Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - SETEMBRO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 952
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Mas posso concordar com o Lotfi, pois Ctba pode muito bem se comparar às cidades da Serra Geral de SC, pois sua frase foi consonante como penso: "nem comparação com o frio de Lages". Frio não é clima. :mail: :pleasantry:

 

Dizem que no verão aqui é "bem quente" e é para eu aguardar para ver... :rofl: Na verdade, a diferença com Ctba está na insolação maior, e venta pouquíssimo, mas nas médias ambas são quase indênticas..

 

E o inverno Lageano, o vento é um companheiro indissociável. Isso é sofrível e reforça o que eu disse anteriormente.

 

Fora outro fato distoante daqui de SC/RS em relação ao resto do país é as horas de sol no versão com horário de verão, começando jornal nacional ainda com restinho do sol e tudo mais heheeh

Link to comment
Share on other sites

Beto, só por curiosidade, qual a diferença de horas de sol de Blumenau pra Curitiba? Uma vez acho que fui olhar a diferença de Poa pra Curitiba, e achei que era pequena, ou muito pequena, o que dizer de Floripa, ou Blumenau...

 

Posso até ter deixado passar despercebida essa diferença, mas pra dizer a verdade, achei a diferença de horas de sol no sul Brasil mínima, pra não dizer imperceptível...

Aqui em Chicago notei diferença do comprimento do dia com o Brasil, pois o sol nasce bem mais tarde no inverno, e se põe entre 4 e meia e 5 horas da tarde no inverno... Cinco da tarde em dezembro estava um breu absoluto, o que e bem diferente do inverno no BRasil...

Vê-se aqui no H. Norte o sol meio baixo, mesmo ao meio dia, e duas da tarde ele já está bem inclinado, agora ver difereça entre Curitiba e Lages acho um pouco complicado. Blumenau deve estar 250km ao sul de Curitiba, é isso?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui mínima de quentes 9,1ºC....esperava um pouco mais, algo em torno de 8 pra baixo...mas amanhã deve baixar um pouco mais...

 

Planalto Norte Catarinense praticamente todo negativo...espero ter dado algo em torno de 0 a 2ºC na minha estação no alto da Serra....

 

Céu azul, algum vento e temperatura em franca elevação...

Link to comment
Share on other sites

Belo dia iniciando Porto Alegre. Tive 7.2°C. Um frio já típico de primavera. Com o pé no inverno, ainda.

A temperatura de Urupema vai nos surpreender ainda mais amanhã pela manhã. Impressionante o número de pessoas acessando a medição.

O que vai alavancar o turismo nessa cidade é algo imensurável.

Preocupa-me o fato da Klabin ter comprado 5000 Ha de terras na região, com certeza, será para plantar eucalipto. Não sou do tipo ingênuo de achar que alguém comprou tanto ha lá para "preservar" as araucárias. Evidentemente que não. Um conhecido meu de São Chico, vendeu 42ha. Ele não queria, mas os irmãos quiseram. Era uma área tomada de auracárias. Pois não é que o novo dono botou tudo abaixo para plantar pinheiros de natal. Um tipo que não é nativo da região.

Fico imaginando como não seria esta região que vai de Caxias do Sul até SP de araucárias no passado. Isso que hoje há " um certo" controle do Ibama.

Link to comment
Share on other sites

Belo dia iniciando Porto Alegre. Tive 7.2°C. Um frio já típico de primavera. Com o pé no inverno, ainda.

A temperatura de Urupema vai nos surpreender ainda mais amanhã pela manhã. Impressionante o número de pessoas acessando a medição.

O que vai alavancar o turismo nessa cidade é algo imensurável.

Preocupa-me o fato da Klabin ter comprado 5000 Ha de terras na região, com certeza, será para plantar eucalipto. Não sou do tipo ingênuo de achar que alguém comprou tanto ha lá para "preservar" as araucárias. Evidentemente que não. Um conhecido meu de São Chico, vendeu 42ha. Ele não queria, mas os irmãos quiseram. Era uma área tomada de auracárias. Pois não é que o novo dono botou tudo abaixo para plantar pinheiros de natal. Um tipo que não é nativo da região.

Fico imaginando como não seria esta região que vai de Caxias do Sul até SP de araucárias no passado. Isso que hoje há " um certo" controle do Ibama.

