Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - DEZEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

Inédito (pelo menos para mim):

 

Meteorologista Giovani (CPTEC) explica na Globonews agora o frio no Sul do Brasil no amanhecer de hoje, acusando o ciclone extratropical e o La Nina. E afirmou que o resfriamento das águas do pacífico aumenta a incidência de ciclones extratropicais na costa do atlântico sul.

 

Alguém já teve acesso a algum estudo nesse sentido? Ou seria mais uma pérola de nossos institutos públicos?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 921
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O tempo abriu de vez aqui e estamos 9° mais quente que Curitiba e Uberlândia. Tenho 25,4° com 50%. Vento ESE a 8,9 km/h, mas por vezes mais fraco.

 

Pelas variações das mínimas hoje se percebe que as nuvens cobriram parte da área urbana:

 

Lomba do Pinheiro: 11,6°

Belém Novo: 13,9°

Sertório: 14,0°

Jardim Botânico (INMET): 15,0°

Chácara das Pedras: 15,3°

Azenha (RBS): 15,7°

Menino Deus: 16,3°

 

Provavelmente o Moinhos de Vento não baixou de 16°, talvez mesmo de 17°!!! A Lomba salvou a cidade.

 

 

 

haha, eu moro em sp Marcos! Uberlândia só nas férias...

 

Eu to tendo o sentimento e aproveitando como se fosse esse o último frio do ano. De agora em diante, de poa a uber... frio só apartir do outono do ano que vem, vai demorar!!

 

Congonhas 15 C

 

abraços paulistanos!

Link to comment
Share on other sites

Inédito (pelo menos para mim):

 

Meteorologista Giovani (CPTEC) explica na Globonews agora o frio no Sul do Brasil no amanhecer de hoje, acusando o ciclone extratropical e o La Nina. E afirmou que o resfriamento das águas do pacífico aumenta a incidência de ciclones extratropicais na costa do atlântico sul.

 

Alguém já teve acesso a algum estudo nesse sentido? Ou seria mais uma pérola de nossos institutos públicos?

 

Tente mandar uma mp para o usuário "giodolif"

 

Giovani sempre foi uma pessoa gentil e solicita.

 

Fico aguardando ansioso a resposta.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Inédito (pelo menos para mim):

 

Meteorologista Giovani (CPTEC) explica na Globonews agora o frio no Sul do Brasil no amanhecer de hoje, acusando o ciclone extratropical e o La Nina. E afirmou que o resfriamento das águas do pacífico aumenta a incidência de ciclones extratropicais na costa do atlântico sul.

 

Alguém já teve acesso a algum estudo nesse sentido? Ou seria mais uma pérola de nossos institutos públicos?

Lembro que o AAA comentava que as águas aquecidas no Atlântico estimulavam a formação de ciclones. A maior quantidade de ciclones no Prata nos últimos invernos estava relacionada às águas mais aquecidas naquela região.

 

Uma hipótese: se a La Niña fortalece as ondas de frio devido ao menor bloqueio, podemos supor que o jato oscile com mais facilidade e, com isso, gere o ciclone mais ao sul.

 

Chuva acumulada de novembro, apenas 29mm, é cerca de 30% do esperado para o mês de acordo com a média histórica.

Foi deprimente esse novembro. O temporal do dia 30 mais que dobrou o que tinha chovido no mês todo. Havia caído apenas 14 mm. Com a chuvaradas acumulei meros 31,0 mm em todo novembro. Também 1/3 do mês, que já é tradicionalmente o mais seco do ano junto com dezembro e janeiro.

 

Hoje tive máxima de 25,9° e u.r. de 46%. Agora faz 19,1° com 67% e venta de SSE a 8,4 km/h. Está uma delícia na rua!

 

Abraços duplos!

Link to comment
Share on other sites

Tente mandar uma mp para o usuário "giodolif"

 

Giovani sempre foi uma pessoa gentil e solicita.

 

Fico aguardando ansioso a resposta.

 

Abraços

 

Pois então. Como nenhum "amador" aqui parece ter visto alguma relação entre La Nina e ciclones extratropicais no Atlântico Sul, me resta perguntar mesmo ao Giovani.

 

Segredo de estado? Veremos a defesa...

Link to comment
Share on other sites

Que aumentaram muito os ciclones extratropicais nos últimos dois meses não há dúvidas. Mas não seria mais correto pensarmos na raiz? Sucessivas áreas de baixa pressão formadas entre o norte da Argentina e Paraguai, e Uruguai, como foi o último caso, obviamente irão se transformar na maioria das vezes em ciclones extra ao chegar no Atlântico. Impulsionam ar mais seco ao norte, levando também ar frio e consequentemente diminuindo as chances de chuvas mais para o interior. Quais os ingredientes que o resfriamento no pacífico provocaria no continente para que essas perturbações de baixa pressão se tornassem comuns nos últimos tempos? Será que consegui ser claro? hahaha

Link to comment
Share on other sites

Tente mandar uma mp para o usuário "giodolif"

 

Giovani sempre foi uma pessoa gentil e solicita.

