Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JANEIRO 2012


Marcos
 Share

Recommended Posts

Finalmente Apucarana recebeu um pouco de chuva.

Marquei na estação: 10.9 mm agora a tarde.

Confirmado no pluviometro graduado.

Leomar, quanto choveu por ai nos últimos 15 dias? Abs

 

 

Choveu nos ultimos 15 dias exatamente: 23.7 mm

 

Muito Obrigado... realmente é um deficit enorme em relação ao histórico.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 451
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Hoje foi a sexta menor mínima em janeiro em Florianópolis/Inmet, 16,1°C desde 1911. 14,6/80, 15,2C/75, 15,8/85, 15,9/05, 16,0/04 e 16,1/43

Ronaldo, o dado de 2004 é da virada do ano? Aquele reveillon foi muito frio!!

 

Rio Grande teve 14,2° e Torres 14,8°. Belo frio. Santa Marta com 19,1°.

 

POA não baixou de 17,2°, empatada com Tramandaí. Foi a MM. Aqui tive 17,8°.

 

Agora faz 27,3° com 60%. Vento ONO a 4,7 km/h. Muito bom o dia!

 

Abraços agradáveis!

Link to comment
Share on other sites

E depois de tanta chuva...o sol voltou !

Sim, a ZCAS ainda está ativa, mas se deslocou para norte. Atualmente, o canal de convergência está

sobre o norte de MG e GO, ES e sul da BA.

 

A chuva foi muito forte em algumas cidades da zona da mata mineira. Tenho amigos em Muriaé e

Rio Pomba, e as informações que recebi são de muitos transtornos nessas cidades. Teve lugares que

a água chegou no teto das casas ! triste situação que se repete todo ano.

 

Abraços alagados !

Link to comment
Share on other sites

RS já tem 32 municípios em situação de emergência devido à estiagem

 

Sete cidades entraram para a lista de segunda para terça-feira.

Em alerta, outros 22 municípios fizeram notificação à Defesa Civil

 

Nas últimas horas, de segunda-feira (2) para terça-feira (3), sete municípios decretaram situação de emergência devido à estiagem no Rio Grande do Sul. Já são 32 cidades na lista da Defesa Civil do estado. Outros 22 municípios fizeram notificação preliminar.

 

Em Cruz Alta, no Noroeste do estado, região que mais produz grãos, a chuva acumulada do mês de dezembro ficou 60% abaixo do normal. Das culturas afetadas pela seca, a principal delas é o milho. Os prejuízos já chegam a 70% e muitas lavouras tiveram perda total.

 

Na região de Santa Rosa, o município de Chiapeta não tem volume significativo de chuva há dois meses. De acordo com a Prefeitura, 80% das lavouras de milho e 20% da produção de soja foram prejudicados. Além disso, houve queda de 30% na produção de leite, em função da falta de pastagem.

 

Para quem vive os problemas da estiagem, as notícias não são muito boas em relação às temperaturas para os próximos dias. O tempo seco deve permanecer na maior parte do estado durante esta semana.

 

Municípios em situação de emergência

 

Boa Vista das Missões, Jaboticaba, Pinhal, Cristal do Sul, São José do Herval, Cruzeiro do Sul, Fontoura Xavier, Engenho Velho, Novo Xingu, Liberato Salzano, Barra Funda, Fortaleza dos Valos, Putinga, Cerro Branco, Crissiumal, São Pedro das Missões, Constantina, Rodeio Bonito, Ilópolis, Coronel Bicaco, Passo do Sobrado, Chiapeta, Santa Cruz do Sul, Frederico Westphalen, Ibirubá, Lagoão, Vila Maria, São José das Missões, Jóia, Pinhal Grande, Palmeira das Missões e Arroio do Meio.

 

01300x225secascreen_shot_2012-01-03_at_1.24.36_pm.jpg

 

Seca também afeta o gado com a falta de

pastagem (Foto: Reprodução/RBS TV)

 

G1

Link to comment
Share on other sites

É, talvez, a praia mais populosa do litoral gaúcho. Tem cerca de 400 mil veranistas entre janeiro e fevereiro. A mais badalada praia do RS, Atlântida, é um dos seus balneários (como se houvesse algum, pois o litoral é um só!).