 

Gamboa, notícias como essa me entristecem demais...eu temo que o mesmo ocorra aqui em Joinville. Muitos acham que não, mas aqui no alto da serra, ainda município de Joinville, existem remanescentes capões de araucárias. E isso que uma boa parte, nos anos 70, foi desmatada pela Comfloresta para a plantação de pínus :negative:

Link to comment
Share on other sites

Belo dia iniciando Porto Alegre. Tive 7.2°C. Um frio já típico de primavera. Com o pé no inverno, ainda.

A temperatura de Urupema vai nos surpreender ainda mais amanhã pela manhã. Impressionante o número de pessoas acessando a medição.

O que vai alavancar o turismo nessa cidade é algo imensurável.

Preocupa-me o fato da Klabin ter comprado 5000 Ha de terras na região, com certeza, será para plantar eucalipto. Não sou do tipo ingênuo de achar que alguém comprou tanto ha lá para "preservar" as araucárias. Evidentemente que não. Um conhecido meu de São Chico, vendeu 42ha. Ele não queria, mas os irmãos quiseram. Era uma área tomada de auracárias. Pois não é que o novo dono botou tudo abaixo para plantar pinheiros de natal. Um tipo que não é nativo da região.

Fico imaginando como não seria esta região que vai de Caxias do Sul até SP de araucárias no passado. Isso que hoje há " um certo" controle do Ibama.

 

Gamboa, notícias como essa me entristecem demais...eu temo que o mesmo ocorra aqui em Joinville. Muitos acham que não, mas aqui no alto da serra, ainda município de Joinville, existem remanescentes capões de araucárias. E isso que uma boa parte, nos anos 70, foi desmatada pela Comfloresta para a plantação de pínus :negative:

 

Já foi pouco que arrancaram de araucária... Fora o que esses pinus e similares estão se proliferando por vários lugares, até em lugares mais preservados nos gélidos rincões de SC já se encontra pinus misturado na mata de araucária... Vergonha!!!

Link to comment
Share on other sites

Belo dia iniciando Porto Alegre. Tive 7.2°C. Um frio já típico de primavera. Com o pé no inverno, ainda.

A temperatura de Urupema vai nos surpreender ainda mais amanhã pela manhã. Impressionante o número de pessoas acessando a medição.

O que vai alavancar o turismo nessa cidade é algo imensurável.

Preocupa-me o fato da Klabin ter comprado 5000 Ha de terras na região, com certeza, será para plantar eucalipto. Não sou do tipo ingênuo de achar que alguém comprou tanto ha lá para "preservar" as araucárias. Evidentemente que não. Um conhecido meu de São Chico, vendeu 42ha. Ele não queria, mas os irmãos quiseram. Era uma área tomada de auracárias. Pois não é que o novo dono botou tudo abaixo para plantar pinheiros de natal. Um tipo que não é nativo da região.

Fico imaginando como não seria esta região que vai de Caxias do Sul até SP de araucárias no passado. Isso que hoje há " um certo" controle do Ibama.

Pois é, aqui vamos iniciando o dia com 3 graus no meu termômetro em casa, que tem uma diferença de 3 para o do INMET, acredito que tivemos mínima em torno de 0 aqui em Bom Jesus. Sobre as araucárias, aqui também é triste andar pelo interior e ver os pinus tomando conta e poucos capões de araucárias que restaram. Infelizmente, a vegetação nativa está perdendo seu espaço. Esses dias um açougueiro me comentou: "hoje o pessoal está vendendo gado para plantar pinus. Daqui a um tempo vão ter dificuldade em vender o pinus para comprar carne." Ele disse isso, tendo em vista o fato de que quase todos os herdeiros de fazendeiros da região não estão dando continuidade ao trabalho dos pais, e preferem plantar pinus a ter de administrar fazendas. Seguramente isto gerará um impacto na economia da região, pois o custo de vida aqui já é altíssimo, especialmente o preço da carne pois os animais vão para os abatedouros em cidades vizinhas e retornam custando muito caro. Atualmente, consumimos carne de Santa Catarina, vê se pode?

Link to comment
Share on other sites

Belo dia iniciando Porto Alegre. Tive 7.2°C. Um frio já típico de primavera. Com o pé no inverno, ainda.

A temperatura de Urupema vai nos surpreender ainda mais amanhã pela manhã. Impressionante o número de pessoas acessando a medição.

O que vai alavancar o turismo nessa cidade é algo imensurável.

Preocupa-me o fato da Klabin ter comprado 5000 Ha de terras na região, com certeza, será para plantar eucalipto. Não sou do tipo ingênuo de achar que alguém comprou tanto ha lá para "preservar" as araucárias. Evidentemente que não. Um conhecido meu de São Chico, vendeu 42ha. Ele não queria, mas os irmãos quiseram. Era uma área tomada de auracárias. Pois não é que o novo dono botou tudo abaixo para plantar pinheiros de natal. Um tipo que não é nativo da região.

