ajuda a termos um mês mais ameno , ao contrário que muitos pensam...

Esse verão foiu atípico num aspecto: o ingresso de mp´s impulsionadas por ciclones. Não me recordo (talvez alguém de SP saiba dizer melhor) de ingressos de ar frio tão frequentes no Sudeste durante o verão. Sempre havia um ciclone no Atlântico expremendo a ZCAS em MG e no RJ com a mp na retaguarda.

 

O pior é ter de ouvir toda a vez a previsão do tempo na Globo repetindo o verão escaldante no Brasil. Será que esse pessoal não vê as médias e as anomalias, caramba??????? :rtfm:

 

Por aqui um dia quente e úmido. O leve vento SE impediu um aquecimento bem maior. Tive máxima de 34,0°, mas a u.r. não baixou dos 49%. Sensação máxima de 39,8°!!!

 

Agora faz 23,3° com 81%. Venta de SSE a 4,7 km/h. Pressão em 1009,6 mb. Amanhã será mais quente e tão úmido quanto.

 

Abraços duplo-climáticos!

Link to comment
Share on other sites

O verão de 2009 foi parecido com o deste ano, até me lembro de ter comentado isso aqui no final da primavera, que achava que o verão desse ano seria igual ao daquele ano.

 

Achei um video que fala daquele janeiro: http://mais.uol.com.br/view/1575mnadmj5c/apos-janeiro-de-ondas-de-frio-em-sp-como-fica-fevereiro-0402396AE0916326?types=A

Link to comment
Share on other sites

Olá! Sou novo no fórum, ou pelo menos meu usuário, já que também venho acompanhando o fórum desde ano passado. Alguém que provavelmente já deve me conhecer é o COUTINHO, que sempre vivo pentelhando no site do climaterra fazendo perguntas haha. Tenho 19 anos e moro em Carambeí, PR. Uma colônia holandesa nos campos gerais, minha casa fica a 1075m de altitude. Amo frio e minha estação preferida é o outono, porque gosto muito de ver as cores das arvores nessa estação e sentir as primeiras ondas de frio do ano.

Link to comment
Share on other sites

Olá! Sou novo no fórum, ou pelo menos meu usuário, já que também venho acompanhando o fórum desde ano passado. Alguém que provavelmente já deve me conhecer é o COUTINHO, que sempre vivo pentelhando no site do climaterra fazendo perguntas haha. Tenho 19 anos e moro em Carambeí, PR. Uma colônia holandesa nos campos gerais, minha casa fica a 1075m de altitude. Amo frio e minha estação preferida é o outono, porque gosto muito de ver as cores das arvores nessa estação e sentir as primeiras ondas de frio do ano.

Fala Lucas, Carambei é uma cidade muito legal, estive ai em fevereiro de 2009. Eu gosto muito dessa regiao de Castro, Ponta Grossa, Palmeira... os campos de araucaria sao lindos e faz realmente bastante frio no inverno. Para mim, é o local ideal para um sitio um dia!

1075 metros de altitude é bastante mesmo, voce deve ter bons extremos de frio por aí e neve uma vez por decada? O Coutinho deve saber disso melhor... ainda bem que voce já pentelha ele hehehe. Bom, participe mais com a gente, tenta acompanhar as temperaturas por aí e nos mostrar. Um abraço.

Link to comment
Share on other sites

Olá! Sou novo no fórum, ou pelo menos meu usuário, já que também venho acompanhando o fórum desde ano passado. Alguém que provavelmente já deve me conhecer é o COUTINHO, que sempre vivo pentelhando no site do climaterra fazendo perguntas haha. Tenho 19 anos e moro em Carambeí, PR. Uma colônia holandesa nos campos gerais, minha casa fica a 1075m de altitude. Amo frio e minha estação preferida é o outono, porque gosto muito de ver as cores das arvores nessa estação e sentir as primeiras ondas de frio do ano.

 

Bem vindo, Lucas! A região dos Campos Gerais é uma das mais interessantes do Paraná, ao meu ver! tem temperaturas baixíssimas em ondas de frio, e vegetação que mescla a beleza das araucárias com exemplares presentes apenas no cerrado brasileiro!

 

Faz tempo que não visito essa região! Esse ano estou me programando para ir, ao menos, até Vila Velha!

Link to comment
Share on other sites

Cade o Carlos Dias com os dados do fechamento de janeiro nas capitais??????? To sentindo falta....... hehe

 

Ontem mínima de 21,9°C aqui na minha casa, hoje 23,5°C. Fevereiro começando com cara de verão mesmo por aqui, muito sol até o momento.

 

Jordan, está aqui:

 

viewtopic.php?f=63&t=14717

 

Mas o Carlão não contemplou, ainda, Rio Branco :good:

Link to comment
Share on other sites

os campos de araucaria sao lindos e faz realmente bastante frio no inverno. Para mim, é o local ideal para um sitio um dia!

1075 metros de altitude é bastante mesmo, voce deve ter bons extremos de frio por aí e neve uma vez por decada?

 

Aqui pertinho de casa tem um campo de araucárias. Essa foto tirei ano passado quando uma tempestade se aproximava:

421232_321663127876366_100000980449228_929364_359530905_n.jpg

 

É uma das minhas fotos preferidas, tenho imagem desse mesmo cenário, porém com geada ou por do sol.

