Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

Ricardo,

 

Tá aí a prova que o gfs nao serve para santa rosa,é isso que eu estou falando,aqui nao dá certo devido aos micro-climas,ocasionados pelo relevo.O relevo da cidade está dividido praticamente igualmente em 3 partes.Aonde eu moro nao é um buraco isolado no meio do nada,como acontece em varias baixadas por aí.Sao vales,que se forem medir em linha reta dariam no minimo 25 km de extensao,somente dentro da area urbana.

 

E qual modelo serve para Santa Rosa?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Ricardo,

 

Tá aí a prova que o gfs nao serve para santa rosa,é isso que eu estou falando,aqui nao dá certo devido aos micro-climas,ocasionados pelo relevo.O relevo da cidade está dividido praticamente igualmente em 3 partes.Aonde eu moro nao é um buraco isolado no meio do nada,como acontece em varias baixadas por aí.Sao vales,que se forem medir em linha reta dariam no minimo 25 km de extensao,somente dentro da area urbana.

 

E qual modelo serve para Santa Rosa?

 

O GFS serve perfeitamente. É só calcular as distorções típicas para as áreas de baixada, muito mais uma questão de tato do que de inadequação.

Link to comment
Share on other sites

Eu achava que era impossível melhorar depois da 12Z e que a próxima rodada diminuiria um pouco frio. Errei. A 18Z veio levemente melhor. Uma questão de décimos, na verdade. Falando sério, eu nunca fiquei tão feliz com uma rodada antes. Estou até meio emocionado. Simplesmente não consigo acreditar que a negativa continua lá... :mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

Meu deus do céu, nem acredito nessa 18Z! É chance de neve entre terça e sexta no Morro da Igreja e de quarta a sexta nos pontos acima dos 800/900m no RS e 1000/1200m no planalto sul de SC. É uma das rodadas mais favoráveis a neve que já ví desde que eu acompanho o BAZ. E vem mais frio em agosto!

 

Estaremos nos aproximando de um episódio fantástico e a muito tempo aguardado? Só a natureza dirá...

 

A propósito segue o Snow-Forecast:

 

neveago2.jpg

 

 

Amigo Caio qual é a sua análise para o frio no sudeste, Centro-Oeste e norte do País?

 

Vou analisar Aleff, confesso que estou focado no sul e especialmente na neve. Mas no momento acho que o frio entra a partir de sexta, com força.

Link to comment
Share on other sites

Para Curitiba, as temperaturas previstas na última rodada para as tardes são de 9,2° segunda chuva, 9,4° terça chuva, 7,9°quarta :shock: chuva, 10,4° quinta com o tempo melhorando, neste dia pelos dados brutos deve fazer 4,8 meia noite. Sexta deve amanhecer, pelos dados brutos com -1,2° :shock: e não deve passar de 11,6° com sol, às 18hs de sexta deveremos estar com 5,4° :shock:.

Todos os dados BRUTOS d saída das 18Z de hoje. A coisa tá ficando boa... normalmente as mínimas com céu claro tendem a ficar 2° a menos em superfície em relação ao previsto pelo GFS para 2m.

A mínima em 850hpa fica em 0.9 e a espessura mínima chega a 545.9.

Link to comment
Share on other sites

Caio e Ricardo,

 

Para a temperatura nenhum modelo serve.Vai um meteorologista e um leigo analizar aquela tabela do gfs para a temperatura,sem conhecimento algum da cidade,vai dar uma distorçao horripilante na previsao,algo que acontece quase que diariamente com a somar,que faz a previsao para a RBS.Eu sei que tenho de fazer uma adequaçao nas temperaturas de acordo com a altitude daqui da cidade,porque eu conheço o microclima,mas os meteorologistas nao conhecem[exceto a Metsul] e nem quem olha a previsao do tempo.Porque a Metsul possui a melhor previsao na temperatura para santa rosa dentre todos??Porque conhecem os micro-climas da cidade e fazem uma media para a previsao.Aí entra o feeling da empresa.Nao sua previsao nua e crua,o gfs nao acerta quase uma nas temperaturas para cá.Justamente por causa do relevo.Entendam,nao critico a tabela deles de uma maneira global,mas de uma maneira muito local.

