Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - AGOSTO 2011


Joao
 Share

Recommended Posts

APOSTAS FEITAS...

Pelas rodadas da 12z\18z, regularidade nos modelos, estou apostando em boa nevada na região acima de 1200\1300m, e neve com chuva nas regiões de 900\1000m. Janela muito ampla, o frio será muito úmido, a sensação de frio deve ficar abaixo de zero com picos de -15ºC na terça, quarta e quinta por toda região. temperatura máxima será baixa, em locais acima de 1500m pode ser negativa o dia todo.

Risco de inundação, queda de barreiras, ventanias generalizadas com danos e quebra de safra no Paraná. Todos atentos.

Potencialidade do frio em superfície dependerá ainda de fatores gerado nos microclimas. mais acredito algo em torno de -4\-7ºC, nos locais de costume.

Em lages chovendo o dia todo, vento começou a se intensificar muito, temperatura também oscilou entre 9 e 14ºC, característica da formação de um intenso ciclone.

Agora em Lages, 10.7ºC, vento N moderado com rajadas e pancadas de chuva.

 

Moisés Alexandre

 

Será que veremos a neve da janela de casa/trabalho? :mosking:

Link to comment
Share on other sites

à meia-noite desse 1º/8 eu tinha a seguinte situação:

 

temperatura: 12,0°

u.r.: 86%

vento: SSE a 7,0 km/h - rajada 13,0 km/h

pressão: 1015,6 mb

condição: nublado

 

Se essa fora média de agosto, ficarei feliz! :good2:

 

Já por aqui, tempo aberto e calorosos 16,8ºC ! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

PORTEIRAS ABERTAS...

 

Os valores do AAO, a valores tão negativos, já estão alterando alguns sistemas e resultará em MP's entrando no centro sul brasileiro. Temos tudo nos próximos dias, menos calmaria.

Pelos últimos dados, poderemos ter nevada histórica.

Estamos com características do ciclo climático de 30 anos atrás...

Em Lages 10.4 ºC,chuva e vento WNW.

 

Aposto num 2011 melhor que 2010...

 

Moisés Alexandre

Link to comment
Share on other sites

PORTEIRAS ABERTAS...

 

Os valores do AAO, a valores tão negativos, já estão alterando alguns sistemas e resultará em MP's entrando no centro sul brasileiro. Temos tudo nos próximos dias, menos calmaria.

Pelos últimos dados, poderemos ter nevada histórica.

Estamos com características do ciclo climático de 30 anos atrás...

Em Lages 10.4 ºC,chuva e vento WNW.

 

Aposto num 2011 melhor que 2010...

 

Moisés Alexandre

 

Muito legal as tuas postagens Moisés, bem objetivas e esclarecedoras do ponto de vista macro. Tu és meteorologista mesmo ou mais um louco aficcionado? :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Gente vou dever analises enquanto minha visão continuar prejudicada, só consigo escrever com o iPhone perto e com muito, muito esforço. Mensagens curtas para não cansar.

 

Mas será uma semana maravilhosa aqui no BAZ, com uma onda de frio muito ampla, extensa e belissma sinotocamente. Se estivesse zero tiraria ferias para acompanhar este momento que ocorre muito raramente. Pelo que consegui ver o europeu coloca mais frio, e se o gfs ceder a esta intensidade teremos um novo acervo de cartões postais da serra gaúcha, catarinense e quem sabe até a paranaense cobertas de neve. Digo isso porque o frio no gfs ainda carece da intensidade do europeu para o cenário perfeito se formar. Fico com o europeu que está sendo seguido pelos mais importantes globais. O Mbar está de colocar num quadro, e é neve das grossas.

O Europeu me trouxe um alento pessoal que talvez em 216h teremos um quadro muito semelhante com 04/08/2010, onde eu poderia ser levado por algum amigo a serra.

 

Antes da beleza do frio preocupam a chuva e o vento que serão registrados e devem incomodar bastante, depois disso preocupa a geada no PR e algumas culturas de SC, RS e MS.

 

Semana linda gente! Aproveitem o frio e quem puder a neve por mim!

 

Coisa linda essa Davis em Urupema, não?

Link to comment
Share on other sites

Dio Santo, PHP.

 

A cota de 200 metros no RS somente em eventos como o de 2000. Não exagera.

 

Sobre as rodadas, o primeiro pulso está sacramentado, embora o GFS pudesse dar uma leve incrementada no frio em altura. O quadro perfeito é do Europeu.

