Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Serra da Mantiqueira


Lubacris
 Share

Recommended Posts

Muito bom, Luba....Pelos vídeos, pegasse um tempo bom hein??

 

Muito frio em algum dia???

 

 

O auge do frio foi em Monte Verde, foi nos mesmos dias que fez o recorde na Vila Inglesa em Campos do Jordão. Depois em Itatiaia, estranhamente ,estava um pouco mais quente, perdi o auge do frio, pois o pessoal do hotel falou que tinha geado muito forte uns dias antes (quando eu estava em Monte Verde). Em Visconde de Mauá o tempo estava mais ameno, fazia 21, 22 de máxima e uns 9 ou 8 de mínima.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

Publiquei aqui um texto com várias fotos e vídeos da minha viagem pela Serra da Mantiqueira. Faltou só colocar de Visconde de Mauá!

 

http://blog-alt-tab.blogspot.com/2011/07/serra-da-mantiqueira.html

 

Vejam esse aperitivo das fotos da viagem!

 

MONTE ALEGRE DO SUL

 

DSC08108.JPG

 

DSC08109.JPG

 

DSC08116.JPG

 

 

MONTE VERDE

 

DSC08159.JPG

 

DSC08179.JPG

 

DSC08181.JPG

 

 

PARQUE NACIONAL DE ITATIAIA

 

DSC08185.JPG

 

DSC08186.JPG

 

DSC08200.JPG

 

DSC08202.JPG

 

DSC08207.JPG

 

DSC08209.JPG

 

DSC08211.JPG

 

DSC08212.JPG

 

DSC08219.JPG

 

PedraDoGigante.jpg

 

DSC08228.JPG

 

DSC08227.JPG

 

DSC08229.JPG

Link to comment
Share on other sites

Luba:

- qual a altitude daquela estrutura administrativa em Itatiaia? Notei que a grama lá está bem castigada, as geadas são tão frequentes assim por lá pra castigar a grama desta forma?

- Monte Alegre do Sul... SERÁ que dá um efeito baixada muito forte por lá? Pelo menos é o que a gigantesca amplitude térmica no inverno indica. :mosking:

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_352.html

Link to comment
Share on other sites

Luba:

- qual a altitude daquela estrutura administrativa em Itatiaia? Notei que a grama lá está bem castigada, as geadas são tão frequentes assim por lá pra castigar a grama desta forma?

- Monte Alegre do Sul... SERÁ que dá um efeito baixada muito forte por lá? Pelo menos é o que a gigantesca amplitude térmica no inverno indica. :mosking:

http://www.cpa.unicamp.br/outras-informacoes/clima_muni_352.html

 

 

As fotos de Itatiaia eram da Pousada dos Lobos a 1850m de altitude. A grama estava realmente castigada, nos dias que eu estava em Monte Verde a geada foi bruta lá em Itatiaia, uma pena que perdi, mas peguei em Monte Verde...

 

Em Monte Alegre do Sul o efeito de baixada é muito forte, a temperatura DESPENCA durante as noites. Acompanho no link abaixo as temperaturas e a amplitude térmica diária é MUITO maior que em SP e a cidade está localizada na mesma altitude que São Paulo, mas numa baixada com morros 200m mais altos por todos os lados! É uma cidade muito gostosa, inclusive outro dia saiu uma matéria na Globo sobre o Festival Gastronômico do Morango. Vi um dia sem querer, acordei mais cedo que o normal, liguei a TV, estava passando Globo Rural e mostraram Monte Alegre. Nem acreditei na hora!

 

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/07/monte-alegre-do-sul-em-sao-paulo-promove-festival-gastronomico.html

 

http://g1.globo.com/videos/economia/globo-rural/v/festival-gastronomico-do-morango-acontece-em-monte-alegre-do-sul-sp/1565231/

Link to comment
Share on other sites

Gostei das fotos!!! :good2:

 

Pretendo alugar um carro em breve e ir novamente p/ a parte alta do Itatiaia, e ficar hospedado nessa Pousada dos Lobos. Lubacris, o pessoal por lá ainda oferece passeios à cavalo? como são os animais (raças, porte, etc.)?

