Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - JUNHO 2011


Recommended Posts

- Pelas rodadas da madrugada a erupção de ar frio do próximo final de semana está mais do que confirmada.

 

- Solução intermediária entre o GFS e o europeu alcançada pela maioria dos modelos globais.

 

- Amanhecer de sábado e domingo congelantes no sul. Segunda e terça congelantes na Mantiqueira.

 

- Possibilidade de mínimas espetaculares no sábado e principalmente no domingo.

 

- Frio tiro curto.

 

- Logo na sequência (180h) o GFS 00Z mostra uma nova e ampla invasão polar, com direito a ciclone na costa.

 

- Anticiclone bem continental, amplo e muito mais duradouro.

 

- Primeiros dez/quinze dias de junho bem abaixo da média

 

- Na sequência o cenário começa a ficar indefinido. Possibilidade de um intervalo de descanso para a fábrica de MP's, sendo que está quase garantido o cenário onde os primeiros dez dias do mês serão congelantes. Com indicativos de que na sequência o frio dá uma amenizada.

 

- A queda brusca da AAO de +3 para 0 (mesmo no campo positivo) em poucos dias poderá refletir na segunda quinzena junho.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia pessoal. Junho começa com friozinho legal em Joinville.

 

Mínima de um dígito: 9,7ºC, céu azulão....10ºC no aeroporto e e 12,1ºC na RBS.

 

Itapoá com 7,2ºC e São Francisco do Sul com 8,6ºC seguem registrando mínimas de respeito para a região em que se localizam.

 

No alto da serra São Bento do Sul registrou 2,3ºC, e o planalto norte ditando o ritmo de mínimas neste primeiro dia de junho.

 

Boa expectativa para a minha estação Joinville Serrana nestes últimos dias...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fechamento do mês de maio na zona sul de Joinville

 

Joinville - Planície: 18,8 ( 15,1 / 24,4 / 8,6 / 29,9 / 19,8) - 52 mm

 

Considerações:

 

- Mínima absoluta comportada

- Máxima não extrapolando os 30ºC (ufa!)

- Pouca chuva a exemplo de abril

 

Logo logo devo coletar os dados da estação Joinville Serrana. :good:

Link to comment
Share on other sites

Europeu e GFS convergindo para forte massa de ar polar para sábado e domingo.

Apenas frio intenso sem qualquer janela de neve; Já próximo do dia 11 e 12 se confirmando outra erupção de ar polar e havendo circulação de umidade perto da costa..........

Quem sabe poderiamos ter uma nevada? Coisa muito difícil nos últimos anos!

Vamos aguardar!!!

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fechamento do mês de maio na zona sul de Joinville

 

Joinville - Planície: 18,8 ( 15,1 / 24,4 / 8,6 / 29,9 / 19,8) - 52 mm

 

Considerações:

 

- Mínima absoluta comportada

- Máxima não extrapolando os 30ºC (ufa!)

- Pouca chuva a exemplo de abril

 

Logo logo devo coletar os dados da estação Joinville Serrana. :good:

 

Não sei se maio foi fantástico aqui ou se foi ruim em Jlle, mas achei interessante q, por enquanto, minha média ponderada de maio ficou mais ou menos no meio do caminho entre suas estações litorânea e serrana, em vez de colar na média da estação litorânea como seria o normal nesta época do ano!

Abraços comparados! :hi:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o frio forte não vem, Junho começou ameno por aqui, com mínima de 13,5ºC.

 

Agora o céu está quase encoberto e faz 16,4ºC nos 950m do INMET.

 

A pergunta que não quer CALAR: Quais as nossas chances de registrarmos -10ºC em Urupema nesta

próxima MP ??? estou tão ansioso por isso quanto por uma nevada.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fechamento do mês de maio na zona sul de Joinville

 

Joinville - Planície: 18,8 ( 15,1 / 24,4 / 8,6 / 29,9 / 19,8) - 52 mm

 

Considerações:

 

- Mínima absoluta comportada

- Máxima não extrapolando os 30ºC (ufa!)