Fico imaginando como não seria esta região que vai de Caxias do Sul até SP de araucárias no passado. Isso que hoje há " um certo" controle do Ibama.

 

Gamboa, notícias como essa me entristecem demais...eu temo que o mesmo ocorra aqui em Joinville. Muitos acham que não, mas aqui no alto da serra, ainda município de Joinville, existem remanescentes capões de araucárias. E isso que uma boa parte, nos anos 70, foi desmatada pela Comfloresta para a plantação de pínus :negative:

Conheci a região de São Bento. Ainda há muita floretas preservadas na região. O que é curioso, pois lá há indústrias de móveis.

Acho que ali se estabeleceu uma consciencia ecológica maior que no sul de SC e norte do RS.

Não podemos culpar nossos antepassados. Eles não tinham qualquer consciência ecológica. Se tivéssemos que desmatar uma área, fazia-se. Mas, hoje, com toda a informação que temos, há necessidade de equilíbrio da atividade econômica com o meio ambiente. A exploração sustentada é o caminho.

Impressionatne as negativas em SC. Deu de pau no RS.

Link to comment
Share on other sites

A informação que tive em conversa com o Alessandro, Secretário da Administração de Urupema, foi que a Klabin tinha sido obrigada a comprar muitas áreas de araucária (Urupema tem as maiores áreas no Planalto Sul de SC) para preservar em troca de recuperação ambiental por suas fábricas. Até onde ela vai realmente preservar, pois derrubar araucária em SC é crime e dá cadeia mesmo, aí já é outra história.

Link to comment
Share on other sites

Ola Pessoal!!!

 

São Joaquim - SC

 

Dia/hora: 01 de setembro de 2011 – 09h42

Temperatura: 4,2°

Pressão: 1022.9hPa

Vento: WSW

Velocidade do vento: 12.9km/h

Umidade: 51%

 

O frio voltou e a mínima hoje foi de -2° aqui em São Joaquim.

Até agora são 21 dias com mínimas negativas, amanhã vamos igualar o numero de dias do ano 2000. Não tem como dizer que esse inverno não foi bom.

Ainda estou na expectativa de que venha uma neve boa agora em setembro, o que acham?

 

 

Caio, ontem acho que falei com o seu irmão aqui em São Joaquim.

Ele é o secretário de turismo do estado não é?

Link to comment
Share on other sites

Isso mesmo Sobânia. Ele foi a um roteiro na serra ontem.

 

Começo a me preocupar com um novo e possivelmente forte episódio de chuva que deve iniciar-se nesta segunda no RS e terça em SC. Como os modelos estão indicando que o ar frio vindo do sul deve ficar mais estacionário em deslocamento lento para o oceano, partes do RS (norte), SC e regiões do PR devem ficar na linha de fogo da frente-fria formada entre o ar frio do anticiclone polar e o ar quente do Brasil-Central. Vamos ficar de olho!

Link to comment
Share on other sites

Caio, se isso ocorrer nosso estado pode ser atingido em cheio, como muitas vezes ocorre...uma pena..

 

Chama a atenção a secura que está aqui pela região..o PO da minha estação está entre 0ºC e -1ºC!

 

UR de 28% e vento sustentado....

 

Se nebulosidade nenhuma atrapalhar e o vento não incomodar, devemos ter a manhã de sexta bem gelada aqui em Joinville...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas de hoje:

 

RS

 

Canela (Pq do Caracol): -01,7

Cambará do Sul: -01,5

Bom Jesus: -01,2

São José dos Ausentes: -00,9

Farroupilha (Vicentina): -00,9

Bagé: 00,5

Vacaria: 00,7

Soledade: 01,8

Cruz Alta: 01,9

Quaraí: 02,0

Erechim: 02,1

Canguçu: 02,2

Irai: 02,4

Canela: 02,4

Lagoa Vermelha: 02,4

Jaguarão: 02,5

Encruzilhada do Sul: 02,6

Gramado: 02,6

Bento Gonçalves: 02,7

Santa Rosa: 02,8

Caçapava do Sul: 03,0

Passo Fundo: 03,1

Alegrete: 03,2

Dom Pedrito: 03,2

Santana do Livramento: 03,3

Caxias do Sul: 03,4

Santa Maria: 03,4

São Borja: 03,7

Frederico Westphalen: 03,7

São Luiz Gonzaga: 04,0

São Gabriel: 04,1

Santo Augusto: 04,1

Rio Pardo: 04,4

Pelotas (Aero): 05,0

Rio Grande: 05,5

Chuí: 05,8

Camaquã: 05,9

Uruguaiana: 06,0

Torres: 06,3

Mostardas: 07,7

Tramandaí: 08,2

 