Link to comment
Share on other sites

Rodada das 18z: -0.8 + 16.4. A pergunta que nao quer calar: essa previsao de extremos para a proxima semana é para a baixada,encosta ou topo??Por isso que nao funciona.

 

O que o Ricardo disse e verdade. E questao de ajuste em previsao.

 

 

Só a Metsul ajusta isso,Alexandre.E o resto que nao conhecem os micro-climas?

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem Caio. Analise com calma. :D

 

Como em julho o frio estará presente no centro-oeste, mas não com a mesma intensidade. Estará caracterizado o fenômeno da friagem, que será mais fraco e menos abrangente, mais restrito ao MS e centro-sul do MT. Ainda assim a possibilidade também de redução da temperatura em RO e no AC. Fará muito frio no Paraguai também. O frio será prolongado durante a semana e a partir de sexta o sudeste do Brasil passará a sentir os efeitos dessa alta polar. No sábado, com o aprofundamento do ciclone extratropical em uma localização rara, frente ao litoral paulista e fluminense, o ar frio deve chegar com força em Minas e possivelmente em Goias. Com frio avançando e um ciclone próximo a costa do sudeste aparece aí possibilidade de neve entre 144h e 150h para os picos mais altos das Agulhas Negras e da Serra Fina. Leia-se topo das montanhas, 2600m acima.

Link to comment
Share on other sites

Na torcida pela torcida de voces. Tomara que venha a branca.

 

Como estão as coisas por aí? Muito frio AAA?

 

Cielo despejado, 10 grados y sensacion alredor de 5 en las calles de la Recoleta.

A Puerto Madero para la parrillada y la pasta.

Pendiente por la nieve en Sur de Brasil, que aparezca Mr. Souza !!!

 

Que inveja boa! Aproveite com toda a intensidade esta cidade maravilhosa! Para amanhã recomendo uma carne no restaurante Estilo Campo, Puerto Madero. Não vais te arrepender. Abs

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem Caio. Analise com calma. :D

 

Como em julho o frio estará presente no centro-oeste, mas não com a mesma intensidade. Estará caracterizado o fenômeno da friagem, que será mais fraco e menos abrangente, mais restrito ao MS e centro-sul do MT. Ainda assim a possibilidade também de redução da temperatura em RO e no AC. Fará muito frio no Paraguai também. O frio será prolongado durante a semana e a partir de sexta o sudeste do Brasil passará a sentir os efeitos dessa alta polar. No sábado, com o aprofundamento do ciclone extratropical em uma localização rara, frente ao litoral paulista e fluminense, o ar frio deve chegar com força em Minas e possivelmente em Goias. Com frio avançando e um ciclone próximo a costa do sudeste aparece aí possibilidade de neve entre 144h e 150h para os picos mais altos das Agulhas Negras e da Serra Fina. Leia-se topo das montanhas, 2600m acima.

 

 

Meu Deus.... :shock: Eu juro, se houver chance real de neve no pico das agulhas eu darei um jeito de subir...nem que tenha que faltar trabalho...rs. É por uma boa causa! rs.

Link to comment
Share on other sites

Tudo bem Caio. Analise com calma. :D

 

Como em julho o frio estará presente no centro-oeste, mas não com a mesma intensidade. Estará caracterizado o fenômeno da friagem, que será mais fraco e menos abrangente, mais restrito ao MS e centro-sul do MT. Ainda assim a possibilidade também de redução da temperatura em RO e no AC. Fará muito frio no Paraguai também. O frio será prolongado durante a semana e a partir de sexta o sudeste do Brasil passará a sentir os efeitos dessa alta polar. No sábado, com o aprofundamento do ciclone extratropical em uma localização rara, frente ao litoral paulista e fluminense, o ar frio deve chegar com força em Minas e possivelmente em Goias. Com frio avançando e um ciclone próximo a costa do sudeste aparece aí possibilidade de neve entre 144h e 150h para os picos mais altos das Agulhas Negras e da Serra Fina. Leia-se topo das montanhas, 2600m acima.

 

Caio,

Então posso esperar por alguma coisa boa em Goiânia?

