Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Guarapuava no Simepar tem às 20:30 - 8,0º

General Carneiro na leitura entre até às 20H já tinha: 6,0º

Curitiba varia de 12,5º no Simepar até 9,8º no Ahú.

Vamos aguardar a leitura das 21:00, pois o ar estabilizou e o vento praticamente cessou na maioria das regiões.

 

Rodrigo, essa tua estação no Ahú é show...bela temperatura... :good:

Link to comment
Share on other sites

Guarapuava no Simepar tem às 20:30 - 8,0º

General Carneiro na leitura entre até às 20H já tinha: 6,0º

Curitiba varia de 12,5º no Simepar até 9,8º no Ahú.

Vamos aguardar a leitura das 21:00, pois o ar estabilizou e o vento praticamente cessou na maioria das regiões.

 

Rodrigo, essa tua estação no Ahú é show...bela temperatura... :good:

 

Em noites de céu claro é frio tipico de baixada, minha estação está praticamente na baixada, após ela apena há um pequeno jardim público e logo após um córrego em seguida uma encosta de uns 30m. Perceba como a umidade é mais alta também em virtude da proximidade do córrego.

 

Da uma olhada no mapa que aparece no link da estação que dá pra entender bem!

 

valeu!

Link to comment
Share on other sites

Estive olhando agora os mapas do GFS. A conclusão que cheguei é que estes primeiros 10 dias de maio serão bem abaixo da média no RS/SC/PR. Nas próximas noites teremos sempre mínimas menores ou igual a 10C em praticamente todas as regiões destes estados. Mais para o fim desta semana, teremos mínimas próximas ou abaixo de 0C nos 3 estados da região.

 

Maravilha! :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Show, Lucas!! realmente tá frio....

Aqui na minha estação registrei a mínima do ano agora há pouco: 14,8 graus!

 

Só que ainda há vento...e quando venta a temperatura sobe ainda...

 

21:11 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 74% 0.0mm

21:16 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 74% 0.0mm

21:21 15.1 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 5.0km/h 73% 0.0mm

21:26 15.2 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 72% 0.0mm

21:31 15.2 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 70% 0.0mm

21:36 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 3.5km/h 67% 0.0mm

21:41 15.5 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 68% 0.0mm

21:46 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 68% 0.0mm

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o frio do PR para cima é dependente de ciclones. Quando há ciclones o ar frio dá uma laçada e chega lá por cima e a festa fica garantida para a região. Sem o ciclone o ar frio chega, também, mas muito dificilmente com a mesma potência.

Foi o que aconteceu em julho de 2010: sem ciclone, mas neve no Chaco boliviano e frio extremo para os padrões do MT e sul da Amazônia. Efeito do ar frio esparramado na Bacia do Paraná. Quem se deu mal na ocasião foi o Sudeste.

 

Abraços continentais!

Link to comment
Share on other sites

Beto, aqui em Passo Fundo a máxima foi de 13 C e agora estamos com 11 C. O dia mais frio do ano até agora.

 

Meu amigo, aqui em Soledade também está muito, muito frio. Garoou o dia inteiro, ventou forte e não passou dos 12ºC. Agora, 22h30, no bairro do PH, faz 8.1ºC, céu limpo e vento terrível.

 

Amanhã cedo sai meu voo e devo chegar em Ctba com frio igualmente.

Link to comment
Share on other sites

Show, Lucas!! realmente tá frio....

Aqui na minha estação registrei a mínima do ano agora há pouco: 14,8 graus!

 

Só que ainda há vento...e quando venta a temperatura sobe ainda...

 

21:11 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 74% 0.0mm

21:16 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 74% 0.0mm

21:21 15.1 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 5.0km/h 73% 0.0mm

21:26 15.2 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 72% 0.0mm

21:31 15.2 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 70% 0.0mm

21:36 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 3.5km/h 67% 0.0mm

21:41 15.5 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 68% 0.0mm

21:46 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 68% 0.0mm

 

 

Aqui em Palhoça ( Grande Fpolis) fazia 16°C a meia hora, foi só começar a ventar que já subiu para 17°C :negative:

não estou muito confiante de que essa noite vai ser a mínima do ano que por enquanto foi de 12,8°C aqui em Palhoça

Link to comment
Share on other sites

Show, Lucas!! realmente tá frio....

Aqui na minha estação registrei a mínima do ano agora há pouco: 14,8 graus!

 

Só que ainda há vento...e quando venta a temperatura sobe ainda...

