Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

O Bruno pariu a primeira mínima negativa do ano no RS registrada por estação meteorológica.

Aeeeeeee Brunao!! Em Campos fiquei com 3,1C de minima. Ainda chega a minha vez!

 

Show de bola! Finalmente o Castelinho começou a mostrar sua força!

 

Tucci, deve chegar já na semana que vem... ;)

 

E eu sem conseguir deixar minha estação online....vou fazer mais uma tentativa pela busca de sinal de celular na região neste final de semana hehehehehe

Link to comment
Share on other sites

O Bruno pariu a primeira mínima negativa do ano no RS registrada por estação meteorológica.

Que maravilha Alexandre!Ouvi na Rádio Guaíba o comentário do Luiz Fernando e depois o Mendelski falou sobre a negativa, parabéns Brunooo tá na mídia hem! :clapping:

Não vejo a hora consertar o meu carro e me bandear lá pro Pantera verificar a mínima da semana.O comprador da propriedade de meu sogro é gente buena, vou pedir-lhe para deixar o abrigo com term por lá(isto se msotrar garra o Pantera) senão desativo e vou à busca de um novo local na região. :ok:

Link to comment
Share on other sites

O Bruno pariu a primeira mínima negativa do ano no RS registrada por estação meteorológica.

Aeeeeeee Brunao!! Em Campos fiquei com 3,1C de minima. Ainda chega a minha vez!

 

Parabéns pelo feito, Bruno ! Sabemos que em Ausentes, cidade, provavelmente já caiu abaixo de zero

neste ano, mas não foi medido por estação. A sua é a primeira do ano então, hehehe !

 

Europema com -4,7ºC. Com certeza tivemos um -5 por lá hoje. Ronaldo dá -8 pro domingo. Tenso ! talvez

faça até menos que isso heim, se as condições do tempo assim permitirem.

Link to comment
Share on other sites

Caríssimos,

 

Dois pedidos de ajuda:

 

a) certa vez li a menor temperatura do dia - acho que sem ação da nebulosidade - se dá no período que vai de 15 minutos antes a 15 minutos depois do nascer do sol; essa informação tem fundamento? Tenho notado que as míninas de Urupema se dão sempre na medição das 07h00.

 

b) Domingo estarei em Urupema, ao amanhecer, para fotografar e medir a temperatura. Há algum lugar que possa ser ainda mais frio do que o local onde está a Estação da Epagri? Alguém tem alguma sugestão?

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Mioto, que fantástico isso, cara ! estará em Urupema no domingo ? registre para nós a paisagem congelada

e compartilhe aqui no fórum, please. Só tome cuidado com o frio, não se brinca com temperaturas abaixo

de zero.

 

Sobre esta informação da temperatura mínima, é o que geralmente acontece num dia normal. Porém, durante

incursões de ar frio, a mínima do dia pode ocorrer em momentos diferentes. Imagine por exemplo uma manhã

de um dia sob aquecimento pré-frontal (antes da chegada da frente fria), ao meio dia a frente chega e faz cair

a temperatura, à noite o tempo limpa e a temperatura cai mais ainda. A mínima será registrada à noite, e não

no amanhecer. :good:

Link to comment
Share on other sites

Caio e Renan,

 

Obrigado pela informação e pela dica.

 

Sábado farei um trekking pelo PARNA São Joaquim, saindo das proximidades do Morro da Igreja, descendo ao vale do Pelotas e voltando ao Morro. Farei registros também.

 

No Sábado, mesmo, volto para São José para dormir um pouco e descansar. No Domingo, por volta das 03h00, parto para Urupema para pegar o frio, registrar e fotografar.

 

Na segunda as fotos e vídeos, junto com os dados da localidade apontada pelo Caio serão postados aqui.

 

Se alguém tiver mais dicas sobre baixadas da Serra Catarinense em que a temperatura pode bater recorde pode postar aqui. Se a temperatura for para fim de semana ou para o mês de julho irei registar. A partir da próxima semana vou com aquele termômetro incoterm que me sugeriram aqui.

 

E Renan, fique tranquilo que deixarei minha regata e minhas havaianas em casa...

 

Abraços,

 

Mioto.

Link to comment
Share on other sites

Hoje:

 

RS:

 

Canela (Pq do Caracol): -00,3

Vacaria: 00,0

Bom Jesus: 02,2

São José dos Ausentes: 03,2

Dom Pedrito: 03,5

Santa Maria: 03,5

Cambará do Sul: 03,9

Porto Alegre: 08,1

 

SC:

 

Urupema: -04,7

São Joaquim (Cetrejo): -01,6

Caçador: 00,4

Campos Novos: 00,9

Tres Barras: 01,5

Florianópolis (Ilha): 10,1

 

PR:

 

São Mateus do Sul: 01,2

General Carneiro: 03,4

Guarapuava: 03,5

Palmas: 03,6

Lapa: 04,0

Curitiba: 06,6

 

SP:

 