 

Lucci, aí vai uma foto recente da Pousada Alsene, caminho p/ a portaria da parte alta do PNI (2339m):

 

139-Fundos-do-Alsene.JPG?et=BPwZOEOE07ES4ohHSV9o1g&nmid=353276964

 

Nesta altitude não há grama que fique verde nesta época do ano, he he... infelizmente, depois da interdição, essa pousada se encontra semi-abandonada, com um vigia cuidado do que sobrou. Apesar das instalações precárias, era um apoio importantíssimo para quem subia até os picos, feito meu caso quando escalei o Morro do Couto (2680m).

Link to comment
Share on other sites

Gostei das fotos!!! :good2:

 

Pretendo alugar um carro em breve e ir novamente p/ a parte alta do Itatiaia, e ficar hospedado nessa Pousada dos Lobos. Lubacris, o pessoal por lá ainda oferece passeios à cavalo? como são os animais (raças, porte, etc.)?

 

Lucci, aí vai uma foto recente da Pousada Alsene, caminho p/ a portaria da parte alta do PNI (2339m):

 

139-Fundos-do-Alsene.JPG?et=BPwZOEOE07ES4ohHSV9o1g&nmid=353276964

 

Nesta altitude não há grama que fique verde nesta época do ano, he he... infelizmente, depois da interdição, essa pousada se encontra semi-abandonada, com um vigia cuidado do que sobrou. Apesar das instalações precárias, era um apoio importantíssimo para quem subia até os picos, feito meu caso quando escalei o Morro do Couto (2680m).

 

Brasil tem umas hipocrisias que é foda... enquanto Tietê e Iguaçu seguem sendo os rios mais poluídos do país e ninguém faz porra nenhuma, uma pousada é fechada simplesmente por... estar lá! Não duvido que daqui a pouco fechem inclusive o Abrigo Rebouças... afinal, ter pousadas nas montanhas brasileiras não pode, mas palmiteiro pode! :hysteric: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Gostei das fotos!!! :good2:

 

Pretendo alugar um carro em breve e ir novamente p/ a parte alta do Itatiaia, e ficar hospedado nessa Pousada dos Lobos. Lubacris, o pessoal por lá ainda oferece passeios à cavalo? como são os animais (raças, porte, etc.)?

 

Lucci, aí vai uma foto recente da Pousada Alsene, caminho p/ a portaria da parte alta do PNI (2339m):

 

139-Fundos-do-Alsene.JPG?et=BPwZOEOE07ES4ohHSV9o1g&nmid=353276964

 

Nesta altitude não há grama que fique verde nesta época do ano, he he... infelizmente, depois da interdição, essa pousada se encontra semi-abandonada, com um vigia cuidado do que sobrou. Apesar das instalações precárias, era um apoio importantíssimo para quem subia até os picos, feito meu caso quando escalei o Morro do Couto (2680m).

 

Evandro, amanhã vou colocar as da câmera da minha namorada. Tem umas muito boas!!

 

A Pousada dos Lobos parece ser uma opção melhor pra ficar que a Alsene... quando eu fui, 1 mês atrás, o Exército estava usando a Posada Alsene e o Abrigo Rebouças para treinamentos.

 

Realmente a grama não aguenta, na Posada dos Lobos, um pouco mais pra baixo, a grama também estava bem castigada!

Link to comment
Share on other sites

Muito maneira as fotos. Aquela cidade Monte Alegre do Sul é coisa muito linda. Aquela formação rochosa que aparece em várias fotos é o Pico das Agulhas Negras???? Abçs.