Atlântida pertence à Xangrilá, ainda que fique do lado.

 

Capão da Canoa já é o maior município do Litoral Norte do RS: tem pouco mais de 40 mil habitantes, seguida por Tramandaí e Torres.

 

Aqui em casa tive máxima de 30,4°. Agora faz 29,3° com 51%.

 

Abraços litorâneos!

Link to comment
Share on other sites

O verão segue com temperaturas baixas, em Laguna temos céu azul forte e vento sul com sensação de frio 21ºC.

Será que teremos inverno climático com La niña severo? O último inverno com essa caracteristica foi em 2000, estou certo Ronaldo?

Abraço!!!

 

 

AINDA É CEDO, MAS PROMETE TER MUITAS SURPRESAS ATÉ JUNHO/JULHO.

Link to comment
Share on other sites

Caramba, que dia lindo aqui em Joinville...até tinha algumas nuvens, mas o céu está predominantemente azul..

 

MUITO vento para os padrões joinvilenses, ainda mais aqui no meu apartamento...

 

A temperatura máxima na minha estação ficou em torno de 31 a 32 graus...mas com PO baixo e UR baixa estava muito confortável...

 

Pena que minha internet deu pau e a estação está fora do ar.

Link to comment
Share on other sites

Hoje caiu um dilúvio em praticamente todo Acre. Em Rio Branco a temperatura máxima na estação automática do Inmet não ultrapassou os 23.8ºC e mínima de 22.1ºC com incríveis 172.2mm de chuva em 18 horas de chuva. Nos últimos três dias a máxima ainda não superou os 26.5ºC nessa estação. Na estação do aeroporto ainda não superou os 27ºC em 2012.

 

Falando em estação do aeroporto, eu precisava dar essa notícia para vocês do Baz. Desde maio de 2008 a estação do aero de Rio Branco estava com o termômetro descalibrado, marcando algo em torno de 2 a 4 graus acima do real, isso comprovadamente, pois existem outra estações próximas dele que marcavam bem menos, e eu lembro bem da época que começou a acontecer isso, pois até então ele marcava normalmente. Então foram quase 4 anos, isso mesmo, 4 anos marcando temperatura irreais para a cidade. Lembro-me de 2010, quando no histórico do wunder pode-se ver temperaturas de até 41 graus no aeroporto, o que seria um recorde absoluto na cidade, quando na realidade a temperatura naquela onda de calor não havia sequer alcançado a marca dos 40ºC, segundo outras 3 estaçoes meteorológicas da cidade. Enfim, no final do mês passado, deu uma pane nos equipamentos da estação meteorológica do aeroporto, eu conversei com um tenente da aeronáutica responsável pela estação ( que por sinal de meteorologia não entende nada) e aí eu questionei porque a estação marcava dados de temperaturas tão irreais, tão diferentes do que registrava-se na cidade em outras estações, e sabe o que ele me respondeu? Que o termômetro do aeroporto não marcava a temperatura do ar, e sim da pista... kkkkkkkkkkkkk. Eu me segurei para rir, mas me senti esperançoso quando ele comentou da pane e que viria um meteorologista da Infraero lá do Rio de janeiro para fazer reparos na estação e eles iam trocar todos os equipamentos. Resultado, a estação ficou inoperante por mais de 1 semana próximo do natal, e já lá pelo dia 29 de dezembro de 2011, voltou a marcar os dados perfeitamente, praticamente iguais aos da estação automática do Inmet e também da convencional. Até a previsão do tempo de alguns institutos de meteorologia que infelizmente baseavam-se nos dados do aero, que insistentemente davam temperaturas máximas bemm acima do real para cá já mudaram as previsões. Alguns dias atrás o wunderground por exemplo, tava dando para esses primeiros dias de janeiro máximas de 34/36 graus em Rio Branco, já hoje eles corrigiram e estão colocando temperaturas mais dentro da nossa realidade para a época do ano.

