Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Opa! Pontos de chuva moderada a forte entre Cambé, Londrina e Jacarezinho neste momento, com muitas trovoadas! Será que conseguirá se espalhar pra cá? Tomara. Já contabilizamos 14 dias de tempo seco. Para essa época é muita coisa! Registrando agora ainda 27,4°C e vento sul.

 

14 dias de tempo seco??

 

Quando foi a última chuva forte por aí?? Tenho notado que tem chovido melhor esse ano no extremo norte do Paraná, e menos chuva quanto mais ao sul.

 

Como foi essa chuva nas últimas 24 horas Igor?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Alguém tem notícias sobre chuvas fortes e extremas na Colômbia de Setembro pra cá???

 

Tem circulado muitas notícias como essas:

 

"O fenômeno La Niña novamente causa estragos nesse país sul-americano, sendo que 95 pessoas já morreram por causa das chuvas e 300 mil foram afetadas, desde o último mês de setembro, segundo a Cruz Vermelha Internacional".

 

"Adicionalmente, as chuvas devem ter um grave efeito sobre a disponibilidade de café. As especulações se tornam ainda mais preocupantes com os dados do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais do país, que indicam que a temporada de chuvas sobre o território colombiano deve se manter até março de 2012, ou seja, próximo do início da nova temperada das águas locais. Tal informação cai tal uma bigorna sobre a Colômbia, que já foi fortemente afetada pelas chuvas na safra passada, e viu uma parte significativa de sua produção cafeeira se perder, além de 1,5 milhão de pessoas terem ficado desabrigadas."

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

14 dias de tempo seco??

 

Quando foi a última chuva forte por aí?? Tenho notado que tem chovido melhor esse ano no extremo norte do Paraná, e menos chuva quanto mais ao sul.

 

Como foi essa chuva nas últimas 24 horas Igor?

 

Sds.

 

Depende de qual quintal se estava dormindo essa noite..hehe.. Registrei apenas 9 mm na madrugada, mas em algumas cidades compreendidas entre Maringá e Londrina choveu bem mais.

 

A última boa chuva foi em 21/11 com 31 mm. Os dois bons episódios de chuva mais forte em novembro foram causados por sistemas de baixa pressão que em seguida trouxeram dias de tempo seco e temperaturas amenas. Não fossem esses sistemas acho que a situação hoje estaria muito pior.

Link to comment
Share on other sites

14 dias de tempo seco??

 

Quando foi a última chuva forte por aí?? Tenho notado que tem chovido melhor esse ano no extremo norte do Paraná, e menos chuva quanto mais ao sul.

 

Como foi essa chuva nas últimas 24 horas Igor?

 

Sds.

 

Depende de qual quintal se estava dormindo essa noite..hehe.. Registrei apenas 9 mm na madrugada, mas em algumas cidades compreendidas entre Maringá e Londrina choveu bem mais.

 

A última boa chuva foi em 21/11 com 31 mm. Os dois bons episódios de chuva mais forte em novembro foram causados por sistemas de baixa pressão que em seguida trouxeram dias de tempo seco e temperaturas amenas. Não fossem esses sistemas acho que a situação hoje estaria muito pior.

 

 

 

Em Apucarana ( entre Maringá e Londrina como o Igor citou), choveu apenas 2.5 mm.

 

 

visite: http://www.leomar2010.xpg.com.br - agora de "cara" nova.

Link to comment
Share on other sites

Situação climática aqui na minha região em uma só palavra: CATASTRÓFICA!

Sds.

 

Que pena. É lamentável.

 

Acordar, e pensar. Como a precipitação (dez) em POA está correlacionada com a SSTa global.

 

Gerar um gráfico simples.

 

Como ninguém vai comentar, pois desafia alguns "dogmas" e seria necessário mais um pouco de trabalho.

 

 

dz82ll.png

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de NOVEMBRO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 13,7° (dia 16); 14,5° (dia 1º) e 15,0° (dias 2 e 3)

 

Máxima absoluta: 36,1° (dia 9); 35,1° (dia 28) e 35,0° (dia 29)

 

Maior mínima: 21,5° (dia 29); 21,3° (dia 28) e 20,6° (dia 21)

 

Menor máxima: 22,3° (dia 15); 24,2° (dia 13) e 24,3° (dias 1º e 14)

 

Maior amplitude: 17,1° (dia 9: 19,0°/36,1°); 15,2° (dia 4) e 14,2° (dias 5 e 26)

 

Menor amplitude: 4,3° (dia 22: 19,7°/24,0°); 4,7° (dia 10) e 5,1° (dia 21)

 

Amplitude absoluta: 22,4°

 

Umidade relativa mínima: 25% (dia 26); 36% (dia 4) e 38% (dia 6, 19 e 28) - o dado do dia 26 foi menor por erro do higrômetro.

 

Umidade relativa mínima média: 46,4%

 

Média mínima: 17,6°

 

Média máxima: 28,4°

 

Amplitude média: 10,9°

 

Média simples: 23,0°

 

---

 

O que se destacou nesse mês foi o tempo seco. Foram 20 dias com u.r. abaixo dos 50%. Também a grande amplitude térmica. Foram 20 dias com amplitude de 10° ou mais. Não fosse o calor dos últimos 5 dias e a média do mês teria ficado algo como 1° menor, particularmente nas máximas. Não tivemos noite muito quentes. Foram apenas 5 dias com mínimas entre 20° e 21°.

 

Em virtude do tempo seco minha ponderada deve ter ficado em 22,0°/22,2°. No INMET em 21,X°.

