Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil - MAIO 2011


Recommended Posts

Por enquanto, a divisa SP-PR é a "fronteira maldita" que separa o frio polar do mero friozinho de altitude. Mas o Eta 20 e o Mbar 25 km já colocam temperatura em constante queda pra hoje na Grande Sampa, sendo 3a e 4a os dias mais frios com mínima de 12 graus. Dado o caráter altamente nublado e ventoso que este ar frio terá pra cá, não acredito em marcas muito melhores que isto pros buracos do frio da RMSP, tais como Marsilac, etc. Mas que nesta hora seria interessante ter um informante da Cantareira, seria, pois frio ventoso costuma pegar com força em altitudes mais elevadas!

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.9k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Renan, por aqui foi um parto para baixar a temperatura essa madrugada....estava quente...

 

amanheceu com agradáveis 17ºC, mas já está em 20....

 

UR baixíssima para o horário e PO também....

 

Pq não dá um dia desses no fds por aqui?? hehehehhe

_______________________________

 

Luciano, média ponderada em Abril aqui em Joinville de 22,1ºC....quase acertou quando disse 22ºc lá no tópico das minhas estações...

Link to comment
Share on other sites

Pois é Diego, pelo mapa percebe-se que somente a sua região de Joinville é que

aparece em amarelo. Boa parte do Sul está entre 10/15C no momento.

 

Frio será bem medíocre aqui pra Juiz de Fora nesta mp, mas o GFS aposta numa outra

incursão de frio para o sábado, desta vez marítima, e que por isso mesmo traria temperaturas mais

baixas pra cá. Desta vez o frio seria nosso.

Link to comment
Share on other sites

Às 8h:

 

Vilhena RO (INMET): 14.7 C

Porto Alegre RS (INMET): 15.0 C

 

As estações da Metroclima em PoA registram temperaturas entre 15.2 e 16.3 às 8:36.

 

Em 12 graus S e a mais de 2 mil quilômetros ao norte, Vilhena está mais fria do que Porto Alegre a esta hora!

Link to comment
Share on other sites

Pois é Diego, pelo mapa percebe-se que somente a sua região de Joinville é que

aparece em amarelo. Boa parte do Sul está entre 10/15C no momento.

 

Frio será bem medíocre aqui pra Juiz de Fora nesta mp, mas o GFS aposta numa outra

incursão de frio para o sábado, desta vez marítima, e que por isso mesmo traria temperaturas mais

baixas pra cá. Desta vez o frio seria nosso.

 

Verdade. O litoral de SC, baixo e médio vale do Itajaí e norte catarinense ainda não sentiram o frio desta mP...amanhã deve melhorar um pouco, mas nada de significativo....

 

Esperemos, então, pela outra mP....

Link to comment
Share on other sites

Às 8h:

 

Vilhena RO (INMET): 14.7 C

Porto Alegre RS (INMET): 15.0 C

 

As estações da Metroclima em PoA registram temperaturas entre 15.2 e 16.3 às 8:36.

 

Em 12 graus S e a mais de 2 mil quilômetros ao norte, Vilhena está mais fria do que Porto Alegre a esta hora!

 

:laugh: :laugh:

 

Praticamente a mesma temperatura... :rofl:

Link to comment
Share on other sites

Às 8h:

 

Vilhena RO (INMET): 14.7 C

Porto Alegre RS (INMET): 15.0 C

 

As estações da Metroclima em PoA registram temperaturas entre 15.2 e 16.3 às 8:36.

 

Em 12 graus S e a mais de 2 mil quilômetros ao norte, Vilhena está mais fria do que Porto Alegre a esta hora!

 

:laugh: :laugh:

 

Praticamente a mesma temperatura... :rofl:

Eu avisei, eu avisei, eu avisei... eu sei como funciona a dinâmica do frio aqui... ou da falta dele. Eis minha mensagem da 0:21 do dia 30/4 (sábado), no tópico de abril:

 

Pelos comentários acerca do frio aqui, aposto mais frio em MT do que aqui. Talvez o litoral do PR do aqui alguns dias depois. Sério. Não estou brincando.

Só errei na comparação com o MT. Na verdade deveria ter citado RO. Estava na cara que isso ia acontecer. O pior será quando secar, porque daí tomaremo o pau do litoral. Na verdade já tomamos: Torres teve 11,5°!! Aqui deu 14,4°. Rio Grande 14,6° com chuva moderada ou forte, mas está uma ventania por lá! Deu 13,8° em Itajaí.

 

Em Rio Branco, AC, fez 17,7°. Algumas áreas do S da Amazônia estão tendo a mínima do dia por agora.