 

Comprovando agora a sincronia da estações por aqui:

 

Às 21horas horário local do AC temos:

 

No aeroporto de RB 22ºC e nevoeiro

No Inmet automática 22.6ºC

 

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Um bom frio hoje na Mantiqueira, em Campos do Jordão fez apenas 07,9 na Vila Inglesa. Urupema na serra catarinense vem a seguir com 08,1.

 

Aliás, Europema micou na madruga. De 9,X às 22h00, subiu pra 10 às 3 ou 4h.

E aquela estação nos Campos de Palmas? Nesse horário das 3/4h, tava com diferença de décimos pra minha perçonau ruindous isteixion! :hang1:

 

Ontem dia fodástico com poucas nuvens e 15,8 a 26,4. Hoje amanheceu agradável com 16,9 mas não pude curtir o frescor pq perdi a hora e só saí de casa às 7h50. :hang1: :hang1:

Abraços multiplamente enforcados!

Link to comment
Share on other sites

O verão segue com temperaturas baixas, em Laguna temos céu azul forte e vento sul com sensação de frio 21ºC.

Será que teremos inverno climático com La niña severo? O último inverno com essa caracteristica foi em 2000, estou certo Ronaldo?

Abraço!!!

 

 

AINDA É CEDO, MAS PROMETE TER MUITAS SURPRESAS ATÉ JUNHO/JULHO.

 

Essa é a grande expectativa Ronaldo! Torçamos para que o Atlântico e o Pacífico continuem comportados durante nosso inverno!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Além de mal distribuída a chuva do final de semana, o ar voltou a ficar muito seco, com céu azul e sol pleno. A umidade do solo desaparecerá rapidinho. Hoje tive 37% de URA, mas amanhã pode baixar ainda mais.

 

Igor, as madrugadas tem tido temperaturas baixas para a época, e os termômetros sobem bastante no meio do dia! Secura dominando mesmo!

O padrão vai se mostrando de chuva irregular, com dias não tão quentes, e madrugadas de céu limpo. Cenário desfavorável para a agricultura vai se firmando...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Umidade do ar chegou a 31% hoje.. A chuva que caiu no fim de semana já está indo para o espaço... Mas vejo boas chances de voltar a chover com um pouco mais de regularidade na maior parte do sul do Brasil a partir da próxima semana. No mais, foi um dia muito bonito de céu azul, com apenas alguns grandes cumulonimbus distantes ao norte, sobre o Rio Ivaí (fonte de umidade localizada).

Link to comment
Share on other sites

Umidade do ar chegou a 31% hoje.. A chuva que caiu no fim de semana já está indo para o espaço... Mas vejo boas chances de voltar a chover com um pouco mais de regularidade na maior parte do sul do Brasil a partir da próxima semana. No mais, foi um dia muito bonito de céu azul, com apenas alguns grandes cumulonimbus distantes ao norte, sobre o Rio Ivaí (fonte de umidade localizada).

 

A Somar está dando 150mm sobre o Paraná entre os dias 10 e 17 de Janeiro!!! A se confirmar, vai ser uma virada na estiagem hein...

 

Para o sudeste, apontam um verdadeiro dilúvio após o dia 10. Situação deve ficar muito complicada na Zona da Mata Mineira!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em Francisco Beltrão, foi divulgado hoje laudo dando por perdida 80% da soja do Município. Segundo o Deral, situação como esta só ocorreu no Estado em 1978.Sds.

 

Quando estava na Finlândia há alguma semanas "lia" todos os dias os jornais.

 

Novembro foi muito quente para os padrões deles e isso mereceu matéria de capa. Quando é que o frio chegaria pra valer ? Um jornal, o mais lido do país, decidiu dar de matéria principal de capa a história questionando sobre o frio. Qual ano citado por meteorologistas locais repetidamente como análogo ? 1978 !!! Para 1978/1979. Trouxe os jornais e decidi fotograr a postar as imagens aqui depois de ler teu comentário.

 

analogo1.jpg

 

analogo2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Calor na capital paulista.....30 graus na Z Norte e aqui na Zona Sul 27 graus com muito sol...

 

Em Itapevi (casa) a máxima hoje bateu na trave: 29,9ºC. No centro da cidade certamente passou dos 31ºC.

Interessante foi a mínima, baixa para os padrões de janeiro: 13,8ºC. Culpa do ar relativamente seco (mas longe de ser seco feito no inverno).

