Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Re: Monitoramento e Previsão - Brasil - JULHO 2010


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4.7k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Segue o baile...

12Z é a rodada dos sonhos

 

Frente fria semi-estacionária sobre o SC/PR enquanto um frio cavalar de -4,3°C em 850hpa em Porto Alegre. Nevaria sem sombra de dúvidas nas serras do RS e SC, mas o mais interessante seria talvez uma nevasca de proporções históricas no meio-oeste de SC e sul do PR. Se não fosse uma mera saída a mais de 180hs, eu falaria até mesmo em neve nos lugares mais altos da RM de Curitiba.

Desculpem!

Só acredito com 24 horas de antecedência...

Friozão até pode ser e mesmo assim temos que esperar 1 dia antes para confirmar. Agora... neve? Não vamos nos iludir muito.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Por esta rodada, o RS teria frio entre 0°C e 4°C ÀS 21h e 12h por cerca de 1 semana :!: A propósito, 1°C as 21h equivale a uma mínima de uns -4/-5°C né? Claro, sobre condições de céu claro, vento nulo e ar seco...

 

Por aqui o frio viria forte após vários dias de muita chuva! Graças a Deus!!! Faz quase 1 mês que não cai uma gota d'água aqui.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, vendo a rodagem para outras localidades mais ao norte, vejo que a mP é monstruosa :shock: . 6°C com chuva no sudoeste do MT e SP!!! Se vier isso, a partir do dia 15/07 eu escrevo 10 mensagens seguidas na letra rosa choque e em negrito!!

EU PAGO ESSE MICO PARA VER ESSE FRIO TODO CHEGANDO ACÁ!!

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, vendo a rodagem para outras localidades mais ao norte, vejo que a mP é monstruosa :shock: . 6°C com chuva no sudoeste do MT e SP!!! Se vier isso, a partir do dia 15/07 eu escrevo 10 mensagens seguidas na letra rosa choque e em negrito!!

EU PAGO ESSE MICO PARA VER ESSE FRIO TODO CHEGANDO ACÁ!!

 

O Morro da Igreja ficaria 72hrs seguidas com temperatura negativa e neve

Esta rodada só pode ser brincadeira :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Bom, temos que ter cautela e ao mesmo tempo esperanças, visto que se já aconteceu de termos monstros polares, nevascas, geadas generalizadas várias vezes, há de acontecer novamente e pode ser daqui 2 semanas, porque não? Eu fico eufórico numa rodada dessas, mas sendo acima de 7 dias a grade, se não vier nada, dane-se...eu ficaria decepcionado se não viesse uma mP prevista 5 dias antes.

 

(Mas que eu vou ficar um pouco chateado se as próximas rodadas o frio diminuir bastante, isso não tenham dúvidas)

 

Me falaram que a 12Z é a rodada mais confiável do dia...vamos ver.

Link to comment
Share on other sites

A rodagem das 12Z mostra a mais forte onda de frio prevista pelo NCEP/GFS em 2010.

E aos poucos a situação parece mesmo ter uma definição. Já são 6 rodadas, não consecutivas, em que no período posterior a copa, o modelo apresenta temperaturas baixas no Sul do Brasil.

Fica aí a dica, indo de encontro com a previsão do INMET

 

temperaturas projeadas entre 10 e 18 de Julho

 

picture3os.png

 

temperatura média: 0° - 5°

temperatura média: 5° - 10°

temperatura média: 10° - 15°

Link to comment
Share on other sites

O vento sopra predominantemente de Nordeste e Leste Nordeste na tarde desta sexta feira. A umidade relativa do ar é de 41% aqui no Parque São Paulo. Nos últimos 5 minutos a velocidade máxima do vento foi de 13,3km/h. A pressão atmosférica é de 1018,6hPa.

Lucas, teu abrigo tá esquentando ainda?

 

Máximas hoje

 

23,8° Centro Delai

24,3° Simepar

 

:mrgreen:

Link to comment
Share on other sites

A rodagem das 12Z mostra a mais forte onda de frio prevista pelo NCEP/GFS em 2010.

