Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - OUTUBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 602
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Outubro, é o último mês do ano no Sul nas altitudes baixas onde ainda pode sentir um restinho ou gostinho do inverno. É um mês com clima muito agradável, embora nos últimos anos tenha chovido bastante e até bastante frio!

 

Aqui o mês está começando quente, 2 da manha e 20°C com leve garoa la fora, e perspectiva de muito calor para o primeiro dia do mês. A Frente fria deve passar com força por aqui amanhã, depois disso retorna o clima típico primaveril.

Link to comment
Share on other sites

Até às 14 h:

 

São Paulo (Mirante): 33,7° :heat:

Curitiba: 31,9° :heat:

Belo Horizonte: 33,5° :heat:

 

Essas capitais estão surpreendendo!!

 

Cuiabá: 37,3° :heat:

Corumbá: 37,1°

Palmas: 36,4°

 

Rio (Seropédica): 38,5° :heat:

Rio (Vila Militar): 37,5°

Rio (Forte de Copacabana): 25,7°

 

Microclima MONSTRO no Rio de Janeiro!! Viva a brisa marítima!! :good2:

 

Por aqui acumulei 20,4 mm de chuva em 24 h. Tivemos muitos raios e trovoadas nessa madrugada. Em torno de 1:30 caiu um raio em frente de casa, creio que na quadra da frente. Foi um clarão que poucas vezes vi!!

 

Agora faz 21,3° com 74% e nublado. A mínima ficou em 17,6°.

 

Duque de Caxias: 35,9°

Link to comment
Share on other sites

Chuva se aproximando de Curitiba agora.. Dia infernalmente quente hoje, ontem e anteontem! Porém ontem e anteontem ainda tinha a secura! Hoje já tinha umidade razoável! :heat:

 

Vou correr a Fila Night Run às 20:00, e os normalmente esperados 14oC-15oC para hora da prova (normal esta época) já foram para o saco.. Torço por um temporal animal agora para poder correr com 17oC/18oC! Factível posi pelo visto já tá 18oC no Alex...

 

Diego,

 

Novembro e la Niña é quase certeza de água gelada na Praia do Rosa. Os grandes gradientes entre lá e o Farol de Santa Marta são mais frequentes no período dezembro-1a quinzena de abril. No resto do ano a água tende a ser gelada em ambas praias, sendo logicamente mais gelada em Santa Marta!

Link to comment
Share on other sites

SILVIO, O RECORDE É 31,4 EM NOV E DEZ.

 

Valeu Ronaldo, com certeza aquele dado de fevereiro de 86 está errado! Mesmo assim, é difícil imaginar aí com 31,4C... Nunca peguei calor em S. Joaquim, apesar de não ter ido tantas vezes!

Sds.

 

 

AQUI EM CASA FOI 30,9°C

 

EM CASA É RARO PASSAR DOS 29/29,5

Link to comment
Share on other sites

Só reprisando, setembro com 45 mm, foi o setembro menos chuvoso da história em Soledade.

Quase empatamos. Aqui em casa acumulei 50,8 mm em todo o setembro. Isso é menos que a metade da média, que por aqui é 120 mm. É o mês mais chuvoso do ano em POA. Mas ninguém por aqui reclamou da falta de chuva. Isso é um desejo geral, hehe.

 

Tive máxima de 22,1°. Agora faz 17,9° com 85% e venta de S a 1,9 km/h. Passou o dia todo nublado. Choveu até às 8 h.

 

Abraços secos!

Link to comment
Share on other sites

alguem aqui ja tomou banho em Buzios???

 

 

Fui para Búzios a cada 15 dias da aminha vida entre os 20 e os 30 anos, he he he! Búzios costuma ter agua fria no verão! É o famoso fenômeno da Insurgência (aguas profundas que emergem em Arraial do Cabo) que faz com que seja comum água a 16oC/17oC no verão por lá! No inverno, esquenta!

Link to comment
Share on other sites

Diego, Búzios é uma bela cidade, já estive lá algumas vezes e o destaque fica por conta da vida noturna. Tem bares e boates espalhados por toda a orla principal

da cidade e na chamada "rua das pedras". Você vê artistas famosos facilmente por lá !