Link to comment
Share on other sites

E finalizando por hoje, uma homenagem ao amigo Lucas Fumagalli,

 

Talvez isso explique algumas coisas que deram "erradas" no teu trabalho.

 

Veja a precipitação em NOVEMBRO é correlacionada com ENSO.

 

A precipitação de DEZEMBRO nem vagamente. Dez, com o Atlântico.

 

Novamente aparece um pontinho na Islândia,

 

Pergunto, o que é que é....que é medido na Islândia?

 

Tempos interessantes

 

 

msj0y.png

 

 

353b1io.png

Link to comment
Share on other sites

Situação climática aqui na minha região em uma só palavra: CATASTRÓFICA!

Sds.

 

Aqui em Sampa, até estamos tendo chuva regular. Porém, longe de ser a catástrofe de dilúvios diários de nov/09.

Chuva super discreta na madruga, e mínima matinal já encostando nos 20! :hang1: :heat:

 

Ontem, enquanto que em Itapevi não caiu UMA gota d´água, Osasco, principal cidade da região e uns 20km à leste em linha reta, registrou temporal violento que alagou vários bairros, entre eles o famosíssimo Rochdale (nome chique, né? :biggrin:) . E eu só vendo o céu cinza-chumbo no horizonte durante a tarde...

 

Por aqui tá mais ou menos assim: enquanto que em SP chove praticamente todo santo dia, aqui a proporção é de dois dias sem chuva para um dia com chuva (fraca ou forte, mas de rápida duração sem maiores transtornos). As mínimas estão na casa dos 18ºC, ou seja, quente!!! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Se não existisse a/c eu me mudaria de Porto Alegre. FATO! :heat:

A máxima chegou a 34,2° aqui!! :heat: Pelo menos esfriou quase 5°. Um Cb ao oeste fechou o tempo e trouxe vento S, mas a maldita nuvem so nublou um pouco e não caiu uma gota de chuva. Choveu no Guaíba, algo na Zona Sul e do outro lado do Guaíba.

 

Agora faz 30,7° com 50% e venta de SSE a 14,7 km/h. Minha mínima foi de 20,4°.

 

Por sinal, o verão climático começou nessa semana!!

 

Abraços de Forno Alegre!

Link to comment
Share on other sites

Manchete do Canal Rural hoje:

 

 

"Sul do país já sofre efeitos mais intensos do fenômeno La Niña. Má distribuição das chuvas e baixos acumulados devem continuar na maior parte da área até pelo menos o próximo dia 20."

 

Sds.

 

DE MEADOS DE SETEMBRO EM DIANTE JÁ COMEÇARAM OS EFEITOS DA MENINA.

Link to comment
Share on other sites

Manchete do Canal Rural hoje:

 

 

"Sul do país já sofre efeitos mais intensos do fenômeno La Niña. Má distribuição das chuvas e baixos acumulados devem continuar na maior parte da área até pelo menos o próximo dia 20."

 

Sds.

 

DE MEADOS DE SETEMBRO EM DIANTE JÁ COMEÇARAM OS EFEITOS DA MENINA.

 

SUL DO PAIS...ONDE CARA PÁLIDA?????

 

É AFIRMAÇÃO LEVIANA ATRIBUIR SECA AO SUL...DE ONDE MESMO????...A LA NIÑA.

 

FÁCIL E VULGAR,

 

COISA DE AMADOR EM CLIMATOLOGIA.

 

FACILMENTE DIGERÍVEL PELO PÚBLICO LEIGO....

 

AGORA, ISSO AQUI NÃO É UIM PÚBLICO,

 

LEIGO...FUI CLARO.

 

ALIÁS, JÁ DESENHEI....

 

BEIJOS

Link to comment
Share on other sites

Manchete do Canal Rural hoje:

 

 

"Sul do país já sofre efeitos mais intensos do fenômeno La Niña. Má distribuição das chuvas e baixos acumulados devem continuar na maior parte da área até pelo menos o próximo dia 20."

 

Sds.

 

DE MEADOS DE SETEMBRO EM DIANTE JÁ COMEÇARAM OS EFEITOS DA MENINA.

 

Pois é Ronaldo, mas o canal é voltado aos agricultores. Não houve seca em áreas agrícolas em set/out e em novembro muitas áreas tiveram apenas diminuiçao das chuvas!

Por isso só se fala em alguma estiagem agora em dezembro! Mesmo agora, não dá pra falar em seca generalizada!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

SUL DO PAIS...ONDE CARA PÁLIDA?????

 

É AFIRMAÇÃO LEVIANA ATRIBUIR SECA AO SUL...DE ONDE MESMO????...A LA NIÑA.

 

FÁCIL E VULGAR,

 

COISA DE AMADOR EM CLIMATOLOGIA.

 

FACILMENTE DIGERÍVEL PELO PÚBLICO LEIGO....

 

AGORA, ISSO AQUI NÃO É UIM PÚBLICO,

 

LEIGO...FUI CLARO.

 

ALIÁS, JÁ DESENHEI....

 

BEIJOS

 

 

?????????????

Link to comment
Share on other sites

Manchete do Canal Rural hoje:

 

 

"Sul do país já sofre efeitos mais intensos do fenômeno La Niña. Má distribuição das chuvas e baixos acumulados devem continuar na maior parte da área até pelo menos o próximo dia 20."

 

Sds.

 

DE MEADOS DE SETEMBRO EM DIANTE JÁ COMEÇARAM OS EFEITOS DA MENINA.

 

Pois é Ronaldo, mas o canal é voltado aos agricultores. Não houve seca em áreas agrícolas em set/out e em novembro muitas áreas tiveram apenas diminuiçao das chuvas!

