Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2011


Marcos
 Share

Recommended Posts

  • Replies 2.5k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Fechamento do mês de JUNHO - 2011 na minha estação (Chácara das Pedras, 55 m):

 

Mínima absoluta: 4,6° (dia 28); 5,9° (dia 27) e 6,0° (dia 5)

 

Máxima absoluta: 25,2° (dia 19); 24,9° (dia 16) e 23,3° (dia 12)

 

Maior mínima: 18,5° (dia 20); 16,5° (dia 19) e 16,3° (dia 21)

 

Menor máxima: 10,3° (dia 27); 11,8° (dia 29) e 13,4° (dia 26)

 

Maior amplitude: 14,0° (dia 12: 9,3°/23,3°); 13,0° (dia 6) e 12,4° (dia 16)

 

Menor amplitude: 2,2° (dia 21: 16,3°/18,5°); 2,4° (dia 17) e 2,7° (dias 7 e 18)

 

Amplitude absoluta: 20,6°

 

Umidade relativa mínima: 46% (dia 6); 47% (dia 16) e 51% (dia 11)

 

Umidade relativa mínima média: 64,3%

 

Média mínima: 10,9°

 

Média máxima: 18,3°

 

Amplitude média: 7,4°

 

Média simples: 14,6°

 

Destaque para os 14 dias com mínimas abaixo de 10°, a máxima de 10,3° (a menor desde os 9,9° de 11/7/2007) e a máxima absoluta modesta. Não fosse o miolo do mês morno e a média teria sido muito mais baixa. Junho/2011 foi o 4º junho mais frio dos últimos 16 meses, perdendo para 2008 (13,6°), 1996 (13,7°) e 2009 (14,45°). Passa 1999 (14,7°).

Link to comment
Share on other sites

Fechamento Junho Campinas

 

Aeroporto Internacional de Viracopos - Campinas - SBKP

 

Temperatura média: 16,4ºC

Maior temperatura média diária: 20ºC - dias 23 e 25

Menor temperatura média diária: 10ºC - dia 9

Temperatura mínima média: 10,2ºC

Menor temperatura mínima: 3ºC - dia 28

Maior temperatura mínima: 14ºC - dias 22, 23, 25 e 26

Quantidade dias temperatura mínima <10ºC: 12 dias

Temperatura máxima média: 22,8ºC

Menor temperatura máxima: 12ºC - dia 9

Maior temperatura máxima: 27ºC - dias 20, 21 e 24

Quantidade dias temperatura máxima >25ºC: 6 dias

Maior amplitude: 19ºC (6ºC a 25ºC) - dia 29

Menor amplitude: 4ºC (8ºC a 12ºC) - dia 9

Média amplitude: 12,6ºC

Menor ponto de orvalho: 0ºC - dia 28

Maior ponto de orvalho: 20ºC - dia 7

Menor umidade relativa: 22% - dia 29

Maior PRMSL: 1026 hpa - dia 14

Menor PRMSL: 1006 hpa - dia 7

Vento máximo: 126 km/h - dia 7

Vento médio: 14,4 km/h

Média vento máximo diário: 24 km/h

4 dias com chuva, 2 com trovoadas.

 

Estação Instituto Agronômico de Campinas - IAC

 

Temperatura média: 16,4ºC

Maior temperatura média diária: 20ºC - dia 26

Menor temperatura média diária: 9,8ºC - dia 28

Temperatura mínima média: 10ºC

Menor temperatura mínima: 3,7ºC - dia 28

Maior temperatura mínima: 14,1ºC - dia 23

Quantidade dias temperatura mínima <10ºC: 14 dias

Temperatura máxima média: 22,7ºC

Menor temperatura máxima: 13,3ºC - dias 9 e 10

Maior temperatura máxima: 27,4ºC - dia 21

Quantidade dias temperatura máxima >25ºC: 9 dias

Precipitação: 59,8mm

 

O Quente Cepagri/Unicamp - Comparem com Viracopos e o IAC e me digam depois se não tem alguma coisa errada com as temperaturas máximas, o abrigo aquece demais, sei lá:

 

Temperatura média: 17,8ºC

Maior temperatura média diária: 21,7ºC - dia 8

Menor temperatura média diária: 11,8ºC - dia 23

Temperatura mínima média: 10,6ºC

Menor temperatura mínima: 5ºC - dia 29

Maior temperatura mínima: 14,9ºC - dia 23

Quantidade dias temperatura mínima <10ºC: 13 dias

Temperatura máxima média: 25ºC

Menor temperatura máxima: 14ºC - dia 9

Maior temperatura máxima: 29,2ºC - dia 21

Quantidade dias temperatura máxima >25ºC: 19 dias

Precipitação: 45,3mm

Link to comment
Share on other sites

Irei subir este tópico aqui, e trancar o de Junho. Pois é, Junho acabou bem, mas Julho começará

AINDA MELHOR :good2:

 

Julho, o mês-core do inverno, o mês que costuma ser mais agitado por aqui (ano passado foram mais de 130 páginas).

 

Julho, o mês....DO EBAZ !!!

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionando com a rodada 18Z do GFS. Por ela o RS viveria quase que 10 dias seguidos típicos do que peguei em Vancouver no último inverno em termos térmicos. A serra gaúcha teria médias ao redor de 3C por vários dias. Impressionante.

 

Bruno, viu o artigo da Metsul sobre a onda de frio da semana passada:

 

"De acordo com o setor de banco de dados do Oitavo Distrito de Meteorologia, a marca de 6,2ºC abaixo de zero em Cambará do Sul foi a mais baixa do ano até agora no Estado e a menor no município no mês de junho desde 24 de junho de 1987, quando os termômetros acusaram 8,2ºC na localidade dos Campos de Cima da Serra. Em junho de 1979, no dia 15, apenas meio mês após a histórica nevada na Serra daquele ano que até hoje se recorda pelo "jogo da neve" do Grêmio, Cambará do Sul teve 8,8ºC negativos. O amanhecer de ar gelado do dia 28 de junho de 2011 na bela Cambará foi registrado pela fotógrafa Liane Castilhos."

 

Em apenas 15 dias no RS em junho de 1979 teve nevada televisionada no jogo do campeonato gaucho, e 15 dias depois -8.8C em Cambara do Sul. Veja Cambara de forma geral e um topo de Serra, e praticamente empataria com os -9C de Urupema desse ano! Em julho daquele ano nevaria de novo na Serra, e em agosto de 1978, menos de um ano antes havia acontecido aquele grande evento com acumulacao.

 

Em 1981 a historia se repetiria, grande neve na Serra e uma mp historica que cruzou a Am. do sul. Como ocorreram tantos eventos extremos num curto espaco de tempo!!!

 

Sds.

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Que isso! GFS coloca 8ºC para Cachoeiro no dia 08/07 e máxima de 16ºC no dia 07/07... Que isso!!! :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

 

Nunca vi isso na minha vida! Negativa em praticamente todo o Sul... Espero que se confirme. A história recente dos invernos brasileiros pode dar uma renovada boa Agora. E só de pensar que ainda tem AGOSTO! Em 2010 foi o mês mais frio aqui, veremos esse ano. Mas por enquanto Julho é quem manda!!! Aqui em Cachoeiro nesse momento 12:12 faz 16ºC. Abraços!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Julho começou assim:

 

temp.: 12,6°

u.r.: 83%

p.o.: 9,7°

vento: 3 km/h

pressão: 1013,9 mb

condição: nublado

 

E ainda vai chover. Mal vamos passar da temperatura atual.

 

O mês começou bem mais quente do que está por vir. E estamos mal acostumados com o frio: ao sentir o ar dar rua parece estar um pouco morno, como ocorre quando a mp vai para oceano e fica aquele vento E "perfumado" e primaveril. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionando com a rodada 18Z do GFS. Por ela o RS viveria quase que 10 dias seguidos típicos do que peguei em Vancouver no último inverno em termos térmicos. A serra gaúcha teria médias ao redor de 3C por vários dias. Impressionante.