 

O próximo pulso agora aparece bloqueado no GFS, ao passo que o Europeu mostra ele entrando legal no sul do Brasil com vento sudeste. A intensidade não seria aquela proposta inicialmente, mas seria um frio super-intenso.

 

Agosto/2011 rumo a recordes!! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

No mapa vemos o ciclone subindo junto com a MP, que não é tão pequena assim.

Teremos a condição ideal para a neve. Vamos torcer para que o ciclone não se afaste rapidamente para o oceano. Caso ocorra, teremos é muita geada.

A dinâmica ainda não rompeu o bloqueio totalmente. Logo, a MP ainda tende a se deslocar quase que na horizontal, levemente subindo até o PR.

 

irsatd.png

Link to comment
Share on other sites

em condições típicas de grande acúmulo de neve, o bloqueio não é algo ruim para o fenômeno. Basta retomarmos as análises de outros eventos grandiosos.

O "confinamento" do frio na região sul seria ideal para acumular. Ao escutar hoje alguns meteorologistas: Estal Sias e Nachtigal, há muita cautela. Por incrível que pareça, Cleo da RBS me pareceu o mais firme em que pode nevar, algo difícil há uns tempos atrás. Acho os três citados, ótimos. sem puxasaquismos. Mas, neve é uma previsão complicada. Ainda mais aqui neste funil do cone sul.

Link to comment
Share on other sites

em condições típicas de grande acúmulo de neve, o bloqueio não é algo ruim para o fenômeno. Basta retomarmos as análises de outros eventos grandiosos.

O "confinamento" do frio na região sul seria ideal para acumular. Ao escutar hoje alguns meteorologistas: Estal Sias e Nachtigal, há muita cautela. Por incrível que pareça, Cleo da RBS me pareceu o mais firme em que pode nevar, algo difícil há uns tempos atrás. Acho os três citados, ótimos. sem puxasaquismos. Mas, neve é uma previsão complicada. Ainda mais aqui neste funil do cone sul.

 

Concordo contigo novamente Gamboa, não é mesmo nada fácil prever neve no Brasil, colocar a cara 48h antes do evento? Tem que ter peito. Certo Ronaldo?

Link to comment
Share on other sites

Ciram/Epagri também aponta neve:

 

____

Mais frio em SC no decorrer da terça-feira, com chance de neve no Planalto Sul!

 

01/08/2011 08:42h

 

No decorrer da terça-feira, uma intensa massa de ar polar avança pelo estado, declinando acentuadamente as temperaturas. No Planalto Sul, o frio vai chegar acompanhado de muita umidade, por influência do ciclone extratropical que estará atuando no Litoral. Essa condição é favorável a ocorrência de neve nos municípios mais altos da região, como Urupema, Urubici e São Joaquim, onde a temperatura estará próxima de zero grau e até negativa, entre a tarde de terça e a madrugada de quarta-feira. Nas madrugadas de quarta e quinta-feira, o ar seco e frio será responsável por geada ampla nas áreas altas do estado.

_____

Link to comment
Share on other sites

Pelo GFS 6Z amanhece nevando nesta terça 6h nos pontos acima dos 1500m, menor chance em SJ/Ausentes/BJS. Pode acumular bem no MI, horas depois entra inversão nas camadas e pode chover, voltando a chance na noite/quarta. Espero que o modelo siga o europeu, retire a inversão incrmentando o frio, prolongando a janela e ampliando a neve.

Link to comment
Share on other sites

NEVE EM SANTA FE (CENTRO DA ARGENTINA) ONDE NÃO NEVAVA HÁ QUASE UM SÉCULO

 

La nieve también llegó a Rafaela

 

valorar

 

Durante toda la madrugada, la lluvia acompañó a localidad santafesina de Rafaela. Pero cerca de las 7.30, la lluvia dio paso a la nieve, lo que llenó de asombos y alegría a los pobladores de esta populosa ciudad del departamento Castallenos.

 

En diálogo con "La que se viene" de La Ocho, el periodista de LV28 Gustavo Campos contó que a esa hora de la mañana "se empezó a ver este fenómeno que no se registraba desde 1922". Agregó que en aquel entonces la caída de los copos de nieve "tuvo características de fiesta popular".

Link to comment
Share on other sites

Deixa eu fazer uma pergunta... se alguém me responder Obrigado! valeu mesmo!