 

Fico aguardando ansioso a resposta.

 

Abraços

 

Pois então. Como nenhum "amador" aqui parece ter visto alguma relação entre La Nina e ciclones extratropicais no Atlântico Sul, me resta perguntar mesmo ao Giovani.

 

Segredo de estado? Veremos a defesa...

 

Me lembro do ano de 2005, que apesar de ter tido um inverno sem nada para lembrar, ficou marcado por ter tido intensos ciclones entre o Prata e o RS. Houveram pelo menos 4.

Um deles causou uma enorme ventania em Porto Alegre, e outro em Agosto provocou muita destruição em Montevideo... O assunto foi alvo de alguns posts da Metsul na época.

Porém, 2005 teve El Niño, com intensos bloqueios, talvez os mais fortes da década de 2000, bem diferente do padrão deste ano...

 

Seria 2005 uma exceção desse padrão?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que aumentaram muito os ciclones extratropicais nos últimos dois meses não há dúvidas. Mas não seria mais correto pensarmos na raiz? Sucessivas áreas de baixa pressão formadas entre o norte da Argentina e Paraguai, e Uruguai, como foi o último caso, obviamente irão se transformar na maioria das vezes em ciclones extra ao chegar no Atlântico. Impulsionam ar mais seco ao norte, levando também ar frio e consequentemente diminuindo as chances de chuvas mais para o interior. Quais os ingredientes que o resfriamento no pacífico provocaria no continente para que essas perturbações de baixa pressão se tornassem comuns nos últimos tempos? Será que consegui ser claro? hahaha

 

Igor discutir essa raiz implica em utilizar aqueles termos horríveis como baroclínica, corrente de jato essas coisas.

 

O que me deixa confortável é.

 

A teoria do aquecimento global diz que o aquecimento nos pólos será mais intenso que nos trópicos,

 

Sendo isso verdade: A diferença de temperatura polo/equador diminui, diminuindo assim a "baroclinicidade" e a "jatice subtropical".

 

Assim, a atividade ciclônica deve diminuir nas médias latitudes com o aquecimento global.

 

Porém a linha seguida pelo IPCC é menos ciclones porém mais intensos ou utilizar modelos para modificar a atmosfera com o clássico mais CO2 >>>>>mais humidade>>>>mais calor latente>>>>mais instabilidade>>>>>mais ciclones. Parece que jogam nas duas frentes.

 

Bem, que tipo de ciclone extratropical estamos falando????

Se são os bonitões, bem formados, robustos e intensos. Suponho que em LN se formem melhor principalmente no verão.

 

Em El Niño são mais explosivos.

 

E fundamental. Isso sabemos a localização de tal ciclone. Se a conversa descambar para 50S, 60 S....vamos ver que bicho vai dar.

 

http://www.ipcc.ch/publications_and_data/ar4/wg1/en/ch3s3-5-3.html

Link to comment
Share on other sites

Especialmente para os Catinenses.

 

Suponho que isso convença aos nobres amigos a pensarem seus pontos vista.

 

Veja que maravilha.... os números revelam:

 

Eles falam aliás, clamam

 

JANEIRO E FEVEREIRO É ANTI CORRELACIONADO ENSO NA CAPITAL DE SANTA CATARINA E CORRELACIONADO (FEV) NA CAPITAL DOS GAÚCHOS.

 

QUE MARAVILHA DEPENDENDO DA ÉPOCA (ESPECIALMENTE NO VERÃO UMA PREVISÃO TRIMESTRAL PARA POA PODE NÃO SER VÁLIDA PARA FLORIPA)

 

Agora é detalhar as séries, importar dados para o excel e nas horas vagas montar novas correlações.

 

MES..........POA..............FLORIPA

NOV........0,384................0;303

DEZ........0,166................0,237

JAN........-0,037...............-0,252....fantástico

FEV........0,307................-0,222....DESLUMBRANTE

 

 

290zwow.png

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o contexto por enquanto está lembrando o último trimestre do ano passado, tivemos frio no sul pra época um poucos dias antes do natal (POA, Floripa, Blumenau), e assim como agora, a primavera climática conseguindo adentrar dentro do até então verão climático. Já tivemos fortes picos de calor, mas que ainda assim não caracteriza o nosso verão.

