Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Realmente está um gelo Bruno, hoje pela manhã fez 1 grau com o minuano a todo vapor. :good2:

Particularmente achei muito boa a rodada das 00Z e das 06Z, pois se não mostra um cavalo polar depois do dia 9, pelo menos não aponta calor, apenas uma trégua no frio forte, pois aqui na região de Livramento a média do período ficaria em torno dos 10 graus.

Os dados postados pelo Caio, sobre as condições ENSO e AAO podem acarretar em ondas de frio para a segunda quinzena!!Amém, hehehe!!!

Enquanto isso aproveito o frio ESPETACULAR que está fazendo.

Link to comment
Share on other sites

Fechamento do mês de JUNHO - 2011 Campos do Jordão, estação da Vila Inglesa

 

Mínima absoluta: -5.2ºC

 

Máxima absoluta: 20.3ºC

 

Média do mês: +7.7ºC (-1.5ºC em relação à normal do Inmet 61-90)

 

Depois venho com os dados completos. Abs

Link to comment
Share on other sites

Zé Vicente, a segunda onda de frio realmente foi diminuída nas últimas rodadas do instável GFS. Não há mais aquela tendência, por este modelo, de quase uma semana de temperaturas abaixo de zero em 850hpa sobre o RS. Entretanto, vc viu a última rodada do ETA? Esse coloca temperaturas abaixo e zero em 850hpa desde a tarde de domingo até o amanhecer do outro sábado! :laugh:
Tenho a impressão que o ETA sempre superestima.
Link to comment
Share on other sites

O ar gelado já começou a ingressar pela fronteira, onde no amanhecer desta sexta-feira fez 0,7ºC em Bagé, 0,8ºC em Livramento, 1,6ºC no Chuí, 1,9ºC em Quaraí, 2,0ºC em Uruguaiana e 2,1ºC em Santa Vitória do Palmar.

 

No lado uruguaio, as mínimas atingiram 4,2ºC abaixo de zero em Florida, 4,1ºC negativos em Mercedes, 3,0ºC negativos em Durazno, 2,9ºC abaixo de zero em Bella Unión e 1,6ºC negativos em Tacuarembó, dentre outras tantas marcas negativa no país. Montevidéu teve 1ºC no Aeroporto de Carrasco.

!!!!
Link to comment
Share on other sites

Pessoal, na minha opinião precisamos nesse momento fazer uma mistura de Nowcasting e Forecasting.

 

Basicamente porque o GFS ainda está instável. Seguimos acompanhando ele de perto. Para esta onda de frio ele coloca variações de 2 graus dependendo da rodada em 850 para a maioria dos locais. Estamos entre o que pode ser uma fortíssima onda de frio ou uma histórica onda de frio!

 

Como o AAA já colocou, 2C mais frio que o GFS pode estar apontando uma tendência de excepcionalidade no que está por vir. Dá pra notar algum bloqueio pelo meio de Santa Catarina, pois o frio não consegue chegar com muita força lá. Tem uma diferença de quase 8 graus em 850 entre o sul do RS e o norte de SC e sul do PR.

 

No Uruguai, praticamente todo o país está com 10 graus, a exemplo de Porto Alegre. Buenos Aires tem apenas 6 graus! É muito frio! Previsão para o jogo da Argentina hoje à noite em La Plata é de 0 grau.

Link to comment
Share on other sites

Tomasini chegando em alto estilo, só falta uma boa jaqueta de couro :D

 

Se não houvesse aquele aquecimento chato no meio do mês de Junho a anomalia negativa poderia ter sido muito maior, esse mês de junho foi bem dividido em 3 fases, primeiro daquela onde de frio de -7.9°C em Urupema, do "calor" na metade do mês e dessa onda de frio no final do mês. Algo como pegar um copo com água, jogar azeite, e depois jogar água de novo.

Link to comment
Share on other sites

Impressão minha ou está mais frio que o esperado para o horário. POA tem 10C em suas estações, enquanto que o GFS previa 13C para agora.
Está 2C (muito) mais frio em 850 hPa agora em POA que projetava o modelo americano.