Itapetininga: 02,6

Tatuí: 02,8

Campos do Jordão (Vl Inglesa): 03,1

Palmital: 03,4

Rancharia: 03,6

São Pedro do Turvo: 03,6

São Paulo (Iag/Usp-Agua Funda): 07,5

São Paulo (Inmet-Mirante de Santana): 11,0

 

MG:

 

Caldas: 05,3

Extrema: 06,2

Maria da Fé: 06,6

Passos: 09,5

Passa Quatro: 09,8

Belo Horizonte: 16,6

 

MS:

 

Rio Brilhante: 08,1

Amambaí: 08,3

Maracaju: 09,5

Itaquirai: 09,8

Juti: 10,3

Campo Grande: 13,0

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Parabéns, Bruno!! O homem do gelo no Estado! Agora só falta ser pé quente pra neve, hehe!

 

Aqui em casa tive minha primeira mínima de um dígito: 9,3°! :good2: Nosso aeroporto deu 6,4°!! Gostaria de saber quanto deu na Base Aérea de Canoas!

 

Agora estou dando uma surra no Castelinho!! Tenho 12,1° enquanto lá faz 13,2°!! Tenho o mesmo valor do Anselmi! Na Vicentina está mais calor: 12,7°!! :rofl:

 

Céu limpo e névoa úmida na cidade. Sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje:

 

Aeroporto: 6,4°

Belém Novo: 6,8°

Jardim Botânico (INMET): 8,1°

Chácara das Pedras: (minha casa): 9,3°

Azenha (RBS:) 9,3°

 

A mínima da RBS foi às 8:55. A temperatura afundou depois do amanhecer. Deve ter sido o nevoeiro. Nessa hora eu tinha: 10,5°.

 

Creio que tenha ficado em 12° no Centrão!!

 

O INMET de Soledade igualou Belém Novo!! :rofl: Incrível foi Santa Maria, que teve 3,5°!! Tramandaí teve a primeira mínima de um dígito: 9,8°.

 

Agora tenho 12,8°.

Link to comment
Share on other sites

Ahan, os números não mentem.Bruno olhei no Google, o Aeroporto de Canela na realidade está na base de uma baixada suave ou semi-baixada, embora pareça topo, existem elevações em todos os quadrantes que provocam boa acumulação de ar frio, isto explica as mínimas muito boas, mesmo no INMET, bem diferente do Aeroporto de Soledade, onde não há a mínima capacidade de retenção de ar frio. :ok:

Já o Castelinho pelo que observei, é uma baixada mais profunda que o Pantera. :ok:

Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje:

 

Aeroporto: 6,4°

Belém Novo: 6,8°

Jardim Botânico (INMET): 8,1°

Chácara das Pedras: (minha casa): 9,3°

Azenha (RBS:) 9,3°

 

A mínima da RBS foi às 8:55. A temperatura afundou depois do amanhecer. Deve ter sido o nevoeiro. Nessa hora eu tinha: 10,5°.

 

Creio que tenha ficado em 12° no Centrão!!

 

O INMET de Soledade igualou Belém Novo!! :rofl: Incrível foi Santa Maria, que teve 3,5°!! Tramandaí teve a primeira mínima de um dígito: 9,8°.

 

Agora tenho 12,8°.

Marquito, aí não dá, pega uma baixada de POA contra o topinho de Solecity.A revanche virá com os dados do Pantera... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Palhoça desde domingo(29) as mínimas ficaram abaixo dos 10ºC, destacando segunda(30) quando fez 07.9ºC aqui em casa.

 

Hoje ficou assim:

 

Máxima: 20.9ºC

Mínima: 9.6ºC

Lá em casa:

Segunda 8,5°C

Terça 9,5°C

Quarta 10,0°C

Hoje 12,0°C

 

As máximas têm todo dia beliscado no 20 a 21°C.

Link to comment
Share on other sites

Ciram:

 

No decorrer da sexta-feira, uma frente fria fraca se desloca pelo litoral catarinense, provocando aumento de nuvens e chuva bem isolada. Apesar de não provocar muita chuva no estado, a massa de ar frio que acompanha essa frente fria é intensa e vai declinar acentuadamente a temperatura de sexta-feira para sábado. Na madrugada e início da manhã de sábado, o frio será forte no sul do estado e não se descarta a possibilidade de neve fraca nas áreas altas do Planalto Sul, como Urubici, Urupema e São Joaquim, onde a temperatura estará próxima de zero grau e a umidade do ar em torno de 100%. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira, a atenção é para a geada em SC, que deve ser ampla nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul, Planalto Norte e Alto Vale do Itajaí, onde a temperatura deve variar entre 2° e – 5°C.
Link to comment
Share on other sites

Alto Vale do Itajaí... a estação do DSoares vai negativar!