SC:

 

Urupema (Epagri): -05,2

Urupema (Baz): -04,8

Bom Jardim da Serra: -04,7

São Joaquim (Cetrejo): -03,5

São Joaquim (Vl Francioni): -03,2

São Joaquim(Climaterra): -02,4

São Joaquim (Cruzeiro): -02,0

Urubici (Arcanjo): -01,9

Caçador: -01,9

São Joaquim (Colonia): -01,6

Curitibanos: -01,5

Três Barras: -01,3

Lebon Régis: -01,3

Itaiópolis: -01,1

São Joaquim (Aut): -01,1

São Joaquim (Conv): -01,0

Rio Negrinho: -00,8

Morro da Igreja: -00,7

Lages: -00,6

Abdon Batista: -00,6

Rio das Antas: -00,6

Papanduva: -00,5

Canoinhas: -00,4

Joaçaba: -00,3

Major Vieira: -00,1

Porto União: -00,1

Rio do Campo: 00,2

Campo Belo do Sul: 00,2

São Joaquim (Chapada Bonita): 00,3

Ireneópolis: 01,0

Monte Castelo: 01,2

São Bento do Sul: 01,4

Ituporanga: 01,7

Campos Novos: 01,9

Xanxerê: 02,8

Lontras: 03,6

Novo Horizonte: 03,7

Chapecó: 03,8

Dionisio Cerqueira: 04,3

Timbé do Sul: 04,3

São Miguel do Oeste: 04,6

 

PR

 

Guarapuava: -00,3

Palmas: -00,1

Lapa: 00,3

Inacio Martins: 00,4

Pinhão: 00,6

Irati: 00,8

General Carneiro: 01,2

Entre Rios: 01,3

União da Vitoria: 01,4

Clevelandia: 02,4

Foz do Areia: 02,4

Pato Branco: 02,5

Ivai: 02,7

Telomaco Borba: 02,9

Dois Vizinhos: 03,0

Fernandes Pinheiro: 03,4

Salto Osorio: 03,4

Campo Mourão: 03,8

Foz do Iguaçu: 03,8

Franscisco Beltrão: 04,0

Santa Helena: 04,1

Palotina: 04,5

Lapa: 04,8

Ponta Grossa: 05,8

Castro: 06,4

Maringá: 08,3

Londrina: 08,4

 

SP

 

Campos do Jordão (Conv): 00,8

Campos do Jordão (Cptec): 01,0

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 01,2

Campos do Jordão (Aut): 01,4

Campos do Jordão (Horto): 02,2

Itapetininga: 02,4

Avaré: 03,3

Itararé: 03,4

Juquitiba: 04,0

São Lourenço da Serra: 04,6

Capivari: 05,0

São Pedro: 05,3

Itariri: 05,3

Pardinho: 05,7

Tatuí: 05,8

Itaberá: 05,8

Limeira: 06,0

Sarutaiá: 06,2

São Miguel do Arcanjo: 06,2

Capão Bonito: 06,4

Tapiraí: 06,7

Manduri: 06,8

Apiaí: 06,9

Jundiaí: 06,9

Santa Cruz do Rio Pardo: 06,9

São José do Rio Preto: 08,8

Ribeirão Preto: 09,2

Campinas: 10,1

Presidente Prudente: 10,6

 

SP - Litoral

 

Iguape: 06,6

Peruíbe: 09,3

Caraguatatuba: 09,3

Guarujá: 10,0

Cananéia: 10,8

Ilhabela: 10,8

Barra do Una: 10,9

Santos: 12,8

Ubatuba: 13,1

 

MG

 

Monte Verde: -00,4

Maria da Fé: 05,3

Extema: 05,8

Caldas: 07,5

Passo Quatro: 09,8

Barbacena: 10,6

Juiz de Fora: 10,9

 

RJ

 

Pico do Couto: 05,2

Nova Friburgo: 09,0

Resende: 13,3

Seropédica: 16,2

 

Capitais

 