 

E assim como no ano passado, mais uma vez as expectativas são de atravessar o verão sob La Nina chegando até o outono, com o detalhe que no ano passado passamos de Janeiro a meados de Março sem se quer 1 mísero refresco, foi um padrão totalmente El Nino com chuva, calor e umidade abundantes. Tomara que dessa vez o nosso Atlântico tenha um comportamento diferente.

Link to comment
Share on other sites

Inédito (pelo menos para mim):

 

Meteorologista Giovani (CPTEC) explica na Globonews agora o frio no Sul do Brasil no amanhecer de hoje, acusando o ciclone extratropical e o La Nina. E afirmou que o resfriamento das águas do pacífico aumenta a incidência de ciclones extratropicais na costa do atlântico sul.

 

Alguém já teve acesso a algum estudo nesse sentido? Ou seria mais uma pérola de nossos institutos públicos?

 

Esse não é o Dolif, que participou um tempo aqui no Baz?

Olha... eu não duvido disto, digo, desta notícia. Basta observar anos como 99... ele não teve alta frequência de ciclones extra muito perto do BR, e alta incidência de pulsos polares que entravam bem pela muralha BR tropical?

Link to comment
Share on other sites

Luciano, uma referência para a tua afirmação.

 

Parece evidente que essa discussão em breve caminhara para NEVE.

 

No meu entendimento a formação de ciclone deve ser quase igual (no verão) em La Niña ou em El Niño.

 

Suponho uma pequena diferença em favor de La Niña. Como "explicado" anteriormente. Em El Niño no Atlântico Sul a atmosfera é "bagunçada" de mais.

 

Aqui estou falando de ciclones bem desenvolvidos e bem formados.

 

Porém agora e minha vez de dizer. Percebe que as "mp" de quase verão em La Niña são marítimas.

 

Concluindo se há alteração significativa na formação de ciclones essa deve ser muito proeminente no Pacífico Sul (relacionada a ENSO)

 

A intensificação dos gradientes de TSM não aumentou a intensidade e/ou tempo de vida dos ciclones.

 

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=119903

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o contexto por enquanto está lembrando o último trimestre do ano passado, tivemos frio no sul pra época um poucos dias antes do natal (POA, Floripa, Blumenau), e assim como agora, a primavera climática conseguindo adentrar dentro do até então verão climático. Já tivemos fortes picos de calor, mas que ainda assim não caracteriza o nosso verão.

 

E assim como no ano passado, mais uma vez as expectativas são de atravessar o verão sob La Nina chegando até o outono, com o detalhe que no ano passado passamos de Janeiro a meados de Março sem se quer 1 mísero refresco, foi um padrão totalmente El Nino com chuva, calor e umidade abundantes. Tomara que dessa vez o nosso Atlântico tenha um comportamento diferente.

 

ANO PASSADO O NINO1+2 FICOU POSITIVO DE MEADOS DE DEZ A FEV OU MARÇO, TIVEMOS COMPORTAMENTO DE EL-NINO, FICOU COM VERÃO CURTO E GROSSO, POR ORA NÃO INDICA O MESMO QUADRO.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o contexto por enquanto está lembrando o último trimestre do ano passado, tivemos frio no sul pra época um poucos dias antes do natal (POA, Floripa, Blumenau), e assim como agora, a primavera climática conseguindo adentrar dentro do até então verão climático. Já tivemos fortes picos de calor, mas que ainda assim não caracteriza o nosso verão.

 

E assim como no ano passado, mais uma vez as expectativas são de atravessar o verão sob La Nina chegando até o outono, com o detalhe que no ano passado passamos de Janeiro a meados de Março sem se quer 1 mísero refresco, foi um padrão totalmente El Nino com chuva, calor e umidade abundantes. Tomara que dessa vez o nosso Atlântico tenha um comportamento diferente.

 

ANO PASSADO O NINO1+2 FICOU POSITIVO DE MEADOS DE DEZ A FEV OU MARÇO, TIVEMOS COMPORTAMENTO DE EL-NINO, FICOU COM VERÃO CURTO E GROSSO, POR ORA NÃO INDICA O MESMO QUADRO.

 

Complicado, Dê uma olha como POA E FLORIPA são anti correlacionados. em alguns períodos

 

especifique que padrão esperava para FEV por exemplo um é o oposto de outro.

 

No mais segue um abração.

 

A correlação é diferente.

MES..........POA..............FLORIPA

NOV........0,384................0;303

DEZ........0,166................0,237

JAN........-0,037...............-0,252....fantástico

FEV........0,307................-0,222....DESLUMBRANTE

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo, como não poderia deixr de ser, já houve picos de calor. Porém, a frequência de MP´s é que têm sido bem alta, o que acredito que definitivamente ainda não deu tempo de abrir as portas para o verão climático até então. A madrugada de 5ª feira para 6ª foi quente, ontem de tarde fez até um friozinho e este sábado após as 16 hs já deu para pôr uma blusa. Tá muito bom este ano.