- Pouca chuva a exemplo de abril

 

Logo logo devo coletar os dados da estação Joinville Serrana. :good:

 

Não sei se maio foi fantástico aqui ou se foi ruim em Jlle, mas achei interessante q, por enquanto, minha média ponderada de maio ficou mais ou menos no meio do caminho entre suas estações litorânea e serrana, em vez de colar na média da estação litorânea como seria o normal nesta época do ano!

Abraços comparados! :hi:

 

Lucci, as máximas aí na região são bem mais comportadas que em Joinville. Infiltração de umidade vinda do mar é com vocês. Isso, aliado a altitude, é um elixir para as máximas..

 

Além disso, tivemos por aqui apenas episódios pontuais de mínimas interessantes, que vieram aliados a um padrão bem de outono para a região, com um frio vampiro (cedo frio, meio da manhã agradável a morno já).

 

Agora, não tenho dados para comparar, mas já peguei Maios infinitamente mais frios que esse, inclusive com geada...

Link to comment
Share on other sites

Mínimas em Santa Catarina neste amanhecer e nas últimas 24hs (a partir das 11h00 de ontem)

 

Planalto Norte arrebentando, zerou em Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Itaiópolis

 

No litoral tivemos:

 

Florianópolis 9.2oC

S. Francisco do Sul 8.2oC

Itapoá 7.0oC

Ararnguá 7.2oC

Itajaí 9.6oC

 

010611.png

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia:

 

RS:

 

São Gabriel: 04,6

Dom Pedrito: 04,8

Quaraí: 05,1

Bagé: 05,4

Soledade: 05,5

São José dos Ausentes: 05,9

Santa Maria: 06,1

Passo Fundo: 06,1

Bom Jesus: 06,2

Frederico Westphalen: 06,2

Alegrete: 06,2

Vacaria: 06,6

Uruguaiana: 06,9

Cruz Alta: 07,3

Canela: 07,4

Lagoa Vermelha: 07,4

Santa Rosa: 07,9

Santiago: 08,3

Bento Gonçalves: 08,4

Erechim: 08,4

Gramado: 08,5

Caxias do Sul: 08,6

Santana do Livramento: 08,9

Canguçu; 09,0

São Borja: 09,2

Camaquã: 09,3

Palmeira das Missões: 09,6

Caçapava do Sul: 09,7

Jaguarão: 09,8

Santo Augusto: 10,3

Torres: 10,7

Porto Alegre: 10,8

Rio Grande: 11,7

Chuí: 11,9

Tramandai: 12,4

Mostardas: 13,1

 

SC:

 

Papanduva: -00,3

Monte Castelo: 00,1

Major Vieira: 00,2

Itaiopolis: 00,9

Ireneópolis: 02,0

São Bento do Sul: 02,3

Tres Barras: 02,4

Morro da Igreja: 02,5

Canoinhas: 02,6

Caçador: 02,8

Rio Negrinho: 02,9

Campo Alegre: 03,6

Rio das Antas: 04,4

Urupema: 04,7

Porto União: 05,0

Joaçaba: 05,1

Rio do Campo: 05,3

Celso Ramos: 05,3

Abdon Bastista; 05,6

Lages: 05,9

São Joaquim (Aut): 05,9

São Joaquim (Conv): 06,0

Campo Belo do Sul: 06,1

São Joaquim SC (Cetrejo): 06,2

Curitibanos: 06,3

São Joaquim SC (Clim): 06,3

Itapoá: 07,0

Leblon Régis: 07,0

Campos Novos: 07,2

Xanxere: 07,6

São Bento do Sul: 08,2

Concordia: 08,5

Novo Horizonte: 08,6

Florianópolis (Ilha): 09,2

Florianópolis: 11,3

 

PR:

 