Muito obrigado pelos desejos de boas vindas, é um prazer estar participando do fórum!

Link to comment
Share on other sites

os campos de araucaria sao lindos e faz realmente bastante frio no inverno. Para mim, é o local ideal para um sitio um dia!

1075 metros de altitude é bastante mesmo, voce deve ter bons extremos de frio por aí e neve uma vez por decada?

 

Aqui pertinho de casa tem um campo de araucárias. Essa foto tirei ano passado quando uma tempestade se aproximava:

421232_321663127876366_100000980449228_929364_359530905_n.jpg

 

É uma das minhas fotos preferidas, tenho imagem desse mesmo cenário, porém com geada ou por do sol.

Muito obrigado pelos desejos de boas vindas, é um prazer estar participando do fórum!

 

 

Belíssima foto!

Link to comment
Share on other sites

A MM detonou uma mínima melhor aqui. Não baixei dos 22,4°. Agora faz 34,9° com 50%. Sensação de 41,2°!!

 

Estava relendo as postagens dos primeiros dias de fev/2010. Hilário o que aconteceu. Aquela onda de calor está num outro patamar, com máxima de 41,3° aqui e sensação de 52°, noites entre 30° e 33°. Totalmente fora do que temos no momento. Nem se compara.

 

Quase não há vento. Predomina o NO. Última rajada de NNO a 6,6 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Joao, Renan, Bruno, André Shima, Marcos, DSoares e coutinho.

 

Muito obrigado pela fantástica acolhida. A minha intenção aqui é apenas de continuar como "observador" do forum. Desde guri eu sempre me interessei pelo tema. E sempre tive um fascínio particular pelo clima subtropical do Sul do Brasil. Olha como são as coisas, de tanto gostar eu acabei fincando um "pé" por lá em Canela. E despachei os meus sogros para lá (temporariamente) para cuidar da casita. E agora eles estão pedindo "usucapião', não querem mais saber de São Paulo, agaucharam de vez os dois, hehehe.

 

E sim, eu tenho uma "ligeira idéia" do verão do Rio Grande. Mas conheço mais pelo estudo da Geografia e por eventuais travessias de carro pelo estado. Eu sempre conto que o verão de Porto Alegre (que não é o mais quente do Rio Grande) é mais quente do que Ribeirão Preto. E muita gente se assombra com isso. Bem espero não estar falando besteiras nesse caso. Pronto! Taí uma questão que alguém pode tirar a limpo se quizer, hehehe...

 

Bruno: a casita é no Centro, dá pra ver a torre da Catedral da varanda. Mas ela é bem próxima à Av João Pessoa (caminho pra São Chico) do que da Catedral. Olha aí, se no próximo inverno tiver notícia de neve em São Chico/Cambará/Ausentes eu já estou na reta, hahaha... Só vai me fazer falta mesmo é um jipe, o meu carro é muito baixo para as estradas "de chão" dos Campos de Cima da Serra...

 

É isso aí, rapaziada, fico por aqui senão eu canso (vocês)...

 

Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, tomei meu primeiro banho de mar do ano em Torres. A água tá muito fria. Bem mais fria que o ano passado. O mergulho dá até para curar reumatismo! :mosking:

 

 

Eu sou um adepto da crioterapia. Quase todo dia tomo banho frio, pois sempre tomo banho gelado depois de treinar, mesmo no inverno! As vezes não consegui, como em Vail, já que a água gelada sai a uma temperatura inacreditável. Fazer ducha gelada depois da sauna em Campos do Jordão ou Monte Verde também não é pra qualquer um! Até dá uma desorientação na cabeça quando a água bate na cabeça! :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva o GFS projeta para o sul gaucho nos próximos dias, fazia tempo que eu não via uma situação como essa pra lá. Em compensação, o meu temor da intensificação da irregularidade das chuvas entre SC, PR e MS vai se confirmando. Quem tiver sorte terá chuva no quintal nos próximos dias... A menos que o cenário mude. Aqui a umidade aumentou bastante hoje, trazendo forte sensação de abafamento, típico de fevereiro. Alguns pingos isolados e só. Máxima de 33,1°C e mínima de 19,8°C!

 

Luiz, Melo e Lucas, sejam todos bem vindos!

Perguntem, participem bastante, mesmo que achem que as perguntas serão "bobas" para a maioria aqui. Todos nós já estivemos num nível inferior e até hoje estamos aprendendo. É muito legal poder transmitir conhecimento para outros colegas. Não faz mal, ao contrário!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Facebook.com/wreport

 

FINAL DE SEMANA SERÁ DE SOL E MUITO CALOR. ONDA DE CALOR ATINGE SP NA PRÓXIMA SEMANA.

 

O final de semana sera de tempo bom, pequena chance de pancadas de chuva no final do dia e muito, muito calor. A temperatura pode passar os 33C na capital e 36C no litoral paulista.

 

Uma onda de calor esta a caminho de SP, já tingindo o Sul do Brasil. Será a primeira onda de calor de verdade do verão nesse ano. O calor forte segue ao menos pelos próximos 7 dias, quando uma frente fria refresca o tempo por aqui.

 

Muito cuidado com a exposicao solar pois o ar estará mais seco, diminuindo a chance de nebulosidade.

 

Bom final de semana!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.