Link to comment
Share on other sites

É FORA DO TEMA, MAS DEIXEM UM POUCO PARA O PESSOAL LER, AQUI TEM MAIS ACESSO, DEPOIS PASSEM PARA ONDE FOR CORRETO.

 

 

sábado, 03 de dezembro de 2011 | 04:10

Romário dá show de bola e mostra que já se tornou um político de verdade. Leia esta entrevista e veja se você não concorda com ele.

 

O comentarista Mário Assis nos manda esta preciosidade. Uma entrevista sensacional do deputado Romário (PSB-RJ) ao repórter Cosme Rimoli, da TV Record. Mostra que os eleitores que preferiram Romário não desperdiçaram seus votos.

 

Você foi recebido com preconceito em Brasília?

 

Olha, vou ser claro, para quem ler entender como as coisas são. Há o burro, aquele que não entende o que acontece ao redor. E há o ignorante, que não teve tempo de aprender. Não houve preconceito comigo, porque não sou nem uma coisa nem outra. Mesmo tendo a rotina de um grande jogador que fui, nunca deixei de me informar, estudar. Vim de uma família muito humilde. Nasci na favela. Meu pai, que está no céu, e minha mãe ralaram para me dar além de comida, educação. Consciência das coisas… Não só joguei futebol. Frequentei dois anos de faculdade de Educação Física. E dois anos de moda. Sim, moda. Sempre gostei de roupa, de me vestir bem. Queria entender como as roupas eram feitas. Mas isso é o de menos. O que importa é que esta sede de conhecimento me deu preparo para ser uma pessoa consciente… Preparada para a vida. E insisto em uma tese em Brasília, com os outros deputados. O Brasil só vai deixar de ser um país tão atrasado quando a educação for valorizada. O professor é uma das classes que menos ganha e é a mais importante. O Brasil cria gerações de pessoas ignorantes porque não valoriza a Educação. E seus professores. Não há interesse de que a população brasileira deixe de ser ignorante. Há quem se beneficie disso. As pessoas que comandam o país precisam passar a enxergar isso. A Saúde é importante? Lógico que é. Mas a Educação de um povo é muito mais.

 

Essa ignorância ajuda a corrupção? Por exemplo, que legado deixou o Pan do Rio?

 

Você não tenha dúvidas que a ignorância é parceira da corrupção. Os gastos previstos para o Pan do Rio eram de, no máximo, R$ 400 milhões. Foram gastos R$ 3,5 bilhões. Vou dar um testemunho que nunca dei. Comprei alguns apartamentos na Vila Panamericana do Rio como investimento. A melhor coisa que fiz foi vender esses apartamentos rapidamente. Sabe por quê? A Vila do Pan foi construída em cima de um pântano. Está afundando. O Velódromo caríssimo está abandonado. Assim como o Complexo Aquático Maria Lenk… É um escândalo! Uma vergonha! Todos fingem não enxergar. Alguém ganhou muito dinheiro com o Panamericano do Rio. A ignorância da população é que deixa essa gente safada sossegada. Sabe que ninguém vai cobrar nada das autoridades. A população não sabe da força que tem. Por isso que defendo os professores. Não temos base cultural nem para entender o que acontece ao nosso lado. E muito menos para perceber a força que temos. Para que gente poderosa vai querer a população consciente? O Pan do Rio custou quatro vezes mais do que este do México. Não deixou legado algum e ninguém abre a boca para reclamar.

 

Se o Pan foi assim, a Copa do Mundo no Brasil será uma festa para os corruptos…

 

Vou te dar um dado assustador. A presidente Dilma havia afirmado quando assumiu que a Copa custaria R$ 42 bilhões. Já está em R$ 72 bilhões. E ninguém sabe onde os gastos vão parar. Ningúem. Com exceção de São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul e olhe lá…Pernambuco… Todas as outras sete arenas não terão o uso constante. E não havia nem a necessidade de serem construídas. Eu vi onze das doze… Estive em onze sedes da Copa e posso afirmar sem medo. Tem muita coisa errada. E de propósito para beneficiar poucas pessoas. Por que o Brasil teve de fazer 12 sedes e não oito como sempre acontecia nos outros países? Basta pensar. Quem se beneficia com tantas arenas construídas que servirão apenas para três jogos da Copa? É revoltante. Não há a mínima coerência na organização da Copa no Brasil.

 

São Paulo acaba de ser confirmado como a sede da abertura da Copa. Você concorda?