 

Todo o Planalto e serra do RS está entre 9° e 11°. E com chuva. Bem frio. Nas áreas baixas está 12°. No S entre 13° e 14°. Aqui e em parte do litoral 15° e Torres já vai aos 20° com aquecimento adiabático do vento que desce da serra.

 

Não baixei dos 14,9°. Agora chuvisca e venta. Tenho 15,3° com vento O a 18,3 km/h. Pelo menos um dia de inverno, mas normal.

 

Abraços pessimistas!

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um frio mais decente, temperatura excelente neste momento com vento e céu encoberto. :good2:

Maio começou com o pé direito, depois da decepção que foi abril.

 

Mas geralmente é assim, depois de um abril fraco sempre vem coisa boa no começo de maio.

 

Por aqui estou esperando a menor temperatura do ano quando começar anoitecer.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um frio mais decente, temperatura excelente neste momento com vento e céu encoberto. :good2:

Maio começou com o pé direito, depois da decepção que foi abril.

 

Mas geralmente é assim, depois de um abril fraco sempre vem coisa boa no começo de maio.

 

Por aqui estou esperando a menor temperatura do ano quando começar anoitecer.

 

Somos dois, Beto!

 

Só não sei se vai nublar ainda hoje, pq agora apenas nuvens esparsas aparecem no céu....mas no geral está um dia agradável...temperatura de 22ºC, UR baixíssima e vento constante....

Link to comment
Share on other sites

Porto Velho, capital de Rondônia, teve chuva praticamente por toda a madrugada. O dia amanheceu muito nublado e a queda de temperatura em relação a ontem é impressionante.

 

Segundo dados da estação automática do INMET na cidade:

 

Ontem às 10h local: 30,2º C / UR: 69% / Pressão: 1001,6 hPa

Hoje às 10h local: 21,6ºC / UR: 81% / Pressão: 1005,2 hPa

 

Venta continuamente de Sul, o que deve dificultar uma elevação muito grande da máxima hoje. Calculo algo entre 26º C e 27º C pois pode limpar.

Link to comment
Share on other sites

Às 8h:

 

Vilhena RO (INMET): 14.7 C

Porto Alegre RS (INMET): 15.0 C

 

As estações da Metroclima em PoA registram temperaturas entre 15.2 e 16.3 às 8:36.

 

Em 12 graus S e a mais de 2 mil quilômetros ao norte, Vilhena está mais fria do que Porto Alegre a esta hora!

 

:laugh: :laugh:

 

Praticamente a mesma temperatura... :rofl:

 

Mas agora deve ter dado uma esquentada lá né! hehe

Dia outono-invernal em POA hoje, com temperatura na casa dos 15 graus e com uma cara de que desse nível não sai muito cedo. Céu 100% encoberto com chuva fraca. Os ambientes ainda estão quentes, por isso sai de casa de manga curta mesmo.. ainda tá tranquilo!

 

Acho que ainda não chegaremos a mínima de um dígito, a menos que abra bem o tempo entre terça e quarta-feira. Aí quem sabe a estação da Lomba do Pinheiro ou Base Aérea de Canoas.

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone está nota 10! Chove consistentemente em POA com 15C e vento ONO desde o amanhecer. Por quê não temos isso em julho?

 

Ano passado foi a mesma coisa! 3 ciclones bem formados no periodo de abril e maio, e em julho com aquele monstro de trajetoria continental, nada aconteceu, nem uma baixa pra espalhar aquele frio e umidade!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Dia outono-invernal em POA hoje, com temperatura na casa dos 15 graus e com uma cara de que desse nível não sai muito cedo. Céu 100% encoberto com chuva fraca. Os ambientes ainda estão quentes, por isso sai de casa de manga curta mesmo.. ainda tá tranquilo!

 

Acho que ainda não chegaremos a mínima de um dígito, a menos que abra bem o tempo entre terça e quarta-feira. Aí quem sabe a estação da Lomba do Pinheiro ou Base Aérea de Canoas.

Dia de inverno. A mínima foi mixuruca, mas eu não subi 1° sequer!! Tive variação de 14,9° a 15,7° até agora! Ainda chove moderadamente em alguns momentos. Tenho acumulado de 14,8 mm até agora.

 

Estou com 15,3° e chuva moderada.

 

Em Soledade ainda não passou de 12,4°; Erechim de 11,6°; Canela 11,7°; Ausentes 10,9°; SJ 9,2° e MI 6,0°! Torres, com sol e aquecimento adiabático, atingiu 23,7°. Outro mundo!