 

21:11 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 74% 0.0mm

21:16 14.8 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 74% 0.0mm

21:21 15.1 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 5.0km/h 73% 0.0mm

21:26 15.2 °C 10.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 72% 0.0mm

21:31 15.2 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 70% 0.0mm

21:36 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 3.5km/h 67% 0.0mm

21:41 15.5 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 4.3km/h 68% 0.0mm

21:46 15.4 °C 9.0 °C 1017.8hPa Calm 0.0km/h 68% 0.0mm

 

 

Aqui em Palhoça ( Grande Fpolis) fazia 16°C a meia hora, foi só começar a ventar que já subiu para 17°C :negative:

não estou muito confiante de que essa noite vai ser a mínima do ano que por enquanto foi de 12,8°C aqui em Palhoça

 

Bom a mínima da minha PWS eu já atingi, mas esse vento que volta e meia aparece vai melar com um maior resfriamento....apareceu de novo e elevou a temperatura novamente...de repente para e a temp. despenca :russian:

Link to comment
Share on other sites

É impressionante como o frio do PR para cima é dependente de ciclones. Quando há ciclones o ar frio dá uma laçada e chega lá por cima e a festa fica garantida para a região. Sem o ciclone o ar frio chega, também, mas muito dificilmente com a mesma potência.

 

Não me lembro bem, mas acho que em junho de 2009 quando teve geada até no interior de SP e sul de GO não havia ciclone, ou ao menos estava muito mais ao sul do que o normal. Felizmente ciclones (extratropicais) fazem parte da história climática brasileira.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bruno Souza, começou a meleca do padrão outono-inverno porto-alegrense clássico. Muita umidade e frio de 14C! O Marcos fica emocionado nesses dias! :laugh:
Amanhã é POA tomando pau de Joinville. Aqui parou a chuva, subiu 1C a temperatura, e quero ver cair. Ao contrário de todo o interior.

 

Santa sina...

A questão é que mesmo que o ciclone vá, a umidade fica em parte. E o pouco que fica fica exatamente aqui. E quando falo aqui é em POA, e não no Litoral Norte, ou Sul, ou onde for.

 

Nessa noite não sei se vai ser tão surra assim (olha só a que ponto chegamos). O Vale do Itajaí está afundando. Ainda temos sorte de que o céu abre às vezes por aqui. Geralmente, com o resfriamento + umidade do ciclone o tempo fecha totalmente. Agora temos variação de nuvens e tenho 13,6°. U.r. em pelo menos 87%. Sem vento. Se cairmos, vai ser pouco. Nós e parte do Sul do RS. O resto do Sul e o Centro-Oeste afundam.

 

Ainda aposto que teremos uma noite com mais frio no litoral do PR do que aqui. E deve ser essa noite.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

O PHP e o Shimutz estão nesse momento construindo um Iglo ao lado da Rodoviária de Soledade. Antes de rumar ao aeroporto ambos deverão passar pelo Albergue Raia da Pedra e verificar as condições da neve e o gelo na região, tudo isso se o vento permitir :girlwitch:

 

PHP, nesse momento reclama do calor em Soledade com este 8C em casa :heat: . Alega que esta anomalia é toda culpa da panela di POA!

Link to comment
Share on other sites

Marcos, vc que é um defensor do frio porto-alegrense, deveria secar os ciclones. O frio é muito melhor aqui sem ciclone.

Eu ODEIO os ciclones. Só adoro ciclones quando traz neve. Leia o que acabei de escrever: quando sobra um rabo de umidade, é AQUI que ele fica, na nossa cidade especificamente.

 

Sempre que lembro dessas coisas fico chocado com a exatidão com que nossa região retém calor. TUDO joga contra.

 

Ainda 13,6°. Milagrosamente não está nublado: ora fecha, ora fica com tempo bom. Mas está muito úmido!

 

Sobre o Litoral Sul de SC e Floripa, tem muito vento O. O mesmo em Torres. Para esfriar bem ali tem que parar de ventar. O aquecimento adiabático é o vilão do frio na área, em especial nas máximas.

 

Abraços anti-ciclônicos!

Link to comment
Share on other sites

O PHP e o Shimutz estão nesse momento construindo um Iglo ao lado da Rodoviária de Soledade. Antes de rumar ao aeroporto ambos deverão passar pelo Albergue Raia da Pedra e verificar as condições da neve e o gelo na região, tudo isso se o vento permitir :girlwitch:

 

PHP, nesse momento reclama do calor em Soledade com este 8C em casa :heat: . Alega que esta anomalia é toda culpa da panela di POA!

Assisti na TV o pessoal di POA está de pala com 14º :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Marcos, vc que é um defensor do frio porto-alegrense, deveria secar os ciclones. O frio é muito melhor aqui sem ciclone.

Eu ODEIO os ciclones. Só adoro ciclones quando traz neve. Leia o que acabei de escrever: quando sobra um rabo de umidade, é AQUI que ele fica, na nossa cidade especificamente.

 

Sempre que lembro dessas coisas fico chocado com a exatidão com que nossa região retém calor. TUDO joga contra.

 

Ainda 13,6°. Milagrosamente não está nublado: ora fecha, ora fica com tempo bom. Mas está muito úmido!

 

Sobre o Litoral Sul de SC e Floripa, tem muito vento O. O mesmo em Torres. Para esfriar bem ali tem que parar de ventar. O aquecimento adiabático é o vilão do frio na área, em especial nas máximas.

 

Abraços anti-ciclônicos!