Por isso só se fala em alguma estiagem agora em dezembro! Mesmo agora, não dá pra falar em seca generalizada!

 

Sds.

 

 

SIM, REDUÇÃO DE CHUVA, NÃO ESTIAGEM, AINDA, FICOU IRREGULAR E FEZ FRIO FORTE TARDIO, PRIMEIROS SINAIS DA LA-NINA E QUE AGORA ESTÃO FICANDO MAIS ACENTUADOS. EM NOVEMBRO NÃO REDUÇÃO DE CHUVA, JÁ ERA ESTIAGEM MESMO! TEVE LOCAIS DO RS COM MENOS DE 20/30 mm, OUTROS ATÉ SOMOU ACIMA DE 50 mm EM SC, MAS CONCENTRANDO EM 1,2/3 DIAS APENAS, EM URRUSSANGA FOI O TERCEIRO MAIS SECO DESDE 1924. JÁ TEVE PERDAS TOTAIS EM LAVOURAS DE ARROZ NO SUL PELA FALTA DE CHUVA, TERÃO QUE REPLANTAR E A JANELA FECHA NO FIM DE DEZEMBRO.

 

NEM PERCO MEU TEMPO COM QUEM QUEM QUER ENCHER....A PACIÊNCIA E BRINCAR COM NÚMEROS. NUNCA SEGUI A BURROCRACIA DOS NÚMEROS E NÃO SERÁ AGORA.

Link to comment
Share on other sites

Situação climática aqui na minha região em uma só palavra: CATASTRÓFICA!

Sds.

 

Aqui em Sampa, até estamos tendo chuva regular. Porém, longe de ser a catástrofe de dilúvios diários de nov/09.

Chuva super discreta na madruga, e mínima matinal já encostando nos 20! :hang1: :heat:

 

Ontem, enquanto que em Itapevi não caiu UMA gota d´água, Osasco, principal cidade da região e uns 20km à leste em linha reta, registrou temporal violento que alagou vários bairros, entre eles o famosíssimo Rochdale (nome chique, né? :biggrin:) . E eu só vendo o céu cinza-chumbo no horizonte durante a tarde...

 

Por aqui tá mais ou menos assim: enquanto que em SP chove praticamente todo santo dia, aqui a proporção é de dois dias sem chuva para um dia com chuva (fraca ou forte, mas de rápida duração sem maiores transtornos). As mínimas estão na casa dos 18ºC, ou seja, quente!!! :heat:

 

Engraçado, aqui, que não é exatamente fora da ilha de calor, a chuva tá num padrão parecido com o de Itapeville.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, eu tô ligado, acompanho este espaço com vocês a anos!!! Eu só coloquei a notícia para destacar que mesmo os institutos conservadores e que sempre são "retardatários", seguindo a risca a burocracia dos 3 meses, estão agora mostrando os riscos de estiagem no sul do Brasil como um todo.

Agora em dezembro o Paraná também "entrou na dança", já que há pouca chuva prevista até o dia 20, aliado ao calor! Todo ano é a mesma estória, depois que fica 20/30 dias sem chover, aí eles noticiam o fato e atribuem ao La Niña.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, eu tô ligado, acompanho este espaço com vocês a anos!!! Eu só coloquei a notícia para destacar que mesmo os institutos conservadores e que sempre são "retardatários", seguindo a risca a burocracia dos 3 meses, estão agora mostrando os riscos de estiagem no sul do Brasil como um todo.

Agora em dezembro o Paraná também "entrou na dança", já que há pouca chuva prevista até o dia 20, aliado ao calor! Todo ano é a mesma estória, depois que fica 20/30 dias sem chover, aí eles noticiam o fato e atribuem ao La Niña.

 

Sds.

 

 

SIM, POR ORA ESTÁ SE ENCAMINHANDO PARA UMA LA BEM CLÁSSICA.

 

ME PREOCUPO MAIS COM OS EFEITOS QUE A PARTE BUROCRÁTICA E OLHO O TODO. É BIRRA FICAR PEGANDO PONTO E QUERER EXTRAPOLAR, MAS ENFIM, CADA UM NA SUA.

 

ACONTECEU ALGO BEM INTERESSANTE NA PALESTRA QUE FIZ EM INADAIAL.

 

UM ECOCHATO CONTESTOU O QUE DISSE SOBRE CO2, DIZENDO QUE 30 MIL CIENTÍSTAS DIZIAM O CONTRÁRIO, NO FINAL DISSE....TODOS DISSERAM QUE NÃO DARIA ENCHENTE NO VALE E EU ESTAVA SOZINHO E DISSE QUE DARIA.....O PESSOAL APLAUDIU (CREIO QUE MAIS PARA DAR UM TAPA NO ECOCHATO).

 

LÁ PUDE PERCEBER QUE ESTAVA SOZINHO NESTE EVENTO, PELOS BASTIDORES ME CRUCIFICAVAM POR FALAR EM ENCHENTE, DESDE PREFEITOS, DEFESA CIVIL E CIRAM.......O DEPOIS TODOS SABEM O QUE ACONTECEU.

Link to comment
Share on other sites

Nas últimas postagens li comentários de Lages, não sou bairrista. Mas gosto dos dados reais em conformidade com a realidade prática, pois bem, temos sim, pelos dados uma menor média ponderada no municipio de Canela em relação a Lages, isto é fato, mas para termos a realidade melhorada, precisaríamos de um campo amostral com várias estações no municipio pesquisado, para então concluirmos se estes dados refletem os dados climáticos do municipio. Por exemplo onde moro(3 km do centro Lages) a média (ano 2010) ficou em 1.7ºC menor que a estação Epagri-LGS, então é muito relativo afirmar que alguns dados são a caracterização real do que aconteceu.