 

A MetSul dá de 3 a 5° para a manhã de domingo nas áreas mais frias de POA e não descarta geada isolada. Poderia chegar a até 2°!! (http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/metroclima/default.php?reg=792&p_secao=7#) Devo ficar em 6° aqui em casa. Chove na 3ª-feira que vem e esfria de novo. Maravilha! :good2:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mínimas hoje:

 

Aeroporto: 6,4°

Belém Novo: 6,8°

Jardim Botânico (INMET): 8,1°

Chácara das Pedras: (minha casa): 9,3°

Azenha (RBS:) 9,3°

 

A mínima da RBS foi às 8:55. A temperatura afundou depois do amanhecer. Deve ter sido o nevoeiro. Nessa hora eu tinha: 10,5°.

 

Creio que tenha ficado em 12° no Centrão!!

 

O INMET de Soledade igualou Belém Novo!! :rofl: Incrível foi Santa Maria, que teve 3,5°!! Tramandaí teve a primeira mínima de um dígito: 9,8°.

 

Agora tenho 12,8°.

Marquito, aí não dá, pega uma baixada de POA contra o topinho de Solecity.A revanche virá com os dados do Pantera... :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

 

Mas Belém Novo não é baixada!!

Link to comment
Share on other sites

Alto Vale do Itajaí... a estação do DSoares vai negativar!

Marcos, a região serrana de Jlle não é alto vale, é Planalto Norte... Alto Vale é mais pra região de Rio do Sul, Ituporanga, etc, um pouco mais ao sul, porém mais baixa. Negativar por ali é menos comum do que no planalto norte.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pois tive 8.0°C de mínima. Agora 17.6°C.

impressionante como está sintonizada com o INMET.

deve fechar uns 20°C, acredito.

Com relação à estação do Bruno, está realmente excelente a informação de Canela.

Acho que devemos formar uma Rede do BR tempo. Seria interessante rivalizar, de alguma forma, com os dados oficiais.

Link to comment
Share on other sites

Nem o aeroporto!!

 

Aqui tenho 17,0°. Vou tocar os 20°. Ou quase.

 

Acho que a única verdadeira baixada de POA é ali no Belém Velho, onde mora aquele ex-juiz de futebol que hoje planta pêssegos! Mesmo o Morro Santana tem o pé da elevação, mas não é rodeado por morros!

 

Há baixadas em frente ao Morro Santana, próximo ao antigo campo do Cruzeiro. Altura nro.8600. Já medi temperatura bem baixa naqueles baixadões em invernos passados, 2007 e 2008. tirei até fotos. tive a loucura de medir a temperatura ao amanhecer gelado. a diferença aqui de casa deu menos 2°C. Onde tenho meu termômetro costuma empatar com o INMET. Embora não seja convencional, fica protegido. Não pega sol e dá para o sudeste. contando a diferença +- 0,7, marca uma temperatura dentro do padrão.

Link to comment
Share on other sites

Senhores,

 

Onde vocês acessam os dados das temperaturas de Urupema? Queria fazer um levantamento com máximas e mínimas para comparar com algumas outras cidades em uma postagem no meu Blog...

 

Confesso que apenas visualizo os dados diários aqui -> http://apps.ciram.com.br/baseweb/jsp/Qualidade/monitoramento/map_monitoramento_portal.jsp?tipo=3&dia=2&mes=6&ano=2011&hora=14&estado=SC&selec=12#.

 

Dados completos não sei onde buscar.

Link to comment
Share on other sites

Alto Vale do Itajaí... a estação do DSoares vai negativar!

 

 

Marcos, espero que já tenha negativa ainda em Maio, pois no domingo passado a mínima ficou em 0,2ºC. Segunda foi ligeiramente mais frio, e se não houve neblina ou alguma nebulosidade, tenho chances de ter registrado uma negativa...tomara... :good:

Link to comment
Share on other sites

Se cair alguma neve, será de forma bem rápida e provavelmente sem testemunhas oculares, hehehe !

 

Já a incursão do dia 8 merece mais olhares no que diz respeito à neve...

 

E o ar polar do dia 10 ainda está longe, hehehe !

 

Meu Deus ! Deixaram a porteira polar aberta ! :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

E já tem gente metier que estão questionando estes dados....falando em calibragem,condiçoes da estação ...etc..!!

 

:rtfm:

 

Quando as máximas e a média das máximas são mais altas que muitas estações ninguém fala nada, mas agora que Urupema está mostrando o que o relevo pode fazer, hmmm aí é outra história.

 

Engraçado, pode dar -1oC em Itaiópolis a 900m quando Urupema a 1330m marca +6oC na mesma noite que ninguém duvida. Mas quando a lógica se inverte... hmmm tem muita dor de cotovelo nessa história do metier aí Carlão. Pode apostar!

Link to comment
Share on other sites

GFS 12Z - 3 tiros curtos de frio, um sábado, outro quarta, outro sábado. Interessante.

 

Sobre a neve, estará muito seco, que ninguém suba a serra para vê-la pois vai perder viagem. Mas que ela pode vir, pode sim.

 

Interessante realmente, um pouco singular pra dizer a verdade! Quanto a secura pode colaborar com boas minimas no Parana na quarta e quinta da proxima semana!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.