Palmas: 02,2

Lapa: 02,2

Genral Carneiro: 02,3

Guarapuava: 02,3

Castro: 02,5

São Mateus do Sul: 03,2

Fernandez Pinheiro 03,4

Joaquim Tavora: 03,7

Irati: 04,0

Curitiba (Aeroporto Afonso Pena): 04,0

Telemaco Borba: 04,6

Curitiba (Simepar): 04,7

Ivai: 04,8

Curitiba (Inmet/Aut): 05,1

Inacio Martins: 05,1

Cambará: 05,2

Curitiba (Inmet/Conv): 05,3

Franscisco Beltrão: 05,4

Pato Branco: 05,5

Palotina: 05,9

Entre Rios: 05,9

Curitiba (Aeroporto Bacacheri): 06,0

Cianorte: 06,8

Campo Mourão: 07,1

Dois Vizinhos: 07,2

Londrina: 09,3

Maringá: 09,9

Cascavel: 10,5

 

SP:

 

Rancharia: 02,2

Itararé: 03,0

Tatuí: 03,2

Campos do Jordão (Pq Estadual do Horto Florestal): 03,6

Manduri: 04,0

São Miguel do Arcanjo: 04,8

Cordeirópolis: 04,8

Capão Bonito: 05,0

São Paulo (Cptec - Marcilaq): 05,0

Taquarituba: 05,1

Tapiraí: 05,4

Assis: 05,3

Sorocaba: 05,4

Apiaí: 06,2

Campos do Jordão (Cptec): 07,0

Barra do Turvo: 07,2

Campos do Jordão (Inmet/Conv): 07,3

Campos do Jordão (Inmet/Aut): 07,5

Vargem Grande do Sul: 07,8

São Paulo (IAG/USP-Agua funda): 08,4

Monte Alegre do Sul: 08,7

Jundiaí: 09,0

Marilia: 09,1

Guarulhos (Aeroporto Internacional - Cumbica): 10,0

São Paulo (Campo de Marte): 10,0

São Paulo (Mirante de Santana/Conv): 10,7

São Paulo (Mirante de Santana/Aut): 10,8

São paulo (Aeroporto de Congonhas): 11,0

Ribeirão Preto: 12,1

 

MG:

 

Monte Verde: 04,0

Extrema: 05,1

Caldas: 06,2

Maria da Fé: 07,3

São Lourenço: 09,4

Barbacena: 09,8

Belo Horizonte (Inmet/Aut): 14,1

 

RJ:

 

Petropolis (Pico do Couto): 09,2

Nova Friburgo: 11,9

Teresópolis: 12,7

Cordeiro: 12,9

Itaperuna: 14,6

Resende: 16,0

Rio de Janeiro (Aeroporto Internacional do Galeão): 18,0

Rio de Janeiro (Aeroporto Santos Dumont): 19,0

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, fechamento do mês de maio na zona sul de Joinville

 

Joinville - Planície: 18,8 ( 15,1 / 24,4 / 8,6 / 29,9 / 19,8) - 52 mm

 

Considerações:

 

- Mínima absoluta comportada

- Máxima não extrapolando os 30ºC (ufa!)

- Pouca chuva a exemplo de abril

 

Logo logo devo coletar os dados da estação Joinville Serrana. :good:

 

Não sei se maio foi fantástico aqui ou se foi ruim em Jlle, mas achei interessante q, por enquanto, minha média ponderada de maio ficou mais ou menos no meio do caminho entre suas estações litorânea e serrana, em vez de colar na média da estação litorânea como seria o normal nesta época do ano!

Abraços comparados! :hi:

 

Lucci, as máximas aí na região são bem mais comportadas que em Joinville. Infiltração de umidade vinda do mar é com vocês. Isso, aliado a altitude, é um elixir para as máximas..

 

Além disso, tivemos por aqui apenas episódios pontuais de mínimas interessantes, que vieram aliados a um padrão bem de outono para a região, com um frio vampiro (cedo frio, meio da manhã agradável a morno já).

 

Agora, não tenho dados para comparar, mas já peguei Maios infinitamente mais frios que esse, inclusive com geada...

