Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

2011 - RESUMO FINAL:


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Impressionante a média das mínimas em Urupema durante o inverno. A população sente frio em praticamente 100% dos dias em EUropema !

 

E o Morro da Igreja, com seus 07,xºC de média de inverno, também é sempre um destaque. Mas sente-se muito mais frio lá em cima do que as médias

mostram, pois o vento é forte e constante. Só quem já foi lá em cima para ter uma ideia. Também a sua precipitação anual é digna de clima equatorial,

graças ao efeito do relevo.

 

Vejam Monte Verde, que é de longe o distrito mais frio de Minas Gerais. Teve média das mínimas neste inverno de impressionantes 05,6ºC ! Ou seja, se

eu quiser ver muitas geadas no inverno, não preciso sair do meu estado.

 

No mais, percebe-se que foi um bom inverno de SC pra baixo, no PR e SP foi normal (teve 2 grandes ondas de frio) e aqui em MG só Junho foi abaixo

da média. O centro-oeste não conseguiu ter um inverno bombástico como foi em 2010, bem como nas regiões do Norte que registram friagem.

Link to comment
Share on other sites

Muito bom mesmo. Eu fiquei muito feliz com o dado da minha estação na Vila Inglesa... não tenho a pretensão de ter a menor marca do Brasil, mesmo porque acho que o dado absoluto é importante mas em termos de inverno, Urupema e SJ sao mais frias que CDJ do que aparentam mas voces nao imaginam como eu fico feliz de ver uma media de 13ºC dentro da cidade/area urbana de Campos do Jordao, no matter the place. Achei que isso nao se repetiria um dia.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

E este ano teremos Bom Jardim da Serra na briga pelo frio....793mm em BH em um mes e 2.300mm em Floripa no ano, foram marcas significativas. São Joaquim oscilou na media anual de 12,6 no Cruzeiro e 12,7 no vale da neve com 13,8 no Pericó.....São Joaquim teve 1,1 na media anual de direrença dentro do municipio. Já Campos teve 13,3 na Vila Inglesa e 14,4 do jaguaribe...1,1 tambem de variação dentro do municipio....olha a coincidencia..

Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou degustar esses dados com calma...e assim que possível farei um levantamento das temperaturas na minha estação e passo pra ti, ok??

 

Pelo menos do inverno climático, já que não a tenho por um período de um ano ainda.

 

No mais, estão espetaculares estes dados.

 

Pergunta: chegasse a calcular algum dado anual de Rio Negrinho ou São Bento do Sul??

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Carlos, fantástico trabalho!!!! :clapping: :clapping: Nota 30!! :good2:

 

Curitiba teve o melhor ano desde mil novecentos e guaraná de rolha!!!

 

Porto Alegre fechou com anomalia de -0,3C no ano.

 

Foi um excelente ano!

O ÚNICO problema de 2011 foi o calor úmido constante no verão. Mas passou fevereiro e ficou uma maravilha!!

 

O que chama a atenção é o Morro da Igreja destoando na média geral das demais estações do Brasil. Por ser um cume e estar sujeito tanto às mp´s quanto à nebulosidade formada pela proximidade com o oceano, a temperatura simplesmente não sobe e fica num patamar de constante frio e umidade. O mês mais seco acumulou 110 mm!! Reparem que os dias gelados no verão ocorrem com tempo fechado.

 

Abraços medianos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Carlos, vou degustar esses dados com calma...e assim que possível farei um levantamento das temperaturas na minha estação e passo pra ti, ok??

 

Pelo menos do inverno climático, já que não a tenho por um período de um ano ainda.

 

No mais, estão espetaculares estes dados.

 

Pergunta: chegasse a calcular algum dado anual de Rio Negrinho ou São Bento do Sul??

 

Abs!

 

 

Apenas Rio Negrinho, que não foi pra lista do Resumo Anual, poi sua estação saiu fora do ar em Dez....uma pena. Sua média anual deve ter fechado em 16,2/16,3

 

Rio Negrinho SC: 16,0 Media Acum 1.566,4 mm

 

Jan11: 21,3 (17,7 / 28,3 / 14,7 / 31,3 / 23,0) – 136,2 mm

Fev11: 20,8 (17,6 / 26,5 / 14,9 / 29,9 / 22,0) - 208,0 mm

Mar11: 18,3 (15,4 / 23,5 / 12,4 / 29,2 / 19,5) - 125,6 mm

Abr11: 17,4 (13,6 / 23,8 / 08,9 / 29,0 / 18,7) - 89,6 mm

Mai11: 13,7 (09,5 / 19,9 / 01,5 / 25,5 / 14,7) - 25,8 mm

Jun11: 11,2 (06,6 / 17,7 / -03,6 / 22,9 / 12,1) - 135,6 mm

Jul11: 12,5 (07,8/ 19,1 / -02,8 / 26,7 / 13,5) - 244,4 mm

Ago11: 12,7 (08,2 / 18,8 / -02,7 / 28,0 / 13,5) - 237,0 mm

Set11: 13,6 (08,8 / 20,6 / -00,8 / 31,8 / 14,7) - 151,0 mm

Out11: 16,6 (12,6 / 23,1 / 08,0/ 29,1 / 17,9) - 213,2 mm

Nov11: 17,4 (12,4 / 24,5 / 06,4/ 30,4 / 18,0) - 63,0 mm

Link to comment
Share on other sites

Curitiba teve o melhor ano desde mil novecentos e guaraná de rolha!!!