 

Todas as noites aqui em Cachoeiro-ES, quando eu chego da janela no meu quarto, lá pelas 00:00 hora, escuto como se fosse um avião a Jato, passando pela cidade, só que eu nunca vi um avão demorar mais 30 min. pra passar por uma cidade, lógico se for avião, por que eu acho que isso fica a noite inteirinha. De manhã isso não acontece, não se escuta. E mais um detalhe, se for o vento não é em superfície, por que nem ventando estava ontem, O que poderia ser? Alguém tem uma resposta?... Valeu...

Link to comment
Share on other sites

Este fato dá uma boa idéia do frio que está entrando, hein meu grande AAA? Talvez o GFS esteja subestimando mesmo.

 

POA estava negativo a partir de 700 e tinha 4.8oC em 850 as 00Z de hoje.

 

O BAZ é junto com minha família o grande companheiro de minha recuperação. Até voltar ao normal vou pentelhar muito aqui.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em SP seguimos com tempo nublado sujeito a chuvas fracas / chuviscos desde sabado. O tempo esta uma eca, nao esta quente nem frio... estamos na borda da chuva e assim devemos coontinuar.

Em Campos do Jordao tive 8.7ºC de minima hoje. Lá faz sol e já tenho 18.4ºC na minha estação as 10:28 da manha. Minha media esse julho fechou em 9.7ºC, bem mais quente que o normal +- 1,5ºC, e compensando para pior todo o frio que fez em junho, quando tive 7.5ºC de media, minima de -5.2ºC e mais de 20 geadas. Agosto deve ser mais frio que julho por aqui tambem.

 

 

Estou muito empolgado com a chance de neve essa semana. Acho que será uma semana memorável para a gente, quissa a mais importante do ano. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Deixa eu fazer uma pergunta... se alguém me responder Obrigado! valeu mesmo!

 

Todas as noites aqui em Cachoeiro-ES, quando eu chego da janela no meu quarto, lá pelas 00:00 hora, escuto como se fosse um avião a Jato, passando pela cidade, só que eu nunca vi um avão demorar mais 30 min. pra passar por uma cidade, lógico se for avião, por que eu acho que isso fica a noite inteirinha. De manhã isso não acontece, não se escuta. E mais um detalhe, se for o vento não é em superfície, por que nem ventando estava ontem, O que poderia ser? Alguém tem uma resposta?... Valeu...

Gustavo, precisa ver como é esse barulho ai, é um mistério! Qual a frequencia dele? É sempre no mesmo horario? Se for, é alguma maquina mesmo, tipo aviao, trem, etc... é sazonal? Só ocorre essa época?

Abs

Link to comment
Share on other sites

Deixa eu fazer uma pergunta... se alguém me responder Obrigado! valeu mesmo!

 

Todas as noites aqui em Cachoeiro-ES, quando eu chego da janela no meu quarto, lá pelas 00:00 hora, escuto como se fosse um avião a Jato, passando pela cidade, só que eu nunca vi um avão demorar mais 30 min. pra passar por uma cidade, lógico se for avião, por que eu acho que isso fica a noite inteirinha. De manhã isso não acontece, não se escuta. E mais um detalhe, se for o vento não é em superfície, por que nem ventando estava ontem, O que poderia ser? Alguém tem uma resposta?... Valeu...

Gustavo, precisa ver como é esse barulho ai, é um mistério! Qual a frequencia dele? É sempre no mesmo horario? Se for, é alguma maquina mesmo, tipo aviao, trem, etc... é sazonal? Só ocorre essa época?

Abs

Olha, João, pelo menos essa semana foi todo o dia, mas tem semana que não... Parece um vento muito forte... como quando venta muito e você fecha toda a casa e fica aquele zumbido, ou mesmo, como um avião passando pela cidade. O estranho mesmo, é que o bairro onde moro, é totalmente residencial, ou seja, num raio aí de 2 km, é só casa, realmente é muito estranho, pensei que poderia ser o vento em níveis mais altos, por isso recorri ao Fórum... Mais valeu João, vou continuar acompanhando pra ver... Valeu... Abraços. Agora em Cachoeiro 27ºC.

Link to comment
Share on other sites

Este fato dá uma boa idéia do frio que está entrando, hein meu grande AAA? Talvez o GFS esteja subestimando mesmo. POA estava negativo a partir de 700 e tinha 4.8oC em 850 as 00Z de hoje. O BAZ é junto com minha família o grande companheiro de minha recuperação. Até voltar ao normal vou pentelhar muito aqui.