Posso afirmar, sem dúvida, se tratando de medias ponderadas entre os municípios do Brasil, num todo, Lages ficaria numa listagem abaixo de São Joaquim, Urupema, Bom jardim, São Joaquim, Painel, S.J. dos Ausentes e muito próximo dos dados medios de Bom Jesus ( municipios acima de 5mil hab).

Devemos considerar que as medições usuais são efetuadas no perímetro urbano central (menos de 1km do centro) na estação EPAGRI- LAGES (924metros), estação convencional e mal cuidada. O local é um topo irregular de relevo em declive de 52 m até baixada do rio cará, voltada para o lado Sul (lado do centro) e relevo suave para o lado Norte e leste (BR 282) e oeste (BR116). A estação RBS fica no perímetro central baixada, várzea do rio cará(892m), porem a 10 m do solo, altura até a cobertura do prédio( prejudicada nas mínimas com convecção de frio) e barreira das edificações no perímetro do local.

O municipio tem como característica ser um planalto serrano há 150km do oceano atlântico, com altitudes em percentual de: 10% abaixo de 900m, 45% entre 900 e 1000m,30% acima de 1000m e 15% acima de 1100m).

O local onde moro fica acima de 1000m( Bairro Boqueirão) as mínimas registradas aqui (1027m) são em media 1.5/2 ºC menor que a estação RBS (mínimas chegam a ser 4/6ºC).

Se tomarmos em relação mínimas absolutas Lages está entre as 10 médias mais frias e entre as menores nas mínimas, e as com maior quantidades de geada/ano, em relação a sensação térmica e temperaturas nas entradas de MP's está entre as mais frias ( característica geográfica como continentalidade, latitude (27/28ºS), altitude(900/1200m) e detalhe do relevo tipo calha com chapadas).

Com tudo isso quero afirmar que é muito relativo utilizar dados de uma estação, que sabemos que em muitos casos, que não refletem bons dados de um município, além da qualidade dos dados e tratativas do mesmos como realidade inflexível.

Em Lages tempo nublado, temperatura 20.7ºC (medição SE LAI siemens/escada) no (Bairro Boqueirão 1027m), vento S fraco.

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, eu tô ligado, acompanho este espaço com vocês a anos!!! Eu só coloquei a notícia para destacar que mesmo os institutos conservadores e que sempre são "retardatários", seguindo a risca a burocracia dos 3 meses, estão agora mostrando os riscos de estiagem no sul do Brasil como um todo.

Agora em dezembro o Paraná também "entrou na dança", já que há pouca chuva prevista até o dia 20, aliado ao calor! Todo ano é a mesma estória, depois que fica 20/30 dias sem chover, aí eles noticiam o fato e atribuem ao La Niña.

 

Sds.

 

Silvio, acho que estamos todos vendo a mesma coisa. Também vejo pouco investimento em profissionais, padronização, falta de equipamentos de precisão e na instalação de outras estações, somos deficientes no processamento e divulgação dos dados metereológicos. Mas não se trata apenas de ignorância ou deficiência destes institutos. Uma noticia de seca, por exemplo altera os valores no MERCADO FUTURO, há muita gente ganhando com as bolsas de valores, e sabemos que existem pessoas por aí sem nenhuma ética, fazendo afirmações com a intenção de aumentar o valor das commodities.

Outro ponto fundamental na tratativa atual, os assuntos relacionados ao clima mundial, encabeçados pelo EUA e alguns outros países, estagnados economicamente,e com seria deficiência energética, correndo atrás de um novo mercado, o da energia alternativa. Falando do cabeça do mal, Lembremos que o TIO SAM , produziu a era armamentista, era espacial. O que esperar dos inventores do consumismo, do descartável e do especulativo.

Moisés Alexandre.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Cenário interessante mostrado pelo GFS, colocando uma baixa pressão se deslocando do sudeste para o oceano no fim de semana, podendo trazer riscos para as áreas litorâneas do sul e sudeste. Enquanto se deslocaria para sul no decorrer da semana que vem, encontraria uma potente MP, forçando a entrada de ar frio semi-continentalizado no sul do Brasil. Vale a pena acompanhar...

 

Várias formações hoje, mas nada de chuva novamente. A temperatura variou entre 21,8°C e 30,5°C. Muito abafado!

Link to comment
Share on other sites

Igor, acredito que neste dez, e próximos jan e fev, teremos a entrada de MP's por sistemas ciclogêneses, pela dinâmica climática. Temos La-nina bem formado no verão estamos verificando o aquecimento das águas oceânicas na altura da Bacia do Plata, formação de baixas e cavados, além de uma zona de convergência bem situada de NW á SE, onde também teremos fortes enxurradas no sudeste, e no sul menor media de temperatura e algumas incidências relevantes de granizo no norte RS, SC e PR.

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

onde também teremos fortes enxurradas no sudeste, e no sul menor media de temperatura e algumas incidências relevantes de granizo no norte RS, SC e PR.

Moisés Alexandre

 

Infelizmente parece que a granizada do último final de semana aí em S. Joaquim fez um grande estrago na Maçã. Não sei se foi geral, mas tem um distrito próximo que teve granizo por meia-hora! A qualidade das frutas está comprometida...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, até estamos tendo chuva regular. Porém, longe de ser a catástrofe de dilúvios diários de nov/09.

Chuva super discreta na madruga, e mínima matinal já encostando nos 20! :hang1: :heat:

 

Ontem, enquanto que em Itapevi não caiu UMA gota d´água, Osasco, principal cidade da região e uns 20km à leste em linha reta, registrou temporal violento que alagou vários bairros, entre eles o famosíssimo Rochdale (nome chique, né? :biggrin:) . E eu só vendo o céu cinza-chumbo no horizonte durante a tarde...