 

Nas estações da RBS ainda não passou de 10,4° em Gramado e 12,0° em Caxias do Sul.

 

Abraços invernais!

Link to comment
Share on other sites

Às 8h:

 

Vilhena RO (INMET): 14.7 C

Porto Alegre RS (INMET): 15.0 C

 

As estações da Metroclima em PoA registram temperaturas entre 15.2 e 16.3 às 8:36.

 

Em 12 graus S e a mais de 2 mil quilômetros ao norte, Vilhena está mais fria do que Porto Alegre a esta hora!

 

:laugh: :laugh:

 

Praticamente a mesma temperatura... :rofl:

 

Mas agora deve ter dado uma esquentada lá né! hehe

Dia outono-invernal em POA hoje, com temperatura na casa dos 15 graus e com uma cara de que desse nível não sai muito cedo. Céu 100% encoberto com chuva fraca. Os ambientes ainda estão quentes, por isso sai de casa de manga curta mesmo.. ainda tá tranquilo!

 

Acho que ainda não chegaremos a mínima de um dígito, a menos que abra bem o tempo entre terça e quarta-feira. Aí quem sabe a estação da Lomba do Pinheiro ou Base Aérea de Canoas.

 

E como esquentou, Torales!

 

O sol saiu por aqui e já estamos sentindo calor! :heat:

 

Às 13:00 horas local:

 

Porto Velho: 27ºC e sol

Vilhena: 24ºC e sol

 

:sad:

Link to comment
Share on other sites

SOMAR: MAIO COMEÇA COM TEMPO SECO NO SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE

 

São Paulo, 2 - A primeira semana de maio promete ser de tempo seco sobre as Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Previsão de chuvas fracas ocorre apenas na faixa leste do Sul e do Sudeste, em virtude da propagação de uma frente fria, informa a Somar Meteorologia.

 

Maio também começa com queda de temperatura e frio no Sul do Brasil, mas sem previsão de formação de geadas nas áreas de milho safrinha. Além de temperaturas amenas, a previsão é de um período seco neste início de mês sobre as áreas de milho safrinha do sul de Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná. "Para as áreas de milho de Mato Grosso e Goiás, se confirma a expectativa de um período seco na primeira quinzena de maio, o que deve comprometer o desempenho das lavouras de milho (segunda safra), principalmente as lavouras plantadas fora de época (tardiamente)", informa o sócio diretor da Somar, Paulo Etchichury.

 

No Sudeste, as chuvas ficam mais concentradas na faixa leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. "No interior de São Paulo e de Minas Gerais a previsão é de tempo seco, o que deve favorecer a retomada e continuidade do corte e da moagem da cana-de-açúcar", estima a Somar. No Nordeste, a semana será mais uma vez de chuvas concentradas no norte da região, beneficiando diretamente os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. O interior continua com tempo seco. De acordo com a Somar, "existe previsão de chuva também para a faixa leste da Região Nordeste, incluindo o litoral de Alagoas e Sergipe e também a região do Recôncavo Baiano, que aos pouco vão se recuperando dos efeitos de uma longa estiagem, observada ao longo de todo o verão".

Link to comment
Share on other sites

Esse ciclone está nota 10! Chove consistentemente em POA com 15C e vento ONO desde o amanhecer. Por quê não temos isso em julho?

 

Ano passado foi a mesma coisa! 3 ciclones bem formados no periodo de abril e maio, e em julho com aquele monstro de trajetoria continental, nada aconteceu, nem uma baixa pra espalhar aquele frio e umidade!!

 

Sds.

 

Nem me lembre deste monstro polar de Julho, pois não fez nem cócegas por aqui :sad:

Agora, a verdade é que esta mp atual, para início de Maio, está mandando muito bem.

Temos Campo Grande com 18C, Ponta Porã com 14C, São Joaquim com 10,2C.... dia invernal

mesmo !

 

Enquanto isso, por aqui temos 27ºC e abafado !!! :negative: :negative: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Vale a pena dar uma olhada na previsão climática de inverno da Climaterra:

 

http://www.climaterra.com.br/capa/vernoticia.php?idnoticia=002105

 

Possível evento de veranico no inverno ? pode acontecer sem problemas, desde que seja APÓS

os dias 16/17 de Julho ! :laugh:

 

Ronaldo bem otimista pra Maio e Junho!! Deus te ouca Ronaldo!!! :pleasantry:

 

Renan, ano passado a frente chegou exatamente no final de semana do encontro, nos dias 15, 16, 17 de julho!

