Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Frio no Sudeste - Junho de 2010


Rafael
 Share

Recommended Posts

Incrível que nessa hora eu não enxergava nada direito e só soube que podia ser geada quando vi na tela lcd da câmera. Quando começou a clarear não existia mais geadinha, apenas orvalho forte.

E esse nem é o lugar mais frio de Friburgo e tem gente que acha q todo o Estado do Rio faz calor.

Link to comment
Share on other sites

Incrível que nessa hora eu não enxergava nada direito e só soube que podia ser geada quando vi na tela lcd da câmera. Quando começou a clarear não existia mais geadinha, apenas orvalho forte.

E esse nem é o lugar mais frio de Friburgo e tem gente que acha q todo o Estado do Rio faz calor.

 

Pois é Rafael. Só pessoas mal informadas acham que no Rio só faz calor. Assim como muita gente acha que é frio no Chile o ano todo.

Hoje, promete mais!!! Não esqueça de preparar a camera amanha cedo again! Abraços,

Link to comment
Share on other sites

Muito legal essas fotos...acho muito interessante que eventos como esse ajudam a desmistificar regiões consideradas quentes no Brasil....

 

Agora tem uma coisa que sempre procuro fazer quando olho uns pastos com essa mesma característica de orvalho meio esbranquiçado/geada....

 

Costumo tocar no gramado para ver se realmente se trata de geada ou é apenas orvalho...

 

Você chegou a tocar no gramado para retirar o gelo da grama??

Link to comment
Share on other sites

Simples: próximo a zero com certeza é geada!!

Senão ventar e o céu estiver limpo. Caso contrário nem o orvalho acumula.

É interessante, realmente, retirar aquela bobagem que o frio é coisa do sul. Os lugares altos do centro do país estão dando uma saraivada no sul. Basta entrar um ar polar continental que já baixam as temperaturas.

Além, evidentemente do frio de altitude que na noite sempre refresca.

Ah! tivéssemos essas altitudes da mantiqueira aqui... :evil:

Link to comment
Share on other sites

Incrível que nessa hora eu não enxergava nada direito e só soube que podia ser geada quando vi na tela lcd da câmera. Quando começou a clarear não existia mais geadinha, apenas orvalho forte.

E esse nem é o lugar mais frio de Friburgo e tem gente que acha q todo o Estado do Rio faz calor.

 

Hoje no caminho pra pegar o bus e na própria Recap, tinha vários locais onde pelo visual já dava pra suspeitar de geada, mas fiz o teste do toque pra confirmar que era geada mesmo. Taí um caminho interessante pra seguir quando a luminosidade for insuficiente pra verificar só no visual se é geada mesmo ou não.

Outra coisa: as máquinas digitais têm uma característica perversa em comparação com as de filme, porque nas fotos tiradas com filme, é mais nítido onde é geada e onde é orvalho. Nas fotos digitais, a não ser que a geada seja de média pra cima, é difícil olhar a foto e dizer "É geada". Eu mesmo tirei várias fotos digitais onde a geada era visível como tal no visual (sem necessidade de ir pro toque) mas na foto ficou parecendo um orvalhão. E achei que foi este o caso nestas fotos.

;)

Link to comment
Share on other sites

Simples: próximo a zero com certeza é geada!!

Senão ventar e o céu estiver limpo. Caso contrário nem o orvalho acumula.

É interessante, realmente, retirar aquela bobagem que o frio é coisa do sul. Os lugares altos do centro do país estão dando uma saraivada no sul. Basta entrar um ar polar continental que já baixam as temperaturas.

Além, evidentemente do frio de altitude que na noite sempre refresca.

Ah! tivéssemos essas altitudes da mantiqueira aqui... :evil:

 

Tem 2 coisas que beneficiam o interiorzão do BR: ar polar continental e ASAS com o cuore posicionado bem ao sul e com pressões superiores à média. O problema do 2001-2009 é que de um modo geral o Sudeste e MS ficavam numa zona de pré-frontal com muita frequência; vamos ver se quebra a regra deste ano em diante.

Link to comment
Share on other sites

Muito legal essas fotos...acho muito interessante que eventos como esse ajudam a desmistificar regiões consideradas quentes no Brasil....

 

Agora tem uma coisa que sempre procuro fazer quando olho uns pastos com essa mesma característica de orvalho meio esbranquiçado/geada....

 

Costumo tocar no gramado para ver se realmente se trata de geada ou é apenas orvalho...

 

Você chegou a tocar no gramado para retirar o gelo da grama??

 

ESTÁ MAIS PARA ORVALHO.

Link to comment
Share on other sites

 

Você chegou a tocar no gramado para retirar o gelo da grama??

 

Eu cheguei a tocar uma unica vez na relva e o que notei foi orvalho forte, porém como estava bem escuro comecei a tirar fotos em vários locais aqui no Condomínio para ver o que saia, afinal eu não sabia exatamente onde poderia estar a geada. Não tinha idéia por ter pouca luz. Se vc notar tem pontos em uma única foto onde tá branco a relva em outros não. A foto 1 por exemplo eu nem tinha idéia que estava pisando em um gramado esbranquiçado, pode ser geada (se não for é idêntico :mrgreen: ). Um dos motivos que não me permitiu ficar analisando o solo o tempo todo era a forma como estava. Casaco pesado, várias roupas por baixo, além de ficar subindo e descendo em um terreno acidentado, com a câmera na mão firme. Minhas mãos estavam queimando de frio (isso é fato), pois não dava para usar minhas luvas acolchoadas e tirar fotos.