 

Por aqui tá mais ou menos assim: enquanto que em SP chove praticamente todo santo dia, aqui a proporção é de dois dias sem chuva para um dia com chuva (fraca ou forte, mas de rápida duração sem maiores transtornos). As mínimas estão na casa dos 18ºC, ou seja, quente!!! :heat:

 

Engraçado, aqui, que não é exatamente fora da ilha de calor, a chuva tá num padrão parecido com o de Itapeville.

 

Aqui na Granja Viana também: tanto ontem (3ª feira) quanto hoje não caiu uma gota d´água do céu. Mas o céu teve bem carrancudo oras do dia.

Link to comment
Share on other sites

Igor, acredito que neste dez, e próximos jan e fev, teremos a entrada de MP's por sistemas ciclogêneses, pela dinâmica climática. Temos La-nina bem formado no verão estamos verificando o aquecimento das águas oceânicas na altura da Bacia do Plata, formação de baixas e cavados, além de uma zona de convergência bem situada de NW á SE, onde também teremos fortes enxurradas no sudeste, e no sul menor media de temperatura e algumas incidências relevantes de granizo no norte RS, SC e PR.

Moisés Alexandre

 

É assim também que penso! :good:

 

Noite tropical, tenho 26,4°C e 70% de URA. Tá cruel.. metade leste e sul do estado paranaense com muitas trovoadas, porém com atuações bem localizadas.

Link to comment
Share on other sites

Silvio,

 

Em um levantamento que eu fiz e publiquei neste espaço.

 

Quatro estações (Montevideo, Londrina, Porto Alegre e Florianópolis)

 

Cada uma mostrou uma correlação diferente com as condições ENSO.

 

 

 

Em determinados períodos como FEV. POA e FLORIPA, são anti correlacionadas.

 

Ano passado para uma situação semelhante em ENSO muitos falaram em estiagem que não ocorreu.

 

Em São Paulo, Não mostra nenhuma correlação com ENSO para precipitação.

 

 

em nenhum dataset, a saber;

1870-now: HadISST1

1854-now: NCDC v3b ERSST reconstruction, (v2)

1850-now: Hadley Centre HadSST2

1850-2006: Hadley Centre HadSST3

1856-2003 anomalies: Kaplan reconstruction

1800-2007: 2° COADS SST,

1982-now: 1° Reynolds OI v2 SST

1980-now: TAO

 

Atribuir a Niño 1+2 o regime de precipitação em Montevideo. faz sentido e é pertinente.

 

Atribuir a Niño 1+2 o regime de precipitação em POA, isoladamente não faz sentido.

 

Sei que cada vez que se questiona alguns "dogmas" (locais) as reações são pessoais e nunca no campo das ideias.

 

Beijos

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Vejam que clima agradável o de Monte Alegre do Sul (SP):

 

01/12/2011 - 28,4 / 14,4

02/12/2011 - 27,4 / 16,1

03/12/2011 - 26,6 / 13,7

04/12/2011 - 26,3 / 14,3

05/12/2011 - 29,9 / 16,0

06/12/2011 - 30,4 / 17,1

07/12/2011 - 29,4 / 17,1

 

Calor de dia = piscina + cerveja

Friozinho a noite = jantar + vinho

 

No inverno é ainda melhor, pois as máximas caem menos que as mínimas, que afundam! Plantei 6 araucárias lá neste final de semana! Espero que o crescimento seja bem satisfatório!

Link to comment
Share on other sites

Silvio,

 

Em um levantamento que eu fiz e publiquei neste espaço.

 

Quatro estações (Montevideo, Londrina, Porto Alegre e Florianópolis)

 

Cada uma mostrou uma correlação diferente com as condições ENSO.

 

 

Em determinados períodos como FEV. POA e FLORIPA, são anti correlacionadas.

 

Ano passado para uma situação semelhante em ENSO muitos falaram em estiagem que não ocorreu.

 

Em São Paulo, Não mostra nenhuma correlação com ENSO para precipitação.

 

 

Beijos

 

Mafili, de forma geral essas estiagens sempre ocorrem com mais força no interior da região Sul, com maior frequência no RS, e ainda mais no sul gaúcho, região que naturalmente é seca no verão! Em regra, os eventos de La Niña atingem mais o Cone-sul de forma geral, sendo assim RS e SC mais atingidos, e em último lugar o Paraná. No Paraná, quanto mais ao norte, menos há influência do fenômento Enso, e as precipitações vão aumentando devido ao regime tropical.

Floripa é uma ilha, e Poa além de estar próximo do mar, tem a Lagoa dos Patos ao redor. Londrina nem se fala, já está no Norte do Paraná, e tem regime de chuvas totalmente tropical!

Seria melhor correlacionar Passo Fundo, Santa Rosa,Santa Maria, Uruguaiana, Chapecó, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão...

Tenho certeza que a correlação com Enso vai se mostrar maior!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Igor, acredito que neste dez, e próximos jan e fev, teremos a entrada de MP's por sistemas ciclogêneses, pela dinâmica climática. Temos La-nina bem formado no verão estamos verificando o aquecimento das águas oceânicas na altura da Bacia do Plata, formação de baixas e cavados, além de uma zona de convergência bem situada de NW á SE, onde também teremos fortes enxurradas no sudeste, e no sul menor media de temperatura e algumas incidências relevantes de granizo no norte RS, SC e PR.