 

Também é o local com a maior concentração de argentinos no Brasil. Tem até mais do que em Bombinhas, creio eu.

 

As praias são bonitas, mas não tão bonitas quanto as de Cabo Frio e, especialmente, Arraial do Cabo. Esta última possui algumas das praias mais bonitas que eu já vi (pau-a-pau

com Ilha Grande).

 

Confesso que eu acho o litoral do RJ o mais bonito do Brasil. Até mais que o litoral cearense, que também achei sensacional.

 

Por aqui muito calor e 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

 

O litoral mais feio é imbativel: RS

Link to comment
Share on other sites

Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

 

O litoral mais feio é imbativel: RS

O litoral do RS é o mais feio do Universo! Duvido que haja um litoral como o nosso em outro planeta, hehe. Deveria mandar esse meu comentário para http://www.obairrista.com . :good2:

 

Aqui um dia muito agradável! Mínima de 16,8°. Agora faz 24,8° com 63%. Venta de NO a 16,1 km/h.

 

E de pensar que daqui a 3 meses já é 2012 e o alto do verão. Nos últimos dias a temperatura tem se mantido um pouco mais alta, e a u.r. também. Sinal da aproximação do período tropical da virada do ano.

 

Abraços litorâneos!

Link to comment
Share on other sites

Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

 

O litoral mais feio é imbativel: RS

 

O litoral do PR não é muito diferente. Temos apenas a vantagem de ter a Ilha do Mel.

 

Sobre o litoral do nordeste, é outro tipo comparado a SC, SP e RJ. São belezas diferentes. No geral não acho que seja tudo isso mesmo. Mas, tem lugares que acho imbativeis.

Na minha opinião, o litoral sul da bahia é o mais bonito do Brasil. Porto Seguro não é nada demais. Mas, se percorrer as prais isoladas mais ao sul, entre trancoso e caraiva a paisagem é surreal. E quase totalmente preservada. Quando morava na bahia, tive a oportunidade de fazer este trecho. Quase 50Km de estradas e trilhas de terra ou areia. Mas, de longe foram as praias mais bonitas que ja vi no Brasil. É inclusive onde fica a praia do espelho, considerada por muitos rankings como a praia mais bonita do Brasil. No litoral sul da bahia, ainda tem a peninsula do Maraú, Itacaré o arquipelago de Abrolhos, entre tantas outras.

Link to comment
Share on other sites

A avaliação do que é um litoral "belo" depende muito de alguns valores subjacentes que as pessoas carregam. :mail:

 

Quem gosta de climas quentes o ano inteiro, coqueiros a beira mar e águas quentes, vai naturalmente gostar do Nordeste. Eu acho bonito o litoral de lá, epsecialmente os locais onde têm recifes e águas com vários tons de turqueza e verde, só que eu não consigo me imaginar morando naquela m. de clima! :heat: :negative:

 

Na nota que eu dou para um litoral, a possibilidade de eu morar lá é sempre considerada! Então, modelo de litoral para mim é o de SC! Em segundo lugar, a uma curta distância, litoral norte de SP e RJ, pois apesar do clima bem mais quente, existem locais absurdamente lindos nests lugares! E cá entre nós, por conta dos valores de que falei, praia bela para mim tem pinheiros (não coqueiros), montanhas e gramados próximos ao mar, surf , etc... Ou seja, Rosa, Garopaba (as várias praias) e Mariscal em SC, com suas montanhas e gramados a beira mar e pinheiros em abundância; Camburi, Maresias e Ilha Bela, com suas montanhas constrastando com o verde abundante; área slevagem da cidade do Rio (prainha, Grumari, Macumba, Recreio) com seus pinheiros, montanhas, etc.. e Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio (com seu visual de Pinheiros e montanhas com vegetação mediterrãnea rasteira) são maravilhosos! :good: :pleasantry: :ok:

Link to comment
Share on other sites

Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

 

O litoral mais feio é imbativel: RS

 

O litoral do PR não é muito diferente. Temos apenas a vantagem de ter a Ilha do Mel.