 

Marcos, confesso que sempre me preocupei mais com a nebulosidade do que com o vento aqui em Joinville, mas hoje está de encafifar....olha só:

 

22:27 14.7 °C 9.0 °C 1018.8hPa Calm 0.0km/h 71% 0.0mm

22:32 14.8 °C 9.0 °C 1018.8hPa Calm 0.0km/h 69% 0.0mm

22:37 15.0 °C 8.0 °C 1018.8hPa Calm 4.3km/h 65% 0.0mm

22:42 15.3 °C 7.0 °C 1018.8hPa Calm 4.3km/h 61% 0.0mm

22:47 15.6 °C 7.0 °C 1018.8hPa Calm 5.0km/h 60% 0.0mm

 

em 20 min, 1 grau a mais só por causa do vento....

Link to comment
Share on other sites

PHP nesse momento escancara as janelas do quarto do Shimutz e desliga o fogão a lenha do mesmo. Diz: "deixa de ser fresco, vivente :heat: !! Vamos para rua se "arrefrescar". Essa temperatura aqui é pinto perto do que temos no alto do inverno. Não esqueça que aqui estamos no Alto, eu disse ALTO da Serra do Botucaraí.". Shimutz responde: "PHP, mas como venta aqui no Planalto Médio! Estou com medo de perder a minha boina!". PHP explode de raiva e começa a planejar o discurso na câmara no dia seguinte para proibir o uso do termo Planalto nas ruas de Soledade. Como pena, o sujeito que descumprir a nova regra deve ficar exposto ao vento da cerca velha por duas horas seguidas, isso se conseguir sobreviver a este longo período de exposição severa aos efeitos da sensação térmica cuiuda. :heat:

Link to comment
Share on other sites

To meio por fora do BAz, previsões e etc...trabalhando muito, e viajando quase toda semana...mas fui pego de surpresa por essa onda de frio...hoje quando vi um ceu azul, e um vento mais "fresco" desconfiei que tinha alguma coisa errada hehe...

 

por sorte essa semana to em Curitiba, pois tenho ido quase toda semana a trabalho pra Ribeirão Preto, Barretos ou Bauru...uma mais quente que a outra hehe

 

Agora em Ctba, 11ºC...depois de 1 ano morando na bahia, finalmente vejo os termometros se aproximar de 1 digito :clapping:

Link to comment
Share on other sites

:girlwitch:

PHP nesse momento escancara as janelas do quarto do Shimutz e desliga o fogão a lenha do mesmo. Diz: "deixa de ser fresco, vivente :heat: !! Vamos para rua se "arrefrescar". Essa temperatura aqui é pinto perto do que temos no alto do inverno. Não esqueça que aqui estamos no Alto, eu disse ALTO da Serra do Botucaraí.". Shimutz responde: "PHP, mas como venta aqui no Planalto Médio! Estou com medo de perder a minha boina!". PHP explode de raiva e começa a planejar o discurso na câmara no dia seguinte para proibir o uso do termo Planalto nas ruas de Soledade. Como pena, o sujeito que descumprir a nova regra deve ficar exposto ao vento da cerca velha por duas horas seguidas, isso se conseguir sobreviver a este longo período de exposição severa aos efeitos da sensação térmica cuiuda. :heat:
:girlwitch: :laugh:
Link to comment
Share on other sites

PHP nesse momento escancara as janelas do quarto do Shimutz e desliga o fogão a lenha do mesmo. Diz: "deixa de ser fresco, vivente :heat: !! Vamos para rua se "arrefrescar". Essa temperatura aqui é pinto perto do que temos no alto do inverno. Não esqueça que aqui estamos no Alto, eu disse ALTO da Serra do Botucaraí.". Shimutz responde: "PHP, mas como venta aqui no Planalto Médio! Estou com medo de perder a minha boina!". PHP explode de raiva e começa a planejar o discurso na câmara no dia seguinte para proibir o uso do termo Planalto nas ruas de Soledade. Como pena, o sujeito que descumprir a nova regra deve ficar exposto ao vento da cerca velha por duas horas seguidas, isso se conseguir sobreviver a este longo período de exposição severa aos efeitos da sensação térmica cuiuda. :heat:

 

Irretocável! Mas o Shima ainda ousaria chamar de Planalto Médio?? hehehehhe

Link to comment
Share on other sites

Raiva é sentimento que não cultivo faz tempo :laugh: :laugh:

À propósito, tava frio ontem pros lados do Beira Rio :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

Link to comment
Share on other sites

PHP subindo a Raia da Pedra em uma manhã de outubro. Na Raia da Pedra ele se prepara para correr maratonas em cidades de grande altitudes!

barefoot-ice-half-marathon.jpg

 

Bruno, simplesmente hilário. Tô que não me aguento de rir.

Aqui seguimos com ventos fortes e temperatura caindo. Amanhã deveremos ter a manhã mais fria do ano. Surpresa essa onda de frio. NO sudoeste do estado as máximas não passaram de 20ºC.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.