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Mas, falando sério: desta vez vou caçar a neve em SJ com muita raça e dedicação. Como ficarei metade do

mês de Julho em SC, vejo como boas as minhas chances de ver neve desta vez. Uma boa parte desta minha

estadia será em Florianópolis e outras cidades, mas, nada me impedirá de subir para SJ antecipadamente ao

encontro ou, tardiamente após o mesmo, caso as chances de neve ocorram. :good:

 

Em São Paulo o tempo já mudou. Está fresco por lá, e aqui vejo uma grande instabilidade vindo de sul

no momento. Pode chover. Agora calorosos 28 graus !

Link to comment
Share on other sites

Essa eu não poderia deixar passar: Previsão da Climatempo para o Sul nesta segunda !

 

Nesta segunda-feira, uma forte massa de ar polar atua no Sul do Brasil e derruba a temperatura em toda a Região. No Paraná, na maior parte de Santa Catarina e no oeste do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Nas serras gaúcha e catarinense, a umidade que o vento traz do mar deixa o céu com muitas nuvens e há previsão de chuviscos ao longo do dia, com alguns períodos de sol. Faz muito frio nessas áreas e há possibilidade de neve durante a noite. No leste, no sudeste e no centro-sul do Rio Grande do Sul, o vento forte de um ciclone extratropical no Oceano traz muita umidade e deixa o tempo chuvoso. A sensação de frio também é grande. O mar se agita na costa gaúcha.

Link to comment
Share on other sites

Aff que viagem essa do Climatempo hein? os caras batem de olho nos modelos e já saem por aí divulgando probabilidade de neve sem nem mesmo fazer uma grande análise detalhada da climatologia local, probabilidade por probabilidade qualquer um pode falar..

 

Hoje foi o primeiro dia de destaque em relação ao frio no RS do ano, estamos passando das 4 da tarde e todas as estações do estado estão abaixo dos 19°C no momento..seja com tempo fechado ou bom.

 

Aqui em SC está muito bom também, hoje está dando várias rajadas de vento terral e tempo seco, já estamos com P.O em 12°C, já estava com muitas saudades disso :D. O litoral extremo norte do estado como Itapoá foi a única região em que a max subiu "bastante"

Link to comment
Share on other sites

Cheguei a 25ºC aqui....com vento soprando quase que constantemente...

 

Agora estou com 22ºC...UR de 35% e P.O de 6ºC!!! Cheguei a um P.O de 5ºC há poucos minutos!!

 

Impressionante.... :hi:

 

Lentamente, um "sopro" do ar frio chega aqui também. A temperatura, que às 15h era de 28ºC, às 17h era de

24ºC. Amanhã deve ser um dia que o sol vai aparecer pouco ou nada, sendo assim não espero uma máxima além

dos 22/23C.

Link to comment
Share on other sites

Beto, aqui em Passo Fundo a máxima foi de 13 C e agora estamos com 11 C. O dia mais frio do ano até agora.

 

Belo frio!! esse era o esperado mesmo, maximas bem baixas e tempo mais fechado!! Mas veja que com essa temperatura baixa, se o tempo abrir nas madrugadas pode surpreender hein! Acredito que quarta-feira, ou a partir dai o RS deve ter as madrugadas mais frias dessa semana!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Beto, aqui em Passo Fundo a máxima foi de 13 C e agora estamos com 11 C. O dia mais frio do ano até agora.

 

Belo frio!! esse era o esperado mesmo, maximas bem baixas e tempo mais fechado!! Mas veja que com essa temperatura baixa, se o tempo abrir nas madrugadas pode surpreender hein! Acredito que quarta-feira, ou a partir dai o RS deve ter as madrugadas mais frias dessa semana!

 

Sds.

 

Nesta terça deveremos ter nebulosidade ainda. Chuto a mínima em torno de 8/9 C. Mas na quarta o tempo abre e a mínima desce para algo em torno de 6 C, pelo menos.

Link to comment
Share on other sites

Soares, vc e todo o resto do litoral de SC sofreram com o vento zonda! O calor pode ter sido desagradável, porém este é um fenômeno bastante interessante de se ver quando há vento oeste aí no litoral. Aqui no RS a depressão central do Estado experimenta dias assim quando há vento norte. Por isso Campo Bom, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e até mesmo POA tem picos de calor forte no inverno quando há vento norte. Na Europa, Milão e Turim também sofrem com isso.

Link to comment
Share on other sites

Soares, vc e todo o resto do litoral de SC sofreram com o vento zonda! O calor pode ter sido desagradável, porém este é um fenômeno bastante interessante de se ver quando há vento oeste aí no litoral. Aqui no RS a depressão central do Estado experimenta dias assim quando há vento norte. Por isso Campo Bom, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e até mesmo POA tem picos de calor forte no inverno quando há vento norte. Na Europa, Milão e Turim também sofrem com isso.