 

Sobre o litoral do nordeste, é outro tipo comparado a SC, SP e RJ. São belezas diferentes. No geral não acho que seja tudo isso mesmo. Mas, tem lugares que acho imbativeis.

Na minha opinião, o litoral sul da bahia é o mais bonito do Brasil. Porto Seguro não é nada demais. Mas, se percorrer as prais isoladas mais ao sul, entre trancoso e caraiva a paisagem é surreal. E quase totalmente preservada. Quando morava na bahia, tive a oportunidade de fazer este trecho. Quase 50Km de estradas e trilhas de terra ou areia. Mas, de longe foram as praias mais bonitas que ja vi no Brasil. É inclusive onde fica a praia do espelho, considerada por muitos rankings como a praia mais bonita do Brasil. No litoral sul da bahia, ainda tem a peninsula do Maraú, Itacaré o arquipelago de Abrolhos, entre tantas outras.

 

Sou leigo no assunto praias do nordeste, mais na minha opinião Fernando de noronha pelas fotos é a mais bela do Brasil.

Eu já estive no RJ é muito lindo, o que fica feio são aquelas favelas nos morros, estraga a paisagem. Fazer o quê, né?...

Como meu orçamento é limitado, me contento com Bombinhas que é maravilhosa! Mesmo se eu tivesse muita grana, ela estaria sempre nos meus planos de minhas férias! Alguém ai conhece Balneário Gaivota (Gaiva's Beach)? Pertinho de minha casa (16 KM).

Precisando de um guia, estamos ai. Pagando bem, mal não tem. Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Bem, não sou um grande conhecedor de praias na realidade. O litoral que mais explorei foi o do RJ, então talvez por isso eu esteja o escolhendo

como o mais bonito. Já estive na famosa praia de canoa quebrada (CE) e achei maravilhoso ! A praia central de Fortaleza, como esperado, não presta.

 

Florianópolis tem algumas belas praias também, mas na minha opinião a Ilha Grande possui o melhor conjunto do Brasil. Quem nunca foi, precisa ir.

 

Esfriou muito por aqui: agora já faz 18C e vento moderado. Mas o mais importante de tudo, que é a chuva, ainda não chegou.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o próximo final de semana será bem interessante. GFS está colocando uma baixa na região de Buenos Aires, jogando ar frio continental. Dessa vez a chuva tem que vir, infelizmente só tivemos 4 mm no último sábado. Em setembro houve chuva em apenas 4 dias e nenhum desses quatro acima de 15 mm!

 

Mínima modesta de 16,9°C hoje.

Link to comment
Share on other sites

Renan, o litoral cearense é uma grande decepcao para mim. O litoral mais bonito do Brasil é uma bela disputa entre o RJ, SC e SP. O nordeste é over-rated na minha opinião. Não entendo pq tanta gente adora aquilo lá. Prefiro mil vezes SC, fora o fato da conveniência desta ultima para mim.

 

O litoral mais feio é imbativel: RS

O litoral do RS é o mais feio do Universo! Duvido que haja um litoral como o nosso em outro planeta, hehe. Deveria mandar esse meu comentário para http://www.obairrista.com . :good2:

 

Aqui um dia muito agradável! Mínima de 16,8°. Agora faz 24,8° com 63%. Venta de NO a 16,1 km/h.

 

E de pensar que daqui a 3 meses já é 2012 e o alto do verão. Nos últimos dias a temperatura tem se mantido um pouco mais alta, e a u.r. também. Sinal da aproximação do período tropical da virada do ano.

 

Abraços litorâneos!

 

Sem dúvida, nosso litoral, tirando Torres, é muito feio. concordo que o litoral do nordeste é bonito em se tratando de calor o ano inteiro. Há lugares feios como o Maranhão, onde morei. A vantagem é o calor dentro e fora do mar.

fico com o litoral de SC, RJ e ES. SP tem belas praias.

A vantagem de SC sobre as demais é grande. O RJ é algo muito lindo.