No momento (00h35), céu aberto e temperatura em declínio: 17,4ºC.

Link to comment
Share on other sites

Em Francisco Beltrão, foi divulgado hoje laudo dando por perdida 80% da soja do Município. Segundo o Deral, situação como esta só ocorreu no Estado em 1978.Sds.

 

Quando estava na Finlândia há alguma semanas "lia" todos os dias os jornais.

 

Novembro foi muito quente para os padrões deles e isso mereceu matéria de capa. Quando é que o frio chegaria pra valer ? Um jornal, o mais lido do país, decidiu dar de matéria principal de capa a história questionando sobre o frio. Qual ano citado por meteorologistas locais repetidamente como análogo ? 1978 !!! Para 1978/1979. Trouxe os jornais e decidi fotograr a postar as imagens aqui depois de ler teu comentário.

 

Sensacional Alexandre!!!

Só falta você me dizer que um dos análogos considerados pela Metsul seria 78/79!? Aí eu surtaria, hehehe. Uma pena que o Pacífico naquela época estava diferente de hoje!

Foram anos memoráveis para os nossos invernos! Uma outra curiosidade para o período, foi o janeiro frio em Curitiva e no leste de SC, algo que está ocorrendo já na Serra Catarinense.

Muito legal os jornais Alexandre. Informação real time. :good2:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Só falta você me dizer que um dos análogos considerados pela Metsul seria 78/79!? Aí eu surtaria, hehehe. Uma pena que o Pacífico naquela época estava diferente de hoje!

Sds.

 

Jamais foi para a nossa previsão de verão.

 

Novembro de 78 foi muito chuvoso, ao contrário deste ano que foi seco no RS.

 

POR ISSO SE CHAMA ANÁLOGO, OU SEJA, NÃO QUER DIZER QUE TENHA QUE SER IGUAL EM TUDO.E CADA REGIÃO TEM SUAS PECULARIDADES.

 

EM 78 TIVEMOS SECA SEVERA NO OUTONO, EM ABRIL, MUITAS ESTAÇÕES DE SC NÃO TIVERAM CHUVA EM ABRIL.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive mínima de 18,8°. Mais uma mínima do mesmo padrão, praticamente igual aos demais dias. O bom é que esses primeiros dias de janeiro estão com mínimas ótimas!

 

Dia - mínima

 

1 - 18,6°

2 - 18,9°

3 - 17,8°

4 - 18,8°

5 - 18,8°

 

Média: 18,6°. :good2: No INMET deve estar em 18,0°/18,2°. Muito bom para o mês!!

 

Agora faz 25,4° com 60%.

 

Para estragar a alegria, a MetSul dá uma onda de calor para cá a partir de domingo. Blé!! :negative:

Link to comment
Share on other sites

Marcos, Porto Alegre está com uma média de 21,6C nestes 5 primeiros dias de janeiro, o que configura uma anomalia de -3,1C. De chuva foram 13,4 mm até agora.

 

Ah se terminasse assim! :mosking:

Estamos com o verão da nossa serra ou com a média do início de dezembro!! Está uma MARAVILHA!! Só que a partir de domingo voltaremos ao padrão porto-alegrense, ou mesmo carioca! :negative:

 

Aqui tenho 28,2° com 53% e vento E/SE com algumas rajadas.

 

Abraços primaveris!

Link to comment
Share on other sites

Sob uma temperatura de 20ºC, o prefeito de SJ teve seu mandato CASSADO, hoje no meio da tarde...

 

Nossa 20C...!!! Foi em topo ou baixada??? :rofl: :rofl: :laugh:

 

Brincadeira Shima, mas só assim mesmo pra vc aparecer no BAZ né!!! :mosking:

 

Sds.

 

 

:sarcastic:

 

Tá corrido ainda, mas aos poucos está acalmando...

 

Eis o dito cujo sem cargo: Prefeito Nérito:

 

Neritopin02b.jpg

 

Aqui em Lages choveu hoje cedo, fez frio, depois saiu sol, depois nublou, agora sol, venta e tá fresquinho... uns 21 agora.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.