Bom se for orvalho, com certeza teve geada em outros locais na cidade.

Link to comment
Share on other sites

Bom, as vezes só aprendemos errando certo?

Agora de manhã fui ver se tinha alguma coisa e o que percebi apenas um forte orvalho no solo ( 6,5°C), mas eu queria ir além. Existe um poste pequeno aqui que fica exatamente numa vegetação e o que via era apenas orvalho (menos forte que ontem), saquei minha câmera e tirei uma foto e o que vi era algo parecido com essas fotos (acima). Fui mais ou menos no local para ver com uma lanterninha analisar a vegetação e estava bem molhado. Bom, o que reparei foi que a exposição do flash com o orvalho dá esse efeito íncrivel, pois realmente parece tratar-se de uma geadinha. Meu teste que fiz agora a pouco:

http://i29.photobucket.com/albums/c270/rsol2000/ORVALHO.jpg

 

Para as pessoas que moram em lugares mais frios ou que esteja fazendo mais frio, tentem fazer esse teste.

Ou seja, não se trata de geada!

Desculpem a todos! Porém como disse anteriormente é possível que algumas localidades de Nova Friburgo-RJ tenha ocorrido o fenômeno com certeza, já que aqui estou a uma altitude de 875m (Google Earth) e a cidade chega até os 2220m., sem falar que tirei uma bela imagem do amanhecer de ontem com 5,9°C. :mrgreen:

36471502.jpg

 

Se essa MP chegar aqui em Julho/agosto aí pode ser.

Link to comment
Share on other sites

Bom, as vezes só aprendemos errando certo?

Agora de manhã fui ver se tinha alguma coisa e o que percebi apenas um forte orvalho no solo ( 6,5°C), mas eu queria ir além. Existe um poste pequeno aqui que fica exatamente numa vegetação e o que via era apenas orvalho (menos forte que ontem), saquei minha câmera e tirei uma foto e o que vi era algo parecido com essas fotos (acima). Fui mais ou menos no local para ver com uma lanterninha analisar a vegetação e estava bem molhado. Bom, o que reparei foi que a exposição do flash com o orvalho dá esse efeito íncrivel, pois realmente parece tratar-se de uma geadinha. Meu teste que fiz agora a pouco:

http://i29.photobucket.com/albums/c270/rsol2000/ORVALHO.jpg

 

Para as pessoas que moram em lugares mais frios ou que esteja fazendo mais frio, tentem fazer esse teste.

Ou seja, não se trata de geada!

Desculpem a todos! Porém como disse anteriormente é possível que algumas localidades de Nova Friburgo-RJ tenha ocorrido o fenômeno com certeza, já que aqui estou a uma altitude de 875m (Google Earth) e a cidade chega até os 2220m., sem falar que tirei uma bela imagem do amanhecer de ontem com 5,9°C. :mrgreen:

36471502.jpg

 

Se essa MP chegar aqui em Julho/agosto aí pode ser.

 

Boa verificação, Rafael...

Eu justamente perguntei isso porque já me aconteceu várias vezes aqui pela região o mesmo fenômeno, muito orvalho que parecia geada...daí sempre que posso, passo a mão no gramado e verifico se é gelo ou apenas orvalho...ontem aqui tive essa mesma impressão, mas estava sem máquina....mas um funcionário aqui da empresa me garantiu que viu geada sobre o telhado da casa dele...e com essa temperatura que chegou aí, é bem provável que em outros locais do município tenha, sim, ocorrido geada, mesmo que fraca.

Link to comment
Share on other sites

Eu também já tive essa mesma impressão, numa vez que a temperatura

aqui caiu a 03,9ºC e eu tinha certeza que era geada. Porém, após ir a SJ

há 2 anos atrás, foi lá que eu percebi o que era geada realmente. Você

toca na grama, e o gelo fica na tua mão. No caso desses meus 03,9ºC

não ficava gelo algum na mão, era só orvalho. Porém, dava para perceber

que aquele orvalho já estava começando a congelar, pois pude perceber

alguns pequenos pingentes de gelo por entre as folhas. Digamos que se

tratou de uma geada paraguaia, hehehe !

 

Mas foi azar, porque com 4ºC normalmente já forma geada real.

Link to comment
Share on other sites

Que fotos maneiras! É geada mesmo.

Tem feito um clima ameno bom, na serra deve estar gelado.

E nessa madrugada, será que a temperatura negativou? Parece que foi a madrugada mais fria do ano.

Soube de -4°C no distrito de Salinas, mas nada oficial pra confirmar. O Jornal "A voz da Serra" não diz nada sobre o frio.

 

Abração

Link to comment
Share on other sites

Que fotos maneiras! É geada mesmo.

Tem feito um clima ameno bom, na serra deve estar gelado.

E nessa madrugada, será que a temperatura negativou? Parece que foi a madrugada mais fria do ano.

Soube de -4°C no distrito de Salinas, mas nada oficial pra confirmar. O Jornal "A voz da Serra" não diz nada sobre o frio.

 

Abração

Grande Leo! Infelizmente não era geada, mas com certeza em Salinas, parte do Cônego, Caledônia, Lumiar , enfim, vários lugares de Friburgo deve ter ocorrido o fenômeno.

Como faz falta uma estação em Salinas. :(

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.