Link to comment
Share on other sites

Pelo que eu conheço, escolheria assim:

 

1- Ilha Grande (RJ)

2 - Arraial do Cabo / Cabo Frio / Búzios (RJ)

3- Florianópolis (SC)

4- Fortaleza (praias próximas) (CE)

5- Guarapari (ES)

 

Naturalmente esta lista vai mudar muito, à medida que eu for conhecendo mais cidades litorâneas brasileiras.

Link to comment
Share on other sites

Ainda vou fazer esta viagem: sair do Chuí e ir Até a fronteira com Ilha de Marajó, sempre pelo litoral. Claro, tenho que estar aposentado para fazer isso. Mais do que isso: Capitalizado :laugh: :laugh: :laugh:

Aqui a plena primavera se instalou. Interessante ver que as folhas das árvores estão vindo vagarosamente. O frio de julho, principalmente, fez o adormecimento durar mais que o normal. Algo que vemos em Bagé, Caxias, quando árvores "pelam"completamente, tivemos a oportunidade de ver aqui, também. Isto já aconteceu noutras oportunidade. Não tenho registrado. mas, senão me engano, 2000 e 2009 foram anos assim.

Link to comment
Share on other sites

Ainda vou fazer esta viagem: sair do Chuí e ir Até a fronteira com Ilha de Marajó, sempre pelo litoral. Claro, tenho que estar aposentado para fazer isso. Mais do que isso: Capitalizado :laugh: :laugh: :laugh:

Aqui a plena primavera se instalou. Interessante ver que as folhas das árvores estão vindo vagarosamente. O frio de julho, principalmente, fez o adormecimento durar mais que o normal. Algo que vemos em Bagé, Caxias, quando árvores "pelam"completamente, tivemos a oportunidade de ver aqui, também. Isto já aconteceu noutras oportunidade. Não tenho registrado. mas, senão me engano, 2000 e 2009 foram anos assim.

 

 

De carro eu já fiz de Angra dos Reis até o Guarujá. É uma viagem linda, as paisagens são espetaculares. É complicado escolher o pedaço que eu gostei mais!

Link to comment
Share on other sites

E não tem jeito, não chove de jeito nenhum por aqui

 

Preocupante esta situação aí em Curvelo. Hoje estava vendo que na capital choveu, e nada aí ?

Tomara que não tenhamos que esperar os primeiros eventos de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)

chegarem para chover por aí. sds

Link to comment
Share on other sites

E não tem jeito, não chove de jeito nenhum por aqui

 

Preocupante esta situação aí em Curvelo. Hoje estava vendo que na capital choveu, e nada aí ?

Tomara que não tenhamos que esperar os primeiros eventos de ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul)

chegarem para chover por aí. sds

FINALMENTE depois de 4 meses a chuva volta à cidade. Por volta das 14:30 choveu de forma isolada, e no momento temos céu bem carregado. Apesar de não ter sido chuva forte, já temos um grande alívio principalmente em relação a umidade do ar, que ficou todos os dias á tarde ,por mais de 1 mês, abaixo dos 20%. :good:

Link to comment
Share on other sites

Esfriou bastante agora a tarde aqui e Floripa. Vento sul a 50km/h e 17oC com sensação de frio bombando. Amanhã podemos ter uma ou outra negativa nas cidades e estações de baixada na serra.

 

A longo prazo destaca-se o indicativo de um quadro de sucessivas invasões de ar frio na primeira quinzena do mês. O Global coloca algo poderoso em 244h, e o ETA mostra uma erupção logo a 150h. Veremos o andar da carruagem neste momento de imprevisibilidade com relação as erupções de ar frio no longo prazo. O Pacífico, o Atlântico, a AAO, a PDO, a SOI e o gelo Antártico estão favoráveis ao frio. Pena hoje não ser 01/07. Sendo assim, que venha logo o calor!!! Xô frio!!!

Link to comment
Share on other sites

Depois de um pico de calor curto que beirou aos 30°C, agora estamos com 22°C e um vento Se gelado, promete ser uma noite fria de primavera.