 

 

Isso! É um belíssimo pico! A região é muito bonita! Vejam mais essas duas fotos! a primeira é a de uma das geadas que peguei em Monte Verde e a outra é na estrada do Parque Nacional, entre o Posto de Controle de Parte Alta e o Abrigo Rebouças!

 

geada_monte_verde.jpg

 

pico_das_agulhas_negras.jpg

 

No fundo, à esquerda é o Pico das Agulhas Negras!

Link to comment
Share on other sites

Muito maneira as fotos. Aquela cidade Monte Alegre do Sul é coisa muito linda. Aquela formação rochosa que aparece em várias fotos é o Pico das Agulhas Negras???? Abçs.

 

 

Monte Alegre do Sul é uma cidade muito gostosa e está cada vez melhor, com mais restaurantes e bares para receber bem o turista. Não é um lugar tão frio como Campos do Jordão, Monte Verde ou outras cidades localizadas em maior altitude, mas já é bem mais fria que São Paulo!

Link to comment
Share on other sites

E pensar que naquela foto onde o Lubacris aparece, o AN está 400m acima... ali na foto, parece muito perto, algo como: "ei pessoal, peraí que vou dar um pulo no topo das Agulhas e já volto!"

A pureza extrema do ar engana ao avaliar distâncias, como neste caso. E nos pólos, como tempo bom, é ainda pior, com morros a 80 km parecendo estar a apenas 1 h de pernada.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 8 months later...

Eu já tinha visto, Luba. Realmente é bem complicado chegar na pousada heim. Mas, pelo fato de se estar rodando

uma estrada a 2000m de altitude, com esta vista privilegiada....vale a pena o esforço.

 

Já está confirmado: eu irei à pousada em Junho ou Julho. A chance de pegar uma geada é grande, não preciso

de mais do que uma ASAS atuando para eu ver a bendita ao amanhecer.

Link to comment
Share on other sites

Eu já tinha visto, Luba. Realmente é bem complicado chegar na pousada heim. Mas, pelo fato de se estar rodando

uma estrada a 2000m de altitude, com esta vista privilegiada....vale a pena o esforço.

 

Já está confirmado: eu irei à pousada em Junho ou Julho. A chance de pegar uma geada é grande, não preciso

de mais do que uma ASAS atuando para eu ver a bendita ao amanhecer.

 

Se você olhar nas fotos de quando eu fui, no início do tópico, vai ver pela cor da grama que ele é muito castigada pela geada! Não tem como ser diferente, é uma baixada a 1850m e as montanhas ao redor são MUITO altas!! Exagerando um pouco, lembra um pouco uma cratera de vulcão. Esse local da Pousada dos Lobos deve ter mínimas impressionantes! Não sei se compete com o "Posto Marcão" que está a 2400m, mas acredito que seja mais fria, por exemplo, que a Estação da Vila Inglesa, que já tem mostrado dados excepcionais!!

Link to comment
Share on other sites

Luba, com toda a certeza é mais frio que a Vila Inglesa.

 

Não duvido que o local onde está a Pousada dos Lobos tenha uma média das mínimas em Junho e Julho

bem próxima de zero. E o local do Posto Marcão deve ter o maior número de geadas em todo o Brasil. Coloco

minha mão no fogo por isto !

 

 

Concordo com você em tudo. Até no verão deve ser sub-10 sempre...

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações:

 

- A estradinha até a Pousada dos Lobos certamente é impraticável em época de chuvas (verão), mesmo para veículos 4x4. Só trator ou cavalo para subir de volta até a estrada do PNI;

- O local é realmente maravilhoso, perfeito para se isolar do resto do mundo;

- Preciso de uma XT 660 pra ir até lá. :laugh: (dá pra ir na fé com carro popular alugado no inverno? não quero dar preju com o veículo daqui de casa... :sarcastic: )

Link to comment
Share on other sites

Algumas observações:

 

- A estradinha até a Pousada dos Lobos certamente é impraticável em época de chuvas (verão), mesmo para veículos 4x4. Só trator ou cavalo para subir de volta até a estrada do PNI;

- O local é realmente maravilhoso, perfeito para se isolar do resto do mundo;

- Preciso de uma XT 660 pra ir até lá. :laugh: (dá pra ir na fé com carro popular alugado no inverno? não quero dar preju com o veículo daqui de casa... :sarcastic: )

 

 

Os locais andam o ano inteiro de Fusca na estrada. Sério!