E aos poucos a situação parece mesmo ter uma definição. Já são 6 rodadas, não consecutivas, em que no período posterior a copa, o modelo apresenta temperaturas baixas no Sul do Brasil.

Fica aí a dica, indo de encontro com a previsão do INMET

 

temperaturas projeadas entre 10 e 18 de Julho

 

picture3os.png

 

temperatura média: 0° - 5°

temperatura média: 5° - 10°

temperatura média: 10° - 15°

 

Acompanho pelo menos a 10 anos esse mapa e posso assegurar,sao pouquissimas as vezes que a temperatura media entre 0 e 5 aparece no modelo para a regiao sul do brasil.Veremos o que vai acontecer na sequencia.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite!!

 

O ar seco seguiu ditando regra nesta sexta aqui em santa rosa,com a manutençao dos micro-climas pela manha e com uma elevada amplitude termica aqui na baixada.

 

10.2[baixada]14.1[inmet]15.5[parque]16.3[alto parque]17.9[centro]

27.9[baixada]26.5[inmet]25.5[parque]25.0[alto parque]27.4[centro]

 

E goi registrada nesta sexta,a 2º maior diferença de temperatura entre o abrigo do centrao e o daqui da baixada.[7.7°c]

Link to comment
Share on other sites

Caso vier essa MP MONSTRUOSAMENTE CAVALAR o ano de 2000 se repitiria exatamente 10 anos depois, na mesma semana inclusive. :? :? :? :? :?
Pelo frio seria mais fraca que 2000, pela neve seria 1975 :lol:

 

Rodrigo mais fraca que a de 2000 só se for no sul, pois em parte do Centro-Oeste seria bem mais forte. Meu Deus seria um verdadeiro monstro. Mas não estou nem um pouco empolgado ainda. São 10 dias que nos separam dela. Ainda é muito cedo.

Link to comment
Share on other sites

GFS põe dias com temperatura variando entre 8 e 13°C para cá na semana da MP. Bom, parece que a cada rodada o GFS coloca o bloqueio mais a norte!!

 

O que mais impressionou na 12Z (12Z) foi o GFS ter posto 9°C com chuva no Acre e a massa polar chegando na Venezuela.

 

Agora faz 16,8°C. Daqui uns dias espero estar informando essa temperatura - 10 hehehehe...

Link to comment
Share on other sites

Buenas!

 

Por todo o já escrito na pg. 04 e essa vibração constante sobre as saídas, digo-lhes: Quem quiser ver neve, faça suas malas e vá para as regiões entre 35°-40ºS / 60º-70ºW... Por exemplo: Mendoza, Realito, Neuquen, Buenos Aires, La Plata, Bahia Blanca... Será por essas plagas :D ...

 

Aqui, seguiremos com esse "verão" até a chuva do dia 06/07 e depois uma queda até que interesante para após uma chuvarada mais "pesada" nos dias 11/12/13 e 14 iniciarmos "o tal" do inverno...

 

No momento, SBSM: 09002KT CAVOK 14/14 Q1019 100% e INMET com 16.1°C... "Céu de brigadeiro"...

 

SyS!

Link to comment
Share on other sites

Ronye, CArlos, não fiquem mordidos com o nosso turismo.

Não é o fato de estarmos atravessando uma eterna primavera no RS que impere o calor aqui.

Estamos sim num ciclo ruim de anos e anos.

Mas, aqui atrai turistas por causa do frio; como no RJ atrai pelo calor.

Ora, não queiram puxar a temperatura do extremos sul para o RJ.Assim como nós, gaúchos, não podemos puxar as altitudes de CJ para Bagé, Pinheiro Machado ou até Porto Alegre.

 

Hoje,vocês estão ganhando nas mínimas vampirísticas...

Mas, e depois?

Ainda ganharemos esse jogo.

 

Aqui um dia típico de outono, quase primavera.