 

Os insetos aos pouquinhos estão voltando (infelizmente), as árvores que perdem as folhas já estão bem verdes, e os pássaros estão já com os primeiros filhotes, e o ciclo da vida continua..

Link to comment
Share on other sites

Esfriou bastante agora a tarde aqui e Floripa. Vento sul a 50km/h e 17oC com sensação de frio bombando. Amanhã podemos ter uma ou outra negativa nas cidades e estações de baixada na serra.

 

A longo prazo destaca-se o indicativo de um quadro de sucessivas invasões de ar frio na primeira quinzena do mês. O Global coloca algo poderoso em 244h, e o ETA mostra uma erupção logo a 150h. Veremos o andar da carruagem neste momento de imprevisibilidade com relação as erupções de ar frio no longo prazo. O Pacífico, o Atlântico, a AAO, a PDO, a SOI e o gelo Antártico estão favoráveis ao frio. Pena hoje não ser 01/07. Sendo assim, que venha logo o calor!!! Xô frio!!!

 

Que nada tá ótimo assim! hahaah, é normal chegar nessa época as pessoas desejarem por calor, até eu desejo.. mas depois de Janeiro a minha paciência com calor ja se esgotou haha.. Só de lembrar daquelas pré-frontais de verão deliciosas já me da calafrio :-|

 

Pra mim não precisa nem ser SJ..um verão como o de Lages já estria de ótimo tamanho.

Link to comment
Share on other sites

ACHO QUE OS DO TOPO DA SERRA SÃO UM DOS POUCOS BRAZUCAS QUE DESEJAM CALOR E NÃO FICAM CHEIOS DELE, POR SER ARTIGO TÃO RARO!!!

 

EM 13 VERÕES, APENAS UMA, SOMENTE UMA, NOITE DORMÍ SEM NADA A NOITE TODA DE "TÃO QUENTE", A MÍNIMA FICOU ENTRE 17/18°C!

 

JÁ USEI O LENÇOL TÉRMICO, JÁ LIGUEI A LAREIRA E JÁ TIVE GEADA NO QUINTAL EM PLENO VERÃO.

 

AMANHÃ PODEREMOS TER MÍNIMAS ENTRE -3/0°C NAS BAIXADAS E COMEÇO DE ENCOSTA E ENTRE 1/4°C DA ENCOSTA AO TOPO. GEADA COM POTENCIAL DE DANOS.

 

OS MODELOS JÁ INDICAM NOVA JANELA PARA GEADA DANOSA ENTRE OS DIAS 9 A 11.

 

PREOCUPA O CENÁRIO, JÁ ESTÁ REDUZINDO A CHUVA E O FRIO NÃO TÁ COM CARA DE LARGAR O PÉ TÃO CEDO.

Link to comment
Share on other sites

Esfriou bastante aqui no extremo sul-catarinense. Termômetro da praça hora que cheguei do batente (17:20) fazia 19º. Fui no mercado passei na volta só para ver às 19:37 fazia 16º! Mais com o vento parecia estar pelo menos uns 14 ou menos! Ventou a tarde inteira, agora parou. Hoje vai estar gostoso para dormir, que bom!

Link to comment
Share on other sites

Estive em Canela hohe a serviço. Estava um dia belíssimo. Uma temperatura de uns 15°C. Pelo menos no carro marcava.

Por coincidência, visitei uma obra para a qual forneci material no condomínio do Bruno. Lembrei-me muito do encontro do BAZ de 2008.

Fica muito bom ir a Gramado e Canela quando não há grande movimento, O grande comentário lá ainda é o rolo do natal Luz.

Link to comment
Share on other sites

Estive em Canela hohe a serviço. Estava um dia belíssimo. Uma temperatura de uns 15°C. Pelo menos no carro marcava.

Por coincidência, visitei uma obra para a qual forneci material no condomínio do Bruno. Lembrei-me muito do encontro do BAZ de 2008.

Fica muito bom ir a Gramado e Canela quando não há grande movimento, O grande comentário lá ainda é o rolo do natal Luz.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.