Moisés Alexandre

 

É assim também que penso! :good:

 

Noite tropical, tenho 26,4°C e 70% de URA. Tá cruel.. metade leste e sul do estado paranaense com muitas trovoadas, porém com atuações bem localizadas.

 

É só começar o inverno ano que vem, que essa dinâmica vai pro espaço. A ciclogênese vai desaparecer, as mps vão ficar bloqueadas, e o bloqueio vai se situar mais ao sul! :sad: :sarcastic:

 

Brincadeira, mas na década de 2000, era comum ter uma dinãmica favorável na primavera-verão, e quando chegava o outono-inverno mudava tudo! Era impressionante, uma verdadeira "novela"!!! :laugh:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

 

Mafili, de forma geral essas estiagens sempre ocorrem com mais força no interior da região Sul, com maior frequência no RS, e ainda mais no sul gaúcho, região que naturalmente é seca no verão! Em regra, os eventos de La Niña atingem mais o Cone-sul de forma geral, sendo assim RS e SC mais atingidos, e em último lugar o Paraná. No Paraná, quanto mais ao norte, menos há influência do fenômento Enso, e as precipitações vão aumentando devido ao regime tropical.

Floripa é uma ilha, e Poa além de estar próximo do mar, tem a Lagoa dos Patos ao redor. Londrina nem se fala, já está no Norte do Paraná, e tem regime de chuvas totalmente tropical!

Seria melhor correlacionar Passo Fundo, Santa Rosa,Santa Maria, Uruguaiana, Chapecó, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão...

Tenho certeza que a correlação com Enso vai se mostrar maior!

 

Sds.

Silvio,

 

Excelente comentário.. Em linha gerais estamos em concordância.

 

Vamos por partes. Os mapas que eu postei são referentes a NOV e DEZ. Sendo esta a razão de estarem no tópico monitoramento DEZ.

 

No momento acho conveniente discutir NOV e DEZ pois o excesso de generalização pode levar a confusão.

 

Seguindo teu conselho, vamos dar uma olhada em NOV E DEZ de 2007, La Niña (ONI, -1,1 (OND) e -1,3 (NDJ)). extraídos de http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/analysis_monitoring/lanina/enso_evolution-status-fcsts-web.pdf

 

Depois comparar,....Recomendo a leitura da conclusão dos autores do trabalho com a qual concordo parcialmente.

 

Estações Nov/07 Dez/07

Bento Gonçalves 209,4¹ 161¹

Caxias do Sul 182,1¹ 200,6¹

Passo Fundo 186,5¹ 218,4¹

Pelotas 110,1³ 129,8² 118¹

Santa Maria 105² 202,1¹

Uruguaiana 114,5² 52,8

 

http://www.cbmet2010.com/anais/artigos/802_97597.pdf

 

Abraços

 

PS: Silvio deu uma resfriada em ENSO....está caindo nessa primeira semana.

Link to comment
Share on other sites

Manchete do Canal Rural hoje:

 

 

"Sul do país já sofre efeitos mais intensos do fenômeno La Niña. Má distribuição das chuvas e baixos acumulados devem continuar na maior parte da área até pelo menos o próximo dia 20."

 

Sds.

 

Essa manchete é foco da discussão.....para NOV E DEZ, números.....senhores do canal rural. :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Igor,

com essa temperatura alta a noite, não precisa muitos dias sem chuva para deixar o solo seco! Esse é o problema de veranicos prolongados nessa época!!!

 

Sds.

 

 

LA-NINA NÃO É SÓ SECA, SIM CHUVA BEM IRREGULAR, MUITAS VEZES TERMINA ATÉ ACIMA DA MÉDIA, O PROBLEMA É A DISTRIBUIÇÃO, NISTO É O QUE AFETA MAIS NO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL.

 

OUTRO FATOR É A ENTRADA DE AR MAIS FRIO COM MAIS FREQUÊNCIA E INTENISDADE, ESPECIALMENTE DO OUTONO EM DIANTE.

 

EM CASOS, MAIS RAROS, PODE TER CHUVA BEM ACIMA DA MÉDIA EM LA-NINA, ASSIM COMO PODE TER SECA EM EL-NINO, MAS SÃO RAROS.

 

É O QUE ESTÁ ACONTECENDO DESDE MEADOS DE SETEMBRO/OUTUBRO EM SC.

Link to comment
Share on other sites

Igor,

com essa temperatura alta a noite, não precisa muitos dias sem chuva para deixar o solo seco! Esse é o problema de veranicos prolongados nessa época!!!

 

Sds.

 

LA-NINA NÃO É SÓ SECA, SIM CHUVA BEM IRREGULAR, MUITAS VEZES TERMINA ATÉ ACIMA DA MÉDIA, O PROBLEMA É A DISTRIBUIÇÃO, NISTO É O QUE AFETA MAIS NO SUDESTE .....

 

Quem sou eu? Pra discutir.

O trabalho abaixo realizado a partir dos dados de 203 estações pluviométricas no sudeste brasileiro (SEB) sobre a estação chuvosa (RS = rain station).

indicam a mesma coisa que eu afirmei a partir dos dados de São Paulo.

 

Destaco que há vários trabalhos alguns contraditórios. O que significa que as condições ENSO apesar de sua influência global definitivamente no SEB não se manifesta de forma isolada. Vamos estudando a região.

 

Abraços

 

Nas palavras do autor,

 

Porém, no contexto geral, o fenômeno climático não influenciou o início da estação chuvosa da região Sudeste do Brasil,

enquanto, as anomalias expressivas de precipitação, observadas principalmente a partir do trimestre novembro-janeiro, pouco estiveram correlacionadas com o comportamento da TSM do Pacífico Equatorial e, ou, o SOI.