 

Como posso concordar? Colocaram lá três tijolinhos em Itaquera e pronto… E a sede da abertura é lá. Quem pode garantir que o estádio ficará pronto a tempo? Não é por ser São Paulo, mas eu não concordaria com essa situação em lugar nenhum do País. Quando as pessoas poderosas querem é assim que funcionam as coisas no Brasil. No Maracanã também vão gastar uma fortuna, mais de um bilhão. E ninguém tem certeza dos gastos. Nem terá. Prometem, falam, garantem, mas não há transparência. Minha luta é para que as obras não fiquem atrasadas de propósito. E depois aceleradas com gastos que ninguém controla.

 

O que você acha de um estádio de mais de R$ 1 bilhão construído com recursos públicos? E entregue para um clube particular?

 

Você está falando do estádio do Corinthians, não é? Não vou concordar nunca. Os incentivos públicos para um estádio particular são imorais. Seja de que clube for. De que cidade for. Não há meio de uma população consciente aceitar. Não deveria haver conversa de político que convencesse a todos a aceitar. Por isso repito que falta compreensão à população do que está acontecendo no Brasil para a Copa.

 

A Fifa vai fazer o que quiser com o Brasil?

 

Infelizmente, tudo indica que sim. Vai lucrar de R$3 aR$ 4 bilhões e não vai colocar um tostão no Brasil. É revoltante. Deveria dar apenas 10% para ajudar na Educação. Iria fazer um bem absurdo ao Brasil. Mas cadê coragem de cobrar alguma coisa da Fifa. Ela vai colocar o preço mais baixo dos ingressos da Copa a R$ 240,00. Só porque estamos brigando pela manutenção da meia entrada. É uma palhaçada! As classes C, D e E não vão ver a Copa no estádio. O Mundial é para a elite. Não é para o brasileiro comum assistir.

 

Ricardo Teixeira tem condições de comandar o processo do Mundial de 2014?

 

Não tem de saúde. Eu falei há mais de quatro meses que ele não suportaria a pressão. Ser presidente da CBF e do Comitê Organizador Local é demais para qualquer um. Ainda mais com a idade que ele tem. Não deu outra. Caiu no hospital. E ainda diz que vai levar esse processo até o final. Eu acho um absurdo.

 

Muito além da saúde de Ricardo Teixeira. Você acha que pelas várias denúncias, investigações da Polícia Federal, ele tem condições morais de comandar a organização Copa no Brasil?

 

Não. O Ricardo Teixeira não tem condições morais de organizar a Copa. Não até provar que é inocente. Que não tem cabimento nenhuma das denúncias. Até lá, não tem condições morais de estar no comando de todo o processo. Muito menos do futebol brasileiro…

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo, espetacular essa entrevista do Romário! Como deputado ele está surpreendendo tanto quanto no futebol no final dos anos 80.

 

Aqui em POA o escândalo é enorme, também. O Grêmio está construindo um estádio ultra moderno com capital 100% privado, porém o estádio da Copa é o Beira-Rio que está em obras suspensas desde maio!!! Pq está suspensa? Justamente por causa da falta de "engrenagens azeitadas" no Beira-Rio. A "oposição" gremista está colocando pressão no esquema envolvendo a reforma do Beira-Rio, gerando stress entre Prefeitura, Comitê Local da Copa, empreiteira e Inter.

Link to comment
Share on other sites

Desde sexta há sol entre nuvens aqui no norte catarinense. Por vezes chove fraco...

 

Estou sem sinal na minha estação aqui na zona sul..to tentando resolver...mas as mínimas estão bem amenas, na casa dos 15 a 17 graus...

 

E apenas duas considerações em off:

 

1) Romário tá se saindo muito melhor que a encomenda: por ser uma figura que todos conhecem muito bem no Brasil, quase não se ouve falar dele na política, digo em escândalos e tudo mais. Até agora, das figuras públicas que adentraram na política, na minha opinião é um dos melhores.

 

2) Somos campeões nacionais da série C do Brasileirão! Parabéns ao Joinville Esporte Clube!

Link to comment
Share on other sites

Excelente a reportagem que o Coutinho trouxe para nós. Realmente tem me chamado positivamente atenção os atos do Romário

no governo. Essa entrevista foi só mais um ponto positivo para ele.

 

Por aqui o tempo segue nublado, mas sem chances de chuva. Temos um ZCAS configurado no Sudeste, mas ele se encontra mais ao norte

da região, entre norte de Minas e ES, chegando ao sul da BA. Essas áreas tiveram nos últimos dias acumulados de chuva significativos.