 

É , convenhamos, extremamente confortável nas temperaturas...

13 e 14°c de manhã e 24 25 °C de tarde..

 

É um conforto térmico incrível. Basta nos concientizarmos que o inverno foi pras cucuias e vestirmos roupas adequadas ao clima que está fazendo

 

Isso já está se transformando numa competição,daqui á pouco quando uma boa MP entrar no sul vai ter sujeito falando o que não deve.

 

Não entendo o porque dessa desculpa:

 

"pode fazer 0ºC de manhã,mas se pela tarde a temperatura chegar á 20ºC não é frio..."

 

Ora...queriam o quê?dias seguidos com máximas siberianas em cidades situadas nos trópicos e que nem passam dos 2000 metros de altura?

 

Quantos dias nessa década SJ teve máximas inferiores á 5ºC ou até 0ºC?

 

Agora,11ºC e caindo.

Link to comment
Share on other sites

Ronye, CArlos, não fiquem mordidos com o nosso turismo.

Não é o fato de estarmos atravessando uma eterna primavera no RS que impere o calor aqui.

Estamos sim num ciclo ruim de anos e anos.

Mas, aqui atrai turistas por causa do frio; como no RJ atrai pelo calor.

Ora, não queiram puxar a temperatura do extremos sul para o RJ.Assim como nós, gaúchos, não podemos puxar as altitudes de CJ para Bagé, Pinheiro Machado ou até Porto Alegre.

 

Hoje,vocês estão ganhando nas mínimas vampirísticas...

Mas, e depois?

Ainda ganharemos esse jogo.

 

Aqui um dia típico de outono, quase primavera.

 

É , convenhamos, extremamente confortável nas temperaturas...

13 e 14°c de manhã e 24 25 °C de tarde..

 

É um conforto térmico incrível. Basta nos concientizarmos que o inverno foi pras cucuias e vestirmos roupas adequadas ao clima que está fazendo

 

Isso já está se transformando numa competição,daqui á pouco quando uma boa MP entrar no sul vai ter sujeito falando o que não deve.

 

Não entendo o porque dessa desculpa:

 

"pode fazer 0ºC de manhã,mas se pela tarde a temperatura chegar á 20ºC não é frio..."

 

Ora...queriam o quê?dias seguidos com máximas siberianas em cidades situadas nos trópicos e que nem passam dos 2000 metros de altura?

 

Quantos dias nessa década SJ teve máximas inferiores á 5ºC ou até 0ºC?

 

Agora,11ºC e caindo.

 

Concordo que não somos siberianos.

somos lmítrofes. Estamos entre o frio e calor.

o frio do sudeste é de altitude, diferente do nosso que sofre ação direta das MPs quando entram.

Não estou querendo competição com algo estabelecido pela natureza. Não há como competir. É o que é, e pronto!!!

 

Aqui continua a primavera mais longa que eu já tenho visto.

Estou de mangas curtas. Muito confortável. Para quem não gosta de frio está ótimo.

Fico emburrado, vou fazer o quê? :evil:

Link to comment
Share on other sites

Finalmente um frio decente começa a ser apontado pelo GFS a partir da próxima sexta. Entrou no campo de 160hs! Já é algo a ser comemorado. Talvez, eu disse talvez, o inverno comece no dia 08/07 esse ano. O cenário para a semana do encontro em SJ está pintando ser ao menos de um frio legal e forte. Vamos ver se aquele cenário ainda mais forte se confirma.

Link to comment
Share on other sites

ASAS deu um pouco da sua "graça" na serra gaúcha. Mínimas em Canela hj:

 

- INMET: 9,4C

- Em Casa: 8,1C

- Castelinho: 3,3C

 

Agor já faz 17C no Castelinho. Maravilha.......

Se bobear até geou no Castelinho.

 

Um dado interessante das estações da RBS: a mínima foi de 18,9° em Criciúma e em Lages deu 6,5°!! :shock: Bela diferença! Na convencional do INMET, Lages chegou a 5,1°!! Pela estação da RBS, a cidade tinha 11,6° às 11:50.