A temperatura caiu quando entrou uma nova leva de ar frio às 7:30 e choveu 1 mm. Minha máxima foi de 13,0° à meia-noite. A mínima de 10,0° até o momento. Agora está 10,8° com 83% e nubladão!! Eu não esperava frio assim. Acreditava que estaria uns 13°. Com o vento na rua a sensação é muito baixa! Todo mundo de casaco e mantas!

 

Vento SSO a 23,2 km/h.

 

Abraços gelados!

Link to comment
Share on other sites

O que realmente gostaria de saber é como este corredor de ar polar se formou?

da patagonia até o sul do Brasil nada parece impedir a invasão polar!!!

Se continuar assim teremos um inverno extramente frio!!!

 

Se eu não estou enganado, até agora não tivemos nenhum bloqueio significativo, o diferencial é que agora a fábrica polar resolveu trabalhar.

Link to comment
Share on other sites

No Uruguai, praticamente todo o país está com 10 graus, a exemplo de Porto Alegre. Buenos Aires tem apenas 6 graus! É muito frio! Previsão para o jogo da Argentina hoje à noite em La Plata é de 0 grau.
Possibilidade de neve no sábado a noite no sul da Pca de Buenos Aires e La Pampa e, no decorrer da madrugada, as chances estendem-se ao norte, quiçá em La Plata e na Capital, bem como n Uruguai! Chance também nos arredores de Mendoza.

Aliás, não dá pra descartar aguanieve ou mesmo neve durante o jogo do Brasil no domingo!!!!

Link to comment
Share on other sites

A proxima massa de ar frio vai mostrar a importancia da latitude para o inverno. Ao norte de 28ºS a temperatura aumenta drasticamente à medida que se avança em direção ao norte. Ao sul de 28ºS as coisas são mais ou menos uniformes....

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS vai confirmando temperaturas entre -6oC e -8oC em 850 hpa para o RS e o Sul de SC de domingo para segunda feira! :clapping: :good2: :rofl: E tambem vai confirmando o assassinato do MAMUTE polar que viria em seguida! :cray: :sad:

 

Zé, acho que é melhor esperar pra dizer que houve esse assassinato! O GFS está apontando, tirando e depois reafirmando..

Link to comment
Share on other sites

12Z do GFS vai confirmando temperaturas entre -6oC e -8oC em 850 hpa para o RS e o Sul de SC de domingo para segunda feira! :clapping: :good2: :rofl: E tambem vai confirmando o assassinato do MAMUTE polar que viria em seguida! :cray: :sad:

 

Zé, acho que é melhor esperar pra dizer que houve esse assassinato! O GFS está apontando, tirando e depois reafirmando..

 

Concordo com o Torales, Zé. O vai e vem para a grande de 5 ou mais dias não pára.

 

O que já é certo são as máximas baixas no domingo e as mínimas espetaculares segunda e terça.

Link to comment
Share on other sites

O vento amentou e segurou e reverteu o quase nulo aquecimento! Tive maior rajada de 32,2 km/h.

 

Agora faz 10,3° com 83%. Faz 9,9° na Lomba do Pinheiro e 10,0° na RBS. Fantástico!! Está virando rotina tardes com 10° em POA!!! :clapping:

 

Erechim com destacados 16,1° na RBS! Todo o resto do RS perto ou abaixo de 10°.

Link to comment
Share on other sites

Toda a fronteira oeste/sudoeste do RS gela com sol neste momento!

 

Livramento tem temperatura entre 8C e 9C com 35% de UR. Essa próxima noite o bicho pega na campanha!

 

Na serra a mais fria é Canela com 6C, porém tem neblina.

 

 

Nossa, se na entrada do ar frio la na Fronteira ja esta seco assim, isso mostra o quao seca e fria e essa MP. Ar polar seco e gelado!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que friozão lá nos pampas, tchê ! :laugh:

 

Esta onda de frio é tremendamente forte. Dificilmente passaremos sem neve alguma, eu estou certo de que

nevará, mesmo se for paraguaia.

 

O modelo mais otimista que mostra o frio chegando aqui (dentre os que vi), até o momento, me parece o ETA.