 

E parabéns ao JEC, Diego ! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas e Umidade Relativa Média em Apucarana desde o dia 01 de dezembro

 

--- Data -- -- Máxima -- Hora -- Mínima -- Hora -- UR% Media

01/12/2011 -- 31.1 -- 17:13 -- 20.6 -- 23:59 -- 56

02/12/2011 -- 28.2 -- 17:19 -- 16.5 -- 06:31 -- 61

03/12/2011 -- 28.3 -- 17:22 -- 13.8 -- 06:57 -- 58

04/12/2011 -- 27.9* -- 13:53 -- 14.4 -- 06:30 -- 67

Link to comment
Share on other sites

Interessante o quadro das estações da RBS. Lages em destaque hoje cedo, 11h, sendo a mais fria:

 

Raridade!! :mosking:

 

Pois é... Seria uma raridade costumeira... :sarcastic:

 

Hoje, 11h30, Lages em destaque:

 

Canela RS: 14,9 Media Acum 1.586,4 mm

Jan11: 20,5 (17,1 / 25,9 / 15,1 / 30,1 / 21,5) – 75,6 mm

Fev11: 19,6 (16,8 / 24,0 / 14,3 / 29,3 / 20,4) - 262,4 mm

Mar11: 18,0 (14,5 / 22,9 / 08,0/ 28,8 / 18,7) - 223,6 mm

Abr11: 16,2 (12,4 / 21,1 / 07,5/ 25,9 / 16,7) - 168,6 mm

Mai11: 12,6 (09,5 / 16,8 / 05,3 / 22,2 / 13,1) - 61,2 mm

Jun11: 10,4 (07,0 / 14,7 / -00,5 / 21,1 / 10,8) - 175,6 mm

Jul11: 11,0 (07,6 / 15,2 / 00,0 / 24,8 / 11,4) - 332,0 mm

Ago11: 11,5 (07,5 / 16,1 / -00,2 / 26,4 / 11,8) - 192,0 mm

Set11: 13,2 (08,2 / 19,4 / 01,8 / 29,2 / 13,8) - 95,4 mm

Out11: 15,5 (11,2 / 21,2 / 05,0 / 28,9 / 16,2) - 95,4 mm

 

Lages SC: 15,5 Media Acum 2.042,6 mm

Jan11: 21,7 (17,7 / 28,4 / 14,7 / 32,0 / 23,1) – 235,5 mm

Fev11: 21,3 (17,7 / 26,7 / 13,9 / 29,2 / 22,2) - 267,8 mm

Mar11: 18,3 (14,4 / 23,6 / 09,0 / 28,2 / 19,0) - 169,7 mm

Abr11: 16,8 (12,6 / 23,2 / 06,3 / 27,8 / 17,9) - 78,5 mm

Mai11: 13,1 (08,9 / 18,8 / 00,5 / 22,6 / 13,9) - 274,2 mm

Jun11: 10,1 (06,0 / 15,9 / -03,4 / 22,2 / 11,0) - 144,5 mm

Jul11: 11,4 (07,4 / 17,1 / -02,8 / 25,4 / 12,3) - 249,6 mm

Ago11: 11,7 (08,3 / 16,5 / -03,8 / 27,8 / 12,4) - 259,7 mm

Set11: 14,0 (08,0 / 19,6 / -00,6 / 31,0 / 13,8) - 211,6 mm

Out11: 16,8 (12,7 / 22,8 / 06,5 / 29,4 / 17,8) - 151,5 mm

 

Apenas um mês Lages foi mais fria que Gramado. Isso que o mês em questão, junho, teve várias negativas em Canela, fato este não registrado pela estação do INMET. É raridade!

Link to comment
Share on other sites

Interessante o quadro das estações da RBS. Lages em destaque hoje cedo, 11h, sendo a mais fria:

 

 

Canela RS: 14,9 Media Acum 1.586,4 mm

Jan11: 20,5 (17,1 / 25,9 / 15,1 / 30,1 / 21,5) – 75,6 mm

Fev11: 19,6 (16,8 / 24,0 / 14,3 / 29,3 / 20,4) - 262,4 mm

Mar11: 18,0 (14,5 / 22,9 / 08,0/ 28,8 / 18,7) - 223,6 mm

Abr11: 16,2 (12,4 / 21,1 / 07,5/ 25,9 / 16,7) - 168,6 mm

Mai11: 12,6 (09,5 / 16,8 / 05,3 / 22,2 / 13,1) - 61,2 mm

Jun11: 10,4 (07,0 / 14,7 / -00,5 / 21,1 / 10,8) - 175,6 mm

Jul11: 11,0 (07,6 / 15,2 / 00,0 / 24,8 / 11,4) - 332,0 mm

Ago11: 11,5 (07,5 / 16,1 / -00,2 / 26,4 / 11,8) - 192,0 mm

Set11: 13,2 (08,2 / 19,4 / 01,8 / 29,2 / 13,8) - 95,4 mm

Out11: 15,5 (11,2 / 21,2 / 05,0 / 28,9 / 16,2) - 95,4 mm

 