 

Aqui em casa deu 14,1° com 13,3° do INMET (12,8° na convencional) e 14,7° da RBS. Agora faz 21,8° com 64% e venta de N a 3,4 km/h. Céu limpíssimo!!

 

Em Vacaria a mínima foi de 5,0°! :D Saudades do frio!!

 

Abraços com ASAS!

Link to comment
Share on other sites

Uma pergunta...ao entrar no site das estações da RBS, o antivírus que vocês usam alertou para um malware?

Toda vez que entro neste site o Avira detecta um malware. Pesquisei sobre ele e ele só tem função irritante, de abrir mais e mais pop-up's...

 

Mais uma tarde seca por aqui, agora faz 24,4°C copm apenas 37% de UR. Devo baixar de 30% hoje.

Link to comment
Share on other sites

o frio do sudeste é de altitude, diferente do nosso que sofre ação direta das MPs quando entram.

Em São Paulo já não é tão pela altitude, veja o centro-oeste e sul de SP todas com mínimas normais, dependemos também da atuação do ar frio. O ASAS apenas permite que as mínimas baixem um pouco, mas nada além de 10ºC.

Só na Serra ou em baixadas que a ASAS tem efeito "benéfico", mas com certeza é melhor ter algum frio, pelo menos a noite, do que não ter nada.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

 

concordo pelo menos aqui em Maria da Fé as temperaturas nao estao muito baixas estsmos com 2C 3C 4C e com massas de ar teriamos 0 -1 , as massas sao por alguns dias ja o ASAS ja esta durando duas semanas aqui !!!

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

 

concordo pelo menos aqui em Maria da Fé as temperaturas nao estao muito baixas estsmos com 2C 3C 4C e com massas de ar teriamos 0 -1 , as massas sao por alguns dias ja o ASAS ja esta durando duas semanas aqui !!!

 

O recorde de Maria da Fé é de -7C, não?

 

Esse recorde certamente foi atingido sob atuação de uma alta continental, e não atlântica.

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

 

concordo pelo menos aqui em Maria da Fé as temperaturas nao estao muito baixas estsmos com 2C 3C 4C e com massas de ar teriamos 0 -1 , as massas sao por alguns dias ja o ASAS ja esta durando duas semanas aqui !!!

 

O recorde de Maria da Fé é de -7C, não?

 

Esse recorde certamente foi atingido sob atuação de uma alta continental, e não atlântica.

 

isso mesmo uns falam -7 outros -13 faz muito tempo , mais é isso mesmo que voce citou !

Link to comment
Share on other sites

o frio do sudeste é de altitude, diferente do nosso que sofre ação direta das MPs quando entram.

Em São Paulo já não é tão pela altitude, veja o centro-oeste e sul de SP todas com mínimas normais, dependemos também da atuação do ar frio. O ASAS apenas permite que as mínimas baixem um pouco, mas nada além de 10ºC.

Só na Serra ou em baixadas que a ASAS tem efeito "benéfico", mas com certeza é melhor ter algum frio, pelo menos a noite, do que não ter nada.

 

Tua correção é exata.

Porém, SP está alta em relação a nós aqui, ou não?

Link to comment
Share on other sites

Marcelo, melhor que nada com certeza o ASAS é. O que contesto é o fato de muitos aqui nesse espaço acharem o ASAS a melhor coisa que existe.

 

Estamos ainda sob atuação do ASAS e gostaria de saber se há alguém vestindo casaco no Brasil nesse momento? Acho que só as vovozinhas tricoteiras.

Hehe, tem gosto para tudo :lol: :lol:

Mas é que alguns ficaram irritados pois marcas negativas foram atingidas (fato que não ocorreu em grande parte do sul) e foram desprestigiadas pois as máximas não eram baixas.

Mas enfim, bola para frente, pois pelo jeito teremos novidades nos próximos dias!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.