 

Eu fui de Azera nessa estrada, coitado do carro! Pra ir na Pousada do Lobo não pode ser desses que são muito apegados aos carros, que dão banho todo sábado! Só que fui no Inverno né, no verão com muita chuva deve ficar bem complicado, pois o carro não vai ter tração pra subir as rampas mais íngremes... Vejam o vídeo e daí vocês vão entender melhor a encrenca!

 

A altitude no início do vídeo é de 2.155m!!!

 

fW5ZXuN7qlQ

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, demoraram para colocar uma estação no posto Marcão! Coloquem lá mesmo sem ter internet. E tentem se organizar para coletarem os dados....

 

Um dia certamente haverá internet (via 3G ou mesmo o sistema via satélite será barateado)..enquanto isso, temos que ter dados desta região!

 

Eu acho que vai ser complicado colocarem Internet 3G na região, é muito deserta, não faz sentido para as operadoras, infelizmente... Agora se no Posto Marcão tiver Internet seria possível a estação funcionar via Wi-Fi? Quais são as alternativas para deixar uma estação on-line quando não existe internet 3G??

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, demoraram para colocar uma estação no posto Marcão! Coloquem lá mesmo sem ter internet. E tentem se organizar para coletarem os dados....

 

Um dia certamente haverá internet (via 3G ou mesmo o sistema via satélite será barateado)..enquanto isso, temos que ter dados desta região!

 

Eu acho que vai ser complicado colocarem Internet 3G na região, é muito deserta, não faz sentido para as operadoras, infelizmente... Agora se no Posto Marcão tiver Internet seria possível a estação funcionar via Wi-Fi? Quais são as alternativas para deixar uma estação on-line quando não existe internet 3G??

 

Pensa que daqui a pouco teremos 4G em alguns lugares do Brasil..de repente 3G fica uma tecnologia mais barata e acessível, sei lá hehehe

 

Quanto a internet não há necessidade de ser 3G. Eu tenho a minha aqui em Joinville instalada na internet da empresa (eu tenho uma Davis aqui com o weatherlinkIP). Única coisa que ACHO que não é bom é quando a internet é muito instável ou lerda. ACHO que isso prejudica a transmissão de dados..

 

Eu tenho tentado fazer uns testes com a minha antiga estação (uma Oregon WMR968) para tentar fazê-la funcionar em 2G. Se eu conseguir isto, vou colocá-la no alto da serra aqui em Joinville para tentar deixar online. Assim, teria uma estação online no alto da serra e outra estação localizada na região, porém sem internet, infelizmente.

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

No começo do tópico coloquei algumas coias de Monte Alegre do Sul. A cidade é muito gostosa e tem um potencial interessante até para o frio. Vejam agora esses dois vídeos que eu fiz no topo do Morro do Cristo, dá pra ter uma idéia boa da região! Agora a imagem ficou muito melhor que filmei com o iPhone!

 

bAz-I8X2tSE

 

578iH8iqntM

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, demoraram para colocar uma estação no posto Marcão! Coloquem lá mesmo sem ter internet. E tentem se organizar para coletarem os dados....

 

Um dia certamente haverá internet (via 3G ou mesmo o sistema via satélite será barateado)..enquanto isso, temos que ter dados desta região!

 

Eu acho que vai ser complicado colocarem Internet 3G na região, é muito deserta, não faz sentido para as operadoras, infelizmente... Agora se no Posto Marcão tiver Internet seria possível a estação funcionar via Wi-Fi? Quais são as alternativas para deixar uma estação on-line quando não existe internet 3G??