Lages SC: 15,5 Media Acum 2.042,6 mm

Jan11: 21,7 (17,7 / 28,4 / 14,7 / 32,0 / 23,1) – 235,5 mm

Fev11: 21,3 (17,7 / 26,7 / 13,9 / 29,2 / 22,2) - 267,8 mm

Mar11: 18,3 (14,4 / 23,6 / 09,0 / 28,2 / 19,0) - 169,7 mm

Abr11: 16,8 (12,6 / 23,2 / 06,3 / 27,8 / 17,9) - 78,5 mm

Mai11: 13,1 (08,9 / 18,8 / 00,5 / 22,6 / 13,9) - 274,2 mm

Jun11: 10,1 (06,0 / 15,9 / -03,4 / 22,2 / 11,0) - 144,5 mm

Jul11: 11,4 (07,4 / 17,1 / -02,8 / 25,4 / 12,3) - 249,6 mm

Ago11: 11,7 (08,3 / 16,5 / -03,8 / 27,8 / 12,4) - 259,7 mm

Set11: 14,0 (08,0 / 19,6 / -00,6 / 31,0 / 13,8) - 211,6 mm

Out11: 16,8 (12,7 / 22,8 / 06,5 / 29,4 / 17,8) - 151,5 mm

 

Apenas um mês Lages foi mais fria que Gramado. Isso que o mês em questão, junho, teve várias negativas em Canela, fato este não registrado pela estação do INMET. É raridade!

 

Chama-me a atenção a diferença de chuva no mês de janeiro. Lages bem mais chuvosa. Talvez um pouco de efeito de tropicalidade pelas ZACS no miolo do inverno por estar mais ao norte?

Link to comment
Share on other sites

Bruno, esses dados de Canela são do INMET, não é? As mínimas absolutas, em especial de julho, provavelmente foram menores. A estação sai do ar quando negativa.

 

As médias devem ser um pouquinho menor.

 

Percebe-se que o frio de Canela é mais consistente, basicamente por estar na borda da serra. Tem máximas melhores em dias frios.

 

Do mais, dia típico de verão aqui. Tive variação de 19,4° a 30,4° até agora. No momento tenho 29,4° com 51% e venta de ESE a 23,5 km/h.

 

Abraços medianos!

Link to comment
Share on other sites

Bruno, Marcos, Renan, Caco e Lucci, meus amigos, vamos elucubrar.

 

Claro, to tirando uma casquinha dos poucos instantes que Lages dá de tunda na Serra Gaúcha.

 

Ocorre que a capital da serra catarinense se beneficia no inverno, por ser baixada, alta e mais continential. São três parâmetros que valorizam uma cidade, mas não faz tábula rasa pra qual debate.

 

Caco, o fato de um ano, um aninho só, um mesinho de verão, caracterizar ZCAs é algo muito leviano. Vou te chamar de "garoto do verão", pois vai gostar de tropicalidade sei lá onde. Tudo pra você tem influência do trópico homem? Daqui a pouco, o fato de Rio Galegos ter um dia de verão com uma pancada de 30mm de chuvarada é a influência tropical no clima temperado frio?

 

Lages é uma cidade mais fria que Ctba e Canela, DEPENDENDO do parâmetro. A noite por lá (to em Ctba agora) é muito gelada. A temperatura despenca. A estação da RBS está a 20m de altura, no 6º andar do prédio da RBS local. Sei disso pois da janela da minha sala, avisto-a todos os dias. Qualquer dias desses posto fotos. Então, quando tem geada sob os carros da rua, a estação marca 6ºC.

 

Canela é beneficiada pela farta infiltração marítima que altera o dia, com voluptuosa nebulosidade. Algo mais raro em Lages. Meus amigos aqui me notaram bem "brozeado". Eu disse-lhes: Lages tem "mais sol" que Ctba. E é uma verdade de fácil comprovação. Os índices de insolação e nebulosidade roborram.

 

Assim, as temperaturas tem comportamentos diferenciados em Lages, Canela e Ctba. Isso mexe nas médias de forma incisiva.

 

Dúvidas? Observem com calma as médias postas pelo Bruno. Tem dias que Lages faz um solzão depois de geada de pito e Canela fica o dia todo variando entre os 8 e os 13. E agora José?