Meu Deus!! É uma onda de frio que eu JAMAIS vi aqui!!! Entraria para a histórica climática de POA como uma das maiores ondas de frio de todos os tempos!!

 

Aí vai a sequência para POA, arredondada, do GFS:

 

1º/7 (sexta): 11°/13°

2/7 (sábado): 11°/13°

3/7 (domingo): 3°/12°

4/7 (segunda): 0°/9°

5/7 (terça): 1°/11°

6/7 (quarta): 1°/10°

7/7 (quinta): 0°/11°

8/7 (sexta): 2°/13°

 

Morri.............. :rofl:

 

Ainda 12,6°. Chorando que sequer vou saber o que é 13°, haha! :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Tava num aniver hoje e conversei com o jovem Bruno, filho de um amigo meu , eles residem lá em Campo Bonito Itapuca.Ele se comprometeu que se nevar legal,vai colocar seu notebook ao vivo pelo msn, filmando a branquinha.Ae ee Itapuca on line na neve.Vamos torcer.

Bruno, pelos dados que vc colocou de anos de neve com acumulação, tenho que reconhecer que Soledade cidade, fica em pequena desvantagem em relação à Gramado.Só que o eixo raia da Pedra - Itapuca teve acumulação em todos estes referidos.Vamos ver agora com o garotinho Bruno, correspondente de Itapuca , vai ficar legal a comparação. :good2:

Tenho a impressão que a linha altimétrica da neve começa aos 800m...Na maioria das vezes. :good2: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionando com a rodada 18Z do GFS. Por ela o RS viveria quase que 10 dias seguidos típicos do que peguei em Vancouver no último inverno em termos térmicos. A serra gaúcha teria médias ao redor de 3C por vários dias. Impressionante.

Meu Deus!! É uma onda de frio que eu JAMAIS vi aqui!!! Entraria para a histórica climática de POA como uma das maiores ondas de frio de todos os tempos!!

 

Aí vai a sequência para POA, arredondada, do GFS:

 

1º/7 (sexta): 11°/13°

2/7 (sábado): 11°/13°

3/7 (domingo): 3°/12°

4/7 (segunda): 0°/9°

5/7 (terça): 1°/11°

6/7 (quarta): 1°/10°

7/7 (quinta): 0°/11°

8/7 (sexta): 2°/13°

 

Morri.............. :rofl:

 

Ainda 12,6°. Chorando que sequer vou saber o que é 13°, haha! :rofl:

 

Estou torcendo para POA zerar,ou quem sabe,negativar,vamos ver as próximas rodadas,se continuar desse jeito 2011 entrará para a história pelo menos para Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Tava num aniver hoje e conversei com o jovem Bruno, filho de um amigo meu , eles residem lá em Campo Bonito Itapuca.Ele se comprometeu que se nevar legal,vai colocar seu notebook ao vivo pelo msn, filmando a branquinha.Ae ee Itapuca on line na neve.Vamos torcer.

Bruno, pelos dados que vc colocou de anos de neve com acumulação, tenho que reconhecer que Soledade cidade, fica em pequena desvantagem em relação à Gramado.Só que o eixo raia da Pedra - Itapuca teve acumulação em todos estes referidos.Vamos ver agora com o garotinho Bruno, correspondente de Itapuca , vai ficar legal a comparação. :good2:

Tenho a impressão que a linha altimétrica da neve começa aos 800m...Na maioria das vezes. :good2: :laugh:

 

 

Acredito que a melhor situacao para nevar bem na sua regiao, seja com ciclone bem proximo a costa do RS ou do Prata, jogando umidade e ar frio mais a Oeste do RS. Foi o caso de 1999 por exemplo, e 1994, onde o ciclone estava bem perto da Costa.

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo para POA zerar,ou quem sabe,negativar,vamos ver as próximas rodadas,se continuar desse jeito 2011 entrará para a história pelo menos para Porto Alegre.