São Paulo (Marcilaq): 03,5

Curitiba (Afonso Pena): 05,0

Curitiba (Simepar): 05,2

Florianópolis (Ilha): 06,4

São Paulo (Guarulhos-Cumbica): 07,0

Curitiba (Bacacheri): 07,0

Porto Alegre (Salgado Filho): 07,0

São Paulo (Parelheiros): 07,2

São Paulo (Agua Funda-Iag/USP): 07,5

Porto Alegre (Aut): 07,6

Curitiba (Conv): 07,9

Florianópolis (Aut-Aut): 07,9

Florianópolis (Hercilio Luz): 08,0

São Paulo (Congonhas): 08,0

São Paulo (Conv-Mirante de Santana): 09,1

São Paulo (Aut-Mirante de Santana): 09,2

São Paulo (Campo de Marte): 10,0

Campo Grande (Aero): 12,0

Rio de Janeiro (Aut-Vl Militar): 16,6

Brasilia (Aut): 17,4

Rio de Janeiro (Aut-Copacabaca): 17,5

Rio de Janeiro (Aut-Jacarepagua): 17,6

Goiania (Aut): 17,8

Rio de Janeiro (Aut-Marambaia): 18,6

Belo Horizonte (Aut): 18,8

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, olhando essa lista acima das mininas, é impressionante a fartura de negativas que tem o estado de Santa Catarina....

 

Quando o centro da alta pressão consegue avançar bem, quanto mais ao norte, o estado de Santa Catrina fica estratégicamente localizado, apresentando altitude e continentalidade favoráveis para o registro de negativas por todas as regiões.

Link to comment
Share on other sites

Alguém pegou as mínimas hoje nos bairros de POA/Metroclima?

Provavelmente fez 5° nos locais mais frios. A porcaria do vento evitou queda maior. Tive mínima de 7,6°, igualzinho ao INMET, mas a partir das 6 h começou uma brisa leve. Isso, por si só, deixou minha mínima 1° acima do que poderia ter sido. Em relação ao que deu no Sul e mesmo em áreas que ainda tinha advecção de ar frio, nossa mínima foi muito ruim!! Diferença de 3° para Rio Pardo!! :negative: Muito bom o dado de Floripa.

 

Engraçado que está bem frio, mas um solaço. Coisa difícil nesse inverno. Agora tenho 15,5° com 52% e alguns cumulus perdidos com poucos cirrus.Vento O a 16,3 km/h.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

Neste mês de Agosto, anotei os seguintes dados da estação do INMET de Juiz de Fora:

 

Média das máximas: 25,3ºC

 

Média das mínimas: 14,1ºC

 

Média Simples: 19,7ºC

 

Compensada: 18,5ºC

 

Mínima Absoluta: 6,6ºC (dia 5)

 

Menor Máxima: 13,8ºC (dia 5)

 

-Logo percebe-se que este dia 5 foi gelado, é um dia morno de inverno em São Joaquim :laugh:

Também este 6,6ºC é a mínima absoluta do ano até agora. Chance de quebra agora ? no INMET muito

difícil, mas nas baixadas vai descer tranquilamente desta marca no Sábado e Domingo.

Link to comment
Share on other sites

Dia de sol bonito em Curitba. De manhã tava ao redor de 7C aqui no Centro e na casa dos 5C no subúrbio.

 

Queria aproveitar o espaço e pedir desculpas para os amigos curitibanos, pois não tive como arranjar tempo para um confraternização, pois tive vários eventos inclusive à noite, com equipes de outras cidades do Brasil. Zé e Rodrigo, terá que ficar para uma próxima vez o nosso Chopp. Esta noite, como encerramento do trabalho, toda a equipe deve ir para Santa Felicidade confraternizar.

 

Saudações Gaudérias! Amanhã retorno ao pago!

Link to comment
Share on other sites

Urupema afundando e já tem !!

 

Por aqui o dia foi frio, apesar do sol que parecia ser apenas fresco. Minha máxima foi de 16,1°, mas levando-se em conta a maior insolação e o pátio mais fechado, na cidade não passou dos 15° no geral. Às 17:30 estava com 12,5° e afundava a 2,5°/h!!! Agora caio a 1,2°/h. Tenho 10,8° com 68%. Vento SSE a 9,3 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Ar frio em altura bombando por aqui: A estação do INMET, em seus 940m de altitude, já tinha 11,1ºC às 23h, enquanto

no Pico do Couto estava gelados 04,1ºC no mesmo horário.

 

Amanhã será um dia de sol, com máxima não passando dos 20ºC, e no Sábado de manhã estará bastante frio, possivelmente

abaixo dos 6ºC nas baixadas da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.