 

 

ABSTRACT: INFLUENCE OF LA NIÑA IN THE RAINY SEASON OF THE SOUTHEAST

REGION OF BRAZIL

Daily data from 203 pluviometric stations, located in the Southeast region of Brazil (SEB), were used

in order to analyze, statistically, the infl uence of the La Niña (LN) phenomenon, in the threemonthly

rainfall regime during the rainy season (RS). The series related date at the beginning of the rainy station

in years of occurrence of the climatic phenomenon, were classifi ed, based on their medium, maximum

and minimum value. The analysis of the infl uence of LN phenomena at the end of the rainy season was

accomplished by using the quantis technique, for nine areas of SEB defi ned previously. The amount

of threemonthly precipitation, was classifi ed and correlated with the Southern Oscillation Index (SOI)

and the sea surface temperature (SST) of four regions of the Equatorial Pacifi c, with the application

of the normalized deviations and correlations with ‘discrepancy’, respectively. The conclusion was

that during LN event, the RS tends to increase, in the SP2 area. However, in the general context,

the climatic phenomenon didn’t infl uence the beginning of the rainy season of the SEB, while, the

expressive precipitation anomalies, observed mainly from the period November-January, were little

correlated with the behavior of SST of Equatorial Pacifi c and, or, SOI.

Link to comment
Share on other sites

TEVE UM TRABALHO CIENTÍFICO, POR DOUTORES, AFIRMANDO QUE A MÉDIA MÍNIMA DE S.JOAQUIM SUBIU 3°C....OU SEJA, É BOM TER OPINIÃO PRÓPRIA, AFIRMO POR OBSERVAÇÕES NÃO POR CORRELAÇÕES MATEMÁTICAS, QUE SÃO IMPORTANTES FERMAMENTAS, MAS SÃO CEGAS, POIS SÃO NÚMEROS. ALÉM DE VARIAR O QUE SE PROCURA NUM TRABALHO, SE FOR SECA ENCONTRA UMA SITUAÇÃO, SE FOR INFLUÊNCIA EM OUTROS PARÂMETROS TAMBÉM ENCONTRARÁ RESULTADOS DIFERENTES, TUDO QUESTÃO DE ÓTICA, NÃO TIRO UMA LETRA DO QUE JÁ FALEI, OBSERVAÇÃO DE ANOS VALEM MAIS QUE MUITOS TRABALHOS.

 

A PRPÓSITO, O SUL DE SP JÁ TEVE UM PERÍODO DE ESTIAGEM EM PLENA ESTAÇÃO DA CHUVA, COISA DITA POR UM LEIGO EM CLIMATOLOGIA EM SETEMBRO PARA OS CLIENTES DO SUL DE SP, MAS COMO ELE NÃO ENTENDE NADA, NÃO TEVE VALIA, POIS NÃO TEVE SECA, A CORRELAÇÃO NÃO DIZIA ISTO....

Link to comment
Share on other sites

Igor, acredito que neste dez, e próximos jan e fev, teremos a entrada de MP's por sistemas ciclogêneses, pela dinâmica climática. Temos La-nina bem formado no verão estamos verificando o aquecimento das águas oceânicas na altura da Bacia do Plata, formação de baixas e cavados, além de uma zona de convergência bem situada de NW á SE, onde também teremos fortes enxurradas no sudeste, e no sul menor media de temperatura e algumas incidências relevantes de granizo no norte RS, SC e PR.

Moisés Alexandre

 

É assim também que penso! :good:

 

Idem. Aqui no Sudeste, eu espero eventos grandes de ZCAS este verão, ao menos uns 2 serão bem significativos, com volumes de chuva bem elevados.

O tempo está bastante instável por aqui, com pancadas de chuva em vários momentos do dia. Muitas instabilidades se espalham pelo Sudeste neste

momento, como se vê na imagem de satélite:

 

irsab_1.gif

Link to comment
Share on other sites

Igor,

com essa temperatura alta a noite, não precisa muitos dias sem chuva para deixar o solo seco! Esse é o problema de veranicos prolongados nessa época!!!

 

Sds.

 

 

LA-NINA NÃO É SÓ SECA, SIM CHUVA BEM IRREGULAR, MUITAS VEZES TERMINA ATÉ ACIMA DA MÉDIA, O PROBLEMA É A DISTRIBUIÇÃO, NISTO É O QUE AFETA MAIS NO SUDESTE E CENTRO-OESTE DO BRASIL.

 

OUTRO FATOR É A ENTRADA DE AR MAIS FRIO COM MAIS FREQUÊNCIA E INTENISDADE, ESPECIALMENTE DO OUTONO EM DIANTE.

 

EM CASOS, MAIS RAROS, PODE TER CHUVA BEM ACIMA DA MÉDIA EM LA-NINA, ASSIM COMO PODE TER SECA EM EL-NINO, MAS SÃO RAROS.

 

É O QUE ESTÁ ACONTECENDO DESDE MEADOS DE SETEMBRO/OUTUBRO EM SC.

Vide o verão passado. La Niña + Atlântico quente = chuvaradas irregulares. No E do RS e SC choveu muito, mas geralmente com chuvaradas. Já no interior...

 

Hoje está um dia bem menos quente que ontem!! Tive mínima de 19,8° e a manhã foi bem agradável. Atingi os 23° só às 10:50!

 

Agora faz 27,9° com 49%. P.o. em 16,2°. Venta de SE a 2,9 km/h. Sol e estratus, típico de atmosfera estável.