 

A verdade e que ja entrou para a historia esse inverno. Foi a maior geada generalizada pegando PR/SP/MS dos ultimos 11 anos.

Pra se ter uma ideia, geou no extremo noroeste de S. Paulo, na fronteira com o MS e na beira do Rio Parana. Deve ser um dos lugares mais improvaveis de se esperar uma geada, ainda mais nos ultimos anos!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionado! Poucas vezes na história devemos ter tido 3 ondas de frio num intervalo tão pequeno de tempo!

 

Hoje familiares de Pinheiro Machado estiveram aqui em casa e confirmaram que nevou lá de tardezinha no domingo passado! Neve fraca sem acumulação. Nao foi um grande evento, certamente!

 

E o mais estranho e que o Forum nem esta tao movimentado como semana passada. Seria porque a Neve desta vez sera menos intensa, ou porque essa onda de frio nao trara valores tao impressionantes para o Sudeste?

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Em Uberlândia julho vai começando quente. Máxima de 26.2 C, e agora (1:10) faz 19.7 C e com várias nuvens e vento constante. Temperatura dessas nessa época não vejo nem em pré-frontal

 

Ta difícil confiar nas previsões dos principais sites, pelo menos pracá na ultima mp não previam quase nda, e só no dia que esfriou que eles foram mudar a previsão. To sem noção de como esse frio vai pegar aqui (se vai).

 

Renan, to precisando de novo daquela aulinha de como analisar os modelos q vc deu faz um tempão! hehehe

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo para POA zerar,ou quem sabe,negativar,vamos ver as próximas rodadas,se continuar desse jeito 2011 entrará para a história pelo menos para Porto Alegre.

 

A verdade e que ja entrou para a historia esse inverno. Foi a maior geada generalizada pegando PR/SP/MS dos ultimos 11 anos.

Pra se ter uma ideia, geou no extremo noroeste de S. Paulo, na fronteira com o MS e na beira do Rio Parana. Deve ser um dos lugares mais improvaveis de se esperar uma geada, ainda mais nos ultimos anos!

 

Sds.

 

Isso foi bem marcante mesmo Silvio! Fazia tempo que não via tanta cidade "quente" de 400 m de altitude do interior de sp, chegando perto de 0 C. Outra característica foi que o frio pegou mais as cidades baixas. Cidades como São Carlos, Franca, Uberlândia, todas na faixa dos 900 m não tiveram mínimas tão expressivas.

Quadro de neve no sul=frio no sudeste :drinks:

Link to comment
Share on other sites

Estou torcendo para POA zerar,ou quem sabe,negativar,vamos ver as próximas rodadas,se continuar desse jeito 2011 entrará para a história pelo menos para Porto Alegre.

 

A verdade e que ja entrou para a historia esse inverno. Foi a maior geada generalizada pegando PR/SP/MS dos ultimos 11 anos.

Pra se ter uma ideia, geou no extremo noroeste de S. Paulo, na fronteira com o MS e na beira do Rio Parana. Deve ser um dos lugares mais improvaveis de se esperar uma geada, ainda mais nos ultimos anos!

 

Sds.

 

Verdade,obrg por complementar.

 

abrs

Link to comment
Share on other sites

Em Uberlândia julho vai começando quente. Máxima de 26.2 C, e agora (1:10) faz 19.7 C e com várias nuvens e vento constante. Temperatura dessas nessa época não vejo nem em pré-frontal

 

Ta difícil confiar nas previsões dos principais sites, pelo menos pracá na ultima mp não previam quase nda, e só no dia que esfriou que eles foram mudar a previsão. To sem noção de como esse frio vai pegar aqui (se vai).

 

Renan, to precisando de novo daquela aulinha de como analisar os modelos q vc deu faz um tempão! hehehe

 

Mas aqui neste espaço você encontra pessoas experts em análise de modelo. O pouco que aprendi disso, foi graças a eles :good:

Qualquer hora a gente se esbarra no msn daí eu te relembro o que foi dito naquela "aula", hehehe :laugh:

 

Por aqui vamos amanhecendo com 14C no aeroporto, com um pouco de nevoeiro. A expectativa é as temperaturas baixarem na

segunda.