 

Pensa que daqui a pouco teremos 4G em alguns lugares do Brasil..de repente 3G fica uma tecnologia mais barata e acessível, sei lá hehehe

 

Quanto a internet não há necessidade de ser 3G. Eu tenho a minha aqui em Joinville instalada na internet da empresa (eu tenho uma Davis aqui com o weatherlinkIP). Única coisa que ACHO que não é bom é quando a internet é muito instável ou lerda. ACHO que isso prejudica a transmissão de dados..

 

Eu tenho tentado fazer uns testes com a minha antiga estação (uma Oregon WMR968) para tentar fazê-la funcionar em 2G. Se eu conseguir isto, vou colocá-la no alto da serra aqui em Joinville para tentar deixar online. Assim, teria uma estação online no alto da serra e outra estação localizada na região, porém sem internet, infelizmente.

 

 

Seria muito legal essa sua estação da Serra online! Estarei na torcida. Eu também acho que vale a pena colocar uma estação no Alto da Mantiqueira, ainda que atualmente não seja possível deixá-lo online. Pelo menos até conseguirmos colocá-lo online ela vai registrando os impressionantes que deve registrar. E teremos uma ótima desculpa para visitar a região com maior frequência!

Link to comment
Share on other sites

Amigos,

 

No começo do tópico coloquei algumas coias de Monte Alegre do Sul. A cidade é muito gostosa e tem um potencial interessante até para o frio. Vejam agora esses dois vídeos que eu fiz no topo do Morro do Cristo, dá pra ter uma idéia boa da região! Agora a imagem ficou muito melhor que filmei com o iPhone!

 

bAz-I8X2tSE

 

578iH8iqntM

 

Cara, que lugar legal parece ser Monte Alegre do Sul. A cidade fica numa imensa baixada. Não é de se admirar que quando há estabilidade atmosférica a temperatura desça legal ao cair da noite!

Link to comment
Share on other sites

 

Eu acho que vai ser complicado colocarem Internet 3G na região, é muito deserta, não faz sentido para as operadoras, infelizmente... Agora se no Posto Marcão tiver Internet seria possível a estação funcionar via Wi-Fi? Quais são as alternativas para deixar uma estação on-line quando não existe internet 3G??

 

Pensa que daqui a pouco teremos 4G em alguns lugares do Brasil..de repente 3G fica uma tecnologia mais barata e acessível, sei lá hehehe

 

Quanto a internet não há necessidade de ser 3G. Eu tenho a minha aqui em Joinville instalada na internet da empresa (eu tenho uma Davis aqui com o weatherlinkIP). Única coisa que ACHO que não é bom é quando a internet é muito instável ou lerda. ACHO que isso prejudica a transmissão de dados..

 

Eu tenho tentado fazer uns testes com a minha antiga estação (uma Oregon WMR968) para tentar fazê-la funcionar em 2G. Se eu conseguir isto, vou colocá-la no alto da serra aqui em Joinville para tentar deixar online. Assim, teria uma estação online no alto da serra e outra estação localizada na região, porém sem internet, infelizmente.

 

Seria muito legal essa sua estação da Serra online! Estarei na torcida. Eu também acho que vale a pena colocar uma estação no Alto da Mantiqueira, ainda que atualmente não seja possível deixá-lo online. Pelo menos até conseguirmos colocá-lo online ela vai registrando os impressionantes que deve registrar. E teremos uma ótima desculpa para visitar a região com maior frequência!

 

Valeu, Luba...a estação que eu já tenho instalada fica num local ermo, longe mesmo. Para chegar lá é preciso paciência na estrada esburacada hehehe.

 

Se eu conseguir instalar a outra estação ela obrigatoriamente vai ficar mais próxima da rodovia, até por questão de manutenção mesmo e praticidade, embora acredito que as menores temperaturas ficarão por conta da atual estação mesmo.