 

E concordo que não tem nada definido sobre o que vai ocorrer após esta enorme onda de frio. O que parece certo

é que não virá calor, no máximo um tempo morno.

 

Quente está aqui neste momento: faz calorosos 24C ! Que diferença: POA 10C e aqui 24C !

 

Ainda bem que estou indo pro Sul, hehehe :laugh:

Link to comment
Share on other sites

O QUE VEM AÍ ?

 

Na dinâmica climática, geralmente os corredores polares quando se formam, trazem uma sequencia de ondas frias diretamente do circulo polar antártico até regiões com latitudes de 27/25º , e as vezes até lat. 0º.

 

As MP's em regra passam pela região sul de 7/12 dias nos meses junho/julho, mas quando se formam corredores polares as MP'S passam de 3/5 dias. dando uma sequencia de frio moderado/extremo sem trégua e geralmente reforçadas pelas MP's sequentes, não deixando aquecer e com a inversão, geralmente não há perda da umidade, isto é, volta a nublar e chover com inversão do vento, muito frequente no OUTONO ORIENTAL EUROPEU e GRANDES LAGOS dos EUA.

 

Como as MP's são CONSTITUÍDAS por bolhas de ar seco extremamente frio, formadas nos pólos em sistemas de alta pressão, e devido a gradiente, o deslocamento se faz para regiões de menores latitudes. Esse deslocamento pela nossa região, quando da passagem da MP, logo adquiri o caminho oceânico, e com o passar de uma semana há a formação de uma nova MP.

 

Aí vem a confusão dos nossos metereologista em regra geral ( exceções: a METSUL, CIRAM e CLIMATERRA), pois além dos fatores complexos com (nino1-2,la nina,enso...) são muitos dados analisados, e é uma incógnita fazer a previsão da ação de uma MP , quanto ao caminho, perca da potencia, umidade e outros. E as vezes perdemos para as formigas, pois em março os lageanos das antigas já falavam da loucura das formigas. Diziam: este ano vai ser muito frio, não víamos isto a uns 10 anos!!!

 

Tivemos alguns fenômenos nesses últimos dias poucos usuais como: neve com 6ºC, formação de chuva congelada com vento do quadrante norte e noroeste, chuvas com 50% de umidade, tempestade de inverno com características diferentes verificadas no H.N., temperaturas menores em regiões de pouca altura na mesma latitude, e outros fenômenos mais usuais no hemisfério norte( H.N.).

 

Um exemplo dessas particularidades, foi o que vem ocorrendo nos últimos dias com os ventos alísios enfraquecidos e pela transferência da umidade das regiões tropicais para as subtropicais, as temp. máximas ficaram limitadas e há também a conservação do frio em pequenas altitudes ( exemplo Porto Alegre).

 

Um novo corredor se formou na América do sul, vamos experimentar na prática, o desenrolar dessa dinâmica!!!

 

 

Em Lages ( área industrial- 1040 m) 12.9º C,vento calmo de N, nublado com chuva. Há a permanência de frio nos ambientes sem aquecimento a mais de uma semana na nossa região, temperatura média (164h) medida aqui em casa (quarto fechado sem aquecimento) de 4.5ºc.

 

Moisés Alexandre.

Link to comment
Share on other sites

Lendo o que o Moisés escreveu, não posso deixar de dizer da tamanha sapiência dos antigos. Claro que há excessos e exageros em muitas previsões por eles feitas, mas é impressionante o tanto de vezes que já escutei pessoas mais velhas cantarem uma pedra e..PIMBA! Acertarem na mosca! E com algum tempo de antecedência, ainda por cima.

 

A que se deve isso? Conhecimento?? Vivência?? Creio que ajudam, mas não explicam na totalidade suas previsões acertadas. :russian:

Link to comment
Share on other sites

Pelo ETA, teríamos mais de 20cm no final de semana passado. Acho que tem erro forte nesse mapa de neve do ETA digo bug mesmo! Não entendo de onde o modelo tira tanta precipitação...

 

Mas que é bonito de ver um mapa destes, disto eu não tenho dúvida! hehehehe

 

Até aumenta o batimento cardíaco...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.