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Vejam que clima agradável o de Monte Alegre do Sul (SP):

 

01/12/2011 - 28,4 / 14,4

02/12/2011 - 27,4 / 16,1

03/12/2011 - 26,6 / 13,7

04/12/2011 - 26,3 / 14,3

05/12/2011 - 29,9 / 16,0

06/12/2011 - 30,4 / 17,1

07/12/2011 - 29,4 / 17,1

 

Calor de dia = piscina + cerveja

Friozinho a noite = jantar + vinho

 

No inverno é ainda melhor, pois as máximas caem menos que as mínimas, que afundam! Plantei 6 araucárias lá neste final de semana! Espero que o crescimento seja bem satisfatório!

 

As araucárias crescerão bem, pode apostar! Agora só precisava de um pouquinho mais de frio para ficar show de bola, pois temos que considerar que a mínima deve ocorrer na madrugada/início da manhã, então dá para imaginar que durante algumas noites (na hora da janta) ainda fazia uma temperatura relativamente alta, algo em torno de 19ºC.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Vejam que clima agradável o de Monte Alegre do Sul (SP):

 

01/12/2011 - 28,4 / 14,4

02/12/2011 - 27,4 / 16,1

03/12/2011 - 26,6 / 13,7

04/12/2011 - 26,3 / 14,3

05/12/2011 - 29,9 / 16,0

06/12/2011 - 30,4 / 17,1

07/12/2011 - 29,4 / 17,1

 

Calor de dia = piscina + cerveja

Friozinho a noite = jantar + vinho

 

No inverno é ainda melhor, pois as máximas caem menos que as mínimas, que afundam! Plantei 6 araucárias lá neste final de semana! Espero que o crescimento seja bem satisfatório!

 

As araucárias crescerão bem, pode apostar! Agora só precisava de um pouquinho mais de frio para ficar show de bola, pois temos que considerar que a mínima deve ocorrer na madrugada/início da manhã, então dá para imaginar que durante algumas noites (na hora da janta) ainda fazia uma temperatura relativamente alta, algo em torno de 19ºC.

 

 

Faz calor durante o dia, mas a temperatura cai muito rápido com o cair da noite. Existem algumas Araucárias espalhadas pela cidade, não é como Monte Verde ou Campos do Jordão, mas elas estão na região!

 

O caseiro é do Paraná e ele falou que elas devem crescer super bem, vamos ver!

Link to comment
Share on other sites

 

Vide o verão passado. La Niña + Atlântico quente = chuvaradas irregulares. No E do RS e SC choveu muito, mas geralmente com chuvaradas. Já no interior...

 

Abraços secos!

 

Estamos melhorando a componente principal( SSTa) do regime de chuvas no SEB (sudeste brasileiro) no verão é o tal do Atlântico.

 

Estranhamente, em todas (quase) as correlações globais que tentei. Aparece a Islândia (sei que alguns que leram podem ter pensado que era piadinha com o grande AAA ou Clovis)....fica a pergunta o que é que é....que é medido na capital (acho) da Islândia e completando alguns mapas para NOV/DEZ mostraram algumas ilhas no Atlântico.

 

Por ser um apaixonado pelas condições ENSO vou tentando desmistificar, sim. Temos mitos Isto não é o pior. O pior é achar que tudo é ENSO.

 

PHP, postou um comentário que Soledade está seca. Atribuir esse fato a La Niña única e exclusivamente ao meu ver é leviandade.

 

Existe uma coisa chamada TEMPO.

 

Resumindo: No período NOV/DEZ (sul...entenda-se partes do RS. SC, interior, por falta de dados não posso falar nada de conclusivo seria embromatiom. No SEB a situação é clara nenhuma influência em real time....a menos que) atribuir seca ou qualquer deficiência hídrica a La Niña precisa ser bem documentado caso contrário são palavras ao vento.

 

Partes da Argentina e Uruguay são razoavelmente correlacionados com ENSO. A Amazônia tanto norte como sul são correlacionadas com ENSO na estação chuvosa. O NEB (nordeste brasileiro tem uma correlação. com ENSO na estação chuvosa).

 

Atribuir a La Niña ou El Niño uma granizada qualquer. É Irresponsabilidade. (sem explicações adequadas)

 

Ficam as perguntas:

 

a- Por qual razão as mps tardias são marítimas?

b- Por qual razão a ciclogênesis no Pacífico Sul é interrompida?

c- Por qual razão o início da estação chuvosa é atrasada no SEB em La Niña?

d- Misteriosamente setembro é sempre um mes neutro em escala global?

e- Qual o mistério que faz o sul de Minas ter um regime oposto ao norte de Minas?

 

Cansei...

Link to comment
Share on other sites

Igor,

com essa temperatura alta a noite, não precisa muitos dias sem chuva para deixar o solo seco! Esse é o problema de veranicos prolongados nessa época!!!

 

Sds.

 

Como o Coutinho disse muito bem, o problema é a IRREGULARIDADE. Hoje de manhã ocorreram alagamentos em Paranavaí, cerca de 70 km ao norte. E aqui? Nada. Cascavel teve 18 mm em 15 minutos no início da noite de acordo com o Simepar. Francisco Beltrão teve alagamentos também. Houve granizo na região de Cambará, norte pioneiro, no fim da tarde.

Bom, núcleos de chuva estão pipocando novamente, quem sabe sobra algo pra cá. Relâmpagos ao sul da cidade agora. Faz 26,9°C com vento SW fraco.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva desde Congonhas até Floripa num voo agora à pouco. Fiquei "preso" no avião em Congonhas com uma enxurrada caindo pois o aero ficou fechado por meia hora. A ANAC tem teve de verificar e liberar a pista. Primeira vez no ano que vejo uma atmosfera bem tropical ampla, com calor cedo e chuvas espalhadas no final do dia.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.