Link to comment
Share on other sites

Amgos julho será o mês do frio, quiçá o mês da NEVE!!!

welcome july!!!!

Em Laguna chuva fina e 13º pelo Epagri!!!

 

Espero pegar muito frio em SC desta vez, pois da última vez que estive no estado, em Julho-2008, as temperaturas só caíram pra

valer nos 2 últimos dias de minha viagem. Agora ficarei 15 dias ou até mais que isso, é bem capaz deu pegar um frio mais extremo.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Tô curioso para ver como foi o Europeu 0Z e os demais globais... O GFS reduziu na 0Z e na 6Z assassinou a segunda onda de frio que mostrava ontem na 18Z. Ou realmente o nosso amigo não vale nada no range 120-180 horas ou a rodada da 18Z de ontem foi uma outlier... Vamos ver o que os outros dizem!

 

Melhor confiar mais no europeu, que mostra um reforço chegando logo após este próximo cavalo polar, embora não seja tão intenso

quanto o que o GFS mostrava até há pouco tempo. De qualquer forma, não vejo um verdadeiro veranico ocorrendo a longo prazo, quem

sabe apenas um tempo para a "fábrica de MPs" reabastecer ?

 

O importante é o tanque polar já estar cheio de novo para o EBAZ !

Link to comment
Share on other sites

Europeu 0Z na mesma balada do GFS 0Z e 6Z... Parece que a segunda onda de frio foi um sonho de uma noite de inverno, he he he! :sad:

 

Ao menos teremos frio praticamente constante ate o dia 10. :good2: Mas esqueçam o RS abaixo de 0oC em 850 hpa de amanhã até o dia 10, como aparecia na 18Z do GFS ontem. :cray:

 

Eu diria que vamos ter de ficar mesmo com o MURRO POLAR, que é a melhor definição (adaptado de Triple A, 2011, he he he) para esta MP que entra a partir de amanhã! Buenos Aires agora com -1oC!!!! Buenos Aires é POA na segunda! Vai ser um MURRO SECO, mas vai causar muitos Knockouts! A temperatura em 850 hpa pode chegar perto de -8oC no auge do murro em partes do RS e SC!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Joinville - Zona Sul - Junho/2011

 

Média Máxima: 21,8ºC

Menor Máxima: 12,9ºC

Máxima Absoluta: 25,8ºC

 

Média Mínima: 11,7ºC

Maior Mínima: 17,3ºC

Mínima Absoluta: 2,7ºC (geada)

 

Média Simples: 16,8ºC

 

Dias mínima < 10ºC: 12

 

Assim que sobrar mais tempo, faço a compensada e posto no tópico comparativo entre Joinville Planície x Joinville Serrana. :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Às 7 horas (local) da manhã desta sexta-feira (01/07), de acordo com medição do Inmet, o frio era intenso em várias cidades gaúchas. Em Santana do Livramento, a temperatura era de 1,2ºC, no Chuí era de 2ºC, em Uruguaiana era de 2,2ºC, em Bagé era de 2,6ºC, em Jaguarão era de 2,7ºC e em Dom Pedrito era de 3,5ºC.

 

Fonte: http://www7.cptec.inpe.br/noticias/faces/noticias.jsp?idConsulta=18220&idQuadros=

 

Alô, Rafael!! :ok:

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionando com a rodada 18Z do GFS. Por ela o RS viveria quase que 10 dias seguidos típicos do que peguei em Vancouver no último inverno em termos térmicos. A serra gaúcha teria médias ao redor de 3C por vários dias. Impressionante.