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, não esqueça que a estação do INMET em Canela está com mínimas absolutas incorretas, pois ela trava quando cai abaixo de zero, todos os anos! A mínimas absolutas de Lages são, sim, mais baixas que Canela, porém não pelos dados apresentados no INMET. Esse ano houve alguns dias, principalmente em julho, com dias seguidos com mínimas de -2C na estação de Gramado (que se encontra em cume, tanto como a de Lages).

 

O raro frequente aí: http://www.clicrbs.com.br/meteorologia/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&action=meteorologia

 

:mosking:

Link to comment
Share on other sites

AQUI, JÁ ESTOU COM 1127 HORAS ABAIXO DE 7,3°C DE JANEIRO A 3 DE DEZ.

 

OS MAIS NA CLIMATERRA;

 

99; 1277

04; 1150

00; 1136

10; 1103

 

Incrível Ronaldo, 2010 me deu a impressão de ter sido um inverno de pouco frio. Foram 2 ondas de frio marcantes, uma em julho e outra agosto, e só. As outras ondas de frio foram discretas, e teve um longo veranico entre junho e julho!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Canela é beneficiada pela farta infiltração marítima que altera o dia, com voluptuosa nebulosidade. Algo mais raro em Lages. Meus amigos aqui me notaram bem "brozeado". Eu disse-lhes: Lages tem "mais sol" que Ctba. E é uma verdade de fácil comprovação. Os índices de insolação e nebulosidade roborram.

 

Incrível, achava que Lages tivesse muitos dias nublados também! Sol realmente não é o forte em Curitiba!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz fala mal mas gosta da tal tropicalidade. Só foi diminuindo a graduação: de Rio Claro foi para São Paulo, Curitiba, e agora com os 5 % de tropicalidade de Lages. O homem não larga o pé da "influência tropical". :mosking: Para baní-la tem que seguir uns 100 Km mais Sul (embora aí entre no território 100% subtropical, que não deixa de ter influência torpoicais).

Link to comment
Share on other sites

Shimutz fala mal mas gosta da tal tropicalidade. Só foi diminuindo a graduação: de Rio Claro foi para São Paulo, Curitiba, e agora com os 5 % de tropicalidade de Lages. O homem não larga o pé da "influência tropical". :mosking: Para baní-la tem que seguir uns 100 Km mais Sul (embora aí entre no território 100% subtropical, que não deixa de ter influência torpoicais).

 

Lembrando que os -10 obtidos em Vostok tb foram graças à influência tropical!

Outra coisa, quanto à chuva:

- em SVP: máximo de inverno

- em BsAs: máx de verão (e aí, a tropicalidade faz a curva e volta a Buenos Aires?)

- em Comodoro Rivadávia: máximo de inverno

- em Rio Gallegos: máximo de verão (noss, nova recidiva da ttropicalidade, a mais de 50 graus sul?)

Com dados de weatherbase.com

Link to comment
Share on other sites

Shimutz fala mal mas gosta da tal tropicalidade. Só foi diminuindo a graduação: de Rio Claro foi para São Paulo, Curitiba, e agora com os 5 % de tropicalidade de Lages. O homem não larga o pé da "influência tropical". :mosking: Para baní-la tem que seguir uns 100 Km mais Sul (embora aí entre no território 100% subtropical, que não deixa de ter influência torpoicais).

 

:sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Mas lembre-se: a alta pluviosidade do verão não é causada apenas por influência tropical. Aqui no Sul, Caco, temos o Chaco e as chuvas orográficas que elevam bastante a pluviosidade.

 

Então, Sílvio. O tempo em Lages é mais aberto que em Ctba. Depois posto os índices.

 

Bruno, de fato. Mas observe que o fato de Canela estar mais sob influência marítima, estar mais pro Sul e ser topo, natural ser mais fria. A vantagem de Lages sobre Ctba é esta. Mínimas baixíssimas, céu mais estrelado, máximas muito baixas várias vezes no ano...

 

Daí vem a velha dúvida: o frio é medido pelas mínimas ou pelas máximas?

Link to comment
Share on other sites

Daí vem a velha dúvida: o frio é medido pelas mínimas ou pelas máximas?

 

Pela mínima, mas definitivamente pra mim o correto é pela média...

 

POR UM CONJUNTO DE PARÂMETROS, ORAS BOLAS.

 

COMPARE MÉDIA MÍNIMA COM M.MÍNIMA CAMPOS E S. JOAQUIM E DIRÁS, CAMPOS É MAIS FRIA, MAS ONDES PASSAS MAIS FRIO?

 

 

É UMA SÉRIE DE PARÂMETROS PARA DIZER QUE A É MAIS FRIA QUE B OU MAIS QUENTE.

 

O POLÍTICO1 ME MANDE O TEU FONE E ENDEREÇO PÔ! KKK

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.