 

Mas pela minha posição de coleta e dados, minha amplitude é menor que a real, as temp reais ficam tipo 1,0 menor nas mínimas e 1,5 maiores nas máximas.

Quanto à inflitração, aqui infiltra pacas! Eu diria até demais! :prankster: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Carlot´s, ressalvas:

 

- Joinville, na minha estação, 9,7ºC e Aeroporto 10ºC.

- O valor de Campo Alegre é inverídico. Essa é a temperatura das 2:00 da madruga, quando a estação para de funcionar (ridícula essa situação).

- O valor de São Bento do Sul, na verdade, é de São Francisco do Sul, no litoral. São Bento teve ainda mínima de 3,8º na SAMAE.

 

E que valores esses de Rancharia! Queria ver fotos de geadas que devem ocorrer pela região.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em casa tive mínima de 11,1° às 4:18. Depois comeou a ventar de oeste e creio que veio nevoeiro. Estava fechadão de manhã. Pobre aeroporto. O tempo abriu aqui só ao meioa-dia!!! Às 11 h ainda tinha 12,7°. Foi uma manhã bem fria (tomando pau do litoral de SC, mas ainda assim fria, hehe)!

 

Agora temos névoas seca e cirrus. Faz 16,2° com 78% e venta de ONO a 10,0 km/h.

Link to comment
Share on other sites

É um fenômeno ver a estação da RBS de POA mais fria que todas as outras, incluindo Lages, Caxias e Gramado. Efeito do nevoeiro, que só se dissipou agora aqui em casa. Certamente prefiro um dia como hoje (mínima de 11C, mas frio se mantendo na casa dos 12-13 até meio-dia), do que mínimas vampiras, daquelas que tem que ficar se desencasacando durante o dia.

 

Não é à toa que mesmo não tendo nenhum valor extremo, vi as pessoas hoje no campus do Vale (divisa com Viamão) comentando que parecia o dia mais frio do ano. Não sei se foi, mas a sensação de manhã mais fria certamente foi, com a temperatura baixa, umidade alta e vento fraco perdurando todo o período.

 

Agora faz 15C cravados aqui e acaba de abrir o sol.

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo ou Carlos, vocês teriam registrados os dados de Urupema e região para ver o fechamento do mês de maio?

 

Foram quantas negativas? Qual média de mínimas, de máximas e ponderada? Queria ver a comparação com INMET SJ e Climaterra...

 

Saiu hoje na Metsul que o número de negativas em Urupema foi de 9 ! quase 1/3 do mês, hehehe. E se depender

das projeções dos modelos, Junho agora vai conseguir chegar a umas 12/15 negativas. Mas também aguardo as

médias gerais para Maio, vamos ver...

Link to comment
Share on other sites

minha mínima foi de 10.7°C. chegou a 17.1°C.

agora tempo bom. Realmente, a sensação de frio foi até próxima ao meio dia.

a previsão da somar dá temperaturas baixas abaixo da média e as altas quase 5 graus acima da média para junho. Ou seja, na média, poderá ficar quente? evidente! haverá uma compensação. As máximas deverão ser elevadas devido ao grande gradiente térmico. ar muito seco.

Link to comment
Share on other sites

pela 12z persiste e até aumenta a chande de paraguaia. Fica bem desenhado dois tiros curtos, um final de semana, outro na quarta-feira.

 

 

O dia chave para essa paraguaia seria domingo? Nao vi os modelos essa madrugada, mas pelo que tinha visto, essa paraguaia se daria sem um ciclone bem formado, nao??

