Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

comparado com outros anos, acredito que o inverno atual está sendo normal. Não vejo nada fora do normal. Está com anomalia negativa no sul. Mas, de um modo geral, podemos considerar normal. A anomalia principal foi o excesso de chuva. Mas, se formos buscar no histórico, veremos que há uma repetição cíclica desses invernos chuvosos e frios.

Link to comment
Share on other sites

O céu abriu aqui em SP depois de um dia totalmente encoberto e com chuvas. Temperatura em queda livre: 9,5ºC agora na Granja Viana. Deve chegar nos 6ºC por aqui ao amanhecer.

 

Belo frio, vai deixar muita gente de queixo caído... Uma pena vai ser ver os jornais amanhã dizendo que o clima está "louco", e hoje em dia as estações estão bagunçadas, já que em pleno inverno teve 32C, e em menos de 48 horas já foi para 6C...

Nas ruas vai ser aquele festival de: "hoje em dia está tudo desregulado, que clima maluco"... :sad:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

O céu abriu aqui em SP depois de um dia totalmente encoberto e com chuvas. Temperatura em queda livre: 9,5ºC agora na Granja Viana. Deve chegar nos 6ºC por aqui ao amanhecer.

 

Interessante e extremamente útil para mim neste momento, já que passei o dia em Mogi das Cruzes e vou voltar p/ Itapevi daqui à pouco.

No momento, céu com muitas nuvens por aqui e temperatura de 12,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - Congonhas:

 

21:00HS: 11ºC

 

Curitiba - Bacacheri:

 

21:00HS: 09ºC

 

Gostei da tabela do Carlos, mas "parou por que?" :sarcastic:

 

Lages, está com céu limpo, vento fraco e muito frio. Calculo que esteja uns 5ºC. E o Moisés, sumiu! Amanhã aqui amanhacerá abaixo de zero, sossegadamente e estou me surpreendendo com o clima da cidade: é muito mais fria que Ctba, apesar de subtropicais.

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - Congonhas:

 

21:00HS: 11ºC

 

Curitiba - Bacacheri:

 

21:00HS: 09ºC

 

Gostei da tabela do Carlos, mas "parou por que?" :sarcastic:

 

Lages, está com céu limpo, vento fraco e muito frio. Calculo que esteja uns 5ºC. E o Moisés, sumiu! Amanhã aqui amanhacerá abaixo de zero, sossegadamente e estou me surpreendendo com o clima da cidade: é muito mais fria que Ctba, apesar de subtropicais.

 

Shimutz, a questão é que tu sempre exagerou em relação ao clima de Curitiba (o atual, não o da antiga normal). Lamento te dizer isso. Faltava tu ir viver em alguma cidade serrana do RS ou SC para tu rever o teu conceito. Digo isso sem titubear. Acho que tenho propriedade, pois quase sempre que venho à Ctba é entre os meses de maio e setembro. O frio daqui de Ctba é do mesmo padrão de POA, com pequenos ajustes a serem feitos. POA é mais ventosa e Ctba possui uma forte queda de temperatura após o pôr-do-sol. No verão e nos dias quentes é que o clima destas cidades se distinguem. Tenho praticamente 180 dias de Curitiba. Tenho certeza que não há muito ajuste na minha análise sintética. Outra, tenho muita experiência de serra gaúcha. Por isso sempre torci o nariz para as análises que tu fazia comparando o clima que experimentaste em Curitiba com onde cidades como Caxias do Sul e Lages. Para mim não há comparação.

 

Abs!

Link to comment
Share on other sites

Minha previsão para o RS de temperaturas ate Sexta:

 

Quinta Feira:

Sul: 0/2—12/14

Oeste: 4/6—17/19

Centro: 3/5—13/15

Norte: 1/3—12/14

Serra: -2/0—9/11

Poa: 4/6---12/14

 

Sexta feira:

Sul: 2/4—15/17

Oeste: 5/7—20/22

Centro: 3/5—15/17

Norte: 2/4—15/17

Serra: -2/0—12/14

Poa: 5/7---15/17

 

O que acham?

Link to comment
Share on other sites

São Paulo - Congonhas:

 

21:00HS: 11ºC

 

Curitiba - Bacacheri:

 

21:00HS: 09ºC

 

Gostei da tabela do Carlos, mas "parou por que?" :sarcastic:

 

Lages, está com céu limpo, vento fraco e muito frio. Calculo que esteja uns 5ºC. E o Moisés, sumiu! Amanhã aqui amanhacerá abaixo de zero, sossegadamente e estou me surpreendendo com o clima da cidade: é muito mais fria que Ctba, apesar de subtropicais.