 

Porto Alegre fechou com anomalia de -0,3C no ano.

 

Foi um excelente ano!

 

Foi um ano bom sim Bruno, mas nada de muito diferente. ficou 0,1C abaixo de 2008. Perdeu para 2004, 2000, 1999, 1998...

Na verdade, os ultimos 4 anos foram na média, um poquinho acima, mas nada que chame atenção. Se tirasse 0,3C da urbanização, o que seria razoável, dado que a estação de Curitiba está ao lado da BR-277 que liga a capital ao Porto de Paranaguá, os últimos 4 anos ficariam na média 61/90.

 

Acho que 2012 deve trazer surpresas pra Curitiba, já que o Atlântico frio traz consequências rápidas pra cidade, que sofre muita infiltração marítima. Isso aconteceu no verão de 2004, que fechou quase 1C abaixo da média...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Lages, inverno de 2011

Mai11: 13,1 (08,9 / 18,8 / 00,5 / 22,6 / 13,9) - 274,2 mm

Jun11: 10,1 (06,0 / 15,9 / -03,4 / 22,2 / 11,0) - 144,5 mm

Jul11: 11,4 (07,4 / 17,1 / -02,8 / 25,4 / 12,3) - 249,6 mm

Ago11: 11,7 (08,3 / 16,5 / -03,8 / 27,8 / 12,4) - 259,7 mm

Set11: 14,0 (08,0 / 19,6 / -00,6 / 31,0 / 13,8) - 211,6 mm

 

 

Curitiba, inverno de 2011

Mai11: 14,9 (11,0 / 20,2 / 05,3 / 25,4 / 15,6) - 30,0 mm

Jun11: 12,9 (08,0 / 19,1 / -00,8 / 24,7 / 13,6) - 112,4 mm

Jul11: 14,2 (10,4 / 20,0 / 01,8 / 25,9 / 15,2) - 147,1 mm

Ago11: 14,6 (10,8 / 20,4 / 01,0 / 29,5 / 15,6) - 162,5 mm

Set11: 14,9 (10,5 / 21,0 / 05,2 / 31,8 / 15,8) - 59,4 mm

 

Antes que o Caco intervenha, ressalta-se que se trata de um ano isolado, não servindo de base única para um debate sobre clima, apenas para agregar a outros 29 invernos...

 

Olha, Galera, passei frio aqui... :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

E quanto aos dados de Cambará do Sul, alguém os tem?

Acho que esse ano deixou claro que a cidade mais fria do Brasil é Urupema. No entanto devem haver diversos microclimas na região ainda pouco explorados. Outra fato que me deixa triste é a pouca cobertura de São José dos Ausentes e região. Será que os prefeitos da região não se tocam de que as baixas temperaturas são um baita cartaz para suas cidades?

E incrível como o clima na Mantiqueira é estável. A média das máximas no inverno climático pouco destoa da mádia das máximas do verão. Não é a toa que Campos já foi uma famosa estância climática.

Link to comment
Share on other sites

Esta mínima absoluta de 01,7ºC em Setembro no Pico do Couto foi causada por uma grande onda

de frio marítima, a maior do ano, e que trouxe uma sequência muito boa de frio para JDF também,

embora a menor do ano por aqui tenha sido em Agosto -naquela MP do início do mês, registramos

06,6ºC-.

 

Esses 6,6 foi na sua casa ou no Inmet? Sei que sua casa é baixada, mas não lembro a altitude....

Aqui minha mínima de 2011 tb foi 6,6 quando eu e a patroa estávamos no Chile. Final de junho tive 6,7. O significativo amarronzamento da grama depois das minhas curtas férias de agosto me leva a concluir que em agosto teve a 2a geada do ano na Recap - Refinaria de Capuava. Mas no final de junho cheguei a ver a geada, e só não tirei fotos pq a máquina digital decidiu dar tilt bem naquela hora... :hang1:

Link to comment
Share on other sites

E quanto aos dados de Cambará do Sul, alguém os tem?

Acho que esse ano deixou claro que a cidade mais fria do Brasil é Urupema. No entanto devem haver diversos microclimas na região ainda pouco explorados. Outra fato que me deixa triste é a pouca cobertura de São José dos Ausentes e região. Será que os prefeitos da região não se tocam de que as baixas temperaturas são um baita cartaz para suas cidades?