 

Bruno, viu o artigo da Metsul sobre a onda de frio da semana passada:

 

"De acordo com o setor de banco de dados do Oitavo Distrito de Meteorologia, a marca de 6,2ºC abaixo de zero em Cambará do Sul foi a mais baixa do ano até agora no Estado e a menor no município no mês de junho desde 24 de junho de 1987, quando os termômetros acusaram 8,2ºC na localidade dos Campos de Cima da Serra. Em junho de 1979, no dia 15, apenas meio mês após a histórica nevada na Serra daquele ano que até hoje se recorda pelo "jogo da neve" do Grêmio, Cambará do Sul teve 8,8ºC negativos. O amanhecer de ar gelado do dia 28 de junho de 2011 na bela Cambará foi registrado pela fotógrafa Liane Castilhos."

 

Em apenas 15 dias no RS em junho de 1979 teve nevada televisionada no jogo do campeonato gaucho, e 15 dias depois -8.8C em Cambara do Sul. Veja Cambara de forma geral e um topo de Serra, e praticamente empataria com os -9C de Urupema desse ano! Em julho daquele ano nevaria de novo na Serra, e em agosto de 1978, menos de um ano antes havia acontecido aquele grande evento com acumulacao.

 

Em 1981 a historia se repetiria, grande neve na Serra e uma mp historica que cruzou a Am. do sul. Como ocorreram tantos eventos extremos num curto espaco de tempo!!!

 

Sds.

Sds.

Existe algum vídeo deste jogo da neve?

Link to comment
Share on other sites

Estou impressionando com a rodada 18Z do GFS. Por ela o RS viveria quase que 10 dias seguidos típicos do que peguei em Vancouver no último inverno em termos térmicos. A serra gaúcha teria médias ao redor de 3C por vários dias. Impressionante.

 

Bruno, viu o artigo da Metsul sobre a onda de frio da semana passada:

 

"De acordo com o setor de banco de dados do Oitavo Distrito de Meteorologia, a marca de 6,2ºC abaixo de zero em Cambará do Sul foi a mais baixa do ano até agora no Estado e a menor no município no mês de junho desde 24 de junho de 1987, quando os termômetros acusaram 8,2ºC na localidade dos Campos de Cima da Serra. Em junho de 1979, no dia 15, apenas meio mês após a histórica nevada na Serra daquele ano que até hoje se recorda pelo "jogo da neve" do Grêmio, Cambará do Sul teve 8,8ºC negativos. O amanhecer de ar gelado do dia 28 de junho de 2011 na bela Cambará foi registrado pela fotógrafa Liane Castilhos."

 

Em apenas 15 dias no RS em junho de 1979 teve nevada televisionada no jogo do campeonato gaucho, e 15 dias depois -8.8C em Cambara do Sul. Veja Cambara de forma geral e um topo de Serra, e praticamente empataria com os -9C de Urupema desse ano! Em julho daquele ano nevaria de novo na Serra, e em agosto de 1978, menos de um ano antes havia acontecido aquele grande evento com acumulacao.

 

Em 1981 a historia se repetiria, grande neve na Serra e uma mp historica que cruzou a Am. do sul. Como ocorreram tantos eventos extremos num curto espaco de tempo!!!

 

Sds.

Sds.

Existe algum vídeo deste jogo da neve?

 

Existe!

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Zé Vicente, a segunda onda de frio realmente foi diminuída nas últimas rodadas do instável GFS. Não há mais aquela tendência, por este modelo, de quase uma semana de temperaturas abaixo de zero em 850hpa sobre o RS. Entretanto, vc viu a última rodada do ETA? Esse coloca temperaturas abaixo e zero em 850hpa desde a tarde de domingo até o amanhecer do outro sábado! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Houve relato de chuva/chuva congelada ontem às 14/15h (29/06), na parte urbana na cidade de Lages, confirmei com pessoal do bairro área industrial (1040m) a confirmação, a temperatura estava oscilando entre 4.5/5.5 ºC naquele momento.

Agora com tempo nublado e temperatura de 9.7ºC, vento NW calmo.

Estamos aguardando o desenrolar dos modelos, com um olho no tempo e o outro na animação do satélite metereólogo.