 

Shimutz, a questão é que tu sempre exagerou em relação ao clima de Curitiba (o atual, não o da antiga normal). Lamento te dizer isso. Faltava tu ir viver em alguma cidade serrana do RS ou SC para tu rever o teu conceito. Digo isso sem titubear. Acho que tenho propriedade, pois quase sempre que venho à Ctba é entre os meses de maio e setembro. O frio daqui de Ctba é do mesmo padrão de POA, com pequenos ajustes a serem feitos. POA é mais ventosa e Ctba possui uma forte queda de temperatura após o pôr-do-sol. No verão e nos dias quentes é que o clima destas cidades se distinguem. Tenho praticamente 180 dias de Curitiba. Tenho certeza que não há muito ajuste na minha análise sintética. Outra, tenho muita experiência de serra gaúcha. Por isso sempre torci o nariz para as análises que tu fazia comparando o clima que experimentaste em Curitiba com onde cidades como Caxias do Sul e Lages. Para mim não há comparação.

 

Abs!

 

Não temos nem comparação com o frio de Lages...

 

O que daria para comparar minha opinião em Curitiba, é em relação ao planalto norte catarinense (Rio Negrinho, Mafra, até São Bento do Sul). Se pegar as areas menos urbanizadas da região metropolitana de Ctba, não deve ter tanta diferença.

 

Mas Lages, serra gaucha...sem comparações...ainda mais nesse periodo pós-2000.

Link to comment
Share on other sites

O céu abriu aqui em SP depois de um dia totalmente encoberto e com chuvas. Temperatura em queda livre: 9,5ºC agora na Granja Viana. Deve chegar nos 6ºC por aqui ao amanhecer.

 

Interessante e extremamente útil para mim neste momento, já que passei o dia em Mogi das Cruzes e vou voltar p/ Itapevi daqui à pouco.

No momento, céu com muitas nuvens por aqui e temperatura de 12,7ºC.

 

E cheguei agora há pouco em Itapevi...

 

Não tenho como monitorar temperatura durante o trajeto, já que voltei de moto, porém, reparei na nebulosidade.

Muitas nuvens até o km 35 da Ayrton Senna... de lá até o Pq. Ecológico do Tietê, céu limpo. Na mancha urbana da capital paulista, as nuvens voltaram à aparecer, principalmente na zona leste, ao melhor estilo POA. À partir de Osasco, o céu limpa novamente.

 

Aqui em Itapevi, céu aberto, sem nuvens e temperatura em declínio: 8,6ºC às 23h10.

Link to comment
Share on other sites

Shimutz, a questão é que tu sempre exagerou em relação ao clima de Curitiba (o atual, não o da antiga normal). Lamento te dizer isso. Faltava tu ir viver em alguma cidade serrana do RS ou SC para tu rever o teu conceito. Digo isso sem titubear. Acho que tenho propriedade, pois quase sempre que venho à Ctba é entre os meses de maio e setembro. O frio daqui de Ctba é do mesmo padrão de POA, com pequenos ajustes a serem feitos. POA é mais ventosa e Ctba possui uma forte queda de temperatura após o pôr-do-sol. No verão e nos dias quentes é que o clima destas cidades se distinguem. Tenho praticamente 180 dias de Curitiba. Tenho certeza que não há muito ajuste na minha análise sintética. Outra, tenho muita experiência de serra gaúcha. Por isso sempre torci o nariz para as análises que tu fazia comparando o clima que experimentaste em Curitiba com onde cidades como Caxias do Sul e Lages. Para mim não há comparação.

 

Abs!

 

Não temos nem comparação com o frio de Lages...

 

O que daria para comparar minha opinião em Curitiba, é em relação ao planalto norte catarinense (Rio Negrinho, Mafra, até São Bento do Sul). Se pegar as areas menos urbanizadas da região metropolitana de Ctba, não deve ter tanta diferença.

 

Mas Lages, serra gaucha...sem comparações...ainda mais nesse periodo pós-2000.

 

Bruno, meu velho amigo. Entendo seu ponto de vista, mas observe que estou referi às temperaturas unicamente. O clima de Ctba, Caxias e Lages são sim similares, no meu entendimento, pois são subtropicais. Isso é clima, não?

 

No aspecto de temperaturas, aí que eu volto a ressaltar o que escrevi. Lages é mais fria, e não por que é mais quente que SJ, que têm climas diferentes. Mas para o tornar o meu texto coerente, entendo que Ctba esteja muito mais para Lages que para SP, por exemplo. É isso que sempre defendi e posso afirmar com mais propriedade, pois morei alguns anos nestas cidades.

 

Mas posso concordar com o Lotfi, pois Ctba pode muito bem se comparar às cidades da Serra Geral de SC, pois sua frase foi consonante como penso: "nem comparação com o frio de Lages". Frio não é clima. :mail: :pleasantry:

 

Dizem que no verão aqui é "bem quente" e é para eu aguardar para ver... :rofl: Na verdade, a diferença com Ctba está na insolação maior, e venta pouquíssimo, mas nas médias ambas são quase indênticas..

 

E o inverno Lageano, o vento é um companheiro indissociável. Isso é sofrível e reforça o que eu disse anteriormente.

 

Abçs

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.