 

Tá bonito, tá bonito o frio na Argentina já na nossa porta. Quem sabe não pinta uma surpresa no Oeste do RS ? Enquanto tu acompanhas o noticiário aqui, vai pedindo mais encomendas da maravilhosa loja que tem aí onde tu estás.

 

chocolates-kopenhagen-franquias-de-loja-e-quiosque.jpg

Link to comment
Share on other sites

As condições são ideais para a neve na tarde de 3ª até 4ª de manhã. O GFS dá algo na 5ª. Creio que podemos ter neve da tarde de 3ª até a tarde de 5ª. Bom que a espessura da camada de 500 hpa estará bem baixa, baixando mesmo de 5400 m sobre o RS e parte de SC, e o ciclone não vai embora tão rápido!!

 

Até o momento tive mínima de 11,7°. Agora venta bastante de E a faz 14,0 km/h. Última rajada de ESE a 19,6 km/h. Se em POA baixar de 5° até 5ª-feira será lucro, porque as mínimas aqui serão simplesmente horrorosas! O GFS até é generoso para cá, mas sou muito pessimistas quanto aos valores do E do RS baseado nohistórico de ciclones do tipo.

 

O frio pega com força até o S de GO e MT. Frio até MG e a Amazônia.

Link to comment
Share on other sites

Este fato dá uma boa idéia do frio que está entrando, hein meu grande AAA? Talvez o GFS esteja subestimando mesmo.

 

POA estava negativo a partir de 700 e tinha 4.8oC em 850 as 00Z de hoje.

 

O BAZ é junto com minha família o grande companheiro de minha recuperação. Até voltar ao normal vou pentelhar muito aqui.

 

BAZ é uma terapia! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Pasmo com a neve no Centro da Argentina. Gente, essa cidade fica em Santa Fé, província a Oeste-Sudoeste de URUGUAIANA.

Não é para menos! Que porrada de frio nas sondagens desta manhã. Vejam Córdoba:

87344 SACO Cordoba Aero Observations at 12Z 01 Aug 2011

-----------------------------------------------------------------------------
  PRES   HGHT   TEMP   DWPT   RELH   MIXR   DRCT   SKNT   THTA   THTE   THTV
   hPa     m      C      C      %    g/kg    deg   knot     K      K      K 
-----------------------------------------------------------------------------
1000.0    199                                                               
 967.0    474    1.2    0.6     96   4.15     90      2  277.0  288.5  277.7
 925.0    827   -0.7   -0.7    100   3.95    190      6  278.6  289.7  279.2
 908.0    975   -1.1   -1.2     99   3.87    225     10  279.6  290.5  280.3
 855.0   1454   -2.6   -2.9     97   3.62    220      6  283.0  293.4  283.6
 850.0   1501   -2.7   -3.1     97   3.60    210      4  283.3  293.7  283.9
 797.0   2006   -4.8   -5.4     95   3.22    200     13  286.4  295.8  286.9
 779.0   2186   -5.5   -6.2     94   3.09    170     15  287.5  296.6  288.0
 727.0   2728   -7.7   -8.7     92   2.73    180     17  290.8  299.0  291.3
 700.0   3025   -8.9  -10.1     91   2.55    165     17  292.6  300.4  293.1

Link to comment
Share on other sites

-Morro da Igreja SC: 10,9 Media Acum - 2.108,8 mm

Jan11: 15,2 (12,7 / 19,8 / 09,2 / 24,5 / 16,2) – 546,6 mm

Fev11: 14,6 (12,4 / 18,1 / 08,1 / 21,3 / 15,3) – 533,6 mm

Mar11: 12,2 (09,4 / 16,5 / 04,8 / 22,1 / 12,9) – 314,4 mm

Abr11: 11,7 (08,7 / 15,9 / 05,2 / 20,7 / 12,3) – 110,4 mm

Mai11: 07,7 (05,1 / 10,9 / 00,2 / 16,6 / 08,0) – 195,8 mm

Jun11: 06,9 (03,6 / 10,9 / -05,7 / 18,0 / 07,2) – 130,0 mm

Jul11: 07,9 (04,9 / 11,7 / -06,2 / 19,4 / 08,3) – 278,0 mm

 