E incrível como o clima na Mantiqueira é estável. A média das máximas no inverno climático pouco destoa da mádia das máximas do verão. Não é a toa que Campos já foi uma famosa estância climática.

 

A estação do Inmet de Cambará do Sul é uma agrometeorologica, para obter os dados de lá é preciso compra-los do Inmet. No ano passado consegui os dados de Cambará , que se não me engano, ficou 0,5 grau mais fria que Bom Jesus na media anual.

 

Qto as maximas de Campos do Jordão no inverno e verão ter pouca diferença, só posso pensar que é em virtude de sua latitude. Aliás mínimas em Campos do Jordão abaixo de 10 graus não são comuns ao contrário de Canela por ex , estando quase 1 metros abaixo , mas bem mais ao sul.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, mesmo mostrando apenas um ano, foi um anel bem fiel à realidade. Ou você esperava que Ctba e Lages apresentassem valores mais próximos?

 

Silvio, esqueci que 2004 havia sido também um ano muito bom na capital paranaense.

 

Pois é, esperava que Ctba ficasse com temperaturas mais baixas, mais próxima à normal que parece não voltar mais...

 

Lages, comparando com a sua normal, ficou pouco abaixo.

Link to comment
Share on other sites

Vocês repararem que o Pico do Couto é como o Morro da Igreja tropicalizado? Não só no regime de chuvas, como também no comportamento da temperatura: variações menores na média anual (6,2° contra 8,3° entre mês + frio e o + quente) e picos de frio menos intenso em função da falta de advecção de ar frio.

 

A diferença nem tão grande entre as amplitudes anuais nos dois cumes se devem justamente por serem cumes: mais ventosos e úmidos/chuvosos. Caso contrário a diferença seria maior

 

POA foi a única estação colhida pelo Carlos que teve uma mínima absoluta mensal na casa dos 20°. Foi 20,3° em janeiro. Floripa raspa na trave: 19,9°. Provavelmente o Rio de Janeiro teve ao menos um mês assim.

Link to comment
Share on other sites

POA foi a única estação colhida pelo Carlos que teve uma mínima absoluta mensal na casa dos 20°. Foi 20,3° em janeiro. Floripa raspa na trave: 19,9°. Provavelmente o Rio de Janeiro teve ao menos um mês assim.

 

Marcos na estação Jacarepagua no Rio, a minima em Janeiro de 2011 foi de 22,3

 

abraço

Link to comment
Share on other sites

POA foi a única estação colhida pelo Carlos que teve uma mínima absoluta mensal na casa dos 20°. Foi 20,3° em janeiro. Floripa raspa na trave: 19,9°. Provavelmente o Rio de Janeiro teve ao menos um mês assim.

 

Marcos na estação Jacarepagua no Rio, a minima em Janeiro de 2011 foi de 22,3

 

abraço

Rá!! Minha querida cidade não está sozinha no sufocamento noturno!! :good2:

 

Carlos, poderia colocar também os dados do Rio? Se não tiver, não tem problema.

 

Abraços porto-fluminenses!

Link to comment
Share on other sites

Esta mínima absoluta de 01,7ºC em Setembro no Pico do Couto foi causada por uma grande onda

de frio marítima, a maior do ano, e que trouxe uma sequência muito boa de frio para JDF também,

embora a menor do ano por aqui tenha sido em Agosto -naquela MP do início do mês, registramos

06,6ºC-.

 

Esses 6,6 foi na sua casa ou no Inmet? Sei que sua casa é baixada, mas não lembro a altitude....

Aqui minha mínima de 2011 tb foi 6,6 quando eu e a patroa estávamos no Chile. Final de junho tive 6,7. O significativo amarronzamento da grama depois das minhas curtas férias de agosto me leva a concluir que em agosto teve a 2a geada do ano na Recap - Refinaria de Capuava. Mas no final de junho cheguei a ver a geada, e só não tirei fotos pq a máquina digital decidiu dar tilt bem naquela hora... :hang1:

 

São dados do super topo do INMET. Aqui em casa, neste dia, tive uma mínima não oficial de 05,8ºC. sds

Link to comment
Share on other sites

Fantástico levantamento, Carlão!!! Vou levar algum tempo para degustar tanta informação, mas aos poucos vamos tratando aqui. Urupema foi de mito a realidade: é o município mais frio do Brasil.

 

CALMA....BOM JARDIM IRÁ INCOMODAR UM BOCADO!!! QUEM SABE CONSIGO UMA ESTAÇÃO DENTRO DA CIDADE DE S.JOAQUIM NUM LOCAL SIMILAR A URUPEMA.....

 

PARA NÃO PERDER O ORGULHO...

 

SÃO JOAQUIM É A MAIOR CIDADE MAIS FRIA DO BRASIL!!!! :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.