 

Bruno, foi um dia climatologicamente falando "animal"! Vento constante, umidade muito baixa desde a madrugada, que ajudava a aguentar o calorzinho que fez hj....agora o tempo abriu a e temperatura está desabando...17,9 graus agora, com PO e umidade ainda muito baixos...só espero que a umidade vinda do sul não atinja nossa região até amanha pela manhã....

 

Rio Negrinho já registra 12 graus....tá ficando interessante....

Link to comment
Share on other sites

17,9 graus agora, com PO e umidade ainda muito baixos...só espero que a umidade vinda do sul não atinja nossa região até amanha pela manhã....

 

Rio Negrinho já registra 12 graus....tá ficando interessante....

 

Amanhã é POA tomando pau de Joinville. Aqui parou a chuva, subiu 1C a temperatura, e quero ver cair. Ao contrário de todo o interior.

 

Santa sina...

Link to comment
Share on other sites

O tempo limpou completamente em Curitiba com o pôr do sol.

Os microclimas se acentuam 18:00

 

Aero: 15º

Bacacheri:14,4º

Ahú: 13,5º

Campo Comprido:14,7º

Simepar: 14,8º

 

 

Como a maior queda em Curitiba se da sempre das 6 as 10 da noite, da pra esperar 10C tranquilamente antes da meia-noite!! O vento ficou de Oeste o dia todo?? Madrugada deve ser gelada...

 

Nem com essa onda de frio o Ze Vicente resolveu aparecer hein!! Acho que so com previsao de Neve em S. Joaquim pra ele sair da "toca"!!!

 

Sds.

Link to comment
Share on other sites

Bruno Souza, começou a meleca do padrão outono-inverno porto-alegrense clássico. Muita umidade e frio de 14C! O Marcos fica emocionado nesses dias! :laugh:

 

 

17,9 graus agora, com PO e umidade ainda muito baixos...só espero que a umidade vinda do sul não atinja nossa região até amanha pela manhã....

 

Rio Negrinho já registra 12 graus....tá ficando interessante....

 

Amanhã é POA tomando pau de Joinville. Aqui parou a chuva, subiu 1C a temperatura, e quero ver cair. Ao contrário de todo o interior.

 

Santa sina...

 

Brunos, por aqui o tempo tb nao colabora tanto...quero queimar minha língua, mas é capaz de amanhecer nublado por aqui....TOMARA QUE NÃO!

 

Agora, continua caindo a temp. na minha PWS....

 

15,5 graus agora, mas a UR começa a aumentar e o PO já está em 10 graus....

 

Em Rio Negrinho, já está 10,9 graus...

SBS, 11,3......

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Negrinho, já está 10,9 graus...

SBS, 11,3......

 

Soares, Rio Negro e um buraco, nao e?? Se nao me engano esta a 780 metros, enquanto toda a regiao esta entre 850/900 mts no minimo! Alem disso, fica num vale! La deve ser muito bom de minima!!

 

Sds.

 

Na leitura das 20:00 - Rio Negrinho tinha 9,9º, Morro da Igreja 4,2º

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Negrinho, já está 10,9 graus...

SBS, 11,3......

 

Soares, Rio Negro e um buraco, nao e?? Se nao me engano esta a 780 metros, enquanto toda a regiao esta entre 850/900 mts no minimo! Alem disso, fica num vale! La deve ser muito bom de minima!!

 

Sds.

 

Silvio, todo o planalto norte catarinense, em linhas gerais, está num baixadão...As maiores altitudes estão a Leste, nas bordas da serra do mar em Joinville, Garuva e Campo Alegre e a Oeste tem a região de Matos Costa e Calmon, que está a mais de 1000 m de altitude...

 

Mas a estação está em um topo, se não me engano...ela está a 860 metros de altitude...

 

Agora estou curioso com a mínima na minha estação serrana...acho que vai baixar legal por lá...

Link to comment
Share on other sites

Em Rio Negrinho, já está 10,9 graus...

SBS, 11,3......

 

Soares, Rio Negro e um buraco, nao e?? Se nao me engano esta a 780 metros, enquanto toda a regiao esta entre 850/900 mts no minimo! Alem disso, fica num vale! La deve ser muito bom de minima!!

 

Sds.

 

Na leitura das 20:00 - Rio Negrinho tinha 9,9º, Morro da Igreja 4,2º

 

Valeu, Rodrigo....no site do climerh ainda não constava essa atualização...

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.