Abração

Link to comment
Share on other sites

 

Como em julho o frio estará presente no centro-oeste, mas não com a mesma intensidade. Estará caracterizado o fenômeno da friagem, que será mais fraco e menos abrangente, mais restrito ao MS e centro-sul do MT. Ainda assim a possibilidade também de redução da temperatura em RO e no AC. Fará muito frio no Paraguai também. O frio será prolongado durante a semana e a partir de sexta o sudeste do Brasil passará a sentir os efeitos dessa alta polar. No sábado, com o aprofundamento do ciclone extratropical em uma localização rara, frente ao litoral paulista e fluminense, o ar frio deve chegar com força em Minas e possivelmente em Goias. Com frio avançando e um ciclone próximo a costa do sudeste aparece aí possibilidade de neve entre 144h e 150h para os picos mais altos das Agulhas Negras e da Serra Fina. Leia-se topo das montanhas, 2600m acima.

 

FANTÁSTICO :shock:

De fato, na 18Z do GFS a região da zona da mata mineira (incluindo Juiz de Fora) aparece com as colorações

de temperaturas a 2m entre 3ºC e 0ºC para a manhã do próximo sábado. Se isso ocorrer, é geada certa

aqui na baixada ! Este frio poderia até mesmo prejudicar e muito os cafezais no sul de Minas, bem como

plantações diversas no interior de SP.

 

Wylyam, em Maria da Fé eu apostaria entre -3/-5ºC no próximo Sábado, só precisamos esperar mais um

pouco para ver se vinga mesmo.

CJ negativa bem também... e agora mais essa, uma pequena chance de neve no Itatiaia :shock:

Eu queria não empolgar muito, mas já empolguei :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, na fronteira do Brasil com o Uruguai, o frio já é intenso.

 

Aqui o pré-frontal judiou de nós: no Simepar chegou a casa dos 31°, com rajadas de noroeste a tarde toda! Menos mal que a URA se manteve baixa, na casa dos 30%. Foi o dia mais quente desde abril. Até agora sem atividade elétrica ao redor da cidade. Mas que nada, o tombo vai ser grande já amanhã e a semana promete!

Link to comment
Share on other sites

Previsao da RBS para Santa Rosa neste domingo que saiu agora no intervalo da novela: 11 + 23°c. :lol: :lol: :lol: :lol:E aí,querem que eu leve a serio essa empresa???

 

Previsao da Metsul para santa rosa neste domingo: 4 + 13°c. :D:D:D:D:D

 

É Ilson deve ser irritante estas previsões. Igual aqui quase todos os institutos subestimam o frio mas é assim que é bom. :D :lol:

Link to comment
Share on other sites

E vai terminando o mês de julho mais quente em pelo menos cinco anos aqui na zona leste paulistana, com média das mínimas de 14,5°C (desvio de + 2,8°C em relação à média 1961-1990 do INMET), média das máximas de 23,7°C (+ 1,9°C) e média simples de 19,4°C. Assim, julho termina com anomalia de + 2,4°C por aqui. E a menor mínima do mês foi de... 11,8°C, sendo que a média das mínimas para julho é de 11,7°C, ridículo! :roll:

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha estação no centro da cidade de Cascavel, fechei o mês de Julho com média das mínimas 12,1° e média das máximas 20,7°, o mês fechou acima da média no simepar provavelmente, minha compensada ficou em 15,9°, ou seja, tenso.

 

Mas enfim, pro centro, tá ótimo, as mínimas são horríveis, ajuda na compensada igualmente horrível, mas tudo bem, média das máximas ligeiramente aceitável.

 

A média das máximas em Maio aqui foi 20,3° aqui nos meus dados...

 

:D:D:D

Link to comment
Share on other sites

Pancada torrencial de chuva entre 20 e 30 minutos atrás.

 

Pancada de granizo pequeno entre 10 e 8 minutos atrás. O núcleo mais intenso parecia passar na Zona sul da cidade, aqui pegou de raspão.

 

Trovoada forte agora a SW, vamos ver se vem mais.

 

13,8C agora.

 

Abraços

 

Acabo de conferir o satélite e o Rindat, realmente, estou no limite de uma forte área de instabilidade com o clássico V.

 

Se ela avançar novamente sobre a cidade creio que vou registrar mais granizo. Trovoadas fortes a SW/S/SE, creio que vai passar de raspão mais uma vez.

 

Sds

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.