-São José dos Ausentes RS: 13,4 Media Acum - 1326,6 mm

Jann11: 18,1 (15,0 / 24,2 / 10,6 / 28,1 / 19,6) – 259,8 mm

Fev11: 17,7 (15,0 / 22,8 / 12,3 / 27,7 / 18,9) – 259,2 mm

Mar11: 15,2 (11,8 / 19,9 / 06,9 / 25,8 / 15,8) – 186,8 mm

Abr11: 14,3 (10,2 / 20,3 / 06,6 / 24,2 / 15,8) – 123,6 mm

Mai11: 10,5 (06,8 / 15,3 / 01,3 / 20,4 / 11,0) – 112,0 mm

Jun11: 08,6 (04,4 / 13,9 / -04,0 / 20,2 / 09,1) – 180,8 mm

Jul11: 09,7 (06,0 / 15,1 / -04,5 / 22,5 / 10,6) – 205,0 mm

 

-São Joaquim SC (Aut): 13,5 Media Acum - 1.153,8 mm

Jan11: 18,2 (14,7 / 24,0 / 10,0 / 26,7 / 19,3) – 189,8 mm

Fev11: 17,5 (14,4 / 22,6 / 10,3 / 25,0 / 18,5) – 320,0 mm

Mar11: 15,4 (11,7 / 20,9 / 07,7 / 23,5 / 16,3) – 175,0 mm

Abr11: 14,3 (10,4 / 19,6 / 07,3 / 24,0 / 15,0) – 93,4 mm

Mai11: 10,2 (06,8 / 14,6 / -00,4 / 18,7 / 10,7) – 76,6 mm

Jun11: 08,8 (05,0 / 13,3 / -03,2 / 18,7 / 09,1) – 117,0 mm

Jul11: 10,1 (06,7 / 14,6 / -03,2 / 21,2 / 10,6) - 182,0 mm

 

Pessoal...estou retomando os trabalhos para enriquecer o forum ainda mais...Esta é uma pequena amostra...logo abrirei um topico exclusivo com uma chuva de dados...

Link to comment
Share on other sites

- Neve com excelente acumulação em um local pouco nivoso!

 

- Sondagem em Córdoba ao gosto do freguês!

 

- Caio em plena recuperação e postando aqui no fórum!

 

- Carlão voltando com os tabelões!

 

- Frio forte, com possibilidade de termos um evento histórico!

 

QUE SEGUNDA FEIRA!!!!! :good2:

Link to comment
Share on other sites

Colírio para meus olhos e para os seus tmbm Ricardo! :laugh: :good2: :good2: :good2: :good2:

http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/18699

Uma neve interiorana huhauhuha

 

Há pequena chance de ocorrência de neve entre o Vale do Uruguai e o Planalto gaúcho, e também, entre o Planalto Sul e o Meio-Oeste catarinense. - CPTEC

 

Tô aqui no trabalho de olho no BAZ, hoje e amanhã vai ser difícil desgrudar.

Link to comment
Share on other sites

Teremos o privilégio de ter o Caio "nos pentelhando" nos próximos dias com as suas acuradíssimas informações acerca dos modelos, sondagens, etc.. :prankster:

 

Vou ver se consigo uma brecha na minha agenda para fazer o papel do Caio desta vez, he he he! :ok:

 

Olhando os modelos a conclusão que eu chego é que se o GFS der aquela aumentada no final, sem tirar em cima da hora, ou seja, se o Europeu, o INPE, o ETA e o Mbar estiverem mais ou menos certo, poderemos ter um evento amplo de neve boa!

 

De hoje para amanhã, olho no oeste do RS e SC...

Link to comment
Share on other sites

Sei que o frio agora precisa ser acompanhado através de monitoramento, sondagens e satélite, mas fico feliz em anunciar que conseguimos implantar a comparação de modelos aqui no BrTempo. São 6 modelos plotados na mesma figura, para efeito de comparação.

Vejam mais em comp_modelos.php

 

Essa é dedicada ao Caio, que vai gostar muito!

Link to comment
Share on other sites

12Z confirma amanhecer de terça já com neve em algumas regiões, principalmente partes mais altas. Desenho de nevão se não entrar inversão, o que manteria a neve continua até quarta ou quinta. Se der inversão volta a chover para depois voltar a nevar com o ingresso do ar mais frio. Morro da Igreja com chances de algo histórico! Quem pode tem a OBRIGAÇÃO de subir!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.