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Não é o Itapuca é a Itapuca :sarcastic: :laugh: :laugh: :laugh: :sarcastic: :sarcastic: :sarcastic:

Galera, comunicando que o abrigo no Pantera com dias contados, :cray: :cray: :russian: :dash1: :shout: conforme eu havia falado, o sogro estava vendendo a propriedade, o negócio deve sair esta semana.Ainda vou deixar o termômetro por lá mias um tempo.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas do dia:

 

 

SP:

 

Rancharia: 02,2

Itararé: 03,0

Tatuí: 03,2

Campos do Jordão (Pq Estadual do Horto Florestal): 03,6

Manduri: 04,0

São Miguel do Arcanjo: 04,8

Cordeirópolis: 04,8

Capão Bonito: 05,0

São Paulo (Cptec - Marcilaq): 05,0

Taquarituba: 05,1

Tapiraí: 05,4

Assis: 05,3

Sorocaba: 05,4

Apiaí: 06,2

Campos do Jordão (Cptec): 07,0

Barra do Turvo: 07,2

Campos do Jordão (Inmet/Conv): 07,3

Campos do Jordão (Inmet/Aut): 07,5

Vargem Grande do Sul: 07,8

São Paulo (IAG/USP-Agua funda): 08,4

Monte Alegre do Sul: 08,7

Jundiaí: 09,0

Marilia: 09,1

Guarulhos (Aeroporto Internacional - Cumbica): 10,0

São Paulo (Campo de Marte): 10,0

São Paulo (Mirante de Santana/Conv): 10,7

São Paulo (Mirante de Santana/Aut): 10,8

São paulo (Aeroporto de Congonhas): 11,0

Ribeirão Preto: 12,1

 

 

 

É quase inacreditável o Marsilac.... como faz diferença não estar na Ilha de Calor! Aqui em casa minha mínima foi de uns 12 graus... mais ou menos alinhada com Congonhas que é relativamente perto. Acredito que por estar na varanda e no 14º andar deve fazer uma diferença... aqui é muito raro abaixar de 10ºC

 

Monte Alegre do Sul mandando bem! E muito legal esse levantamento que vemos umas cidades com frio surpreendente!

Link to comment
Share on other sites

to começando a crer que junho e julho serão meses de bastante frio, contínuo e secos, como foi maio.

Tomara que a situação não se altere! De todos os anos que tivemos, desde 2000, este é o mais provável para que uma super onda de frio aconteça!

 

 

E o que eu penso tambem, pelo menos teoricamente, de todos os anos esse seria o mais favoravel a pelo menos um grande evento de frio, mesmo que o inverno nao seja rigoroso!

 

Somar hoje colocou boa chuva para quase todo o Parana entre domingo e segunda, e garantiu que nao haverao geadas no Estado na semana que vem! Sera? :hang1:

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Somar hoje colocou boa chuva para quase todo o Parana entre domingo e segunda, e garantiu que nao haverao geadas no Estado na semana que vem! Sera? :hang1:

 

O meu (humilde e amador) prognóstico seria COMPLETAMENTE diferente.

 

Sobre o sinal amarelo: vejo apenas entre 165h e 174h.

 

 

Pois e Caio, so pra ser mais preciso, eles disseram que nao haverao geadas em areas produtoras de safrinha do Parana, ou seja, Oeste, sudoeste, norte e noroeste do Estado!

 

Eu nao entendo esse pessoal! Segunda-feira no noticias agricolas, um corretor do Parana sendo entrevistado no programa, disse que tinham havido geadas em baixadas e areas produtoras do Norte e Oeste do Estado. Dai o entrevistador cortou o assunto, e no mesmo dia eles continuaram dizendo na previsao que nao houveram geadas...

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Pois e Caio, so pra ser mais preciso, eles disseram que nao haverao geadas em areas produtoras de safrinha do Parana, ou seja, Oeste, sudoeste, norte e noroeste do Estado!

 

Eu nao entendo esse pessoal! Segunda-feira no noticias agricolas, um corretor do Parana sendo entrevistado no programa, disse que tinham havido geadas em baixadas e areas produtoras do Norte e Oeste do Estado. Dai o entrevistador cortou o assunto, e no mesmo dia eles continuaram dizendo na previsao que nao houveram geadas...

 

Sds.

 

Depois de todos esses anos o que eu nunca entendi é como tem alguém que ainda compra a previsão da Somar?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.