 

E sigo tua opinião também. Se conseguir instalar em um bom local, com a devida segurança e de preferência se tiver amizade com o pessoal que mora no local vale muito a pena instalar uma estação por lá! Pode até ser a Davis Vantage Vue, que é mais barata e tão boa quanto as outras! :good:

Link to comment
Share on other sites

Monte Alegre é uma baixada interessante mesmo! O Caseiro me falou que mesmo sendo mais baixa que Serra Negra ele sente mais frio em Monte Alegre. Serra Negra é uns 200m mais alta que Monte Alegre, mas fica em um topo.

 

A temperatura é de extremos mesmo no Inverno. Estou montando uns gráficos bem interessantes de Monte Alegre e vocês vão ver como é interessante é a dinâmica das temperaturas!

Link to comment
Share on other sites

Acho que seria muito legal ter a estação no Posto Marcão. Acho que o pessoal do Posto ia gostar muito e poderiam fazer o acompanhamento e mandar pra cá os dados. Além disso, em eventos de frio, certamente a estação teria destaque a chamaria a atenção da mídia. Quase todo ano tem reportagem da Globo mostrando geada no Parque Nacional de Itatiaia, certamente iriam mostrar a estação, daí a gente adesiva ela inteira de logos do BAZ, quem sabe um logo novo, depois tenho que ver se o meu irmão consegue elaborar um e espero que vocês gostem, ele é bruto, um artista mesmo! :good:

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
E pensar que naquela foto onde o Lubacris aparece, o AN está 400m acima... ali na foto, parece muito perto, algo como: "ei pessoal, peraí que vou dar um pulo no topo das Agulhas e já volto!"

A pureza extrema do ar engana ao avaliar distâncias, como neste caso. E nos pólos, como tempo bom, é ainda pior, com morros a 80 km parecendo estar a apenas 1 h de pernada.

 

Não conheço o lugar, mas a distância não me parece tão grande assim. Qual a distância aproximada, que o amigo Lubracis está do pico e quanto tempo levaria para chegar ao topo??? Seria +- 04 KM e 06 horas para subir e descer???????

Link to comment
Share on other sites

E pensar que naquela foto onde o Lubacris aparece, o AN está 400m acima... ali na foto, parece muito perto, algo como: "ei pessoal, peraí que vou dar um pulo no topo das Agulhas e já volto!"

A pureza extrema do ar engana ao avaliar distâncias, como neste caso. E nos pólos, como tempo bom, é ainda pior, com morros a 80 km parecendo estar a apenas 1 h de pernada.

 

Não conheço o lugar, mas a distância não me parece tão grande assim. Qual a distância aproximada, que o amigo Lubracis está do pico e quanto tempo levaria para chegar ao topo??? Seria +- 04 KM e 06 horas para subir e descer???????

 

 

Vou ficar devendo essa, mas acho que deve ser um pouco mais que 4km. E o terreno é meio acidentado, acho que em alguns pontos é necessário usar cordas. Talvez o Evandro saiba, ele foi mais vezes que eu pra Itatiaia e subiu uns picos. Eu nunca saí da estradinha mesmo, minha namorada odeia essas "aventuras" que tem que fazer muito exercício! Depois tenho que combinar de ir com um amigo que é o Bear Grills brasileiro, aquele cara do "Man vs Wild" hehehe

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Amigos,

 

Ontem estava vendo aquele canal OFF e vi um pessoal subindo a Pedra do Baú, em CDJ. Dando uma pesquisada no Youtube achei esses vídeos excelentes! Colocaram uma câmera GoPro em um Avião de controle remoto, daí em um vídeo mostram a Pedra do Baú e em outro o Pico dos Marins! Vale a pena ver!

 

hPU7XZye5eo

 

EXkAvoHIBTE

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.