Interessante a comparação dos climas e compensações entre os hemisférios, três ondas de frio históricas(55/74/75), se deram sob forte seca na região do chifre africano(Etiópia,Egito...), esse ano a região africana está passando por outra daquelas, coincidências???....

Moisés Alexandre.

 

Informação importante. Ronaldo, anotou?

Link to comment
Share on other sites

O ar gelado já começou a ingressar pela fronteira, onde no amanhecer desta sexta-feira fez 0,7ºC em Bagé, 0,8ºC em Livramento, 1,6ºC no Chuí, 1,9ºC em Quaraí, 2,0ºC em Uruguaiana e 2,1ºC em Santa Vitória do Palmar.

 

No lado uruguaio, as mínimas atingiram 4,2ºC abaixo de zero em Florida, 4,1ºC negativos em Mercedes, 3,0ºC negativos em Durazno, 2,9ºC abaixo de zero em Bella Unión e 1,6ºC negativos em Tacuarembó, dentre outras tantas marcas negativa no país. Montevidéu teve 1ºC no Aeroporto de Carrasco.

Link to comment
Share on other sites

cinzas0107.jpg.69fa006d194162de1b5267c73ce87f15.jpg

 

As cinzas do vulcão chileno Cordón-Caulle devem voltar a chegar ao Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã, conforme a MetSul Meteorologia. Imagem de satélite do final da manhã desta sexta-feira mostrava uma nova nuvem de cinzas sobre a região de Buenos Aires. Os dois principais aeroportos da capital argentina, Ezeiza e Aeroparque, informavam em seus boletins meteorológicos a presença de cinzas vulcânicas em suspensão na atmosfera.

 

De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul, é pouco provável que haja transtornos em operações no Aeroporto Salgado Filho. “Esta nova nuvem é pouco densa, avança em baixa altitude e deve atuar mais no Sul gaúcho”, comentou. O meteorologista destacou como curiosidade que as cinzas que têm avançado pela Argentina em grande parte se originam não da erupção nos últimos dias, mas da grande quantidade de material acumulada sobre o solo na Patagônia e que é transportada pelo vento.

Link to comment
Share on other sites

Bruno, se você colocou o video em sua mensagem, não está aparecendo para mim. Até tem um espaço vazio que é do tamanho dos videos, mas não aparece nada, nem link. Você poderia colocar o link do vídeo?

 

Putz! É verdade!

 

Aí vai:

Valeu Bruno!

É uma pena que o vídeo seja pequeno e a qualidade não seja muito boa, mas ta valendo! :good:

Link to comment
Share on other sites

Novo usuário: Tomasini

 

:good2: :good2: :good2:

 

 

:hi:

 

 

FAVOR COLOCAR O SEU PERFIL COMPLE, CIDADE E NOME, LEGÍVEL!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :laugh: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

GRANDE PORTO ALEGRE TEVE TERCEIRO JUNHO MAIS FRIO DOS ÚLTIMOS DEZ ANOS

 

Levantamento da MetSul indica que o recém terminado mês de junho foi o terceiro mais frio dos últimos dez anos na Grande Porto Alegre com temperatura média em Campo Bom de 13,3ºC, valor 1,0ºC abaixo da média histórica de 14,3ºC. Apenas em 2008 (média de 12,7ºC) e 2009 (12,8ºC) fez mais frio na região no sexto mês do ano do que em 2011. Em relação a 2010, junho em 2011 foi 1,1ºC mais frio.

 

"Basta dizer que apenas sete anos da série histórica de um quarto de século, tiveram mais frio em junho que 2011 para se verificar como foi gelado o último mês na Grande Porto Alegre", comentou o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall. Desde o início das observações em 1985, os anos de 1987 (12,3ºC), 1988 (11,6ºC), 1990 (12,1ºC), 1996 (11,7ºC), 1999 (13,2ºC), 2008 (12,7ºC) e 2009 (12,8ºC) tiveram média inferior a de 2011 em junho. (Alexandre Aguiar / MetSul Meteorologia)

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.